Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Business

Soprano conta com ações sustentáveis para preservação do meio ambiente

Por Marcel Vogt 06/06/2023
Por Marcel Vogt

A Soprano, especializada em soluções para casa e construções, possui diversas ações para a preservação da natureza relacionadas à sustentabilidade. Estas são maneiras de, além de colaborar com os processos internos da empresa, proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade em geral.

 

Entre as ações, um dos destaques é uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes Descarte Zero semiautomática, onde promove a reutilização da água do processo de acabamento das peças. Assim, já houve uma diminuição de até 80% no consumo e uma economia de mais de 15 milhões de litros de água, volume equivalente a seis piscinas olímpicas ou 30 milhões de garrafas de água de 500 ml. Outro investimento mais recente foi na primeira usina fotovoltaica em unidades da Soprano, em Caxias do Sul (RS), gerando energia por meio da luz solar, considerada uma fonte limpa e renovável. Com investimento de R$2,2 milhões, a própria Soprano gera 63% da necessidade de consumo de energia, o que significa uma economia mensal de aproximadamente R$40 mil. 

 

Outras iniciativas que impactam positivamente são que todas as embalagens de papelão utilizadas possuem selo FSC, garantindo que a origem da madeira é exclusiva de áreas de reflorestamento, como também o emprego de sistemas de lavagem de gases em todos os processos que necessitam de aquecimento e que podem arrastar contaminantes.

 

Por conta dessas práticas, a Soprano é constantemente validada pela sua colaboração, com certificações como o selo “eureciclo”, por contribuir com a cadeia de reciclagem no Brasil reconhecida mundialmente, e o certificado “Empresa Renovável”, emitido pela Ludfor Energia, que comprova a origem de fontes renováveis da energia elétrica utilizada em grande parte das instalações da empresa, proporcionando uma importante contribuição para a redução de emissão de gases que contribuem com o aquecimento global. Outro exemplo é o título internacional de Indústria Sustentável, entregue pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o que permite a integração ao grupo de empresas que substituíram o uso do HCFH-141b por substâncias que não agridem a camada de ozônio. 

 

A Soprano busca reduzir os possíveis impactos negativos causados pela sua atividade, desenvolvendo uma cultura empresarial em que os aspectos ambientais são levados em consideração em todos os processos de tomada de decisão, promovendo a preservação e o uso racional de recursos.

Sobre a Soprano 

Com mais de 65 anos de história, a Soprano é uma empresa multinegócios que atua nos segmentos de casa e construção com soluções para acesso e segurança, energia e bem-estar. Referência em confiabilidade, a marca oferece um portfólio de mais de 4 mil itens produzidos para o mercado brasileiro e demais países da América Latina. A Soprano abrange quatro unidades de negócios: MatCon, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis e Fotovoltaico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2023 0 Comentários 663 Visualizações
Ensino

Alunos do 6º ano plantam árvores frutíferas no terreno da escola

Por Marcel Vogt 06/06/2023
Por Marcel Vogt

Cuidar do meio ambiente começa desde cedo. Pensando nisso, a Emef Cei, junto à Secretaria de Meio Ambiente, implantou as primeiras árvores frutíferas no terreno da escola. Foram 21 mudas plantadas ao lado do ginásio da escola, as quais foram cultivadas pelos alunos da turma 64, do 6º ano de Campo Bom.

A iniciativa, segundo a professora de matemática Luciana Maldaner Reis, veio de um projeto de iniciação científica da escola. “Foi proposto para os alunos um projeto que fosse benéfico para a escola, que está completando 15 anos, e que tivesse alguma ação social, ou seja, para ser usufruído por outras pessoas. Uma das ideias sugeridas foi a do Pomares Urbanos, visto que não havia nenhuma árvore frutífera no pátio da escola”.

A ideia foi levada ao conhecimento da Prefeitura, que em conjunto com a Sema, forneceu mudas para o cultivo dos alunos. Essas árvores foram preparadas na nova estufa de mudas do Horto Municipal, que fornece dezenas de espécies para projetos no município. Dentre variedades como jabuticaba, bergamota, fruta do conde, pêssego e pitanga, algumas já vão fornecer frutos para todos da escola em 2024.

Alunos comentam

O estudante Joaquim, de 11 anos, falou que escolheu uma árvore de bergamota comum. Ele ajudou a enterrar o torrão com as raízes da muda e garantiu que, dentro de um ou dois anos, vai estar consumindo as frutas do pé.

Rebeca, de 12 anos, plantou uma muda de caqui, da variedade conhecida como chocolate. Além de ter adorado a atividade, ela falou que as árvores vão beneficiar a alimentação dos alunos de todos os anos da escola, propiciando também um espaço para lazer, com brincadeiras e rodas de conversa com os amigos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2023 0 Comentários 672 Visualizações
Variedades

Cultivo de tabaco e preservação ambiental

Por Marcel Vogt 05/06/2023
Por Marcel Vogt

De 05 a 09 de junho, comemora-se a Semana do Meio Ambiente, período de reflexão sobre as ações individuais e coletivas pela preservação do ambiente natural, para que se viva e se produza sem causar impactos negativos. A data também é oportuna para que se apresente alguns contrapontos a mitos que atingem a cultura do tabaco.

Entre eles, a de que a cultura seria responsável por desmatamentos. Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil, a cobertura florestal média das propriedades alcança quase um quarto da área, sendo 14% de mata nativa e 8,4% de plantio florestal para atender às necessidades de lenha e madeira. “O setor do tabaco já incentiva o plantio de espécies energéticas com o objetivo de preservar a floresta nativa desde a década de 70”, comenta Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Outro mito está relacionado à erosão do solo para rios e nascentes. Levantamento realizado pelo SindiTabaco junto às indústrias, aponta que 74% dos produtores aplicam técnicas conservacionistas como plantio na palha ou cultivo mínimo, o que é um indicador de preservação das águas, além de proteção ao solo.

Mas talvez o maior mito ligado à cultura do tabaco seja sobre o uso de agrotóxicos.  A adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), preconiza o monitoramento da ocorrência de pragas e há incentivos ao uso de agentes de controle biológico para manter o uso reduzido de agrotóxicos, que atualmente é de 1,01 quilo de ingrediente ativo por hectare, número muito inferior ao de outras culturas de consumo alimentar que chegam a 40 quilos por hectare.

Ainda quando o tema é agrotóxico, uma das ações que tem muita relação à preservação do meio ambiente é o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias, ação itinerante que realiza a logística reversa das embalagens e encaminhamento para o destino adequado. Atualmente, 381 municípios são beneficiados com a iniciativa que, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), liderou a realização dessa modalidade de devolução de embalagens no ano passado.

MITOS PELO MUNDO 

A Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA) também esclarece sobre o mito de que o cultivo de tabaco é prejudicial para o meio ambiente. Os dados da entidade mostram que o tabaco cresce em 0,25% das terras cultivadas do mundo, portanto, o tamanho de sua produção não é uma ameaça em comparação com muitas outras atividades agrícolas. Para evitar danos ao solo, que é o principal patrimônio dos pequenos agricultores, há o emprego de técnicas corretas. Como o tabaco é uma cultura resistente, a quantidade de fertilizantes e de agrotóxicos é reduzida em comparação com outras culturas. Por responder bem aos regimes pluviométricos nas áreas onde é produzido, menos de 15% da produção mundial é cultivada em lavouras irrigadas. E nos países que usam a lenha na cura do tabaco, os produtores cultivam espécies específicas para essa finalidade.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2023 0 Comentários 683 Visualizações
Business

Abertura da Fiema Brasil destaca cenário de inovação e oportunidades

Por Marcel Vogt 09/05/2023
Por Marcel Vogt

Após cinco anos de espera e muita expectativa, o maior encontro ambiental do Sul do país congregou sua rede de parceiros em uma solenidade que marcou o retorno da 9ª Fiema Brasil na noite de segunda-feira (8). A Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente iniciou sua programação nesta terça-feira (9), e segue até o dia 11, no Pavilhão no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, apresentando as soluções e inovações de 150 marcas, entre empresas expositoras e startups, e oportunizando o acesso ao conhecimento em um extenso circuito de palestras e painéis.

A Fiema nos mostrará o caminho do desenvolvimento agregado ao respeito com o meio ambiente para que possamos tornar o cuidado com a gestão ambiental uma prática real.

“A Fiema nos mostrará o caminho do desenvolvimento agregado ao respeito com o meio ambiente para que possamos tornar o cuidado com a gestão ambiental uma prática real”, disse o presidente da Fiema Brasil, Jonas Foresti Brevia. A feira consolida-se, também, como importante canal de conexões com o futuro, networking, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e oportunidades. “A Fiema está aqui para trazer soluções para as empresas, para os negócios e para o mundo. A Fiema é a vida de que se transforma e se renova diante de nós e por meio das nossas mãos”, completou.

Presidente da Fundação Proamb, entidade promotora do evento, Neri Basso destacou as parcerias construídas com os municípios em que a organização mantém unidades de negócios, e disse ser essa uma das formas de as comunidades se desenvolverem. Ao agradecer aos prefeitos e representantes de Bento Gonçalves, sede da instituição; Pinto Bandeira, onde está sediada a Central de Resíduos; Nova Santa Rita, lugar de operação da unidade de Coprocessamento; e Farroupilha, onde está a Estação de Transbordo, Basso destacou a importância do trabalho conjunto. “Temos que estar juntos e unidos, olhando para o presente e para o futuro, sendo fortes em parcerias e atuantes em sinergia no desenvolvimento”, destacou.

Para ele, a Fiema Brasil representa um espaço de atrações e de oportunidades, sendo meio para trazer desenvolvimento sustentável aos negócios. “Com a Fiema, nosso polo ambiental já nasceu. Durante os três dias de programação, todos comprovarão como a feira cresceu e está fazendo a diferença na construção por uma sociedade melhor”, disse Basso.

O viés pioneiro da Fiema ganhou ênfase também na manifestação do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. “Quando nem se falava em ESG, já tínhamos esse conceito sendo praticado em Bento Gonçalves por meio do trabalho da Proamb, que há 30 anos vem trazendo soluções para a gestão ambiental de nossas indústrias e sendo vanguardista, também, ao trazer a temática do meio ambiente como protagonista de uma feira”, destacou.

A agenda da 9ª Fiema Brasil abriu às 9h desta terça (9), com a programação do 5º Meeting Empresarial. O evento discute o tema “Brasil que dá certo: Sobrevivência e Sucesso” com Marco Dorna, presidente da Tetra Pak no Brasil; José Antônio Ribas Júnior, diretor executivo de Agropecuária e Sustentabilidade da JBS/Seara; César Saut, vice-presidente Corporativo da Icatu Seguros; e o convidado especial, o argentino Mario Weitz, consultor do Banco Mundial.

O Meeting é uma das atrações do FiemaCon, espaço destinado ao conhecimento da feira que terá, ainda 7º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, o 6° Seminário de Segurança do Trabalho, o 3° Seminário de Energias Renováveis, o 1° Seminário de

Construções Sustentáveis e o 1° Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos e Urbanos.

A Fiema destaca também a inédita Arena de Startups, com mais de 50 startups apresentando soluções ambientais, de gestão e de inovação, além de mais de 30 palestras e painéis e batalhas de startups.

Serviço:

O quê: 9ª Fiema Brasil
Quando: de 9 a 11 de maio, das 9h às 20h
Onde: Parque de Eventos (Pavilhão E), em Bento Gonçalves
Quanto: entrada franca, mediante inscrição prévia – exceto para a programação do FiemaCon

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/05/2023 0 Comentários 654 Visualizações
Ensino

Pró-Sinos e Feevale dão início ao projeto EducAÇÃO

Por Marina Klein Telles 12/04/2023
Por Marina Klein Telles

Começou nesta semana mais uma edição do projeto social Feevale Educação Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos, promovido em conjunto pelo Consórcio Pró-Sinos e pela universidade. A aula inaugural aconteceu no fim da tarde da última segunda-feira (10), e contou com a presença do presidente do Pró-Sinos e prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues.

No total, 94 professores e profissionais que atuam com educação ambiental, representando 21 municípios, estão participando do curso com o objetivo de tornar-se multiplicadores das ações de conscientização promovidas pelo Pró-Sinos junto às comunidades.

Os educadores estarão aptos a desenvolver os temas relacionados ao saneamento básico nas escolas e nos demais grupos. “É uma honra contar com a presença desse expressivo número de pessoas que irão levar às comunidades diversas informações relacionadas a temas como os cuidados e a preservação com a água, as formas corretas do descarte dos resíduos sólidos, entre outras questões relevantes para a conscientização ambiental no dia a dia dos municípios”, destaca o presidente do Consórcio Pró-Sinos.

As próximas aulas, referentes aos módulos dois a cinco, estão agendadas para os dias 17 e 24 de abril e 2 e 8 de maio. Além disso, estão previstas atividades de campo e um encontro de boas práticas, respectivamente nos dias 15 de maio e 5 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, quando ocorrerá a conclusão das atividades.

Ao longo do curso serão abordados, entre outros temas, a geomorfologia, a biodiversidade e a caracterização biogeográfica da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, além de questões ligadas à limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, consumo sustentável, abastecimento de água, esgotamento sanitário e saúde pública. Os municípios que contam com participantes no curso são: Nova Santa Rita, Portão, Parobé, Esteio, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Nova Hartz, São Leopoldo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Canoas, Araricá, Campo Bom, Estância Velha, Triunfo, Montenegro, Butiá, Taquara, Dois Irmãos, Três Coroas e Ivoti.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/04/2023 0 Comentários 721 Visualizações
Cidades

Go Green Eco Race reúne 3 mil participantes na Orla do Guaíba

Por Marcel Vogt 04/04/2023
Por Marcel Vogt

Esporte e responsabilidade ambiental correndo juntos. Esse foi o principal legado da primeira edição da corrida de rua Go Green Eco Race que contou com a participação de mais de três mil atletas neste domingo (02), na Orla do Guaíba. Com circuitos de 5 e 10km, a iniciativa teve um diferencial importante em relação a outras corridas de rua: conectar a prática de atividade física com a preservação do meio ambiente, através de ações de incentivo ao descarte correto de resíduos, à importância da reciclagem e à sustentabilidade.

 

Ao longo do percurso, os participantes contaram com coletores de materiais recicláveis. As lonas foram produzidas com polipropileno e as estruturas de madeira e alumínio são totalmente reutilizáveis. “A Go Green Eco Race é uma oportunidade de trabalhar a economia circular e a reciclagem em um ambiente de prática esportiva, além de contribuir para a geração de renda de trabalhadores da cadeia da reciclagem”, destaca a diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, Ana Laura Sivieri.

 

A estimativa é que 7 mil copos plásticos tenham sido recolhidos e destinados à Coopertinga, de Porto Alegre, transformando-se em renda para os trabalhadores que não estão recebendo resíduos porque tiveram sua unidade de triagem destruída por um incêndio em janeiro deste ano. “Esse material vai nos ajudar bastante para termos materiais para vender e converter em renda para nós. Esperamos arrecadar cerca de 2 mil toneladas hoje”, relata o presidente da Coopertinga, Gerno Dias Prado.

 

A Go Green Eco Race é organizada pela Norte Marketing Esportivo e com patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. No dia 19/03 aconteceu a edição em Salvador (BA), que reuniu mais de 4 mil atletas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/04/2023 0 Comentários 622 Visualizações
Variedades

RS atinge metas de melhoria em cuidados climáticos e ambientais

Por Marina Klein Telles 17/03/2023
Por Marina Klein Telles

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), o Rio Grande do Sul está entre os estados que atingiram maior pontuação no país em relação às metas climáticas. O estudo foi divulgado na quinta-feira (16), na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

“O resultado reforça o comprometimento do Estado com os compromissos climáticos assumidos. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais os resultados, a fim de que nos tornemos um exemplo para o país e possamos construir um mundo melhor para as futuras gerações”, destaca a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Roadmap

Os dados são acompanhados por meio de uma ferramenta, chamada Roadmap da Carta da Abema pelo Clima. Desenvolvida pela Câmara Técnica do Clima da Abema, é utilizada para o monitoramento dos compromissos climáticos estaduais.

O Roadmap constitui um roteiro de ações e etapas para mensurar e orientar o avanço dos estados nos 17 compromissos da Carta da Abema. Ele permite que os estados conheçam suas potencialidades e gargalos nos diferentes setores da agenda climática, e contribui para a troca de conhecimento e para colaboração entre os governos estaduais.

Segundo a assessora da Sema, Isa Osterkamp, o alinhamento entre os estados “é fundamental para que todos saibam o que cada ente federativo está fazendo e qual a direção da Abema e do país na questão das mudanças climáticas. Na Câmara Técnica do Clima é possível ter conhecimento das diretrizes e dos caminhos a serem seguidos para se cumprir as metas acordadas”.

Estágios de monitoramento climático

O monitoramento define cinco estágios de maturidade climática dos estados. O marco zero é o Inicial, em que ainda não há nenhum trabalho em relação ao clima; o Iniciar é uma preparação, com levantamento de dados ou diagnóstico; o Consolidar é a fase de definição de estratégias de atuação e de tarefas; o Decolar é a execução da atividade principal proposta, já o Exemplar é o passo final, com resultados tangíveis.

O Rio Grande do Sul, de acordo com o relatório, está no quarto estágio, o Decolar, junto a outros nove estados.
“No contexto desafiador da vulnerabilidade climática, o Estado prevê ações concretas de adaptação e mitigação por diversos mecanismos, protocolos e acordos existentes, tais como a elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa, de um Plano de Descarbonização e do Pagamento por Serviços Ambientais, além do fomento para atividades que estimulem práticas sustentáveis de neutralização de gases de efeito estufa”, explica a coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller de Lara.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/03/2023 0 Comentários 778 Visualizações
Cidades

Picada Café tem primeira propriedade livre de brucelose e tuberculose

Por Felipe Schwartzhaupt 04/11/2022
Por Felipe Schwartzhaupt

A família de João Carlos Federhen, de Joaneta, é a primeira a receber o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose em Picada Café. O ato de entrega da certificação ocorreu na última sexta-feira, 28, e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Inspetoria Veterinária, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Petrópolis e Picada Café, Queijaria Nova Alemanha e veterinários que acompanham a propriedade.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Neco Linck, diz que o certificado é uma grande conquista para o município e para o produtor, que em duas oportunidades perdeu seu rebanho devido à tuberculose. “O certificado é renovado anualmente e possui a chancela da Secretaria Estadual da Agricultura e do MAPA”, explica.

O engenheiro agrônomo da Emater, Rafael Hoss, parabeniza a família e ressalta a importância da conquista, pois acompanhou o processo e viu as dificuldades que enfrentaram. “Esta família serve de exemplo para outras pela persistência e sucessão. A maioria teria desistido da atividade, mas segundo relato pessoal do João na época, só não desistiu pois tinha o filho Lucas que os motivava a continuar”, salienta.

Rafael destaca que ficou surpreso quando a família lhe procurou querendo financiar a compra de novas matrizes. “Fizemos uma busca ativa para localizar alguma propriedade na região com certificação livre de brucelose e tuberculose para a compra dos animais”, lembra.

Satisfeito com a conquista, João Carlos Federhen lembra que há cerca de 10 anos precisou sacrificar 43 animais por terem positivado tuberculose e que há três anos teve uma segunda perda do rebanho pelo mesmo motivo. “Dediquei minha vida à produção de gado leiteiro e fico feliz por ver que este trabalho vai continuar com o meu filho Lucas”, enfatizou. “Superamos todas as dificuldades e hoje nossa propriedade é livre de brucelose e tuberculose para garantir alimento de qualidade para todos”, acrescenta.

Atualmente a família Federhen conta com 70 animais, produz cerca de 750 litros de leite por dia e tem a venda de toda produção garantida para a Queijaria Nova Alemanha. “Agradeço à Administração Municipal, Emater, Sindicato, Inspetoria Veterinária, Queijaria Nova Alemanha e aos veterinários que acompanham a propriedade pelo apoio, conclui.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/11/2022 0 Comentários 805 Visualizações
Cidades

Programa Arboriza Campo Bom distribuiu mais de 1,3 mil mudas de árvore

Por Felipe Schwartzhaupt 17/10/2022
Por Felipe Schwartzhaupt

Tendo em vista a sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Arboriza Campo Bom distribuiu 1.350 mudas de árvores nativas aos moradores da cidade. “Até o final de outubro pretendemos plantar mais 400 mudas. Sabemos que a arborização traz uma série de benefícios relacionados à estabilidade climática, além do equilíbrio ecológico promovido pela diminuição da poluição, por isso damos a devida importância para esse movimento”, comenta o prefeito Luciano Orsi.

Considerando as altas temperaturas do município, o secretário da Sema João Flávio da Rosa explica: “Uma arborização bem constituída melhora a umidade do ar e a temperatura; o que reflete no conforto térmico para as pessoas, logo, mais qualidade de vida”.

O programa

Responsável pelo plantio de quase 15 mil árvores o Plano Municipal de Arborização Urbana (componente do Arboriza), tem por objetivo plantar 25 mil mudas nas vias urbanas, nos parques e na recomposição da mata ciliar dos principais arroios da cidade.

Horto Municipal

O Horto Municipal recebe e realiza a manutenção de mudas de árvores nativas que são enviadas ao Município principalmente como forma de compensação ambiental. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.

Como solicitar

Moradores de Campo Bom podem solicitar mudas de forma gratuita, pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 35988643. Isso sob orientação de técnicos da Sema, que indicam quais as espécies mais apropriadas para cada situação e local. Por exemplo, para áreas com fiação elétrica recomenda-se: chal-chal, pitanga, goiaba-da-serra, ipê-amarelo e aroeira-salsa; já onde não há fiação é possível plantar árvores maiores como ipê-rosa, pau-ferro, sibipiruna e jacarandá. Também é possível agendar visitas para escolas mediante pedido.

Passagem do Dia da Árvore

Na data de 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, em alusão a Prefeitura plantou 143 sibipirunas, na avenida Carlos Strassburger Filho, um dos principais acessos à cidade. Destas, algumas foram substituições de mudas danificadas.

Foto: Jordana Fioravanti/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/10/2022 0 Comentários 551 Visualizações
Variedades

Mais de 600 mudas de árvores estão para doação pela Secretaria de Meio Ambiente

Por Felipe Schwartzhaupt 05/10/2022
Por Felipe Schwartzhaupt

A campanha “Plante uma árvore”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), está com mais uma edição em andamento, sempre com o objetivo de incentivar o plantio consciente em nosso município. Estão para doação mais de 600 mudas de árvores, de várias espécies, como Angiquinho, Ipê Amarelo, Jabuticabeira, Ingá Feijão, Ipê Roxo, Salseiro, Goiabeira, entre outras.

Cada pessoa poderá tirar o limite máximo de 20 mudas. Os interessados devem abrir um protocolo por meio do telefone 3097-9400. Após a abertura é necessário ir até o Parcão, na Rua Barão de Santo Ângelo, nº 1787, em Hamburgo Velho, de segunda a sexta, das 9h às 15h, com o número do protocolo para fazer a escolha da espécie. Para quem se dirigir ao Parcão de carro, pode utilizar a entrada de veículos do Parque, localizada na Rua Almiro Lau, esquina com a Rua Júlio Luis Steigleder.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/10/2022 0 Comentários 672 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO