Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

novo hamburgo

Cultura

Rock in Concert abre venda de ingressos para sexta edição no Teatro Feevale

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

A sexta edição do Rock in Concert será realizada pela Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e a banda The Dogs no próximo dia 12 de julho. O espetáculo celebra o Dia Mundial do Rock reunindo clássicos do gênero em novos arranjos. O show ocorrerá às 19h, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, e os ingressos já estão à venda.

Consolidado na programação cultural da região, o evento busca aproximar diferentes gerações por meio de sucessos que marcaram a história do rock, combinando a sonoridade de uma orquestra de sopros com instrumentos característicos das bandas do gênero.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, mais de 35 músicos subirão ao palco para interpretar canções de grupos como Beatles, Led Zeppelin, Queen, AC/DC e Deep Purple, entre outros nomes que influenciaram diferentes gerações de artistas e fãs.

A proposta do espetáculo é apresentar releituras que unem guitarras, baixo, bateria e piano aos instrumentos de sopro da orquestra, criando novas versões para músicas consagradas do repertório internacional.

Mais de 1.200 espectadores

O Rock in Concert retorna ao Teatro Feevale após a edição anterior reunir mais de 1.250 espectadores. Neste ano, a organização promete ampliar a experiência do público com novos arranjos e uma participação especial, que será anunciada nos próximos dias.

O diretor artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Gustavo Müller, destacou a relação construída entre o espetáculo e o público ao longo dos anos. “O Rock in Concert se tornou uma tradição para a Orquestra e para o público. É um espetáculo que aproxima diferentes gerações por meio de músicas que fazem parte da memória afetiva de milhares de pessoas. Estamos preparando uma edição especial, com muita energia e emoção”, afirmou Müller.

Serviço

  • O quê: Rock in Concert – 6ª edição
  • Quando: 12 de julho, às 19h
  • Onde: Teatro Feevale (ERS-239, nº 2755, no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: Ingressos à venda pela plataforma TKTR; valores podem ser consultados no momento da compra
Foto: Gustavo Neumann Fotografia/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Variedades

Em Novo Hamburgo, Conecta Contadores orienta sobre simplificação de processos

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira edição do Conecta Contadores reuniu profissionais da contabilidade de Novo Hamburgo e da região na manhã desta terça-feira (16), no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). Promovido pela Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com a RedeSIM, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JucisRS) e o Sebrae, o encontro teve como objetivo alinhar procedimentos relacionados à formalização de empresas, emissão de alvarás, licenciamentos e regularização de atividades econômicas. A proposta é estabelecer um canal permanente de diálogo entre o poder público e os escritórios de contabilidade por meio de reuniões periódicas.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Novo Hamburgo, Daiana Monzon, destacou as iniciativas adotadas pelo município para tornar os procedimentos mais acessíveis aos empreendedores. “Aqui a gente fala de facilitação, de simplificação de processos e de procedimentos. Buscamos alternativas para, por meio da legislação vigente, deixar tudo mais fácil”, afirmou a titular da pasta.

Integração entre instituições

O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Mazzardo, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os diferentes órgãos envolvidos na construção de um ambiente favorável aos negócios. “Temos que pensar em um debate técnico, sem envolvimento político, a fim de criar um ambiente de negócios”, enfatizou Mazzardo.

Orientações técnicas

Durante a programação, o diretor da RedeSIM, Sílvio Ramão, e a chefe de gabinete da JucisRS, Priscila Buhler, apresentaram orientações sobre os fluxos de registro empresarial e a integração dos sistemas utilizados pelos órgãos públicos.

Na sequência, o gerente da Sala do Empreendedor de Novo Hamburgo, Alexsander Rafael de Borba, e a gerente de Desenvolvimento Econômico, Raquel Goldman, detalharam os serviços disponibilizados pelo município e os procedimentos adotados no atendimento aos empreendedores.

Aspectos jurídicos e tributários

O encontro também contou com a participação da procuradora-geral do município, Luana Breidenbach, que abordou aspectos jurídicos relacionados aos processos de regularização empresarial.

No encerramento, a diretora de Tributos Imobiliários da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Clarice Decian, apresentou informações e orientações sobre procedimentos tributários, esclarecendo dúvidas dos profissionais presentes.

Foto: Otávio Eberhardt/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 80 Visualizações
Cidades

Visac-RS entrega cinco novos ônibus para o transporte coletivo de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

O transporte público de Novo Hamburgo recebeu cinco novos ônibus nesta segunda-feira (15), como parte do processo de renovação da frota operada pela Visac-RS. Os veículos substituirão ônibus que atingiram o limite de 15 anos de uso, conforme as regras do sistema. O investimento realizado pela concessionária foi de aproximadamente R$ 3,9 milhões, com o objetivo de manter a atualização da frota utilizada no atendimento aos passageiros do município.

Os novos coletivos possuem chassis Volkswagen e carrocerias Marcopolo. A entrega foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, Anderson Bertotti, e pelo diretor de Transporte da Prefeitura, Eliseu Raimundo, que estiveram na sede da empresa para receber os veículos.

Renovação da frota

Esta foi a segunda entrega de ônibus novos realizada pela Visac-RS em 2026 para a operação em Novo Hamburgo. Em março, outros cinco veículos já haviam sido incorporados ao sistema, também com investimento próximo de R$ 4 milhões.

Segundo o diretor da Visac-RS, Rodrigo Corleto Hoelzl, a substituição dos ônibus integra o compromisso da empresa com a prestação do serviço de transporte coletivo no município. “É nosso compromisso com o sistema”, enfatizou Hoelzl.

Atualmente, a frota utilizada pela Visac-RS em Novo Hamburgo é composta por 76 veículos, sendo 69 destinados à operação diária e sete mantidos como reserva técnica.

Conforme a empresa, todos os ônibus contam com recursos de acessibilidade para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, 50% da frota dispõe de sistema de ar-condicionado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo sedia etapa de voleibol dos Jogos Universitários Gaúchos

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo recebeu a etapa de voleibol da 46ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) neste final de semana. A competição foi realizada na Sociedade Ginástica e reuniu 227 atletas de universidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, participaram 18 equipes, sendo nove masculinas e nove femininas, em disputas que definiram os representantes gaúchos para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), previstos para agosto, em Goiânia, Goiás.

A Universidade Feevale conquistou o título masculino ao vencer a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por 3 sets a 0 na final. No feminino, a campeã foi a Universidade de Passo Fundo (UPF), que derrotou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também por 3 sets a 0.

Segundo o diretor técnico da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), Eduardo Friedrich, a escolha de Novo Hamburgo como sede está relacionada à tradição da cidade na modalidade. “É uma cidade que tem história no voleibol. Foram 18 equipes, com mais de 200 atletas, uma das maiores competições universitárias do Rio Grande do Sul. Novo Hamburgo é uma cidade que tem jogadores que já integraram a seleção brasileira. O esporte está em casa”, destacou Friedrich.

Busca por vaga nacional

A atleta da Universidade Feevale, Larissa Smaniotto, afirmou que a competição tem significado especial para os estudantes que representam suas instituições e buscam classificação para o cenário nacional. “Representar a minha instituição nos JUGs é muito importante, seja para mim ou para toda a equipe. Inclusive, estamos buscando há alguns anos a vaga no campeonato brasileiro. É meu último ano jogando aqui e para várias meninas. Uma grande experiência”, ressaltou Larissa.

O atleta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Klaus Irion, também enfatizou a preparação necessária para participar do torneio. “Passamos muito tempo treinando para chegar aqui e fazer um bom campeonato. Viemos de longe. E o vôlei é um estilo de vida, minha família inteira joga e foi daí que veio essa vontade de participar do esporte”, comentou Irion.

A competição contou com 118 atletas na categoria masculina e 109 na feminina.

Classificação para os JUBs

Com os títulos conquistados em Novo Hamburgo, Universidade Feevale e Universidade de Passo Fundo garantiram vaga para representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros. A competição nacional está prevista para ocorrer em agosto, na cidade de Goiânia, reunindo equipes universitárias de diferentes estados do país.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Variedades

Evento da OAB-NH o debate violência extrema e proteção de crianças e adolescentes

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A OAB Subseção Novo Hamburgo realizou nesta sexta-feira (12) a palestra do Projeto Sin@!s – Precisamos Falar Sobre Violência, iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul voltada à conscientização e à prevenção da violência extrema. O encontro foi realizado por meio da Comissão da Criança e do Adolescente da entidade, presidida pela advogada Dirlene Cunha, e reuniu mais de 120 participantes de diferentes municípios da região. O objetivo foi discutir formas de prevenção, identificação de situações de risco e fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação de advogados, professores, psicólogos, servidores das guardas municipais e representantes de áreas ligadas à proteção da infância e juventude. A proposta foi promover a integração entre diferentes setores que atuam no enfrentamento à violência e no atendimento a públicos vulneráveis.

Abertura com apresentação cultural

A programação teve início com uma apresentação do Grupo Kantu, da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis-NH). A atividade marcou a abertura do encontro e destacou ações voltadas à inclusão social.

Alerta sobre riscos no ambiente digital

A palestra foi conduzida pelo procurador de justiça Fábio Costa Pereira, coordenador da Procuradoria da Função Penal Originária e do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Durante sua exposição, ele apresentou mecanismos utilizados por grupos criminosos para aliciar vítimas em ambientes digitais, especialmente por meio de redes sociais e jogos online.

Ao abordar as estratégias empregadas por esses grupos, o procurador explicou que os aliciadores buscam identificar fragilidades emocionais e estabelecer vínculos de confiança com crianças e adolescentes. “As principais vítimas são pessoas que não encontram acolhimento no mundo real e acabam sendo capturadas por redes de manipulação”, afirmou Costa Pereira.

Sinais de vulnerabilidade

Durante o encontro, Fábio Costa Pereira também alertou para comportamentos que podem indicar situações de risco, entre eles isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, excesso de sigilo no uso de dispositivos eletrônicos e afastamento do convívio familiar.

O procurador apresentou ainda exemplos de códigos, símbolos e linguagens utilizados em ambientes virtuais para a disseminação de conteúdos ilícitos e práticas de violência. Casos reais acompanhados por autoridades foram compartilhados para ilustrar as formas de atuação desses grupos e os desafios enfrentados pelas instituições responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes.

Atuação integrada

Ao longo da palestra, foi destacada a importância da articulação entre famílias, escolas, profissionais da saúde, forças de segurança e sistema de justiça para identificar situações de vulnerabilidade e prevenir casos de violência extrema. “O enfrentamento da violência extrema passa pela informação, pela prevenção e pela construção de uma rede de proteção atenta aos sinais de vulnerabilidade”, ressaltou o procurador.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 74 Visualizações
Saúde

Suspeita de ebola em Novo Hamburgo é descartada após resultado de exame

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A suspeita de ebola que mobilizou autoridades de saúde de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde foi descartada após exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontarem resultado negativo para a doença. A confirmação foi comunicada ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) na noite deste sábado (13). O caso envolvia um homem de 64 anos que havia retornado recentemente de Uganda, na África Oriental, e procurou atendimento médico na cidade apresentando sintomas compatíveis com a enfermidade.

A investigação teve início na quarta-feira (10), quando o paciente buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos. Em razão dos sintomas apresentados e do histórico recente de viagem internacional, a Secretaria Municipal de Saúde acionou os protocolos de vigilância epidemiológica estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento das autoridades estaduais.

Investigação do caso

Durante a apuração do caso, um teste rápido indicou resultado positivo para malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum. Com isso, o tratamento foi iniciado imediatamente. Apesar da identificação da doença, o paciente permaneceu sob investigação para ebola até a conclusão dos exames laboratoriais específicos, seguindo os protocolos nacionais de vigilância epidemiológica.

Na sexta-feira (12), o homem foi transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, referência estadual para acompanhamento especializado em situações desse tipo. Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, laboratório nacional de referência para diagnóstico da doença.

Acompanhamento continua

Com o resultado negativo emitido pela Fiocruz, a suspeita de ebola foi oficialmente descartada. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a adoção dos protocolos de vigilância, assistência e biossegurança ocorreu desde os primeiros atendimentos, envolvendo equipes municipais, estaduais e federais.

Apesar do descarte da suspeita, o paciente segue recebendo acompanhamento médico e tratamento para malária, doença identificada durante a investigação do caso.

Foto: DC Studio/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Saúde

Caso suspeito de Ebola é investigado em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo acompanha, em conjunto com o Governo do Estado, a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola identificado no município. O paciente, um homem de 64 anos com histórico recente de permanência em Uganda, na África Oriental, procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos na quarta-feira (10), apresentando sintomas compatíveis com a doença. O caso segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e aguarda exames laboratoriais para confirmação ou descarte definitivo do diagnóstico.

De acordo com a Prefeitura de Novo Hamburgo, a SMS acionou imediatamente o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) após o atendimento inicial. Desde então, equipes municipais e estaduais passaram a adotar as medidas de vigilância epidemiológica, assistência médica e biossegurança previstas para situações dessa natureza.

Teste rápido indica malária

Durante o atendimento, foi realizado teste rápido para malária, que apresentou resultado positivo para Plasmodium falciparum. A partir da confirmação, o paciente iniciou tratamento específico para a doença.

Apesar do resultado positivo para malária, as autoridades sanitárias mantêm a investigação para doença pelo vírus Ebola, conforme determinam os protocolos nacionais vigentes para pacientes com histórico de viagem recente a regiões com circulação da enfermidade e sintomas compatíveis.

O descarte definitivo da suspeita dependerá da análise de exames laboratoriais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório nacional de referência para esse tipo de investigação.

Transferência para unidade de referência

Conforme orientação das autoridades sanitárias estaduais e dos protocolos clínicos estabelecidos, o paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, unidade de referência estadual para acompanhamento especializado e continuidade da investigação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso haja confirmação da doença pelo vírus Ebola, o paciente será posteriormente encaminhado para uma unidade de referência nacional destinada ao tratamento desses casos.

Monitoramento de contatos

Paralelamente ao acompanhamento clínico do paciente, as equipes de vigilância em saúde do estado iniciaram o levantamento e o monitoramento das pessoas que tiveram contato com ele.

O procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde para identificação e acompanhamento de possíveis contatos, com o objetivo de prevenir eventuais riscos de transmissão e monitorar o surgimento de sintomas.

Orientações à população

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a transmissão do vírus Ebola ocorre por meio do contato direto com sangue, secreções, fluidos corporais ou tecidos de pessoas infectadas, bem como por contato com objetos e superfícies contaminados por esses materiais.

A pasta também reforçou que não há evidências de transmissão pelo ar nas condições habituais de convivência.

Segundo a secretaria, todas as medidas de prevenção, monitoramento e assistência estão sendo realizadas de forma integrada entre município, estado e Ministério da Saúde. Até o momento, não há recomendação de restrições adicionais à população.

Foto: Pavel Danilyuk/Pexels/Reprodução | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 108 Visualizações
Política

Etapa de Novo Hamburgo da Consulta Popular define propostas e elege delegados

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

A etapa municipal da Consulta Popular 2026 em Novo Hamburgo definiu, nesta quinta-feira (11), as cinco propostas que representarão o município na fase regional do processo participativo e elegeu 21 delegados responsáveis por defender essas iniciativas. O encontro ocorreu no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, com participação presencial e online da comunidade. As propostas escolhidas disputarão recursos destinados ao Vale do Sinos por meio da Consulta Popular, instrumento que permite à população indicar prioridades de investimento do orçamento estadual.

A etapa municipal reuniu 213 participantes, número que influenciou diretamente na definição da quantidade de delegados eleitos. Conforme as regras da Consulta Popular, é escolhido um delegado para cada dez participantes presentes. Com isso, Novo Hamburgo contará com 21 representantes na próxima fase do processo.

Neste ano, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos (Corede Vale do Sinos) terá R$ 2.228.571,43 disponíveis para investimentos nas propostas selecionadas entre os 14 municípios da região.

Próxima etapa ocorre em julho

A fase regional da Consulta Popular está marcada para 6 de julho, na Universidade Feevale. Nessa etapa serão definidos os percentuais dos recursos que caberão a cada município da região.

A diretora de Empreendedorismo da Prefeitura de Novo Hamburgo, Ghabryela Schievelbein, destacou a importância da mobilização popular para ampliar as possibilidades de contemplação dos projetos de Novo Hamburgo. “Com mais participantes, aumenta a defesa das nossas propostas e a possibilidade de destinar uma parcela maior dos recursos para Novo Hamburgo”, afirmou Ghabryela.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Daiana Monzon, ressaltou a necessidade de engajamento da população nas próximas etapas do processo. “E esse é o nosso compromisso: organizar, mobilizar e trabalhar para transformar esses projetos em realidade. Para isso, contamos com a ajuda de todos vocês. Cada voto faz a diferença para que possamos tirar essas iniciativas do papel e colocá-las em prática”, ressaltou Daiana.

Propostas selecionadas

Ao todo, 24 propostas foram apresentadas na etapa municipal. Cinco delas avançaram para a fase regional da Consulta Popular:

  1. Proposta 3146 – Promover a construção da cultura da atividade física orientada e do autocuidado para a população 50+, da área de Esporte e Lazer;
  2. Proposta 3126 – Controle Populacional de Cães e Gatos, da Diretoria de Bem-Estar Animal;
  3. Proposta 3133 – Aquisição de veículo para fortalecimento das ações de proteção, acolhimento e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação;
  4. Proposta 1328 – Fortalecer a Defesa Civil com equipamentos e viaturas para proteger vidas e garantir respostas rápidas em enchentes e desastres, da Defesa Civil;
  5. Proposta 3148 – Circuito de artes visuais contemporâneas com exposições gratuitas e fortalecimento da cultura regional, da área da Cultura.

Delegados eleitos

Os 21 delegados eleitos para representar Novo Hamburgo na etapa regional da Consulta Popular são Karen Julie dos Reis, Fabiane Marques, Raquel Gonçalves, Enio da Rosa, Greice Maciel, Deza Guerreiro, Letícia Ostermayer, Mirelli Teixeira, Nicolas Rodrigues, Cristiane Diehl, Lourdes Valim, Joseane Nobre, Fabio Alencar, Fernanda Graziele, Sandra Horn, Marlise Jones, Dilene Nunes, Chaiane Vieira, Grasiela Oliveira, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daiana Monzon, e João Oliveira.

O que é a Consulta Popular

A Consulta Popular é um mecanismo de participação cidadã por meio do qual a população pode indicar e escolher investimentos e ações financiados com recursos do orçamento estadual.

Neste ciclo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), disponibilizará R$ 60 milhões para projetos em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Desse total, mais de R$ 2,2 milhões serão destinados ao Vale do Sinos.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, explicou como ocorre a análise das propostas apresentadas pela população. “As secretarias disponibilizam canais e plataformas para que os cidadãos possam sugerir projetos. Essas propostas são analisadas pela pasta, em conjunto com os demais órgãos e secretarias do Governo do Estado, para verificar se possuem aderência às áreas de atuação e às políticas públicas correspondentes”, explicou da Rosa.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 83 Visualizações
Variedades

Comusa promove palestra sobre gestão de resíduos sólidos para servidores

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Comusa realizou, nos dias 10 e 11 de junho, uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos urbanos para servidores da autarquia, em Novo Hamburgo. A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada no Auditório do Parque Floresta Imperial. O objetivo foi ampliar o conhecimento dos participantes sobre o gerenciamento de resíduos, promover a reflexão sobre os desafios ambientais relacionados ao tema e incentivar a adoção de práticas mais conscientes no ambiente de trabalho e no cotidiano.

Intitulada “Resíduo Sólido Urbano (RSU) = Nosso Lixo”, a palestra reuniu servidores em dois encontros voltados à troca de experiências, ao debate sobre a destinação adequada dos resíduos e à discussão de alternativas para aprimorar os processos internos da autarquia.

Desafios da gestão de resíduos

A atividade foi conduzida pela bióloga Francine Schulz, uma das responsáveis técnicas pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Comusa. Durante a apresentação, ela abordou conceitos relacionados aos resíduos sólidos urbanos e explicou os desafios enfrentados pela autarquia na gestão desses materiais.

Segundo a bióloga, a discussão sobre o tema é necessária diante do cenário ambiental atual. “Um dos maiores problemas do planeta hoje é a geração e o acúmulo de resíduos sólidos”, destacou Francine.

Além da exposição técnica, os encontros abriram espaço para que os servidores compartilhassem percepções e sugestões voltadas ao aprimoramento das práticas adotadas pela Comusa.

Separação correta dos resíduos

Durante a palestra, Francine enfatizou a importância da separação adequada dos resíduos como uma ferramenta para reduzir impactos ambientais e aumentar a eficiência dos processos de reciclagem e destinação final.

De acordo com ela, atitudes cotidianas podem contribuir para diminuir o volume de materiais encaminhados aos aterros sanitários.

A responsável técnica pelo PGRS também destacou o papel dos servidores na busca por soluções para os desafios enfrentados pela autarquia. “Como Comusa, temos desafios a enfrentar. Momentos como esse permitem refletir sobre os pontos que precisam ser aprimorados e pensar em soluções sustentáveis para o futuro”, afirmou a especialista.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Cidades

Banco Municipal de Ração de Novo Hamburgo recebe primeira doação oficial

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Banco Municipal de Ração de Novo Hamburgo recebeu nesta quarta-feira (10) sua primeira doação oficial desde a criação do programa. A entrega de 70 quilos de ração para cães foi realizada pela empresa Argepasi – Primus Pet Care, após parceria firmada durante a Feipet. A doação foi recebida pela equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) no Centro Administrativo Leopoldo Petry e marca o início da mobilização de empresas e da comunidade para apoiar a iniciativa municipal voltada ao atendimento de animais e seus responsáveis.

Foram entregues cinco pacotes de ração para cães, com 14 quilos cada, totalizando 70 quilos de alimentos que serão destinados aos beneficiários do programa.

Primeira parceria do programa

A parceria com a Argepasi – Primus Pet Care é a primeira formalizada pelo Banco Municipal de Ração desde a instituição do programa. Durante a entrega, o representante comercial da empresa, Cristiano da Cruz, destacou a importância do envolvimento da sociedade com a iniciativa. “Quero abrir o convite para que todos que puderem ajudar, contribuam com o Banco Municipal de Ração, uma importante causa da cidade”, afirmou da Cruz.

A diretora de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Novo Hamburgo, Greice Maciel, ressaltou o significado da primeira doação para a continuidade do programa. “É uma alegria para nós recebermos essa doação. Agradecemos pela parceria e que essa seja apenas a primeira, que vai beneficiar centenas de animais atendidos pelos protetores cadastrados”, destacou Greice.

Objetivo do Banco Municipal de Ração

Instituído pela Lei Municipal nº 3.643/2025, o Banco Municipal de Ração tem como finalidade arrecadar e distribuir alimentos e utensílios destinados a animais.

O programa atende protetores independentes, organizações da sociedade civil, lares temporários, responsáveis por cães comunitários e famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem animais sob seus cuidados.

Além da distribuição de rações, a iniciativa busca ampliar a rede de apoio voltada ao bem-estar animal por meio da participação de empresas, entidades e moradores.

Como fazer doações

O Banco Municipal de Ração recebe doações de rações secas e úmidas, sachês, petiscos e diversos itens de uso animal. Também podem ser doados brinquedos, potes, coleiras, guias, mantas, roupas, acessórios e casinhas, desde que estejam em boas condições de uso e dentro do prazo de validade.

As doações de pequeno porte podem ser entregues no Centro Administrativo Leopoldo Petry, localizado na Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos, no 6º andar. Já as doações de maior volume podem ser encaminhadas diretamente ao Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), em Lomba Grande.

Foto: SMMADU/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO