Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

internacional

Variedades

Coordenador da Defesa Civil de Dois Irmãos participa de congresso internacional

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

O coordenador da Defesa Civil de Dois Irmãos e secretário municipal de Turismo e Cultura, Edson Maicá, participa do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC), realizado entre os dias 23 e 25 de junho na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. O evento reúne representantes de municípios, especialistas e autoridades do setor para discutir estratégias de prevenção, resposta e recuperação em situações de desastres, além de contribuir para a elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, o congresso conta com uma programação voltada à qualificação técnica dos participantes e ao debate de políticas públicas relacionadas à gestão de riscos e desastres.

Construção de plano estadual

Entre as atividades previstas estão painéis, palestras, oficinas territoriais e visitas técnicas conduzidas por especialistas nacionais e internacionais. Um dos focos do encontro é a construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, documento que está sendo elaborado em parceria com os municípios gaúchos e que deverá orientar as ações do Estado em todas as etapas relacionadas a eventos adversos e desastres.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Dois Irmãos, Edson Maicá, a participação no congresso possibilita o acesso a novos conhecimentos e a contribuição dos municípios na formulação do plano. “É o momento para buscar novos conhecimentos e conseguimos participar diretamente na elaboração de um documento estratégico que irá orientar a atuação do Estado durante todas as fases de desastres”, afirmou o secretário.

Integração regional

Durante a programação, Maicá também se reuniu com representantes de municípios do Vale Germânico que acompanham as atividades do congresso.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 24 Visualizações
Variedades

Programa de atividade física de Canela será apresentado em evento internacional

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

O programa de atividade física desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Canela será apresentado em um evento internacional promovido pela Universidade Católica de Moçambique nesta sexta-feira, 26 de junho. A participação ocorrerá de forma online, com uma palestra que abordará a atuação dos profissionais de Educação Física na área da saúde. Durante a apresentação, serão compartilhados os resultados obtidos pelo projeto implantado no município e seus impactos nos indicadores de saúde da população.

A palestra terá como tema “A atuação do profissional de Educação Física no contexto da Saúde: perspectivas e desafios” e será realizada das 11h às 11h45min, no horário do Brasil, e das 18h às 18h45min, em Moçambique.

Resultados do programa

De acordo com o profissional de Educação Física e coordenador do programa de atividade física nas UBS de Canela, Alexandre Lazarotto, a apresentação destacará os resultados alcançados pela iniciativa no município.

Entre os indicadores que serão apresentados estão dados relacionados à prevenção de doenças, à redução da procura por consultas médicas nas unidades de saúde e à promoção da qualidade de vida da população atendida pelo programa.

Integração entre atividade física e saúde

O programa é desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Canela e tem como foco a inserção da prática regular de atividades físicas como ferramenta complementar às ações de atenção básica em saúde.

Segundo Alexandre Lazarotto, a participação no evento internacional permitirá compartilhar a experiência desenvolvida no município com profissionais, pesquisadores e estudantes de outros países, apresentando os resultados observados a partir da integração entre atividade física e serviços de saúde.

Foto: Arquivo/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 27 Visualizações
Política

Defesa Civil apresenta ações em reunião com a Famurs durante congresso internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Defesa Civil estadual apresentou ações voltadas ao fortalecimento da proteção e resposta a desastres nos municípios gaúchos durante reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada no primeiro dia do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC), nesta terça-feira (23), em Porto Alegre. O evento reuniu prefeitos, gestores municipais e representantes do sistema estadual para discutir estratégias de integração, esclarecer dúvidas e coletar sugestões. A iniciativa integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño) e teve como objetivo ampliar a cooperação entre os entes envolvidos na gestão de riscos e desastres.

Na abertura da reunião, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou que o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil está sendo elaborado de forma conjunta com os municípios e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. “O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que está sendo construído junto ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, é um instrumento que sustenta a nossa Política Estadual de Proteção e Defesa Civil. Nós não queremos construir esse plano sozinhos, e nossa política traz o conceito de integração, de governança integrada. A Política Estadual, assim como a Política Nacional, não vê a Defesa Civil como um órgão, e sim como um sistema, e para que o sistema funcione bem precisamos atuar juntos, em sinergia, de forma integrada”, destacou Boeira.

O coordenador também reforçou o papel das administrações municipais no funcionamento do sistema. “Os grandes protagonistas desse sistema são os municípios, e uma vez que temos municípios fortalecidos, nós temos o sistema fortalecido”, enfatizou o coronel.

Fortalecimento da capacidade de resposta

O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Santiago Dias de Castro, ressaltou a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de atuação conjunta entre diferentes setores. “Nós temos que aperfeiçoar a nossa cultura de lidar com riscos. Nós precisamos ter instrumentos que permitam a multissetorialidade, a interoperabilidade, a transversalidade. Que todos sejam escutados para que a gente possa ter mais clareza nas nossas ações. Por mais capacidade que tenha o Estado, que tenha o município, nós temos que nos tornar fortes juntos”, afirmou Dias de Castro.

Durante a reunião, coronel Boeira apresentou medidas adotadas pelo estado para ampliar a estrutura dos municípios. Entre elas está a aquisição de kits operacionais que serão destinados a 73 cidades. Cada conjunto será composto por uma caminhonete leve, um gerador de energia de 10 Kva e quatro rádios transceptores multibanda. A entrega está prevista para os próximos meses.

O coordenador também destacou o edital voltado aos municípios que possuem unidades de Bombeiros Voluntários, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta em localidades que não contam com unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Demandas municipais

Outro tema abordado foi a resolução de repasse de recursos por meio da modalidade Fundo a Fundo, lançada em 17 de junho. A medida é destinada a ações municipais de mitigação e preparação para desastres e integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos.

O diretor do escritório do Iclei Brasil e secretário-executivo adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Corradi, destacou a participação dos municípios tanto no congresso quanto nas oficinas de elaboração do Plano Estadual. Segundo ele, novas oficinas territorializadas serão promovidas em diferentes regiões do estado para ampliar a construção coletiva do documento.

Ao longo do encontro, prefeitos e representantes municipais apresentaram dúvidas e sugestões relacionadas à Defesa Civil em suas cidades. Questões sobre os mecanismos de repasse de recursos concentraram parte significativa dos debates, além de demandas voltadas ao funcionamento do sistema de proteção e defesa civil como um todo.

Foto: Rodrigo Vasques/Ascom/Defesa Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 33 Visualizações
Política

Plano Estadual de Defesa Civil avança durante congresso internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

A construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul ganhou novas etapas durante o Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. No primeiro dia do evento, nesta terça-feira (23), cerca de 520 prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores municipais participaram da elaboração do documento estratégico que irá orientar a atuação do estado na gestão de riscos e desastres. A iniciativa integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), lançado pelo governo gaúcho na semana passada.

O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil está sendo desenvolvido desde março deste ano, após a contratação do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade pelo Governo do Estado. O documento definirá princípios e diretrizes para a atuação do executivo estadual e será utilizado como ferramenta para o aperfeiçoamento da governança de riscos e desastres. A proposta prevê políticas transversais de prevenção, mitigação e preparação de longo prazo, indo além de um plano de contingência.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, ressaltou a importância do envolvimento dos municípios no processo. “Queremos que os municípios participem, junto com a Defesa Civil, da construção do Plano Estadual. Este é um momento muito importante, em que eles estão participando diretamente da elaboração desse documento estratégico, que irá orientar a atuação do estado”, afirmou Boeira.

O Congresso é uma forma de oportunizar essa cooperação, e houve uma grande adesão dos gestores municipais. O Plano Estadual tem como base a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec), que foi sancionada em dezembro de 2024 e destaca a importância da integração”, complementou o coronel Luciano Chaves Boeira.

Definição de metas

Após a abertura dos trabalhos, representantes da Defesa Civil Nacional apresentaram um painel sobre a elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil 2025-2035. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos, conforme as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdecs), para oficinas de construção do plano estadual.

As atividades, mediadas pelo Iclei e acompanhadas pelas Crepdecs, envolveram o mapeamento de riscos, a definição de objetivos e a elaboração de ações e metas. Prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores municipais compartilharam experiências, apontaram desafios e apresentaram propostas para o futuro. Os resultados foram posteriormente reunidos em uma plenária de síntese realizada no auditório principal do congresso.

Planejamento até 2027

O secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “O processo de planejamento participativo, que começa com esse evento, se estenderá até o fim do ano. Esse congresso significa compromisso, engajamento e contribuição participativa, que poderão fazer do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul uma referência nacional e internacional. Estamos confiantes de que faremos um trabalho coletivo que se tornará um paradigma”, ressaltou Perpétuo.

O Plano Estadual também considera as diretrizes do Plano Nacional de Defesa Civil e deverá ser elaborado ao longo de 12 meses, entre março de 2026 e março de 2027.

Congresso reúne especialistas

O Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil segue até quinta-feira, dia 25, e é promovido pelo governo do Estado, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento reúne gestores públicos, coordenadores estaduais e municipais de defesa civil, organismos multilaterais, representantes da academia e especialistas internacionais para discutir estratégias de prevenção, preparação e resposta a desastres.

Foto: João Pedro Rodrigues/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 35 Visualizações
Variedades

RS recebe encontro nacional de gestores da Defesa Civil durante congresso internacional

Por Jonathan da Silva 24/06/2026
Por Jonathan da Silva

Coordenadores e secretários de Proteção e Defesa Civil de 17 estados brasileiros participaram, nesta terça-feira (23), de uma reunião do Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), em Porto Alegre. O encontro faz parte da programação do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil (CIPDC) e tem como objetivo promover a cooperação entre os entes federativos, por meio da troca de experiências e da discussão de estratégias voltadas à gestão de riscos e desastres. A iniciativa também integra o Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), lançado pelo governo estadual na semana passada.

A reunião periódica reuniu representantes estaduais para debater desafios específicos enfrentados em diferentes regiões do país e discutir formas de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio de ações integradas.

Troca de experiências

Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências relacionadas à prevenção, preparação e resposta a desastres, buscando aperfeiçoar mecanismos de atuação conjunta entre os estados.

A condução da pauta ficou a cargo do presidente interino do Congepdec e coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig, que liderou os debates voltados à integração das políticas públicas de proteção e defesa civil.

Reorganização no Rio Grande do Sul

As boas-vindas aos participantes foram feitas pelo chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Chaves Boeira, anfitrião do encontro. “De 2024 para cá, foi preciso reorganizar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Foram dois anos de muito esforço e trabalho para que nunca mais seja preciso enfrentar situações como as que vivemos nesses anos”, afirmou o coordenador.

Prepara RS

A realização da reunião em Porto Alegre também integra as ações do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), iniciativa lançada recentemente pelo governo gaúcho com foco no fortalecimento da capacidade de prevenção, preparação e resposta diante de eventos climáticos severos.

Foto: Ascom/Defesa Civil/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Variedades

Fundação Marcopolo realiza missão internacional em Medellín

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação Marcopolo encerra nesta sexta-feira (19) sua primeira missão internacional de 2026, realizada em Medellín, na Colômbia, com o objetivo de conhecer iniciativas que transformaram a cidade em referência em inovação urbana, desenvolvimento social e qualidade de vida. Durante quatro dias de programação, representantes de instituições públicas, acadêmicas e da sociedade civil visitaram projetos voltados à educação, cultura cidadã e requalificação urbana para compreender estratégias que possam inspirar ações em suas áreas de atuação.

Ao longo da missão, os nove integrantes do grupo conheceram o Mova, centro dedicado à inovação e à formação de educadores, além dos Projetos Urbanos Integrados (PUIs), iniciativas que articulam ações de desenvolvimento em áreas consideradas estratégicas de Medellín.

A programação também incluiu visitas a quatro bibliotecas parque, equipamentos públicos que integram políticas de acesso à cultura, educação e convivência comunitária. O grupo foi recebido ainda pelo secretário de Cultura Cidadã de Medellín, Santiago Silva Jaramillo, que apresentou o funcionamento das políticas públicas desenvolvidas pelo município nesse segmento.

Aprendizados da experiência colombiana

Segundo o gerente da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, a experiência permitiu observar de perto estratégias adotadas pela cidade colombiana ao longo das últimas décadas. “Essas missões são fundamentais para vermos que é possível transformar as cidades. Medellín enfrentou desafios enormes e conseguiu construir caminhos de mudança a partir da inovação e da cultura cidadã. Não precisamos chegar a situações extremas para começar essa mudança. Um dos aspectos que mais chama atenção é o papel da Secretaria de Cultura Cidadã, que vai além da realização de eventos. Ela atua no fomento à cultura e na construção de comportamentos que contribuem para uma convivência melhor na cidade”, destaca Balen.

Delegação reuniu representantes de diferentes setores

A missão internacional foi composta por representantes de diferentes instituições e áreas de atuação. Participaram da programação o secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares; Betina Magalhães Bitencourt, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); Victoria Mello, do Caxias Lixo Zero; Ana Claudia Baratieri Zampieri, do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG); o jornalista Guilherme Fadanelli, do SBT RS; Paula Valduga, do projeto Vivacidade; Turiassu Araújo, da Marcopolo; além de Angela Pimentel e Luciano Balen, representantes da Fundação Marcopolo.

Referência internacional

Desde o início dos anos 2000, Medellín passou a ser reconhecida internacionalmente por políticas voltadas à mobilidade sustentável, à qualificação da educação, ao fortalecimento da cultura cidadã e à criação de uma ampla rede de bibliotecas parque. As iniciativas são frequentemente apontadas como exemplos de transformação urbana baseada na integração entre políticas públicas e participação social.

Foto: Secretaria de Cultura de la Alcaldia de Medellín/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 49 Visualizações
Esporte

CEO da KLM Sports Agency participa de simpósio em Miami durante a Copa do Mundo

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

O agente FIFA e CEO da KLM Sports Agency, Kayan Martins, embarcou nesta quarta-feira (17) para os Estados Unidos, onde participará, entre os dias 19 e 22 de junho, do Simpósio Internacional de Agentes e Negócios de Futebol (Sinal 2026), em Miami. Realizado paralelamente à Copa do Mundo de 2026, o encontro reunirá profissionais ligados à indústria do futebol para debater tendências do mercado, ampliar conexões e discutir oportunidades de desenvolvimento para atletas e clubes. A participação faz parte da estratégia da agência de Novo Hamburgo de fortalecer sua atuação internacional e aprimorar a gestão de carreira dos jogadores que representa.

O Sinal 2026 reunirá agentes licenciados pela FIFA, executivos, advogados, gestores, empresários e outros profissionais do setor esportivo. A programação prevê palestras, atividades de networking e debates sobre temas como internacionalização do futebol, crescimento do mercado norte-americano, gestão de carreira, formação de atletas, oportunidades de negócios e construção de conexões estratégicas entre profissionais de diferentes países.

Segundo o agente FIFA e CEO da KLM Sports Agency, Kayan Martins, a participação no evento está alinhada ao compromisso da empresa com a qualificação dos serviços prestados aos atletas. “Estar presente em um ambiente como esse é investir no futuro dos atletas que representamos. O futebol está em constante transformação e precisamos acompanhar as tendências, ampliar conexões e buscar conhecimento para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos jogadores e às suas famílias”, destacou Martins.

Agenda nos Estados Unidos

Além das atividades do simpósio, Kayan Martins acompanhará partidas da Copa do Mundo e cumprirá uma agenda de visitas a clubes localizados na região da Flórida. O objetivo é estreitar relações com o mercado norte-americano e identificar possibilidades futuras para os atletas atendidos pela agência. “Além desse encontro, vamos acompanhar partidas do Mundial e cumprir uma agenda de visitas em vários clubes da região da Flórida, com o intuito de aproximar a KLM Sports Agency do mercado norte-americano e, num futuro próximo, buscar novas oportunidades neste mercado para os atletas que representamos”, completou Kayan Martins.

O retorno do dirigente ao Brasil está previsto para o dia 25 de junho.

Palestrantes confirmados

Entre os nomes confirmados no Sinal 2026 estão Marcelo Paz, executivo de futebol do Corinthians; os agentes FIFA Márcio Bittencourt, CEO da Márcio Bittencourt Sports; Daniel de Paiva, CEO da D2P Sports Management; Prof. Estevão Luis; e Glauco Torres, CEO da ProFut Portugal; além do advogado e agente FIFA Dr. Cláudio Rodrigues.

Também participarão do simpósio Fábio Silva, fundador e CEO da Nona Soccer Academy; a psicóloga esportiva Susy Fleury; a psicóloga Vanessa Dantas, formada pela Conmebol e CBF; a especialista em Direito Desportivo Dra. Fernanda Soares; o promotor de Justiça Dr. Déric Funck; o executivo Edson Sesma; Leandro Scabin, gestor de negócios do Benfica; e Roger Magalhães, CEO do Grupo Realize.

Foto: Gustavo Henemann/Agência Akyma/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul sediará encontro das Câmaras Italianas da América Latina em 2028

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul foi confirmado como sede do Encontro das Câmaras de Comércio Italianas da América Latina (Área Latam) em 2028, uma das principais agendas de integração da rede de câmaras italianas no exterior. O anúncio foi realizado durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, promovida entre os dias 13 e 15 de junho, em Gênova, na Itália. A candidatura gaúcha foi apresentada pela Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS) e recebeu apoio da rede internacional. O evento deverá ocorrer em Porto Alegre ou em municípios da Serra Gaúcha, cuja definição será feita nos próximos meses.

Para o presidente da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, Erasmo Carlos Battistella, a escolha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade na aproximação entre Brasil e Itália. “Recebemos com muita satisfação esta confirmação. Será uma grande oportunidade para apresentar o potencial econômico do nosso Estado, ampliar conexões internacionais e fortalecer ainda mais os laços entre o Brasil, a Itália e toda a rede de câmaras italianas da América Latina. Voltamos muito animados com as oportunidades que se abrem e com o reconhecimento que a Câmara vem conquistando no cenário global”, afirma Battistella.

Convenção reuniu representantes de 63 países

A confirmação ocorreu durante a 35ª Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, que reuniu cerca de 200 representantes das 86 câmaras italianas presentes em 63 países. O encontro também contou com a participação de autoridades italianas, empresários e lideranças institucionais.

Entre os destaques da programação estiveram a presença da prefeita de Gênova, Silvia Salis, e as participações remotas do ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e do ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.

Debates sobre comércio e competitividade

Além da definição do Rio Grande do Sul como sede do encontro latino-americano de 2028, a convenção debateu estratégias voltadas ao fortalecimento da competitividade das empresas italianas no exterior, à ampliação do comércio internacional e ao aumento da presença dos negócios italianos nos mercados globais por meio da atuação integrada da rede mundial de câmaras.

A programação incluiu ainda encontros de negócios, rodadas de relacionamento institucional e reuniões entre representantes das diferentes câmaras, criando oportunidades para novas parcerias, investimentos e cooperação entre empresas e instituições de diversos países.

Encaminhamentos da convenção

Entre as deliberações do evento esteve a reeleição de Mario Pozza para mais um mandato à frente da Assocamerestero, entidade responsável pela coordenação da rede mundial das câmaras italianas no exterior.

Também foi confirmada a eleição de Claudio Farabola, secretário-geral da Câmara Italiana na Argentina, como representante dos secretários-gerais no Conselho Geral da organização para o triênio 2026-2029.

Foto: CCIRS/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Variedades

Rio Grande do Sul sediará Fórum de Geoparques de Língua Portuguesa

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Rio Grande do Sul foi escolhido para sediar, em 2028, a segunda edição do Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio e a assinatura do termo que oficializaram a decisão ocorreram em Arouca, Portugal. O evento internacional será realizado na região da Quarta Colônia e deverá reunir gestores, pesquisadores, instituições e lideranças dos países lusófonos para debater temas relacionados à preservação do patrimônio natural, educação, fortalecimento das comunidades locais e turismo de experiência. A escolha é resultado de uma articulação conduzida pelo Comitê Estadual de Geoparques, coordenado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), com o objetivo de ampliar a projeção internacional do Estado e fortalecer estratégias de desenvolvimento territorial sustentável.

A candidatura gaúcha foi construída em conjunto pelo Comitê Estadual de Geoparques, pelos prefeitos da região da Quarta Colônia e pelos coordenadores dos geoparques do Estado. Segundo a Setur-RS, a proposta recebeu aprovação unânime da comunidade internacional ligada à iniciativa.

A definição pela Quarta Colônia teve como objetivo descentralizar o turismo no Rio Grande do Sul e valorizar o Geoparque Mundial da Unesco localizado na região, evidenciando a capacidade do interior gaúcho de receber eventos de alcance global.

Reconhecimento internacional

De acordo com a Secretaria de Turismo, a escolha do Estado representa o reconhecimento de um trabalho voltado ao desenvolvimento territorial sustentável e reforça a presença do Rio Grande do Sul em agendas internacionais ligadas à gestão de áreas reconhecidas pela Unesco.

O anúncio se junta ao histórico recente do estado na área dos geoparques. Anteriormente, o Rio Grande do Sul sediou, no município de Torres, o GeoLAC, Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco da América Latina e do Caribe.

Impactos para o turismo

A realização do fórum em 2028 deverá ampliar a visibilidade internacional dos destinos gaúchos associados à Unesco e criar oportunidades para diferentes segmentos da cadeia turística. Segundo a Setur-RS, destinos reconhecidos pelo organismo internacional costumam atrair visitantes interessados em sustentabilidade, cultura, patrimônio natural e gastronomia vinculada aos territórios locais.

A expectativa é que o calendário internacional estimule investimentos em infraestrutura turística, receptivo, meios de hospedagem e produtos integrados voltados ao atendimento da demanda internacional.

Oportunidades de negócios

Durante o Connection Experience, a Secretaria de Turismo do Estado destacou que investidores, operadoras e empreendedores podem buscar informações junto à equipe técnica da pasta sobre formas de posicionamento estratégico diante da realização do evento em 2028. A orientação é que empresas interessadas utilizem o ambiente de networking para conhecer possibilidades de inserção nas ações relacionadas ao calendário internacional que antecederá o fórum.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

Gramado registrou crescimento de 260% nas reservas feitas por turistas internacionais entre janeiro e maio de 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela plataforma de reservas de atividades e experiências Civitatis e apontam também um aumento de 305% no número de passageiros estrangeiros com reservas em atrações do município. O avanço é impulsionado principalmente por visitantes de países da América do Sul e reforça a presença internacional da cidade da Serra Gaúcha.

Segundo o levantamento, o Uruguai lidera o crescimento das reservas internacionais para Gramado, com alta de 221% no período analisado. Na sequência aparecem o Paraguai, com aumento de 200%, e a Argentina, com crescimento de 180% em relação ao ano anterior.

O Country Manager da Civitatis no Brasil, Alexandre Oliveira, atribui o desempenho à combinação de características oferecidas pelo destino. “O mercado sul-americano tem uma conexão muito forte com Gramado. A cidade reúne clima de inverno, gastronomia, vinhos, entretenimento e uma estética muito associada ao imaginário europeu, o que gera enorme apelo para turistas da região”, explica Oliveira.

Perfil das atrações procuradas

De acordo com os dados da plataforma, o crescimento das reservas internacionais ocorreu mesmo durante o verão, indicando que a procura por Gramado vai além das atrações relacionadas ao inverno.

Entre as atividades mais reservadas por turistas estrangeiros estão roteiros ligados à cultura italiana da Serra Gaúcha, parques temáticos, passeios panorâmicos e experiências gastronômicas.

O passeio de Trem Maria Fumaça com visita à Vinícola Aurora lidera o ranking de reservas realizadas por visitantes internacionais. Em seguida aparecem os ingressos para o Snowland, parque de neve indoor localizado em Gramado.

Também figuram entre as atrações mais procuradas os tours por Gramado e Canela, as excursões ao Cânion Itaimbezinho, os passeios culturais em Nova Petrópolis e experiências gastronômicas como fondue e jantares típicos.

Passeios mais reservados por turistas estrangeiros

  • Trem Maria Fumaça com visita à Vinícola Aurora;
  • Ingresso para o Snowland;
  • Tour por Gramado e Canela;
  • Excursão ao Cânion Itaimbezinho;
  • Lumni Experience.

Diferenciais do destino

Segundo o Country Manager da Civitatis no Brasil, a cidade consegue atrair visitantes internacionais por oferecer características distintas em relação a outros destinos brasileiros. “Gramado entrega uma combinação rara na América Latina: clima de inverno, forte identidade cultural, gastronomia consolidada, parques temáticos e excelente infraestrutura turística. Isso ajuda a transformar o destino em uma referência regional em turismo de experiência”, afirma Oliveira.

Origem dos turistas

O levantamento da Civitatis mostra predominância de turistas sul-americanos entre os visitantes estrangeiros que realizam reservas para atividades em Gramado. Uruguai, Argentina e Paraguai aparecem como os principais mercados emissores.

Os dados também apontam uma tendência de viagens voltadas para entretenimento, gastronomia e turismo cultural, especialmente entre viajantes latino-americanos que buscam destinos com diferentes tipos de experiências e características associadas ao clima de inverno. “A Serra Gaúcha possui uma identidade muito própria dentro do turismo brasileiro. Isso desperta curiosidade em mercados vizinhos e faz Gramado ganhar relevância como destino internacional de curta e média distância”, completa o Country Manager da Civitatis no Brasil, Alexandre Oliveira.

Como foi feito o levantamento

Os dados foram compilados pela Civitatis, plataforma especializada na comercialização de visitas guiadas, excursões e atividades turísticas em português e espanhol. A empresa atua em mais de 4,2 mil destinos e informa conectar mensalmente mais de 1,2 milhão de viajantes a experiências turísticas em diferentes países.

Foto: Freepik/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 95 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO