Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Cidades

Estância Velha inicia implantação do Plano de Recuperação da Mata Atlântica

Por Jonathan da Silva 01/04/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha apresentou ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), na sexta-feira (28), o cronograma de trabalho para a implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), tem como objetivo proteger fragmentos de vegetação nativa e recuperar áreas degradadas no município.

Estância Velha está inserida no bioma Mata Atlântica e possui cerca de 20 km² de fragmentos florestais remanescentes, o que representa aproximadamente 40% da vegetação do município. A bióloga da Secretaria, Karine Raquel de Oliveira, ressalta que a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta, “muitas vezes em razão da urbanização sem planejamento sustentável das cidades”.

Investimento e execução

O Plano de Ação do PMMA será financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, mediante aprovação do Commam. A primeira fase do plano, correspondente ao período de 2025 a 2026, será avaliada pelo Conselho e pela Comissão Intersetorial do PMMA (CI-PMMA), que subsidiará as etapas futuras do projeto.

Comissão intersetorial

Para acompanhar a implementação do PMMA, será instituída a Comissão Intersetorial do PMMA (CI-PMMA), composta por representantes da Semapa, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Seosu), da Emater de Estância Velha e do Commam.

Importância do Plano

A secretária do Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura de Estância Velha, Viviane Diogo, enfatiza a relevância do PMMA para o conhecimento e gestão ambiental do município. “Com a elaboração do PMMA, passamos a conhecer melhor a cobertura vegetal da cidade, saber as condições em que se encontra, o grau de conservação, os impactos e a localização. São dados importantes para qualificar o trabalho de conservação e recuperação dos fragmentos de Mata Atlântica”, afirma Viviane.

Foto: Robson Nunes/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2025 0 Comentários 483 Visualizações
Projetos especiais

Parque do Caracol de Canela lança projeto social de reforço escolar e educação ambiental

Por Jonathan da Silva 28/03/2025
Por Jonathan da Silva

O Parque do Caracol, localizado em Canela, lançará no dia 31 de março o projeto social “Saber Caracol”, voltado à educação ambiental e reforço escolar. A iniciativa será realizada na Escola Municipal Machado de Assis, localizada na RS-466, e conta com a parceria técnica e de realização do Instituto da Criança, organização que atua há 30 anos no desenvolvimento de projetos sociais pelo Brasil.

O Grupo Iter, holding responsável pela administração do Parque do Caracol, estabeleceu parceria com o Instituto da Criança para estruturar o projeto. O objetivo é oferecer suporte pedagógico para estudantes com dificuldades de aprendizagem em Matemática, Língua Portuguesa e Meio Ambiente, além de incentivar a educação ambiental nas comunidades do entorno do parque, que é uma área de preservação ambiental.

A gerente geral do Parque do Caracol, Sandra Ferraz, destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto reforça o nosso propósito enquanto gestores do Parque do Caracol de transformar o turismo brasileiro, integrando natureza, sustentabilidade e aprendizado. Estamos muito animados para ver essa iniciativa tendo um impacto positivo em nossa comunidade e ajudando a construir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Sandra.

Atividades e acompanhamento pedagógico

Durante o ano letivo de 2025, os alunos da Escola Municipal Machado de Assis terão quatro horas semanais de reforço escolar e participarão de oficinas e projetos sobre temas ambientais, como fauna e flora da região, uso consciente da água e energia renovável. As atividades incluem ainda ações lúdicas e cinco visitas ao Parque do Caracol ao longo do período.

A Escola Municipal Machado de Assis é uma instituição de ensino multiserial, ou seja, reúne estudantes de diferentes idades e anos em uma mesma turma. O formato do projeto foi estruturado para permitir a participação de todos os alunos da escola.

Para avaliar a eficácia da iniciativa, uma equipe técnica interdisciplinar acompanhará e monitorará o desempenho acadêmico e a evolução dos alunos nos temas abordados. No dia do lançamento, além da apresentação do projeto, os estudantes receberão kits escolares com camisetas, cadernos, canetas e lápis fornecidos pelo Parque do Caracol.

Foto: Agência Penso/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/03/2025 0 Comentários 333 Visualizações
Cidades

São Leopoldo assume licenciamento ambiental em áreas de Mata Atlântica

Por Jonathan da Silva 26/03/2025
Por Jonathan da Silva

O município de São Leopoldo está autorizado a realizar o licenciamento ambiental em áreas com vegetação do bioma Mata Atlântica. O prefeito Heliomar Franco (PL) assinou, em março, o Termo de Cooperação com o Governo do Estado, permitindo que a cidade volte a conceder licenças após um período sem convênio desde 2023.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Claudia Costa, afirmou que a falta de convênio obrigava empreendedores a buscar licenciamento diretamente com o Estado, o que gerava demora e perda de arrecadação para o município. “Todos os empreendimentos que necessitavam de supressão de vegetação em área de Mata Atlântica não podiam ser licenciados pela Semmam, devendo ser encaminhados ao Estado, o que implicou em demora para o empreendedor conseguir sua licença e também refletiu na perda do recolhimento das taxas de licenciamento para os cofres públicos”, explicou a titular da pasta.

Convênio tem validade de cinco anos

A gestão florestal no bioma, que envolve emissão de licenças e fiscalização, foi delegada ao município após o atendimento de todas as exigências estabelecidas pelo Estado. O Termo de Cooperação foi firmado com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O acordo tem vigência de 60 meses, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado, realizada nesta terça-feira (26).

Foto: Douglas Dalua/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2025 0 Comentários 481 Visualizações
Projetos especiais

Empresa aposta em Educação Ambiental para conscientizar crianças em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 27/02/2025
Por Jonathan da Silva

A empresa de compostagem Virando a Terra, localizada em São Leopoldo, tem apostado na Educação Ambiental como estratégia para incentivar a conscientização ambiental entre crianças, com o objetivo de promover mudanças na relação entre sociedade e meio ambiente. A empresa realiza atividades educativas para estudantes no próprio espaço da compostagem, buscando estimular a formação de cidadãos mais participativos e atentos à preservação ambiental.

A sócia da Virando a Terra, Eduarda Jaeger, explica que a empresa direciona as ações principalmente para o público infantil, apostando no potencial de as crianças transmitirem o aprendizado para suas famílias. “Acreditamos que através da Educação Ambiental voltada ao público infantil, os pequenos reverberam os conteúdos assimilados no ambiente familiar, despertando, assim, maior conscientização dos adultos”, ressalta Eduarda.

Além das atividades educativas, a empresa proporciona o contato das crianças com a natureza por meio de diferentes dinâmicas ao longo das visitas.

Modalidades de visita

A Virando a Terra oferece dois formatos de visita escolar: gratuita e remunerada. Na visita gratuita, com duração de uma hora, os alunos conhecem as instalações da empresa e recebem explicações sobre o processo de compostagem.

Na modalidade remunerada, a visita dura três horas e inclui dinâmicas práticas relacionadas ao meio ambiente. Durante essa atividade estendida, os alunos também participam de uma pausa para o lanche, fornecido pelos organizadores.

Previsão para 2025

Ao longo de 2024, mais de 200 alunos de diferentes escolas visitaram a Virando a Terra. Para 2025, a expectativa da empresa é dobrar esse número. As agendas para novas visitas começam a partir de março, e tanto escolas públicas quanto privadas podem agendar diretamente com a empresa pelo WhatsApp (51) 98158-4667.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2025 0 Comentários 386 Visualizações
Cidades

Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo identifica peixes mortos no Rio dos Sinos

Por Jonathan da Silva 27/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam) identificou, nesta quarta-feira (26), a presença de diversos peixes mortos no Rio dos Sinos, no trecho próximo à ponte de ferro. Segundo a secretaria, o fenômeno pode estar relacionado ao calor extremo e à estiagem registrados nos últimos dias, além do aumento da poluição no rio após as chuvas do dia anterior.

A secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo, Cláudia Costa, explicou que a baixa disponibilidade de oxigênio dissolvido na água é uma das causas prováveis da morte dos peixes. “Como é de conhecimento geral, os peixes dependem do oxigênio dissolvido na água para suas trocas gasosas e respiração, e a solubilidade do oxigênio diminui com o aumento da temperatura. Consequentemente, quanto maior a temperatura, menores são os índices de oxigênio dissolvido na água”, afirmou a titular da pasta.

De acordo com a secretária, essa condição já foi observada em anos anteriores em diferentes recursos hídricos da região.

Poluição após chuva agrava situação

Outro fator apontado pela Semmam foi a poluição causada pelas chuvas ocorridas no dia 25 de fevereiro. Conforme a secretaria, a enxurrada levou para o rio materiais poluentes acumulados em ruas e galerias de drenagem, aumentando a carga de substâncias poluentes na água. Esse acúmulo contribui diretamente para a redução dos níveis de oxigênio dissolvido, agravando as condições para a fauna aquática.

Alerta sobre consumo consciente de água

A Semmam também ressaltou que, diante do cenário de calor intenso e estiagem, é importante reforçar a orientação para que a população adote práticas de consumo consciente de água.

Monitoramento contínuo

A Prefeitura de São Leopoldo informou que, por meio de seus órgãos competentes, mantém estado de alerta e monitoramento contínuo da situação no Rio dos Sinos. A administração municipal destacou ainda que está à disposição da população para prestar informações e apoio necessários.

Foto: Semmam/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/02/2025 0 Comentários 471 Visualizações
Variedades

Feira Brasileira do Varejo 2025 será um evento carbono neutro

Por Jonathan da Silva 21/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025, que será realizada entre os dias 21 e 23 de maio no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, será um evento carbono neutro. A iniciativa, inédita na feira, é resultado da parceria entre o Sindilojas Porto Alegre, Sebrae RS e a startup AKVO ESG, de Erechim, responsável pela implementação do programa de compensação de emissões.

Além da neutralização das emissões de carbono, será elaborado um relatório ESG, com um diagnóstico das práticas ambientais, sociais e de governança do evento. O objetivo é utilizar os dados para orientar a organização na adoção de melhorias para futuras edições.

Neutralização de carbono

O programa de compensação de emissões ocorrerá em diferentes etapas, abrangendo os períodos pré, durante e pós-evento. As ações incluem o mapeamento do local, avaliação da montagem e desmontagem da infraestrutura, gestão de resíduos e fornecedores, entre outros aspectos.

Para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a organização da feira adquirirá créditos de carbono certificados. Cada tonelada de CO₂ emitida corresponderá a um crédito, cujo valor será investido em projetos de preservação ambiental e combate ao desmatamento. O cálculo será feito pela Plataforma AKVO, seguindo a metodologia GHG Protocol, reconhecida internacionalmente.

O relatório ESG será elaborado conforme a norma técnica ISO 20121, que estabelece diretrizes para a realização de eventos sustentáveis. “O inventário final nos permitirá aplicar o plano de compensação e também auxiliar a organização da feira a desenvolver novas ações sustentáveis para as próximas edições”, afirmou o diretor técnico da AKVO ESG, Thomaz Tomazoni.

Criada em 2022, a AKVO ESG atua nos setores de agronegócio, empresas e eventos, tendo experiência em feiras como a Mercopar e a Gramado Summit.

Programação da FBV 2025

Com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo, a FBV 2025 espera receber mais de 10 mil visitantes ao longo de três dias de evento. A programação inclui mais de 70 horas de conteúdo e a participação de mais de 100 palestrantes nos palcos Negócios, Mão na Massa, MKT & Vendas e Pequenos Gigantes.

Entre os temas abordados estão novos modelos de negócios, vendas online, redes sociais, experiência do consumidor e inteligência artificial (IA).

Serviço

  • O quê: 11ª Feira Brasileira do Varejo
  • Quando: de 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)
  • Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)
  • Horário: 10h às 19h
  • Ingressos: sympla.com.br/evento/fbv-feira-brasileira-do-varejo-2025/2071132?referrer=feirabrasileiradovarejo.com.br
  • Mais detalhes: feirabrasileiradovarejo.com.br
Foto: Sandro Azevedo/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2025 0 Comentários 522 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo disponibiliza WhatsApp para esclarecimentos sobre podas de árvores

Por Jonathan da Silva 21/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smmadu) de Novo Hamburgo disponibilizou um canal de WhatsApp para que a população possa esclarecer dúvidas sobre podas de árvores na cidade. O serviço permite que moradores enviem fotos, vídeos e o número do protocolo aberto para o telefone (51) 99701-4005, facilitando a análise e a autorização de intervenções.

Com o novo canal, técnicos da secretaria poderão orientar os moradores de forma remota, sem a necessidade de deslocamento para todas as solicitações. Em alguns casos, a autorização para poda poderá ser concedida diretamente pelo WhatsApp.

O diretor de Proteção Ambiental de Novo Hamburgo, Jalnei Souza, explicou que a medida busca dar mais agilidade ao processo. “Isso tornará mais ágil a resolução da demanda, simplificando para quem faz a requisição e otimizando o trabalho dos nossos servidores”, afirmou Souza, que também destacou que a redução de deslocamentos representará uma economia para o município.

Como solicitar o serviço

Para utilizar o canal de WhatsApp, o morador deve primeiro abrir um protocolo na Prefeitura. Isso pode ser feito pelo site novohamburgo.atende.net ou pelo telefone (51) 3097-9400. Com o número do protocolo em mãos, basta enviá-lo via WhatsApp junto com imagens ou vídeos da situação.

A Secretaria de Meio Ambiente solicita que não sejam feitas ligações para o número de WhatsApp, pois isso pode prejudicar o andamento dos atendimentos.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2025 0 Comentários 850 Visualizações
Projetos especiais

Bares e restaurantes do Vale do Sinos adotam compostagem para destinação de resíduos

Por Jonathan da Silva 19/02/2025
Por Jonathan da Silva

Restaurantes e bares do Vale do Sinos têm passado a destinar seus resíduos orgânicos para a compostagem como forma de atender às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O serviço é realizado pela empresa Virando a Terra, de São Leopoldo, única licenciada na região para esse tipo de operação. A medida busca evitar problemas sanitários, atração de pragas, multas e até mesmo a perda de alvará.

A Virando a Terra realiza o manejo correto dos resíduos, transformando-os em composto orgânico. Com isso, evita que esse material seja encaminhado a aterros sanitários, onde geraria gases de efeito estufa, como o metano, que contribuem para a crise climática. A empresa atende atualmente 42 empresas e cerca de 70 residências, com a perspectiva de dobrar a gestão de 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês até 2025.

Estabelecimentos aderem à iniciativa

Vários estabelecimentos gastronômicos da região já destinam seus resíduos à compostagem, alinhando-se a princípios de sustentabilidade e governança corporativa. Entre eles estão:

  • Zimbabwe Restaurante
  • 51 Bar e Cozinha
  • Majestic Drink
  • Buca di Sant’Antonio
  • Marquês Cucina
  • Afronte Cultural
  • República das Cervejas
  • Villa D’Assisi
  • Poke Delícia
  • Armazém 51
  • Naturale Fit

Compromisso ambiental

A sócia do Majestic Drink, Vanessa Clós, destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental. “Fazer o descarte correto dos resíduos orgânicos faz com que o nosso mundo seja mais próspero e sustentável. A Virando a Terra é a empresa que tem nosso coração”, afirmou Vanessa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/02/2025 0 Comentários 441 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Novo Hamburgo conclui limpeza de ecopontos nesta semana

Por Jonathan da Silva 12/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo deve concluir nesta quarta-feira (12) a limpeza dos ecopontos da cidade, iniciada no sábado (8). Até o momento, mais de 1,4 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos do Ecoponto do bairro Canudos. A operação foi necessária devido ao acúmulo de material, parte ainda remanescente da enchente do ano passado.

A partir de quinta-feira, 13 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) iniciarão a limpeza do Ecoponto do bairro Santo Afonso. Segundo o secretário da SMMADU, Anderson Bertotti, o investimento do município para recuperação dos dois espaços é de R$ 1,1 milhão. Os resíduos recolhidos estão sendo destinados a um aterro licenciado em Gravataí. “A Prefeitura vai manter esse local limpo e adequado, para que as pessoas possam trazer seus resíduos até aqui, fazendo o descarte adequado e colaborando com a limpeza da cidade”, afirmou o titular da pasta.

Funcionamento dos ecopontos

Os ecopontos são destinados ao descarte de resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos de podas autorizadas, com limite de até um metro cúbico.

Ecoponto Santo Afonso
  • Endereço: Avenida Montevidéu, 520
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 8h às 11h30min
Ecoponto Canudos
  • Endereço: Rua Estocolmo, 809
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 8h às 11h
Foto: Débora Ertel/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/02/2025 0 Comentários 508 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Gramado realiza capacitação sobre levantamento de fauna silvestre

Por Jonathan da Silva 11/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado realizou, na sexta-feira (7), uma capacitação teórico-prática sobre levantamento de fauna silvestre no Parque dos Pinheiros. O treinamento foi direcionado a analistas ambientais do meio biótico que atuam em órgãos ambientais, com o objetivo de aprimorar as técnicas de monitoramento da fauna no licenciamento ambiental.

A capacitação foi ministrada pelo biólogo Paulo F. Kuester e pela bióloga Mariane Engler e contou com a participação de servidores de órgãos ambientais da região e do Ministério Público. Durante a atividade, os participantes receberam instruções sobre métodos de levantamento, uso de equipamentos, análise de dados e realizaram uma prática de campo simulando levantamentos em áreas naturais.

Unidade de conservação

O Parque Natural Municipal dos Pinheiros, onde ocorreu a capacitação, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. A visitação é restrita a atividades de ecoturismo e pesquisa, sempre com acompanhamento técnico. A Secretaria do Meio Ambiente promove no local ações voltadas à educação ambiental e pesquisa científica.

O parque também está sob monitoramento do Governo Estadual e, em breve, receberá o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Região das Hortênsias, estrutura que será referência no atendimento e reabilitação da fauna local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2025 0 Comentários 371 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO