Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Projetos especiais

Feevale instala ecoponto para descarte correto de resíduos

Por Jonathan da Silva 10/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Universidade Feevale instalou recentemente um ecoponto na Rua Coberta do Câmpus II, em Novo Hamburgo, com o objetivo de incentivar o descarte adequado de resíduos e promover a conscientização ambiental entre os membros da comunidade acadêmica. No local, é possível descartar resíduos eletrônicos, vidro, metal, papel, papelão, plástico, tampinhas plásticas e óleo de cozinha.

Cada tipo de material descartado recebe a destinação apropriada. As tampinhas plásticas, por exemplo, são doadas à Amo Criança, organização sem fins lucrativos de Novo Hamburgo que atua desde 1998 no apoio ao tratamento do câncer infantil.

Os demais resíduos coletados são encaminhados para empresas de reciclagem, contribuindo com práticas de preservação ambiental e economia circular.

Conscientização ambiental

A iniciativa é promovida pela área de Gestão Ambiental da Feevale. Segundo a engenheira de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da instituição, Sheila Leuck, o projeto também tem o objetivo de estimular a responsabilidade individual sobre os resíduos produzidos. “Cada pessoa tem que fazer a sua parte buscando minimizar a geração de resíduos e, quando gerar, fazer o descarte de forma adequada. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável”, afirmou Sheila.

Serviço

  • O quê: Ecoponto para descarte de resíduos
  • Quando: Em funcionamento permanente
  • Onde: Rua Coberta do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755 – Vila Nova, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Gratuito, destinado à comunidade acadêmica e visitantes
Foto: Eduarda Souza/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/07/2025 0 Comentários 300 Visualizações
Cidades

Feira Canela + Verde terá edição especial durante a Festa Colonial

Por Jonathan da Silva 10/07/2025
Por Jonathan da Silva

As ações socioambientais da Feira Canela + Verde, promovidas pela Prefeitura de Canela por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, terão uma edição especial neste sábado, 12 de julho, das 14h às 18h, na Praça João Corrêa, dentro da programação da Festa Colonial. O evento contará com doação de mudas e adubo orgânico, recolhimento de resíduos eletrônicos e feira de produtos produzidos por agricultores e artesãos locais. Também será realizada uma feira de adoção de animais organizada pelo Centro Municipal de Proteção dos Animais de Canela (Cempra).

O biólogo e organizador do evento, Alékos Elefthérios, ressaltou a parceria com a Secretaria de Turismo canelense. “Esta parceria com o turismo é muito importante porque proporciona um maior envolvimento da comunidade e turistas com as ações ambientais”, afirmou Elefthérios.

Edição especial na Escola Ítala Reis

Como premiação pela segunda colocação na Gincana dos 30 anos da Coleta Seletiva, a Escola Municipal de Ensino Infantil Ítala Reis receberá uma edição especial da Feira Canela + Verde no próximo dia 25 de julho. De acordo com Elefthérios, será realizada a interdição da rua em frente à escola para que as crianças e a comunidade escolar possam participar e conhecer as atividades. A programação contará com um espaço kids com atrações voltadas ao público infantil.

Serviço

  • O quê: Feira Canela + Verde – Edição especial durante a Festa Colonial
  • Quando: Sábado, 12 de julho, das 14h às 18h
  • Onde: Praça João Corrêa, Centro, Canela
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
10/07/2025 0 Comentários 309 Visualizações
Cultura

Espetáculo sobre meio ambiente retorna à Escola José Bonifácio em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 08/07/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto “Belolô e o Mundo Belo”, que aborda preservação ambiental, reciclagem e mudanças climáticas, voltará a ser apresentado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Bonifácio, em Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, 10 de julho. A nova rodada de apresentações foi marcada após o interesse demonstrado por professores e estudantes, que participaram da primeira exibição voltada exclusivamente à Educação Infantil.

A criadora do projeto, a produtora e artista Natália Bischoff, explica que o retorno à escola tem como objetivo ampliar o alcance da atividade. “Levamos a contação de histórias apenas para a educação infantil, mas como os temas abordados estão alinhados com assuntos que as outras turmas estão trabalhando, vamos fazer novas sessões, agora para estudantes do 1º ao 5º ano”, salienta Natália.

A artista relata que, nas cinco apresentações realizadas em junho em três escolas municipais, o projeto recebeu resposta positiva dos educadores e boa participação das crianças. “Tive um retorno muito positivo dos professores e das direções, além de contar com a interatividade das crianças. Superou todas as expectativas”, afirma Natália.

Aproximação com a realidade local

A diretora da EMEB José Bonifácio, Cristiane Orlandin, ressalta que o trabalho contribuiu para contextualizar questões atuais de forma acessível. “A atividade despertou grande interesse e participação das crianças, que vivenciaram valores como empatia, solidariedade, o cuidado com o próximo e o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável”, destaca Cristiane.

Na EMEI Branca de Neve, onde também ocorreu apresentação, a coordenadora Mariana de Azeredo destacou a importância da contação de histórias no desenvolvimento infantil. “O cenário e os recursos utilizados na contação da história contribuíram para que as crianças pudessem permanecer atentas e mais facilmente entender o que era falado. O contato com o letramento e o ouvir histórias são fundamentais desde a educação infantil, favorecendo o encantamento pelo universo literário”, apontou Mariana. O espetáculo também foi exibido na EMEI Primavera.

Entrega de mudas de árvores

Durante cada sessão, a personagem Belolô entregou mudas de árvores aos participantes, como forma de incentivar o plantio e o cuidado coletivo com o meio ambiente. As apresentações foram realizadas por meio do Edital de Fomento Artístico e Cultural (Lei Paulo Gustavo), da Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos do Ministério da Cultura.

Próximos passos

Natália integra o grupo Apoema Artes e Criações e afirmou que, após as apresentações extras na EMEB José Bonifácio, pretende seguir com novas exibições em outras cidades, por meio de parcerias com secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente. O espetáculo conta com cenário criado por Cleber Melo e trilha sonora de Márcio Fülber. O texto é de autoria da própria Natália, que assumiu a função de intérprete após atuar nos bastidores como produtora cultural e responsável por cenários e orçamentos.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (51) 99109-5706 ou pelo Instagram @nati_bischoff.

Foto: Lucas Mallmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/07/2025 0 Comentários 330 Visualizações
Variedades

Canoas sedia mutirão com foco em catadores e consciência ambiental neste sábado

Por Jonathan da Silva 04/07/2025
Por Jonathan da Silva

A 1ª edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, evento gratuito que marca o início do projeto Conexões Sustentáveis nos municípios de Canoas e Esteio, será atração neste sábado, 5 de julho, no Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela, no bairro Guajuviras, em Canoas. A iniciativa busca valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e incentivar a separação e o descarte correto de resíduos.

Organizado pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, o projeto tem como objetivo estruturar e fortalecer o desenvolvimento socioprodutivo de catadores. O evento também reforça a importância da consciência ambiental em um contexto de intensificação dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, um ano após as enchentes de 2024.

Educação ambiental e integração comunitária

O evento é voltado à educação ambiental e à integração comunitária, com atividades culturais, oficinas e ações práticas. O público poderá levar resíduos recicláveis, como papel, papelão, PET, latas e plásticos, que serão entregues diretamente às equipes de catadores. As cem primeiras pessoas que levarem recicláveis receberão um kit com brindes e erva-mate.

A presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, Dione Manetti, afirmou que “esse é o primeiro evento que o projeto Conexões Sustentáveis está organizando. E a missão dele é, por meio da cultura e da interação entre a população, os catadores e os artistas convidados, trazer à tona o tema da reciclagem e da importância do trabalho dos catadores para a qualidade de vida na cidade e proteção do meio ambiente. Além disso, mostrar que cada pessoa tem sua responsabilidade e que apoiar a reciclagem é um gesto de cidadania”.

Programação variada

Durante a tarde, estão programadas apresentações musicais, oficinas de grafite e breaking dance, contação de histórias e área de recreação infantil. Também haverá uma feira com produtos de artesãos e produtores locais, além de um plantio coletivo de mudas nativas.

O projeto Conexões Sustentáveis prevê a realização de eventos semelhantes em outras praças e espaços públicos de Canoas e Esteio, além de ações permanentes em escolas e no comércio local. O trabalho já está em andamento, com mapeamento e diagnóstico de oito organizações de catadores envolvidas.

Segundo o Instituto Caminhos Sustentáveis, os dados obtidos nos encontros com os grupos de catadores estão servindo de base para a construção de planos de ação voltados à reestruturação e ao fortalecimento dessas organizações, visando maior inclusão e eficiência na gestão dos resíduos urbanos.

Serviço

  • O quê: 1º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
  • Quando: Sábado, 5 de julho, das 12h às 16h30min
  • Onde: Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela – Bairro Guajuviras, Canoas
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Detalhes: Instagram: @ics.br
Foto: ICS/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/07/2025 0 Comentários 431 Visualizações
Política

Gramado participa de encontro sobre impactos de decisão do STF no meio ambiente

Por Jonathan da Silva 03/07/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Gramado esteve representado no Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que ocorreu nesta quarta-feira (2), na sede do Tribunal de Contas do Estado. O evento reuniu autoridades estaduais, secretários e técnicos para debater os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou a inconstitucionalidade de artigos do Código Estadual de Meio Ambiente.

O painel principal teve como tema “Os reflexos da ADIN 6618 – STF na gestão local e o licenciamento ambiental na prática” e contou com a participação do advogado Gustavo Trindade e da secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira. A mediação foi realizada pela assessora técnica da Famurs, Marion Heinrich.

Mudanças no licenciamento ambiental

Durante o encontro, foram discutidos pontos como a proibição da emissão de licença de regularização e a vedação da unificação de ritos do licenciamento para determinados portes de empreendimentos, medidas definidas na decisão do STF. As mudanças impactam diretamente o processo de licenciamento ambiental nos municípios e exigem adequações operacionais por parte das prefeituras.

Posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente

A secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira, comentou sobre a importância do diálogo entre os gestores. “Foi um debate essencial para ampliar a comunicação e o fortalecimento dos entes federativos na regulação e construção de um sistema ambiental efetivo e que promova o real desenvolvimento sustentável dos municípios”, afirmou Cristiane.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2025 0 Comentários 388 Visualizações
Cidades

Canela inicia projeto socioambiental no bairro Santa Marta

Por Jonathan da Silva 03/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela começou neste mês o desenvolvimento de um projeto-piloto socioambiental no bairro Santa Marta, com objetivo de identificar e solucionar dificuldades da comunidade local e também dos bairros Dante e São José. A iniciativa faz parte do Programa Ecocidadania e teve a primeira etapa na sexta-feira (27), quando agentes das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Urbanismo iniciaram a aplicação de questionários nas ruas da Igreja, Alfredo Fritz e Primeiro de Janeiro.

Antes do início das visitas, equipes realizaram reuniões para definir métricas da pesquisa, como dados socioeconômicos das famílias, presença de animais nas casas, gestão de resíduos, fornecimento de água tratada e energia elétrica. Com base nessas informações, foi estabelecido um cronograma de execução.

Na sexta-feira, agentes de saúde e técnicos do Meio Ambiente percorreram o perímetro definido para conversar com os moradores, apresentar o projeto e coletar dados. Durante a ação, também foram identificados pontos de descarte irregular de lixo, animais sem tutor identificado e áreas degradadas, que serão encaminhados aos setores competentes da administração municipal. Novas visitas devem ocorrer nesta semana nas residências em que não havia moradores.

Oficinas e pontos de coleta

O projeto envolve os departamentos de Resíduos, Endemias, Esporte e Lazer, Fiscalização e Limpeza Urbana, agentes de Saúde da UBS Santa Marta, Centro de Atenção e Proteção Animal (Cempra), Associação Ecológica Canela (Assecan), Centro Social Padre Franco, Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias, além de cidadãos e empresas voluntários.

Nos próximos dias, o Grupo Gestor do Programa Ecocidadania e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer promoverão oficinas em escolas do bairro sobre reciclagem, separação de resíduos e coleta seletiva. Também foram instalados pontos de coleta de óleo de cozinha e vidro no Cras, UBS Santa Marta, Centro Social Padre Franco e Escola Municipal Rodolfo Schlieper. O recolhimento ficará a cargo da cooperativa de catadores.

Próximos passos

Duas ações de bota-fora estão programadas. No dia 5 de julho, o recolhimento será exclusivo para lixo eletrônico, e no dia 19 de julho, para itens volumosos, como móveis e eletrodomésticos. Em ambas as datas, a Secretaria de Obras e Limpeza Urbana iniciará os trabalhos às 8 horas, partindo do Loteamento Maredial.

Outras atividades previstas incluem castração de animais errantes e de tutores que não tenham condições financeiras de arcar com a esterilização, microchipagem e desenvolvimento de uma cartilha com orientações aos moradores. Após a fase inicial no Santa Marta, o projeto será ampliado para outras regiões de Canela.

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2025 0 Comentários 267 Visualizações
Cidades

Montenegro participa de encontro estadual sobre meio ambiente e agricultura

Por Jonathan da Silva 02/07/2025
Por Jonathan da Silva

Os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Vlademir Ramos Gonzaga, e de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, representaram Montenegro no 24º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Meio Ambiente e no 32º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura, realizados em âmbito estadual. O evento reuniu autoridades da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Tribunal de Contas do Estado e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com foco na formulação de políticas públicas para a sustentabilidade no meio rural.

Com ênfase na gestão ambiental e na resiliência climática, os debates abordaram a qualificação de gestores frente aos desafios das mudanças no clima, como períodos alternados de chuvas intensas e estiagens prolongadas, que exigem respostas rápidas por parte dos municípios.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vlademir Gonzaga, Montenegro já desenvolve projetos voltados à mitigação dos impactos da estiagem sobre a produção agrícola. “Estamos investindo em ações que incentivem a reservação de água durante os períodos chuvosos, para que os produtores possam manter seus cultivos irrigados nas épocas de seca. A ideia é tornar a produção mais estável e menos vulnerável às variações climáticas”, afirmou Gonzaga.

Licenciamento de açudes

Entre os temas tratados no encontro, a municipalização do licenciamento ambiental de açudes com até 25 hectares foi apontada como um avanço. Para o secretário de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, a descentralização contribui para facilitar o acesso dos agricultores a políticas de adaptação às mudanças climáticas. “Estamos desenvolvendo, em parceria com a Emater, procedimentos mais ágeis para o licenciamento dessas estruturas, garantindo eficiência e segurança jurídica para os agricultores que investem em reservação de água”, explicou Cavalheiro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2025 0 Comentários 304 Visualizações
Variedades

Canoas recebe Mutirão da Reciclagem com atividades culturais e conscientização ambiental

Por Jonathan da Silva 30/06/2025
Por Jonathan da Silva

O Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela, no bairro Guajuviras, em Canoas, sediará no sábado, 5 de julho, a partir das 12h, a primeira edição do “Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem”. O evento gratuito reunirá atividades culturais, shows, oficinas e ações de educação ambiental para incentivar a separação e o descarte correto de resíduos pela população de Canoas e Esteio, além de valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

A iniciativa integra o projeto Conexões Sustentáveis, promovido pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) em parceria com a Petrobras. O projeto envolve oito organizações de catadores e busca fortalecer a cadeia da reciclagem e conscientizar sobre a importância ambiental e social da destinação correta dos resíduos. “Esse é o primeiro evento que o projeto Conexões Sustentáveis está organizando. E a missão dele é, por meio da cultura e da interação entre a população, os catadores e os artistas convidados, trazer à tona o tema da reciclagem e da importância do trabalho dos catadores para a qualidade de vida na cidade e proteção do meio ambiente. Além disso, mostrar que cada pessoa tem sua responsabilidade e que apoiar a reciclagem é um gesto de cidadania”, explica a presidente do ICS, Dione Manetti.

Programação cultural e oficinas

O evento contará com shows ao vivo, oficinas de grafite e breakdance, contação de histórias e recreação infantil. Haverá ainda feira de produtores locais e de artesanato e o plantio coletivo de mudas de árvores nativas em área próxima à Praça Nelson Mandela.

O público poderá levar resíduos recicláveis como embalagens de papel e papelão, garrafas PET, latinhas de alumínio e itens plásticos, que serão recebidos pelos catadores participantes. As 100 primeiras pessoas que entregarem materiais recicláveis receberão um kit com brindes e erva-mate.

Ações permanentes e mobilização

Além dos mutirões, o projeto terá atividades em escolas públicas, com ações educativas voltadas a estudantes e professores, e atividades junto ao comércio local, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia. As primeiras etapas do Conexões Sustentáveis incluíram o mapeamento de necessidades e potencialidades de cada grupo de catadores, que agora contam com planos de ação individualizados.

O projeto também busca sensibilizar a população em relação aos desafios climáticos e aos impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, reforçando a importância do cuidado com o ambiente e a comunidade.

Serviço

  • O quê: 1º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
  • Quando: Sábado, 5 de julho, das 12h às 16h30min
  • Onde: Praça da Juventude Nelson Mandela – Bairro Guajuviras, Canoas (RS)
  • Quanto: Entrada gratuita (público convidado a levar materiais recicláveis)
Foto: Uillian Vargas/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/06/2025 0 Comentários 430 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis recolhe mais de 7 toneladas de resíduos em ação ambiental

Por Jonathan da Silva 24/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis recolheu 7.105 quilos de resíduos durante a 2ª Coleta de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha e Vidro, realizada nos dias 6 e 7 de junho no estacionamento do Centro Administrativo Municipal. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente como parte do projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis” e do 2º Mês do Ambiente.

Durante a ação, foram recolhidos 3.905 quilos de lixo eletrônico, 3.200 quilos de vidro e 750 litros de óleo de cozinha usado. Os materiais descartados receberam destinação ambientalmente adequada por meio da parceria com empresas especializadas: a empresa Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos ficou responsável pelo lixo eletrônico, a empresa Junges cuidou do vidro, e a empresa Óleos Pedroni fez o recolhimento do óleo de cozinha.

Novas coletas já têm datas previstas

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informou que novas edições da coleta seletiva estão programadas para os dias 12 e 13 de setembro e 12 e 13 de dezembro. Os locais e horários dessas próximas ações ainda serão divulgados.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2025 0 Comentários 354 Visualizações
Cidades

Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo volta para sede na Rua da Praia

Por Jonathan da Silva 23/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo finalizou sua mudança de sede para o prédio localizado na Rua da Praia, nº 50, no bairro Rio dos Sinos. Devido à chuva registrada no final de semana e durante o feriado, a energia elétrica no local foi desligada pela concessionária RGE, o que mantém o atendimento ao público de forma remota nesta segunda-feira (23).

Durante o período de interrupção no fornecimento de energia, o atendimento da secretaria está sendo realizado pelo número de WhatsApp (51) 2200-0642 ou por meio da Ouvidoria municipal, pelo telefone 156, das 9h às 14h. A previsão da pasta é de que o atendimento presencial seja retomado a partir desta terça-feira, 24 de junho, caso a energia seja restabelecida.

Parque Imperatriz segue fechado

O atendimento ao público no Parque Imperatriz Leopoldina permanece suspenso por conta das chuvas dos últimos dias. A Secretaria informou que irá avaliar as condições do local para determinar a reabertura, garantindo a segurança dos visitantes.

Foto: Pedro Selistre/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2025 0 Comentários 451 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO