Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Business

Leopoldense RBT recebe certificação Origem Sustentável

Por Jonathan da Silva 19/06/2024
Por Jonathan da Silva

A indústria de produtos químicos para couros RBT recebeu a certificação Origem Sustentável, única da área de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista, concedida em parceria pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A empresa de São Leopoldo foi certificada no nível Prata, para empreendimentos que correspondem a mais de 40% dos indicadores do programa atingidos.

Fundada em 2010 com a fusão da experiência internacional de dois sócios que trabalharam no setor de couros na China, a RBT nasceu voltada para o atendimento do mercado nacional e internacional do segmento de couro. Com uma produção de 450 toneladas de produtos químicos por mês, que abastecem as indústrias de couros do Brasil e países da Europa, América Latina e Ásia, a empresa conquista sua certificação de sustentabilidade em um momento de expansão no mercado. “Nos últimos quatro anos, mais do que dobramos nossa produção”, conta o diretor da RBT, Alexandre Kauer de Freitas.

De acordo com o dirigente, o Origem Sustentável veio para agregar mais uma ferramenta que irá impulsionar o desenvolvimento da RBT. “O mercado nacional, mas especialmente o internacional, possui uma série de exigências que estão contempladas nos indicadores do Programa. Então, com a adequação ao certificado, também estamos criando uma ferramenta para aumentar as nossas exportações”, avalia Freitas, destacando que o programa funcionou como um “guia” para organizar processos que já eram realizados na empresa, mas que não estavam documentados.

Ambiental

Entre seus destaques de sustentabilidade no eixo ambiental, a RBT possui um sistema para reuso da água na lavagem dos reatores utilizados na produção. “Além da diminuição dos custos com água, também preservamos um recurso importante para o meio ambiente e geramos um volume bem menor de efluentes”, avalia Freitas, ressaltando que a economia anual com o sistema chega a mais de R$ 140 mil. “Em 2023, em relação a 2022, tivemos uma redução de 25% no volume de efluentes gerados, número que está em crescimento”, conta o empresário.

Econômica

Na área econômica, o destaque é para o sistema de rastreabilidade da matéria-prima utilizada, já que atualmente a empresa tem 100% dos insumos utilizados rastreados. “Sabemos de onde vem e para onde vai. Isso diminui a incidência de erros e, consequentemente, gera economia para a empresa”, avalia Freitas.

Social

Com 22 colaboradores, a RBT orgulha-se de ter um sistema de trabalho horizontal, no qual “todos têm voz”. Também são realizadas palestras educativas sobre temas variados, confraternizações com os colaboradores, entre outras ações. A empresa trabalha ainda com doações para entidades beneficentes da comunidade e um grupo de escoteiros local.

Futuro

Freitas ressalta que o objetivo da empresa é evoluir dentro do programa Origem Sustentável, eventualmente indo além do nível Prata. “Sempre temos onde melhorar e o programa tem o papel de nos indicar os caminhos, como um guia para mantermos essa evolução”, conclui o empresário.

Fonte: Assintecal/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2024 0 Comentários 486 Visualizações
Cidades

Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos é encerrada com a distribuição de 200 mudas de árvore

Por Jonathan da Silva 12/06/2024
Por Jonathan da Silva

O fechamento da 27ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Dois Irmãos aconteceu no sábado (8) com a tradicional distribuição de mudas de árvore para a comunidade. As 200 mudas reservadas para a ação foram distribuídas em cerca de uma hora e meia. Antes mesmo do horário previsto para o início da atividade, às 9h, uma fila de pessoas já estava presente na Praça do Imigrante para retirar uma muda.

Presente na distribuição das mudas, o chefe do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos, Matheus Pielechovski Ferro, destacou que atualmente já há um censo coletivo da necessidade e urgência de reduzir os impactos ambientais causados pelas ações humanas. “É importante trabalharmos a educação ambiental em todos os níveis e faixas etárias, e sensibilizarmos a da população sobre a importância do consumo sustentável e que preservar o meio ambiente é preservar a vida humana”, enfatizou Pielechovski Ferro. O secretário municipal de Planejamento e Sustentabilidade, João Jordan da Silva, também participou da entrega das mudas acompanhado dos colegas do Meio Ambiente.

As espécies distribuídas no evento foram a quaresmeira-roxa, manduirana, escova-de-garrafa, jabuticabeira, pitangueira, araçá, ipê-amarelo, manacá-da-serra, cerejeira-do-mato, paineira, timbaúva, ipê-branco, jerivá e ipê-roxo.

Cinemagia 3D

A Praça do Imigrante também recebeu no sábado a estrutura do Cinemagia 3D, primeiro cinema 3D itinerante do Brasil com sistema polarizado. Foram exibidas sessões do curta-metragem “O Planeta pede Socorro”. A atração ficou disponível durante a manhã e à tarde, recebendo um público de todas as idades.

Cinemagia 3D esteve em Dois Irmãos

O filme com temática da sustentabilidade aborda três dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente e suas consequências: o aquecimento global, o desmatamento e a alteração dos habitats naturais, e o que pode ser feito para mitigar estes problemas. Durante a semana, estudantes de todas as escolas de Dois Irmãos assistiram ao curta-metragem na estrutura itinerante do Cinemagia 3D.

Fotos: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação | Fonte: Assessoria

12/06/2024 0 Comentários 477 Visualizações
Ensino

Meio ambiente é tema de atividades nas escolas de Picada Café

Por Jonathan da Silva 05/06/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Educação e Cultura de Picada Café, em parceria com as escolas, promoverá durante o mês de junho diversas atividades relacionadas ao meio ambiente junto à comunidade escolar. O objetivo da iniciativa é incentivar e valorizar o protagonismo e as iniciativas individuais e coletivas, auxiliando na formação/qualificação de multiplicadores do conceito lixo zero e suas práticas.

A campanha teve início na segunda-feira (3), quando foram promovidas oficinas com práticas e dinâmicas interativas na perspectiva da proposta Lixo Zero. Na oportunidade, foram realizadas palestras coordenadas pela equipe de Irineu Lasch  para pais/responsáveis e profissionais da educação da EMEIEF Amiguinho no auditório da Escola Décio Martins Costa e palestras para pais/responsáveis e profissionais da educação da Fundação Assistencial e EMEF 25 de Julho no ginásio da EMEF 25 de Julho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2024 0 Comentários 502 Visualizações
Saúde

Hospital Sapiranga investe em ações de compromisso com o meio ambiente

Por Jonathan da Silva 05/06/2024
Por Jonathan da Silva

O Hospital Sapiranga tem investido em ações voltadas ao meio ambiente. Em meio às comemorações de seus 80 anos, a instituição tem realizado iniciativas que buscam ressaltar o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. As ações têm como primórdio reconhecer a importância de práticas ambientalmente responsáveis. Dentre as ações, se destaca o plantio de 80 mudas de árvores, um gesto simbólico do hospital preocupação com o futuro do planeta.

Plantio das mudas

A adoção de práticas sustentáveis, como a gestão eficiente de resíduos, o uso de energia renovável e a redução do consumo de água, contribui para um ambiente mais seguro, saudável e sustentável. Um grande reflexo dessas iniciativas é a significativa economia que as placas fotovoltaicas já estão gerando para o hospital, mas especialmente para o meio ambiente, desde a implantação, em outubro de 2023 até maio de 2024, já economizamos mais de R$ 100 mil, valor esse que já está sendo reinvestido para a melhoria dos nossos serviços e estruturas, além da redução de mais de 180.000 KW”, destaca a diretora executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.

Além disso, como parte do compromisso em reduzir resíduos plásticos, o Hospital Sapiranga distribuiu canecas de inox aos seus colaboradores e pacientes. Nos últimos anos, a instituição também tem intensificado seus esforços no investimento digital, buscando otimizar processos e reduzir o consumo de papel. A transição para processos administrativos e gestão de diagnósticos digitais tem sido uma prioridade, contribuindo para uma operação mais eficiente e ecologicamente sustentável.

Canecas substituem os copos

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2024 1 Comentário 543 Visualizações
Variedades

Dois Irmãos divulga programação da Semana do Meio Ambiente

Por Jonathan da Silva 28/05/2024
Por Jonathan da Silva

Dois Irmãos divulgou a programação da 27ª Semana do Meio Ambiente, que irá de 3 a 8 de junho. Em sintonia com o tema global do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, as atividades serão voltadas ao público infantil e comunidade em geral. A conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da restauração de áreas degradadas será o foco da programação.

Um dos destaques será a exibição do curta-metragem ‘O Planeta pede Socorro’ em todas as escolas do município, de segunda a sexta-feira. No sábado, dia 8, a comunidade em geral também poderá assistir ao filme na Praça do Imigrante, onde também haverá ainda a tradicional distribuição de mudas nativas.

De acordo com o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Ferro, é importante assimilar que os padrões de consumo da sociedade têm relação direta de causa e efeito sobre o meio ambiente. “As mudanças climáticas já são uma realidade perceptível, com sérios riscos à vida humana e à economia”, avalia Ferro.

Programação

  • Segunda-feira, 3 de maio
    14h15min: Apresentação artística ‘Planeta Lixo: Até Quando?’ do grupo de dança Projeto Global, na sede do Projeto Global (evento exclusivo para estudantes)
  • Sábado, 8 de junho
    8h30min às 20h: Apresentação do curta-metragem ‘Cinemagia 3D: O Planeta Pede Socorro’, na Praça do Imigrante
    9h em diante: Distribuição de mais de 200 mudas de espécies nativas, na Praça do Imigrante

Exibição do curta-metragem nas escolas

  • Segunda-feira, 3 de junho
    Local: EMEF Afonso Wolf
    Escolas: EMEF Afonso Wolf, EMEF Professor Carlos Rausch e Bruxinha Faceira
  • Terça-feira, 4 de junho 
    Local: Praça do Imigrante
    Escolas: EEEM 10 de Setembro, EMEI Prof. Clarice Maria Arandt e Colégio Imaculada Conceição
  • Quarta-feira, 5 de junho 
    Local: EMEF Primavera
    Escolas: EMEF Primavera, EMEF Felippe Alfredo Wendling, EMEF 29 de Setembro e EMEF Prof. Matheus Grimm
  • Quinta-feira, 6 de junho 
    Local: EMEF Professor Arno Nienow
    Escolas: Projeto Global, EMEI Heda Alves Nienow e EMEF Professor Paulo Arandt
  • Sexta-feira, 7 de junho
    Local: EMEF Albano Hansen
    Escolas: EMEF Albano Hansen, EMEI Jardim da Alegria, EMEF Dr. Mário Sperb e EEEF João Grewer Filho
Foto: Rudolf Jakkel/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/05/2024 0 Comentários 434 Visualizações
Projetos especiais

Stihl investe R$ 4 milhões em tecnologia de reutilização de água na fábrica de São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 22/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Stihl implementou uma tecnologia para tratamento de recursos hídricos utilizados no processo produtivo da empresa e, consequentemente, na reutilização da água tratada. O projeto “Reúso de Efluente STIHL”, de um investimento de R$ 4 milhões, gerará um reaproveitamento mínimo de 50% de tudo que será tratado. A medida, que será inaugurada no dia 26 em cerimônia na fábrica da Stihl em São Leopoldo, teve o estudo da implementação iniciado em 2019. O principal objetivo da iniciativa é diminuir a dependência do abastecimento público de água potável por parte da empresa, além de promover uma economia de recursos naturais e financeiros.

De acordo com o presidente da Stihl, Cláudio Guenther, o projeto passou por diversas etapas para validação da viabilidade técnica, inclusive com visitas a indústrias do Brasil que já praticam o reúso em seus processos para benchmarking. “O resultado do nosso projeto foi desenvolvido dentro de um modelo de modularidade, que garante facilidade para futuras ampliações de capacidade. A água tratada será potável e abastecerá as etapas do processo produtivo que utilizam grandes volumes de água com qualidade nobre”, ressalta Guenther.

Os resultados esperados com a iniciativa podem ser compreendidos sob três aspectos: ambiental, econômico e social. Ambientalmente, o lançamento de efluentes terá uma redução de 50% a cada ano; o consumo de água potável reduzirá em 32%; e a expectativa de água de reúso de efluentes é de 51.474 m³ por ano. Economicamente, a Stihl reduzirá em R$ 1,1 milhão o custo com água por ano. Socialmente, a medida permite que o sistema público de abastecimento possa priorizar o abastecimento da comunidade atendida, especialmente em períodos de estiagem.

Com base nas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Stihl pretende até 2030: seguir aumentando substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores; modernizar a infraestrutura e reabilitar a indústria para torná-la ainda mais sustentável, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso; e reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima.

Foto: Stihl/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/03/2024 0 Comentários 579 Visualizações
Cidades

Ciclo de Palestras Fepam reuniu mais de 150 analistas ambientais em Gramado

Por Jonathan da Silva 20/03/2024
Por Jonathan da Silva

A 1ª edição do Ciclo de Palestras Fepam foi realizado na semana passada, nos dias 14 e 15, no Expogramado, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A capacitação foi voltada a analistas que atuam no licenciamento ambiental de competência dos municípios, sendo que a serra gaúcha foi a primeira região a receber o evento, promovido com apoio da Prefeitura de Gramado e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O presidente da Fepam, Renato Chagas, participou da cerimônia de abertura do evento. “Estamos retomando esse contato direto, compartilhando a forma como o estado trabalha no licenciamento ambiental, divulgando nossos procedimentos e incentivando o uso do Guia 372 como instrumento para sanar dúvidas”, comentou Chagas. O Promotor de Justiça de Gramado, Max Guazzelli, também esteve presente no evento.

A programação do Ciclo de Palestras contemplou diversos temas como os painéis que trataram de manejo de vegetação nativa, fiscalização, resíduos sólidos e licenciamento de atividades agrossilvipastorais, além de pautas como mineração, licenciamento ambiental, atividades industriais, parcelamento do solo e áreas de lazer. Ao todo mais de 150 profissionais de diversos municípios da serra participaram das atividades. “A comunicação entre os órgãos ambientais é muito importante para a fluidez dos processos. Foi uma grande oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e troca de informações e experiências entre profissionais de diferentes áreas”, destacou Karen Núbia Oliveira, secretária Adjunta de Meio Ambiente de Gramado.

Mais de 150 profissionais de municípios da serra participaram do ciclo

Fotos: Ascom/PMG/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/03/2024 0 Comentários 478 Visualizações
Cidades

Gramado promove visitas de orientação a estabelecimentos sobre Lei das Sacolas Plásticas

Por Jonathan da Silva 18/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado está realizando um trabalho educativo para conscientizar empresas e empresários sobre a Lei Municipal nº 3808, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em Gramado. Colaboradores da Secretaria foram divididos em equipes de trabalho e, desde janeiro deste ano, estão visitando todos os estabelecimentos comerciais do município para esclarecer dúvidas da população sobre a referida lei e educar sobre as medidas que entrarão em vigor a partir de 19 de março, próxima terça-feira.

De acordo com a secretaria, o objetivo da criação da lei é conscientizar a população sobre o consumo excessivo de plástico. Com isto, a lei proíbe a distribuição gratuita das sacolas plásticas de qualquer natureza, inclusive as biodegradáveis. Todavia, os comerciantes ainda poderão oferecê-las mediante pagamento dos clientes.

Estabelecimentos de Gramado recebem orientações sobre a nova lei

O preço da sacola precisará ser especificado na nota fiscal. O valor não é tabelado, ficará a critério do empresário. A lei prevê, em seu artigo 2º, inciso II, que o estabelecimento poderá oferecer outros tipos de embalagens, como sacos de papel, caixas de papelão, ecobags ou embalagens mais resistentes e duradouras.

A lei não se aplica às embalagens originais das mercadorias, às embalagens de produtos alimentícios vendidos a granel e às embalagens de produtos alimentícios que vertam líquidos. “A Secretaria de Meio Ambiente está promovendo uma lei muito cautelosa, onde a população precisa ser educada e orientada sobre como agir e quais as melhores soluções. Por isso, estamos visitando os estabelecimentos para conversar com a população e oferecer orientação. Além disso, estamos distribuindo material educativo, para que todos compreendam a relevância deste cuidado com nossa cidade, estado e planeta”, comenta a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/03/2024 0 Comentários 625 Visualizações
Projetos especiais

Escolas já podem se preparar para concurso que define slogan da Agenda Ambiental Cisvale 2030

Por Jonathan da Silva 11/03/2024
Por Jonathan da Silva

Escolas municipais, estaduais e particulares do Vale do Rio Pardo já podem mobilizar seus alunos para o Concurso Cultural de escolha do Slogan da Agenda Ambiental Cisvale 2030. O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deu a largada para a atividade na sexta-feira (8), com a publicação do edital com as regras do concurso. Cada escola realiza sua seleção individual e indica um slogan para ser submetido à banca examinadora, formada por jornalistas e comunicadores da região.

De acordo com o presidente do Cisvale, Gilson Becker, a intenção é iniciar o ano letivo com uma grande mobilização nas escolas. “O ambiente escolar é propício para a formação da consciência ambiental. É pelas crianças que os adultos modificam velhos hábitos, como a própria separação do lixo, que em muitas casas ainda é uma atividade desconhecida”, comenta Becker. Segundo ele, abrir o ano de atividades da Agenda Ambiental Cisvale 2030 nas escolas eleva o tom do projeto na sociedade.

Becker avalia ainda a importância das parcerias. Neste projeto, a Cooperativa Sicredi e o Radson Diagnóstico por Imagem são parceiros do Cisvale. “Com a entrada da iniciativa privada a gente consegue dar mais corpo para as ações. Publicizá-las e ampliar ainda mais o nosso raio de atuação. A gente agradece a estes parceiros que acreditam na proposta de preservação ambiental e seguem ao nosso lado”, destaca o presidente.

O edital do concurso está disponível no site do Cisvale (www.cisvalerp.com.br) e contém as regras que precisam ser observadas pelas escolas na participação. Já as inscrições propriamente ditas iniciam a partir da próxima sexta-feira, 15 de março, e encerram em 15 de abril. De acordo com a diretora executiva do Consórcio, Léa Vargas, além da publicação do edital, que oferta transparência ao projeto, a Comissão Especial, que acompanha a ação, decidiu por regionalizar a banca examinadora. “Convidamos todos os veículos de comunicação da região para que juntos, nos ajudem nesta tarefa de escolher qual será o Slogan da nossa agenda ambiental. Queremos uma grande participação e um envolvimento de toda a nossa comunidade”, reforça Léa.

A partir de agora, as escolas já podem dar início ao processo de criação e seleção do slogan. A partir de então, a banca formada por comunicadores do Vale do Rio Pardo escolherá a melhor criação, que será premiada em uma cerimônia no dia 3 de maio, no Cisvale, em Santa Cruz do Sul. “Aguardamos com grande expectativa a adesão das escolas e as criações dos nossos alunos. O ano está só começando e a nossa programação prevê uma série de atividades ainda em 2024”, complementa a diretora executiva.

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2024 0 Comentários 616 Visualizações
Cidades

Secretaria de Meio Ambiente de Gramado leva animais silvestres a seus habitats naturais

Por Jonathan da Silva 11/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado realizou durante a semana passada o resgate de dois animais silvestres em Porto Alegre, bem como a reintrodução deles em seus habitats naturais. Uma ave tiriba-de-testa-vermelha foi solta em Gramado e uma fêmea de macaco-prego foi entregue à região do Banhado Grande, em Canela.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Gramado foram a Porto Alegre, no Preservas (Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS), para buscar apoio no tratamento de um animal silvestre que foi resgatado ferido. Na oportunidade, a secretaria efetuou também o resgate de uma ave tiriba-de-testa-vermelha e de uma fêmea de macaco-prego, que foram reabilitadas na própria instituição e já se encontravam aptas a voltar para a natureza em seus municípios de origem.

A equipe da secretaria realizou então o transporte e promoveu a soltura dos animais. A tiriba-de-testa-vermelha foi reintroduzida no seu habitat em Gramado, onde havia sido resgatada. Já a fêmea de macaco-prego foi solta na região do Banhado Grande, em Canela, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município. “A reintegração da fauna silvestre no ambiente natural, que é a devolução de animais à natureza, é de suma importância para reforçar as populações existentes. Além disso, todo animal tem seu papel nos processos ecológicos e contribuem para a manutenção da estrutura e diversidade local”, explica a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.

Tiriba-de-testa-vermelha
Macaco-prego
Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/03/2024 1 Comentário 616 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO