Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

seminário

Cultura

Musecom celebra 45 anos em setembro

Por Gabrielle Pacheco 17/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Marcando as festividades de 45 anos de criação (10 de setembro de 1974), o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), de Porto Alegre, apresenta uma série de atividades durante o mês de setembro. As ações terão como base o seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica”, que acontece dias 18 e 19 de setembro.

Na ocasião, serão apresentados o inédito Plano Museológico da instituição, um selo comemorativo e uma campanha de promoção do museu e de financiamento coletivo para melhorias.

Para Welington Silva, diretor do Museu, a celebração irá marcar um novo momento para a instituição.

“Queremos destacar a função do museu como parte da vida da sociedade gaúcha, para quem quer conhecer os registros e memórias da comunicação, para quem vem realizar pesquisas no nosso acervo e para quem buscar aperfeiçoamento profissional”, afirma.

O Plano Museológico é a linha de condução de uma instituição, e se tornou uma obrigação a partir da Lei Fedral 11.904, que instituiu o Estatuto de Museus. No documento estarão os programas e projetos do Musecom para os próximos anos.

No momento do lançamento também será apresentada uma homenagem a Sérgio Dillenburg, jornalista cuja moção deu origem ao museu. Entre a iniciativas imediatas, está a requalificação dos espaços de pesquisa e para cursos, assim como a produção de um catálogo marcando os 45 anos da instituição.

A campanha promocional que será apresentada tem como objetivo reforçar a importância do Musecom para a comunidade em geral, mas especialmente os pesquisadores e frequentadores do espaço. Além de difundir o nome e as funções da instituição, a campanha também tem como meta a viabilidade de um financiamento coletivo para melhorias e atividades programadas.

O seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” acontece nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 17h, na própria instituição (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico/Porto Alegre). A atividade integra a “13ª Primavera dos Museus”, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

O objetivo é estimular o debate e inspirar as instituições a criarem uma programação relacionada, sendo 2019 um ano de fortalecimento da relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

Nos dois dias serão realizados debates sobre temas atuais, com profissionais da área, buscando uma troca de experiências na condução de museus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail: [email protected] ou na hora, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Serviço

O quê: seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica”
Quando: 18 e 19 de setembro
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom)
Quanto: gratuito

Foto: Felipe Fraga/Reprodução | Fonte: Assessoria
17/09/2019 0 Comentários 610 Visualizações
Business

Seminário na Fiergs debate Indústria 4.0

Por Gabrielle Pacheco 11/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Para compreender a nova realidade a partir da Indústria 4.0, que muda a forma de produzir a partir de tecnologias que facilitam processos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), realiza o 13º Seminário de Telecomunicações, nesta quinta-feira, em 12 de setembro, às 13h30min.

O debate entre especialistas se dará sobre temas como infraestrutura, soluções e tendências do setor no RS, e o que as empresas gaúchas de telecomunicações colocam à disposição para viabilizar a Indústria 4.0.

Serviço

O quê: 13º Seminário de Telecomunicações
Quando: quinta-feira, 12 de setembro, das 13h30min às 17h30min
Onde: Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre), Plenário Mercosul

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
11/09/2019 0 Comentários 654 Visualizações
Cidades

Feevale recebe seminário sobre população em situação de rua 

Por Gabrielle Pacheco 20/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

Novo Hamburgo recebe o Olha pra Rua: 2º Seminário sobre População em Situação de Rua na tarde de 28 de agosto. O evento é promovido pelo projeto social Da Rua Para’Noia, da Universidade Feevale, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Neste ano, o encontro em ambiente acadêmico irá debater as vivências e possibilidades da população em situação de rua da cidade e questões relacionadas à segurança pública. A atividade irá ocorrer das 13h (com meia hora para credenciamento) até as 17h30 no auditório do Prédio Azul do Câmpus II da instituição.

De acordo com a coordenadora do projeto social, a pesquisadora e psicóloga Carmem Regina Giongo, a primeira e anterior edição do seminário foi bem-sucedida, pois os participantes lotaram o espaço. “Neste ano, estamos mais amadurecidos e, como no ano anterior, esperamos um grande público e com expectativa pelo debate”, destaca.

Além das mesas para debatedores, o evento no Câmpus 2 da Feevale irá contar com uma exposição de trabalhos feitos pelos beneficiados do projeto social Da Rua Para’Noia e apresentações artísticas desenvolvidas por pessoas em situação de rua.

Conforme o gerente da Proteção Social de Média Complexidade da SDS, Eugênio Bender, o seminário vai ao encontro dos desafios do poder público para solucionar, frente à realidade, questões que envolvem a população em vulnerabilidade social. Ele ressalta que a pasta municipal mantém políticas estratégicas para atendimento a pessoas em situação de rua.

“O Município tem como referência dos serviços especializados o Centro POP”, observa.

A SDS também executa busca ativa, por meio do Serviço de Abordagem Social pelas ruas, praças e outros locais da cidade. E, ainda, coloca seus educadores sociais à disposição da comunidade e dos lojistas a fim de conscientizar a todos sobre a importância de contatar com o Centro POP em casos de alguma intercorrência.

“A pasta encontra na guarda municipal mais um apoio técnico, com seus agentes preparados e sensibilizados para as questões que envolvem o tema”, completa.

Serviço

O quê: 2º seminário “Olha pra Rua”
Quando: 28 de agosto (quarta-feira), das 13h às 17h30
Onde: Auditório do Prédio Azul do Câmpus II da Universidade Feevale (RS-239, 2.755, bairro Vila Nova, Novo Hamburgo)
Quanto: gratuito
Quanto: [email protected]

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/08/2019 0 Comentários 579 Visualizações
Cidades

Governador participa de seminário sobre trabalho prisional

Por Gabrielle Pacheco 09/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quinta-feira (8), do encerramento do segundo dia de debates do 1º Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para Oferta de Trabalho à Pessoa Presa, promovido pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen). O seminário, realizado em Canoas, termina nesta sexta-feira, 9.

Em sua fala, Leite enalteceu o trabalho daqueles que escolheram dedicar às vidas a lidar com a questão penitenciária. “É função de todos os órgãos e da sociedade garantir a ressocialização de apenados que, em algum momento, retornarão ao convívio em sociedade”, lembrou. “A sociedade, inclusive, também deve estar preparada para receber os egressos do sistema, sem preconceitos. Não há como reinserir essas pessoas se não houver acolhimento.” O trabalho prisional, considera, é oportuno do ponto de vista social e de entrosamento entre a população e os apenados.

O seminário busca incentivar a contratação de mão de obra prisional e orientar sobre as formas de comercialização dos produtos e aquisição de insumos, bem como a divulgação de boas práticas de gestão de trabalho no sistema prisional. O encontro visa, ainda, prestar esclarecimentos às empresas e gestores públicos que pretendam realizar convênios com a utilização de mão de obra prisional.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, relembrou que a criação da Seapen já demonstra a prioridade dada ao tema pelo governo. “Quando a segurança pública e o sistema prisional estão sob a mesma pasta, o sistema prisional acaba ficando em segundo plano. Assim, podemos dar a devida atenção ao tema”, ponderou.

O evento ocorre pela primeira vez no Estado, com intuito de incentivar a formalização de parcerias na utilização do trabalho prisional. O evento reúne empresários, setor público e gestores do sistema para fomentar um projeto de lei que visa instituir o Fundo Rotativo nos estabelecimentos prisionais do RS, projeto que já está em prática em Santa Catarina.

O secretário da Seapen, Cesar Faccioli, destacou que é fundamental a convergência e o esforço integrado das instituições da segurança e dos servidores penitenciários para a realização de melhorias no sistema prisional.

“A ressocialização passa obrigatoriamente pela capacitação ao trabalho. Com esse seminário, assumimos o compromisso de dar à sociedade um sistema prisional mais resolutivo e pessoas recuperadas e aptas a convivência em sociedade”, detalhou. O investimento no tratamento penal está entre os projetos estratégicos e prioritários da Seapen e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Dando um exemplo dos benefícios gerados pela mão de obra prisional, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, relembrou o programa Recomeçar, aplicado no município. Em fevereiro, o governo do Estado assinou a ampliação do programa, de 80 para 180 apenados e semi-apenados que prestam serviços ao município trabalhando em áreas públicas, como praças ou escolas.

A tarde desta quinta-feira incluiu palestras de equipes do Complexo Penitenciário de Chapecó (SC) e da Penitenciária Regional de Curitibanos (SC), dos coordenadores da Sustentare, Hilton Boklis, e da JG Recicla, Joelson Orrigo, e do juiz Fernando Noschang.

Foto: Pablo Reis/Reprodução | Fonte: Assessoria
09/08/2019 0 Comentários 528 Visualizações
Cidades

Campo Bom promoveu o 30º Seminário Municipal de Educação

Por Gabrielle Pacheco 01/08/2019
Por Gabrielle Pacheco

Iniciando o calendário docente do segundo período letivo, de forma motivacional, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), promoveu, na última segunda-feira (29) o 30º Seminário Municipal de Educação.

O evento teve como tema “Os desafios da escola na contemporaneidade: repensando processos de ensinar e aprender” e integra o programa de formação continuada para profissionais da Educação onde, além dos professores do Ensino Fundamental, também participaram as equipes diretivas, coordenadores pedagógicos, auxiliares de ensino e estagiários.

A qualificação, que ocorreu nos turnos da manhã e tarde, no auditório do CEI, recebeu cerca de 300 servidores municipais, que puderam ver uma mostra de trabalhos escolares do 1º semestre, participar de oficinas como a do teatro de sombras e assistir a palestra “O potencial transformador de um professor: como superar seus obstáculos interiores”, ministrada pelo Professor Dr. Renato Casagrande, que conduziu uma reflexão acerca da identidade e desafios do professor contemporâneo.

Na ocasião ainda havia uma urna, na qual o público pôde depositar sugestões de nomes para  Patrono ou Patrona da próxima edição da Feira do Livro de Campo Bom.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, agradeceu a dedicação de todos os educadores e disse “muitos são os desafios. Mas isso tudo nos faz crescer, enfrentando com sabedoria e discernimento, almejando o aprendizado real e significativo dos nossos alunos, formando cidadãos campo-bonenses, do mundo e para o mundo. Vocês são os profissionais dos quais nos orgulhamos”.

O prefeito Luciano Orsi complementou valorizando o papel dos professores. “Parabenizo a todos aqui presentes por tornar possível trazer cada vez mais novidades e qualificações e para entregar o melhor em educação, que é prioridade e uma forma de mudar nossa cidade e o mundo”, destacou.

Paralelo a esta programação, aconteceram 13 oficinas, em diferentes escolas da cidade, com temas especialmente selecionados e direcionados aos professores dos Anos Iniciais assim como para os diferentes componentes curriculares contemplando os professores dos Anos Finais.

O encerramento ficou por conta da apresentação do espetáculo “Retrato – Revelando Histórias”, uma peça do Teatro Luz e Cena, que conta a trajetória de uma professora aposentada.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/08/2019 0 Comentários 586 Visualizações
Variedades

Porto Alegre recebe seminário “De repente 60+”

Por Gabrielle Pacheco 25/07/2019
Por Gabrielle Pacheco

Hoje os 60+ já representam mais de 15% do Brasil – 30,2 milhões de pessoas, mais do que a população do Chile e do Uruguai juntos – e são responsáveis por 20% do consumo no País, ou seja movimentam R$ 1,8 trilhão.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2050 a população brasileira com 60 anos ou mais vai triplicar e já em 2030 irá ultrapassar o número de crianças com idade de 0 a 14 anos.  O Brasil e o Rio Grande do Sul estão se preparando para oferecer emprego, produtos, saúde e lazer para essa parcela de cidadãos que, pelo ritmo atual, ganhará um milhão de “idosos” anualmente daqui em diante.

“Eles trabalham, se exercitam, ajudam suas famílias, impactam o meio onde vivem, mas se sentem invisíveis para o mundo. Os produtos, a moda, a indústria não falam com eles como gostariam”, diz Layla Vallias, co-fundadora da Hype60+.

O seminário gratuito “De repente 60+” inicia na quinta-feira, 8 de agosto, às 9h, com a apresentação do grupo de dança da Associação Cultural Amigos Para Sempre. A primeira palestra, Política Nacional do Idoso – Propostas que estão dando certo, às 10h, será ministrada por Michelle Clos, fundadora e diretora técnica da Senescentis – Longevidade e Qualidade de Vida e autora do livro Mudando de endereço: como escolher um residencial geriátrico.

Na sequência, às 11h, é a vez de Mórris Litvak, fundador da plataforma digital de empregos MaturiJob, ingressar em um tema que cada vez mais preocupa os estudiosos no assunto: Preconceito etário e caminhos profissionais para os 50+ no mercado de trabalho. “As empresas só têm a perder ao desprezar profissionais mais maduros”, disse Mórris em sua entrevista à Veja.

Após a atividade laboral comandada por Marcelo Fernandes, da Conceito – Assessoria Esportiva e Empresarial, Mônica Riffel, CEO da MaturiLab, e Deise Chamorro, especialista nas temáticas de inclusão e diversidade, iniciam as palestras da tarde com o tema “A ressignificação da vida após os 50+ – Tendências e comportamento”. “Vamos fazer uma reflexão sobre o que muda nas diferentes fases da vida e sobre a busca de novas perspectivas”, comenta Mônica.

A palestra “Tendências e oportunidades de negócios na Economia Prateada”, programada para às 14h30min, promete atrair executivos do meio empresarial para ouvir Layla Vallias, cofundadora da Hype60+, e Marina Fonseca, fundadora da Pipe.Social. As duas irão analisar o comportamento dos 60+ e apresentar cases do mercado e dados da pesquisa Tsunami 60+, mostrando o crescimento desse público no RS, no Brasil e no mundo e como as marcas ainda estão despreparadas para atender esse consumidor.

Às 16h, o tema saúde terá a frente o experiente médico Ângelo Bós, professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia Biomédica na Puc-RS. Ele irá apresentar no seminário o programa “Assumindo o controle da sua vida”, desenvolvido pela universidade de Stanford, dos Estados Unidos. “É um programa de autogestão e autocuidado com o objetivo de auxiliar os participantes a ganhar confiança e habilidades para gerenciar melhor as suas condições crônicas”, diz Ângelo Bós.

O primeiro dia encerra às 17h com a apresentação da Banda Pepper Pop, com Marcel Gorski (vocalista) e Eder Mariachi (violão) tocando clássicos da MPB.

O segundo dia do seminário “De repente 60+” será dedicado a oficinas para lideranças de organizações sociais.

Serviço

O quê: seminário “De repente 60+”
Quando: 8 e 9 de agosto, das 8h às 17h
Onde: Amrigs (Av.Ipiranga, 5311), das 8h às 17h
Quanto: gratuito
Inscrições: parceirosvoluntarios.org.br

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
25/07/2019 0 Comentários 779 Visualizações
Business

“Marcas no limite” é tema do Snic 2019

Por Gabrielle Pacheco 19/07/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Snic – Seminário Nacional da Indústria Calçadista, que há mais de duas décadas traz especialistas em tendências de mercado para tratar de assuntos contemporâneos, nesta edição terá como temática “Marcas no limite. Marcas sem limite”.

O evento, que acontece no próximo dia 21 de agosto, no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara/RS, está com ingressos à venda no site da Abicalçados – Associados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.

Associados da Abicalçados e dos sindicatos das indústrias de calçados de Três Coroas (SicTC) e Igrejinha (Sindigrejinha), realizadores do 23º Snic, têm desconto de 50%. O mesmo vale para estudantes, mediante comprovação.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o evento tem o objetivo de apontar caminhos para o desenvolvimento das marcas, com alternativas de estratégias e ferramentas mais próximas da realidade das empresas, mesmo com os limites da operação de cada uma delas. E, neste rol, encontram-se novos modelos de negócios, a partir do ambiente digital, do e-commerce às redes sociais.

“Historicamente, o Snic tem a missão de trazer para o debate assuntos contemporâneos e tendências de mercado para auxiliar o desenvolvimento das empresas. Para a edição 23, convidamos nomes importantes, como Natália Ferreira (Pinterest), Gustavo Reis (Vnda Ecommerce), Rodrigo Scotti (startup Nama, criadora da Lu, assistente virtual da Magazine Luiza), entre outros”, comenta, ressaltando a excelência da curadoria da WTF! School.

Uma das atrações confirmadas para o Snic é Gustavo Reis, criador da Vnda Ecommerce, que falará sobre a utilização dos guide shops no varejo, modelo de negócio que permite que o consumidor conheça e experimente um produto em loja física e faça a encomenda do mesmo no fluxo do comércio eletrônico.

“A competição pelos clientes no ambiente digital se acirrou muito nos últimos anos. Este contexto faz com que negócios baseados em vendas online, os e-commerces, comecem a investir em formatos alternativos. Um desses formatos é descer operações digitais para presença física”, comenta o palestrante, para quem os guide shops, além de atenderem à demanda alternativa de marketing, surgem como uma solução perfeita para antigos problemas do varejo associados à velocidade da cadeia de suprimentos.

A programação terá também Natália Ferreira, Creator Manager da Pinterest na América Latina, que falará sobre como a plataforma, que hoje conta com mais de 250 milhões de usuários no mundo, pode auxiliar nos negócios. Segundo ela, com as funcionalidades Business do Pinterest, os varejistas de moda poderão conquistar novos clientes, alcançando as pessoas antes do momento de decidir comprar um produto e descobrir novas marcas.

“As pessoas usam a plataforma para descobrir ideias e inspiração na vida cotidiana, para onde querem ir nas férias, o quê cozinhar para o jantar, entre outros muitos. Pinterest é sobre descobrir coisas, mesmo que você não saiba o que está procurando”, ressalta Natália, acrescentando que mais de 200 bilhões de ideias já foram salvas por pessoas na plataforma online . “As pessoas fazem compras após salvar referências no Pinterest todos os dias”, diz. Ela cita, ainda, cases de sucesso na plataforma, como da Leroy Merlin Brasil e Lojas Renner.

Além de Reis, Natália e Scotti, estão confirmados no 23º Snic nomes como o de Pedro Horta (FARM), Sílvio Godinho Nunes (especialista em Vendas), Leonardo Hauschild (Marke Consultoria SEO), Rafael Terra (Fabulosa Ideia) e Danilo Erlam (VTEX).

Serviço

O quê: 23º Snic – Seminário Nacional da Indústria Calçadista;
Quando: 21 de agosto, das 9h às 17h;
Onde: Centro de Eventos Faccat – av. Oscar Martins Rangel, 4500. Taquara/RS;
Ingresssos: abicalcados.com.br/snic.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/07/2019 0 Comentários 587 Visualizações
Variedades

Seminário do ObservaDR debate desenvolvimento regional

Por Gabrielle Pacheco 22/04/2019
Por Gabrielle Pacheco

O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove no dia 25 de abril, o IV Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR.

O evento será realizado na sala 1002, bloco 10, da Unisc campus Santa Cruz do Sul, com início às 8h30.

O objetivo do Seminário é debater a questão da pesquisa sobre o desenvolvimento regional no país, bem como articular projetos e pesquisas com outras universidades, através de uma ação em rede.

De acordo com o coordenador do programa, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, espera-se uma boa participação de alunos, professores e pesquisadores, especialmente das demais universidades que são integrantes da rede, com o intuito de pensar alternativas e estratégias de pesquisa e extensão para desenvolver os projetos em escala nacional. O evento terá o apoio financeiro da Fapergs.

A programação inicia às 8h30 com recepção e credenciamento. Às 9h ocorre a abertura do evento que será feita pelo coordenador do programa, professor Rogério Silveira (f0t0) e contará com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim.

Na sequência, às 9h30, acontece a primeira mesa redonda, cujo tema será “A pesquisa sobre desenvolvimento regional no Brasil: experiências recentes, desafios futuros”.

À tarde, a partir das 13h30, acontece a segunda mesa redonda com a temática “A agenda de pesquisa em desenvolvimento regional: oportunidades e possibilidades de projetos de pesquisa em rede”.

Ao término do encontro, será aberto um espaço para perguntas, debate e encaminhamentos do seminário. O evento é gratuito e aberto a comunidade em geral.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2019 0 Comentários 553 Visualizações
Business

Seminário em Sapiranga reúne especialistas em comportamento, gestão, marketing e vendas

Por Gabrielle Pacheco 02/04/2019
Por Gabrielle Pacheco

Palestrantes reconhecidos nacionalmente estarão na cidade de Sapiranga, no Vale do Sinos, em um dos mais importantes eventos no estado, voltado para o movimento lojista.

Uma das novidades desta edição será a realização do evento em um espaço mais amplo e com maior capacidade de público. O Seminário acontece no Centro Municipal de Cultura, no dia 9 de abril a partir das 14h.

“A cada ano oferecemos novidades e, para esta edição, queremos superar todas as expectativas. Estamos trazendo nomes de peso no cenário nacional e que servirão como uma grande oportunidade de qualificação para empresários e profissionais que estão envolvidos com o movimento lojista”, afirma a presidente da CDL Sapiranga, Clarice Strassburger.

Uma das principais atrações será o palestrante renomado no país inteiro, Leandro Karnal (foto), que estará pela primeira vez em Sapiranga. O tema de sua palestra será “Cinco Atitudes Transformadoras”.

Leandro Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Outro atrativo será o mestre em Administração e Negócios, administrador de Empresas, especialista em Administração de Marketing e especialista em Inovação e Difusão Tecnológica, Ricardo Lemos. O especialista fala de um jeito novo e inteligente de atender o cliente.

Durante sua abordagem, deve mostrar que atender bem não é apenas ser simpático e atencioso, mas, sim, que é preciso estar atento a todas as mudanças atuais do mercado.

A venda de ingressos já está sendo feita para os associados e para o público geral, a partir do site Sympla e Sicoob Sapiranga. A reserva para sócios da CDL Sapiranga pode ser feita através do e-mail [email protected] ou pelo whats 9 9701 7320.

A realização do evento é da CDL Sapiranga. O apoio é do SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal de Sapiranga. Patrocínio, Sicoob Sapiranga.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2019 0 Comentários 576 Visualizações
Variedades

Projeto Social da Feevale realiza I Seminário Sobre a População em Situação de Rua

Por Gabrielle Pacheco 05/11/2018
Por Gabrielle Pacheco

O projeto social Da Rua para’Noia, realizado pela Universidade Feevale em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social para a População em Situação de Rua – Centro Pop de Novo Hamburgo, realizará o I Seminário sobre a População em Situação de Rua – Olha pra Rua, nesta quarta-feira, 7 de novembro. Voltado para órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs), entidades da sociedade civil, comunidade acadêmica, pessoas em situação de rua e demais membros da sociedade interessados no tema, o seminário tem o intuito de dar visibilidade e promover um debate público sobre a população em situação de rua.

O seminário acontecerá das 13h15min às 22h, no auditório do prédio Azul, Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O apoio é do Centro Pop/NH, Banco de Alimentos, Horta Comunitária Joanna de Ângelis e Secretaria de Desenvolvimento Social – Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

Conforme explica a professora coordenadora do projeto, Carmem Regina Giongo, o seminário será integrado pelas políticas públicas, terceiro setor, pesquisadores e pessoas em situação de rua. “Estamos com ótimas expectativas e esperamos avançar juntos nos debates, trocas e ações propositivas”, ressalta. Carmem lembra que um dos objetivos do evento é iniciar tratativas para um recenciamento da população em situação de rua, provendo dados para a pesquisa e para futuras políticas públicas.

Para o reitor, Cleber Prodanov, as ações realizadas pelos acadêmicos do projeto Da Rua para’Noia se configuram como oportunidades de, por meio do trabalho voluntário, transformar suas vidas pelo contato com outras realidades. “Além disso, este é um projeto que se iniciou no ensino, passa pela extensão e vai ser estendido para a pesquisa, o que consolidará mais dados para incrementar o acolhimento a essas pessoas”, afirmou. Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Sganderla Figueiredo, lembra que a Feevale pensa e age como a universidade comunitária que é, e isso é de fundamental importância. “Assim, fazemos com que os alunos conheçam uma realidade que, normalmente, é invisível”, disse.

Programação

13h30min: Abertura oficial

14h: Mesa-redonda Políticas Públicas para a População em Situação de Rua: as possibilidades e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com Roni Antônio Gomes, Centro Pop/NH; Juliana Beatriz Fornec de Lima; e Antônio Ricardo Fagan, Consultório de Rua

16h15min: Mesa-redonda: População em Situação de Rua e Terceiro Setor: a atuação da sociedade civil na construção de direitos, com Neli Silveira, Banco de Alimentos; Gilciane Neves, da Escola de Cidadania CAMP; e Rodrigo Felix da Silva, do Projeto Abraço Solidário

18h: Atividades culturais: Programas de rádio, Jornal Boca de Rua, exposição de fotos e cartazes e Coletivo EPA

19h30min: Mesa-redonda Direitos Humanos e População em Situação de Rua: (In)visibilidade, com Nelson e Maicon (população em situação de rua); Matheus Baldissera, psicólogo, especialista em Saúde da Família e Comunidade; e Henrique Schneider, escritor

21h30min: Encerramento

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/11/2018 0 Comentários 548 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO