Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

novo hamburgo

Política

Audiência pública discutirá Plano Municipal da Primeira Infância em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo realizará a Audiência Pública Criança em Primeiro Lugar nesta quinta-feira, dia 25 de junho, iniciativa voltada à construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O encontro ocorrerá na Casa das Artes, no Centro da cidade, com início às 19h e participação aberta à comunidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), a audiência tem como objetivo ampliar o diálogo com a população e diferentes setores da sociedade para definir estratégias e ações voltadas à garantia dos direitos das crianças e ao desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

A atividade integra o processo de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, documento que irá orientar ações do município relacionadas ao cuidado, à proteção e ao desenvolvimento das crianças nos próximos anos. A proposta é reunir contribuições de representantes do poder público, instituições, entidades e da comunidade para que o plano contemple diferentes realidades e necessidades presentes no município.

Construção participativa

De acordo com a administração municipal, a audiência busca fortalecer a participação da sociedade na formulação de políticas públicas voltadas à infância. O encontro foi estruturado para permitir que os participantes apresentem sugestões, reflexões e demandas relacionadas a diferentes áreas que impactam a vida das crianças.

Entre os temas previstos para debate estão educação, saúde, mobilidade, cultura, lazer, proteção social e qualidade de vida. As contribuições recolhidas durante a audiência deverão subsidiar a elaboração das diretrizes e ações que integrarão o plano.

Atuação intersetorial

A construção do PMPI envolve diferentes áreas da administração pública e entidades parceiras. A participação de representantes de secretarias municipais, conselhos, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados é considerada parte do processo de elaboração do documento.

Segundo a Prefeitura, a proposta é garantir uma abordagem intersetorial para o planejamento das políticas públicas destinadas à primeira infância, contemplando aspectos relacionados ao desenvolvimento integral das crianças.

Integração com a Urban95

A audiência também integra as ações desenvolvidas por Novo Hamburgo no âmbito da Urban95, iniciativa internacional que incentiva cidades a planejarem espaços urbanos, serviços e políticas públicas a partir da perspectiva das crianças pequenas e de seus cuidadores.

O programa propõe que decisões relacionadas ao planejamento urbano e aos serviços públicos considerem as necessidades da primeira infância como elemento central para o desenvolvimento das cidades.

Inscrições abertas

Os interessados em participar podem realizar inscrição antecipada por meio de formulário disponibilizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo. O credenciamento dos participantes ocorrerá a partir das 18h30min, no local do evento.

Serviço

  • O quê: Audiência Pública Criança em Primeiro Lugar – Plano Municipal da Primeira Infância
  • Quando: Quinta-feira, 25 de junho, com credenciamento às 18h30min e início às 19h
  • Onde: Casa das Artes (Rua Primeiro de Março, 59, Centro, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: participação gratuita
Foto: Gustavo Steffens/Arquivo/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 61 Visualizações
Ensino

Estudantes da Feevale visitam centro de pesquisa e inovação da BAT

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estudantes do curso de Administração da Universidade Feevale participaram, na semana passada, de uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Inovação da BAT Brazil Labs, em Cachoeirinha. Organizada pela instituição e acompanhada pelo professor José Antônio Ribeiro de Moura, a atividade teve como objetivo aproximar a formação acadêmica da prática organizacional, proporcionando aos alunos contato direto com processos, tecnologias e modelos de gestão adotados no ambiente empresarial.

A ação buscou reforçar a integração entre teoria e prática, permitindo que os estudantes conhecessem desafios e oportunidades presentes nas organizações contemporâneas. Ao longo da programação, os participantes tiveram acesso a diferentes áreas da empresa e puderam observar a aplicação de conceitos trabalhados em sala de aula.

Conhecimento na prática

A visita começou com uma recepção institucional e uma apresentação sobre os processos internos, a estrutura organizacional e as práticas de EHS (Environment, Health and Safety) desenvolvidas pela BAT Brazil Labs. O momento permitiu aos estudantes conhecerem diretrizes relacionadas à gestão de saúde, segurança e meio ambiente adotadas pela companhia.

Na sequência, o grupo realizou visitas ao Warehouse, centro de armazenagem da empresa, e à planta piloto, onde acompanhou de perto operações, tecnologias, processos de inovação e práticas de gestão implementadas pela organização.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 58 Visualizações
Projetos especiais

Novo Hamburgo abre inscrições para programa de apoio a empresas da moda

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo abriu inscrições para a 2ª Edição do Programa de Desenvolvimento e Acompanhamento de Negócios 2026, iniciativa voltada ao fortalecimento de micro e pequenas empresas da cadeia da moda e setores correlatos do município. O prazo para participação segue até o dia 23 de junho. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), o programa oferecerá acompanhamento técnico especializado, consultorias, capacitações e conexões comerciais para impulsionar o desenvolvimento dos empreendimentos locais.

Podem participar empresas sediadas em Novo Hamburgo que atuem na cadeia produtiva da moda ou em atividades relacionadas e que tenham registrado faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões no exercício de 2025. Nesta edição, serão disponibilizadas quatro vagas. Caso o número de inscrições habilitadas ultrapasse esse quantitativo, a seleção será definida por meio de sorteio público, marcado para o dia 26 de junho.

Fortalecimento do setor

O objetivo da iniciativa é ampliar a competitividade das empresas participantes por meio de suporte técnico e acesso a oportunidades estratégicas de mercado. Entre as ações previstas estão consultorias especializadas, atividades de capacitação, conexões comerciais e participação em eventos voltados à geração de negócios e ao fortalecimento do relacionamento entre empresas.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Novo Hamburgo, Daiana Monzon, destacou a importância da ação para o desenvolvimento econômico do município e para o incentivo ao empreendedorismo local. “Queremos criar oportunidades concretas para que as empresas de Novo Hamburgo ampliem sua competitividade e encontrem novos caminhos de crescimento. Este programa conecta conhecimento, mercado e desenvolvimento para fortalecer um setor que faz parte da história e da economia do município”, afirmou a titular da pasta.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Portal Novo Hamburgo AtendeNet, selecionando o assunto “SMDEI – Edital de Projetos” e o subassunto “Programa de Desenvolvimento e Acompanhamento 2026”. Os interessados devem consultar o edital completo e efetuar a inscrição dentro do prazo estabelecido.

O regulamento do programa está disponível no Diário Oficial do Município (DOM). A formalização da inscrição e o atendimento aos requisitos previstos no edital são condições necessárias para participação no processo de seleção das empresas contempladas.

Foto: Ramon Belmonte/Arquivo/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Política

Novo Hamburgo adere a programa estadual para fortalecer proteção às mulheres

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo aderiu ao Programa Estadual de Proteção e Promoção aos Direitos das Mulheres, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A adesão, articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), habilita o município a acessar recursos estaduais destinados à ampliação da rede de atendimento às mulheres. Com a formalização do termo, a cidade passou a integrar a lista de municípios aptos a elaborar o Plano de Ação do Piso Gaúcho Especial – Mulher, etapa necessária para a futura liberação de recursos por meio do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

Na prática, o programa permitirá estruturar e ampliar ações voltadas especialmente às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. Entre as iniciativas previstas estão o atendimento humanizado, ações educativas e preventivas, fortalecimento da rede intersetorial e ampliação da capacidade de resposta do município diante de situações de violência contra a mulher.

Fortalecimento da rede de atendimento

O programa estadual está organizado nos eixos de acolhimento, capacitação e desenvolvimento, enfrentamento à violência, integração e tecnologia e governança. Além da possibilidade de acesso ao cofinanciamento, o estado também prevê apoio técnico aos municípios participantes, com capacitação continuada das equipes, compartilhamento de protocolos de atendimento e acompanhamento das ações desenvolvidas localmente.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anne Saul, a adesão representa um avanço na consolidação das políticas públicas voltadas às mulheres em Novo Hamburgo. “A proteção às mulheres exige uma atuação integrada, permanente e com capacidade de acolhimento em todas as etapas. A adesão a este programa fortalece a rede municipal, amplia possibilidades de qualificação dos serviços e cria condições para avançarmos na prevenção e no atendimento humanizado às mulheres que mais precisam. Nosso objetivo é construir cada vez mais uma rede preparada para proteger, orientar e garantir autonomia”, afirmou a titular da pasta.

Próximas etapas

Apesar da habilitação ao programa, o repasse financeiro não ocorre de forma automática. O próximo passo será a elaboração do Plano de Ação municipal, que deverá ser submetido à aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social e, posteriormente, analisado pelo Governo do Estado para viabilizar o cofinanciamento.

Pelo termo firmado, o município assume compromissos como organizar a rede local de atendimento, desenvolver ações preventivas e comunitárias, participar das capacitações promovidas pelo estado e contribuir com o monitoramento das políticas públicas voltadas às mulheres.

O valor que poderá ser repassado ao município ainda não foi confirmado.

Cram deve ser inaugurado em julho

Paralelamente à adesão ao programa estadual, Novo Hamburgo avança na implantação do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), equipamento público destinado ao acolhimento, orientação e atendimento especializado às mulheres, especialmente em situações de violência.

O espaço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em um modelo de atuação integrada para ampliar a capacidade de atendimento e articulação da rede municipal.

Atualmente, o prédio passa pelas adequações finais para entrar em funcionamento. A previsão da Administração Municipal é de que a inauguração ocorra em julho.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, o cronograma está sendo executado conforme o planejado. “Estamos cumprindo o cronograma à risca para entregar um espaço estruturado, acolhedor e preparado para atender as mulheres de Novo Hamburgo. A implantação do Cram representa um avanço importante para consolidarmos uma rede efetiva de proteção, com integração entre saúde, assistência social e segurança pública”, detalhou a titular da pasta.

Retomada de atendimento especializado

A implantação do novo centro também marca a retomada de um equipamento público que está fechado desde 2019. A proposta é que o Cram volte a oferecer atendimento especializado às mulheres e contribua para o fortalecimento da política municipal de proteção e promoção dos direitos femininos, ampliando a articulação entre os diferentes serviços da rede de apoio existente no município.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 77 Visualizações
Saúde

Hora do Psiu ajuda bebês a se desenvolverem no Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

A UTI Neonatal do Hospital Municipal de Novo Hamburgo adota, como protocolo institucional de cuidado aos recém-nascidos internados, a chamada “Hora do Psiu”, também conhecida pela equipe como “Hora do Soninho”. A iniciativa consiste em pausas programadas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite para reduzir estímulos no ambiente hospitalar. A medida busca preservar o sistema nervoso ainda imaturo dos bebês, diminuindo fatores de estresse e favorecendo o descanso, a recuperação clínica e o desenvolvimento saudável dos pacientes.

Durante o período da “Hora do Psiu”, as luzes da unidade são reduzidas, os ruídos são minimizados, os alarmes são silenciados sempre que possível e a manipulação dos recém-nascidos é suspensa. A proposta é proporcionar um ambiente mais tranquilo, reduzindo os impactos dos estímulos inevitáveis presentes na rotina hospitalar.

Estímulos reduzidos para favorecer o desenvolvimento

De acordo com a equipe técnica da UTI Neonatal, a permanência em um ambiente com procedimentos frequentes e movimentação constante pode gerar agitação nos bebês internados, especialmente por conta da imaturidade do sistema nervoso. “Assim como os adultos, os bebês também podem ficar mais agitados, o que pode aumentar a frequência cardíaca e até provocar a perda de sondas ou acessos. Por isso, realizamos esse cuidado em vários momentos do dia para garantir mais tranquilidade a eles”, explica o técnico de enfermagem Davi Costa.

A estratégia é adotada de forma sistemática pela unidade e integra os protocolos assistenciais voltados ao cuidado neonatal.

Protocolo institucional

Segundo a técnica de enfermagem Michele Santanna, a iniciativa vai além da promoção do sono e está relacionada diretamente ao desenvolvimento dos recém-nascidos internados na unidade. “Não se trata apenas de uma hora de sono. É um cuidado voltado ao desenvolvimento do recém-nascido. Quando ele entra na UTI Neonatal, é exposto a diversos procedimentos e estímulos que podem gerar estresse. Até mesmo a abertura da incubadora representa um estímulo para o bebê. Nesse período de uma hora, buscamos respeitar integralmente o momento dele, permitindo que descanse e se recupere”, afirma Michele.

A prática é realizada nos diferentes turnos de atendimento e, conforme a equipe, impacta diretamente os indicadores clínicos dos pacientes.

Benefícios observados pela equipe

De acordo com Michele, estudos científicos já demonstraram os efeitos positivos da redução de estímulos em unidades neonatais, contribuindo para maior estabilidade dos recém-nascidos durante a internação. “A Hora do Psiu contribui para que o bebê fique mais calmo, menos agitado e mais confortável. Os parâmetros clínicos apresentam melhora significativa durante esse período. É uma estratégia eficiente e fundamental para o cuidado e o desenvolvimento dos recém-nascidos”, completa a técnica de enfermagem.

A adoção da “Hora do Psiu” integra a rotina da UTI Neonatal do Hospital Municipal de Novo Hamburgo como uma das estratégias voltadas à humanização da assistência e à qualificação do cuidado oferecido aos bebês internados.

Foto: Joceline Silveira/FSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 67 Visualizações
Política

Prefeito de Novo Hamburgo discute parcerias em saúde com o Governo Federal

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), recebeu representantes do Governo Federal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta quinta-feira (18), no gabinete do Centro Administrativo Leopoldo Petry, para discutir alternativas voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município. O encontro teve como objetivo avaliar possibilidades de parcerias, com apoio técnico e consultoria federal, para qualificar os serviços prestados à população e buscar soluções estruturantes para a área.

A reunião contou com a participação da diretora de programa da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil da Presidência da República, Mara Souza, que apresentou iniciativas e instrumentos que podem auxiliar os municípios na construção de projetos voltados à melhoria dos serviços públicos. Também estiveram presentes representantes do BRDE e do BID, instituições que atuam no apoio a projetos de desenvolvimento e infraestrutura.

Busca por soluções de longo prazo

Segundo o prefeito Gustavo Finck, o debate teve como foco a construção de alternativas que ultrapassem o horizonte de uma gestão específica e contribuam para a sustentabilidade do sistema municipal de saúde. “Buscamos soluções de longo prazo, não pensando somente em nossa gestão, mas para deixar um legado de décadas para o cidadão hamburguense”, destacou o chefe do executivo hamburguense.

Quem mais esteve presente

Além do prefeito Finck, participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula; a secretária municipal da Fazenda, Michele Antonello; o procurador-geral do município, Vanir de Mattos; a diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Vânia Horbach; além de técnicos da área da saúde e profissionais da Fundação.

Foto: Thiago Dorscheid/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Esporte

CEO da KLM Sports Agency participa de simpósio em Miami durante a Copa do Mundo

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

O agente FIFA e CEO da KLM Sports Agency, Kayan Martins, embarcou nesta quarta-feira (17) para os Estados Unidos, onde participará, entre os dias 19 e 22 de junho, do Simpósio Internacional de Agentes e Negócios de Futebol (Sinal 2026), em Miami. Realizado paralelamente à Copa do Mundo de 2026, o encontro reunirá profissionais ligados à indústria do futebol para debater tendências do mercado, ampliar conexões e discutir oportunidades de desenvolvimento para atletas e clubes. A participação faz parte da estratégia da agência de Novo Hamburgo de fortalecer sua atuação internacional e aprimorar a gestão de carreira dos jogadores que representa.

O Sinal 2026 reunirá agentes licenciados pela FIFA, executivos, advogados, gestores, empresários e outros profissionais do setor esportivo. A programação prevê palestras, atividades de networking e debates sobre temas como internacionalização do futebol, crescimento do mercado norte-americano, gestão de carreira, formação de atletas, oportunidades de negócios e construção de conexões estratégicas entre profissionais de diferentes países.

Segundo o agente FIFA e CEO da KLM Sports Agency, Kayan Martins, a participação no evento está alinhada ao compromisso da empresa com a qualificação dos serviços prestados aos atletas. “Estar presente em um ambiente como esse é investir no futuro dos atletas que representamos. O futebol está em constante transformação e precisamos acompanhar as tendências, ampliar conexões e buscar conhecimento para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos jogadores e às suas famílias”, destacou Martins.

Agenda nos Estados Unidos

Além das atividades do simpósio, Kayan Martins acompanhará partidas da Copa do Mundo e cumprirá uma agenda de visitas a clubes localizados na região da Flórida. O objetivo é estreitar relações com o mercado norte-americano e identificar possibilidades futuras para os atletas atendidos pela agência. “Além desse encontro, vamos acompanhar partidas do Mundial e cumprir uma agenda de visitas em vários clubes da região da Flórida, com o intuito de aproximar a KLM Sports Agency do mercado norte-americano e, num futuro próximo, buscar novas oportunidades neste mercado para os atletas que representamos”, completou Kayan Martins.

O retorno do dirigente ao Brasil está previsto para o dia 25 de junho.

Palestrantes confirmados

Entre os nomes confirmados no Sinal 2026 estão Marcelo Paz, executivo de futebol do Corinthians; os agentes FIFA Márcio Bittencourt, CEO da Márcio Bittencourt Sports; Daniel de Paiva, CEO da D2P Sports Management; Prof. Estevão Luis; e Glauco Torres, CEO da ProFut Portugal; além do advogado e agente FIFA Dr. Cláudio Rodrigues.

Também participarão do simpósio Fábio Silva, fundador e CEO da Nona Soccer Academy; a psicóloga esportiva Susy Fleury; a psicóloga Vanessa Dantas, formada pela Conmebol e CBF; a especialista em Direito Desportivo Dra. Fernanda Soares; o promotor de Justiça Dr. Déric Funck; o executivo Edson Sesma; Leandro Scabin, gestor de negócios do Benfica; e Roger Magalhães, CEO do Grupo Realize.

Foto: Gustavo Henemann/Agência Akyma/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Cidades

Obra de drenagem começa na Rua Dique da Saudade em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

Uma obra de drenagem para solucionar problemas históricos de escoamento de água teve início nesta quarta-feira (17), na Rua Dique da Saudade, ao lado da vala da Rua Eldorado, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi), a intervenção atende uma demanda antiga da comunidade local e prevê a implantação de uma nova rede pluvial para melhorar o escoamento da água da chuva na região. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos na primeira quinzena de julho, podendo haver alterações em caso de períodos prolongados de chuva.

O projeto contempla a instalação de aproximadamente 150 metros de rede de canalização pluvial com tubos de 400 milímetros de diâmetro. Também estão previstas a colocação de meio-fio para delimitar a futura calçada e a implantação de blocos intertravados de concreto ao longo da via.

A nova estrutura fará a condução adequada das águas da chuva até a vala da Rua Eldorado. Segundo a Prefeitura, a intervenção busca resolver um problema de drenagem enfrentado pelos moradores há mais de duas décadas. Em parte do trecho não havia sistema de escoamento, enquanto outros pontos contavam com uma rede considerada insuficiente para atender à demanda da região.

Sistema de monitoramento

Além da canalização, a obra inclui a instalação de cinco caixas de inspeção equipadas com dispositivos para captação das águas pluviais. A medida tem como objetivo facilitar futuras ações de manutenção e o monitoramento da rede de drenagem.

Os serviços são realizados com mão de obra própria do município no trecho compreendido entre a Rua da Fazenda e a Rua Eldorado. De acordo com a administração hamburguense, o cronograma poderá ser ajustado caso as condições climáticas prejudiquem o andamento dos trabalhos.

Foto: Thiago Dorscheid/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo leiloará 25 imóveis ociosos

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

Um leilão on-line de 25 imóveis pertencentes a Novo Hamburgo que atualmente não são utilizados na prestação de serviços públicos será realizado entre os dias 21 e 22 de julho pela Prefeitura local. Distribuídas em diferentes regiões da cidade, as áreas possuem metragens variadas e estão regularizadas para comercialização. A expectativa da administração hamburguense é arrecadar mais de R$ 26,5 milhões com a alienação dos bens, destinando os recursos para investimentos e qualificação de serviços públicos.

Os leilões serão realizados de forma totalmente eletrônica. Os imóveis foram organizados em sete editais distintos, cada um conduzido por um leiloeiro credenciado junto ao município. Os editais, bem como as informações sobre os certames, estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura e nas plataformas eletrônicas dos leiloeiros responsáveis. Será nesses ambientes digitais que ocorrerá a disputa entre os participantes habilitados.

Otimização do patrimônio

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa integra a estratégia de otimização do patrimônio público, direcionando ativos sem utilização para a geração de recursos destinados à população por meio de novos investimentos.

O prefeito Gustavo Finck (PP) afirmou que a medida pretende dar nova destinação a imóveis sem função pública. “Estamos promovendo uma gestão responsável do patrimônio público. São imóveis que hoje estão ociosos e que podem gerar recursos importantes para acelerar investimentos e ampliar entregas à população. Nosso compromisso é utilizar esses valores para viabilizar novos investimentos, qualificar serviços e transformar patrimônio sem uso em benefícios diretos para quem vive em Novo Hamburgo”, expressou o chefe do executivo hamburguense.

Como participar

Os interessados em participar dos leilões poderão consultar os editais para obter informações sobre as condições de participação, características dos imóveis, valores mínimos, procedimentos para credenciamento e orientações para o envio de lances.

Segundo o município, todos os imóveis incluídos no processo estão aptos para comercialização e não possuem pendências que impeçam a realização do procedimento.

Foto: Jonathan da Silva/Expansão | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 74 Visualizações
Cultura

Teatro Feevale receberá mais de mil estudantes para sessão do espetáculo “Bailei na Curva”

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo receberá uma sessão especial do espetáculo Bailei na Curva voltada ao público estudantil nesta quinta-feira, 18 de junho. Promovida pelo Sesi Educação, a apresentação ocorrerá às 15h, no Teatro Feevale, reunindo 1.118 estudantes de escolas do Sesi e de instituições de ensino da região. A iniciativa busca aproximar os jovens de uma das produções mais longevas do teatro gaúcho, proporcionando contato com uma obra que aborda acontecimentos marcantes da história recente do Brasil.

Participarão da atividade estudantes das escolas do Sesi de Bento Gonçalves, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Também estarão presentes alunos das escolas municipais de Novo Hamburgo – EMEB Martha Wartenberg, EMEB Francisco Xavier Kunst e EMEB Presidente Prudente de Moraes – além de estudantes do Colégio Estadual 8 de Setembro, de Estância Velha. Esta é a segunda edição do evento realizado pelo Sesi Educação no Teatro Feevale.

O espetáculo

Em cartaz há 43 anos, Bailei na Curva é considerado o espetáculo teatral mais longevo do Rio Grande do Sul. A peça acompanha a trajetória de sete crianças que vivem na mesma rua em abril de 1964, tendo como pano de fundo as mudanças políticas e sociais provocadas pelo período da Ditadura Militar no Brasil.

A partir das experiências vividas pelas personagens durante a infância, adolescência e vida adulta, a obra retrata transformações nos costumes, nas relações pessoais e nos diferentes caminhos percorridos por uma geração impactada pelo contexto histórico da segunda metade do século XX.

Ficha artística

O espetáculo tem direção de Júlio Conte, que também assina o roteiro e o texto final ao lado de Cláudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha, Lúcia Serpa, Márcia do Canto e Regina Goulart.

O elenco é formado por Ana Paula Schneider, Catharina Conte, Eduardo Mendonça, Guilherme Barcelos, Laura Leão, Leonardo Barison, Manoela Wunderlich e Saulo Aquino. A classificação indicativa é de 12 anos e a duração da apresentação é de 120 minutos.

Serviço

  • O quê: sessão especial do espetáculo Bailei na Curva, promovida pelo Sesi Educação
  • Quando: quinta-feira, 18 de junho, às 15h
  • Onde: Teatro Feevale (ERS-239, nº 2755, bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 64 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO