Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

educação

Cidades

Canela realiza competição de lançamento de foguetes nas escolas municipais

Por Jonathan da Silva 22/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela está promovendo pela primeira vez a Competição Municipal de Lançamento de Foguetes, voltada a estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais. A fase classificatória ocorre até o dia 29 de maio nas instituições de ensino participantes, enquanto a final será realizada no dia 30, das 9h às 13h, no Parque do Lago, durante a programação da Feira Canela + Verde. A iniciativa integra o programa Ecocidadania e busca incentivar a educação ambiental e o aprendizado interdisciplinar por meio da construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas pet.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável pela organização da atividade, os projetos começaram a ser desenvolvidos em sala de aula envolvendo diferentes disciplinas, como matemática, ciências, geografia, história, artes visuais, língua portuguesa, informática e educação física. Participam da edição deste ano as escolas Santa Terezinha, Severino Travi, Balduíno Boelter e Ernesto Dornelles.

Projetos desenvolvidos nas escolas

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, Esthalin Moreira, explicou que as instituições receberam orientações para a elaboração dos foguetes e passaram a desenvolver os projetos junto aos estudantes. Segundo ele, as equipes tiveram acesso a um manual com instruções sobre a estruturação dos foguetes utilizando garrafas pet como base.

Na etapa interna, cada escola selecionará as equipes classificadas para a disputa final. Ao todo, quatro grupos participarão da decisão no Parque do Lago.

Como será a final

Na disputa decisiva, cada equipe terá direito a três tentativas de lançamento. Para ser validado, o foguete precisará atingir pelo menos 50 metros de distância. Vencerá a competição a equipe cujo foguete alcançar a maior distância entre as tentativas realizadas. Em caso de empate, haverá uma tentativa extra.

Competição nacional é possibilidade

A equipe vencedora receberá como prêmio uma visita ao parque Space Adventure, voltado à temática espacial. Caso o foguete campeão alcance a marca exigida em nível nacional, os estudantes poderão participar ainda neste ano da Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Ensino

Abertura do Torneio de Integração do Colégio Mauá reúne mais de 2 mil pessoas

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá realizou a cerimônia oficial de abertura do 39º Torneio de Integração na noite desta quarta-feira (20), no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O evento reuniu mais de 2,4 mil alunos, professores, familiares e ex-alunos em uma programação marcada por apresentações artísticas, desfile das equipes Chaparral, Atlântis e Cometa e homenagens a integrantes da comunidade escolar. A solenidade também marcou o início oficial das atividades esportivas do torneio, que segue até o dia 3 de junho.

A abertura começou ao som de “Summon The Heroes” e contou com transmissão ao vivo pelo canal do colégio no YouTube. Um dos primeiros momentos da cerimônia foi a homenagem à professora Gabriele Bredow, eleita Princesa da 41ª Oktoberfest no último domingo (17). O diretor-geral do Colégio Mauá, professor Nestor Raschen, participou da homenagem à representante da festa.

Como foi a cerimônia

Inspirada no conceito do sol, símbolo presente na identidade visual da instituição, a cerimônia destacou mensagens relacionadas à renovação e continuidade. A frase “Raízes que sustentam histórias e inspiram futuros” conduziu parte da narrativa apresentada pelo professor Rafael Luz durante o evento.

A programação contou ainda com a participação do grupo de Escoteiros do Colégio Mauá, responsável pela entrada inicial no ginásio. O vice-diretor Mártin Goldmeyer conduziu a bandeira da escola, enquanto o Conjunto Instrumental executou o Hino Nacional ao vivo.

Na sequência, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio representaram as equipes Chaparral, Atlântis e Cometa em desfiles com coreografias, músicas e efeitos visuais. O Chaparral entrou ao som de “Animals Remix”, o Atlântis utilizou “I’m Good Remix” e o Cometa apresentou-se com “Time Remix”.

Outro momento da cerimônia foi o juramento do atleta, conduzido pela presidente do Grêmio Estudantil de 2026, Anna Carolina Araújo. A atividade destacou valores relacionados ao jogo limpo, inclusão e respeito.

A programação também incluiu apresentações dos departamentos de dança, ginástica rítmica e ginástica de trampolim, além da participação do mascote Mauazito.

Encerramento com fogo simbólico

O encerramento da solenidade foi marcado pela entrada do fogo simbólico do torneio, em referência à chama olímpica. O funcionário Rui Jackisch, apontado como o colaborador mais antigo da instituição, conduziu a chama acompanhado do neto Guilherme Jackisch Flores. A homenagem também fez referência “in memoriam” a Eduardo Spall, conhecido como “Ducca”.

Na sequência, o professor Nestor Raschen recebeu o fogo simbólico, representando mais de quatro décadas de atuação no Colégio Mauá.

Importância histórica

Em seu pronunciamento, o diretor-geral Nestor Raschen ressaltou a importância histórica do torneio para a instituição. “O Torneio de Integração é uma tradição do Colégio Mauá que nos enche de orgulho. Uma demonstração amor ao esporte e um sentimento de pertencimento que atravessa gerações”, afirmou Raschen.

A programação do torneio inclui disputas de vôlei, basquete, futebol, atletismo e xadrez, além de um show artístico marcado para o dia 27 de maio, às 19h30min, no Teatro do Mauá.

Serviço

  • O quê: 39º Torneio de Integração do Colégio Mauá
  • Quando: de 14 de maio a 3 de junho; encerramento em 3 de junho, às 14h
  • Onde: Colégio Mauá e Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: evento aberto à comunidade
Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Projetos especiais

Cooperativa escolar Vida em Ação é fundada em Rio Pardinho

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Christiano J. Smidt, no distrito de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, oficializou na sexta-feira (15) a criação da Cooperativa Escolar Vida em Ação. O ato de fundação foi realizado nas dependências da escola e reuniu os 32 alunos sócios-fundadores do grupo, que passa a atuar em ações voltadas à sustentabilidade, convivência comunitária e revitalização de espaços escolares. A iniciativa integra o Programa Cooperativas Escolares, da Fundação Sicredi, conduzido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo.

A assembleia de fundação foi conduzida pelos próprios estudantes, que realizaram a votação e aprovação dos principais pontos do estatuto social, além da eleição e posse dos Conselhos de Administração e Fiscal. Na composição da liderança da cooperativa, foram eleitas a presidente Nicole Einloft e a vice-presidente Francine Krüger.

Durante o encontro, os estudantes também apresentaram o conceito da marca da cooperativa, voltado ao protagonismo juvenil e às ações comunitárias planejadas para o grupo.

Ações ambientais e comunitárias

Entre as atividades previstas no Plano de Gestão da cooperativa estão o recolhimento de óleo saturado, tampinhas e lacres, além da revitalização do pátio escolar com plantio de flores e criação de canteiros. O grupo também pretende realizar pinturas de amarelinhas e circuitos geométricos para alunos menores, promover o resgate de brincadeiras antigas e organizar palestras e rodas de conversa sobre saúde mental, diversidade e união familiar.

Segundo a escola, as ações têm foco em sustentabilidade e fortalecimento da convivência comunitária no distrito de Rio Pardinho.

O movimento para criação da cooperativa começou no início de 2025. Nesse período, os estudantes participaram de atividades de formação e realizaram a restauração da antiga sala do CTG da escola, espaço atingido pela enchente que submergiu a instituição. O ambiente foi limpo e pintado pelos próprios alunos para se tornar a sede oficial da Cooperativa Escolar Vida em Ação.

Autoridades acompanham fundação

Participaram do evento o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry; o vice-prefeito Alex Knak; a secretária municipal de Educação, Jane Sabin; o diretor da escola, Elias Meyer; e as professoras orientadoras do grupo de 2025 e 2026, respectivamente, Lisane Bock da Silveira e Thaís Lersch Iserhardt.

Durante a cerimônia, o presidente Heitor Petry destacou o impacto do programa nas comunidades escolares. “O programa é a oportunidade para que os jovens cresçam como estudantes, pessoas conscientes do seu papel na sociedade e entendam que suas competências são capazes de mudar a realidade das suas comunidades”, afirmou Petry.

O Programa Cooperativas Escolares é desenvolvido pela Fundação Sicredi e busca incentivar habilidades ligadas ao protagonismo, trabalho em equipe, comunicação, autonomia, organização e pensamento crítico, com base nos princípios do cooperativismo.

Foto: Francisco Frantz/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 77 Visualizações
Cultura

Orquestra Rosariense se apresenta na Santa Casa de Porto Alegre no Dia do Abraço

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra Rosariense, do Colégio Marista Rosário, participará da programação especial do Dia do Abraço promovida pela Santa Casa de Porto Alegre. A apresentação ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 16h, na Praça Central da Cidade da Saúde, reunindo estudantes, colaboradores, integrantes do corpo clínico e lideranças da instituição. A ação busca levar música e atividades culturais ao ambiente hospitalar durante a programação alusiva à data.

O convite para a participação da orquestra retoma uma parceria construída em ações anteriores entre a instituição de ensino e a Santa Casa. Segundo o Colégio Marista Rosário, a iniciativa também reforça a proposta de ampliar a atuação da orquestra para além dos espaços escolares, aproximando os estudantes de diferentes públicos e contextos sociais.

Formação musical e humana

O regente e professor de música Estêvão Grezeli afirmou que as apresentações externas contribuem para a formação artística e pessoal dos alunos envolvidos no projeto. “Quando a orquestra se apresenta em espaços como a Santa Casa, os estudantes entendem que a música também pode acolher, emocionar e transformar ambientes. É uma oportunidade muito importante de crescimento artístico e humano, porque eles passam a perceber o impacto que a arte pode gerar na vida das pessoas”, destacou Grezeli.

Fundada em 2013, a Orquestra Rosariense reúne estudantes do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O projeto pedagógico trabalha com instrumentos sinfônicos e populares e desenvolve atividades ligadas à prática musical coletiva.

Projeto pedagógico

Sob a regência do professor Estêvão Grezeli, a orquestra também desenvolve ações voltadas à formação de habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e empatia entre os estudantes participantes.

A apresentação integra a programação do Dia do Abraço organizada pela Santa Casa de Porto Alegre na Cidade da Saúde.

Serviço

  • O quê: Apresentação da Orquestra Rosariense no Dia do Abraço
  • Quando: Sexta-feira, dia 22, às 16h
  • Onde: Praça Central da Cidade da Saúde, na Santa Casa de Porto Alegre
  • Quanto: Gratuito
Foto: Buena Vista Produtora/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Saúde

PUCRS inaugura centro de simulação em saúde com mais de 20 ambientes

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul inaugura o Centro Interprofissional de Inovação e Simulação em Saúde (CIISS), novo complexo voltado ao ensino prático de estudantes da área da saúde, nesta sexta-feira, dia 22 de maio. O espaço ocupará cinco andares do prédio da Escola de Medicina da universidade, terá 3,7 mil metros quadrados e contará com mais de 20 ambientes dedicados à simulação clínica e cirúrgica. A estrutura será utilizada por mais de 1,8 mil estudantes de Medicina e de outros cursos da área da saúde.

Segundo a universidade, o centro integra a estratégia de qualificação da formação acadêmica por meio de metodologias ativas e ambientes realísticos de aprendizagem. A estrutura atenderá alunos da Escola de Medicina e da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, incluindo cursos como Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

Entrega será feita em duas fases

A implantação do novo centro ocorrerá em duas etapas. Na primeira fase, que será inaugurada em maio, entrarão em funcionamento o térreo, com ambulatórios e emergência simulada, e o nono andar, destinado ao bloco cirúrgico simulado.

O bloco contará com salas específicas para treinamento de habilidades como microcirurgia e videocirurgia. Já no segundo semestre deste ano, serão entregues o sexto e o sétimo andar, onde funcionarão centro obstétrico, enfermarias pediátricas e para adultos, além de unidades de terapia intensiva neonatal e geral.

O oitavo andar do prédio já está em funcionamento e integra o CIISS com salas de simulação clínica.

Metodologias ativas e simulações

Para o decano da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Leonardo Pinto, o novo centro amplia a utilização de metodologias práticas na formação dos estudantes. “Essa prática, que já está consolidada em outros laboratórios de simulação da Universidade, permite aos alunos enfrentarem cenários clínicos em ambiente seguro e com tecnologia avançada”, afirmou.

As atividades no centro serão desenvolvidas com o uso de simuladores de alta fidelidade, incluindo manequins tecnológicos e participação de atores em cenários clínicos elaborados por professores e equipes técnicas.

Após as simulações, os estudantes participarão de sessões de análise conhecidas como “debriefing”, nas quais serão discutidos os procedimentos realizados, os acertos, erros e possibilidades de melhoria nos atendimentos.

Segundo a universidade, a proposta busca desenvolver competências relacionadas ao raciocínio clínico, tomada de decisão e trabalho em equipe.

Formação interprofissional

O CIISS terá caráter interprofissional e reunirá estudantes de diferentes cursos da área da saúde em atividades conjuntas. Conforme a PUCRS, o objetivo é aproximar os alunos de práticas contemporâneas de formação em saúde e ampliar a integração entre diferentes áreas profissionais.

O decano Leonardo Pinto afirmou que o centro busca fortalecer a formação acadêmica da instituição. “Cursos como Medicina, Enfermagem e Psicologia têm sido destaques em diversos rankings. O novo Centro de Simulação será mais um diferencial, junto aos campos de prática, como o Centro de Extensão da Vila Fátima e o Hospital Universitário da PUCRS – Hospital São Lucas. Cada vez mais, na PUCRS, estamos formando médicos mais preparados para assumirem com excelência a sua função”, concluiu o professor.

Foto: Giordano Toldo/PUCRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 98 Visualizações
Ensino

Pesquisadores da Feevale participam de missão acadêmica na Finlândia e em Portugal

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

Uma comitiva da Universidade Feevale participa de uma missão internacional na Finlândia e em Portugal entre os dias 19 e 28 de maio, com o objetivo de fortalecer parcerias acadêmicas e científicas e ampliar possibilidades de cooperação entre programas de pós-graduação da instituição e universidades europeias. A programação conta com reuniões institucionais, visitas técnicas, participação em evento internacional e discussões sobre projetos conjuntos, cotutelas e doutorado sanduíche.

Integram a comitiva o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Daniela Quevedo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Rosemari Lorenz Martins; o coordenador do mestrado em Psicologia, Marcus Levi Lopes Barbosa; e a professora e pesquisadora Vanusca Dalosto Jahno, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

Agenda na Finlândia

Na Finlândia, as atividades acontecem na Häme University of Applied Sciences (Hamk). A programação prevê encontros com lideranças acadêmicas e pesquisadores da instituição, além de debates sobre inovação, educação virtual, sustentabilidade, economia circular, pesquisa em materiais e biotecnologia.

Também estão previstas visitas técnicas a laboratórios e ambientes de inovação, como Hamk Design Factory e Hamk Tech.

Entre os compromissos da delegação estão reuniões com a diretora de Pesquisa e Inovação da Hamk, Annukka Pakarinen; com a diretora da Unidade de Pesquisa em Bioeconomia, Ulla Moilanen; e com a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento em Pedagogia do Ensino Superior, Liisa Postareff.

A agenda inclui ainda encontro com a chefe da unidade de educação da Tampere University, Minna Mäkihonko.

Compromissos em Portugal

Em Portugal, a missão terá atividades em Leiria, Peniche e Coimbra, com visitas ao Instituto Politécnico de Leiria e à Universidade de Coimbra.

No dia 25, a comitiva participará de reuniões na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Esecs) e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), com foco em temas relacionados à acessibilidade, inclusão, sustentabilidade urbana e industrial, empreendedorismo e inovação.

Também estão previstas visitas ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital (Crid) e encontros com pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação portugueses.

Participação em evento internacional

No dia 26, os representantes da Universidade Feevale participarão da cerimônia de abertura do evento RUN-EU Innovation Meets Regions, iniciativa voltada à inovação, desenvolvimento regional e colaboração internacional.

Na etapa em Coimbra, a delegação terá reunião com o professor Antônio Gomes Ferreira para tratar de cooperação em pesquisa e mobilidade acadêmica entre programas de pós-graduação das instituições.

A programação será encerrada em Peniche, com encontros na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e no centro de pesquisa Mare-IPLeiria. Segundo a universidade, o objetivo é identificar oportunidades de trabalho conjunto nas áreas de mobilidade acadêmica, projetos e internacionalização da pesquisa.

Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 111 Visualizações
Cidades

Dia da Família reúne a comunidade em 15 escolas de Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

15 escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul foram palco de atividades em alusão ao Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio. As ações ocorreram ao longo do sábado (16), com a participação de pais, alunos, professores e comunidade escolar. A iniciativa contou com apresentações artísticas, exposições de trabalhos e atividades de integração. A secretária municipal de Educação, Jane Sabin, acompanhou parte da programação nos educandários.

Uma das escolas que realizou atividades foi a Emef Leonel Brizola, no Bairro Vila Nova. A instituição atende 490 estudantes do ensino fundamental e organizou uma programação em parceria com empresas e entidades da comunidade. Durante a manhã, o pátio da escola recebeu exposições de trabalhos dos alunos e uma feira de economia criativa, com participação de moradores da localidade.

Entre os participantes esteve a artesã Angelina Maria Horn, de 72 anos, avó da estudante Luiza, de 6 anos, que levou seus produtos para exposição. “Gostei do convite porque vim com minha neta, minha filha, meu genro, estar em família é muito bom”, afirmou Angelina.

Parceiros foram parte do evento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) esteve entre os parceiros da iniciativa e participou do evento com a presença do mascote Senaquito. A analista comercial de Relações com os Clientes do Senac, Daiana Padilha, destacou que a entidade oferece cursos gratuitos para estudantes e adultos em diferentes áreas, com opções de capacitação em gastronomia e informática para estudantes, além de cursos para adultos, como auxiliar de cozinha, educador social e Libras. “Hoje é importante estarmos aqui, porque conseguimos atender a todos os públicos, para que as pessoas possam se matricular, pois temos opções de cursos nos três turnos”, explicou Daiana.

Integração entre escola e famílias

A diretora da Emef Leonel Brizola, Rosângela Jochims, destacou a importância da aproximação entre famílias e escola durante a atividade. “O Dia da Família é um momento em que a gente une toda a comunidade escolar, trazendo as famílias, os estudantes, fazendo algumas atividades para realmente mostrar a importância da escola, porque o nosso trabalho precisa ser em conjunto. A gente não consegue desenvolver uma boa atividade na escola se a família não estiver presente. Então, por isso, a gente valoriza tanto esse dia para trazer a comunidade, para ver o que as crianças fazem e conhecer o trabalho que é desenvolvido”, ressaltou Rosângela.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 127 Visualizações
Ensino

Colégio Mauá inicia Torneio de Integração com atividades esportivas e culturais

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá iniciou a programação do 39º Torneio de Integração nesta quinta-feira (14), em Santa Cruz do Sul, com atividades voltadas à educação infantil. O evento esportivo e artístico segue até 3 de junho e mobiliza cerca de 2,4 mil alunos da instituição, além de familiares e comunidade escolar. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá no dia 20 de maio, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, com apresentações de ginástica, música e dança e entrada gratuita.

O torneio reúne estudantes da educação infantil ao ensino médio, divididos entre as equipes Chaparral, Cometa e Atlântis, em disputas esportivas e atividades culturais. A programação conta com modalidades como vôlei, basquete, futebol, atletismo e xadrez.

Integração entre alunos e famílias

O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, afirmou que o torneio representa uma tradição da instituição e reforça valores ligados ao esporte e à convivência. “Queremos reafirmar ritos que moldaram gerações da região. O torneio mostra que o Mauá não ensina apenas conteúdo, mas valores essenciais através do esporte e da cultura”, salientou Raschen.

Além das disputas entre estudantes, o evento também prevê a participação de pais e responsáveis em partidas de vôlei, basquete e futebol 7. A programação contará ainda com um show artístico marcado para o dia 27 de maio, às 19h30min, no Teatro do Mauá.

Cerimônia de abertura

A abertura oficial deste ano terá como tema central o sol, símbolo do colégio. O professor Rafael Luz, responsável pelo espetáculo, explicou que a proposta busca destacar o significado do elemento para a instituição. “Nós vamos trazer todo simbolismo e significado desse sol que ilumina a aprendizagem e os nossos sonhos, fazendo parte da essência do colégio”, destacou Luz.

A solenidade contará com desfile das equipes, juramento dos atletas, homenagens e apresentações de ginástica rítmica, artística, trampolim e dança. O acendimento da pira olímpica será realizado por um convidado surpresa.

Ação solidária

O torneio também manterá ações solidárias com arrecadação de alimentos destinados a entidades do município. A mobilização envolve alunos e famílias durante toda a programação.

Na edição anterior, foram arrecadados 2.109 itens destinados aos hospitais Monte Alverne, Santa Cruz e Ana Nery. Os resultados da campanha deste ano serão divulgados no encerramento do evento, marcado para o dia 3 de junho, às 14h, no ginásio principal da escola.

Foto: Regina Colombelli/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 85 Visualizações
Política

Fórum da Granpal debate cooperação regional na educação

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

Secretários municipais de Educação da Região Metropolitana participaram de um encontro do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) na manhã desta terça-feira (12), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A reunião teve como foco principal o fortalecimento da cooperação entre os municípios e o estado para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias conjuntas na área da educação.

Durante o encontro, Ítalo Mainieri foi eleito novo coordenador do Fórum de Educação da Granpal. Para ele, a troca de experiências entre os municípios contribui para enfrentar desafios comuns nas redes de ensino. “Muitas vezes, a angústia de um prefeito é a angústia do outro, e compartilhando a experiência, conseguimos levar boas práticas para a rede municipal”, afirmou Mainieri.

Integração entre municípios

O fórum também discutiu formas de ampliar o alinhamento entre as administrações municipais e a rede estadual de ensino. Entre as propostas debatidas está o envolvimento da Secretaria Estadual de Educação nos próximos encontros, com o objetivo de aproximar o diálogo sobre dificuldades, particularidades e demandas comuns das redes públicas.

Além da articulação institucional, os participantes abordaram a necessidade de aperfeiçoar metodologias para levantamento de dados educacionais, incluindo indicadores relacionados à alfabetização no Rio Grande do Sul.

Continuidade das ações

Segundo o novo coordenador, o trabalho realizado pelo fórum terá continuidade a partir das ações desenvolvidas no ano anterior. A proposta é manter o fortalecimento da associação por meio de debates conjuntos sobre educação, levando em consideração as diferentes realidades dos municípios da Região Metropolitana.

O encontro reuniu representantes das secretarias municipais da região e teve como pauta o desenvolvimento de estratégias de cooperação para qualificação da gestão educacional e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

Foto: UffiziCom/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 81 Visualizações
Cultura

Feira do Livro de Morro Reuter chega à 33ª edição de 21 a 24 de maio

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

A 33ª Feira do Livro de Morro Reuter será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, na Rua Bento Gonçalves, no Ginásio Municipal de Esportes e no entorno, com programação voltada ao incentivo à leitura e à promoção de atividades culturais para diferentes públicos. O evento contará com contações de histórias, espetáculos, oficinas, bate-papos, atividades lúdicas e espaços temáticos, além da participação de livreiros e expositores. Neste ano, a feira terá como tema “Nossas raízes são feitas de histórias, pessoas e vínculos” e terá como patrono o historiador Sandro Blume.

A programação terá um espaço multissensorial voltado ao acolhimento e estímulo de pessoas neurodivergentes. O atendimento será realizado por profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante todos os dias da feira.

Onde será o evento

O palco principal ficará localizado na Rua Bento Gonçalves. Já no ginásio municipal estarão os estandes dos livreiros, o palco secundário, o Espaço Multissensorial para Neurodivergentes, a mostra de trabalhos escolares, a RBT Digital Experience e o espaço “Jogos de Ontem e Hoje: encontros entre gerações”.

Além da programação principal, o evento contará com atividades paralelas. Entre elas estão o projeto Arte na Praça, nos dias 23 e 24 de maio; a Biblioteca Móvel Abelhuda, no dia 24, das 14h às 17h; e a atividade Kit Casinha Sicredi, no dia 23, também das 14h às 17h.

Durante todos os dias da feira, o público poderá visitar a mostra de trabalhos escolares, a Rua do Brincar, o projeto Raízes em Movimento, a exposição fotográfica, o museu itinerante e o espaço de jogos intergeracionais.

Distribuição de vale-livros

A organização também confirmou a distribuição de 1.200 vale-livros no valor de R$ 30 cada, totalizando R$ 36 mil. Os vales serão destinados a estudantes das redes municipal, estadual e conveniadas, além de profissionais da educação e universitários, para aquisição de livros junto aos livreiros participantes.

O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), destacou a importância da iniciativa. “O vale-livro oportuniza que todas as famílias possam adquirir obras na feira em uma forma de democratizar o acesso à leitura tão importante na formação da sociedade”, afirmou o chefe do executivo local.

Realização

A feira é realizada pela Prefeitura Municipal de Morro Reuter e pela Associação Cultural de Morro Reuter. O evento conta com financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Também participam como patrocinadores a RBT Internet e o Frigorífico Madu. Sicredi atua como apoiador e Nutrifrango como apoio cultural.

Programação

Quinta-feira, 21 de maio
  • 8h – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 8h30min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 9h – Bate-papo com autor Celso Gutfreind – Palco Principal
  • 9h45min – Espetáculo musical “Fantasmagórico” de Antônio Carlos Falcão – Palco Principal
  • 10h45min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 13h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 13h30min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 14h15min – Bate-papo com autor Celso Gutfreind – Palco Principal
  • 14h – Bate-papo com a autora Chris Dias – Centro de Cultura
  • 14h45min – Espetáculo de teatro de bonecos “O urso com música na barriga” – Cia Atimonautas

Centro de Cultura

  • 15h – Espetáculo musical “Fantasmagórico” de Antônio Carlos Falcão – Palco Principal
  • 15h50min – Contação de história com Bárbara Catarina – Palco Secundário
  • 19h – Abertura oficial e Espetáculo teatral de sombras “Criaturas da Literatura”- Grupo Teatro Lumbra – Palco Principal
Sexta-feira, 22 de maio
  • 8h – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 8h30min – Bate-papo com a autora Fernanda Veríssimo – Palco Principal
  • 8h45min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 9h15min – Espetáculo teatral “Piá Farroupilha e Outras Histórias” – Palco Principal
  • 10h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 10h15min – Bate-papo com a autora Ângela Xavier – Palco Secundário
  • 11h – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 13h30min – Bate-papo com o patrono Sandro Blume – Palco Principal
  • 13h30min – Bate-papo com o autor Cláudio Levitan – Palco Secundário
  • 13h45min às 16h15min – Oficina de escrita criativa com Vanessa Silla – Biblioteca Pública
  • 14h – Bate-papo com a autora Ângela Xavier – Palco Principal
  • 14h30min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 14h45min – Espetáculo teatral “As aventuras do avião vermelho” – Teatro Girassol – Palco Principal
  • 15h45min – Contação de histórias com Jhonatan Gomes – Palco Secundário
  • 16h – Bate-papo com o autor Cláudio Levitan – Palco Principal
  • 19h – Bate-papo com a autora Fernanda Veríssimo – Palco Principal
  • 20h – Show musical com Lucas & Felipe – Palco Principal
Sábado, 23 de maio
  • 8h30min – Mediação de leitura com participação do Cacique Maurício Salvador Vén Tánh e Abertura da Semana Municipal do Brincar
  • 9h45min – Celebrando o Brincar – 1ª estação – “A ancestralidade caminha conosco”
  • 10h – Nossos Artistas na Feira: Escolas
  • 11h – Celebrando o Brincar – 2ª estação – “A corda que tece encontros”
  • 14h – Show musical infantil “Opereta Pé de Pilão” – Turma do Pé Quente – Palco Principal
  • 15h – Nossos Artistas na Feira: Escolas
  • 16h – Celebrando o Brincar – 3ª estação – “Entre rodas e canções”
  • 15h às 17h – Lançamento do Livro “Minha vida, meu legado – histórias de superação” – escritora Maria Vera Schneider – Centro de Cultura
  • 16h30min – Acústico Luciano Camargo – Palco Principal
  • 19h – Apresentação da Invernada Juvenil e Adulta do CTG Garrão da Serra
  • 19h30min – Show com o grupo Tchê Guri – Palco Principal
Domingo, 24 de maio
  • 9h30min – Orquestra Municipal de Morro Reuter – Palco Principal
  • 10h – Apresentação da Invernada Pré-Mirim e Mirim do CTG Garrão da Serra
  • Apresentação de Danças Folclóricas Alemãs das Escolas – Palco Principal
  • 11h – Celebrando o Brincar – 4ª estação – “Jogos que atravessam gerações”
  • 13h45min – Celebrando o Brincar – 5ª estação – “Movimentos que nos conectam”
  • 14h – Apresentação do Ballet Fernanda Selbach – Palco Principal
  • 15h15min – Show Musical Grupo Somencanto – Palco Principal
  • 15h e 16h – Contação de história na Abelhuda – Biblioteca Móvel
  • 16h30min – Show com a Banda Lady Whiskey – Rock and Roll Band
  • 18h – Encerramento

Serviço

  • O quê: 33ª Feira do Livro de Morro Reuter
  • Quando: 21 a 24 de maio
  • Onde: Rua Bento Gonçalves, Ginásio Municipal de Esportes e entorno, em Morro Reuter
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Daniela Moraes/PMMR/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO