Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Ensino

Espetáculo ambiental reúne 1,7 mil alunos em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 20/06/2025
Por Jonathan da Silva

Cerca de 1,7 mil alunos do Pré A ao 4º Ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Nova Petrópolis assistiram ao espetáculo teatral “Guardiões da Árvore Sagrada”, apresentado pela Associação Teatro Luz & Cena, de Novo Hamburgo, nos dias 16 e 17 de junho, na cidade da serra gaúcha. A atividade ocorreu no Auditório do Centro de Eventos e integrou a programação do 2º Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura Municipal.

A peça, que combina texto e música, abordou temas ligados ao meio ambiente, como ecologia, reciclagem, clonagem, alimentos transgênicos, doenças transmitidas por animais, higiene corporal, uso de energia e apagões. Segundo a organização, o objetivo é instigar os estudantes a refletirem sobre a relação com a natureza e questões ambientais contemporâneas.

Desdobramentos em sala de aula

Os conteúdos apresentados no espetáculo servirão de base para atividades pedagógicas nas escolas, desenvolvidas pelos professores dentro do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com foco no aprofundamento das temáticas ambientais.

Presenças durante a atividade

Participaram das apresentações o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; a secretária municipal de Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter; a secretária adjunta da pasta, Carmen Bürke Pooch; a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; além de servidores da Secretaria de Educação e Desporto.

Enredo da peça “Guardiões da Árvore Sagrada”

A história acompanha Rauél, uma humana que se separa de seu grupo e tenta, sozinha, cumprir a missão de encontrar uma árvore e espalhar suas sementes pelo mundo. No caminho, enfrenta a Rainha Mídia, que pretende transformar a Terra em uma grande lixeira. Rauél encontra personagens como clones, transgênicos e seres biônicos, que influenciam sua jornada. Miguel, um ajudante da rainha que descobre também ser humano, decide acompanhá-la até a zona proibida, onde descobrem a última das árvores.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/06/2025 0 Comentários 354 Visualizações
Cidades

Montenegro regulamenta IPTU Verde com desconto de até 10% para imóveis sustentáveis

Por Jonathan da Silva 13/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro regulamentou nesta semana o programa IPTU Verde, que concede até 10% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano para proprietários de imóveis que adotarem práticas de preservação ambiental. O benefício foi oficializado pelo prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos) por meio do Decreto 10.495/2025, com base na Lei Complementar 7.106/2023.

A iniciativa contempla imóveis construídos ou em construção dentro do município que implementem ao menos uma das ações previstas no decreto. As práticas que geram abatimento são: captação e reuso da água da chuva (2%), sistema de aquecimento solar (2%), geração de energia solar fotovoltaica (2%), implantação de quintal verde (2%) e telhado verde ecológico (2%). O desconto pode chegar ao limite máximo de 10% por imóvel.

Como solicitar o benefício

Para receber o benefício, o contribuinte deve apresentar documentação comprobatória, como registros fotográficos, contas de energia e notas fiscais. A solicitação deve ser feita anualmente até o dia 30 de setembro, por meio de protocolo eletrônico no site da Prefeitura, em montenegro.rs.gov.br. O desconto será válido por quatro anos e poderá ser renovado mediante nova comprovação das ações sustentáveis.

Fiscalização e recursos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) será responsável pela análise técnica das solicitações e poderá realizar fiscalização nos imóveis beneficiados. Caso o pedido seja indeferido, o contribuinte terá 15 dias para apresentar recurso administrativo.

Valorização de atitudes sustentáveis

O prefeito Gustavo Zanatta, afirmou que “o IPTU Verde é uma forma de valorizar quem faz sua parte para preservar o meio ambiente”. Segundo o chefe do executivo montenegrino, o programa representa não apenas um incentivo fiscal, mas também um reconhecimento a atitudes que contribuem para tornar a cidade mais equilibrada. “Com o IPTU Verde, estamos incentivando ainda mais essas práticas e tornando Montenegro referência em políticas públicas ambientais no estado”, enfatizou Zanatta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/06/2025 0 Comentários 385 Visualizações
Cidades

Mais de 1,1 mil pessoas participam da Semana do Meio Ambiente em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 12/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana do Meio Ambiente de Campo Bom atendeu mais de 1,1 mil pessoas entre os dias 3 e 7 de junho, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A programação foi realizada no Largo Irmãos Vetter e em outros pontos da cidade, com ações voltadas à conscientização sobre sustentabilidade, causa animal e preservação ambiental.

Durante os cinco dias de evento, a Secretaria distribuiu mais de 700 kits de mudas de hortaliças, 225 mudas de árvores e 180 mudas de flores e temperos. Além disso, o Planetário e a Carreta da Vida Marinha, atrações montadas no Largo Irmãos Vetter, receberam 2.193 visitantes.

Encerramento com adoção de animais e vacinação

No sábado (7), último dia da programação, houve um mutirão de atendimentos veterinários de baixa complexidade para cães e gatos, campanha do agasalho pet e vacinação contra a gripe, em parceria com o Hospital Veterinário Feevale. Na ocasião, 11 cães foram adotados.

Simpósios e palestras técnicas

A programação incluiu o I Simpósio Sobre Soluções Baseadas na Natureza, com palestras de Fernando Magalhães (UFRGS), Gustavo Barteli (Sustentare Soluções Ambientais) e do servidor da Sema, Jeferson Muller Timm. Também foram realizadas uma simulação de separação de resíduos com esteira de triagem, do Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemeam) de Sapiranga, e a palestra “Licenciamento Ambiental”, com os biólogos Rosângela Gonçalves Rolim, Eduardo Luiz Burmeister e Márcia Dutra, o geólogo Gabriel Hennmann Klaser e técnicos da empresa Arezzo.

Plantio de árvores e agradecimentos

Também foi promovido o plantio de mudas de árvores nas proximidades do Parcão Sady Arnildo Schmidt. “Foi um momento importante de reflexão, de repensar hábitos e buscar alternativas mais sustentáveis, contribuindo para o futuro”, destacou a secretária do Meio Ambiente de Campo Bom, Keli Bernardes, que também agradeceu o esforço da equipe da secretaria e das demais pastas da administração municipal envolvidas no evento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2025 0 Comentários 328 Visualizações
Variedades

Artecola realiza ações com foco em ESG e economia circular no mês do meio ambiente

Por Jonathan da Silva 11/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Artecola está promovendo durante o mês de junho uma série de atividades internas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. As ações envolvem colaboradores das unidades do Brasil e dos demais países onde a empresa atua, com programação presencial e online voltada à sustentabilidade e às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

Nesta quinta-feira, 12 de junho, das 11h às 13h, será realizado na matriz da Artecola, em Campo Bom, um painel sobre “Economia Circular – Melhores Práticas da Artecola Brasil”. A programação segue às 13h30min com um tour guiado pela área industrial da planta e um quiz interativo sobre as iniciativas ESG e os produtos sustentáveis da empresa.

É uma atividade para que os colaboradores de todas as áreas conheçam melhor nossas práticas ambientais na produção e como cada ação faz a diferença para um futuro mais sustentável”, afirmou o presidente executivo da Artecola, Eduardo Kunst.

Conexão internacional e debates sobre ESG

No dia 17, ocorrerá uma edição especial do Conexão Multilatino, encontro mensal online entre colaboradores dos cinco países em que a empresa está presente. A reunião contará com a participação do presidente executivo e terá como tema o conceito ESG, com destaque para inovação verde e ações de responsabilidade socioambiental. A atividade terá início às 16h.

Encerramento com foco em segurança e meio ambiente

A programação do mês se encerra no dia 18, às 13h30min, com o DDS (Diálogo de Segurança), abordando o tema “Riscos Ambientais”. A atividade também ocorrerá na unidade de Campo Bom.

Programação começou com palestras e workshop

As ações começaram em 2 de junho, com palestras presenciais e online para colaboradores das unidades de Campo Bom, Caxias do Sul e Tatuí. No dia 4, a palestra “Eficiência Hídrica – Desperdícios e Oportunidades” foi conduzida por Monique da Silva Campagnoni, da Comusa (Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo).

Já no dia 9, Elisandra Campos e Karen Brom, da Cooperativa Univale e da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (Semam), apresentaram a palestra “Gestão de Resíduos e Trabalhos Sociais”, com dicas para o melhor aproveitamento e separação adequada de resíduos domésticos.

Nesta terça-feira (10), às 8h30min, foi realizado um workshop sobre compostagem em Campo Bom. O tema foi apresentado pelo assistente de Processos e Meio Ambiente da Artecola, Ramon Mauss, com organização conjunta da supervisora de Tecnologia, Alessandra Lemos. Foram abordados aspectos técnicos da compostagem e a valorização dos resíduos gerados. “Desenvolvimento Sustentável é o nosso pilar e compromisso real, que guia cada processo e decisão. Juntos, construímos um futuro mais responsável, inovador e sustentável para nossa empresa e para as próximas gerações”, afirmou Alessandra.

O que é a Artecola

Com 77 anos de atuação, a Artecola conta com três áreas de negócios — Indústria, Varejo e Extrusão — e oito plantas produtivas distribuídas no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa opera em mais de 20 países com a marca de produtos Afix, e ocupa o 2º lugar no ranking Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, da Fundação Dom Cabral.

A companhia fabrica soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para diversos setores, como agro, automotivo, papel e embalagem, moveleiro, marcenaria e construção civil. Suas tecnologias incluem adesivos aquosos, hot melt, silicones, selantes, PUR e biomateriais, com foco em práticas sustentáveis e alinhamento às diretrizes ESG.

Mais detalhes estão disponíveis em artecolaquimica.com.br.

Foto: Alessandra Lemos/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2025 0 Comentários 384 Visualizações
Projetos especiais

Projeto “Doe um Livro, Adote uma Planta” mobiliza comunidade em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 10/06/2025
Por Jonathan da Silva

Entre os dias 2 e 6 de junho, a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis, realizou a 18ª edição do projeto “Doe um Livro, Adote uma Planta”, que arrecadou 148 livros e 15 gibis, além de promover a adoção de 115 plantas. A ação ocorreu em parceria com o Horto Municipal e integrou a programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura do município.

A proposta do projeto é que, ao doar um livro à biblioteca, o participante recebe uma planta para cultivar em casa ou no jardim. Criada em 2005, a iniciativa busca incentivar a leitura e estimular o cuidado com o meio ambiente por meio de um gesto simbólico de troca.

Nesta edição, o projeto contou com a participação de escolas da rede municipal, que levaram turmas até a biblioteca para conhecer a ação e fazer suas doações. Durante as visitas, os estudantes participaram de atividades de educação ambiental, conversas sobre livros e momentos de troca de experiências.

Autoridades marcaram presença

A atividade também foi acompanhada por autoridades locais, entre elas o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos); a secretária municipal de Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter; a secretária adjunta da pasta, Carmen Bürke Pooch; e a diretora do Departamento Municipal da Cultura, Iasmin Schmitt.

Público fiel e variado

Segundo a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco, o projeto atrai um público variado ao longo dos anos. “A biblioteca tem o seu público fiel, mas essa atividade atrai pessoas que, muitas vezes, não frequentam o espaço regularmente. É uma oportunidade de aproximação, de mostrar que o livro pode circular, ganhar novas mãos e continuar cumprindo seu papel transformador, além de incentivar a comunidade a adotar uma plantinha, contribuindo para o meio ambiente. É bonito ver como as pessoas se sentem parte de algo maior, contribuindo com um gesto simples para a construção de uma comunidade mais leitora e mais sustentável”, afirmou Susana.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2025 0 Comentários 409 Visualizações
Projetos especiais

Alunos da IENH conduzem Hora Cívica sobre poluição plástica

Por Jonathan da Silva 09/06/2025
Por Jonathan da Silva

Uma Hora Cívica foi conduzida pelos alunos do Year 2 do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da Unidade Pindorama da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente da instituição, na quarta-feira (4). O evento conduzido pelos jovens que atuam como monitores ecológicos abordou o tema “Acabar com a Poluição Plástica” e reuniu estudantes da Educação Infantil (Early Years) ao Ensino Fundamental (Primary).

Durante a abertura, a coordenadora da unidade, Karina Spessato, destacou a campanha de arrecadação de lacres e tampinhas, voltada à Amo Criança – Associação de Assistência em Oncopediatria de Novo Hamburgo. Karina também participou da entrega simbólica de livros à representante da instituição, doados pelos alunos durante a Semana Literária da escola.

As professoras Simone Ledur Marks, Daiane Kochenborger, Gabriele Zvir Saldanha e a teacher Luciana de Souza coordenaram a atividade, distribuindo folders informativos sobre as ações dos monitores ecológicos. O momento incluiu reflexões sobre práticas sustentáveis e atitudes cotidianas voltadas à preservação do meio ambiente.

Música e conscientização encerraram a programação

Para finalizar a atividade, os Monitores Ecológicos apresentaram as músicas “A Grande História da Água” e “Fauna Brasileira”, que integraram o conteúdo da Hora Cívica à temática ambiental da Semana do Meio Ambiente.

Foto: IENH/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2025 0 Comentários 359 Visualizações
Projetos especiais

Projeto une natação, educação ambiental e inclusão social no Dia Mundial dos Oceanos

Por Jonathan da Silva 09/06/2025
Por Jonathan da Silva

Em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, ocorrido neste domingo (8), o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais tem realizado ações que unem esporte, preservação ambiental e inclusão social por meio da natação em cenários naturais do Brasil e do mundo. Idealizado pelo nadador master Francismar Siviero, o projeto transforma travessias aquáticas em atividades de conscientização ambiental e engajamento comunitário.

Entre as iniciativas promovidas estão oficinas em escolas sobre ciclo da água, poluição e preservação; mutirões de limpeza em praias, rios e lagoas; plantio de árvores nativas para compensação de carbono; rodas de conversa sobre mudanças climáticas com jovens, lideranças e especialistas; além de eventos como #NadePorÁrvores, #LimpeOLagoGuaíba e #FugaDaIlhaDoPresídio.

Aos 70 anos, o idealizador do projeto, o nadador Francismar Siviero, segue ativo em competições e campanhas de conscientização. “Acreditamos que cada braçada pode carregar uma mensagem. Nadar é também um gesto de resistência e de cuidado com o planeta”, afirma Siviero.

Chamado à mobilização coletiva

De acordo com Francismar Siviero, “o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais convida a sociedade a refletir e agir. Preservar os mares é preservar a vida. Ainda há tempo de reverter esse cenário — mas isso exige o engajamento coletivo de atletas, educadores, comunidades, empresas e governos”.

O projeto utiliza as datas comemorativas e a visibilidade dos cartões-postais onde realiza as travessias para reforçar a importância dos oceanos, que cobrem mais de 70% da superfície da Terra, regulam o clima, produzem oxigênio e abrigam milhões de espécies — atualmente ameaçadas por poluição plástica, aquecimento global, pesca predatória e perda de biodiversidade marinha.

As atividades e campanhas do Nadando Pelos Cartões Postais podem ser acompanhadas por meio das redes sociais, no Instagram @francisswim e no Facebook @francisswimnatacao.

Foto: Renato Consilvio/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2025 0 Comentários 392 Visualizações
Variedades

Peça teatral marca Semana do Meio Ambiente em Dois Irmãos

Por Jonathan da Silva 05/06/2025
Por Jonathan da Silva

A apresentação do espetáculo Faísca D’Água, do Grupo Ueba de Caxias do Sul, marcou as atividades desta quarta-feira (4) da 28ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Dois Irmãos. O evento ocorreu na sede do Projeto Global e faz parte da programação promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema).

A peça tem como tema central a relação entre humanidade e natureza, com foco no uso da água. No enredo, dois personagens — um representando a natureza e outro a humanidade — se encontram em meio a uma crise. A natureza decide retirar a água da humanidade devido ao uso irresponsável do recurso. Para recuperar o acesso à água, a humanidade precisa demonstrar sua capacidade de aprender, evoluir e mudar comportamentos.

O espetáculo utiliza contos, lendas, saberes populares e mitos para transmitir uma mensagem sobre respeito, cuidado e reconexão com o meio ambiente. A apresentação terminou com aplausos do público e os gritos de “Natureza!”.

Gestores destacam a importância da atividade

A secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner, falou aos alunos presentes sobre a importância da mensagem trazida pelo espetáculo. “Levem a mensagem da peça para suas escolas e, principalmente, para suas famílias”, comentou a titular da pasta.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Pielechovski Ferro, também conversou com os estudantes e os convidou para participar das atividades que seguem até sábado (7), data do encerramento da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, haverá a tradicional distribuição de mudas e entrega de ‘lixocares’ a partir das 8h, na Praça do Imigrante.

Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2025 0 Comentários 275 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes de Estância Velha plantam pomar durante a Semana do Meio Ambiente

Por Jonathan da Silva 05/06/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy realizaram na manhã desta quarta-feira (4) o plantio de um pomar como parte das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa). A ação, que ocorre entre os dias 2 e 6 de junho, tem como tema uma cidade sustentável e envolve todas as escolas do município.

Durante a atividade, os alunos plantaram mudas de laranja, bergamota, caqui, carambola e manga no pátio da escola. Antes do plantio, participaram de uma dinâmica educativa que destacou a importância da preservação da fauna e da flora, por meio de brincadeiras que imitavam diferentes espécies de anfíbios.

O educador ambiental e articulador de projetos ambientais da Semapa, Hoeslen Mauzer, destacou a importância do envolvimento das crianças nas ações de educação ambiental. “Ao plantarmos uma árvore, contribuímos para um futuro mais esperançoso e saudável para as gerações vindouras. Observar a alegria das crianças, com suas mãos sujas de terra, demonstra que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a construção de uma cidade sustentável”, afirmou Mauzer.

Trilhas ecológicas na reserva

Além do plantio, a programação inclui trilhas ecológicas na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, conhecida como Matinho da Prefeitura. No domingo (2), às 14h, alunos da EMEI Raios do Sol Nascente e da Escola Estadual Humberto de Campos participaram de uma atividade no local, que foi recentemente restaurado. A ação propôs reflexões sobre como preservar o fragmento do bioma da Mata Atlântica presente no município.

Programação segue até 25 de junho

A Semana do Meio Ambiente segue com diversas atividades nas escolas e espaços públicos de Estância Velha. Confira a programação:

Quinta-feira, 5 de junho
  • 9h: Oficina de planta Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande! Faça uma troca consciente” (EMEF Presidente Kennedy e Estação Ecologia).
  • 14h: Repetição da mesma oficina (EMEF Presidente Kennedy e Estação Ecologia).
Sexta-feira, 6 de junho
  • 9h às 10h30min: Plantio arbóreo na Pracinha do Rincão, com participação do Colégio 8 de Setembro, EMEI Rincão dos Pequeninos, CTG Gaudérios da Saudade, Utresa e comunidade.
  • 9h: Oficina de planta PANC (EMEF Germano Dauernheimer e Estação Ecologia).
  • 14h: Oficina de planta PANC (EMEF Germano Dauernheimer e Estação Ecologia).
  • 14h às 16h: Visita técnica no Senai com alunos do 9º ano da rede municipal e da Escola Estadual Humberto de Campos.
Segunda-feira, 9 de junho
  • 8h30min às 10h: Mutirão e plantio às margens do Arroio Luiz Rau, com participação das EMEFs Marechal Cândido Rondon, Prefeito Reinato Ênio Trein e da Corsan.

Quarta-feira, 25 de junho
  • 14h às 16h: Visita técnica na Utresa, com alunos da EMEF Ervino Arthur Ritter.

Foto: Júlia Monteiro/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2025 0 Comentários 350 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes plantam mais de 80 mudas de árvores no Novo Parcão, em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 05/06/2025
Por Jonathan da Silva

Alunos da turma 62 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) CEI plantaram, nesta quinta-feira (5), 88 mudas de árvores na Avenida dos Estados, em frente ao Novo Parcão, em Campo Bom. A ação faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente e tem como objetivo conscientizar sobre a importância das árvores na regulação do clima.

Foram plantadas 39 mudas de ipês-amarelos e 49 de ipês-roxos, todas produzidas no Horto Municipal. O plantio contou com a participação da vice-prefeita de Campo Bom, Gênifer Engers, e de representantes da empresa Plínio Fleck, que apoiou a atividade.

Conscientização ambiental

A iniciativa buscou reforçar com os alunos a relação das árvores com o equilíbrio climático. Campo Bom é considerada uma das cidades mais quentes do Rio Grande do Sul e, segundo os organizadores da atividade, as árvores plantadas terão papel importante para o conforto térmico no futuro.

Foto: Emerson Santos/PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2025 0 Comentários 306 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO