Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Variedades

Intral apresenta novas tecnologias na Eletric Move Brasil, em Caxias do Sul

Por Jonathan da Silva 08/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Intral, empresa de Caxias do Sul, está participando da Eletric Move Brasil 2024, evento que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, também no município da serra gaúcha. Durante o evento, a Intral está apresentando, no estande 17 do Espaço Energias Sustentáveis e Conhecimento, uma estação de recarga veicular chamada Wallbox. A feira reúne empresas e profissionais do setor de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis, consolidando-se como a maior do segmento no sul do Brasil.

O equipamento de recarga foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A estação de recarga em corrente alternada (AC) possui potência máxima de 22 kW e entrada de 220V, com cabo conector Tipo 2 e proteção IP65. De acordo com a empresa, o produto é compatível com o protocolo de comunicação OCPP 1.6 e suporta corrente de até 32A, sendo adequado para uso residencial e comercial.

A tecnologia do Wallbox, apesar de ter menor potência que as estações de recarga em corrente contínua (CC), é destacada pela portabilidade e custo mais acessível, oferecendo uma opção prática para consumidores que desejam adotar soluções sustentáveis de mobilidade elétrica.

Além do Wallbox, a Intral está apresentando o projeto de um aerogerador nacional, ainda em fase de desenvolvimento, que será destinado tanto para uso doméstico quanto comercial. O aerogerador foi idealizado para atender demandas energéticas de pequenas aplicações urbanas e rurais, aproveitando a energia eólica de maneira acessível. “A tecnologia está sendo pensada para integrar tanto ambientes residenciais quanto pequenos negócios, reduzindo a dependência da rede elétrica tradicional e oferecendo uma alternativa de energia limpa e renovável”, afirma o diretor comercial e de marketing da Intral, Ronaldo Malesza.

A empresa, que se aproxima de seu 75º aniversário em janeiro de 2025, busca reforçar seu compromisso com inovação e sustentabilidade. Recentemente, a Intral firmou uma parceria com o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Essa colaboração busca intensificar atividades de pesquisa e desenvolvimento, com foco em soluções sustentáveis para iluminação e mobilidade elétrica. Segundo Malesza, a parceria com a UCS potencializa a criação de novos produtos e modelos de negócio, mantendo a Intral na liderança tecnológica do setor.

A participação da Intral na Eletric Move Brasil 2024 é vista como mais um passo na estratégia da empresa para se posicionar como uma referência em soluções tecnológicas e sustentáveis, fortalecendo suas relações com o mercado e o meio acadêmico.

Fotos: Intral/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/11/2024 0 Comentários 495 Visualizações
Business

Evento Diálogos da MEI em Porto Alegre discute caminhos para a indústria verde e resiliente

Por Jonathan da Silva 07/11/2024
Por Jonathan da Silva

O evento Diálogos da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação reuniu lideranças na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) nesta quarta-feira (6), em Porto Alegre, para debater estratégias de transição da indústria para modelos sustentáveis e resilientes. Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Fiergs, o encontro abordou o tema “Construção de uma Indústria Verde e Resiliente”.

O diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiergs, Marcus Coester, destacou o papel do evento como “um fórum empresarial com o desafio imenso de trazer conhecimento e valor agregado para dentro de nossas empresas”. Já o superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork, explicou que a escolha do Rio Grande do Sul para a retomada presencial do evento após as enchentes busca dialogar sobre medidas que possam minimizar catástrofes climáticas. Bork ressaltou a importância de decisões que contemplem aspectos culturais, tecnológicos, ambientais e sociais. “Essa é nossa principal missão: o que deixar para as próximas gerações”, salientou o superintendente.

Durante o painel sobre oportunidades da transição energética no Brasil, o coordenador da MEI e vice-presidente da Siemens Energy Brasil, André Clark, reforçou que a discussão climática deixou de ser um tema exclusivamente ambiental e se tornou político. Clark destacou o Brasil como uma potência em alternativas energéticas e apontou a transição energética como um campo de grande potencial econômico.

Clark também apresentou a MEI, movimento coordenado pela CNI desde 2008 que visa disseminar a inovação entre empresas brasileiras e fortalecer políticas públicas em ciência e tecnologia. A MEI conta com mais de 500 empresas, apoiando iniciativas como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento contou com dois painéis. No primeiro, intitulado “Inovação sustentável como vetor de competitividade”, participaram o diretor de operações da Marcopolo, Luciano Resner, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Tupy, André Ferrarese, e o executivo de inovação de emissões zero da Embraer, Vinicius Di Nucci Pereira. Resner citou as iniciativas da Marcopolo, como a operação de ônibus elétricos em Porto Alegre e a produção de veículos movidos a bioetano e hidrogênio verde.

No segundo painel, “Como o ecossistema de inovação pode apoiar a jornada das empresas rumo à economia verde”, a presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Daniela Eckert, e outros especialistas abordaram o papel de centros de inovação no apoio às empresas. O painel foi mediado por pelo também coordenador do Citec, Marcus Coester.

Foto: Dudu Leal/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/11/2024 0 Comentários 392 Visualizações
Projetos especiais

Barco Escola Peixe Dourado inicia trajeto para o Rio Grande do Sul

Por Jonathan da Silva 05/11/2024
Por Jonathan da Silva

O Barco Escola Peixe Dourado iniciou seu transporte terrestre de Itajaí-SC a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (4). Após superar processos burocráticos e organizar a logística com concessionárias e órgãos de trânsito, a embarcação de 18 metros de comprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura está sendo levada em uma carreta especialmente preparada para a viagem. O veículo será utilizado em São Leopoldo para educação e ações ambientais, além de turismo.

A secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo, Jussara Lanfermann, confirmou que a previsão é de que o barco chegue à capital gaúcha na quarta-feira, 6 de novembro, caso não ocorram imprevistos durante o trajeto. “Ficamos felizes de saber que o Peixe Dourado está vindo. Se tudo correr bem no trajeto, sem obstáculos ou problemas, ele chega a Porto Alegre conforme combinado e de lá vem navegando pelo Rio dos Sinos”, afirmou Jussara.

O Peixe Dourado, construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda, em Navegantes-SC, é uma embarcação do tipo catamarã com capacidade para 66 pessoas e formato de sala de aula. O barco será utilizado como espaço para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, além de possibilitar atividades de pesquisa, ecoturismo e fiscalização ambiental.

O transporte terrestre, feito a uma velocidade de 40 km/h, conta com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e segue as diretrizes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A opção por transportar o barco por terra foi tomada devido às dificuldades de navegação em trechos entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, afetados por bancos de areia em decorrência das enchentes ocorridas em maio.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/11/2024 0 Comentários 885 Visualizações
Variedades

Gramado recebe prêmio “Boas Práticas na Gestão Pública” com o Projeto Fauna Silvestre

Por Jonathan da Silva 31/10/2024
Por Jonathan da Silva

Gramado conquistou o segundo lugar na categoria Meio Ambiente do prêmio “Boas Práticas na Gestão Pública”, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A premiação foi realizada nesta quarta-feira (30), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, durante o Smart Cities Park, evento nacional que reúne iniciativas de inovação e empreendedorismo na gestão pública. O projeto premiado, Fauna Silvestre, da Secretaria do Meio Ambiente, visa aprimorar os cuidados com a fauna nativa e promover a conscientização ambiental de forma lúdica. Como parte do projeto, Gramado contará com um Centro de Triagem de Animais Silvestres para atender 14 municípios da Região das Hortênsias.

Dentre 279 projetos inscritos no prêmio, 48 foram premiados, avaliados por critérios de inovação, criatividade, sustentabilidade e impacto social. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, e os servidores Rafaela Nogueira, Rodrigo Ludwig e Thiago Henkes.

O prefeito Nestor Tissot ressaltou a importância do reconhecimento. “É uma comprovação de que Gramado segue inovando e realizando ações que visam promover um futuro próspero para todos, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente está de parabéns”, afirmou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/10/2024 0 Comentários 468 Visualizações
Projetos especiais

Estância Velha abre inscrições para o evento “Partiu Natureza”

Por Jonathan da Silva 24/10/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha, em parceria com o Sesc, abriu inscrições para mais uma edição do “Partiu Natureza”, uma caminhada ecológica que acontecerá no dia 10 de novembro. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (Sesebe), busca promover a prática de atividades físicas em contato com a natureza em roteiros pouco explorados da cidade. A caminhada terá início às 8h, com saída em frente à Cervejaria Clandestina, na Avenida Presidente Vargas.

O coordenador Municipal de Desporto, Ivair Oliveira, destacou a importância do evento para a comunidade. “Estamos muito entusiasmados com o Partiu Natureza 2024, uma iniciativa que une esporte, lazer e a valorização do meio ambiente”, afirmou Oliveira.

O coordenador também reforçou o convite à população. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única de contato com a natureza, promovendo o bem-estar de todos os participantes. Contamos com a participação de todos para fazer deste evento um sucesso”, enfatizou Ivair Oliveira.

As inscrições podem ser feitas online através de um formulário disponível no link bit.ly/Partiu2024. Os primeiros 200 inscritos receberão uma camiseta alusiva ao evento. O percurso da caminhada terá aproximadamente cinco quilômetros, com duração estimada de 1h30min.

Foto: Robson Nunes/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2024 0 Comentários 475 Visualizações
Cidades

Aterro de Minas do Leão receberá toneladas de resíduos das enchentes

Por Jonathan da Silva 24/09/2024
Por Jonathan da Silva

O aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão começou a receber resíduos resultantes das enchentes de maio em sete municípios gaúchos, incluindo a capital Porto Alegre. O volume total de resíduos a ser destinado e tratado pela companhia está estimado em 300 mil toneladas. O local já havia recebido materiais gerados pelos eventos climáticos gaúchos de setembro e novembro de 2023.

Para garantir a segurança na disposição dos resíduos, a empresa investiu R$ 1,5 milhão na preparação de uma nova área. O local foi impermeabilizado e equipado com um sistema de drenagem de chorume, entre outras medidas, para evitar qualquer tipo de impacto ambiental.

Os materiais exigem cuidados especiais por estarem misturados e contaminados. A disposição conjunta nas mesmas células que a empresa recebe e trata diariamente o lixo urbano de 78 municípios teria impacto nos projetos de valorização de resíduos que são executados no local, como a geração de energia elétrica a partir do biogás.

A empresa contratou também um estudo de gravimetria para avaliar a composição dos materiais e identificar formas de reaproveitamento e reintrodução deles na cadeia produtiva, em um segundo momento. “Nossa prioridade é resolver a situação com segurança. Posteriormente, em função das características e demandas do mercado, buscaremos as melhores alternativas para valorizar esses resíduos”, destaca o diretor-presidente da CRVR, Leomyr Girondi.

Solução adequada para passivo ambiental

Em 18 de julho, o Ministério Público do Rio Grande do Sul solicitou a suspensão do envio dos resíduos das enchentes para o aterro temporário São Judas Tadeu, em Gravataí, devido a irregularidades das operações no local, que estava recebendo remessas dos “bota-espera” de Porto Alegre e Canoas. O aterro de Minas do Leão, maior da região sul, foi então habilitado para receber o material, oferecendo uma alternativa segura e adequada para o destino final desse passivo ambiental.

Responsável pelo recebimento diário de 4,5 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), a unidade agora opera 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender ao aumento de mais de 50% na quantidade de lixo recebida. Além da capital, os municípios de Guaíba, Santa Cruz do Sul, Estrela, Venâncio Aires, Montenegro e Pareci Novo também estão encaminhando os resíduos das cheias para Minas do Leão.

Foto: CRVR/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/09/2024 0 Comentários 592 Visualizações
Projetos especiais

Gramado receberá primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres da região

Por Jonathan da Silva 18/09/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado realizou na sexta-feira (13) o ato de assinatura do Protocolo de Intenções com o Governo do Estado para implantação do 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Região das Hortênsias. O novo espaço será instalado junto ao Parque Natural Municipal dos Pinheiros e receberá animais silvestres logo após resgate, promovendo a ampliação das ações de educação ambiental e sensibilização da sociedade para o combate ao tráfico e maus-tratos à fauna local.

O ato foi acompanhado pela secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; pela secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira; pela Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan; pela procuradora-geral de Gramado, Mariana Melara Reis; e pelo promotor de Justiça de Gramado, Max Guazzelli.

A assinatura marca a conclusão de mais uma etapa do projeto Fauna Silvestre, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente que contou com ações de educação ambiental nas escolas, capacitação dos servidores e revisão de procedimentos para elaboração de laudos de fauna nos licenciamentos ambientais. “Esta nova fase do projeto será marcada pela implementação de uma nova estratégia para a conservação da fauna silvestre que atenderá Gramado e mais 12 municípios da região”, destaca a secretária Cristiane Bandeira.

Guia das Aves de Gramado

Durante a cerimônia, também foi apresentado o Guia das Aves de Gramado, material que mostra detalhes e imagens de 228 espécies presentes no município, abrangendo desde as aves mais vistas até as mais raras e em perigo de extinção. O livro é um convite para que todos conheçam a diversidade da fauna da Mata Atlântica local, sendo uma ferramenta educacional e lúdica para quem deseja se aprofundar na vida das aves que habitam ou visitam a região.

Fotos: Prefeitura de Gramado/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2024 0 Comentários 516 Visualizações
Business

Sindilojas Vale Germânico planta mudas de árvores

Por Marina Klein Telles 15/08/2024
Por Marina Klein Telles

O Sindilojas Vale Germânico lançou na tarde desta quarta-feira, 14/08, em Novo Hamburgo, o Sindi Verde, programa ambiental que busca compensar a emissão de CO2 pelo consumo de energia elétrica. Foram plantadas as primeiras 16 mudas de um total de 225 árvores nativas. O local escolhido para a apresentação da iniciativa foi a Travessa Nicolau Edmundo Blauth, Centro da cidade, antigo trajeto do trem que ligava Porto Alegre ao Vale do Paranhana.

O programa do Sindilojas deve estar concluído até o final do ano. A quantidade de árvores leva em consideração o CO2 produzido pelo consumo de energia elétrica nos 75 anos, desde a fundação da entidade. “Usamos a calculadora do ICMBio para chegar a este número”, explica o presidente Gerson Müller.

O Sindilojas Vale Germânico levou em consideração o consumo de energia elétrica em suas duas sedes no ano de 2023. A estimativa foi de meia tonelada de CO2, com orientação de plantio de três mudas. Então foi decidido pelo plantio de três mudas para cada ano de existência. “É certo que estamos entregando mais do que produzimos de CO2, pois o consumo de energia elétrica aumenta a cada ano”, explica. O programa também tem o caráter pedagógico. “Queremos deixar a cidade mais bonita, florida, agradável. E, de quebra, ajudar a neutralizar os gases do responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, provocamos outras entidades e empresas para que façam o mesmo”, acrescenta Gerson Müller.

A orientação técnica para o projeto é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo. A Travessa Nicolau Edmundo Blauth para o lançamento do projeto foi uma sugestão da Diretoria de Turismo, que pretende tornar o local atrativo. O plantio e o cuidado com as mudas por dois anos será da Sua Jabuticabeira Paisagismo.

A atração no plantio das primeiras mudas foi a turma do Sesquinho, escola do Sesc Novo Hamburgo, que participou da atividade. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na terra.

Foto: Esther Ellwanger/divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2024 0 Comentários 454 Visualizações
Cultura

Secretaria de Meio Ambiente exibe exposição em parceria com a Univates

Por Marina Klein Telles 18/07/2024
Por Marina Klein Telles

Quem visitar o Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz, no centro de Santa Cruz do Sul, nos próximos dias, poderá conferir a exposição “O clima está mudando, e você?”. Os banners estão exibidos no hall de entrada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), situada no segundo andar do prédio, com acesso pelos fundos.

Realizada em parceria com o Museu de Ciências da Univates, a mostra traz informações e reflexões sobre a produção excessiva de dióxido de carbono, os problemas causados pelos gases de efeito estufa na atmosfera e como as mudanças climáticas podem estar influenciando a incidência de fenômenos meteorológicos extremos. A previsão é de que o material permaneça exposto no local até a próxima quarta-feira, 24.

Foto: Claudine Friedrich/divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2024 0 Comentários 455 Visualizações
Ensino

26 escolas são finalistas de concurso cultural do Cisvale

Por Jonathan da Silva 09/07/2024
Por Jonathan da Silva

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) divulgou as 26 escolas que tiveram trabalhos inscritos e selecionados para o Concurso Cultural de escolha do Slogan do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030. O concurso faz parte do conjunto de 30 ações em prol do meio ambiente programadas pela entidade para serem realizadas até o ano de 2030 na região. O anúncio oficial dos vencedores e a solenidade de premiação acontecem na próxima sexta-feira, 12 de julho, na sede administrativa do Sicredi Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul.

Segundo a presidente do Cisvale, Sandra Backes, o envolvimento dos estudantes na elaboração do slogan do projeto faz todo o sentido quando se pensa na capacidade de envolvimento das crianças e adolescentes na preservação do meio ambiente. “A intenção é que toda a comunidade participe ativamente da Agenda Ambiental, mas neste momento, realizar esta atividade diretamente com os alunos das escolas da região é uma contribuição muito grande para criar este envolvimento, começando pelas famílias destes alunos”, explica Sandra.

A presidente revela ainda que a escolha se deu em duas etapas. Na primeira, as escolas participantes encaminharam as suas propostas, que foram examinadas pela Comissão Técnica Permanente da Agenda Ambiental Cisvale 2030. Na sequência, os trabalhos selecionados foram enviados para jornalistas e comunicadores do Vale do Rio Pardo. “Criamos uma banca de especialistas em comunicação, sendo que estes, de forma muito generosa, acolheram nosso pedido e escolheram entre os finalistas, o slogan que mais se ajusta, em termos de comunicação, com a nossa proposta”, conta Sandra.

Segundo a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, o tema do meio ambiente se tornou ainda mais relevante após as tragédias ambientais que devastaram o Rio Grande do Sul em maio. Para Léa, se antes de tudo isso este assunto já era tratado com atenção pelo Consórcio, a partir de então as questões que envolvem o meio ambiente precisam de destaque ainda maior. “Nossa Agenda Ambiental nasce com este propósito, ir além dos serviços que o Cisvale presta aos municípios na área, mas sim, criar um novo comportamento social para validar estas ações e tornar a preservação uma prática diária e constante em nosso cotidiano”, detalha a diretora.

O Concurso Cultural de escolha do Slogan do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030 tem como patrocinadores o Sicredi Vale do Rio Pardo e a Radson Diagnóstico por Imagem

Vencedores serão conhecidos na sexta

As propostas vencedoras do Concurso Cultural serão conhecidas na sexta-feira, dia 12, em uma cerimônia de premiação na sede administrativa do Sicredi Vale do Rio Pardo, com a presença dos finalistas.  Os alunos responsáveis pela criação do slogan vencedor em primeiro e segundo lugar por município, e o professor da escola do slogan que foi classificado em primeiro lugar, irão participar da viagem de estudos para o Rincão Gaia, no município de Pantano Grande, com todas as despesas pagas.

A escola cujo slogan foi o vencedor do concurso cultural irá receber um troféu com o título “Escola Amiga do Meio Ambiente”, além do prêmio de R$ 1 mil. As escolas que tiveram o slogan classificado na primeira etapa da escolha também ganharão um troféu, assim como os alunos classificados e participantes, que receberão medalhas de honra ao mérito.

Palco do evento, o Auditório do Sicredi está localizado na Rua Carlitos Eduardo Valter Kaempf, 11, no Bairro Germânia, em Santa Cruz do Sul.

Escolas finalistas

Boqueirão do Leão
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Aprender
  • Escola Estadual de Ensino Médio Eugênio Franciosi
Candelária
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo
  • Escoa Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei
Gramado Xavier
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moré
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Letícia Hoppe
Herveiras
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório
  • Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes
Minas do Leão
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel
Pantano Grande
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande
Passo do Sobrado
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Saúde
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Antônio de Borba Filho
Rio Pardo
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental João Habekost
  • Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Santa Cruz do Sul
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel
  • Colégio Estadual Monte Alverne
Sinimbu
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória
  • Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral Frederico Kops
Vale do Sol
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe dos Santos
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista
Vale Verde
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Nero Pereira de Freitas
Venâncio Aires
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos
Vera Cruz
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião
Fotos: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2024 0 Comentários 621 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO