Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

transporte

Cidades

Viagens interestaduais com saída na rodoviária de Porto Alegre retornam a partir de 13 de junho

Por Jonathan da Silva 06/06/2024
Por Jonathan da Silva

As viagens de ônibus interestaduais voltarão a sair da Estação Rodoviária de Porto Alegre a partir do dia 13 de junho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (5) em reunião entre a diretora de Transportes Rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciana do Val Azevedo, a superintendente de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Suelen Costa, e representantes das empresas que operam as linhas interestaduais.

Até a data, as viagens seguirão tendo como ponto de partida a Rodoviária de Osório, no Litoral Norte. Por enquanto, as viagens que estão ocorrendo a partir de São Leopoldo não serão alteradas, e a definição sobre esse trajeto deve ocorrer em outro momento. “A retomada das viagens interestaduais saindo da rodoviária da capital, que é um símbolo muito importante de Porto Alegre, é mais um trabalho fundamental para restabelecer as conexões para quem vive no estado”, ponderou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Inicialmente, serão 12 horários por dia, com viagens para Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná. O acesso ocorrerá pela entrada do pórtico dos táxis, no Largo Vespasiano Veppo. Os demais acessos seguirão fechados por questões de segurança.

As operações de embarque e desembarque serão feitas pelos 18 boxes da área de desembarque intermunicipal (do boxe 55 ao 72). O espaço contará com local para a venda de passagens, área de espera e banheiros para atender os usuários. Os bilhetes também poderão ser comprados pelo site das empresas.

Retomada

O retorno das viagens interestaduais partindo de Porto Alegre é o segundo movimento de reabertura do espaço da Estação Rodoviária da capital. O primeiro ocorrerá na sexta-feira, dia 7, quando a rodoviária será reaberta para viagens intermunicipais a partir das 7h. Serão cerca de 90 horários diários, atendendo a 116 municípios do RS. A partir de sábado, 8 de junho, a rodoviária funcionará das 6h às 21h.

De acordo com dados de Luciana do Val Azevedo, o prejuízo inicial estimado na rodoviária por conta das enchentes é de cerca de R$ 11,5 milhões, levando em conta somente parte elétrica e recuperação da cobertura e da parte estrutural.

Como o fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido, as lojas seguirão fechadas. A diretora explica que os permissionários que enviaram e-mail solicitando a entrada no local, para limpeza das lojas e avaliação dos prejuízos, estão recebendo resposta com orientações. Ao todo, são 70 lojas na rodoviária.

Foto: Ascom Selt/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2024 0 Comentários 500 Visualizações
Cidades

Casa Civil se reúne com prefeituras de Gramado e Três Coroas

Por Marina Klein Telles 16/05/2024
Por Marina Klein Telles

O secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, esteve nos municípios de Gramado e Três Coroas na quarta-feira (15).  Em reunião com o vice-prefeito de Gramado, Luiz Barbacovi, e com o gabinete de crise municipal, Paim colocou o governo estadual à disposição da administração da cidade em temas urgentes, como soluções para os acessos à região. O secretário-adjunto também encontrou o prefeito Nestor Tissot para compreender a situação do município a respeito do reconhecimento da situação de calamidade.

“Uma importante ação, em relação a Gramado e ao turismo, é a liberação dos acessos rodoviários. O governo estadual está trabalhando fortemente nisso. Ontem também nos reunimos com o ministro dos Transportes, que nos garantiu empenho nas rodovias federais”, salientou Paim, que coordena o Gabinete Avançado de Crise na Serra.  Na região, Paim ainda visitou abrigos municipais e as localidades afetadas por deslizamentos de terra, que ocasionaram evacuações.

A liberação das rodovias e a situação de calamidade também foram os temas da reunião com o prefeito de Três Coroas, Alcindo de Azevedo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/05/2024 0 Comentários 547 Visualizações
Projetos especiais

Ônibus do Bem, da campanha Dois Irmãos Solidária, é retomado em prol dos atingidos pelas enchentes

Por Jonathan da Silva 08/05/2024
Por Jonathan da Silva

A ação “Ônibus do Bem”, da campanha Dois Irmãos Solidária, foi retomada pela Prefeitura do município para levar voluntários a ajudar pessoas atingidas pelas enchentes causadas pelas chuvas intensas que ocorreram no Rio Grande do Sul nos últimos dias. A primeira viagem acontece nesta quarta-feira (8), no município de Três Coroas. A saída do transporte será às 13h na Prefeitura e o retorno está previsto para as 19h. A ação, que tem parceria da empresa de transporte Wendling, já havia ajudado a região do Vale do Taquari nos temporais de 2023.

As vagas para a ação são limitadas a 40 pessoas. Os interessados devem entrar em contato exclusivamente pelo WhatsApp (51) 99602-4332, informando nome completo e o número do documento de identificação.

A Defesa Civil de Dois Irmãos acrescenta que nos próximos dias novas ações serão feitas à medida em que a água for baixando e os acessos aos lugares estiverem seguros.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2024 0 Comentários 519 Visualizações
Saúde

Bebê prematuro de Montenegro é transportado de helicóptero a Canoas

Por Jonathan da Silva 03/05/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro conseguiu, junto ao serviço de regulação do estado, uma aeronave para fazer o transporte de um bebé recém-nascido até o Hospital Universitário de Canoas. Com a ERS-240 e a BR-386 interditadas pela enchente, não havia como levar a criança por terra. Ela nasceu na quarta-feira (1), após uma gestação de 37 semanas e dois dias, com problemas cardíacos, e precisa de uma UTI neonatal.

De acordo com a secretária Andreia Coitinho da Costa, o parto foi realizado no Hospital Montenegro. Contudo, o estado do bebê requer um atendimento especializado, que a cidade não possui. “Depois que conseguimos garantir a vaga, passamos a buscar uma aeronave equipada para este tipo de socorro”, explica Andreia.

Do Hospital Montenegro até o aeródromo, onde o helicóptero pousou, a criança foi conduzida por uma UTI móvel do SOS Unimed. “Todo o nosso trabalho, em meio a toda a destruição que estamos vendo, é focado em preservar vidas”, destaca Andreia, feliz com o desfecho da situação.

A secretária destaca o apoio da equipe do HM, tanto no atendimento à criança e à mãe quanto na mobilização por leito e transporte. “A enfermeira reguladora do Hospital Montenegro, Simone Peres Martins, esteve conosco o tempo todo nessa busca”, conclui Andreia.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/05/2024 0 Comentários 563 Visualizações
Saúde

Setcergs faz campanha sobre prevenção à dengue no setor de transporte no Rio Grande do Sul

Por Jonathan da Silva 01/04/2024
Por Jonathan da Silva

Com o aumento dos casos de dengue em diversas regiões do país, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs) lançou uma campanha de conscientização sobre a prevenção da doença no setor. O Setcergs convoca empresas de transporte a assumirem um papel proativo na eliminação de focos do mosquito transmissor, não apenas para proteger os colaboradores, mas também para contribuir com a saúde pública e o bem-estar das comunidades onde operam.

A campanha do Setcergs orienta sobre a necessidade de eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes, além de manter o ambiente limpo. O uso de repelentes também é destacado como medida eficaz para afastar os mosquitos da pele.

Para auxiliar na conscientização dentro das empresas, o Setcergs disponibiliza materiais educativos em seus canais de comunicação que podem ser compartilhados pelos associados ou impressos e divulgados nos escritórios e unidades operacionais. Os interessados podem acessar e baixar os materiais clicando no link: https://drive.google.com/drive/folders/1HrRrucsOXkdDh-Se-UYFoq65nwBTUn4i?usp=drive_link.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2024 1 Comentário 546 Visualizações
Business

Aeromóvel da Trensurb recebe visita da comitiva da Costa Rica

Por Marcel Vogt 15/06/2023
Por Marcel Vogt

Na terça-feira (13), a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb, entre o metrô e o Aeroporto Salgado Filho, recebeu visita de uma comitiva formada por autoridades da Costa Rica. Participaram da atividade deputados federais, prefeitos, gestores públicos e de um consórcio responsável por estudar a implantação de uma linha da tecnologia no país centro-americano. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia, visando o avanço dos estudos para implantação do sistema na Costa Rica, numa linha que daria acesso ao principal aeroporto do país.

O deputado Diego Vargas Rodríguez destaca a grande diferença entre se conhecer um projeto por meio de vídeos e material digital e a visita a um sistema já em funcionamento. “Não é o mesmo que vivê-lo e conhecê-lo e ver a parte tangível, conhecer todo o seu trajeto, entender a capacidade, a velocidade, a comodidade, o que falaram os representantes da companhia e os engenheiros que encontramos aqui e com quem discutimos de que não resta dúvidas de que existe um sistema confortável, simples, leve, econômico e que resolveria muitos problemas de acessibilidade. E se implantássemos este projeto na Costa Rica, estaríamos dando exemplo para investir em projetos que insiram a comunidade”.

Além de conhecerem a linha de aeromóvel que liga metrô e aeroporto, os visitantes também se reuniram com o diretor-presidente substituto e diretor de Operações da Trensurb, Nélson Lídio Nunes, e com técnicos e gestores da empresa. Conheceram ainda seu funcionamento e visitaram o Centro de Controle Operacional do metrô. Na avaliação de Nélson Lídio, “a Trensurb virou uma vitrine, pois, operacionalmente, só aqui na empresa temos o sistema aeromóvel em funcionamento. Através disso, nós temos recebido, não só da Costa Rica, mas outras visitas técnicas para comprovar que, conforme opera esse equipamento, ele é muito econômico e eficaz”.

Foto: Beatriz Schleiniger/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2023 0 Comentários 578 Visualizações
Business

Feira Brasileira do Varejo teve lançamento oficial da 23ªTranspoSul

Por Marina Klein Telles 29/05/2023
Por Marina Klein Telles

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) esteve presente na Feira Brasileira do Varejo, que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio no Centro de Eventos da FIERGS. Neste ano, as empresas associadas ao SETCERGS tiveram a oportunidade de participar com espaço de relacionamento no evento.

“Essa iniciativa visa fortalecer os laços entre o setor de transporte e o varejo, permitindo que as empresas de transporte de cargas e logística mostrem seu valor e expertise no suporte ao comércio varejista. Além disso, pudemos apresentar diferenciais importantes da TranspoSul e que possuem um apelo muito importante para o varejo que é o espaço Hub do Embarcador. Neste ambiente as empresas podem fazer negociações diretas com empresas do varejo, além de conhecerem inovações e novas tecnologias existentes no setor”, explicou a coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza

Com mais de 40 palestrantes e 20 horas de conteúdo, a Feira Brasileira do Varejo estima ter recebido um público superior a dez mil pessoas, incluindo lojistas, empresários do varejo, equipes de trabalho e profissionais de outras áreas interessados em tecnologia e moda.

“Foi uma excelente oportunidade para promovermos a integração entre o setor de transporte e o varejo, destacando a importância das empresas de transporte de cargas e logística no suporte ao comércio varejista”, salientou o diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado.

A Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, desempenha um papel crucial ao reunir lojistas, empresários e profissionais do setor, proporcionando um espaço para troca de conhecimentos, networking e acesso a tendências e inovações do varejo. A presença do SETCERGS na feira representa o compromisso da organização em impulsionar o desenvolvimento do setor e fortalecer as relações entre as empresas de transporte de cargas e o varejo.

Empresas participantes do segmento de transporte e logística

O Grupo Troca foi uma das empresas presentes no encontro. Com 30 anos de atuação nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, é uma empresa genuinamente gaúcha, que nasceu para trazer a logística de forma diferenciada. Para a gerente de marketing, Fabiane Chemale, a presença na FBV é uma oportunidade de fomentar negócios com o pequeno varejo.

“Essa feira fomenta o pequeno e médio varejo da área têxtil e outros segmentos. É um movimento importante para nós em virtude de uma realidade, por exemplo, do e-commerce que vem crescendo muito no Brasil. Durante a pandemia, ganhou força, mas seguiu crescendo no cenário atual e estarmos aqui presentes é uma forma de permanecer atento a esses movimentos”, disse.

A Transportadora Minuano também apresentou os seus diferenciais ao público presente. Com atuação em mais de 1500 cidades dentro do território nacional, a empresa possui seis grandes terminais de cargas nas principais capitais das regiões sul e sudeste, contando com mais de 150 bases de apoio operacional que garantem uma distribuição segura e de qualidade por todo o interior. As operações de manuseio de carga são realizadas por equipes altamente treinadas e motoristas especializados que realizam o deslocamento dentro dos prazos acordados de forma segura, garantindo a integridade das pessoas, das cargas e dos veículos.

A Dex Soluções Logística apresentou seus diferenciais na implantação e execução de soluções completas em sistemas logísticos, atendendo as necessidades na gestão da cadeia de suprimentos, trade marketing e logística. A empresa atua no recebimento e armazenagem, expedição e distribuição, cross docking, consolidação e unitização, emissão de notas fiscais, controle de estoques com WMS, controle de validade de produtos (FIFO, FEFO e FILO), gestão de transportes e logística reversa.

A Modular Transportes pôde apresentar o amplo leque de serviços que inclui Carga Lotação, Cargas Fracionadas, Cargas Especiais, Suprimentos, Followway, Transporte de Produtos Químicos, Rodo Aéreo e Rodo Expresso, Licença OTM (Operador de Transporte Multimodal), operação DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro) e armazenagem.

Foto: Marcelo Matusiak/divulgação | Fonte: Assessoria
29/05/2023 0 Comentários 956 Visualizações
Variedades

TranspoSul oferece visitas guiadas para uma experiência completa durante o evento

Por Marina Klein Telles 27/05/2023
Por Marina Klein Telles

Os participantes da TranspoSul 2023 Feira e Congresso de Transporte e Logística terão a oportunidade de conhecer com riqueza de detalhes as mais recentes inovações do setor de transporte, desde o funcionamento de um caminhão equipado com tecnologia de ponta até a exploração de soluções que tornam o trabalho mais eficiente. A proposta possibilita que de forma individual, com fones de ouvido, o visitante tenha acesso aquilo que de mais importante está sendo aplicado pelas empresas expositoras em equipamentos, acessórios e caminhões. As visitas acontecerão de 20 a 23 de junho de 2023, das 14h às 21h, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. A representante da comissão organizadora da TranspoSul e diretora efetiva do SETCERGS, Betina Kopper, destaca a importância dessa iniciativa.

“É uma chance de conhecer com riqueza de detalhes aquilo que a indústria está trazendo como novidade para o evento. A visita permite, ainda, o diferencial da interação dos participantes, tirar dúvidas e compreender detalhes que em uma passagem rápida pelo estande não seria possível”, destacou.

As visitas guiadas durante a TranspoSul proporcionam aos participantes a oportunidade de explorar recursos de áudio, garantindo uma aprendizagem mais completa e imersiva. Além disso, para os empresários presentes, é uma chance única de exibir seus produtos e serviços com maior detalhamento, destacando seus diferenciais de forma atraente.

Para mais informações sobre o evento e como participar das visitas guiadas, acesse o site oficial da TranspoSul.

Foto: Guilherme Gargioni/divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2023 0 Comentários 623 Visualizações
Variedades

Inscrições abertas para a 23° TranspoSul

Por Marcel Vogt 27/04/2023
Por Marcel Vogt

A 23a TranspoSul Feira de Transporte e Logística reunirá o que há de mais inovador no setor proporcionando negócios e conhecimento em temas atuais que impactam a vida das empresas e profissionais. O evento acontece do dia 20 ao dia 23 de junho. Para essa edição, o horário foi alterado passando a funcionar das 14h às 21h, na Fiergs, em Porto Alegre. A mudança atendeu o pedido dos participantes para que pudesse ser facilitada a visitação.

A feira conta com a presença de grandes marcas fabricantes de caminhões e de diversos setores que envolvem o transporte e a logística. Além disso, serão quatro dias de palestras com renomados nomes e temas mais importantes do setor.

“A Feira Transposul é uma oportunidade única para empresários, profissionais do transporte, logística, indústria automobilística e demais áreas relacionadas, se atualizarem sobre as últimas tendências do setor, conhecerem as novidades em produtos e serviços, e estabelecerem contatos comerciais estratégicos”, afirma o presidente do presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo.

A TranspoSul é considerada a maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil. Está em sua 23ª edição. Além das inovações do setor é uma oportunidade de aproximar diretamente as grandes marcas e profissionais do segmento.

As inscrições são gratuitas e podem serem feitas através do site www.transposul.com.br 

Serviço:

O que: 23° TranspoSul
Quando: de 20 a 23 de junho. Das 14 as 21hrs
Onde: Centro de Eventos da FIERGS – Porto Alegre
Quanto: Evento gratuito

Foto: Guilherme Gargioni/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/04/2023 0 Comentários 773 Visualizações
Variedades

Direitos das Mulheres são destaque na Estação Mercado da Trensurb

Por Marina Klein Telles 09/03/2023
Por Marina Klein Telles

Durante a manhã da última quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, a Estação Mercado da Trensurb voltou a receber uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Na Estação Mercado, as voluntárias da organização realizaram distribuição de material informativo e orientaram as mulheres que passavam pelo local. O conteúdo do material falava de prevenção de violências, defesa de direitos e redes de apoio.

Eu acho muito importante que hoje as mulheres tenham autoridade e iniciativa para fazer algo assim. […]hoje temos quem nos oriente, quem nos dê a mão

A diretora executiva da Themis, Márcia Soares, destaca a importância da ação realizada em parceria com a Trensurb, “É um trabalho que tem um enorme impacto. Esse espaço é onde circulam de manhã aproximadamente 10 mil mulheres”. Para a metroviária Maria Silveira, “conhecer um grupo assim já consolidado, que acolhe as mulheres, é muito importante. Muitas vezes nós não temos conhecimento dos nossos direitos, sabemos o principal, mas aqui conseguimos ser acolhidas, ter esse novo conhecimento e passar adiante”.

Maria é titular da secretaria de Raça do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), que também apoiou a ação da Themis. A usuária do metrô, Geni, de 85 anos, afirmou que a ação foi muito útil: “Eu acho muito importante que hoje as mulheres tenham autoridade e iniciativa para fazer algo assim. […]hoje temos quem nos oriente, quem nos dê a mão. É muito bom”.

Completando 30 anos nesta data, a ONG Themis dedica-se a construir estratégias de acesso à justiça para mulheres em maior situação de vulnerabilidade, além de informá-las sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha. A Trensurb participa de campanhas e atividades pela equidade e o fim da violência desde 2013, quando a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e promover a igualdade de gênero e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

Foto: Beatriz Schleiniger/divulgação | Fonte: Assessoria
09/03/2023 0 Comentários 666 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO