Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

seminário

Cidades

Seminário sobre a Lei da Liberdade Econômica em Novo Hamburgo

Por Stephany Foscarini 12/08/2021
Por Stephany Foscarini

Por solicitação do vereador Gustavo Finck (PP), que preside a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico e Desburocratização dos Serviços Públicos e anuência da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), a Câmara de Vereadores realizará, no dia 30 de setembro, às 19h, o Seminário para debater a implementação da Lei da Liberdade Econômica no município. Participarão entidades, empreendedores, especialistas, organizações sociais e governamentais e representantes de municipais que já implementaram a lei em seus municípios. O evento ocorrerá na modalidade híbrida, com transmissão pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora legislativa.

A Comissão da Desburocratização lançou recentemente o edital de problemas com o objetivo de identificar as necessidades de cada setor econômico do município, relatando os entraves causados pelo excesso de burocracia em Novo Hamburgo. Com os problemas identificados, a comissão de desburocratização criará um relatório, trabalhando para a simplificação da burocracia, agindo na intermediação das questões pontuadas e propondo as soluções, que poderão ser realizadas pelo poder público Legislativo e Executivo.

Para desburocratizar os entraves no ente público, o vereador é autor do Projeto de lei nº 37/2021 – Lei da Liberdade Econômica, que tem o objetivo de instituir normas relativas à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica no município, para desburocratizar os procedimentos, diminuir a interferência do poder público nas atividades privadas, facilitar principalmente as atividades econômicas de baixo e médio risco, reduzir a burocracia para abertura de empresas, estimulando o empreendedorismo.

Gustavo Finck

Com a burocracia reduzida, os empreendedores serão beneficiados, pois terão mais facilidade para realizar o sonho de ter o próprio negócio, beneficiará também o cidadão, com mais negócios atuando na cidade, mais empregos serão gerados e, com a atividade econômica crescendo, o Município pode ter maior saúde financeira.

“Nosso projeto já está aprovado em todas as comissões da Casa e está apto a votação em plenário, mas é necessário dialogar com a sociedade e com as entidades representativas do município a importância desse projeto de desburocratização e de incentivo ao empreendedorismo”, destaca Finck.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2021 0 Comentários 536 Visualizações
Variedades

Seminário Lei Maria da Penha em Novo hamburgo está com inscrições abertas

Por Milena Costa 21/07/2021
Por Milena Costa

O enfrentamento à violência contra a mulher é cada vez mais tarefa de toda a sociedade, e debater alternativas e possibilidades de evitar esta situação é uma das ferramentas para que os índices diminuam. Com esta proposta, o município organiza, para 6 de agosto, a quinta edição do Seminário Lei Maria da Penha, que este ano tem como tema “Estratégias de Enfrentamento à Violência Doméstica e de Gênero em Tempos de Pandemia”. O evento será on-line e as inscrições, abertas a toda a comunidade, podem ser feitas por este link: https://bit.ly/3ruavOr.

A organização do evento é da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, Centro de Referência em Assistência Social Viva Mulher (Creas Viva Mulher), Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) da Universidade Feevale, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Comissão da Mulher Advogada – Subseção NH e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) com o apoio de outras entidades como Projeto Laços de Vida, da Universidade Feevale, e ainda Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

As práticas de combate à violência contra a mulher sejam ampliadas”

“Contamos com a adesão da comunidade para que não somente a lei seja ainda mais conhecida, como também as práticas de combate à violência contra a mulher sejam ampliadas”, afirma a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, Eliana Benkenstein.

Confira a programação do evento

“Estratégias de Enfrentamento à Violência Doméstica e de Gênero em Tempos de Pandemia”

Roteiro do Seminário

1º Bloco
– Reflexão sobre os dados de violência – Dra. Lisiana Carraro – Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Direitos Fundamentais, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogada, Professora Universitária e atua no projeto de extensão da Universidade Feevale, NADIM (Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher) integrante do programa Centro de Difusão e Defesa dos Direitos Humanos.

– Grupo terapêutico online com mulheres em situação de sofrimento: uma prática inovadora do Projeto Laços de Vida – Ronalisa Torman – Graduação em Psicologia, Especialização em Psicopedagogia, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, Coordena Projeto de Extensão da Universidade Feevale, intitulado: Laços de Vida, onde trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade psíquica e sócio-econômica. É Docente e Supervisora Clínica do Curso de Psicologia da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

– Direitos – Como a Lei Maria da Penha funciona- Mara Peruffo – Advogada, pós-graduada em Direito Previdenciário e em Direito do Trabalho. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Novo Hamburgo.

2º Bloco
– Estratégias de Enfrentamento à Violência – Raquel Peixoto – Delegada Titular da DEAM em Novo Hamburgo
– Apresentação cultural – Ballet Deise Fleck

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

21/07/2021 1 Comentário 836 Visualizações
Business

Recuperação do Brasil pode ser rápida graças ao perfil dos brasileiros, dizem executivos

Por Gabrielle Pacheco 21/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

Os desafios econômicos e sanitários impostos pela pandemia de Covid-19 e o futuro do Brasil nesse cenário foram debatidos por quatro grandes executivos do país na noite desta quarta-feira, 19. A live Moinhos Talks reuniu Jorge Gerdau Johannpeter, membro do grupo de controle da Gerdau; Sérgio Rial, presidente executivo do Banco Santander; Eduardo Bier, fundador da Dado Bier e presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento; e Mohamed Parrini, superintendente executivo do hospital. Dentro do tema “Qual o futuro do Brasil para os próximos 10 anos?”, eles defenderam as áreas que devem ser definidas como prioridade para que o país cresça – além de destacarem qualidades dos brasileiros que podem ajudar a superar os desafios.

O convidado Sérgio Rial iniciou o debate com uma reflexão. Ao dizer que o “subdesenvolvimento é relativo”, o presidente executivo do Banco Santander reforçou que o Brasil já possui bolsões de excelência. Ele pontuou as três “fortalezas nacionais” que precisam ser valorizadas: o agronegócio, a biodiversidade e o capital humano. “Mesmo com as dificuldades financeiras, brasileiros são engajados tecnologicamente, se adaptam facilmente às adversidades e são criativos”, elogiou. “Temos tanta capacidade de criar e empreender quanto à China. Precisamos, juntos, dar as condições para que as pessoas possam empreender. Muitos têm a ideia, sabem fazer, mas não têm os recursos”, disse.

Para Jorge Gerdau, também são as pessoas o principal capital do Brasil. O empresário mostrou preocupação principalmente com a educação. “Atingimos patamares de produtividade e eficiência de primeiro mundo, pelo perfil dos brasileiros. Fazemos muito com pouco. Mas a sociedade precisa se envolver mais na política e definir a educação como prioridade. Saúde e segurança é mais fácil de resolver. Mas a formação é para a vida, para o futuro, para a sobrevivência”, salientou.

Em linha com os demais participantes, Eduardo Bier falou sobre a omissão dos bons na política e da necessidade de educar os potenciais empreendedores. “Eu vejo muitas oportunidades para o empreendedorismo. Na Europa e nos Estados Unidos os espaços estão muito ocupados. O mercado é bom, mas está cheio. Aqui nós temos muitas coisas para serem feitas. Mas precisamos formar, qualificar, criar estruturas mais robustas para dar apoio a quem quer empreender”, afirmou. O empresário e presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento listou características como ousadia, criatividade e adaptação como trunfos dos brasileiros.

Para Mohamed Parrini, a prioridade deve ser centrada na educação e no desenvolvimento humano. “São as pessoas que, neste momento de pandemia, estão se adaptando e buscando as soluções. A gente percebe que a ousadia e o espírito colaborativo estão muito presentes entre aqueles que conseguem superar as adversidades”, salientou. O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento destacou avanços e ações colaborativas, em parceria entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público, como soluções neste momento desafiador.

A live foi transmitida pelo canal da instituição no YouTube e está disponível neste link.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2020 0 Comentários 872 Visualizações
Variedades

Guarde a Chuva é tema de palestra em seminário sobre saneamento básico

Por Gabrielle Pacheco 29/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Depois de ser levado para diversas cidades do Estado e chegar na final do prêmio nacional da ONU Cases de Saneamento 2019, o projeto “Guarde a Chuva – Cisternas nas Escolas” também vai ser tema do Seminário Anual de Saneamento Básico – 2ª Edição, promovido virtualmente no dia 10 de agosto pelo Consórcio Pró-Sinos. A conversa será parte do painel sobre captação de água da chuva, algo que é o foco do projeto que está presente em quase 70 escolas de Novo Hamburgo e auxilia no ensino pedagógico sobre sustentabilidade com a reutilização da água para tarefas de limpeza doméstica. “É sempre uma boa oportunidade poder falar do projeto. Tivemos um resultado muito bom em 2019 e atraiu a atenção de muitas cidades. Esse é um momento em que não podemos fazer nossas ações junto às escolas, mas é uma boa hora para que as pessoas possam conhecer mais sobre o projeto e preparar para colocá-lo em prática quando as aulas retornarem”, comenta a técnica em Química e educadora ambiental Milena Rossetti.

No evento, ela também vai apresentar um vídeo produzido pela Comusa, mostrando um passo a passo de como montar uma cisterna caseira. “É uma oportunidade de fazer na própria casa uma cisterna.” As inscrições para o seminário podem ser feitas no link.

O Guarde a Chuva é um projeto da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo que levou às escolas do Município cisternas caseiras para captar a água da chuva e utilizar em ações educativas com os alunos. Ao todo, já foram 70 cisternas doadas em Novo Hamburgo. No ano passado, a iniciativa foi destaque em Gramado e Porto Alegre. No final do ano, foi uma das finalistas no prêmio Cases de Sustentabilidade, promovido pelo Pacto Global da ONU. O projeto também faz parte do Water Action Hub, o maior banco de dados de projetos de saneamento do mundo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/07/2020 0 Comentários 673 Visualizações
Cidades

Seminário debate transporte metropolitano

Por Gabrielle Pacheco 20/11/2019
Por Gabrielle Pacheco

A mobilidade urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre foi discutida nesta terça-feira (19) entre gestores municipais, líderes políticos e empresários. O seminário Construindo Hoje o Amanhã foi ministrado pelo presidente-executivo da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho. O especialista apresentou cinco propostas para aprimorar o modal rodoviário e o transporte coletivo.

O centro do projeto está na implantação de 8.999 quilômetros de vias prioritárias para ônibus em 112 cidades com mais de 250 mil habitantes. O investimento seria de cerca de R$ 18,7 bilhões, a ser destinado pelo Orçamento Geral da União pelos próximos quatro anos. Estudos apresentados por Vieira da Cunha indicam que, a partir das obras, será reduzido o tempo de viagem e o custo do serviço. Com isso, seria possível diminuir em até 50% o preço para os 174 milhões de usuários no país.

De acordo com a estratégia apresentada pelo presidente da NTU, haveria uma considerável migração de usuários do transporte individual – como de aplicativos – para os coletivos. “Hoje, 1% do PIB do país é destinado para saúde de acidentados. Acidentes envolvendo ônibus são apenas 1%. Ou seja, andar de ônibus é muito mais seguro”, disse. Outros pontos que englobam a proposta tratam do financiamento do custeio, da criação de programas de padrão de qualidade, de desenvolvimento social e de transparência.

“Hoje, 1% do PIB do país é destinado para saúde de acidentados. Acidentes envolvendo ônibus são apenas 1%. Ou seja, andar de ônibus é muito mais seguro.”

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Miki Breier (PSB), a discussão precisa ganhar musculatura política para ecoar em Brasília. “O problema é de todos, e as soluções não serão individuais. Precisamos colocar isso no centro do debate, tratando como prioridade aquilo que impacta na vida do trabalhador”, destacou Miki, que também é prefeito de Cachoeirinha.

Na avaliação do presidente da Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros (ATM), Alexandre Biazus, é preciso diálogo entre os diferentes atores da gestão pública. “As necessidades das pessoas se deslocarem tem muito a ver com as facilidades que precisamos propor. Isso é uma oportunidade”, garantiu. A ATM atua em 20 municípios da Região Metropolitana e transporta mais de 7,5 milhões de passageiros por mês. A frota é de 1.470 ônibus, contando com uma força de trabalho de 5 mil funcionários.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/11/2019 0 Comentários 613 Visualizações
Cidades

Picada Café representada em seminário de moranguicultura

Por Gabrielle Pacheco 28/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Na quinta-feira (24), ocorreu em Gramado o I Seminário Regional de Moranguicultura da Serra Gaúcha. Organizado pela Emater/Ascar, foi um dia de ampliar conhecimentos sobre a produção de morangos. Essa cultura tem crescido em produção em Picada Café a cada ano e os seus produtores têm buscado aprimorar o conhecimento.

Em Gramado, a programação foi dividida em palestras e saída a campo. Temas como mercado consumidor, pragas e manejo estavam entre os debates do dia. Picada Café esteve representada pelo chefe do escritório local da Emater/Ascar, o engenheiro agrônomo Rafael Hoss, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aloysio Adalberto Bischoff, e cinco produtores.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
28/10/2019 0 Comentários 657 Visualizações
Cidades

Piá apoia seminário sobre produção leiteira

Por Gabrielle Pacheco 18/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Com o objetivo de transmitir conhecimento aos produtores associados da Cooperativa, a Piá será uma das apoiadoras do “1º Seminário de Sanidade e Qualidade na Produção Leiteira”. O evento acontece na próxima terça-feira, 22 de outubro, a partir das 13h30, na Escola Bom Pastor, na Linha Brasil, em Nova Petrópolis.

Na programação do seminário estão as palestras “Evolução do status da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul”, “Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina”, “Investimento para Certificação de Propriedades Livres da Brucelose e Tuberculose Bovina” e “Qualidade do Leite – Instruções Normativas 76 e 77 / MAPA”. Também haverá “Relato de Experiência da Cerificação da propriedade Livre” e espaço para debate e perguntas sobre os temas abordados.

Com entrada gratuita, o evento tem realização da Inspetoria da Defesa Agropecuária de Nova Petrópolis e do Governo do Rio Grande do Sul, com apoio da Cooperativa Piá, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Fetag/RS e Sicredi.

Serviço

O quê: 1º Seminário de Sanidade e Qualidade na Produção Leiteira
Quando: 22 de outubro, a partir das 13h30
Onde: Escola Bom Pastor, na Linha Brasil, em Nova Petrópolis
Quanto: entrada gratuita

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/10/2019 0 Comentários 556 Visualizações
Uncategorized

Nova Petrópolis representada em Alagoas

Por Gabrielle Pacheco 14/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

A cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo esteve representada no Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Maragogi, Alagoas, nos dias 10, 11 e 12 de outubro.

O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt foi convidado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para palestrar na mesa “Marketing Turísticos – Como vender Destinos Turísticos” e apresentar Nova Petrópolis como case.

“Essa é a segunda edição em que apresentamos Nova Petrópolis como exemplo nas mesas de debate do Seminário Nacional de Governança para o Turismo. Estamos investindo na qualidade dos eventos, na manutenção dos atrativos turísticos e na divulgação da cidade e isso tem gerado resultados muito positivos para o turismo”, destaca Staudt. Nova Petrópolis e Canela foram as duas cidades do Rio Grande do Sul que participaram do evento e foram apresentadas como case pelos secretários.

“Estamos investindo na qualidade dos eventos, na manutenção dos atrativos turísticos e na divulgação da cidade.”

Durante o evento, Staudt entregou um kit da Cervejaria Edelbrau para a técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa, e também realizou o sorteio de três vouchers com hospedagem no Hotel Petrópolis, Hotel Pousada da Neve e Nova Pousada Mikas; almoços nos restaurantes Lindenhoff e Roda D’Água; visitação na Cervejaria Edelbrau e ingressos para o Parque Aldeia do Imigrante, Esculturas Parque Pedras do Silêncio e Parque Ninho das Águias, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp).

O Seminário Nacional de Governança para o Turismo tem por objetivo discutir e promover as boas práticas de governança junto aos municípios turísticos brasileiros. Nova Petrópolis também foi case na edição de Minas Gerais, em julho.

Foto: Amanda Maia/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/10/2019 0 Comentários 531 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis será case no Seminário Nacional de Governança para o Turismo

Por Gabrielle Pacheco 03/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Nova Petrópolis será case no Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Maragogi, Alagoas, nos dias 10, 11 e 12 de outubro. O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt foi convidado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para palestrar na mesa “Marketing Turísticos – Como vender Destinos Turísticos”, no dia 11 de outubro, às 10h30min.

O eixo temático “Turismo em Unidades de Conservação” será debatido no evento que tem por objetivo discutir e promover as boas práticas de governança junto aos Municípios turísticos brasileiros.

Turismo de evento e de aventura são os aspectos de Nova Petrópolis que irão ser utilizados para descrever as principais atrações da cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo na palestra. Nova Petrópolis também foi case na edição de Minas Gerais, em julho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/10/2019 0 Comentários 501 Visualizações
Cidades

Seminário Nacional de Educação no RS abre inscrições

Por Gabrielle Pacheco 24/09/2019
Por Gabrielle Pacheco

Com o objetivo de debater o direito, o investimento e os desafios da qualidade da educação, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS realiza o Seminário Nacional “O desafio de garantir o direito à educação”, que está com as inscrições abertas e terá certificação.

O encontro será dia 4 de outubro (sexta-feira), das 9 às 20h, no Teatro Dante Barone. A ideia do seminário, segundo a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão, surgiu a partir do Observatório da Educação, lançado em julho pela Comissão de Educação da AL.

“Queremos acumular no debate e avançar nas propostas junto com pesquisadores, comunidade escolar e sociedade civil, a fim de que possamos melhorar os indicadores apontados no Observatório”, destaca Sofia.

A parlamentar informa que o encontro terá a presença de Ladislau Dowbor (foto), economista e professor da PUC/SP, consultor de diversas agências das Nações Unidas e autor e co-autor de cerca de 40 livros entre outras autoridades da área.

As inscrições podem ser realizadas neste link.

Serviço

O quê: Seminário Nacional “O desafio de garantir o direito à educação”
Quando: dia 4 de outubro (sexta-feira), das 9 às 20h
Onde: Teatro Dante Barone, no Palácio Farroupilha – Porto Alegre

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/09/2019 0 Comentários 540 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO