Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

governo estadual

Política

Prefeitura de Nova Petrópolis apresenta demanda ao governador Leite em evento na Acinp

Por Jonathan da Silva 18/08/2025
Por Jonathan da Silva

A administração municipal de Nova Petrópolis participou, na sexta-feira (15), de uma reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) com o governador do estado, Eduardo Leite (PSD), no Restaurante Torquês. O encontro discutiu a iniciativa “RS do Futuro: Transformação, Reconstrução e Desenvolvimento” e contou com a apresentação de demandas locais, entre elas o pedido de apoio estadual para a pavimentação da Estrada dos Pomeranos, apontada como alternativa viária entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), destacou a necessidade de reduzir a dependência da BR-116. “Atualmente, a dependência que temos na BR-116 nos causa muitos problemas. A demora no trajeto entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul afeta empregos, serviços e causa estresse para os moradores, sem contar com o perigo de deslizamentos em dias de chuva. Por isso, gostaria de apresentar o projeto de uma via alternativa entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que consiste na pavimentação da antiga Estrada dos Pomeranos, na localidade de São José do Caí, e solicito o apoio do Governo do Estado na realização desta obra”, afirmou o chefe do executivo nova-petropolitano.

Resposta do governo estadual

O governador Leite destacou que a proposta deverá ser avaliada dentro do programa estadual. “Até o final de agosto deve ser concluída a formatação de um programa de financiamento para a construção de rotas alternativas, através do Fundo Estadual de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul (Funrigs). Analisando o projeto apresentado e tendo ciência da demanda do município, é provável que a pavimentação da Estrada dos Pomeranos seja contemplada pelo programa”, pontuou o chefe do executivo gaúcho.

Participação local

Além do governador e do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Alexandre da Silva; o deputado estadual Elton Weber (PSB); o secretário municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cláudio Ricardo Boff; a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; a secretária municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém; o presidente da Acinp, Neander Willrich Port; vereadores, empresários, comunidade e imprensa.

Perspectivas para o estado

Na ocasião, Leite apresentou dados do governo estadual e explicou de que forma as ações do programa “RS do Futuro” podem colaborar para a reconstrução e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O governador também foi convidado a participar da ExpoNovaTech, feira de inovação e tecnologia que será realizada em setembro em Nova Petrópolis.

Foto: Felipe Ackermann/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2025 0 Comentários 399 Visualizações
Política

Governador Leite será o palestrante do próximo Prato Principal da ACI

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

O governador Eduardo Leite (PSD) será o palestrante da edição de agosto do “Prato Principal”, evento realizado mensalmente pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI). A reunião-almoço acontecerá no dia 29 de agosto, das 11h30min às 13h30min, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo, onde Leite abordará o tema “Rio Grande do Sul do Futuro: Transformação, Reconstrução e Desenvolvimento”.

O Prato Principal é um encontro mensal da associação que reúne lideranças empresariais, autoridades e representantes da comunidade para discutir pautas estratégicas. A edição de agosto conta com apoio de empresas e da Universidade Feevale. Segundo a organização, o objetivo é apresentar visões sobre os desafios e as perspectivas do estado, especialmente em relação ao crescimento econômico e à recuperação de áreas atingidas por adversidades recentes.

Programação do evento

Os participantes serão recepcionados a partir das 11h30min da quinta-feira. Às 11h45min, começa a programação oficial, com a palestra do governador, seguida por espaço para interação com o público. O encerramento está previsto para 13h30min. O investimento é de R$ 140 para associados e R$ 185 para não associados.

Inscrições abertas

O encontro será realizado no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo, localizado na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 303. O espaço dispõe de estacionamento ao valor de R$ 30, com acesso pela Rua Borges do Canto. As inscrições devem ser feitas no site da ACI, e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 2108-2108 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço

  • O quê: Palestra “Rio Grande do Sul do Futuro: Transformação, Reconstrução e Desenvolvimento”, com o governador Eduardo Leite
  • Quando: 29 de agosto (quinta-feira), das 11h30min às 13h30min
  • Onde: Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo – Av. Dr. Maurício Cardoso, 303
  • Quanto: R$ 140 (associados) e R$ 185 (não associados); estacionamento R$ 30
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 330 Visualizações
Política

Prefeito de Novo Hamburgo recebe a secretária estadual de Saúde

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), recebeu a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na manhã desta quarta-feira (13) para discutir as principais necessidades da cidade na área da saúde. O encontro ocorreu no gabinete do Centro Administrativo Leopoldo Petry e contou com a presença também da secretária municipal de Saúde, Betina Espindula. Entre os assuntos abordados, estiveram o retorno do atendimento de oncologia, a situação do Hospital Municipal e a infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canudos.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância de ampliar os investimentos em saúde no bairro Canudos, que tem 56 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, sendo considerado o maior bairro do interior do Rio Grande do Sul. “É muito bom quando o estado se coloca à disposição para conhecer a situação do Município e também buscar soluções”, afirmou Finck.

A secretária estadual de Saúde disse que o objetivo da visita foi ouvir as demandas e buscar formas de contribuir. “Estou fazendo essa visita com o objetivo de ouvir e ajudar o município, ainda mais Novo Hamburgo, que tem um contingente populacional que merece atenção”, destacou Arita. A titular da pasta afirmou ainda que o estado irá analisar tecnicamente, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, a possibilidade de criar novos serviços para atender as demandas de Canudos e da cidade.

Hospital Municipal

Após ouvir os relatos sobre as necessidades do município, Arita se comprometeu a avaliar, dentro das possibilidades do estado, o encaminhamento de mais recursos para o Hospital Municipal. Também participaram da reunião os diretores da Secretaria Estadual de Saúde: Péricles Nunes, de Planejamento; Suelen Arduin, de Regulação; e Lisiane Fagundes, do Departamento de Gestão da Atenção Especializada.

Reunião da Amvag

Antes da visita à Prefeitura, a secretária participou de uma reunião da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale. O encontro reuniu prefeitos e secretários municipais de Saúde para debater soluções para as filas de espera em atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Betina Espindula, representou o prefeito na reunião e destacou a importância da articulação regional. “Para Novo Hamburgo, enquanto uma das maiores cidades da região da Amvag, esse é um momento importante, pois precisamos discutir a regionalização dos serviços e o aumento do custeio, para que assim a população como um todo seja melhor atendida”, destacou Betina. O deputado estadual Issur Koch (PP) também esteve presente.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 313 Visualizações
Ensino

Mais de mil diretores escolares participam de seminário estadual no Teatro Feevale

Por Jonathan da Silva 14/08/2025
Por Jonathan da Silva

Com a presença de mais de mil diretores e gestores do ensino médio da rede estadual de educação, o Teatro Feevale foi palco para o Seminário Líderes Transformadores, promovido pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (13). O encontro, organizado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), teve como objetivo discutir estratégias de fortalecimento da liderança escolar e ações para recompor a aprendizagem dos estudantes no segundo semestre de 2025.

Especialistas nacionais em educação participaram da programação, entre eles a consultora Mila Molina, o professor Gustavo Borba e o economista Ricardo Henriques, que compartilharam experiências sobre governança educacional, engajamento escolar e políticas públicas. O escritor e poeta Fabrício Carpinejar também foi atração, abordando, em sua palestra, os desafios da educação sob uma perspectiva pessoal e reflexiva.

Importância da articulação entre níveis de ensino

Na abertura do evento, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, destacou o papel estratégico da educação básica para o desenvolvimento dos estudantes. “Embora atuemos principalmente na educação superior, reconhecemos profundamente a relevância da educação básica e, em especial, o papel fundamental que os diretores escolares desempenham na formação dos jovens. O trabalho que vocês realizam nas escolas faz toda a diferença no percurso educacional desses estudantes e, sem dúvida, contribui significativamente para o sucesso deles quando chegam ao ensino superior”, afirmou da Rosa.

Ações para avaliação nacional

Durante o seminário, a Seduc apresentou iniciativas de preparação das escolas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicado em outubro. As ações fazem parte da Agenda da Educação 2025-2035, lançada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), e se alinham ao Plano Rio Grande, que busca a reconstrução e o fortalecimento do estado.

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/08/2025 0 Comentários 321 Visualizações
Ensino

Escola de Estância Velha conquista 2º lugar no Programa Geração Consciente

Por Jonathan da Silva 13/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Escola de Ensino Fundamental Ervino Arthur Ritter, de Estância Velha, recebeu o troféu de segundo lugar entre 429 escolas participantes do Programa Geração Consciente – O Cuidado Transforma, promovido pelo Governo do Estado. A solenidade de entrega foi realizada na escola nesta terça-feira (12) e contou com apresentações artísticas dos alunos do Espaço Cultural, reunindo estudantes, professores, gestores, autoridades municipais e representantes do projeto.

O Geração Consciente é realizado desde 2022 pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde e da Educação, com apoio do Programa RS Seguro, da Unesco e da Unaids. Voltado para adolescentes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, o programa busca prevenir IST/HIV/Aids, promover a saúde, trabalhar questões de saúde mental e discutir violências que afetam indicadores de saúde e a evasão escolar.

Preparação intensa

Ao longo de 2024, a Ervino Ritter promoveu formações online para professores, aplicou as metodologias do programa em sala de aula e desenvolveu atividades culturais e educativas com foco no cuidado individual e coletivo. O material produzido pelos alunos foi enviado à Secretaria da Saúde e avaliado. As 150 escolas com maior pontuação participaram do “Arena Geração”, etapa em que a Ervino Ritter alcançou o primeiro lugar. “Fomos para esta etapa com sangue nos olhos. A gente queria mostrar que estávamos muito focados no programa”, relata a estudante Luana Fuchs, que cursava o 8º ano na época. Na soma final dos pontos, apenas cinco escolas foram premiadas.

Entrega do troféu

O prêmio foi recebido por Luana Fuchs, agora no 9º ano, representando os colegas. “Estamos todos muito satisfeitos com a premiação e este ano queremos mais”, afirmou a aluna. A representante do programa, Sabrina Zotti, reconheceu o esforço da escola para a obtenção da conquista. “Parabéns a todos que se envolveram no programa e conquistaram o segundo lugar entre mais de 400 escolas de todo o Rio Grande do Sul”, enfatizou Sabrina.

A diretora da escola, Patrícia Schereder, ressaltou a importância do reconhecimento. “Este prêmio vai muito além do troféu, é uma forma de orientar nossos jovens sobre assuntos importantes que fazem parte do nosso dia a dia. Tivemos um excelente desempenho em 2024, e este ano estamos participando novamente, com muito empenho”, concluiu Patrícia.

Foto: Sandra Costa/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2025 0 Comentários 307 Visualizações
Projetos especiais

Governo do RS anuncia primeiros contemplados por programa para idosos com demência

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

O governador Eduardo Leite (PSD) anunciou, nesta segunda-feira (11), os primeiros 13 municípios do Rio Grande do Sul que receberão os Serviços Especializados de Saúde da Pessoa Idosa, dentro do Programa Saúde 60+ RS. A iniciativa é resultado da Lei Estadual nº 15.820/2023, de autoria do deputado estadual Issur Koch (PP), que criou a Política Estadual de Enfrentamento ao Alzheimer e Outras Demências, prevendo prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento integral, além de suporte a familiares e cuidadores. As cidades contempladas serão Novo Hamburgo, Igrejinha, Tenente Portela, Pelotas, Santiago, Caxias do Sul, Marau, Santa Rosa, Sarandi, Lajeado, Panambi, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo.

Os serviços selecionados terão incentivo mensal da Secretaria Estadual da Saúde de R$ 120 mil ou R$ 130 mil, conforme a composição das equipes multiprofissionais, e prazo de até 60 dias para começar o atendimento. “O anúncio destes primeiros serviços representa um passo concreto na aplicação da nossa lei. Significa mais estrutura, atendimento humanizado e dignidade para milhares de idosos e suas famílias que enfrentam diariamente os desafios das demências, especialmente o Alzheimer”, afirmou o deputado Issur Koch.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o médico geriatra Leandro Minozzo, mentor da proposta, ressaltaram o trabalho do parlamentar e o pioneirismo do Estado na implementação da lei.

Foto: Mario Selbach/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 461 Visualizações
Política

Novo Hamburgo apresenta demandas ao secretário estadual da Reconstrução

Por Jonathan da Silva 12/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), recebeu nesta segunda-feira (11) o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, para tratar dos projetos que buscam restabelecer a infraestrutura atingida pela cheia de 2024. O encontro foi realizado na sala de reuniões do gabinete do executivo, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Durante a reunião, o chefe do Executivo apresentou os estudos elaborados pela equipe técnica da Prefeitura, detalhando as obras necessárias para ampliar a rede pluvial e prevenir novas enchentes.

O município hamburguense busca junto ao governo estadual recursos do Fundo a Fundo da Reconstrução, criado para financiar ações estruturais e emergenciais de reconstrução e adaptação climática nos municípios afetados. “Quero agradecer a visita do secretário Capeluppi aqui em Novo Hamburgo e a atenção do governador Eduardo Leite. Isso demonstra que o Estado está comprometido em ajudar o município a encontrar soluções”, afirmou Finck. “Hoje conheci melhor as demandas do município, o que é importante para auxiliar a dar os encaminhamentos necessários”, comentou o secretário Capeluppi.

Participantes

Também participaram do encontro a secretária municipal de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal, a assessora técnica da Serg, Marília Bruxel, e o subsecretário de Projetos Estruturantes, Guilherme Bartels.

Foto: Débora Ertel/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/08/2025 0 Comentários 286 Visualizações
Política

Prefeito de Gramado busca recursos em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 11/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), acompanhado pelo secretário de Governança, Germano Junges, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (7) para protocolar e acompanhar projetos nas áreas de saúde e infraestrutura urbana, além de participar de atos do Governo do Estado, como o lançamento da campanha de turismo “O Sul Tchê Espera” e da ferrovia que ligará a capital a Gramado.

Na Assembleia Legislativa (ALRS), o prefeito esteve nos gabinetes dos deputados estaduais Marcus Vinícius (PP), Delegado Zucco (Republicanos), Elton Weber (PSD), Cláudio Branchieri (Podemos), Eliana Bayer (Republicanos) e Delegada Nadine (PSDB) para solicitar emendas parlamentares voltadas ao custeio da atenção básica em saúde.

Reuniões no executivo estadual

No Centro Administrativo do Governo do Estado, Tissot foi recebido na Secretaria da Reconstrução Gaúcha, onde discutiu repasses para recapeamento asfáltico da malha viária urbana. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), tratou de projetos para pavimentar trechos de estradas no interior. “Seguimos buscando investimentos para diferentes áreas e novamente fomos muito bem recebidos por todas lideranças políticas”, afirmou o prefeito, que também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/08/2025 0 Comentários 359 Visualizações
Política

Prefeito de Canela se reúne com a secretária estadual de Relações Institucionais

Por Jonathan da Silva 08/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (7) a secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Mascarenhas, em reunião no Paço Municipal canelense. O encontro teve como pauta a articulação de projetos protocolados pelo município junto ao governo estadual, com foco na captação de recursos para melhorias estruturais e execução de iniciativas locais.

Durante a reunião, o prefeito destacou o esforço da administração municipal em buscar apoio do Governo do Estado para viabilizar propostas que atendam à população de Canela. “Temos buscado incansavelmente o apoio do governo estadual para viabilizar projetos que impactam diretamente na qualidade de vida da nossa população. A visita da secretária Paula reforça esse canal de diálogo e nos dá confiança de que nossas pautas serão analisadas com responsabilidade e atenção”, afirmou Gilberto Cezar.

Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/08/2025 0 Comentários 276 Visualizações
Projetos especiais

Definidos os jovens do programa Partiu Futuro selecionados para intercâmbio na Espanha

Por Jonathan da Silva 07/08/2025
Por Jonathan da Silva

Cinco jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução, residentes em Porto Alegre e Canoas, foram selecionados para um intercâmbio educativo e cultural de sete dias na Espanha, em outubro de 2025. A viagem terá como destino as cidades de Barcelona e Valência e tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências com jovens espanhóis, além de proporcionar conhecimento sobre a cultura local.

O grupo foi escolhido entre os 750 aprendizes do programa nas duas cidades. A seleção considerou critérios como desempenho escolar, assiduidade, participação nas atividades e comportamento ao longo do programa. Para os estudantes ainda matriculados no ensino médio ou superior, foram analisadas as notas do primeiro semestre de 2025. Já para os egressos, foram avaliadas as notas do 3º ano do ensino médio. Em caso de empate, tiveram preferência aqueles com melhor desempenho em matemática e língua portuguesa.

Programa oferece formação e inserção profissional

O Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com capacitação promovida pela entidade Renapsi, através da tecnologia social Demà Aprendiz. O projeto atende jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024. Os participantes recebem formação profissional, atuam como aprendizes com carteira assinada em órgãos públicos e têm acesso a diversos benefícios sociais e educacionais.

Autoridades destacam importância da experiência

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, afirmou que “participar de um intercâmbio é muito mais do que conhecer um novo país, é abrir portas para o conhecimento e para uma visão de mundo mais ampla”. Já a diretora executiva da Renapsi, Aline Ferreira, disse que “cada jovem que atravessa o oceano e explora novas culturas expande seus horizontes e retorna com novas ideias, possibilidades e a certeza de que pode ir além”.

Despesas serão custeadas pela instituição formadora

Com a divulgação dos nomes, os jovens iniciarão os trâmites para emissão de passaporte e receberão orientações sobre a viagem. Todas as despesas — passagens, hospedagem, alimentação, traslados e passeios — serão custeadas pela entidade qualificadora responsável.

Selecionados para o intercâmbio

  1. Vitor Eduardo Moraes dos Santos

  2. Monica Letícia da Rosa Schmidt

  3. Nyara Victoria Prudencio Romero

  4. Evelin Staczak de Oliveira

  5. Lukas Scheibler Kalkmann

Mais detalhes podem ser acessados no site partiufuturoreconstrucao.org.br/intercambio-cultural.

Foto: Fredy Viera/Ascom Sedes/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/08/2025 0 Comentários 333 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO