Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Cidades

Secretaria de Meio Ambiente de Gramado participa do Fórum Gaúcho de Arborização

Por Jonathan da Silva 11/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gramado (SMMA) participou, nos dias 7 e 8 de agosto, do XVI Fórum Gaúcho de Arborização, realizado em São Francisco de Paula pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O encontro reuniu especialistas e gestores municipais para discutir manejo, preservação e expansão das áreas verdes urbanas, com foco em ações que impactam a paisagem e o clima local. A equipe da pasta acompanhou palestras e oficinas sobre espécies nativas, arborização urbana e mudanças climáticas.

Segundo a secretaria, a participação possibilitou a aquisição de novas ideias e propostas para fortalecer a arborização em Gramado, além de confirmar que as práticas atuais de manutenção, expansão e substituição de árvores nativas seguem alinhadas às diretrizes apresentadas no evento. “A troca de experiências é essencial para aprimorar nossas ações e garantir mais qualidade de vida à população. Para além do debate de novas ações, também podemos observar que o nosso Plano de Arborização Urbana está no caminho certo, com manejo adequado e ampliação da arborização como forma de minimizar os impactos das mudanças do clima”, destacou a secretária adjunta do Meio Ambiente de Gramado, Karen Oliveira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2025 0 Comentários 333 Visualizações
Cidades

Câmara de Vereadores homenageia a entidade Planta Gramado

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

A entidade Planta Gramado foi homenageada na Câmara de Vereadores de Gramado na noite desta quarta-feira (6) pelos seus 20 anos de atuação em prol do desenvolvimento sustentável do município. A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente do Legislativo, Ike Koetz (PP), como reconhecimento ao trabalho realizado pela organização, que atua nas áreas de arquitetura, engenharia e setor imobiliário, com foco em planejamento urbano, educação ambiental e participação comunitária.

A Planta Gramado é composta por profissionais e empresários da serra gaúcha e surgiu com o objetivo de fortalecer o ecossistema urbano da região. A entidade já participou de conselhos municipais, apresentou propostas e contribuiu na formulação de políticas públicas ligadas à sustentabilidade e à organização urbana. Além disso, promove eventos voltados à valorização dos profissionais da área e à transformação do ambiente construído.

Agradecimento da entidade

O presidente da Planta Gramado, Bernardo Tomazelli, agradeceu a homenagem e destacou a atuação da entidade. “Quero agradecer aos nobres vereadores por prestarem essa justa homenagem à nossa entidade, que vem gerando impacto positivo no desenvolvimento urbano da cidade. A Planta é uma união de profissionais e empresários que buscam promover um mercado imobiliário mais sustentável para Gramado, desenvolvendo projetos de conscientização e conexão com toda a comunidade”, destacou Tomazelli.

Reconhecimento do legislativo

O vereador Ike Koetz, autor da proposta, ressaltou a importância da organização para o futuro da cidade. “O trabalho de vocês em Gramado é excepcional. Vocês impulsionam o setor imobiliário e a infraestrutura com responsabilidade ambiental e inteligência, contribuindo para o futuro da cidade com ações voltadas à educação e à participação comunitária”, expressou o parlamentar.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 283 Visualizações
Variedades

Realizada em Bento Gonçalves, Fiema Brasil movimentou R$ 30 milhões em negócios

Por Jonathan da Silva 01/08/2025
Por Jonathan da Silva

A 10ª edição da Fiema Brasil, realizada entre 18 e 20 de maio no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios, consolidando-se como a maior feira ambiental do sul do país. O evento contou com a participação de 150 marcas expositoras e recebeu 8 mil visitantes, incluindo representantes de diversos estados brasileiros e de países como Uruguai, Peru, Equador, Chile, Argentina, Alemanha, Itália, Rússia, China e Angola.

Segundo a organização, a maior parte dos negócios foi fechada entre expositores e pessoas jurídicas que visitaram a feira, com destaque para as Rodadas de Negócios articuladas pelo Sebrae-RS, que conectaram mais de 70 empresas nacionais e internacionais.

O presidente da Fundação Proamb, Neri Basso, destacou a importância do evento para o setor. “Com a Fiema, promovemos a sinergia entre conhecimento, tecnologia e negócios, oportunizando a articulação da cadeia e gerando o desenvolvimento sustentável da própria feira, cada vez mais consolidada como um evento necessário frente aos novos desafios produtivos que surgem das demandas ambientais”, afirmou Basso.

Expositores nacionais e internacionais

A feira reuniu empresas de oito estados brasileiros e do Distrito Federal, além de participantes internacionais vindos dos Estados Unidos e da China. Durante três dias, os visitantes tiveram acesso a soluções ambientais e tecnologias voltadas para os desafios atuais da produção sustentável.

Próxima edição

A próxima Fiema Brasil já tem data confirmada e acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2027, novamente em Bento Gonçalves.

Foto: Cesar Silvestro/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/08/2025 0 Comentários 367 Visualizações
Variedades

Sindienergia-RS e Países Baixos dialogam sobre energias renováveis

Por Jonathan da Silva 31/07/2025
Por Jonathan da Silva

O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) promoveu, nesta terça-feira (29), a 2ª edição do Ciclo de Diálogos Internacionais, com o tema “RS e Países Baixos: Negócios internacionais e inovação para o futuro das energias renováveis”. O encontro, realizado no auditório da entidade, em Porto Alegre, em parceria com o NBSO Porto Alegre (Escritório Neerlandês de Apoio aos Negócios no Sul do Brasil), reuniu empresários, investidores, autoridades públicas e representantes do setor para discutir oportunidades e cooperação técnica no campo da transição energética.

A presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, destacou que a iniciativa buscou ampliar o debate sobre o futuro da matriz energética gaúcha e apresentar tecnologias utilizadas nos Países Baixos. “Em parceria com o NBSO Porto Alegre, tivemos a oportunidade de receber grandes empresas neerlandesas que apresentaram tecnologias que vão muito além da geração de energia. Falamos sobre operação, manutenção, descomissionamento, qualificação e indústria. O Rio Grande do Sul, que abriga alguns dos parques eólicos mais antigos do Brasil, precisa discutir o futuro da matriz energética com profundidade e todos os seus potenciais, como solar, eólica, bioenergia e hidrogênio – e foi isso que conseguimos proporcionar aqui”, afirmou Daniela.

O representante-chefe do NBSO Porto Alegre, Caspar van Rijnbach, ressaltou a relevância da parceria internacional. “É uma honra representar os Países Baixos neste momento em que o mundo busca acelerar a transição energética de forma concreta. Enquanto a Europa precisa reduzir sua dependência de fontes fósseis, o Brasil – especialmente o sul – reúne condições únicas para se tornar um grande exportador de energia limpa. Nesse cenário, os Países Baixos atuam como ponte tecnológica, logística e de conhecimento. Este diálogo impulsiona ainda mais parcerias que podem gerar resultados significativos, conectando desafios locais a soluções globais”, comentou van Rijnbach.

Empresas neerlandesas apresentam soluções

O painel principal contou com a participação de cinco empresas dos Países Baixos que buscam expandir operações no Brasil, especialmente no sul do país. Pablo Terres, gerente Comercial para América do Sul, apresentou as soluções da Mammoet para transporte e içamento de grandes cargas em projetos de energia e infraestrutura. A CEO da Greenmolen B.V., Cora de Koning, destacou sistemas modulares para geração, armazenamento e gestão de energia sustentável. William Boger, gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios, falou sobre a Bright Renewables, voltada à produção de biogás, biometano, hidrogênio e metanol verdes.

A Fugro, representada por Alessander Kormann, diretor Técnico para América Latina, detalhou sua atuação em projetos eólicos offshore. Ángel García, gerente de Negócios da XINTC Electrolysers, participou de forma online, apresentando tecnologias para a produção de hidrogênio verde em larga escala.

Conexões para o futuro energético

Além das apresentações, a programação contou com espaço para networking e interação entre empresários, instituições públicas e o ecossistema de inovação. Participaram representantes da Fiergs, InvestRS, Portos RS, UFRGS, Fepam, Sema-RS e Sedec-RS, entre outras entidades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
31/07/2025 0 Comentários 317 Visualizações
Cidades

Bota-fora recolhe 12 toneladas de resíduos em três bairros de Canela

Por Jonathan da Silva 23/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Canela recolheu 12 toneladas de resíduos eletrônicos e volumosos nos bairros Santa Marta, São José e Dante neste sábado (19), durante a terceira etapa do projeto-piloto socioambiental do programa Ecocidadania. A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, integra uma série de intervenções voltadas à conscientização ambiental e manejo adequado de resíduos nessas comunidades.

Durante a atividade, foram retiradas cinco caçambas de materiais inservíveis das ruas, sendo cerca de 20% compostos por itens eletrônicos como celulares, televisores e equipamentos de informática. A iniciativa visa promover o descarte correto desses materiais, evitando impactos ambientais.

Próxima ação será voltada aos animais

A próxima etapa do projeto ocorrerá na sexta-feira, 25 de julho, com foco no cuidado de animais domésticos. A ação prevê orientações, encaminhamentos para castração, microchipagem e atendimentos veterinários. Também haverá atividades voltadas ao descarte de resíduos domiciliares e em áreas verdes.

Escolas recebem oficinas ambientais

O projeto também inclui ações educativas em escolas da região. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Canela, Carlos José Frozi, oficinas sobre gestão de resíduos sólidos já estão em andamento na Escola Adolfo Seibt, que oferece a atividade a todas as turmas, do ensino fundamental ao médio. “Outra parte fundamental do projeto-piloto socioambiental é a de levar informação aos alunos das escolas dos bairros atendidos”, afirmou o titular da pasta. Novas escolas devem ser incluídas nas próximas semanas.ar ao ChatGPT

Foto: Izaque Santos/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/07/2025 0 Comentários 252 Visualizações
Projetos especiais

Gramado e Ibama articulam oficinas de educação ambiental na serra gaúcha

Por Jonathan da Silva 21/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, na semana passada, uma reunião para definir parcerias voltadas à ampliação das ações de educação ambiental na região da serra gaúcha. A proposta é desenvolver estratégias cooperadas entre os órgãos ambientais e as secretarias municipais de Educação, por meio da realização de oficinas técnicas.

A iniciativa prevê a realização de encontros com profissionais da área ambiental e da educação, tendo Gramado como sede. As oficinas deverão estimular a troca de experiências entre os municípios da região, com o objetivo de fortalecer o debate sobre temas ambientais e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas educativas na área.

Integração entre os órgãos

Durante a reunião, os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado apresentaram aos analistas do Ibama materiais e ações já desenvolvidos pelo município. A proposta foi bem recebida pelo órgão federal, que demonstrou interesse em construir atividades integradas.

A secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira, afirmou que “o objetivo é estimular o aprimoramento de ações que visam a proteção do meio ambiente, reafirmando que a educação ambiental é uma ferramenta transformadora da sociedade”.

Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/07/2025 0 Comentários 388 Visualizações
Projetos especiais

Canoas recebe segunda edição do Mutirão da Reciclagem no dia 26

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá, no bairro Niterói, em Canoas, recebe no próximo dia 26 de julho, das 12h às 16h30min, a segunda edição do “Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem”. A iniciativa do Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, reúne atividades culturais e ambientais gratuitas, como oficinas, atrações infantis, coleta de recicláveis e plantio de mudas, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e o fortalecimento de catadores e organizações da reciclagem.

O evento integra o projeto Conexões Sustentáveis, que realizará ao longo de 2025 e 2026 uma série de ações nas cidades de Canoas e Esteio voltadas ao desenvolvimento socioprodutivo de catadores de materiais recicláveis e à educação ambiental da população. A primeira edição ocorreu no dia 5 de julho, no bairro Guajuviras, e reuniu cerca de 400 pessoas, com destaque para a presença de jovens e crianças. Durante a atividade, foram coletados 200 kg de materiais recicláveis e plantadas 200 mudas de árvores nativas na Praça Nelson Mandela.

Como funciona o mutirão

A nova edição do mutirão contará com área de recreação infantil, brinquedos, oficinas, distribuição de pipoca e algodão-doce. A população também está convidada a levar resíduos recicláveis secos, que serão recebidos por catadores. Quem contribuir com a entrega de materiais receberá brindes como bonés e erva-mate.

Mobilização pela prática

Segundo a presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis, Dione Manetti, a proposta é ampliar a mobilização da comunidade por meio de ações práticas. “O primeiro Mutirão da Reciclagem, no bairro do Guajuviras, mostrou a força do envolvimento coletivo. Os catadores brilharam na coleta de recicláveis e no plantio de mudas, e a comunidade participou com entusiasmo”, afirmou Dione. “Em uma região que foi impactada pelas mudanças climáticas, eventos como esse são significativos, porque reforçam que saber gerenciar os resíduos é também cuidar das pessoas, do bairro e da cidadania”, complementou a presidente.

O projeto seguirá percorrendo praças e espaços públicos dos dois municípios da região metropolitana de Porto Alegre nos próximos meses.

Serviço

  • O quê: 2º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
  • Quando: 26 de julho (sábado), das 12h às 16h30min
  • Onde: Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá (Rua Itamar Mattos de Maia s/n), bairro Niterói, Canoas
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Mais detalhes: @ics.br
Foto: Marcelo BaSc/Conexões Sustentáveis/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 310 Visualizações
Variedades

Redução de CO₂ leva empresa gaúcha Keko à final de prêmio ambiental da Toyota

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Keko Acessórios, empresa do setor automotivo com sede em Flores da Cunha, reduziu em cerca de 230 toneladas por ano as emissões de CO₂ equivalente ao implantar um projeto de reaproveitamento de retalhos de lona no setor de produção de capotas marítimas. A iniciativa, implementada entre 2022 e 2024, também resultou em 10 toneladas a menos de resíduos descartados anualmente e destinou outras 27 toneladas à economia circular. A ação colocou a empresa entre as finalistas do Prêmio Brasa Meio Ambiente 2024, promovido pela montadora Toyota.

Utilizando a metodologia Toyota Business Practices (TBP), a empresa revisou o processo produtivo e adotou uma nova mesa de corte, além de ajustar as larguras das bobinas de lona, o que otimizou o uso da matéria-prima e reduziu significativamente as sobras. Inicialmente, a meta era reduzir em 5% o descarte anual de retalhos de lona — mas o projeto alcançou uma redução de 27%, o equivalente a 10 toneladas por ano.

Reaproveitamento de produtos

Segundo a analista de Meio Ambiente Mari Ana Chagas Santos e a analista da Qualidade Giovana Zardo, os resíduos de lona eram anteriormente destinados a aterros industriais. Após buscar alternativas, a Keko passou a trabalhar com duas empresas no Rio Grande do Sul, localizadas em Caxias do Sul e Três Coroas, que reaproveitam o material na produção de lombadas de borracha, martelos de borracha, calços para rodas, cunhas para caminhões e calços escalonados para estabilização veicular, utilizados por bombeiros.

Reconhecimento da Toyota

O projeto foi reconhecido pela Toyota como um dos seis melhores entre os 40 cases inscritos no Prêmio Brasa Meio Ambiente 2024. A premiação, promovida pela associação Brasa (Brazilian Automotive Suppliers Association), valoriza iniciativas sustentáveis de fornecedores da montadora. A Brasa é formada por 106 empresas e tem suas atividades monitoradas por especialistas do Sistema Toyota de Produção.

Histórico de participação da empresa

Esta é a terceira vez consecutiva que a Keko participa da premiação. Em 2022, conquistou o terceiro lugar com um projeto de composteira industrial. Em 2023, apresentou o projeto Aterro Zero, que eliminou o envio de resíduos para aterros industriais por meio de reciclagem, coprocessamento e logística reversa. Para 2025, a meta é reduzir os resíduos de madeira com o uso de racks desmontáveis, retornáveis e logística reversa.

O que é a Keko

Fundada em 1986, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos e fornece peças para o mercado interno, exportações e montadoras em mais de 45 países. Desde 2011, a empresa opera em um parque industrial de 25 mil m² em Flores da Cunha, com estrutura projetada segundo conceitos de sustentabilidade e práticas ESG.

Foto: Liliam Mantovani/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 727 Visualizações
Projetos especiais

Projeto ambiental da Braskem impacta 11 mil pessoas na Grande Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 18/07/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto Estação Ambiental Braskem impactou mais de 11 mil pessoas no primeiro semestre de 2025 em dez municípios da região metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa, promovida pela Braskem, ocorre pela primeira vez em formato itinerante, por meio de uma unidade móvel chamada Capimóvel, com o objetivo de fomentar o diálogo sobre sustentabilidade e educação ambiental em instituições de ensino e entidades. A expectativa é alcançar mais de 20 mil pessoas até o fim do ano.

A programação inclui atividades lúdico-pedagógicas baseadas nos eixos “Natureza e seres vivos” e “Consumo e pós-consumo responsável”, com jogos, experiências sensoriais e uso de realidade virtual. O conteúdo segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza exemplos do entorno do Polo Petroquímico de Triunfo, área de atuação da Braskem.

Municípios contemplados

O projeto já percorreu Triunfo, Nova Santa Rita, Montenegro, Maratá, Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo e Porto Alegre. Novas atividades estão previstas para o final de julho, com agendas confirmadas em Gravataí, Esteio, Canoas e Sapucaia do Sul.

Público-alvo e abrangência

A iniciativa contempla instituições localizadas em um raio de até 40 km do Polo Petroquímico de Triunfo, abrangendo cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Nova Santa Rita. O público atendido é composto principalmente por escolas, universidades, Apaes, lares de idosos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes. O conteúdo também pode ser ofertado virtualmente, com os mesmos temas do formato presencial.

Expansão do formato

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, afirmou que a nova abordagem ampliou o alcance do projeto. “Ao modificar o projeto para o formato itinerante, conseguimos ampliar ainda mais o seu impacto, chegando a mais comunidades e públicos, fomentando a temática da educação ambiental e da sustentabilidade”, comentou Fleischer.

Foto: Eduarda Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/07/2025 0 Comentários 428 Visualizações
Variedades

Feira Canela + Verde leva ações ambientais à Festa Colonial

Por Jonathan da Silva 15/07/2025
Por Jonathan da Silva

A Feira Canela + Verde realizou ações ambientais durante o primeiro final de semana da 31ª Festa Colonial de Canela, na Praça João Corrêa. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Canela, incluiu atividades de educação ambiental, feira de adoção de animais, distribuição de mudas e adubo orgânico, além de exposição de artesanato.

Durante a feira de adoção organizada pelo Centro Municipal de Proteção dos Animais (Cempra), foram adotados três cavalos, oito cães e quatro gatos. A informação foi confirmada pela coordenadora do centro, Ione Couto.

Atividades para crianças

O biólogo Alékos Elefthérios, um dos organizadores da feira, destacou a participação do público infantil no espaço kids, onde as crianças puderam colorir e conhecer animais da fauna regional. “Muito interessante a integração entre os turistas e a comunidade, destacando a cultura local”, afirmou Elefthérios.

Foto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/07/2025 0 Comentários 309 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO