A construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul ganhou novas etapas durante o Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. No primeiro dia do evento, nesta terça-feira (23), cerca de 520 prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores municipais participaram da elaboração do documento estratégico que irá orientar a atuação do estado na gestão de riscos e desastres. A iniciativa integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), lançado pelo governo gaúcho na semana passada.
O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil está sendo desenvolvido desde março deste ano, após a contratação do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade pelo Governo do Estado. O documento definirá princípios e diretrizes para a atuação do executivo estadual e será utilizado como ferramenta para o aperfeiçoamento da governança de riscos e desastres. A proposta prevê políticas transversais de prevenção, mitigação e preparação de longo prazo, indo além de um plano de contingência.
O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, ressaltou a importância do envolvimento dos municípios no processo. “Queremos que os municípios participem, junto com a Defesa Civil, da construção do Plano Estadual. Este é um momento muito importante, em que eles estão participando diretamente da elaboração desse documento estratégico, que irá orientar a atuação do estado”, afirmou Boeira.
O Congresso é uma forma de oportunizar essa cooperação, e houve uma grande adesão dos gestores municipais. O Plano Estadual tem como base a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec), que foi sancionada em dezembro de 2024 e destaca a importância da integração”, complementou o coronel Luciano Chaves Boeira.
Definição de metas
Após a abertura dos trabalhos, representantes da Defesa Civil Nacional apresentaram um painel sobre a elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil 2025-2035. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos, conforme as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdecs), para oficinas de construção do plano estadual.
As atividades, mediadas pelo Iclei e acompanhadas pelas Crepdecs, envolveram o mapeamento de riscos, a definição de objetivos e a elaboração de ações e metas. Prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores municipais compartilharam experiências, apontaram desafios e apresentaram propostas para o futuro. Os resultados foram posteriormente reunidos em uma plenária de síntese realizada no auditório principal do congresso.
Planejamento até 2027
O secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “O processo de planejamento participativo, que começa com esse evento, se estenderá até o fim do ano. Esse congresso significa compromisso, engajamento e contribuição participativa, que poderão fazer do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul uma referência nacional e internacional. Estamos confiantes de que faremos um trabalho coletivo que se tornará um paradigma”, ressaltou Perpétuo.
O Plano Estadual também considera as diretrizes do Plano Nacional de Defesa Civil e deverá ser elaborado ao longo de 12 meses, entre março de 2026 e março de 2027.
Congresso reúne especialistas
O Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil segue até quinta-feira, dia 25, e é promovido pelo governo do Estado, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento reúne gestores públicos, coordenadores estaduais e municipais de defesa civil, organismos multilaterais, representantes da academia e especialistas internacionais para discutir estratégias de prevenção, preparação e resposta a desastres.


