Mais vistas
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Variedades

Palestra sobre economia e meio ambiente marca o aniversário da Sicredi Vale do Rio Pardo

Por Felipe Schwartzhaupt 20/09/2022
Por Felipe Schwartzhaupt

Na próxima quarta-feira, 21, a Sicredi Vale do Rio Pardo completa 103 anos de atuação, sempre seguindo por um caminho orientado pelos princípios cooperativistas. Para comemorar o aniversário em grande estilo, umas das mais antigas cooperativas do Rio Grande do Sul realiza na sua sede administrativa, às 19 horas, a palestra Economia e Meio Ambiente: uma união de futuro, com a comunicadora Giane Guerra. O evento, que contará com a presença de lideranças dos nove municípios da base de atuação da Sicredi VRP, delegados de Núcleo e convidados, também será transmitido pelo canal oficial da cooperativa no Youtube (https://www.youtube.com/c/SicrediVRP).

Giane Guerra é uma das principais jornalistas da área econômica do Estado. É formada em Jornalismo e Direito, e estudante de Economia. Comunicadora do Grupo RBS há mais de 20 anos, Giane é apresentadora e comentarista de economia da Rádio Gaúcha, Jornal Zero Hora, site GZH e RBS TV.

Serviço:

O que: Palestra Economia e Meio Ambiente: uma união de futuro, com a comunicadora Giane Guerra
Quando: Quarta-feira, 21 de setembro de 2022, às 19 horas
Onde: Acesso via Rubem Guilherme Kaempf, 11, Bairro Germânia – Santa Cruz do Sul – RS

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/09/2022 0 Comentários 575 Visualizações
Cidades

Projeto Adote uma Árvore, de Santa Cruz, contempla rua Senador Pinheiro Machado

Por Amanda Krohn 23/08/2022
Por Amanda Krohn

O Projeto Adote uma Árvore, de Santa Cruz do Sul, contemplou a rua Senador Pinheiro Machado, no centro do município, no último sábado (20). Voluntários estiveram no local realizando o plantio de mudas de louro, ipê roxo e canela de veado, espécies adequadas à arborização do passeio público. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Escoteiros Santa Cruz e empresa Reflorest. O Projeto Adote uma Árvore tem como objetivo estimular o cidadão para o plantio orientado, evitando assim o desenvolvimento de espécies impróprias ao perímetro urbano em locais inadequados. Na hora do plantio são observadas as métricas previstas em lei municipal. A ação ocorre tradicionalmente aos sábados e a próxima está agendada para o dia 27. A comunidade também pode participar.

Fotos: Escoteiro/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/08/2022 0 Comentários 671 Visualizações
Ensino

Estudantes de Nova Santa Rita arrecadam mais de 1 tonelada de resíduos e trocam por alimentos

Por Ester Ellwanger 07/07/2022
Por Ester Ellwanger

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Aggens, de Nova Santa Rita, deram um exemplo de mobilização, solidariedade e preocupação com o meio ambiente. Com apoio dos professores, eles participaram do projeto Plastitroque, da Braskem, e conseguiram arrecadar 1.017 kg de resíduos, que foram trocados por alimentos. A ação começou em 29 de junho e vai até 08 de julho. Os materiais coletados serão destinados à Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO), de Triunfo. O objetivo do projeto é incentivar a conscientização ambiental e a reciclagem por meio da coleta de resíduos plásticos gerados no dia a dia das pessoas. E o resultado de Nova Santa Rita chegou a surpreender pelo empenho e participação.

O aluno Bruno Souza Correia, do 7o ano, foi responsável por um verdadeiro mutirão voluntário. Assim que atingiu o volume mínimo para ganhar o KIT 2 – correspondente a 1,5 kg de alimentos -, abriu mão de concorrer ao brinde especial e doou seu excedente aos colegas. Isso motivou outros alunos, até de outras turmas, a irem atrás de mais resíduos para doar aos colegas fazendo com que mais estudantes pudessem trocar por alimentos. A estimativa é que essa rede de conscientização e solidariedade tenha envolvido mais de 50 crianças.

 

Os irmãos Mykaella e Mizael Donato da Silva, que estão, respectivamente, no 3o e 4o anos, alcançaram o recorde, arrecadando cada um quase 40 kg de resíduos. A família vive da reciclagem e eles  trabalham com os pais no turno inverso da escola. Juntos, conseguiram entregar um total de 79,4 kg, ficando 39,7 kg para cada um e garantindo o primeiro lugar para os Mykaella e Mizael. Mirella Vasconcelos Correia, aluna do 1o ano, também teve uma participação ativa e conseguiu arrecadar 36,925 kg, conquistando o terceiro lugar.  Os professores e funcionários também deram o exemplo e juntos levaram mais de 100 kg. Os destaques receberam uma cesta com material escolar e chocolates como forma de homenagear a adesão ao projeto em uma cerimônia que aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) e contou com a presença da Braskem e do poder público municipal.

 

Garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos foram pesados e convertidos em plasticoins, a moeda plástica feita do reaproveitamento de copos descartáveis. Os plasticoins foram trocados por kits com alimentos. Cada 900 gramas de resíduos, por exemplo, equivale ao kit 1 (1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 1 litro de leite e 1 gelatina) e 1,5 kg de resíduos ao kit 2 (2 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 2 litros de leite e 2 gelatinas). Foram entregues aos alunos 547 kits, gerando um total de 2,61 toneladas de alimentos distribuídos.

“A mobilização da Escola Victor Aggens demonstra que quanto mais cedo começamos a conscientização sobre a separação adequada dos resíduos, melhores são os resultados. Os alunos, professores e funcionários ajudam a criar novos hábitos em suas famílias e, assim, formamos uma rede que tem impactos positivos para o ambiente e para todos nós. Com o Plastitroque também compartilhamos conhecimento sobre o funcionamento da cadeia da reciclagem e a importância da coleta seletiva despertando os estudantes para o descarte correto e à preservação”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

 

Sobre o programa

O Plastitroque busca incentivar os participantes a coletarem resíduos plásticos que produzem no seu dia-a-dia (garrafas plásticas, sacolas plásticas, tampinhas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos) para, depois, terem a oportunidade de trocar por plasticoins, que posteriormente são trocados por kits com alimentos. O programa terá ainda mais três edições em 2022: Montenegro, Triunfo e Porto Alegre.

 

A primeira edição do ano aconteceu na Escola Ramirez Galvão, na Vila Mangueira, em Rio Grande, e arrecadou 321 kg de resíduos. Participaram 128 alunos, professores, pais e integrantes da comunidade. O material arrecadado beneficiou quatro associações do município: Associação dos Trabalhadores de Resíduos Recicláveis – Astar, Associação dos Trabalhadores de Resíduos Recicláveis da Vila da Quinta, Associação de Resíduos Recicláveis do Cassino e Cooperativa Santa Rita, que receberam aproximadamente 80kg de material, gerando renda para as cooperativas.

Foto: Willian Barbosa e Jefferson Bernardes/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

07/07/2022 0 Comentários 1,K Visualizações
Variedades

Pró-Sinos realiza debate sobre a Regionalização do Saneamento Básico no RS

Por Ester Ellwanger 04/07/2022
Por Ester Ellwanger

Esclarecer as principais dúvidas dos municípios gaúchos em relação à Regionalização do Saneamento Básico a partir de um debate entre diversos atores envolvidos com o tema. Esse foi o objetivo do encontro realizado pelo Consórcio Pró-Sinos nesta quinta-feira, 30 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. Em janeiro deste ano, foi aprovada a Lei Estadual 15.795, que cria e dispõe sobre as duas Unidades Regionais de Saneamento Básico (URSB). Os municípios terão até o fim do mês de julho para optar se pretendem aderir a essas unidades regionais ou não. O presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, conduziu o debate.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, o Novo Marco do Saneamento (Lei 14.026/2020) trouxe obrigações para o Estado e os prestadores de serviço, estabelecendo metas de qualidade e abrangência dos serviços prestados à população e garantindo condições para as agências reguladoras realizarem a fiscalização.

“A decisão pela adesão ou não à regionalização não deve ser feita com falta de informação. Espero que esse modelo traga resultados positivos no sentido de ampliar a população atendida por esses serviços essenciais, que têm influência direta nas contas e no funcionamento de cada município”.

Para a superintendente de Relações Institucionais da Corsan, Samanta Popow Takimi, a Corsan acompanha atentamente a regionalização, mas em segundo plano, pois é prestadora de serviço público. No entanto, está lado a lado e à disposição dos municípios.

“O objetivo de todos é a  melhoria da qualidade do serviço. Acompanhamos a legislação, foram tantas MPs, decretos, mas o que importa é que estejamos todos juntos para obtermos uma melhor qualidade da água”, destacou.

Na avaliação do procurador da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Juliano  Heinen, a regionalização é um tema central dentro do Novo Marco do Saneamento. “A grande pergunta dos prefeitos que nos procuram é ‘o que eu faço numa situação como essa, devo aderir ou não?’ Não pretendemos convencer ninguém. O Estado fez uma proposta, e a titularidade continua sendo do município. Ele, na sua autonomia, decidirá se quer ou não aderir”, esclareceu. Se o município não estiver regionalizado perderá o acesso aos recursos da União para o saneamento. A responsabilidade pela universalização do saneamento até 2033, conforme o Novo Marco do Saneamento, ainda é de cada município.

O presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luiz Afonso Senna, destacou a importância do papel da agência nas questões relacionadas ao saneamento. “O papel da AGERGS é assessorar os municípios. A meta é atingir a universalização e fazer com que as pessoas tenham acesso a esses serviços. O município pode aderir ou não, mas cada tomada de decisão implica em resultados diferentes e a responsabilidade é do prefeito que, em 2033, haja o chamado acesso universal”, acrescentou.

O consultor e conselheiro aposentado do TCE/RS, Pedro Henrique Poli de Figueiredo, fez críticas quanto aos prazos da Lei 14.026/2020. Na avaliação dele, se os prazos fossem mais realistas, teria sido melhor a preparação para os desafios trazidos pela legislação. Ele também questionou o fato de a lei estadual apresentar apenas um critério unificador para cada grupo: os municípios que têm contrato com a Corsan e os que não têm.

“Os municípios estão inseguros quanto a isso. Não é o critério natural”, opinou.

O Promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Maurício Trevisan, destacou que a decisão (sobre a regionalização) já foi tomada. “Por mais que se possa debater a respeito, não há muito efeito. A Lei Estadual 15.795 veio na esteira do que o marco federal determinou, e estabelece a regionalização”, afirmou. O promotor citou pesquisas que fez em outros estados, sobre como fizeram a regionalização e, em geral, optaram por fazer a divisão em poucas regiões.

O presidente do Pró-Sinos, Leonardo Pascoal, destacou a participação do consórcio desde o início das discussões sobre a Regionalização do Saneamento. “Fomos o primeiro consórcio de municípios a procurar o Governo do Estado para apresentar uma proposta. A nossa preocupação maior foi assegurar a sustentabilidade das operações dos municípios menores, que teriam individualmente uma condição menos favorável para obter a prestação de serviços a um custo que seja razoável”, explicou. Entre os 28 municípios consorciados, há realidades distintas. Alguns contam com autarquias próprias, enquanto outros não têm prestador de serviços e é a própria prefeitura que faz o abastecimento de água.

“A regionalização tem a intenção de preservar essa sustentabilidade da operação como um todo, independentemente da questão dos prestadores”, finalizou.

 Desafio

O Novo Marco Legal impôs um desafio ao país: levar água tratada a 99% da população, recolher e tratar 90% do esgoto sanitário e atingir metas de desempenho para os serviços de saneamento até 2033. Para isso o poder público deve se mobilizar na condução do processo que envolverá também a iniciativa privada e a população.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

04/07/2022 0 Comentários 505 Visualizações
Cidades

Semae abre visitas para conhecer o processo de tratamento de água e esgoto do município

Por Ester Ellwanger 01/07/2022
Por Ester Ellwanger

No dia 24 de junho, a autarquia retomou as visitas às unidades de tratamento do Semae, de São Leopoldo, que foram encerradas pela pandemia do novo coronavírus. Alunos de Engenharia Química e do Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, foram os primeiros a participar dessa retomada com a visitação a Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-02) e também a Estação de Tratamento de Esgoto da Vicentina – (ETE Vicentina).

Para a gerente de Esgotamento Sanitário, Aline Barreto, que conduziu a visita, o Semae estimula a população a conhecer mais sobre os processos de tratamento de água e de esgotos, assim como reforçar a importância do cuidado e preservação da água – como recurso essencial e finito – através dessas visitas técnicas.

“Com essa oportunidade, os estudantes e  professores têm a oportunidade de visualizar os desafios enfrentados no saneamento e com isso despertar o olhar para novas soluções e tecnologias voltadas para a área. A partir de visitas, como a realizada na sexta-feira, o Semae já iniciou parcerias de pesquisas com escolas das redes municipal, estadual e universidades, incluindo Unisinos e UFRGS”, explica.

 

Relatos de quem participou

Eduardo Echevenguá Barcellos, docente da área ambiental no IFRS Campus Feliz, foi responsável por levar e orientar a turma até a visita técnica. De acordo com ele, descobriu a oportunidade através de uma aluna no campus. “Estávamos procurando lugares para coletar amostras de águas para uma pesquisa com testes de coagulante natural. As visitas técnicas servem para que possamos verificar como são na prática, os procedimentos de tratamento. Após a primeira coleta de amostras para a pesquisa, a Aline passou da possibilidade de agendar visitas, o que logo fiz”, argumenta.

O docente ainda comentou que a turma ficou muito satisfeita com a experiência. “Foi excelente, fomos muito bem recebidos, todos que apresentaram tanto a ETA quanto ETE foram muito didáticos e os alunos puderam verificar como é o trabalho nas estações e entender como chega a água na casa das pessoas e como os esgotos são tratados”. Contente com a organização e atendimento, ele finalizou revelando que recomendaria a visita para outras instituições.

“Por ser um lugar organizado e seguro para os estudantes, pela didática e recepção dos funcionários, pelas etapas dos tratamentos ali presentes e pela rapidez no retorno quanto ao agendamento, eu indicaria”, pontua.

Foto: Digue Cardoso/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

01/07/2022 0 Comentários 821 Visualizações
Cidades

Meio Ambiente de Novo Hamburgo faz doação de mudas de árvores

Por Ester Ellwanger 29/06/2022
Por Ester Ellwanger

Continuando a campanha “Plante uma árvore!”, iniciada o ano passado, e com o objetivo de incentivar o plantio e conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) está doando mudas de árvores. Estão sendo oferecidas mais de 1.800 mudas, das espécies: Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Pata de Vaca, Aroeira Pimenta, Cedro, Caroba, Ingá Feijão, entre outras.

Cada pessoa poderá tirar o limite máximo de 20 mudas. Os interessados devem abrir um protocolo por meio do telefone 3097-9400. Após a abertura é necessário ir até o Parcão, na Rua Barão de Santo Ângelo, nº 1787, em Hamburgo Velho, de segunda a sexta, das 9h às 15h, com o número do protocolo para fazer a escolha da espécie.

Para quem se dirigir ao Parcão de carro, pode utilizar a entrada de veículos do Parque, localizada na Rua Almiro Lau, esquina com Rua Júlio Luis Steigleder.

Foto: Lu Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria
29/06/2022 0 Comentários 763 Visualizações
Cidades

Fiscalização ambiental de Novo Hamburgo monitora o lançamento de efluentes em arroios

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Novo Hamburgo iniciou nesta quarta-feira, 8 de junho, a coleta de amostras de efluente tratado em empresas de acabamento de couro da ciadde. O objetivo da ação é verificar se as indústrias que geram efluentes industriais estão cumprindo com o determinado nas licenças ambientais.

“É muito importante que as empresas cumpram com as obrigações descritas na Licença Ambiental para evitar a contaminação dos arroios. Portanto, fazemos essas fiscalizações de rotina para reforçar junto às empresas a importância de manterem em bom funcionamento nas Estações de Tratamento de Efluentes”, detalha o titular da Semam, Ráfaga Fontoura.

Há dois anos a equipe vem monitorando os arroios, mas quando se constata alguma alteração na qualidade da água é muito difícil saber de qual empresa veio a contaminação. “Fomos inicialmente em empresas de couro pela representatividade do setor na região, sendo fundamental uma estação de tratamento de efluentes bem eficaz”, explica a diretora de Proteção Ambiental, Maya da Silveira Ruschel.

As amostras coletadas são enviadas ao laboratório para que seja feita a análise físico-química. Com o resultado, caso constatado o descumprimento da licença ambiental, será possível adotar as medidas necessárias para adequar a situação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

10/06/2022 0 Comentários 880 Visualizações
Variedades

Horta Comunitária de Novo Hamburgo promove pedágio com mudas

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Horta Comunitária Joanna de Ângelis, de Novo Hamburgo, realiza amanhã,  11 de junho, a segunda edição do Pedágio da Horta. Ocorrendo nas esquinas da avenida Pedro Adams Filho com a rua Lima e Silva e das ruas Bento Gonçalves com a Marcílio Dias, no centro de Novo Hamburgo, entre 9h e 13h, a iniciativa trocará mudas de chás e temperos (ora-pro-nóbis, manjericão, poejo, erva doce e muito mais) por doações de R$ 5,00 e R$ 10,00.

2º Edição

Esta, que é a segunda edição do Pedágio – a primeira foi realizada em 2019, antes da pandemia de Covid-19 -, tem o objetivo de arrecadar fundos para a conclusão da reforma do chamado prédio azul, onde a Horta promoverá aulas de judô, capoeira e informática para crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Hoje as crianças estão tendo aulas em locais externos ou improvisados. O prédio azul abrigará melhor as atividades e dará um conforto maior para as crianças, especialmente nessa época de frio mais intenso”, explica o presidente da Horta, Gilmar Dalla Roza. Segundo ele, devem ser distribuídas cerca de 500 plantas, em uma ação que, além de ajudar na reforma do prédio, tem a missão de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.

“Neste Mês do Meio Ambiente, também é missão da Horta chamar a atenção para o cuidado com a nossa Terra e com todos os seus habitantes”, conclui Dalla Roza.

 

A horta

Fundada em 1990, a Horta Joanna de Ângelis é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem o objetivo de auxiliar a comunidade carente de Novo Hamburgo e região. Além de manter uma extensa horta orgânica, com cursos de jardinagem voltada à sustentabilidade para crianças e adolescentes, a organização conta com um corpo de 600 voluntários que auxiliam no preparo de refeições para pessoas em situação de rua – que após atendimento são encaminhadas para a Assistência Social da prefeitura de Novo Hamburgo -, realizam consultas psicológicas e psicopedagógicas, dão aulas de capoeira, judô, futebol, entre outros.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

10/06/2022 0 Comentários 785 Visualizações
Cidades

Ação na Praça abre a programação do mês do Meio Ambiente em Montenegro

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Um momento para refletir sobre o papel de todos na preservação da natureza. A programação do Mês do Meio Ambiente iniciou na manhã desta quarta-feira, 8 de junho, com diversas atividades na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. A ação visa levar para perto da comunidade a divulgação dos serviços prestados no município e a discussão de atitudes que podem ajudar no cuidado com o meio ambiente.

Dentre as atividades disponíveis no local, estão a doação de mudas de espécies nativas, distribuição de composto orgânico, informações sobre a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), distribuição de materiais de educação ambiental e da coleta de lixo e cadastramento de animais para castração. Para as castrações, é necessário levar documento do proprietário do animal ou tutor responsável e duas fotos impressas do bichinho.

O evento conta também com a participação de parceiros como Planeta Ecológico, Limitless Stand Up Paddle e Remadores Montenegro, que estão realizando a divulgação de seus trabalhos. A ação se estende até às 16h.

Segundo o chefe do serviço de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Ronei Cavalheiro, será um dia especial para alertar a população da importância do cuidado com o meio ambiente.

“É fundamental que as pessoas compreendam questões como o aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, a situação pode melhorar”, destaca. Ele ainda enfatiza que a ação também visa divulgar para a população os serviços realizados pelo município, como a coleta seletiva. “Separar o lixo é uma ação fundamental para não degradar a natureza”, explica.

A programação terá ainda, nos dias 15 e 22 de junho, uma caminhada ecológica orientada e limpeza do Morro São João. No sábado, 26 de junho, o Porto das Laranjeiras receberá uma limpeza. Quem quiser participar das atividades deve comparecer nos locais a partir das 9h no dia dos eventos. A programação completa você pode conferir no card.

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 785 Visualizações
Variedades

Trensurb inaugura ponto de coleta de resíduos eletrônicos na Estação Farrapos

Por Ester Ellwanger 07/06/2022
Por Ester Ellwanger

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Trensurb inaugurou, na tarde desta segunda-feira, 6 de junho, um ponto de coleta de resíduos eletrônicos na Estação Farrapos, junto à Central de Achados. No local, os usuários do metrô podem descartar objetos como eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras e periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas. O ponto de coleta permanecerá disponível nos dias úteis, durante o horário de funcionamento da Central de Achados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, que atua na reciclagem de eletrônicos buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda. O diretor da Cooperativa, José Luís Cardoso, afirma que “a inauguração, para nós como cooperativa, foi um sucesso. Era um sonho colocar nas estações os coletores, para dar visibilidade para o povo que não tem a possibilidade de estar descartando seu resíduo em um local que irá dar o destino correto”.

Ele declarou ainda que espera uma resposta positiva do público para que, futuramente, haja a ampliação da ação: “Fica marcada a Semana do Meio Ambiente de 2022 por essa parceria. Isso é um piloto, se tivermos uma acolhida da população que transita pela Trensurb, iremos expandir isso para outras estações. Esperamos que seja bem produtivo e que possamos aumentar os coletores”.

Gerente de Governança da Trensurb, Josiane do Canto afirma que “a parceria com a Cooperativa Paulo Freire une responsabilidade ambiental ao desenvolvimento sustentável, proporcionando o descarte correto de eletrônicos e geração de renda para os cooperados, além de ser mais uma facilidade da Trensurb para seus usuários e empregados”. Essa parceria também disponibiliza, durante uma semana por mês, um ponto de coleta para os empregados da Trensurb, na sede da empresa.

O cooperador Paulo dos Santos, que participou da instalação do coletor, comentou sobre a importância da ação: “É importante por conta da coleta seletiva, retirar o material nocivo do meio ambiente e gerar empregos para as pessoas mais vulneráveis”. Também presente na instalação do ponto de coleta, o chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, explica que “os resíduos eletrônicos são 100% recicláveis, porém, quando descartados de forma incorreta colocam em risco a saúde pública”.

Segundo ele, “a Trensurb já possui um papel social muito importante e, através de uma gestão engajada, surgiu esta oportunidade de oferecermos mais essa facilidade e, assim, sermos este elo entre a sociedade e cooperativas de recicladores. Evitamos um problema ambiental e ainda ajudamos a Cooperativa Paulo Freire e, consequentemente, várias famílias”.

Foto: Josyane Cardozo/ Divulgação | Fonte: Assessoria

07/06/2022 0 Comentários 829 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 2

    União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na base

  • 3

    Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026

  • 4

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 5

    CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO