Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

educação

Cultura

Doações via Imposto de Renda fortalecem Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo (NOJ), mantido pelo Instituto Arlindo Ruggeri (IAR), está apto a receber doações por meio do Imposto de Renda para financiar aulas gratuitas de música destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto atende mais de 400 estudantes e pode receber os recursos direcionados ao Conselho da Criança e do Adolescente, mecanismo que permite a destinação de até 3% do imposto devido.

Os detalhes sobre o processo de doação estão disponíveis no site do Instituto Arlindo Ruggeri.

Transformando vidas

O diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens, Gustavo Müller, destaca a importância do apoio da comunidade para a continuidade das atividades. “Esse é um projeto que transforma vidas e que só existe com o apoio da comunidade. Cada doação representa mais oportunidades para os nossos alunos e para o futuro da música na cidade”, afirma Müller.

Projetos aprovados para captação

Além das contribuições feitas por pessoas físicas, o Instituto Arlindo Ruggeri também possui projetos aprovados para captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal voltadas às empresas.

Entre as iniciativas aptas a receber investimentos estão o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), os Núcleos de Orquestras Jovens (NOJ) e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar parte do Imposto de Renda devido aos projetos culturais sem custo adicional. A proposta busca ampliar o investimento privado em iniciativas culturais com impacto social e artístico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 114 Visualizações
Ensino

Feevale celebra 20 anos do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental

Por Jonathan da Silva 11/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizou um evento em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGQA nesta quinta-feira (7), no Espaço Cosmos, no Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. A atividade reuniu egressos, professores, pesquisadores e autoridades acadêmicas para celebrar a história do programa e discutir os desafios atuais das pesquisas ambientais. Neste ano, o PPGQA recebeu nota 7 na avaliação quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conceito máximo atribuído pela instituição.

O resultado coloca o programa entre um grupo restrito de pós-graduações do país com avaliação máxima e reforça a atuação da Feevale na área de pesquisa ambiental e formação acadêmica avançada.

Durante o evento, o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou a importância da nota obtida pelo programa e os desafios ligados às questões ambientais. “Hoje, temos novos desafios na questão ambiental, que nos obrigam a estimular mais pesquisas, novas metodologias, e é isso que pretendemos fazer no programa. Então, vamos continuar trabalhando e investindo, para que nossos estudantes e professores continuem sendo essa referência, como diz o slogan da Universidade”, pontuou o líder da instituição.

Reconhecimento acadêmico

A coordenadora do PPGQA, professora Daniela Müller de Quevedo, atribuiu o resultado ao trabalho coletivo desenvolvido ao longo das duas décadas do programa. “O PPGQA é fruto do trabalho conjunto de docentes, discentes, técnicos e parceiros, reforçando uma construção coletiva ao longo do tempo, com o objetivo de integrar ciência e sociedade e influenciar políticas públicas”, afirmou Daniela.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, ressaltou a relevância do programa para o desenvolvimento institucional da universidade. “Inicialmente, nossos projetos eram muito localizados regionalmente e se atinham à bacia do Rio do Sinos. Ao longo do tempo, contribuímos para a qualidade de vida na nossa região e nos abrimos, também, para o mundo. Porém, as mudanças climáticas e os eventos extremos nos exigem novamente olhar para nossa aldeia. O programa existe em função da sociedade: a comunidade e a Universidade esperam muito de nós. Vida longa e que continuemos essa bonita missão!”, completou Spilki.

Programação reuniu pesquisadores e egressos

A programação contou com palestra do professor Valdir Fernandes, que abordou as bases sociais, as origens, a institucionalização e os desdobramentos sociopolíticos e científicos das ciências ambientais.

O encontro também teve exposição de trabalhos desenvolvidos por egressos do programa e a presença de representantes institucionais e convidados externos.

História do programa

O Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale foi aprovado em 2004, inicialmente como mestrado em Gestão Tecnológica, com caráter interdisciplinar. O edital de seleção foi lançado em 2005 e as atividades começaram em 2006.

Ao longo de 20 anos, o programa formou mais de 250 pesquisadores e professores e desenvolveu mais de 300 projetos de pesquisa em parceria com instituições nacionais e internacionais, incluindo organizações do Canadá, Estados Unidos, Finlândia e países do Brics.

Atualmente, o PPGQA conta com 76 acadêmicos matriculados, 14 docentes permanentes, quatro colaboradores e três pós-doutores. A estrutura reúne 14 laboratórios integrados. No último quadriênio, foram publicados 156 artigos por alunos e 197 por egressos, além da execução de 47 projetos de pesquisa financiados e da obtenção de 26 premiações, titulações e menções acadêmicas concedidas a professores do programa.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2026 0 Comentários 116 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo amplia ações de educação antirracista na rede municipal

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed) ampliou em 2026 as ações de educação antirracista desenvolvidas na rede municipal de ensino. O projeto Escolas Sementeiras, criado em 2024 inicialmente em 27 escolas, passou a contemplar todos os espaços educativos do município, com atividades voltadas à promoção da equidade, do respeito às diferenças e da valorização das identidades. As iniciativas incluem formações para professores, debates sobre diversidade e práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

Segundo a Secretaria, a educação antirracista é trabalhada de forma cotidiana nas escolas, por meio de atividades em sala de aula, seleção de materiais pedagógicos e formações continuadas para profissionais da educação. A proposta busca estimular reflexões sobre representatividade, direitos humanos e enfrentamento ao racismo dentro e fora do ambiente escolar.

As ações desenvolvidas pelo projeto Escolas Sementeiras incluem encontros formativos presenciais e virtuais, visitas aos territórios escolares, construção de acervos pedagógicos e integração das temáticas relacionadas à educação étnico-racial desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Papel social da escola pública

As práticas implementadas pela rede municipal também seguem as determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que estabelecem o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

O secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, afirmou que o fortalecimento das ações está relacionado ao papel social da escola pública. “Quando toda a rede assume o compromisso com a equidade e o respeito às diferenças, a educação se torna mais humana e democrática”, destacou o titular da pasta.

A assessora da Smed e coordenadora do projeto Escolas Sementeiras, Fernanda Duarte de Oliveira, explicou que a iniciativa busca aproximar as escolas de temas ligados à formação cidadã. Segundo ela, as ações são desenvolvidas diariamente nas práticas pedagógicas, nas formações e nas relações construídas dentro dos ambientes escolares.

Ampliação do projeto

Criado em 2024 com participação inicial de 27 escolas municipais, o projeto Escolas Sementeiras foi ampliado neste ano para atingir toda a rede municipal de ensino. De acordo com a Smed, a proposta é fortalecer espaços escolares mais acolhedores e representativos para bebês, crianças, adolescentes e estudantes da EJA, ampliando referências culturais e promovendo o reconhecimento das diferentes identidades nos processos de aprendizagem.

Foto: Smed/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 97 Visualizações
Ensino

Aluna de Nova Petrópolis conquista intercâmbio na Europa após prova de alemão

Por Jonathan da Silva 07/05/2026
Por Jonathan da Silva

A estudante Lara Zang, aluna do Programa Municipal de Incentivo ao Ensino da Língua Alemã de Nova Petrópolis, conquistou uma viagem com curso para a Alemanha e a Áustria após obter 100% de aproveitamento na prova de proficiência em Língua Alemã Nível A2. O exame foi aplicado pelo Instituto Goethe em novembro de 2025 e garantiu à estudante participação em um acampamento linguístico juvenil na cidade de Obertauern, no estado de Salzburgo, na Áustria. A conquista foi celebrada pela Prefeitura de Nova Petrópolis, que mantém o programa gratuito por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Na tarde desta quarta-feira (6), o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), recebeu Lara Zang no gabinete oficial. Participaram do encontro a professora de Língua Alemã, Célia Weber Heylmann, a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt, e o secretário municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância do incentivo ao ensino de idiomas. “A conquista é motivo de orgulho para a comunidade e reforça a importância dos investimentos em educação e na valorização da cultura germânica, tão presente na história de Nova Petrópolis”, afirmou Michaelsen.

Programa internacional

A estudante, de 15 anos, participou do programa municipal em 2025 e foi selecionada para integrar o Acampamento Linguístico Juvenil Alemão, que ocorrerá em Obertauern, cidade localizada próxima à fronteira com a Alemanha. A viagem terá duração de duas semanas.

Segundo a Prefeitura, cerca de 100 estudantes de diferentes países foram selecionados para participar da iniciativa internacional, sendo aproximadamente cinco brasileiros.

Desempenho e preparação

A professora Célia Weber Heylmann afirmou que o desempenho da estudante demonstra o resultado do trabalho desenvolvido no município. “O excelente desempenho de Lara evidencia a qualidade do ensino ofertado pelo Município, bem como o empenho e dedicação da estudante ao longo do curso. A certificação em nível A2 é uma oportunidade da estudante adquirir uma experiência internacional, ampliando seus horizontes acadêmicos, culturais e profissionais. A vivência em outro país permitirá o contato direto com a língua e a cultura, contribuindo de forma significativa para o aperfeiçoamento do idioma e o desenvolvimento pessoal da aluna”, ressaltou Célia.

A estudante também comentou a expectativa para a experiência internacional. “É muito gratificante ver o esforço investido nas aulas disponibilizadas pelo Município sendo valorizado. Eu estou muito feliz e empolgada por poder viver tudo isso, além de ser grata por toda a ajuda da professora Célia. Vai ser uma experiência incrível, até pelo contato que vou ter com diversas culturas diferentes devido às pessoas que estarão participando do curso. Também é muito bom imaginar que isso possa servir de incentivo para que cada vez mais habitantes se interessem pelo curso e possam manter a preservação da Língua Alemã em Nova Petrópolis”, comentou Lara Zang.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2026 0 Comentários 103 Visualizações
Ensino

Novo Hamburgo recebe 2,5 mil equipamentos para a educação

Por Jonathan da Silva 06/05/2026
Por Jonathan da Silva

A rede municipal de ensino de Novo Hamburgo receberá mais de 2,5 mil novos equipamentos tecnológicos nesta sexta-feira, 8 de maio, em ato simbólico no gabinete do prefeito Gustavo Finck (PP). Os itens incluem computadores portáteis, notebooks e desktops, adquiridos com investimento de R$ 4,8 milhões do Fundeb, com o objetivo de modernizar a infraestrutura tecnológica das escolas, apoiar o trabalho de profissionais da educação e ampliar o acesso dos estudantes a recursos digitais.

Ao todo, serão entregues 2,2 mil chromebooks destinados a professores, 250 notebooks para escolas e coordenações pedagógicas e 110 desktops para uso nas secretarias escolares. Os novos dispositivos substituirão equipamentos adquiridos em 2018, que atualmente estão em uso pelos docentes da rede.

Os equipamentos que serão substituídos passarão por reconfiguração e ficarão disponíveis para utilização dos estudantes, conforme planejamento da Secretaria de Educação.

Objetivo da iniciativa

A medida integra a estratégia da rede municipal de ensino para adequação ao BNCC Computação, documento complementar à Base Nacional Comum Curricular, que vem sendo implementado de forma transversal e deverá se tornar disciplina específica na grade curricular até 2027.

O secretário municipal de Educação de Novo Hamburgo, André Luis da Silva, destacou os impactos do investimento. “Esse investimento representa a valorização dos profissionais e o avanço em tecnologia, não só para os docentes, mas também para os estudantes, sem o descarte dos equipamentos atuais”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2026 0 Comentários 110 Visualizações
Ensino

Feevale celebra 20 anos da pós-graduação em Qualidade Ambiental

Por Jonathan da Silva 05/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale realizará um evento em comemoração aos 20 anos do seu Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental nesta quinta-feira, 7 de maio. A atividade ocorrerá a partir das 18h, no Espaço Cosmos, no prédio Vermelho do Câmpus II da instituição, em Novo Hamburgo. A iniciativa reunirá professores, pesquisadores e comunidade acadêmica para apresentar a trajetória do programa, por meio de dados, debates e palestras, com o objetivo de refletir sobre sua consolidação na área de Ciências Ambientais.

Durante o evento, a coordenadora do programa, professora Daniela Müller de Quevedo, apresentará um panorama dos principais indicadores ao longo das duas décadas de atuação. Serão expostos dados sobre patentes registradas, projetos de pesquisa desenvolvidos, publicações acadêmicas, número de egressos, docentes envolvidos e parcerias estabelecidas.

Programação acadêmica

A programação inclui ainda uma palestra do coordenador adjunto da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Valdir Fernandes. Também estão previstas discussões sobre a atuação do programa na área, critérios de avaliação e o papel dos egressos, com exposição de trabalhos e realização de uma mesa-redonda.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e integra as atividades de celebração das duas décadas do programa.

Serviço

  • O quê: evento de comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale
  • Quando: quinta-feira, 7 de maio, às 18h
  • Onde: Espaço Cosmos, prédio Vermelho, Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo)
  • Quanto: gratuito
Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/05/2026 0 Comentários 122 Visualizações
Cultura

Feira do Livro é atração no Colégio Marista Champagnat até sexta-feira

Por Jonathan da Silva 04/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Marista Champagnat realiza mais uma edição de sua Feira do Livro até sexta-feira, 8 de maio, com programação voltada à literatura e atividades educativas. O evento reúne estudantes, familiares, educadores e escritores convidados no pátio interno da instituição, com atividades ao longo de cinco dias. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura, promover a integração da comunidade escolar e discutir a presença feminina na arte e na literatura, tema escolhido para esta edição.

Com o tema “Falas e Escrituras: as mulheres na arte e na literatura”, a feira conta com a participação de autores convidados, entre eles o escritor e ilustrador Carlos Pessoa de Brum, conhecido como Cadu dos Livros, o escritor Antônio Schimeneck e a patronesse Bárbara Catarina, coordenadora há 28 anos do espaço dos contadores de histórias da Feira do Livro de Porto Alegre.

Programação cultural

A programação inclui atividades conduzidas por convidados e educadores, além de apresentações artísticas e ações interativas. Entre os destaques, está uma apresentação de dança flamenca com a artista Cadica Costa, além de saraus e oficinas voltadas ao público escolar.

As atividades buscam aproximar os participantes da literatura de forma participativa, com foco no estímulo à leitura e no contato com diferentes linguagens artísticas.

Aberto ao público

A feira está instalada no pátio interno do colégio e conta com seis bancas mistas, oferecendo títulos variados para diferentes faixas etárias. A expectativa da organização é receber cerca de 4,5 mil pessoas ao longo da programação.

Serviço

  • O quê: Feira do Livro do Colégio Marista Champagnat
  • Quando: até 8 de maio
  • Onde: pátio interno do Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Cleandro Jaques/Colégio Marista Champagnat/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2026 1 Comentário 170 Visualizações
Ensino

Campo Bom receberá R$ 3,44 milhões do Fundeb por desempenho educacional

Por Jonathan da Silva 04/05/2026
Por Jonathan da Silva

Campo Bom receberá R$ 3.445.412,27 em recursos complementares do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), vinculado ao Fundeb, ao longo de 2026. O repasse será feito em 12 parcelas e decorre do cumprimento de critérios de gestão e do desempenho da rede municipal em indicadores de aprendizagem. O valor representa um aumento de 28,58% em relação a 2025 e posiciona o município com o maior repasse entre as cidades dos vales do Sinos e Paranhana habilitadas ao benefício.

O VAAR é uma complementação da União destinada a redes públicas de ensino que atendem a condicionalidades estabelecidas pelo Ministério da Educação e apresentam avanços em indicadores como aprendizagem, atendimento e redução de desigualdades. O recurso busca incentivar a melhoria da qualidade da educação básica e a permanência dos estudantes nas escolas.

Critérios para o repasse

Para acessar os recursos, os municípios precisam cumprir exigências relacionadas à gestão educacional. Entre os critérios estão a seleção de diretores escolares com base em mérito e desempenho, com participação da comunidade, e a adesão às avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Também são considerados fatores como a redução das desigualdades de aprendizagem, o alinhamento do currículo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a integração da rede municipal às políticas educacionais em regime de colaboração com estados e União.

Desempenho da rede

De acordo com os critérios do programa, o valor recebido por cada município varia conforme o desempenho educacional, o cumprimento das condicionalidades e a comparação com outras redes de ensino no país.

Segundo a administração municipal, os resultados refletem a organização da rede, o acompanhamento dos indicadores de aprendizagem e a implementação de políticas voltadas à qualidade e à equidade na educação básica.

Impacto dos recursos

O repasse do VAAR integra os recursos do Fundeb e deve ser utilizado para o financiamento da educação básica. A previsão é de que os valores contribuam para a manutenção e o desenvolvimento das ações educacionais no município ao longo de 2026.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2026 0 Comentários 143 Visualizações
Variedades

Feevale participa do Gramado Summit com estande, startups e pesquisa

Por Jonathan da Silva 04/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale participará do Gramado Summit 2026, que ocorrerá de 6 a 8 de maio, no Serra Park, em Gramado, com um estande institucional, presença de startups e a realização de pesquisas com visitantes e expositores. A atuação da instituição no evento contará a divulgação de cursos, como o vestibular de inverno, além da prospecção de parcerias por meio do Feevale Techpark e coleta de dados para análise do perfil do público da feira.

O estande da universidade estará localizado na esquina da Avenida C com a Rua 4 e contará com uma equipe responsável por apresentar informações institucionais. Alunos, técnicos e professores do Laboratório de Rádio também participarão do espaço, realizando entrevistas com participantes do evento.

Techpark estará presente

O Feevale Techpark integra a programação no estande do Sebrae RS, voltado aos ecossistemas de inovação de Novo Hamburgo. O espaço é utilizado para apresentação de produtos e serviços e busca por novas parcerias.

Startups vinculadas ao parque tecnológico da universidade participam em diferentes áreas do evento. No espaço BRDE Labs, estão Startaideia, Floki Sys, Loftytec e Digitaliza. No estande do Sebrae RS, participa a Bevean. Já na área da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), estão Insect Protein e Nun Tecnologia Sustentável. Outras empresas ligadas ao ecossistema participam como visitantes, entre elas Sculpt, Talenttare, Be Flow, Marke e Go19.

Pesquisa com participantes

O Núcleo de Parcerias e Captação de Recursos da Diretoria de Inovação da Feevale conduz pesquisas durante o evento. Nos dois primeiros dias, a coleta de dados é voltada ao perfil dos visitantes. No terceiro dia, o foco é o perfil dos expositores.

Após o encerramento da programação, a instituição prevê a realização de uma pesquisa aprofundada com expositores estratégicos para avaliar percepções sobre a participação na feira.

Programação do evento

O Gramado Summit chega à sua nona edição com programação distribuída em oito palcos simultâneos e cerca de 300 palestrantes. O evento reúne representantes das áreas de tecnologia, negócios, comunicação e comportamento.

Com o tema “Make It Human”, a edição de 2026 propõe debates sobre o papel humano no contexto da transformação digital, abordando temas como inovação, inteligência artificial, criatividade, liderança e conexões de valor.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2026 0 Comentários 130 Visualizações
Ensino

Colégio Mauá mobiliza ex-alunos para reencontro em julho

Por Jonathan da Silva 30/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, iniciou uma mobilização para o “Dia do Ex-Aluno”, marcado para o dia 12 de julho, quando reunirá formandos de diferentes turmas a partir de 1966. O evento integra o calendário anual da instituição e terá homenagens a ex-estudantes, visita às dependências da escola e almoço de confraternização. A preparação começou com a primeira reunião da comissão organizadora, realizada na segunda-feira (27), nas dependências do colégio.

Neste ano, serão homenageadas as turmas formadas em 1966, 1971, 1976, 1981, 1986, 1991, 1996, 2001, 2006, 2011, 2016 e 2021. Os grupos de 1976 terão Jubileu de Ouro, enquanto os de 2001 celebrarão Jubileu de Prata. Como em 2021 não houve comemoração em razão da pandemia, os formandos de 1971 e 1996 também serão jubilados nesta edição.

Memórias

Entre os participantes da organização está o empresário Flávio Bender, integrante da turma de 1976. Filho de professor da escola, ele frequentou o Colégio Mauá desde o Jardim de Infância até a conclusão do Científico, atual ensino médio, em 1976.

Na família de Bender, a celebração terá participação de diferentes gerações, com a comemoração dos 25 anos de formatura do filho Eduardo e dos 20 anos de Felipe. “O Mauá faz parte da história da nossa família, desde os meus pais. Uma escola que atravessa gerações, que recebeu meus três filhos – Eduardo, Felipe e Rafael – e que hoje já acolhe a neta Eduarda. Isso tudo é motivo de grande alegria, gratidão e merece uma celebração especial”, destaca Bender.

Reencontro

Quem também participou da reunião foi a presidente da mantenedora do Colégio Mauá, Aline Jackisch Biesdorf, integrante da turma de 1996, que celebrará 30 anos de formatura ao lado dos colegas. “Estamos ansiosos por rever ex-colegas e professores que marcaram nossa trajetória escolar. Há 5 anos, fizemos um encontro informal, logo após a reabertura da pandemia, e foi muito bom relembrar histórias, conversar com os antigos professores, lembrando de momentos engraçados e experiências inesquecíveis daqueles tempos. Ficou a vontade de se reencontrar novamente e agora é uma bela oportunidade, em que também as famílias poderão conhecer e relembrar espaços tão intensamente vivenciados por nós”, celebra Aline.

Programação

A programação do Dia do Ex-Aluno terá início às 9h30min, com a recepção dos participantes no Teatro Mauá, seguida de homenagem. A partir das 11h, ocorrerá a visita às unidades 1 e 2 da escola.

O almoço será realizado no Salão do Tênis Clube Santa Cruz, ao custo de R$ 60 por pessoa. As vendas começam em 3 de junho. “Vamos iniciar as vendas dia 3 de junho, com a expectativa de repetir o sucesso dos anos anteriores. É o momento de relembrar, confraternizar e matar a saudade de colegas e professores”, enfatiza o diretor geral do colégio, Nestor Raschen.

Foto: Regina Colombelli/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/04/2026 0 Comentários 117 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO