Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Cidades

Prefeitura de Gramado realiza capacitação sobre levantamento de fauna silvestre

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado realizou, na sexta-feira (7), uma capacitação teórico-prática sobre levantamento de fauna silvestre no Parque dos Pinheiros. O treinamento foi direcionado a analistas ambientais do meio biótico que atuam em órgãos ambientais, com o objetivo de aprimorar as técnicas de monitoramento da fauna no licenciamento ambiental.

A capacitação foi ministrada pelo biólogo Paulo F. Kuester e pela bióloga Mariane Engler e contou com a participação de servidores de órgãos ambientais da região e do Ministério Público. Durante a atividade, os participantes receberam instruções sobre métodos de levantamento, uso de equipamentos, análise de dados e realizaram uma prática de campo simulando levantamentos em áreas naturais.

Unidade de conservação

O Parque Natural Municipal dos Pinheiros, onde ocorreu a capacitação, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. A visitação é restrita a atividades de ecoturismo e pesquisa, sempre com acompanhamento técnico. A Secretaria do Meio Ambiente promove no local ações voltadas à educação ambiental e pesquisa científica.

O parque também está sob monitoramento do Governo Estadual e, em breve, receberá o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Região das Hortênsias, estrutura que será referência no atendimento e reabilitação da fauna local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 371 Visualizações
Projetos especiais

Empresa de São Leopoldo doa 200 kg de adubo para revitalização do Parque do Trabalhador

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

O Parque do Trabalhador de São Leopoldo recebeu, neste sábado (8), uma doação de 200 kg de composto orgânico da empresa de compostagem Virando a Terra. A ação, que fez parte de um mutirão de revitalização do espaço, envolveu poder público, setor privado e a comunidade. O adubo será utilizado no plantio de árvores e na criação de hortas comunitárias no local.

O sócio-proprietário da Virando a Terra, Lucas Jaeger, afirmou que a empresa decidiu colaborar com a iniciativa ao saber da necessidade de “terra preta” para o plantio no parque. “No sábado, ficamos sabendo da necessidade de ‘terra preta’ na ação de revitalização do Parque do Trabalhador, aqui em São Leopoldo. Como nosso trabalho gira em torno da produção de composto orgânico, por meio das coletas dos resíduos orgânicos na cidade, nos sentimos na obrigação de ajudar em mais esse projeto. Sendo assim, doamos cerca de 10 sacos, aproximadamente 200 kg, de composto que foram entregues no mesmo dia da ação realizada”, explicou o sócio-proprietário.

Jaeger destacou que a doação só foi possível graças aos clientes da empresa que destinam corretamente seus resíduos orgânicos. “Juntos, podemos fazer melhor para a nossa cidade e para o planeta. Podem contar com a Virando a Terra para novas doações e parcerias nesses projetos”, afirmou o representante da empresa.

Apoio do poder público

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Regina Caetano, recebeu a doação e agradeceu a iniciativa. “É muito gratificante receber o apoio e carinho dos nossos empreendedores. Essa doação representa muito mais do que solo fértil — é um passo importante para fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com os espaços públicos”, afirmou a autoridade leopoldense.

Trabalho da Virando a Terra

A Virando a Terra atua na compostagem de resíduos orgânicos e já transformou 180 toneladas de materiais em adubo. Parte desse insumo é destinada gratuitamente a hortas comunitárias e projetos de educação ambiental. Em 2025, a empresa pretende dobrar a produção mensal de 15 toneladas para 30 toneladas.

Empresas, escolas, restaurantes e residências podem aderir ao serviço de coleta de resíduos orgânicos da Virando a Terra pelo WhatsApp (51) 98158-4667. A empresa atende, além de São Leopoldo, os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Campo Bom. Projetos públicos interessados em receber doações de composto orgânico podem se cadastrar na lista de espera por meio do link disponível na bio do Instagram da empresa, em @virandoaterra.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 372 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo realiza Conferência Municipal do Meio Ambiente nesta sexta-feira

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo promove, nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento será realizado no Auditório do 4º andar do Centro Administrativo, das 9h às 14h30min, sob organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O encontro terá rodadas de conversas sobre estratégias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e os impactos do aquecimento global, como estiagens e enchentes.

A programação inclui duas palestras. A primeira será ministrada pelo advogado especialista em direito público ambiental, Ioberto Tatsch Banunas. Em seguida, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti, e o diretor-geral de Desenvolvimento Urbano, Valtemir Goldmeier, apresentarão suas considerações sobre o tema.

Inscrições abertas

Interessados em participar da conferência podem se inscrever no site da Prefeitura, por meio do link novohamburgo.rs.gov.br/form/conferencia-municipal-de-meio-am.

Programação

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30min – Abertura oficial e aprovação do regulamento
  • 9h – Palestra Magna – Ioberto Tatsch Banunas – Advogado Especialista em Direito Público Ambiental.
  • 9h45min – Apresentação da Programação – Secretário Anderson Bertotti e o diretor-geral de Desenvolvimento Urbano, Valtemir Goldmeier
  • 10h15min – Divisão dos grupos para discussão dos eixos temáticos e elaboração de propostas
  • 12h – Votação das propostas e eleição dos delegados
  • 13h – Encerramento

Fotos: Arquivo/PMNH e Nicolas Nobre/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 437 Visualizações
Projetos especiais

Empresa do Vale do Sinos busca consolidar compostagem na gestão de resíduos

Por Jonathan da Silva 06/02/2025
Por Jonathan da Silva

A compostagem tem se consolidado como alternativa para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e minimizar impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos orgânicos. No Vale do Rio dos Sinos, a empresa Virando a Terra, única da região licenciada para essa atividade, busca dobrar sua capacidade de processamento de resíduos até 2025, passando das atuais 15 toneladas por mês para 30 toneladas.

Segundo a engenheira ambiental Eduarda Jaeger, sócia-proprietária da Virando a Terra, cada pessoa gera em média 1 kg de resíduos por dia, sendo metade de origem orgânica. “Esse tipo de matéria, quando destinada aos aterros sanitários, gera gases de efeito estufa, que contribuem significativamente para o aquecimento global, resultando também nos ciclos de cheias e de estiagem”, afirmou Eduarda. Quando compostado, esse material se transforma em adubo, enriquecendo a terra e auxiliando na produção de alimentos.

A compostagem pode ser realizada de diversas formas, como em caixas, pilhas ou sistemas de leiras. A Virando a Terra utiliza o método de leiras estáticas, que conta com controle de temperatura e oxigenação para garantir a decomposição correta da matéria orgânica.

Modelo de operação

A empresa oferece planos de assinatura para restaurantes, bares, escritórios, escolas, residências e organizações com refeitórios industriais. Os clientes recebem bombonas e baldes para o descarte de resíduos, que são coletados e transportados para compostagem. O adubo produzido é distribuído gratuitamente para hortas comunitárias.

Desde sua fundação, a empresa já transformou 180 toneladas de resíduos orgânicos em adubo. O objetivo, segundo Eduarda Jaeger, é seguir ampliando a iniciativa, incentivando a separação correta dos resíduos e reduzindo o volume de materiais enviados para aterros sanitários.

Fotos: Chico Júnior/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2025 0 Comentários 456 Visualizações
Cidades

Dois Irmãos reforça orientações sobre descarte correto de resíduos volumosos

Por Jonathan da Silva 06/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Administração Municipal de Dois Irmãos tem reforçado a orientação à população sobre o descarte adequado de resíduos volumosos, como entulhos de obras, podas, móveis e eletrodomésticos. O chefe do Departamento de Serviços Públicos, Lidiekson Peralta, acompanhou recentemente as equipes responsáveis pela coleta e identificou diversas situações de descarte irregular, pedindo maior atenção dos moradores para seguir o calendário de recolhimento.

Desde setembro de 2023, cada bairro do município é atendido pelo menos duas vezes por mês para a coleta desses materiais. A prefeitura tem promovido ações de divulgação do cronograma, incluindo um vídeo institucional produzido em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, que mostra as formas corretas e incorretas de descarte encontradas na cidade.

Peralta destacou a importância de seguir o calendário e as orientações de descarte para evitar problemas no serviço. “Estamos redobrando o nosso esforço para seguir o calendário de recolhimento e precisamos que as pessoas coloquem os materiais nos dias corretos e da forma adequada para termos, cada vez mais, uma Dois Irmãos bonita e organizada”, afirmou o chefe do departamento.

Estrutura da coleta e destino dos resíduos

O serviço de coleta diária de resíduos volumosos conta com três caminhões, uma retroescavadeira e sete trabalhadores, sendo três motoristas e quatro operários. Todo o material recolhido é transportado para a Central de Resíduos licenciada. Em 2024, foram coletados mais de 10 mil metros cúbicos desses materiais e 156 unidades de móveis.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Pielechovski Ferro, informou que novas ações serão implementadas para ampliar a divulgação do calendário de recolhimento. “Vamos distribuir materiais impressos ainda neste primeiro trimestre e estamos estudando a adoção de avisos oficiais para os casos de descarte irregular identificados na hora da coleta”, explicou Ferro.

Acesso ao cronograma e canais de contato

Os moradores podem consultar o calendário de recolhimento nos destaques do Instagram da Prefeitura de Dois Irmãos e no Portal do Cidadão, em doisirmaos.rs.gov.br.

Dúvidas sobre o descarte correto podem ser esclarecidas pelos telefones da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, no número (51) 3564-8895, e do Departamento de Meio Ambiente, no (51) 3564-8894, além do WhatsApp (51) 9 9750-3505.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2025 0 Comentários 371 Visualizações
Cidades

Projeto de castração de animais lidera votação da Consulta Popular no Vale do Sinos

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

A “campanha de castração em massa para animais abandonados e projetos de controle populacional ético” foi o projeto mais votado na Consulta Popular 2024 no Vale do Sinos. Organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) em parceria com o Governo do Estado, o processo ocorreu de forma digital entre 2 e 6 de dezembro e contou com a participação de 12 municípios da região. O projeto eleito receberá R$ 2.042.857,14 para execução em 2025.

Dez dos municípios participantes atingiram o percentual mínimo de 2% de votos para garantir os recursos, entre eles Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Portão e São Leopoldo.

Representação e prioridades

O presidente do Consinos e professor da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski, destacou a importância da participação popular e a escolha da temática ambiental. “A escolha da temática do Meio Ambiente e do projeto de proteção e castração de animais abandonados nas enchentes representa que precisamos cuidar do meio natural onde vivemos e dos demais seres vivos. Nossa responsabilidade ética com as questões ambientais e com a sobrevivência do planeta é um imperativo categórico existencial”, afirmou Grabowski.

O dirigente também ressaltou a necessidade de ampliar os valores destinados à Consulta Popular, defendendo que o governo estadual eleve o orçamento para, no mínimo, 2% do total. “A população gaúcha tem o direito de apontar prioridades para os gestores de políticas públicas e participar da gestão, exercendo sua cidadania”, acrescentou Grabowski.

Outros projetos em votação no estado

Além da campanha de castração, outros projetos também foram votados:

  • Qualificação de espaços para pessoas em vulnerabilidade social: 4.919 votos.
  • Melhoria de infraestrutura de parques e praças públicas: 1.385 votos.
  • Fomento à patrulha agrícola municipal e à agricultura familiar: 1.040 votos.
  • Ampliação de parques tecnológicos e de inovação: 1.012 votos.
  • Criação de um polo de parcerias público-privadas regionais: 189 votos.

Execução do projeto eleito

O recurso destinado ao projeto vencedor no Vale do Sinos será dividido igualmente entre os municípios classificados, com execução por meio de investimentos e convênios municipais.

O Consinos

O Consinos é um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e abrange 14 municípios do Vale do Sinos. A entidade atua na promoção do desenvolvimento local e regional, na aplicação eficiente de recursos públicos e na melhoria da qualidade de vida da população. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do conselho, em consinos.org.br.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 392 Visualizações
Projetos especiais

Gramado avança em projeto para transformar resíduos em energia e recursos sustentáveis

Por Jonathan da Silva 16/12/2024
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado participou na semana passada da retomada da segunda fase do projeto “RS UP”, desenvolvido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). O objetivo da iniciativa é construir uma planta para geração de energia e produtos a partir de resíduos sólidos urbanos, utilizando tecnologias como pirólise, reforma catalítica e biodigestão de lixiviados.

Na primeira fase do projeto, foi obtida a Licença Prévia, que confirmou a viabilidade técnica e ambiental das tecnologias. Segundo a Prefeitura de Gramado, essa etapa foi concluída em conformidade com a Diretriz Técnica Fepam 02/2019.

A nova etapa, que envolve os municípios de Gramado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Serafina Corrêa, abrange uma população de cerca de 600 mil habitantes. Nela, está prevista a elaboração do projeto executivo e a obtenção da Licença de Instalação, permitindo a implementação de uma unidade piloto com capacidade para processar cinco toneladas de resíduos por dia.

De acordo com informações divulgadas pela FUCS, o projeto busca soluções sustentáveis para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, avançando na transformação de lixo em recursos reaproveitáveis, como energia e insumos de valor agregado.

A Prefeitura de Gramado destacou que a participação no “RS UP” é parte de suas ações para promover inovações na gestão de resíduos e colaborar com práticas ambientais mais responsáveis.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2024 0 Comentários 502 Visualizações
Variedades

Conexão Origem Sustentável neutraliza 10 toneladas de CO₂e em Taquara

Por Jonathan da Silva 04/12/2024
Por Jonathan da Silva

O evento Conexão Origem Sustentável, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), neutralizou 10 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) emitidas durante sua realização no último dia 15 de outubro. O encontro ocorreu no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara, e reuniu mais de 350 participantes.

A neutralização foi realizada com o apoio da empresa Ecovalor, que calculou as emissões geradas pelo evento com base em informações fornecidas por meio de um questionário distribuído aos participantes, além de um inventário que considerou fatores como transporte, infraestrutura, alimentação, geração de resíduos e consumo de energia. Os créditos de carbono adquiridos foram certificados pela ONU e direcionados à preservação da floresta amazônica.

De acordo com o diretor comercial da Ecovalor, Othavio Laube, o evento mostrou um nível de engajamento significativo dos participantes e das empresas do setor. “A Abicalçados e a Assintecal estão ajudando a criar uma cultura de sustentabilidade no setor, e para um primeiro evento, tivemos um ótimo engajamento dos participantes”, afirmou Laube. Segundo o diretor, o valor neutralizado equivale a duas voltas ao mundo de carro ou ao plantio e preservação de 66 árvores na Mata Atlântica por 20 anos.

Práticas sustentáveis e avaliação dos organizadores

Além da neutralização de carbono, o evento incorporou práticas sustentáveis como reuso e reciclagem de materiais utilizados na organização e montagem, e promoveu uma exposição de soluções empresariais relacionadas a ESG (ambiental, social e governança).

Para o gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o Conexão Origem Sustentável representou um avanço no engajamento ambiental do setor. “Mais do que divulgar a certificação que dá nome ao evento, queremos conectar as pessoas em prol da preservação ambiental. Foi um primeiro passo muito importante, que certamente renderá frutos no futuro”, afirmou Schlindwein.

A gestora de Marketing da Assintecal, Aline Santos, destacou que o evento reforçou o papel do Origem Sustentável como um ponto de conexão entre empresas e pessoas com o objetivo comum de cuidar do planeta.

A iniciativa também incluiu uma exposição com empresas que apresentaram soluções inovadoras para práticas sustentáveis.

Foto: Abicalçados/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/12/2024 0 Comentários 724 Visualizações
Variedades

Projetos de sustentabilidade do Vale do Rio Pardo são apresentados aos Brics na COP29

Por Jonathan da Silva 18/11/2024
Por Jonathan da Silva

A secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, entregou nesta quinta-feira (14) uma cartilha com seis projetos de sustentabilidade do Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo a diretores dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), durante a Conferência do Clima da ONU (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão. Os projetos visam adaptação, resiliência e recuperação ambiental na região e demandam um investimento de mais de R$ 79 milhões.

A cartilha, elaborada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e traduzida para o inglês, foi apresentada pela secretária, representando o governo brasileiro. “Estamos realizando várias agendas aqui em Baku, e este encontro com os Brics é de especial interesse para o Vale do Rio Pardo”, afirmou Marjorie, que ressaltou ainda que aguarda o retorno dos países do grupo sobre possíveis apoios.

O encontro também contou com a presença da assessora do clima da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Daniela Lara, que destacou a importância de apresentar as propostas durante o evento global. “Entregamos projetos de adaptação e resiliência para a região, elaborados pelo Comitê Pró-Clima”, salientou Daniela.

Os seis projetos abrangem diversas áreas prioritárias, como resiliência climática, gestão de recursos hídricos e revitalização de ecossistemas, infraestrutura sustentável e recuperação de solos agrícolas. A presidente do Cisvale, Sandra Backes, destacou a importância de dar visibilidade às necessidades da região em um evento de alcance internacional como a COP29.  “Estamos muito otimistas com este encontro, realizado durante a Conferência do Clima da ONU. Para nós é muito importante que as necessidades da região ganhem visibilidade”, comentou Sandra.

Entre os projetos apresentados, incluem-se a aquisição de estações de monitoramento e sensores para a Defesa Civil, com um custo estimado de R$ 21,4 milhões, e a revitalização das margens da Bacia Hidrográfica do Arroio Castelhano, orçada em R$ 15,5 milhões. Outros projetos envolvem ações de recuperação da fauna e flora ciliares, além da implementação de soluções de macrodrenagem para minimizar impactos de cheias nos municípios do Cisvale.

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, explicou que a tradução dos documentos para o inglês visou ampliar o alcance das propostas e demonstrar o comprometimento do Comitê Pró-Clima com medidas de adaptação climática. “É uma oportunidade de mostrar que o trabalho realizado está alinhado com as necessidades atuais frente às mudanças climáticas”, afirmou Léa.

Os projetos, organizados em quatro eixos temáticos, têm como objetivo fortalecer a resiliência climática e promover a sustentabilidade na região do Vale do Rio Pardo, que sofreu com eventos climáticos severos em maio deste ano. O total estimado para a execução das propostas é de R$ 79,7 milhões, com parte dos recursos ainda a serem captados.

Eixos e  respectivos projetos

  1. Resiliência Climática e Gestão de Desastres: Aquisição de equipamentos para a Defesa Civil (R$ 21,4 milhões).
  2. Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Ecossistemas: Estudos e revitalização de bacias hidrográficas (R$ 32 milhões).
  3. Infraestrutura e Urbanização Sustentável: Projetos de macrodrenagem urbana (R$ 3,7 milhões).
  4. Recuperação de Solos Agriculturáveis e Agricultura Sustentável: Práticas sustentáveis em propriedades rurais (R$ 1,8 milhão).

Os próximos passos envolvem negociações para captação de recursos que viabilizem a implementação das ações propostas pelo Comitê Pró-Clima.

Foto: Vanessa Trindade/Secom-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/11/2024 0 Comentários 463 Visualizações
Variedades

Intral apresenta novas tecnologias na Eletric Move Brasil, em Caxias do Sul

Por Jonathan da Silva 08/11/2024
Por Jonathan da Silva

A Intral, empresa de Caxias do Sul, está participando da Eletric Move Brasil 2024, evento que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, também no município da serra gaúcha. Durante o evento, a Intral está apresentando, no estande 17 do Espaço Energias Sustentáveis e Conhecimento, uma estação de recarga veicular chamada Wallbox. A feira reúne empresas e profissionais do setor de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis, consolidando-se como a maior do segmento no sul do Brasil.

O equipamento de recarga foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A estação de recarga em corrente alternada (AC) possui potência máxima de 22 kW e entrada de 220V, com cabo conector Tipo 2 e proteção IP65. De acordo com a empresa, o produto é compatível com o protocolo de comunicação OCPP 1.6 e suporta corrente de até 32A, sendo adequado para uso residencial e comercial.

A tecnologia do Wallbox, apesar de ter menor potência que as estações de recarga em corrente contínua (CC), é destacada pela portabilidade e custo mais acessível, oferecendo uma opção prática para consumidores que desejam adotar soluções sustentáveis de mobilidade elétrica.

Além do Wallbox, a Intral está apresentando o projeto de um aerogerador nacional, ainda em fase de desenvolvimento, que será destinado tanto para uso doméstico quanto comercial. O aerogerador foi idealizado para atender demandas energéticas de pequenas aplicações urbanas e rurais, aproveitando a energia eólica de maneira acessível. “A tecnologia está sendo pensada para integrar tanto ambientes residenciais quanto pequenos negócios, reduzindo a dependência da rede elétrica tradicional e oferecendo uma alternativa de energia limpa e renovável”, afirma o diretor comercial e de marketing da Intral, Ronaldo Malesza.

A empresa, que se aproxima de seu 75º aniversário em janeiro de 2025, busca reforçar seu compromisso com inovação e sustentabilidade. Recentemente, a Intral firmou uma parceria com o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Essa colaboração busca intensificar atividades de pesquisa e desenvolvimento, com foco em soluções sustentáveis para iluminação e mobilidade elétrica. Segundo Malesza, a parceria com a UCS potencializa a criação de novos produtos e modelos de negócio, mantendo a Intral na liderança tecnológica do setor.

A participação da Intral na Eletric Move Brasil 2024 é vista como mais um passo na estratégia da empresa para se posicionar como uma referência em soluções tecnológicas e sustentáveis, fortalecendo suas relações com o mercado e o meio acadêmico.

Fotos: Intral/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/11/2024 0 Comentários 495 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO