A Prefeitura de Estância Velha realizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (24), definindo as propostas prioritárias que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde, prevista para ocorrer entre janeiro e abril de 2027. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 100 participantes, entre servidores efetivos e terceirizados da área da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da comunidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, teve como objetivo debater diretrizes para orientar as políticas públicas do setor nos próximos anos.
A abertura da conferência contou com a presença do prefeito Diego Francisco (PSD), do secretário municipal da Saúde, Yuri Campos, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Gonçalves. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a programação promoveu discussões sobre os desafios da saúde pública e a elaboração de propostas para o fortalecimento do sistema.
Prioridades aprovadas
Durante os debates, os participantes aprovaram propostas distribuídas em diferentes eixos temáticos. Entre as prioridades definidas estão o fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde e a retomada dos conselhos locais de saúde, no eixo Democracia e Participação Social; a ampliação da agilidade no acesso a consultas e exames especializados de média complexidade, no eixo Financiamento; e o fortalecimento da Vigilância em Saúde para o monitoramento contínuo de riscos ambientais e climáticos, no eixo Emergências Climáticas.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Yuri Campos, a conferência tem papel importante na definição das políticas públicas do setor. “A Conferência serve para traçar os rumos da saúde nos próximos anos com a participação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população e dos usuários do sistema”, destacou o titular da pasta.
Objetivos da conferência
De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde e integrante da organização do evento, Marina Fadrique, a programação contemplou discussões voltadas ao fortalecimento do SUS e à qualificação dos serviços oferecidos à comunidade.
Entre os objetivos da conferência estiveram a reafirmação dos princípios do SUS, como universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social; o fortalecimento do controle social nas decisões relacionadas à saúde; a avaliação do cenário da saúde pública municipal; e a elaboração de propostas para subsidiar planos e políticas públicas do setor.
Palestra integrou a programação
A programação também contou com palestra da secretária de Saúde de Cachoeira do Sul, Camila Nunes Barreto. Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Camila é especialista em Gestão de Políticas Públicas de DST e em Saúde Coletiva.

