Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

educação

Projetos especiais

Colégio Marista Rosário amplia ações de combate ao bullying

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Marista Rosário intensificou, desde segunda-feira (11), uma série de ações voltadas ao combate ao bullying e à promoção da convivência respeitosa entre estudantes do ensino fundamental, em Porto Alegre. As iniciativas envolvem alunos dos anos iniciais e finais em projetos pedagógicos que abordam ética digital, empatia, resolução de conflitos e comportamento nas redes sociais. As atividades buscam estimular reflexões sobre respeito dentro e fora do ambiente virtual.

Nos Anos Finais, todas as turmas do 8º ano participam da sequência pedagógica “Ética no ambiente virtual: nesse jogo todo mundo ganha”. A programação inclui palestra sobre ética e ambiente digital, além de atividades interdisciplinares na área de Linguagens.

A coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Graziela Acosta, afirma que a proposta busca ampliar a percepção crítica dos estudantes sobre os conteúdos consumidos e compartilhados nas redes sociais. “A ideia é analisar discursos presentes em plataformas como TikTok e Instagram, compreender os contextos culturais e refletir sobre os sentimentos e impactos que essas postagens geram. Queremos que eles percebam o que está por trás de cada imagem e das exposições que fazemos no ambiente virtual”, explica Graziela.

Atividades interdisciplinares

As ações envolvem diferentes disciplinas. Em Língua Portuguesa, os estudantes analisam publicações digitais e produzem conteúdos voltados à empatia e ao apoio às vítimas de desrespeito online. Já em Produção Textual, desenvolvem reflexões sobre os impactos das redes sociais no cotidiano e criam frases para campanhas de conscientização.

O projeto será encerrado com a montagem de um varal de camisetas com mensagens produzidas pelos próprios alunos. As peças também serão utilizadas em uma atividade inspirada no universo esportivo durante as Olimpíadas Rosarienses. “Como no futebol, a regra é clara: falta de ética leva cartão”, brinca a coordenadora.

Projeto nos anos iniciais

Nos anos iniciais, o tema é trabalhado por meio do Projeto Convivendo, que utiliza vídeos e atividades orientadas para discutir hábitos de convivência, empatia e resolução de conflitos.

A orientadora educacional do 4º e 5º ano, Sabrina Garbelotto, afirma que o objetivo é atuar de forma preventiva e formativa. “Queremos favorecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio de intervenções que promovam o diálogo e a resolução não violenta de conflitos. Trabalhar o respeito, a empatia e o cuidado com o outro é essencial para prevenir situações de bullying”, destaca Sabrina.

Entre as mensagens trabalhadas com os estudantes estão orientações como “Bullying não é brincadeira” e “Na internet ou fora dela, trate todos com respeito”, relacionando o comportamento ético aos ambientes presencial e digital.

Foto: Edilene Silva/Colégio Marista Rosário/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 76 Visualizações
Cidades

Estudantes de Nova Petrópolis enviam cartas para cidade-irmã na Alemanha

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Pedro Beck Filho e Luiz Loeser, em Nova Petrópolis, concluíram nesta semana a redação de cartas que serão enviadas à cidade alemã de Emmelshausen, em mais uma etapa do projeto de intercâmbio cultural e linguístico entre os municípios. A iniciativa integra as comemorações dos sete anos de irmandade oficial entre as cidades e busca fortalecer os laços culturais e a cooperação internacional por meio da troca de correspondências entre estudantes brasileiros e alemães.

As cartas enviadas pelos estudantes alemães haviam sido recebidas pelas escolas de Nova Petrópolis em abril. Após a leitura das mensagens, os alunos produziram as respostas em atividades acompanhadas pelos professores da rede municipal.

Atividade envolve ensino da língua alemã

Na EMEF Pedro Beck Filho, o trabalho foi acompanhado pelo professor de Língua Alemã, Jackson Arend. Segundo o docente, a atividade permitiu que os estudantes utilizassem o idioma em uma situação prática de comunicação. “Foi muito gratificante ver a expressão dos alunos ao receberem e abrirem as cartas vindas da Alemanha. Eles responderam com muito carinho e atenção, utilizando o idioma de forma prática e afetuosa. É uma forma real de estreitar os laços de irmandade”, destacou o professor.

As correspondências produzidas pelos estudantes da escola foram entregues oficialmente à diretora Carina C. Schildt, responsável pelo encaminhamento do material para o transporte internacional.

Projeto integra celebração da irmandade entre municípios

Os estudantes da EMEF Luiz Loeser, localizada na Vila Olinda, também finalizaram as respostas que serão enviadas para Emmelshausen. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Nova Petrópolis.

De acordo com a administração municipal, o objetivo do projeto é estimular o intercâmbio cultural entre as novas gerações e contribuir para a preservação da herança germânica presente no município, além de fortalecer a relação institucional entre as cidades-irmãs.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Ensino

Feevale promove “Pint of Science” em bares de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizará, nos dias 19 e 20 de maio, em Novo Hamburgo, mais uma edição do “Pint of Science”, evento internacional que busca aproximar a ciência da comunidade por meio de debates em bares e cafés. A programação ocorrerá no Velho Viking e no Boteco 1538, a partir das 19h, com entrada gratuita e participação de pesquisadores, professores e estudantes da instituição. A proposta é discutir temas científicos atuais em linguagem acessível, promovendo o diálogo entre academia e população em espaços informais.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, o evento integra uma iniciativa internacional criada no Reino Unido e realizada simultaneamente em diversos países. No Brasil, o Pint of Science acontece há mais de dez anos e, em 2026, alcança um recorde de participação, chegando a 213 cidades.

Programação na cidade

A programação em Novo Hamburgo começa na terça-feira, 19 de maio, no Velho Viking. O encontro contará com a conversa “Vírus de Cinema: o que da ficção pode ser real?”, conduzida pelas acadêmicas do mestrado em Virologia da Feevale, Laura Gabriela Nienow, Pamela Maria Correa e Maria Eduarda Seidler. Na mesma noite, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da Feevale, Isadora Richter, abordará o tema “Drogas, álcool e um fio de cabelo: a ciência por trás do passado”, discutindo métodos científicos utilizados para análises toxicológicas.

Já na quarta-feira, 20 de maio, o Boteco 1538 receberá o debate “O tempo não para: estamos preparados para viver mais e melhor?”. A atividade reunirá pesquisadores, professores e estudantes vinculados ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Gerontologia e ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale. Participam da conversa Cesar Augusto Kampff, Yasmin Daniele Garcia, Deise Claudiane Rodrigues Antunes, Ana Carolina Lima, Marliese Christine Simador Godoflite, Geraldine Alves dos Santos, Rosane Barbosa e Igor de Oliveira Lopes.

Ciência fora dos laboratórios

Segundo a organização, o objetivo do Pint of Science é transformar espaços cotidianos em ambientes de troca de conhecimento, permitindo que o público tenha contato direto com pesquisadores e temas científicos presentes no dia a dia.

A programação é aberta à comunidade e não exige inscrição prévia. Os encontros ocorrerão sempre às 19h, nos dois estabelecimentos participantes.

O festival internacional foi criado com o propósito de tornar o conhecimento científico mais acessível ao público geral, incentivando conversas sobre pesquisa, inovação e sociedade em ambientes descontraídos.

Serviço

  • O quê: Pint of Science 2026 em Novo Hamburgo
  • Quando: 19 e 20 de maio, às 19h
  • Onde: Velho Viking e Boteco 1538, em Novo Hamburgo
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 109 Visualizações
Projetos especiais

Fundação do Internacional apresenta projetos sociais na Assembleia Legislativa

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci) apresentou, nesta terça-feira (12), seus projetos sociais durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), presidida pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB). Prestes a completar 50 anos de atividade, a instituição destacou ações voltadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Porto Alegre.

A apresentação foi conduzida pela diretora da Feci, Carla Zitto, que detalhou os programas desenvolvidos pela fundação, considerada uma das mais antigas do mundo mantidas por clubes de futebol. Também acompanharam a atividade o vice-presidente João Neves e o diretor administrativo Felipe Albarello.

Projetos sociais

Entre as iniciativas apresentadas está o Projeto Educação Integral, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O programa atende cerca de 450 estudantes da rede municipal de ensino por meio de oficinas e atividades multidisciplinares.

Outro projeto destacado foi o SCFV Interagir, voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece atividades esportivas, culturais e acompanhamento psicossocial.

A fundação também apresentou o Projeto Interabilita, que disponibiliza atendimento fisioterapêutico neurofuncional gratuito para crianças e adolescentes com condições como paralisia cerebral, síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.

Reconhecimento institucional

Durante a reunião, a deputada Patrícia Alba ressaltou a atuação da fundação junto às comunidades atendidas. “Instituições como essa têm papel essencial na sociedade e atuam especialmente onde o poder público não consegue alcançar”, afirmou a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Patrícia Alba também informou que a Feci será homenageada pela Assembleia Legislativa no próximo dia 23 de junho, em reconhecimento à trajetória da instituição e às ações desenvolvidas ao longo de quase cinco décadas.

Foto: Milena Nicolini/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Ensino

Feevale promove debate sobre impactos do ambiente digital em crianças e jovens

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizará mais uma edição do Café da Ética no próximo dia 29 de maio, desta vez para discutir os impactos do ambiente digital no comportamento, na atenção e no desenvolvimento de crianças e jovens. O encontro será realizado às 19h30min, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. Promovida pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da universidade, a atividade será gratuita e aberta ao público, com inscrições já disponíveis pela internet.

Com o tema “Conectados e Vulneráveis: o desafio ético da educação na infoera”, o evento pretende ampliar o debate sobre os desafios relacionados ao uso das tecnologias digitais e seus reflexos nos processos de aprendizagem, inclusão e convivência social.

Quem estará no evento

A palestra será ministrada pela professora Roberta Stockmanns, pesquisadora na área de Educação e Inovação, com atuação voltada às tecnologias digitais, inclusão e processos de aprendizagem.

A mediação ficará a cargo do professor Gustavo Roese Sanfelice, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale e líder do Grupo de Pesquisa Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais.

Segundo a instituição, a proposta do encontro é promover reflexões sobre questões éticas relacionadas à presença cada vez mais intensa do ambiente digital na vida cotidiana de crianças e adolescentes.

Inscrições abertas

A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário online disponibilizado pela Universidade Feevale.

Serviço

  • O quê: Café da Ética – Conectados e Vulneráveis: o desafio ético da educação na infoera
  • Quando: 29 de maio, às 19h30min
  • Onde: Auditório do prédio Azul, Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: Gratuito
Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Cultura

Doações via Imposto de Renda fortalecem Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo (NOJ), mantido pelo Instituto Arlindo Ruggeri (IAR), está apto a receber doações por meio do Imposto de Renda para financiar aulas gratuitas de música destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto atende mais de 400 estudantes e pode receber os recursos direcionados ao Conselho da Criança e do Adolescente, mecanismo que permite a destinação de até 3% do imposto devido.

Os detalhes sobre o processo de doação estão disponíveis no site do Instituto Arlindo Ruggeri.

Transformando vidas

O diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens, Gustavo Müller, destaca a importância do apoio da comunidade para a continuidade das atividades. “Esse é um projeto que transforma vidas e que só existe com o apoio da comunidade. Cada doação representa mais oportunidades para os nossos alunos e para o futuro da música na cidade”, afirma Müller.

Projetos aprovados para captação

Além das contribuições feitas por pessoas físicas, o Instituto Arlindo Ruggeri também possui projetos aprovados para captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal voltadas às empresas.

Entre as iniciativas aptas a receber investimentos estão o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), os Núcleos de Orquestras Jovens (NOJ) e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar parte do Imposto de Renda devido aos projetos culturais sem custo adicional. A proposta busca ampliar o investimento privado em iniciativas culturais com impacto social e artístico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Ensino

Feevale celebra 20 anos do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental

Por Jonathan da Silva 11/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizou um evento em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGQA nesta quinta-feira (7), no Espaço Cosmos, no Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. A atividade reuniu egressos, professores, pesquisadores e autoridades acadêmicas para celebrar a história do programa e discutir os desafios atuais das pesquisas ambientais. Neste ano, o PPGQA recebeu nota 7 na avaliação quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conceito máximo atribuído pela instituição.

O resultado coloca o programa entre um grupo restrito de pós-graduações do país com avaliação máxima e reforça a atuação da Feevale na área de pesquisa ambiental e formação acadêmica avançada.

Durante o evento, o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou a importância da nota obtida pelo programa e os desafios ligados às questões ambientais. “Hoje, temos novos desafios na questão ambiental, que nos obrigam a estimular mais pesquisas, novas metodologias, e é isso que pretendemos fazer no programa. Então, vamos continuar trabalhando e investindo, para que nossos estudantes e professores continuem sendo essa referência, como diz o slogan da Universidade”, pontuou o líder da instituição.

Reconhecimento acadêmico

A coordenadora do PPGQA, professora Daniela Müller de Quevedo, atribuiu o resultado ao trabalho coletivo desenvolvido ao longo das duas décadas do programa. “O PPGQA é fruto do trabalho conjunto de docentes, discentes, técnicos e parceiros, reforçando uma construção coletiva ao longo do tempo, com o objetivo de integrar ciência e sociedade e influenciar políticas públicas”, afirmou Daniela.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, ressaltou a relevância do programa para o desenvolvimento institucional da universidade. “Inicialmente, nossos projetos eram muito localizados regionalmente e se atinham à bacia do Rio do Sinos. Ao longo do tempo, contribuímos para a qualidade de vida na nossa região e nos abrimos, também, para o mundo. Porém, as mudanças climáticas e os eventos extremos nos exigem novamente olhar para nossa aldeia. O programa existe em função da sociedade: a comunidade e a Universidade esperam muito de nós. Vida longa e que continuemos essa bonita missão!”, completou Spilki.

Programação reuniu pesquisadores e egressos

A programação contou com palestra do professor Valdir Fernandes, que abordou as bases sociais, as origens, a institucionalização e os desdobramentos sociopolíticos e científicos das ciências ambientais.

O encontro também teve exposição de trabalhos desenvolvidos por egressos do programa e a presença de representantes institucionais e convidados externos.

História do programa

O Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale foi aprovado em 2004, inicialmente como mestrado em Gestão Tecnológica, com caráter interdisciplinar. O edital de seleção foi lançado em 2005 e as atividades começaram em 2006.

Ao longo de 20 anos, o programa formou mais de 250 pesquisadores e professores e desenvolveu mais de 300 projetos de pesquisa em parceria com instituições nacionais e internacionais, incluindo organizações do Canadá, Estados Unidos, Finlândia e países do Brics.

Atualmente, o PPGQA conta com 76 acadêmicos matriculados, 14 docentes permanentes, quatro colaboradores e três pós-doutores. A estrutura reúne 14 laboratórios integrados. No último quadriênio, foram publicados 156 artigos por alunos e 197 por egressos, além da execução de 47 projetos de pesquisa financiados e da obtenção de 26 premiações, titulações e menções acadêmicas concedidas a professores do programa.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo amplia ações de educação antirracista na rede municipal

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed) ampliou em 2026 as ações de educação antirracista desenvolvidas na rede municipal de ensino. O projeto Escolas Sementeiras, criado em 2024 inicialmente em 27 escolas, passou a contemplar todos os espaços educativos do município, com atividades voltadas à promoção da equidade, do respeito às diferenças e da valorização das identidades. As iniciativas incluem formações para professores, debates sobre diversidade e práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

Segundo a Secretaria, a educação antirracista é trabalhada de forma cotidiana nas escolas, por meio de atividades em sala de aula, seleção de materiais pedagógicos e formações continuadas para profissionais da educação. A proposta busca estimular reflexões sobre representatividade, direitos humanos e enfrentamento ao racismo dentro e fora do ambiente escolar.

As ações desenvolvidas pelo projeto Escolas Sementeiras incluem encontros formativos presenciais e virtuais, visitas aos territórios escolares, construção de acervos pedagógicos e integração das temáticas relacionadas à educação étnico-racial desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Papel social da escola pública

As práticas implementadas pela rede municipal também seguem as determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que estabelecem o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

O secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, afirmou que o fortalecimento das ações está relacionado ao papel social da escola pública. “Quando toda a rede assume o compromisso com a equidade e o respeito às diferenças, a educação se torna mais humana e democrática”, destacou o titular da pasta.

A assessora da Smed e coordenadora do projeto Escolas Sementeiras, Fernanda Duarte de Oliveira, explicou que a iniciativa busca aproximar as escolas de temas ligados à formação cidadã. Segundo ela, as ações são desenvolvidas diariamente nas práticas pedagógicas, nas formações e nas relações construídas dentro dos ambientes escolares.

Ampliação do projeto

Criado em 2024 com participação inicial de 27 escolas municipais, o projeto Escolas Sementeiras foi ampliado neste ano para atingir toda a rede municipal de ensino. De acordo com a Smed, a proposta é fortalecer espaços escolares mais acolhedores e representativos para bebês, crianças, adolescentes e estudantes da EJA, ampliando referências culturais e promovendo o reconhecimento das diferentes identidades nos processos de aprendizagem.

Foto: Smed/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 94 Visualizações
Ensino

Aluna de Nova Petrópolis conquista intercâmbio na Europa após prova de alemão

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A estudante Lara Zang, aluna do Programa Municipal de Incentivo ao Ensino da Língua Alemã de Nova Petrópolis, conquistou uma viagem com curso para a Alemanha e a Áustria após obter 100% de aproveitamento na prova de proficiência em Língua Alemã Nível A2. O exame foi aplicado pelo Instituto Goethe em novembro de 2025 e garantiu à estudante participação em um acampamento linguístico juvenil na cidade de Obertauern, no estado de Salzburgo, na Áustria. A conquista foi celebrada pela Prefeitura de Nova Petrópolis, que mantém o programa gratuito por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Na tarde desta quarta-feira (6), o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), recebeu Lara Zang no gabinete oficial. Participaram do encontro a professora de Língua Alemã, Célia Weber Heylmann, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt, e o secretário municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância do incentivo ao ensino de idiomas. “A conquista é motivo de orgulho para a comunidade e reforça a importância dos investimentos em educação e na valorização da cultura germânica, tão presente na história de Nova Petrópolis”, afirmou Michaelsen.

Programa internacional

A estudante, de 15 anos, participou do programa municipal em 2025 e foi selecionada para integrar o Acampamento Linguístico Juvenil Alemão, que ocorrerá em Obertauern, cidade localizada próxima à fronteira com a Alemanha. A viagem terá duração de duas semanas.

Segundo a Prefeitura, cerca de 100 estudantes de diferentes países foram selecionados para participar da iniciativa internacional, sendo aproximadamente cinco brasileiros.

Desempenho e preparação

A professora Célia Weber Heylmann afirmou que o desempenho da estudante demonstra o resultado do trabalho desenvolvido no município. “O excelente desempenho de Lara evidencia a qualidade do ensino ofertado pelo Município, bem como o empenho e dedicação da estudante ao longo do curso. A certificação em nível A2 é uma oportunidade da estudante adquirir uma experiência internacional, ampliando seus horizontes acadêmicos, culturais e profissionais. A vivência em outro país permitirá o contato direto com a língua e a cultura, contribuindo de forma significativa para o aperfeiçoamento do idioma e o desenvolvimento pessoal da aluna”, ressaltou Célia.

A estudante também comentou a expectativa para a experiência internacional. “É muito gratificante ver o esforço investido nas aulas disponibilizadas pelo Município sendo valorizado. Eu estou muito feliz e empolgada por poder viver tudo isso, além de ser grata por toda a ajuda da professora Célia. Vai ser uma experiência incrível, até pelo contato que vou ter com diversas culturas diferentes devido às pessoas que estarão participando do curso. Também é muito bom imaginar que isso possa servir de incentivo para que cada vez mais habitantes se interessem pelo curso e possam manter a preservação da Língua Alemã em Nova Petrópolis”, comentou Lara Zang.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo recebe 2,5 mil equipamentos para a educação

Por Jonathan da Silva 06/05/2026
Por Jonathan da Silva

A rede municipal de ensino de Novo Hamburgo receberá mais de 2,5 mil novos equipamentos tecnológicos nesta sexta-feira, 8 de maio, em ato simbólico no gabinete do prefeito Gustavo Finck (PP). Os itens incluem computadores portáteis, notebooks e desktops, adquiridos com investimento de R$ 4,8 milhões do Fundeb, com o objetivo de modernizar a infraestrutura tecnológica das escolas, apoiar o trabalho de profissionais da educação e ampliar o acesso dos estudantes a recursos digitais.

Ao todo, serão entregues 2,2 mil chromebooks destinados a professores, 250 notebooks para escolas e coordenações pedagógicas e 110 desktops para uso nas secretarias escolares. Os novos dispositivos substituirão equipamentos adquiridos em 2018, que atualmente estão em uso pelos docentes da rede.

Os equipamentos que serão substituídos passarão por reconfiguração e ficarão disponíveis para utilização dos estudantes, conforme planejamento da Secretaria de Educação.

Objetivo da iniciativa

A medida integra a estratégia da rede municipal de ensino para adequação ao BNCC Computação, documento complementar à Base Nacional Comum Curricular, que vem sendo implementado de forma transversal e deverá se tornar disciplina específica na grade curricular até 2027.

O secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luis da Silva, destacou os impactos do investimento. “Esse investimento representa a valorização dos profissionais e o avanço em tecnologia, não só para os docentes, mas também para os estudantes, sem o descarte dos equipamentos atuais”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2026 0 Comentários 108 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO