Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Saúde

Novo Hamburgo faz manutenção para preservar flora e fauna nativas do Parcão

Por Marcel Vogt 19/10/2023
Por Marcel Vogt

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo está realizando nesta semana manutenção para preservar flora e fauna nativas do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. Algumas árvores invasoras estão sendo retiradas, pois impedem que a flora e a fauna nativa prosperem no local. “Esta é uma ação rotineira, mas estamos intensificando neste momento justamente para aproveitar a primavera e chegada do verão, que são estações que possibilitam uma melhor recuperação da vegetação e fauna típica do parque”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura.

A ação também visa manter uma faixa de 1 a 1,5 metros entre o limite da cerca e a vegetação, para facilitar a circulação no Parque e permitir a realização de ações, incluindo um possível combate a incêndio. Esta faixa pode ser ainda maior em alguns pontos e também garante um maior controle do parque. “Esta ação possibilita inclusive maior segurança para quem utiliza o passeio público junto à cerca”, reforça o secretário.

Todo o processo, incluindo a supressão de exemplares invasores ou até nativa quando necessária, é acompanhado pela equipe de arborização, formada por dois engenheiros agrônomos, um biólogo e um técnico florestal, que monitoram constantemente o serviço que está sendo efetuado, dentro da mais correta técnica. A ação conta com o apoio da RGE na vegetação que atinge a rede elétrica na parte externa do parque.

O número total de árvores que precisarão ser suprimidas ainda não está contabilizado, pois a ação ainda está em andamento, mas será uma quantidade muito pequena e a menor possível em relação aos 54 hectares de vegetação preservada do Parcão. “Temos muito carinho por este verdadeiro pulmão verde na área urbana de nossa cidade. É uma área de interesse ecológico relevante e vamos fazer de tudo para mantê-la saudável”, completa o secretário, destacando a biodiversidade presente no local, inclusive a presença de nascentes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/10/2023 0 Comentários 555 Visualizações
Projetos especiais

Secretaria de Meio Ambiente vai distribuir ecobags à população

Por Marcel Vogt 05/10/2023
Por Marcel Vogt

Se, de um lado, as sacolinhas plásticas são uma facilidade para transportar as compras realizadas em feiras e supermercados, por outro, constituem um grave problema ambiental. Felizmente, existem soluções. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de adquirir mil ecobags para distribuição entre os montenegrinos.

O secretário Ronei Cavalheiro e sua equipe apresentaram o modelo ao prefeito Gustavo Zanatta nesta semana. Segundo o titular da SMAM, a ideia é iniciar um movimento para que as pessoas comecem a levar as ecobags na hora de fazer suas compras, tornando desnecessário o uso das embalagens plásticas.

O modelo adquirido pelo Município é produzido com material reciclável. Cada sacola tem como matéria-prima cinco garrafas PET, cujo descarte inadequado constitui outro grave problema ambiental. “O ganho para a sociedade é duplo, pois as garrafas PET, que normalmente são jogadas fora, acabam tendo uma nova utilidade e ainda se reduz o uso do plástico das sacolinhas”, explica Ronei.

Estudos mostram que os diferentes tipos de plástico levam de 200 a 600 anos para se decompor na natureza. “Esse processo é extremamente danoso ao meio ambiente, por conta da geração de microplásticos, que afetam a cadeia alimentar de todos os seres vivos”, reforça o secretário. Os animais confundem os resíduos com alimentos e morrem asfixiados.

O prefeito Gustavo Zanatta saudou a iniciativa, lembrando que todas as ações que tenham como meta a preservação ambiental são muito importantes. “Precisamos despertar a consciência coletiva da população quanto à destinação correta dos resíduos e à utilização de produtos feitos a partir da reciclagem”, ressalta.

As ecobags serão distribuídas nos eventos realizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Também podem ser retiradas diretamente na SMAM, situada na Rua Cel. Apolinário de Moraes, 1705, 3° andar (atrás do Hospital Montenegro).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/10/2023 0 Comentários 561 Visualizações
Variedades

Retomada pós-enchente no Vale do Taquari une órgãos estaduais

Por Marina Klein Telles 04/10/2023
Por Marina Klein Telles

Há um mês, o Rio Grande do Sul foi atingido pelo que veio a ser a maior catástrofe natural dos últimos 40 anos. Desde 4 de setembro, o governo do Estado atuou para mitigar os efeitos das enchentes que assolaram 107 municípios gaúchos, mobilizando centenas de servidores para trabalhar no resgate das pessoas atingidas e iniciar a reconstrução. De imediato a estrutura do governo concentrou seus esforços no Vale do Taquari.

Para agilizar as respostas e decisões importantes que precisavam ser tomadas com presteza, o Estado montou um gabinete de crise e uma força-tarefa na sede da prefeitura de Encantado, situada entre as duas cidades mais gravemente afetadas, Muçum e Roca Sales. Nesse local, o vice-governador Gabriel Souza, com apoio da Casa Militar/Defesa Civil Estadual, liderou o trabalho das forças de segurança e das secretarias de Assistência Social (SAS), de Comunicação (Secom), de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), da Educação (Seduc), de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e de Obras Públicas (SOP). Os profissionais se dedicaram para atender prontamente as localidades afetadas, com foco na assistência emergencial e na garantia do atendimento das necessidades mais urgentes.

Com o envolvimento das secretarias, apurou-se a situação dos locais escolhidos para abrigar quem precisasse e das casas atingidas pelas águas. A partir dos dados levantados, o governo pôde trabalhar na qualificação dos abrigos, para dar dignidade à população que fazia uso, e determinar a real dimensão dos estragos provocados, apoiando os projetos de construção de moradias temporárias.

A retomada também foi apoiada por meio de parcerias com organizações privadas para desenvolver projetos em prol da população desabrigada e desalojada. Essa cooperação entre os setores público e privado demonstrou a importância da solidariedade e união durante momentos de crise.

Além disso, com vistas a garantir a transparência na gestão de doações recebidas, o governo criou uma conta bancária com administração compartilhada entre Poder Público e entidades privadas. Dessa forma, foi assegurado que as doações em dinheiro via pix fossem direcionadas de maneira eficaz e transparente, beneficiando quem realmente precisa.

O detalhamento das ações desenvolvidas pelos diversos órgãos públicos e parceiros privados destaca os esforços conjuntos com o intuito de aliviar o sofrimento das comunidades afetadas e abreviar o início do processo de retomada. Por meio destas atitudes, o governo buscou auxiliar seus cidadãos em um momento tão difícil e delicado, demonstrando que, juntos, as adversidades mais desafiadoras podem ser superadas.

Foto: Gustavo Mansur/divulgação | Fonte: Assessoria
04/10/2023 0 Comentários 1,3K Visualizações
Ensino

Secretaria de Meio Ambiente faz trilha ecológica com alunos da Pedro João Müller

Por Marcel Vogt 10/08/2023
Por Marcel Vogt

Observar espécies, aprender sobre a flora, a fauna e a importância da arborização urbana. Esses foram alguns dos temas trabalhados com estudantes da EMEF Pedro João Müller, da cidade de montengro, durante uma trilha ecológica, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta terça-feira (8). A área, nos fundos da escola da localidade de Costa da Serra, é de preservação permanente (APP), pois conta com nascente e riacho.

Os alunos foram acompanhados pelo secretário Ronei Cavalheiro e pela chefe do Serviço de Educação Ambiental, Joana Santos, além da diretora Janice Becker Koch e da vice-diretora Angelita Lopes de Moura. O passeio mostrou as diferentes espécies de plantas e a importância do equilíbrio da natureza. O contato direto com a natureza despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, contribuindo para uma conscientização ambiental desde cedo.

A visita à trilha ecológica deixou uma experiência enriquecedora para os estudantes, que agora têm uma visão mais ampla sobre o ecossistema local e a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, principalmente as nascentes. “Espera-se que esses jovens se tornem agentes multiplicadores, compartilhando os conhecimentos adquiridos e inspirando outras pessoas a adotarem práticas sustentáveis em suas comunidades”, ressaltou o secretário Ronei.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/08/2023 0 Comentários 523 Visualizações
Projetos especiais

Braskem, Antilhas e Solví criam embalagem 100% reciclável

Por Marina Klein Telles 03/08/2023
Por Marina Klein Telles

A Braskem, comprometida cada vez mais com o fortalecimento e concretização da economia circular, junto com a Antilhas, especialista em inovações e soluções em embalagens, e a Solví, referência em tratamento, destinação e valorização de resíduos, desenvolveram uma embalagem 100% reciclável stand-up pouch monomaterial com capacidade para armazenar 2 kg do fertilizante orgânico da Organosolví – empresa do Grupo Solví. A embalagem, desenvolvida no Cazoolo – Lab de Design para Embalagens Circulares da Braskem –, é produzida com polietileno (PE) e ainda conta com resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew, oriunda de logística reversa de embalagens flexíveis, em sua composição.

A solução será utilizada pela Organosolví, que produz fertilizantes orgânicos a partir da compostagem de resíduos e subprodutos orgânicos da agroindústria. Baseado nos conceitos de economia regenerativa, o fertilizante contribui para a recuperação dos sistemas naturais do solo, proporcionando uma nutrição segura para cultivo doméstico de plantas, flores e frutas, além de trazer benefícios para a saúde e bem-estar de quem o utiliza. Agora, este produto orgânico e sustentável, já utilizado por grandes produtores de alimentos, está disponível também para todos os consumidores em diversos Garden centers e lojas de plantio em todo o Brasil.

“Tudo começou quando a Organosolví, que já oferecia ao mercado um fertilizante orgânico obtido de forma 100% circular, decidiu levá-lo para o consumidor final, lançando o 1° produto de gondola do Grupo Solví para o varejo. Porém, um grande desafio foi encontrar no mercado uma embalagem que fosse coerente com o produto e valores do Grupo, ou seja, circular por design. Foi quando, o time de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Solví, ao olhar para o ecossistema de inovação, encontrou parceiros que aceitaram o desafio de co-construir algo totalmente novo” relata Ariane Mayer, head de inovação aberta e sustentabilidade do Grupo Solví. “Assim, a embalagem nasceu como uma sequência natural do portifólio sustentável das empresas envolvidas”, complementa.

A embalagem contém em sua composição 57% de PCR Wenew, produto que faz parte do portfólio da Braskem de soluções com conteúdo reciclado. A utilização do PCR na composição da embalagem permite evitar uma média equivalente de 25% de emissões de CO2, em comparação a uma produzida com matéria-prima (PE) virgem.

“Ao investir em parcerias como essa, que envolve desde a concepção da embalagem do produto até sua destinação adequada, a Braskem contribui para impulsionar todos os elos da cadeia rumo à economia circular. A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia e estamos muito satisfeitos em encontrar parceiros que compartilham desses mesmos valores, que possibilitam a criação de soluções inovadoras”, explica Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.

“Estamos focados em garantir que a circularidade possa ser praticada na gestão de resíduos, ampliando a oferta de negócios voltados para recuperação de recursos e regeneração dos ecossistemas, como a logística reversa de resíduos pós-consumo, unidades de triagem e a compostagem. Com seu primeiro produto de gôndola, a Organosolví, de maneira pioneira no Grupo, estende a nossa excelência ao consumidor final, oferecendo um produto orgânico e sustentável” afirma Celso Pedroso, CEO do Grupo Solví. “E contamos com parcerias como esta, para continuarmos perpetuando nosso propósito de oferecer soluções para a vida” complementa.

A embalagem stand-up pouch foi produzida pela Antilhas. As artes foram impressas com tinta Gelflex Electron Beam, tecnologia exclusiva da empresa, em que é possível se obter uma redução de 50% no consumo de energia e de 95% em emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC’s). “Estamos orgulhosos em lançar nosso novo produto, resultado de um projeto colaborativo. Ampliamos nosso portfólio com uma embalagem que vai além de sua função principal. A Antilhas sempre se dedicou ao desenvolvimento de inovações e tecnologias para embalagens, e o stand-up pouch PCR, uma embalagem monomaterial 100% Polietileno (PE), é mais um passo nessa direção” disse, Carlos Hugo Caramelo, gerente técnico comercial da Antilhas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/08/2023 0 Comentários 586 Visualizações
Variedades

Gincana escolar promovida pela Plastiweber arrecada 2.974 quilos de plástico para reciclagem

Por Marcel Vogt 20/07/2023
Por Marcel Vogt

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, promoveu a Gincana do Mês do Meio Ambiente entre escolas do Rio Grande do Sul, que arrecadou 2.974 quilos de plástico para reciclagem no mês de junho. A Escola Municipal de Educação Infantil Escadinhas do Saber, do município de Feliz, venceu a competição e ganhou um prêmio de R$ 300,00.

Os resíduos que geramos têm grande potencial econômico, social e ambiental.

Ao todo, foram 52 colégios participantes, que tiveram pontos distribuídos de acordo com as diferentes atividades propostas: a participação das escolas em uma live especial no Dia do Meio Ambiente; a divulgação das ações ambientais desenvolvidas pelas instituições nas redes sociais; a destinação de resíduos para beneficiamento; e a inscrição de estudantes no concurso “Influenciador do Bem”, também viabilizado pela Plastiweber.

A gincana contou com a participação de integrantes do projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. O projeto da Plastiweber conta, atualmente, com 96 colégios participantes, em 24 municípios, e já reintegrou à cadeia produtiva mais de 70 mil quilos de plástico, alcançando mais de 30 mil alunos.

“Ações como a Gincana do Mês do Meio Ambiente são fundamentais para que, de forma leve, as crianças e adolescentes percebam, desde cedo, que os resíduos que geramos têm grande potencial econômico, social e ambiental, e podem ser reintegrados na cadeia. É preciso que as novas gerações tenham consciência que as ações individuais fazem uma grande diferença coletiva. Estamos trabalhando por uma mudança de mentalidade para as gerações futuras” destaca o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/07/2023 0 Comentários 736 Visualizações
Ensino

Lixo zero: Sinodal Prado reduz em 90% o encaminhamento de resíduos para aterros sanitários

Por Marina Klein Telles 05/07/2023
Por Marina Klein Telles

Atento às discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, o Colégio Sinodal Prado, localizado no Prado Bairro-Cidade, em Gravataí, iniciou, neste ano, o projeto Sinodal Sustentável. O programa, que tem como slogan “Sem lixo, sem desperdício”, já resultou em uma redução de cerca de 90% no encaminhamento de resíduos para aterros sanitários.

O trabalho de conscientização começou nas salas de aula: durante uma semana, os alunos armazenaram todos os resíduos secos produzidos. Na sequência, eles foram convidados a separar, classificar e pesquisar como esses materiais poderiam ser reduzidos, reutilizados ou mesmo reciclados. Dessa forma, a instituição passou de uma tonelada para 100 quilos de resíduos encaminhados para aterros sanitários. Para os materiais orgânicos, a escola criou uma composteira e um minhocário.

A iniciativa também servirá de base para implantação em outras escolas e instituições da rede pública de Gravataí. Além disso, propostas semelhantes serão futuramente implementadas pela administração do Prado Bairro-Cidade e do Condomínio Los Álamos, que fica localizado a menos de 200 metros da instituição de ensino.

Além do cuidado com os resíduos, o colégio também investiu na instalação de cisternas para reaproveitamento de água da chuva, o que possibilita uma economia de 60% no consumo de água. Para produção de energia local, foram colocados 271 painéis de energia fotovoltaica.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/07/2023 0 Comentários 585 Visualizações
Variedades

Hospital Moinhos de Vento promove passeio ciclístico

Por Marcel Vogt 22/06/2023
Por Marcel Vogt

Cerca de 700 participantes são aguardados para a 3ª edição do Passeio Ciclístico promovido pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. A atividade marca as comemorações pelo mês do Meio Ambiente e ocorre no próximo sábado (24), com largada às 10h, do Parque Moinhos de Vento (Parcão). O percurso de 12 quilômetros passará pela Goethe, Vasco da Gama, Sarmento Leite, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Ipiranga e Silva Só, com chegada no Parcão.

Segundo o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes, o evento traduz o propósito da instituição, que é cuidar das pessoas. “Promovemos uma cultura de gestão ambiental forte, com iniciativas previstas ao longo de todo o ano. E conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente é reforçar a importância do cuidado consigo mesmo, cuidando do nosso planeta e da nossa saúde”, observa o gestor.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição. “Estamos promovendo este passeio com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo. Além de trazer benefícios para a saúde física e mental, a bicicleta também desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa. Com essa iniciativa, buscamos deixar um legado de boas práticas em termos de saúde e preservação ambiental para a cidade de Porto Alegre”, destaca o coordenador de Meio Ambiente do Hospital Moinhos de Vento, Rogério Almeida.

A atividade tem o apoio do PedAlegre Clube de Ciclismo, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar.

Serviço

O que: 3º Passeio Ciclístico
Quando: sábado, 24 de junho. Concentração a partir das 10h, com largada às 10h30
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Quanto: Evento gratuito

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2023 0 Comentários 606 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo passa a ter coleta seletiva em todos os bairros

Por Marcel Vogt 09/06/2023
Por Marcel Vogt

Em 2022, Novo Hamburgo dispôs cerca de 51 mil toneladas de resíduos no aterro sanitário em Minas do Leão. O montante, além do custo financeiro para o município, contribui para a poluição ambiental. Essa quantidade pode reduzir se cada indivíduo, empresa e instituição separar os materiais que serão descartados. Conforme anunciado na segunda-feira (5), data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a coleta seletiva passa a atender todos os bairros da cidade.

É preciso disseminar a importância sobre a preservação dos recursos naturais e a adoção de práticas sustentáveis em nosso dia a dia.

Autor do requerimento, Raizer destacou a importância da preservação e conscientização ambiental. “Diante dos desafios que enfrentamos em relação ao meio ambiente, é fundamental compreendermos a urgência de agir de forma efetiva para garantir o progresso sustentável. Dados e estatísticas nos mostram a gravidade do aquecimento global, do desmatamento desenfreado, da poluição do ar e de outros problemas. É preciso disseminar a importância sobre a preservação dos recursos naturais e a adoção de práticas sustentáveis em nosso dia a dia”, afirmou o vereador, lembrando que a preservação está diretamente ligada à qualidade de vida da população.

Ao ocupar a tribuna, Fontoura falou sobre a expansão do sistema de coleta seletiva de resíduos para 100% do município, após a inclusão dos bairros que não possuíam o serviço: Alpes do Vale, Diehl, Roselândia, São Jorge e São José.

O secretário, que destacou a apresentação na Câmara como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, mencionou a presença em plenário de catadores das cooperativas Univale e Coolabore, responsáveis pela separação e coleta dos materiais recicláveis, e de representante da empresa para onde são levados os itens orgânicos, para explicar ao público como eles podem ser depositados de maneira sustentável. “Novo Hamburgo não manda seu lixo para um aterro. Envia para um local onde há uma destinação ambientalmente correta e onde há um beneficiamento desse resíduo.”

Engenheira ambiental e consultora comercial da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Luiza Lamb, explicou o funcionamento do aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, uma obra de engenharia projetada, construída e operada para que nenhum subproduto da decomposição dos resíduos polua os rios, os lençóis freáticos e o ar. “Nosso aterro conta com todo um sistema de coleta e drenagem de gases e de líquidos. O chorume é direcionado para a nossa estação de tratamento de efluentes, e o gás, composto majoritariamente por metano, é encaminhado para a biotérmica, onde é gerada energia elétrica.” Ao final da explicação, apresentou um vídeo institucional da empresa.

“Em 2022, Novo Hamburgo dispôs 51 mil toneladas em Minas do Leão. Isso equivale a 560 gramas de resíduo por habitante/dia. É o resíduo que cada um de vocês gera por dia. Como vocês puderam ver, a empresa valoriza o resíduo com responsabilidade e segurança. Mas existe algo que nem a empresa nem o município podem fazer, que é o papel de cada um de nós. A nossa responsabilidade como consumidores começa lá na prateleira quando a gente escolhe comprar um produto, mas ela não acaba quando a gente coloca o saquinho de lixo lá no contêiner. A nossa responsabilidade acompanha todo o ciclo de vida do produto. Mas será que nós estamos assumindo essa responsabilidade?”, questionou, pedindo para que todos passem a separar os materiais.

Fala dos vereadores

Uma categoria que precisa ser visibilizada porque eles verdadeiramente cumprem o papel de agente social e ambiental.

Enio Brizola (PT) iniciou saudando os cooperativados pelo Dia Nacional dos Catadores de Recicláveis, comemorado no dia 7 de junho. “Uma categoria que precisa ser visibilizada porque eles verdadeiramente cumprem o papel de agente social e ambiental. Ser catador é uma profissão. Não é uma tarefa secundária, é uma tarefa nobre.” Apontou ainda a conquista pelo pagamento dos serviços públicos prestados à comunidade hamburguense e do prêmio de cidade sustentável, por meio do programa Catavida.

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) falou sobre a visita realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara à sede da CRVR em junho do ano passado. O vereador confirmou as informações da engenheira ambiental sobre a qualidade dos serviços prestados no aterro em Minas do Leão. “Novo Hamburgo destina cerca de R$ 2 milhões por mês entre coleta, transbordo e o depósito final. São valores que podemos diminuir, se reduzirmos a carga a ser destinada para lá. Então, precisamos trabalhar intensamente na educação, porque precisamos nos preocupar cada vez mais com isso.”

Por fim, Luiza Lamb informou que a empresa conta com o programa Portas Abertas e convidou a todos que tenham interesse em conhecer as unidades da CRVR a agendar uma visita por meio do site da companhia.

Confira o roteiro da coleta seletiva.

Foto: Jaime Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2023 0 Comentários 719 Visualizações
Variedades

Dois Irmãos promove distribuição de mudas e passeio de trenzinho até usina de reciclagem

Por Marcel Vogt 09/06/2023
Por Marcel Vogt

Dentro da programação da 26ª Semana do Meio Ambiente, neste sábado, 10, na Praça do Imigrante (na Avenida 25 de Julho), ocorre a distribuição de mudas de árvores nativas e visita na Usina de Reciclagem, cidade de Dois Irmãos

A tradicional distribuição de mudas, realizada há 26 anos pelo Município, começa às 9h e vai até as 11h. Também serão distribuídas sacolas ecológicas, estampadas com a frase vencedora do concurso, promovido pela comissão organizadora da 26ª Semana do Meio Ambiente, que desafiou os munícipes a lembrar e escrever sobre a preservação do Bioma Mata Atlântica.

Já a visita na Usina de Reciclagem, será feita pelo segundo ano consecutivo, devido à grande procura no ano passado. Nesta edição serão duas viagens com o trenzinho, uma às 8h e outra às 10h. Para participar do passeio é necessário realizar inscrição no Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 3564-8894 ou pelo WhatsApp (51) 9 9750-3505.

O evento é aberto ao público e gratuito.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2023 0 Comentários 556 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO