Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Cidades

Árvores da Avenida Presidente Vargas são transplantadas para praças de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 01/03/2024
Por Jonathan da Silva

Praças de Estância Velha receberam o transplante de palmeiras que foram retiradas da Avenida Presidente Vargas em função das obras de revitalização. A Praça do Lago Azul, que será inaugurada em breve, e a Praça do Rincão (em frente à Unidade de Saúde) foram o destino das árvores. As ações aconteceram nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Uma empresa especializada em transplantes de árvores foi contratada para fazer a remoção de forma adequada, que preservasse as espécies. Os trabalhos foram realizados durante os dias 26 e 27 de fevereiro e agora a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Seosu), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), está realizando os cuidados com a devida irrigação.

Árvores retiradas da Avenida Presidente Vargas foram transplantadas para praças do município

De acordo com a titular da Semapa, Viviane Diogo, as árvores são da espécie Syagrus romanzoffiana, popularmente conhecida como Jerivá ou Coqueiro-jerivá, e integrarão o paisagismo das áreas de lazer onde estão sendo plantadas. “As praças, que já são pontos de referência para a comunidade, ganharão um visual diferenciado e embelezamento”, analisa.

Fotos: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/03/2024 0 Comentários 511 Visualizações
Cidades

Com lei, Gramado lança Programa de Conscientização e Redução do Plástico

Por Jonathan da Silva 01/03/2024
Por Jonathan da Silva

Já está em vigor em Gramado a Lei Municipal nº 3.808/2020, que visa reduzir o impacto ambiental do plástico e incentivar o consumo consciente através da proibição da distribuição de sacolas plásticas gratuitas aos consumidores. A lei foi sancionada em 2020 e passou por duas alterações, que ampliaram a proibição para as sacolas biodegradáveis e estabeleceram um prazo de adequação para os comerciantes. Como forma de orientar e sensibilizar a população e os empreendedores sobre a importância da medida, a Secretaria do Meio Ambiente do município desenvolveu um material informativo sobre a lei, o Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico.

A lei tem como objetivo promover uma mudança de hábito na sociedade e estimular o uso de sacolas reutilizáveis, confeccionadas com material resistente e durável, já que o plástico é um dos principais poluentes do meio ambiente e a diminuição do seu uso contribui para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. A adoção do hábito de carregar sua própria sacola é uma atitude sustentável que ajuda a economizar os recursos naturais e impacta na qualidade de vida das pessoas.

A lei também instituiu o Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico, que prevê o controle e restrição quanto à distribuição gratuita de sacolas plásticas em todos os estabelecimentos comerciais no município de Gramado. O programa pode ser acessado em Programa Redução de Plástico.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/03/2024 0 Comentários 717 Visualizações
Ensino

Equipe da EMEI Mundo da Criança inicia 2024 com as mãos na terra

Por Jonathan da Silva 14/02/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Educação e Cultura (Semec) e Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), realizou na manhã desta quarta-feira (14), a primeira atividade de educação ambiental em 2024. A atividade acolheu a iniciativa da Escola de Educação Infantil Mundo da Criança, que com 25 professores visitou a propriedade rural Viveiro Schneider.

Em meio a natureza, esta experiência marca o início das atividades e define os temas a serem trabalhados com as turmas das séries iniciais da EMEI Mundo da Criança, focando nos seres vivos e nos elementos da natureza. As professoras fizeram um pic-nic e realizaram práticas de plantio orientadas pelos proprietários do Viveiro Schneider e pela equipe da Semapa.

Tema da escola

Neste ano de 2024, o projeto da EMEI Mundo da Criança tem como tema “Nós no Mundo. ConVIVER com responsabilidade” que nasceu de muita reflexão e muita discussão no ano de 2023. O tema busca fortalecer a identidade da escola, desenvolvendo um trabalho voltado à natureza, ao conviver no meio com responsabilidade e harmonia. Como forma de iniciar o projeto com a equipe, foi viabilizada a parceria com o Viveiro Schneider e com a Semapa, que organizou o dia de troca de conhecimentos. “Nossa gratidão ao Egon e Ondina do Viveiro Schneider, e ao José e Hoeslen da Semapa, pelas vivências, pelos ensinamentos, pela manhã maravilhosa que nos proporcionaram”, agradece a equipe gestora da escola.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/02/2024 0 Comentários 590 Visualizações
Política

Prefeito de Picada Café recebe assessor da Casa Civil

Por Jonathan da Silva 09/02/2024
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Picada Café, Luciano Klein (UNIÃO) recebeu nesta quinta-feira (8) a visita do assessor da Casa Civil do estado do Rio Grande do Sul, Bolívar Gomes. Também participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Neco Linck, e o vereador Valdir Lubenow, o Chupim (PSDB).

Na pauta, a reivindicação da administração municipal ao governo estadual foi a liberação de recursos ou máquinas para realizar o desassoreamento, ou seja, a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e arroios em Picada Café.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/02/2024 0 Comentários 587 Visualizações
Cidades

Prefeitura e Senai realizam monitoramento do Arroio Estância Velha

Por Jonathan da Silva 07/02/2024
Por Jonathan da Silva

O monitoramento dos principais pontos de arroios de Estância Velha foi realizado nesta semana pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), em parceria com o Senai. Os trabalhos se concentraram no Arroio Estância Velha. A coleta e a análise da água dos arroios é realizado trimestralmente com o objetivo de evitar irregularidades contra o meio ambiente.

O trabalho no Arroio Estância Velha contemplou desde a sua nascente no bairro Floresta até a foz na divisa com o município de Portão, onde encontra o Arroio Portão. Foram coletadas amostras de água em nove pontos, passando pelos bairros Floresta, das Rosas, Campo Grande e Industrial.  “Com o monitoramento da qualidade da água do arroio, é possível identificar lançamentos irregulares de efluentes líquidos, auxiliando a equipe técnica na adoção de providências imediatas, para minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente”, destacou Viviane Diogo, secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura.

Análise mais profunda

Durante esta fase da coleta de água já foi analisada a condutividade, o PH, o oxigênio devolvido e a temperatura, de acordo com o educador ambiental Hoeslen Mauzer. Não houve intercorrências graves. “As amostras coletadas no trabalho de campo desta semana serão avaliadas pelo Laboratório do Senai que posteriormente envia os resultados para a Semapa”, destacou Mauzer. “Esse trabalho é muito importante para uma cidade que busca sustentabilidade”, finalizou o educador ambiental.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/02/2024 0 Comentários 522 Visualizações
Cidades

Movimento Cinturão Verde realiza primeira reunião do grupo técnico

Por Marina Klein Telles 31/01/2024
Por Marina Klein Telles

O Movimento Cinturão Verde – no contexto de uma cidade socioambiental segue empenhado em sua agenda de organização e mobilização social. Na manhã da terça-feira (30), a iniciativa realizou a primeira reunião do grupo técnico, no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira.

O encontro inicial teve como objetivo ouvir os convidados e suas aspirações, bem como avaliar formas para o desenvolvimento do trabalho em conjunto. Participaram representantes do meio acadêmico – Unisc, Dom Alberto e Unipampa, de entidades de classe, do segmento empresarial e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e de Planejamento e Governança.

A prefeita Helena Hermany destacou a relevância da participação dos convidados. Ela salientou a urgência que o Cinturão Verde e o meio ambiente têm em sua agenda de governo. “Nossa geração não cuidou desta riqueza como deveria. Agora, chegou a hora de fazermos a nossa parte”.

A prefeita lembrou que os efeitos da degradação ambiental já não podem ser ignorados, com os sucessivos eventos climáticos que têm causados danos ao redor do planeta e também começaram a se manifestar na região e no próprio município.

Helena salientou também a importância de, com perseverança, sensibilizar as crianças e a população em geral para a necessidade da preservação ambiental. “Conscientização é algo que demora, precisaremos de persistência para chegar ao nosso objetivo”. Entretanto, a chefe do Executivo Municipal reforçou sua crença em que é possível atingir os resultados almejados. “Nossa cidade tem condições que muitas outras não têm. Este é um compromisso nosso com as gerações futuras”.

Conforme Helena, a iniciativa terá um olhar especial para as áreas preservadas, bem como para os proprietários preservacionistas.

Idealizador e coordenador do Movimento Cinturão Verde, o geólogo ambientalista José Alberto Wenzel destacou que a proposta busca o estabelecimento de uma cidade socioambiental, abrangendo também outras áreas como o a do Lago Dourado, a Várzea, piscinões, praças e parques.

De acordo com Wenzel, o trabalho transversal, buscando abranger também iniciativas de outros entes da sociedade, tem como objetivo pensar Santa Cruz do Sul para os próximos 30 anos, com ações de curto, médio e longo prazo. “Temos uma tarefa muito grande de não gerar uma falsa expectativa na população, criando uma visão integrada da proposta e para as próximas três décadas”.

Conforme o geólogo, mais de 20 reuniões já foram realizados com diferentes segmentos da sociedade para a apresentação do movimento. Wenzel ficou especialmente entusiasmado com informação apresentada pelo biólogo Jair Putze. Conforme o pesquisador, algumas áreas do Cinturão Verde, por hectare, apresentam mais biodiversidade que alguns espaços da Amazônia.

Titular da Semass, o secretário Cesar Cechinato frisou que é preciso comemorar o patrimônio ambiental do qual Santa Cruz do Sul dispõe. Para ele, a iniciativa trata, em outros termos, sobre a cidade que os santa-cruzenses desejam ter. “Santa Cruz do Sul pode manter e ampliar seus indicadores de qualidade de vida e o movimento é a ferramenta para isso”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/01/2024 0 Comentários 481 Visualizações
Cidades

Esquilo é resgatado em Dois Irmãos

Por Marina Klein Telles 17/01/2024
Por Marina Klein Telles

Na manhã de terça-feira (16), a floricultura Broto de Amor, localizada no Bairro Vale Verde, realizou o resgate de um esquilo, popularmente conhecido como serelepe ou caxinguelê da Família Sciuridae. O pequeno animal sofreu uma queda de uma árvore após ser atacado por um pássaro, resultando em fraturas nas duas patas traseiras.

O Departamento de Meio Ambiente foi acionado hoje pela manhã e encaminhou o serelepe para a Toca dos Bichos, em Porto Alegre, que atende animais domésticos e silvestres.

Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco na rua ou atropelado, a orientação é que a pessoa entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente através do telefone (51) 3564-8894.

Saiba mais

O serelepe ou caxinguelê da Família Sciuridae é um roedor muito ágil que mede cerca de 30 centímetros com a cauda e adulto pode pesar cerca de 300 gramas. Seus dentes são fortes e estão sempre crescendo, uma adaptação para conseguir seu alimento, que está dentro dos coquinhos bem duros.

Seu alimento favorito são os coquinhos, do coqueiro-jerivá, tucum, palmito e do butiá, tendo o costume de esconder os coquinhos enterrando-os no chão, nas bromélias, saliências e ocos das árvores. Como ele esquece de alguns, estes acabam germinando. Na floresta de araucária, ele se alimenta também de pinhões.

Atinge maturidade sexual no primeiro ano de vida, e o período de gestação é de 28 a 45 dias, nascendo de 2 a 3 filhotes. É uma espécie arborícola, mas desce das árvores para buscar alimento ou enterrar sementes. Tem hábito diurno, quase uma exceção entre os mamíferos da Mata Atlântica, já que a maioria apresenta hábitos noturnos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/01/2024 0 Comentários 739 Visualizações
Business

Japan Tobacco International evita a emissão de mais de 500 tCO2e em 2023

Por Marina Klein Telles 08/01/2024
Por Marina Klein Telles

Como parte do seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade, a Japan Tobacco International (JTI) chegou, em 2023, à marca de 90% da frota de automóveis movida à álcool, a forma menos poluente de combustível. Ela possui um fator de emissão de CO2 200% menor em comparação à gasolina. Com a conversão dos automóveis para etanol, evitou-se, em 2023, a emissão de 539 tCO2e para a atmosfera. Para se ter uma ideia do impacto dessa redução, a cada sete árvores, em média, é possível sequestrar uma tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Ou seja, para neutralizar esta emissão de 539 tCO2e seriam necessárias 3.773 árvores em 20 anos, ou 75.460 árvores em um ano.

A iniciativa de conversão do combustível utilizado de gasolina a etanol começou em 2021 e pretende chegar a 100% da frota movida a álcool até 2025, praticamente neutralizando as emissões de CO2 da frota da JTI Processadora e contribuindo para a agenda de ESG da empresa. “Por exemplo, a equipe de técnicos de Agronomia que atende a região de Sobradinho, no Rio Grande do Sul atualmente opera com uma frota totalmente movida a álcool. De acordo com os dados do setor de Frota da empresa, o consumo de gasolina caiu de 131.660 litros no ano de 2021 para 50.456,39 litros (total) em 2023 – uma redução de 62%. De 2022 a 2023, evitou-se a emissão de 960 toneladas de CO2e.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados.

A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. Neste mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/01/2024 0 Comentários 953 Visualizações
Cidades

Gambá e cinco filhotes são resgatados em área urbana de Dois Irmãos

Por Marina Klein Telles 08/01/2024
Por Marina Klein Telles

Uma inusitada visita surpreendeu uma moradora do Bairro Navegantes, em Dois Irmãos, quando uma gambá e seus cinco filhotes foram encontrados no quiosque de sua residência. O resgate foi realizado com sucesso, após a moradora acionar imediatamente o Departamento de Meio Ambiente.

A visita dos gambás foi descoberta na última terça-feira (3), diante da situação, a moradora preocupada entrou em contato com os profissionais do Departamento de Meio Ambiente, que auxiliaram na remoção dos inquilinos. Os profissionais do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos realizaram o resgate de forma cuidadosa, garantindo a segurança dos animais e da moradora. Após o resgate bem-sucedido, os gambás e seus filhotes foram levados para uma área verde adequada, onde puderam ser soltos em um ambiente mais propício ao seu habitat natural.

Segundo o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Ferro, a ação rápida e eficaz da moradora e do Departamento demonstra a importância da colaboração da comunidade e das instituições responsáveis pelo meio ambiente na preservação da fauna e na promoção do bem-estar animal. “Gambás não oferecem risco para os seres humanos, mas assim como qualquer outro animal podem morder como forma de defesa. Os gambás são mais ativos a noite, quando circulam em busca de alimento, mas também podem ser encontrados durante o dia quando geralmente estão dormindo. As recomendações são evitar que cães se aproximem, pois costumam atacar o animal”, explica Matheus.

Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco na rua ou atropelado, a orientação é que a pessoa entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente através do telefone (51) 3564-8894. “Para evitar a aproximação de gambás em sua residência alguns cuidados podem ser tomados, como evitar acúmulo de lixo orgânico aberto, ração de animais ou frutas a disposição. O gambá é um animal silvestre protegido pela lei federal 9.605/98, é crime matar, perseguir, caçar ou maltratar estes animais. Reforço a necessidade de acionar as autoridades competentes diante de situações similares, visando a segurança tanto dos animais quanto dos moradores”, acrescentou Matheus.

Curiosidades do Gambá-de-orelha-branca

Nome Científico: Didelphis albiventris
Medidas: 80 cm de comprimento e, em média, 2,75 kg.
Habitat e hábitos: Vivem em capoeiras, matas primárias e secundárias, banhados, capões, áreas de lavouras onde existem árvores, chegando até a conviver com o homem, nas cidades e no meio rural. São de hábitos noturnos e crepusculares. Durante o dia, dormem em lugares de pouca luminosidade e secos, como ocos, ninhos de aves, sótãos das casas, etc.
Alimentação: São onívoros e oportunistas, ou sejam podem se adaptar facilmente aos alimentos presentes nos diferentes tipos de ambientes, o que aumenta muito a sua capacidade de sobrevivência. Alguns indivíduos aprendem a comer aves domésticas, chegando a causar prejuízos, em certas ocasiões.
Reprodução: A fêmea adulta tem a bolsa abdominal bem desenvolvida, onde se localizam 13 mamas. Após uma gestação de 12 a 14 dias, parem os filhotes em estado muito atrasado de desenvolvimento.
Curiosidades: Quando irritado ou atingido fisicamente, exala um cheiro forte e desagradável.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/01/2024 0 Comentários 700 Visualizações
Variedades

Arborização consciente envolve alunos da rede municipal de ensino

Por Marcel Vogt 31/10/2023
Por Marcel Vogt

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), em parceria com a RGE, está trabalhando esta semana no projeto Árvore Segura. Esta iniciativa faz parte do Plano de Arborização Consciente e conta com um programa denominado “Plano A”. O programa tem como objetivo envolver as crianças e a comunidade no planejamento do plantio de árvores, levando em consideração aspectos importantes como a posição do sol, a interferência da rede elétrica e a influência de diversos objetos, como floração, frutas ou sombras que as árvores podem proporcionar.

Esta etapa do programa prevê o plantio de 200 árvores, que começou a ser feito na manhã desta segunda-feira (30), pelos alunos da EMEI Estância das Crianças, e EMEI Rincão dos Pequeninos. As mudas foram plantadas na Praça do Parque localizado na rua Cândido Portinari, no bairro Rincão dos Ilhéus.

Nesta terça-feira, 31, será a vez da equipe da RGE dar sequência ao plantio. Já no dia 1º de novembro a escola EMEF Presidente Kennedy participa da atividade. “Esta é uma oportunidade para a garotada se conectar com a natureza, colaborar com a preservação do meio ambiente e desenvolver um senso de responsabilidade para com as gerações futuras”, explica o ambientalista Hoeslen Mauzer da Semapa.

Foto: Divulgação | Fonte: assessoria
31/10/2023 0 Comentários 617 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO