Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

novo hamburgo

Cultura

Movimento Coral Feevale apresenta espetáculo “Outros Rumos” no dia 4 de julho

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Movimento Coral Feevale realizará, no dia 4 de julho, o espetáculo “Outros Rumos”, que reunirá os coros e o grupo instrumental do projeto de extensão da Universidade Feevale no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. A apresentação terá início às 20h, com entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O evento busca apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo projeto, reunindo participantes de diferentes idades e trajetórias musicais em uma apresentação voltada à formação artística, convivência e integração comunitária.

O espetáculo reúne o Coro Feevale, o Coro Canto e Vida, o Coro Juvenil, o Coro Preparatório e o Grupo Instrumental, que apresentarão repertórios próprios em uma proposta que evidencia diferentes experiências musicais desenvolvidas ao longo das atividades do projeto de extensão.

Proposta artística

A apresentação reunirá canções da música popular brasileira, obras da literatura coral contemporânea, tradições folclóricas, repertório instrumental e composições de diferentes origens culturais. A proposta é construir uma narrativa musical baseada no diálogo entre os grupos, na convivência e no compartilhamento de experiências por meio da música. Cada grupo levará ao palco sua identidade, repertórios e processos de aprendizagem, reunindo jovens, adultos e idosos em uma apresentação coletiva que busca valorizar a diversidade de vozes e vivências.

Coordenação do projeto

A coordenação do Movimento Coral Feevale e a regência do Coro Canto e Vida são da regente Denise Blanco Sant’Anna. A direção artística e a regência do Coro Feevale e do Grupo Instrumental são do regente Federico Trindade. Já a preparação vocal do Coro Canto e Vida, os Laboratórios de Canto e a regência do Coro Juvenil ficam a cargo da regente Clarice Pereira.

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo site do Teatro Feevale, e o acesso ao espetáculo será mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

Serviço

  • O quê: Espetáculo “Outros Rumos”, do Movimento Coral Feevale
  • Quando: 4 de julho, às 20h
  • Onde: Teatro Feevale (ERS-239, 2755, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada mediante doação de 1 kg de alimento não perecível
Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 26 Visualizações
Cidades

Homem é multado por descarte irregular de lixo em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Um homem foi multado em R$ 9,5 mil pela Prefeitura de Novo Hamburgo após ser identificado descartando resíduos de forma irregular no bairro Canudos. A infração foi registrada no sábado (20), na Rua Bruno Werner Storck, esquina com a Avenida Reynaldo Kayser, próximo ao limite com Campo Bom. A penalização ocorreu após um morador registrar imagens da ação e encaminhar a denúncia, permitindo a identificação do responsável e a emissão do auto de infração pela administração municipal.

De acordo com a Prefeitura, o descarte aconteceu a menos de um quilômetro do Ecoponto Zona Leste, localizado na Rua Estocolmo. A partir dos registros feitos pelo denunciante, a equipe da Diretoria de Proteção Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), identificou o veículo utilizado na ação, um Chevrolet Onix branco, o que possibilitou a aplicação da multa.

Medidas corretivas

Além da penalidade financeira, o responsável deverá apresentar à Diretoria de Proteção Ambiental um relatório fotográfico comprovando a limpeza dos resíduos descartados no local. Também será necessário demonstrar a destinação adequada dos materiais e apresentar documentação dos locais utilizados para o descarte regular, comprovando a regularização da situação.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, Anderson Bertotti, afirmou que a medida integra as ações de combate a esse tipo de infração no município. “Essa penalidade integra uma série de ações que vêm sendo intensificadas pelo Município para combater um dos principais problemas ambientais enfrentados pela cidade. O descarte irregular gera impactos ambientais, degrada espaços públicos, compromete a drenagem urbana e demanda a mobilização constante de equipes e recursos públicos para limpeza e recuperação das áreas afetadas”, comentou o titular da pasta.

Ecopontos disponíveis

Para incentivar o descarte correto de resíduos, a Prefeitura disponibiliza dois Ecopontos com recebimento gratuito de materiais, respeitando o limite de até um metro cúbico por CPF.

O Ecoponto Zona Sul está localizado na Avenida Montevidéu, 520, no bairro Santo Afonso. Já o Ecoponto Zona Leste funciona na Rua Estocolmo, 809, no bairro Canudos. Ambos atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 13h.

Os locais recebem resíduos como restos de poda, entulhos da construção civil, móveis sem uso e outros materiais que frequentemente são descartados de forma irregular em vias públicas e áreas verdes.

Canais para denúncias

A Prefeitura orienta que casos de descarte irregular sejam comunicados pelos canais oficiais de atendimento. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo número (51) 3097-9400, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente no térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 20 Visualizações
Variedades

Estudantes do Sinodal da Paz visitam estação de tratamento da Comusa

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Sinodal da Paz participaram de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comusa nesta quinta-feira (25), em Novo Hamburgo. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes de temas relacionados ao saneamento básico e à gestão dos recursos hídricos. Durante a visita, os jovens estudantes conheceram as etapas do tratamento da água e acompanharam explicações sobre o funcionamento da estrutura responsável pelo abastecimento da população.

A programação contou com uma apresentação conduzida pela servidora da Comusa Monique Campagnoni, integrante do setor Socioambiental da autarquia. Os estudantes receberam informações sobre os processos utilizados para tornar a água própria para consumo, além de visitarem as instalações da estação.

Educação ambiental

A iniciativa integra ações voltadas à educação ambiental e busca ampliar o conhecimento dos jovens sobre o ciclo da água, o saneamento básico e a importância do consumo consciente. Ao conhecerem de perto o funcionamento da ETA, os alunos puderam observar as etapas percorridas pela água desde a captação até a distribuição para a comunidade.

Experiência prática

Para o aluno Bernardo Marcell’s, a visita permitiu compreender melhor o processo que antecede a chegada da água às residências. “Foi muito importante ver todos os processos que acontecem na Comusa para entendermos o que é feito até a água chegar nas nossas casas”, afirmou o jovem.

Foto: Comusa/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 26 Visualizações
Cultura

Núcleo de Orquestras Jovens realiza concerto gratuito em Novo Hamburgo no sábado

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Os grupos de Prática de Orquestra do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo se apresentarão pela primeira vez em um concerto aberto ao público neste sábado, 27 de junho. O espetáculo acontecerá às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com entrada gratuita. A apresentação marcará o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e permitirá que familiares, amigos e a comunidade acompanhem o trabalho realizado pelos jovens músicos.

No palco, os alunos apresentarão parte do repertório trabalhado durante os ensaios e atividades promovidos pelo Núcleo de Orquestras Jovens. O concerto contará com estudantes que já concluíram as etapas iniciais de aprendizado e passaram a integrar os grupos de Prática de Orquestra, voltados à experiência do fazer musical coletivo.

O que é o Núcleo de Orquestras Jovens

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo oferece formação musical gratuita para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto atende mais de 400 estudantes distribuídos em dezenas de polos localizados em diferentes regiões do município.

Além do ensino musical, a iniciativa utiliza a música como instrumento de educação, desenvolvimento pessoal e inclusão social. O concerto também busca aproximar a comunidade da produção musical desenvolvida pelos participantes do projeto.

Experiência de palco

De acordo com o diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo, Gustavo Müller, a apresentação representa uma etapa importante no processo de formação dos estudantes. “Cada apresentação é uma conquista para os alunos. O palco permite que eles compartilhem com a comunidade tudo aquilo que vêm construindo nos ensaios, desenvolvendo não apenas habilidades musicais, mas também disciplina, convivência e confiança”, destaca Müller.

Comunidade poderá acompanhar apresentação

Com entrada franca, o concerto será aberto à participação da comunidade. Familiares, amigos e demais interessados poderão conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo dos últimos meses.

Serviço

  • O quê: Concerto Práticas de Orquestra – Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
  • Quando: Sábado, 27 de junho, às 19h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, no Centro de Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Marina Bastos/ONHFP/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 38 Visualizações
Cultura

Exposição na Feevale reúne colagens de estudantes de Medicina Veterinária

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, no Câmpus II da Universidade Feevale, recebe até 19 de agosto a exposição “Antrozoologia em colagens: o olhar veterinário”, desenvolvida por estudantes do curso de Medicina Veterinária. A mostra apresenta trabalhos produzidos durante o primeiro semestre deste ano e propõe reflexões sobre as relações entre humanos e animais não humanos, reunindo produções artísticas elaboradas no contexto da disciplina de Antropologia.

A exposição foi idealizada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Kelly Bernardo Martinez, a partir das atividades desenvolvidas na disciplina ministrada pela professora Claudia Schemes. Os trabalhos expostos foram produzidos pelos estudantes Ana Clara Rost de Souza, Antônia Rafaella Gambim Lacerda, Gustavo Stoffel Kirsch, Isadora Kunst Hub, Laura Barbian Nunes, Liana Camila Klein, Luiza Hammerschmitt Gomes da Silva, Maria Vitória Araújo Feitosa e Vitória Mombach.

Reflexões sobre as relações entre humanos e animais

A proposta da mostra é utilizar a linguagem das artes visuais para abordar conceitos ligados à antrozoologia, campo de estudo que investiga as interações entre humanos e animais não humanos.

Por meio das colagens, os estudantes exploram temas relacionados à empatia, às formas de convivência entre diferentes espécies e ao papel dos animais na sociedade. A exposição também apresenta discussões sobre o antiespecismo, conceito que se opõe à discriminação dos seres vivos com base exclusivamente na espécie a que pertencem.

Diálogo entre arte e ciência

Além das reflexões sobre as relações entre humanos e animais, a mostra problematiza perspectivas antropocêntricas e aborda a presença dos animais na arte contemporânea não apenas como elementos de representação, mas também como sujeitos das narrativas visuais.

Para a elaboração das obras, os estudantes buscaram referências em artistas como Maria Inês Rodrigues, Francisco Brennand, Britto Velho e Alejandra Dorado. As produções desses artistas dialogam com temas relacionados à natureza, aos seres vivos e às diferentes formas de existência.

Visitação

A exposição Antrozoologia em colagens: o olhar veterinário permanece aberta à visitação até o dia 19 de agosto na Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, localizada no Câmpus II da Universidade Feevale.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 39 Visualizações
Ensino

Classes Internacionais promovem integração na Escola de Aplicação Feevale

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Escola de Aplicação Feevale realizou, ao longo do mês de junho, duas edições da Classe Internacional, iniciativa voltada ao processo de internacionalização da instituição. As atividades reuniram estudantes da educação básica e dos cursos técnicos com intercambistas de diferentes países, promovendo trocas de conhecimentos, experiências culturais e reflexões sobre temas ligados à comunicação, à língua inglesa e aos processos criativos. Os encontros buscaram ampliar as vivências interculturais dos participantes por meio do aprendizado colaborativo.

Na manhã desta segunda-feira (22), estudantes participaram de uma atividade com o intercambista Pranshu Khanna, dos Estados Unidos, acompanhado pelas professoras de Língua Inglesa, Ana Carolina Gonçalves, Maristela Leila Bauer Zimmermann e Vanessa Severo Trivisiol.

Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados ao uso da língua inglesa em eventos internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol, além das diferentes variações e sotaques do idioma em diferentes partes do mundo.

Os participantes assistiram a vídeos de jogadores de futebol que, mesmo não sendo falantes nativos de inglês, utilizam a língua em entrevistas e em situações de comunicação internacional. A partir das reflexões propostas, os estudantes debateram a importância do inglês como ferramenta para a comunicação global. Pranshu Khanna também compartilhou suas percepções sobre o tema e relatou aspectos de sua experiência de intercâmbio no Brasil.

Trocas criativas nos cursos técnicos

Outra edição da Classe Internacional foi realizada no dia 17 e reuniu estudantes do Módulo de Arte e Criação dos cursos Técnicos em Publicidade e em Multimídia. A atividade contou com a participação dos intercambistas John Urrego, da Colômbia, e Angie Samantha Bayas Núñez, do Equador. Os estudantes desenvolviam um projeto de editorial de revista, envolvendo etapas de fotografia, composição visual e edição gráfica. Os intercambistas acompanharam os trabalhos em andamento, interagiram com o grupo e compartilharam perspectivas sobre comunicação visual, cultura e processos criativos. Com experiência na área de design gráfico, Angie Samantha Bayas Núñez trouxe observações sobre composição visual durante a atividade, ampliando as discussões relacionadas ao desenvolvimento dos projetos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 30 Visualizações
Variedades

AMO Criança recebe veículo doado pelo Lions Internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A AMO Criança receberá nesta sexta-feira, 26 de junho, a cerimônia de entrega de um veículo BYD doado pela Fundação Lions Clubs International (LCIF), em uma ação articulada pelos Lions Clubes Novo Hamburgo Centro, Novo Hamburgo Courocap e Campo Bom. A cerimônia ocorrerá às 9h, na sede da instituição, localizada na Rua Vidal Brasil, 1695, em Novo Hamburgo, reunindo imprensa, autoridades, parceiros e representantes da comunidade. A iniciativa busca fortalecer a estrutura de atendimento da entidade, que há 28 anos oferece apoio a crianças e adolescentes em tratamento oncológico e às suas famílias.

Além do veículo elétrico, a doação contempla a instalação de sistema fotovoltaico e de um ponto de abastecimento para o automóvel. Segundo a entidade, o reforço contribuirá para as atividades de transporte, logística e atendimento das demandas diárias da instituição, que acolhe pacientes de municípios do Vale do Sinos.

A mobilização foi liderada pelo Lions Clube Novo Hamburgo Centro, com o envolvimento de lideranças leonísticas da região e apoio da Fundação Lions Clubs International.

Lideranças envolvidas

Participaram da iniciativa o governador do Distrito LD2, José Ademir Dick; o ex-governador e coordenador da Fundação Lions Internacional do Distrito LD2, José Francisco Gomes Bolacel; o ex-presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD e 1º vice-presidente da Associação de Governadores dos Distritos L/Brasil (AGDL), Jardel da Motta Pacheco; o presidente do Lions Clube Novo Hamburgo Centro, Dr. João Rogério da Silveira; o presidente do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap, Arcenio Schneider; o presidente do Lions Clube Campo Bom, Leandro Silva; o presidente de Região e assessor da LCIF, Cleonir Bassani; e a assessora da LCIF, Veroni Dutra.

Impacto no atendimento

De acordo com a AMO Criança, a doação representa um reforço para a continuidade dos serviços prestados pela instituição, ampliando as condições de suporte oferecidas às famílias que enfrentam o tratamento do câncer infantojuvenil.

A direção da entidade agradeceu o envolvimento dos parceiros na iniciativa e destacou que ações dessa natureza contribuem para a manutenção do trabalho desenvolvido junto aos pacientes e seus familiares. Segundo a instituição, parcerias com organizações da sociedade civil são fundamentais para garantir a continuidade das atividades de acolhimento e assistência integral.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Cidades

Trânsito terá bloqueios no bairro Pátria Nova para transmissão de jogo do Brasil

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo realizará alterações temporárias no trânsito do bairro Pátria Nova nesta quarta-feira (24) para a transmissão da partida entre Brasil e Escócia, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de futebol. O bloqueio ocorrerá das 13h às 22h em trechos das ruas João Pessoa e Voluntários da Pátria. A medida foi adotada para permitir a instalação de uma estrutura voltada ao público e garantir a segurança dos participantes durante a programação.

Segundo a Prefeitura, a interdição abrangerá a Rua João Pessoa, entre os números 21 e 41, e a Rua Voluntários da Pátria, entre os números 63 e 129.

Estrutura para o público

No local será montado um espaço destinado à transmissão da partida, permitindo que moradores e visitantes acompanhem o jogo em uma área de convivência organizada para receber público ao longo do evento.

Além da exibição da partida, a programação contará com a presença de food trucks, que oferecerão opções de alimentação durante o período de realização da atividade.

Orientação aos motoristas

Em razão das interdições temporárias, a Prefeitura orienta os condutores a utilizarem rotas alternativas para deslocamento na região durante o período do bloqueio.

A administração municipal também recomenda atenção à sinalização instalada nas proximidades dos trechos interditados, que indicará os desvios necessários para o fluxo de veículos.

Foto: Wolf Art/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Projetos especiais

Câmara de Novo Hamburgo homenageia Escola do Legislativo por prêmio nacional

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Câmara de Novo Hamburgo aprovou um Voto de Congratulações à Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich pela conquista do 1º lugar na Categoria Comunidade do 11º Prêmio Abel 2026. A homenagem foi concedida por unanimidade, em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (22), à instituição na pessoa de sua diretora, Maria Carolina Pietzsch Seitenfus Hagen, em reconhecimento ao destaque obtido durante o 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em Fortaleza.

A homenagem foi proposta pela vereadora Daia Hanich (MDB) e recebeu o apoio de todos os parlamentares da casa, que associaram seus nomes ao requerimento.

Reconhecimento unânime

Durante a discussão da matéria, vereadores destacaram o alcance das ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo e o impacto do Projeto Vereador Mirim, vencedor da categoria.

Primeiro a solicitar assinatura conjunta ao requerimento, o vereador Cristiano Coller (PP) afirmou que a conquista representa uma vitória institucional. O parlamentar lembrou que o projeto se destacou nacionalmente em uma disputa com centenas de trabalhos apresentados e ressaltou as atividades formativas voltadas tanto aos servidores quanto à comunidade.

A vereadora Professora Luciana Martins (PT) destacou a contribuição da Escola na formação cidadã de crianças e adolescentes. Segundo ela, a presença frequente de estudantes no plenário demonstra a relevância do trabalho realizado. A parlamentar também defendeu a ampliação da estrutura da Escola do Legislativo.

O vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB) enfatizou a dedicação de Maria Carolina à frente da instituição e afirmou que o trabalho desenvolvido levou o nome de Novo Hamburgo ao cenário nacional. O vereador Enio Brizola (PT) recordou a atuação da servidora em iniciativas relacionadas à cidadania, à formação política e ao desenvolvimento econômico, classificando a experiência hamburguense como uma referência para outros municípios. Assim como Luciana, ele defendeu a ampliação dos espaços e do quadro de profissionais da Escola.

O vereador Ito Luciano (Podemos) definiu Maria Carolina como exemplo de servidora pública e destacou a qualificação dos profissionais do Legislativo municipal. Já o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) afirmou que o reconhecimento é resultado de um esforço coletivo construído ao longo dos anos, lembrando também a contribuição de servidores e estagiários que participaram da consolidação do Projeto Vereador Mirim desde os primeiros anos da Escola do Legislativo.

Para o vereador Eliton Ávila (Podemos), o principal legado da iniciativa está na formação das futuras gerações. Segundo ele, muitos estudantes que participam das atividades passam a demonstrar maior interesse pela vida pública e pelas questões políticas.

Ao encerrar as manifestações, o presidente da Câmara, Juliano Souto (PL), ressaltou o comprometimento e a capacidade de inovação da diretora da Escola. Segundo o parlamentar, a conquista nacional é resultado da dedicação de uma servidora que busca constantemente qualificar o trabalho desenvolvido pela instituição.

Projeto já alcançou mais de 7 mil estudantes

A premiação nacional teve como destaque o Projeto Vereador Mirim, iniciativa da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich que já impactou mais de 7 mil estudantes de escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo.

Por meio de palestras, visitas guiadas, oficinas legislativas, materiais pedagógicos próprios e eleições simuladas com urnas eletrônicas, o projeto busca aproximar crianças e adolescentes do funcionamento do poder legislativo e incentivar a participação cidadã desde os primeiros anos de formação.

Foto: Maíra Kiefer/CMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 39 Visualizações
Projetos especiais

Feevale recebe estudantes de São Leopoldo no Logicando Day nesta quinta

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realiza a primeira edição de 2026 do Logicando Day nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa levará cerca de 48 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João Batista, de São Leopoldo, para uma imersão em tecnologia, inovação e pensamento computacional. O evento ocorrerá a partir das 8h30min, nos laboratórios dos prédios Verde e Amarelo do Câmpus II, em Novo Hamburgo, por meio do projeto de extensão “Logicando – Aprendizagem Criativa e Tecnologias Digitais no Desenvolvimento do Pensamento Computacional”. A proposta é promover experiências práticas com tecnologias digitais, educação maker, programação e robótica, além de aproximar os participantes do ambiente universitário.

Coordenado pela professora Sandra Miorelli, o projeto Logicando desenvolve ações voltadas ao estímulo do pensamento computacional, da literacia digital e da aprendizagem criativa. Desde 2024, o Logicando Day reúne estudantes e educadores em atividades que buscam ampliar o contato com ferramentas tecnológicas e metodologias voltadas à inovação.

Oficinas para estudantes e professores

A programação contará com oficinas destinadas tanto aos alunos quanto aos professores da rede municipal. Entre os temas previstos estão a construção de aplicativos utilizando APP Inventor, o desenvolvimento de jogos em Python, além do uso das plataformas Code.org e OctoStudio.

Também serão oferecidas atividades relacionadas a jogos, robótica e desenho digital, proporcionando aos participantes contato com diferentes recursos tecnológicos e estratégias de aprendizagem.

Workshops e experimentação prática

Além das oficinas, o evento contará com workshops organizados em formato de trilhas de experimentação livre, sem tempo de duração pré-definido. Os participantes poderão circular entre diferentes espaços e interagir com tecnologias e equipamentos disponíveis.

Entre as atividades previstas estão experiências com desenho digital, ilha de jogos, robótica maker, realidade virtual, impressão 3D e visita ao Museu de Tecnologias Digitais da Universidade Feevale.

Integração com a comunidade escolar

A iniciativa também busca aproximar estudantes e professores do ambiente acadêmico, permitindo o contato com laboratórios, projetos e possibilidades de formação na área tecnológica.

A organização do Logicando Day é de estudantes dos cursos de Computação e Jogos Digitais da Universidade Feevale, além da colaboração de outros projetos de pesquisa vinculados a docentes da área de Tecnologia da Informação. As atividades integram as ações de extensão desenvolvidas pela instituição junto à comunidade regional.

Foto: Maria Izabella Atanasio/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 52 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO