Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Cidades

Campo Bom realiza seminário sobre licenciamento ambiental no dia 3 de setembro

Por Jonathan da Silva 22/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove o Seminário de Licenciamento Ambiental no próximo dia 3 de setembro, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação (Smec). De acordo com a administração campo-bonense, o evento tem como objetivo orientar empresários, técnicos, profissionais liberais e a comunidade em geral sobre os processos, etapas e responsabilidades relacionados ao licenciamento.

A programação começará com a abertura oficial e seguirá com um debate orientado. Entre os temas estarão a importância da licença ambiental para empreendimentos, a obrigatoriedade do licenciamento conforme a legislação, a atuação da fiscalização em Campo Bom, riscos e penalidades pela ausência de licença, além das modalidades disponíveis (LP, LI, LO e de regularização) e etapas do processo.

Também serão abordados aspectos práticos, como a documentação necessária, responsabilidades do técnico contratado, condicionantes ambientais e prazos previstos na legislação vigente.

Espaço para diálogo

Após as explanações, às 15h30min, os participantes poderão interagir diretamente com técnicos e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom em um espaço de perguntas e respostas.

Importância do debate

A secretária de Meio Ambiente de Campo Bom, Ana Luiza Orsi, destacou que o seminário busca aproximar poder público, empreendedores e cidadãos. “Nosso objetivo é tornar o processo de licenciamento mais transparente e acessível, mostrando que ele não é apenas uma exigência legal, mas uma ferramenta essencial para garantir desenvolvimento sustentável, segurança jurídica e qualidade de vida para toda a comunidade”, afirmou a titular da pasta.

Serviço

  • O quê: Seminário de Licenciamento Ambiental
  • Quando: 3 de setembro, às 14h
  • Onde: Auditório da Smec – Av. Independência, 800, 4º andar, Campo Bom
  • Quanto: gratuito, sem necessidade de inscrição prévia
Foto: Shamchai Oliveira/PMCB/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/08/2025 0 Comentários 299 Visualizações
Cidades

Brigada Militar fiscaliza queimadas nos Campos de Cima da Serra

Por Jonathan da Silva 18/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Brigada Militar iniciou nesta sexta-feira (15) a Operação Queimadas, que fiscaliza a prática de queima de vegetação de campo nativo em municípios da região dos Campos de Cima da Serra, em área pertencente ao bioma Mata Atlântica. A ação tem como objetivo verificar o cumprimento das normas ambientais e prevenir danos à biodiversidade e à segurança da população.

De acordo com a Brigada Militar, policiais estão atuando em áreas onde o fogo é utilizado como forma de manejo do campo nativo. Durante as abordagens, são verificadas as licenças emitidas e o cumprimento das condicionantes previstas na legislação.

Consequências para irregularidades

A corporação informou que, em casos de irregularidades, os responsáveis serão identificados e terão registro policial encaminhado às autoridades competentes. A medida busca responsabilizar os infratores e coibir práticas que possam trazer riscos ao meio ambiente e à comunidade local.

Objetivo da operação

Segundo a Brigada Militar, a Operação Queimadas permanece em andamento e tem como propósito central a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo em que busca assegurar a integridade das áreas de campo nativo e a proteção da população diante dos riscos decorrentes do uso irregular do fogo.

Foto: 2ª Cipam/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2025 0 Comentários 340 Visualizações
Variedades

Debate sobre eficiência energética reúne 120 lideranças em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 18/08/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 120 lideranças empresariais participaram, na tarde desta terça-feira (12), em Santa Cruz do Sul, do painel “Soluções em Energia: Armazenagem, Eletrificação e Digitalização”, que discutiu estratégias para reduzir custos, ampliar a confiabilidade e acelerar a transição energética. O evento foi promovido pela Solled Energia, WEG e Bright Strategies no Salão Principal do Condomínio Reserva dos Pássaros e contou com executivos e gestores dos setores industrial, comercial e do agronegócio.

O painel foi conduzido por Mara Schwengber, CEO da Solled Energia e WG Energia, fundadora do G5 Solar, coordenadora estadual da Absolar e vice-presidente de Comércio da ACI; Ricardo Estefano Rosa, gerente global de vendas de Bess na multinacional WEG e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Soluções em Armazenagem de Energia (Absae); e Bárbara Rubim, CEO da Bright Strategies, vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar (Aboslar) e diretora de Energia do Departamento de Infraestrutura da Fiesp.

Segundo Mara, o encontro apresentou um conceito atual de gestão de energia voltado especialmente para indústria, comércio e serviços, que sentem primeiro os impactos das oscilações de custo. Ao contextualizar o cenário regulatório, ela citou duas medidas provisórias federais que ampliam a isenção de conta de energia para famílias de baixa renda. “Se eu vou isentar a conta de energia de praticamente 50% dos brasileiros, alguém precisa pagar essa conta”, afirmou a empresária.

Mara ressaltou que as empresas precisam avaliar o melhor modelo de renovação dos contratos no mercado livre, considerando riscos e alternativas para melhorar a previsibilidade de custos.

Armazenamento de energia e otimização de consumo

Os palestrantes também abordaram o uso de sistemas de armazenamento de energia, como o Bess (Battery Energy Storage System), em que baterias guardam energia para uso posterior. “O Bess é uma solução de armazenamento de energia. É uma bateria, sim, mas é uma bateria que atua com inteligência”, explicou Mara.

Segundo a palestrante, o sistema reduz o consumo nos horários de ponta, otimiza contratos de demanda, aumenta a independência da rede, permite armazenar excedentes e contribui para a continuidade operacional ao evitar microinterrupções que desperdiçam energia gerada.

O modelo Energy as a Service (EaaS) também foi apresentado como alternativa para economia imediata, previsibilidade de custos e transferência de risco ao fornecedor.

Viabilidade econômica e impactos ambientais

Mara destacou que, nos últimos dois anos, o preço das baterias caiu cerca de 70% e que, em ambientes industriais, o retorno sobre investimento pode chegar a um ano e meio, quando o Bess atende demandas específicas do cliente. Ela reforçou que se trata de um produto sob medida, que exige avaliação caso a caso.

A CEO da Solled explicou que o armazenamento ajuda a reduzir bandeiras tarifárias, já que a energia solar é gerada durante o dia e, sem baterias, o sistema aciona usinas térmicas no horário de pico. Mara apontou que parte dessa energia tem sido desperdiçada por falta de rede para transferir a produção entre polos de geração e centros de consumo, e defendeu que o tema seja debatido por órgãos reguladores.

O que é a Solled

Fundada em Santa Cruz do Sul, a Solled atua há 14 anos no setor de energia solar. A empresa já atendeu mais de cinco mil clientes, evitou a emissão de mais de 14 mil toneladas de CO₂ por ano e proporcionou mais de R$ 100 milhões em economia anual aos clientes. É parceira WEG, mantém um Centro de Distribuição WEG para atendimento nacional e possui a certificação AAA da Absolar, sendo a primeira integradora de energia solar do Brasil a receber o selo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2025 0 Comentários 315 Visualizações
Ensino

Escola de Aplicação Feevale recebe intercambista argentino para debate ambiental

Por Jonathan da Silva 15/08/2025
Por Jonathan da Silva

Os estudantes do 2º ciclo da Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo, participaram de uma atividade sobre cuidado com o meio ambiente com o intercambista argentino Francisco L’Huillier, aluno de pós-graduação do programa Move la América. A conversa ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), durante as aulas de espanhol, conduzidas pelo professor de Língua Espanhola, Iuri Guilherme Arnold, e teve como objetivo despertar a consciência ambiental entre os alunos.

A turma da professora Fabiana Niedermeier, formada por crianças de 9 e 10 anos, fez perguntas sobre a rotina de Francisco em seu país e assistiu a um vídeo em desenho animado apresentado por ele, com foco na preservação ambiental. O intercambista compartilhou sua experiência como pesquisador na Universidade de Buenos Aires, onde desenvolve um trabalho com moradias vulneráveis, diretamente relacionado a questões ambientais.

Comparações entre Brasil e Argentina

Durante o encontro, um dos assuntos que chamou a atenção dos estudantes foi a prática adotada na Argentina de cobrar por sacolas plásticas em supermercados, medida que busca reduzir o consumo do material e minimizar impactos ambientais. “Aqui me espanta a quantidade de sacolas plásticas que circulam diariamente”, afirmou o intercambista argentino.

Experiência intercultural

A visita também permitiu a troca de informações sobre como o tema do meio ambiente é tratado nos dois países. Segundo L’Huillier, a vinda ao Brasil é uma oportunidade para conhecer novas abordagens e reforçar ações de conscientização junto às crianças, fortalecendo o diálogo sobre sustentabilidade em diferentes contextos.

Foto: Aline de Melo/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2025 0 Comentários 294 Visualizações
Variedades

Feira Canela + Verde retorna ao Espaço Canela Rural neste sábado

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Feira Canela + Verde será atração neste sábado, 16 de agosto, das 9h às 13h, na parte externa do Centro de Feiras, no Espaço Canela Rural. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do município serrano, o evento reúne ações ambientais e atividades voltadas à comunidade e visitantes, após edição anterior durante a Festa Colonial.

A iniciativa contará com distribuição gratuita de mudas de árvores nativas e adubo orgânico, recolhimento de resíduos eletrônicos, comercialização de produtos de agricultores locais, feira de artesanato e espaço para crianças. Também está prevista na programação a Feira de Adoção de Animais, promovida pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra).

O biólogo Alékos Elefthérios, um dos organizadores, explica que a escolha do local favorece a interação com o público. “Estamos retornando à área externa do Centro de Feiras, espaço que proporciona uma boa integração das nossas atividades ecológicas com a comunidade e visitantes”, afirma Elefthérios.

Atividades paralelas

Durante o evento, o espaço também será ocupado pela Feira Ecológica e Cultural de Canela, que oferecerá produtos e atrações complementares à programação principal.

Serviço

  • O quê: Feira Canela + Verde
  • Quando: Sábado, 16 de agosto, das 9h às 13h
  • Onde: Espaço Canela Rural (parte externa do Centro de Feiras), Canela
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Diego Rabello/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 284 Visualizações
Projetos especiais

Projeto no RS evita emissão de quase 4 mil toneladas de CO₂ em um ano

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Projeto Ar, Água e Terra evitou a emissão de 3.869,97 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO₂e) em 2024, ao capturar mais gases de efeito estufa do que emitiu. A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam) com patrocínio da Petrobras, atua junto a dez aldeias Guarani em mais de 3 mil hectares nos biomas Pampa e Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. O resultado faz parte do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da 4ª fase do projeto, que segue até 2026.

O levantamento, baseado em metodologia reconhecida internacionalmente pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e normas ISO 14064-1 e 14064-2, apontou emissões totais de 10,95 tCO₂e em 2024, com média mensal de 0,91 tCO₂e. As principais fontes foram veículos e uso de adubos no reflorestamento.

Por outro lado, a recuperação de 20,82 hectares gerou mitigação estimada de 3,83 tCO₂e no ano, podendo chegar a 945 tCO₂e no longo prazo. Já as áreas de preservação e conservação, que somam 3.145 hectares, capturaram cerca de 3.877 tCO₂e, com potencial de até 42.096 tCO₂e em 20 anos.

Importância do inventário

De acordo com a coordenadora do projeto e presidente do Iecam, Denise Wolf, o inventário é um instrumento estratégico. “Mais do que números, o Inventário funciona como bússola: aponta onde estão os principais focos de emissão, orienta o planejamento de ações de mitigação e oferece credibilidade a parceiros, à patrocinadora e à sociedade”, afirma Denise.

Próximos passos

Para os próximos dois anos, o projeto prevê ampliar áreas restauradas, fortalecer a integração entre reflorestamento, agroflorestas e segurança alimentar, e aprofundar a união entre saberes tradicionais indígenas e práticas ambientais contemporâneas.

Comunidades participantes

  • Caraá: Teko’a Ka’aguy Pau (Aldeia Vale das Matas)

  • Maquiné: Teko’a Nhuu Porã (Aldeia Campo Bonito/Molhado)

  • Riozinho: Teko’a Kuaray Resé (Aldeia Sol Nascente)

  • Osório: Teko’a Yriapu (Aldeia Som do Mar)

  • Palmares do Sul: Teko’a Anhetenguá (Aldeia da Verdade)

  • Porto Alegre: Teko’a Parí Roké (Aldeia Porta do Mar)

  • Rio Grande: Teko’a Guaviraty Porã (Aldeia da Guaibiroba Boa)

  • Santa Maria: Teko’a Nhu Porã (Aldeia Campo Bonito)

  • Torres: Teko’a Nhuundy (Aldeia do Campo Aberto/Capinzal)

  • Viamão: Teko’a Pindo Miri (Aldeia Coqueirinho/dos Coqueiros)

Foto: Iecam/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 659 Visualizações
Projetos especiais

Programa de coleta de embalagens de agrotóxicos percorre municípios do RS e SC

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), percorre 1.800 localidades rurais de 385 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, beneficiando 108 mil produtores de tabaco. A ação, que está próxima de completar 25 anos, realiza coleta itinerante e orientação sobre logística reversa, garantindo a reciclagem das embalagens. Neste mês, a programação coincide com o Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto – próxima segunda-feira.

O diferencial do programa é o recebimento itinerante, que permite aos agricultores devolver as embalagens diretamente em suas comunidades, sem a necessidade de deslocamentos longos. O trabalho inclui conscientização permanente para que as embalagens sejam entregues limpas, secas e sem tampas, garantindo o reaproveitamento. Para isso, os produtores são orientados a fazer a tríplice lavagem — adicionando água limpa ao recipiente vazio, agitando e despejando no pulverizador três vezes —, perfurá-lo e armazená-lo até a entrega.

Alcance e resultados

No Paraná, ações semelhantes são realizadas por centrais locais de recebimento com apoio das empresas do setor. Desde outubro de 2000, o programa já recebeu 21 milhões de unidades, encaminhadas ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), que realiza triagem e destina 100% das embalagens rígidas para reciclagem. Os recipientes se transformam em insumos para a construção civil ou novas embalagens para produtos químicos. As embalagens não recicláveis são incineradas de forma controlada.

Impacto ambiental

A coordenadora do programa, Fernanda Viana Bender, afirma que a iniciativa facilita a devolução e previne riscos. “Assim, impede-se que as embalagens sejam descartadas de forma incorreta, protegendo tanto o meio ambiente quanto a segurança de quem vive no campo, pois evita-se o contato de pessoas e animais com embalagens contaminadas”, explica Fernanda.

Próximos roteiros

O atual roteiro iniciou em 11 de agosto e segue até 23 de setembro, passando por cerca de 200 pontos em 19 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul e Taquari. Os produtores recebem um comprovante de entrega, documento exigido por órgãos de fiscalização ambiental. O próximo ciclo contemplará municípios da Região Central gaúcha.

Sistema Campo Limpo

O programa integra o Sistema Campo Limpo, iniciativa nacional de logística reversa no agronegócio que, em 2024, destinou corretamente 68.589 toneladas de embalagens plásticas, flexíveis e de metal, sendo 90% recicladas e transformadas em mais de 38 tipos de produtos.

Origem da ação

A ação antecede a legislação sobre logística reversa, criada em 2002, que obriga usuários de agrotóxicos a devolver embalagens e tampas aos estabelecimentos de compra no prazo de até um ano, conforme orientações de rótulos e bulas.

Foto: Banco de imagens/SindiTabaco/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 398 Visualizações
Projetos especiais

Gramado inicia preparação para projeto Agente Mirim de Defesa Civil

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

Professores e alunos bolsistas do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) da Universidade Feevale participaram, na tarde do dia 5 de agosto, de uma visita técnica em Gramado ao lado da Defesa Civil municipal. A atividade foi realizada em áreas atingidas pelas chuvas de maio de 2024 e marcou uma das etapas de preparação para a implantação do projeto Agente Mirim de Defesa Civil, que será desenvolvido em parceria entre o LaVuRS e a Defesa Civil de Gramado.

A ação teve como objetivo ampliar o conhecimento técnico da equipe responsável pela implementação do programa, com foco no desenvolvimento das oficinas que serão aplicadas aos estudantes. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Gramado, Juliana Fisch, “essa ação é de suma importância para aprimorar o conteúdo das oficinas que serão desenvolvidas com os alunos durante o decorrer do projeto”.

Primeira fase do projeto

O início das atividades está previsto para 26 de agosto, em formato piloto, com uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz. A previsão é de que a primeira etapa se estenda até novembro, atendendo 25 alunos. Para 2026, o projeto deverá ser ampliado para 100 estudantes.

Participantes da ação

Além dos alunos bolsistas, participaram da visita os professores Danielle Paula Martins, Marcelo Pereira de Barros, Júlio César da Rosa Herbstrith e Glauber Candia Silveira, bem como os agentes da Defesa Civil Yann Moreira e Bárbara de Paz.

O que é o projeto Agente Mirim de Defesa Civil

O projeto Agente Mirim de Defesa Civil tem como objetivo promover educação preventiva e difundir a cultura de gestão de riscos desde a infância, utilizando oficinas interativas e atividades práticas para estimular a formação cidadã e a conscientização sobre desastres naturais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Cidades

Secretaria de Meio Ambiente de Gramado participa do Fórum Gaúcho de Arborização

Por Jonathan da Silva 11/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gramado (SMMA) participou, nos dias 7 e 8 de agosto, do XVI Fórum Gaúcho de Arborização, realizado em São Francisco de Paula pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O encontro reuniu especialistas e gestores municipais para discutir manejo, preservação e expansão das áreas verdes urbanas, com foco em ações que impactam a paisagem e o clima local. A equipe da pasta acompanhou palestras e oficinas sobre espécies nativas, arborização urbana e mudanças climáticas.

Segundo a secretaria, a participação possibilitou a aquisição de novas ideias e propostas para fortalecer a arborização em Gramado, além de confirmar que as práticas atuais de manutenção, expansão e substituição de árvores nativas seguem alinhadas às diretrizes apresentadas no evento. “A troca de experiências é essencial para aprimorar nossas ações e garantir mais qualidade de vida à população. Para além do debate de novas ações, também podemos observar que o nosso Plano de Arborização Urbana está no caminho certo, com manejo adequado e ampliação da arborização como forma de minimizar os impactos das mudanças do clima”, destacou a secretária adjunta do Meio Ambiente de Gramado, Karen Oliveira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2025 0 Comentários 333 Visualizações
Cidades

Câmara de Vereadores homenageia a entidade Planta Gramado

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

A entidade Planta Gramado foi homenageada na Câmara de Vereadores de Gramado na noite desta quarta-feira (6) pelos seus 20 anos de atuação em prol do desenvolvimento sustentável do município. A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente do Legislativo, Ike Koetz (PP), como reconhecimento ao trabalho realizado pela organização, que atua nas áreas de arquitetura, engenharia e setor imobiliário, com foco em planejamento urbano, educação ambiental e participação comunitária.

A Planta Gramado é composta por profissionais e empresários da serra gaúcha e surgiu com o objetivo de fortalecer o ecossistema urbano da região. A entidade já participou de conselhos municipais, apresentou propostas e contribuiu na formulação de políticas públicas ligadas à sustentabilidade e à organização urbana. Além disso, promove eventos voltados à valorização dos profissionais da área e à transformação do ambiente construído.

Agradecimento da entidade

O presidente da Planta Gramado, Bernardo Tomazelli, agradeceu a homenagem e destacou a atuação da entidade. “Quero agradecer aos nobres vereadores por prestarem essa justa homenagem à nossa entidade, que vem gerando impacto positivo no desenvolvimento urbano da cidade. A Planta é uma união de profissionais e empresários que buscam promover um mercado imobiliário mais sustentável para Gramado, desenvolvendo projetos de conscientização e conexão com toda a comunidade”, destacou Tomazelli.

Reconhecimento do legislativo

O vereador Ike Koetz, autor da proposta, ressaltou a importância da organização para o futuro da cidade. “O trabalho de vocês em Gramado é excepcional. Vocês impulsionam o setor imobiliário e a infraestrutura com responsabilidade ambiental e inteligência, contribuindo para o futuro da cidade com ações voltadas à educação e à participação comunitária”, expressou o parlamentar.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 283 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO