Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

governo estadual

Projetos especiais

5ª fase do programa Energia Forte no Campo é lançada na Expointer

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

A 5ª fase do programa Energia Forte no Campo foi lançada nesta quarta-feira (3), na Casa do Sistema Ocergs, durante a Expointer, em Esteio. A iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com cooperativas de distribuição de energia, prevê investimento total de R$ 369,5 milhões em infraestrutura elétrica no meio rural, dos quais R$ 71,3 milhões são repasses do Governo do Estado. O objetivo, de acordo com o executivo estadual, é qualificar as redes de distribuição de energia e ampliar as condições de produtividade no campo.

Nesta nova etapa, a participação financeira do governo estadual passa de 20% para 35% do valor total de cada projeto. Além da substituição de redes monofásicas por trifásicas, mais potentes, o programa passará a incluir investimentos em subestações, uma demanda apresentada pelas cooperativas e agora contemplada pelo estado.

O presidente da Federação das Cooperativas de Energia do RS (Fecoergs) e da Certel, Erineo Henneman, destacou a importância da medida. “Não existe sala de ordenha robotizada ligada a rede monofásica. Quando se fala em irrigação, também temos de ter motores fortes, trifásicos. Da mesma forma, aviários. Então, essa é a grande alteração apoiada pelo programa. Também teremos condições de melhorar a retaguarda, ou seja, investir em subestações para atender essa demanda ampliada no meio rural”, afirmou Henneman.

Resultados desde 2020

Criado em 2020, o programa já contemplou 345 projetos, beneficiando 123 municípios. Foram qualificados 973 quilômetros de redes e mais de 12,4 mil unidades consumidoras passaram a contar com melhorias na distribuição de energia.

O governador Eduardo Leite (PSD) afirmou que o investimento marca um avanço para o setor rural. “Estamos dando um passo histórico para o desenvolvimento do campo gaúcho. O repasse de R$ 71,3 milhões, o maior já feito pelo Estado ao Programa Energia Forte no Campo, é um investimento no futuro das famílias que vivem e produzem no interior”, destacou o chefe do executivo estadual.

Relevância para o setor cooperativo

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou o papel estratégico do cooperativismo. “O cooperativismo tem essa visão de investir, gerar renda e desenvolver a comunidade. Isso nos posiciona como parceiros estratégicos para gerar crescimento econômico no meio rural. Certamente, esse investimento do programa Energia Forte no Campo retornará para o Estado em forma de arrecadação, porque fomenta a produtividade no campo”, pontuou Hartmann.

Atualmente, 15 cooperativas de distribuição de energia atuam em 369 municípios, alcançando 75% do território gaúcho e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. O setor reúne 347.163 cooperados e 2.177 empregados, com sede em cidades como Teutônia (Certel), Ibirubá (Coprel), Erechim (Creral), Ijuí (Ceriluz) e Santa Rosa (Cooperluz), entre outras.

Financiamento e próximos passos

Um edital da Sema definirá a seleção de novos projetos. Além disso, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) disponibilizará linhas de crédito especiais para ampliar o alcance da iniciativa.

Foto: Sistema Ocergs/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 388 Visualizações
Variedades

Sebrae e governo estadual apresentam história do tropeirismo a estudantes na Expointer

Por Jonathan da Silva 04/09/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes do ensino fundamental e médio que visitam a Expointer 2025, até o dia 5 de setembro, têm a oportunidade de conhecer a história do tropeirismo e suas conexões com o empreendedorismo no estande da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. A atividade, promovida em parceria com o Sebrae RS, acontece de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, e busca valorizar a cultura gaúcha e estimular uma visão empreendedora entre os jovens.

O tropeirismo, que surgiu nos séculos XVIII e XIX, é apresentado como uma das primeiras formas de atividade econômica organizada no estado. Tropas de mulas e gado percorriam rotas que ligavam o sul ao sudeste do Brasil, transportando alimentos, couro, ferramentas e outros produtos.

Para a analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Tangriane Forest, a prática vai além da economia. “Mais do que uma prática econômica, o tropeirismo consolidou-se como expressão cultural, marcada pela hospitalidade, culinária típica e tradições preservadas até hoje em festas e encontros regionais. Atualmente, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado”, afirmou Tangriane.

Educação e empreendedorismo

No estande, os estudantes têm acesso ao Educaturis, material técnico em formato de história em quadrinhos elaborado para diferentes etapas escolares. O conteúdo apresenta uma abordagem lúdica sobre empreendedorismo local, mostrando como transformar cultura, turismo e riquezas da região em oportunidades de crescimento e inovação.

De acordo com o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a iniciativa une tradição e futuro. “É uma alegria ver jovens estudantes mergulhando na história do tropeirismo, que foi a base de desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Mais do que resgatar tradições, estamos mostrando que a cultura gaúcha também inspira inovação, empreendedorismo e oportunidades para o futuro. Essa iniciativa, em parceria com o Sebrae, conecta educação, turismo e desenvolvimento, reforçando que o Rio Grande do Sul tem vocação para transformar sua identidade e sua força cultural em novos caminhos de crescimento”, destacou o titular da pasta.

Conexão entre tradição e inovação

Segundo a Secretaria de Turismo, o objetivo do projeto é mostrar aos jovens que tanto o campo quanto as cidades do Rio Grande do Sul oferecem oportunidades reais de empreender e evoluir. De acordo com a pasta, a ação também reforça a valorização da vida no campo, do turismo de aventura, da gastronomia regional e da formação de novas gerações de empreendedores rurais.

Foto: Acervo/Seapdr/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/09/2025 0 Comentários 1,1K Visualizações
Projetos especiais

Sindilojas Vale Germânico adere à campanha Ganha-Ganha Farroupilha

Por Jonathan da Silva 02/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Sindilojas Vale Germânico aderiu à campanha estadual Ganha-Ganha Farroupilha, que acontece de 6 a 21 de setembro em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a economia durante um período tradicionalmente marcado por queda nas vendas do varejo e de serviços, utilizando como mote o “mês do gaúcho” para valorizar a cultura e atrair consumidores.

De acordo com o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, a entidade apoia ações que estimulem a movimentação econômica regional. “Tudo que vem para impulsionar vendas tem nosso apoio e o mês de setembro merecia iniciativa deste porte”, afirmou o dirigente.

Durante o período, empresas participantes oferecem promoções e condições especiais, enquanto governo e entidades parceiras reforçam a divulgação da campanha.

Benefícios para lojistas e consumidores

A proposta é considerada estratégica por proporcionar aos lojistas a possibilidade de ampliar suas vendas e, ao mesmo tempo, oferecer aos consumidores oportunidades diferenciadas de compra de produtos e serviços em diversos segmentos. Para aderir, as empresas devem se inscrever de forma gratuita no site da campanha, em ganhaganhafarroupilha.com.br, sendo necessário possuir CNPJ válido e registro na Junta Comercial do Rio Grande do Sul.

Sorteios e prêmios

Além das promoções, consumidores cadastrados no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) concorrerão a R$ 450 mil em prêmios em dinheiro. Os sorteios diários, de 6 a 21 de setembro, distribuirão cinco prêmios de R$ 1 mil, dez prêmios de R$ 500 e 300 prêmios de R$ 50. O encerramento da campanha terá sorteio especial de R$ 50 mil, dividido em cinco prêmios de R$ 10 mil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/09/2025 0 Comentários 244 Visualizações
Política

Governador apresenta investimentos e perspectivas do RS no Prato Principal da ACI

Por Jonathan da Silva 01/09/2025
Por Jonathan da Silva

O governador Eduardo Leite (PSD) apresentou os principais investimentos e resultados do estado nos últimos anos, além de projeções futuras para diferentes áreas, nesta sexta-feira (29), no Centro de Eventos do Hotel Swan Novo Hamburgo. A palestra fez parte do tradicional Prato Principal, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI).

Segundo o governador, em 2024 o estado destinou R$ 6,4 bilhões em investimentos, o equivalente a 10,7% da receita corrente líquida, índice recorde em 25 anos. Na área da inovação, o orçamento chegou a R$ 760 milhões entre 2021 e 2025, colocando o Rio Grande do Sul na primeira posição do país em inovação e patentes, conforme ranking do Centro de Liderança Pública (CLP). “Fizemos reformas necessárias, com diálogo e respeito, que trouxeram equilíbrio às contas do governo. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho e não devemos retroceder”, afirmou Leite.

Parcerias e infraestrutura

O governador destacou ainda R$ 46 bilhões em investimentos confirmados por meio de privatizações e concessões, além de R$ 26 bilhões em projetos estimados, que colocam o estado entre os três primeiros em número de concessões no país. Na infraestrutura, R$ 4,5 bilhões foram destinados a rodovias entre 2019 e 2025, incluindo a duplicação da ERS-118, no valor de R$ 274,9 milhões.

Saúde, segurança e educação

Na saúde, o programa Avançar garantiu R$ 1,16 bilhão em investimentos, além de mais R$ 1 bilhão previsto para 2025 e 2026. Na segurança pública, o estado registrou redução de 48% nos crimes violentos letais intencionais desde 2017, alcançando em 2024 o ano mais seguro da história e ficando na terceira posição entre os estados mais seguros do Brasil. Na educação, o Ensino Médio em Tempo Integral avançou de 1% em 2022 para 27% em 2025, com projeção de alcançar 50% em 2026.

Plano Rio Grande

Estruturado após a enchente de 2024, o Plano Rio Grande prevê mais de R$ 9 bilhões em investimentos em logística, transporte, habitação, segurança e recuperação ambiental. “Não resolve nada apontar e culpar esse ou aquele pelos problemas. Temos que avançar e fazer o que é necessário, sem retrocessos e pensando no futuro”, concluiu o governador.

Vale do Sinos

Na região do Vale do Sinos, Leite destacou R$ 25,7 milhões destinados a 15 convênios em 11 municípios pelo Corede Vale do Rio dos Sinos, incluindo R$ 4 milhões em Novo Hamburgo para revitalização de ruas. Na saúde, o Hospital Municipal recebeu R$ 15,7 milhões, sendo R$ 10,6 milhões para a conclusão do Anexo II e R$ 2,5 milhões para a ampliação do Centro de Parto Normal. Na educação, a região recebeu R$ 54 milhões em obras escolares, contemplando 22 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 1.481 matrículas. Também foram entregues 35 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar e feitos investimentos na ERS-118.

ACI em ação

O presidente da ACI, Robinson Klein, abriu o evento destacando ações da entidade em defesa dos associados. Entre elas, reuniões sobre o tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. No dia 7, uma comitiva foi recebida pelo cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Jason Green, para tratar dos impactos da medida. Nesta quinta-feira (28), a entidade encaminhou correspondência ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, solicitando providências. “Solicitamos uma agenda com o vice-presidente para levarmos as demandas do empresariado da região e buscarmos as melhores soluções possíveis”, disse Klein.

O evento contou com patrocínio máster de Sicredi Pioneira, Doutor Clin e Massa FM Porto Alegre; patrocínio de Cigam Software Corporativo, Unimed Vale do Sinos e Revista Expansão; além do apoio máster da Universidade Feevale e do Sebrae, e apoio de Conexo Logístics e Traduzca.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/09/2025 0 Comentários 281 Visualizações
Política

Gramado receberá R$ 100 mil do governo estadual para eventos culturais populares

Por Jonathan da Silva 27/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Gramado foi contemplada com R$ 100 mil do Edital de Coinvestimento para Eventos Culturais Populares, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (25), em solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), do secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, e de dirigentes culturais de todo o estado. De acordo com a administração do município serrano, o recurso será destinado à realização de eventos culturais populares.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa de Gramado, Jonas da Silva, o valor será utilizado para a contratação de artistas e outros profissionais ligados ao setor. A verba, oriunda do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), será transferida para o Fundo Municipal de Cultura. “De forma democrática, vamos debater com os conselheiros para avaliar quais segmentos e eventos serão contemplados. Este recurso é um incentivo significativo para os nossos artistas e a cultura gramadense”, afirmou o titular da pasta.

Critérios e parceria

Os municípios contemplados no edital precisaram comprovar contrapartida financeira e a existência de um Sistema Municipal de Cultura. Em Gramado, a aplicação dos valores será definida pela administração municipal em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural.

Reconhecimento ao estado

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), destacou a parceria do Governo do Estado na área cultural. “Gramado é um polo cultural e o Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município, contribuindo com a classe artística e os nossos eventos. Obrigado ao governador Eduardo Leite e ao secretário Eduardo Loureiro pela atenção e o carinho com nossa cidade”, expressou o chefe do executivo gramadense.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/08/2025 0 Comentários 256 Visualizações
Cultura

Governo do RS anuncia R$ 12 milhões para editais e criação de escola técnica de audiovisual

Por Jonathan da Silva 26/08/2025
Por Jonathan da Silva

O governo estadual gaúcho anunciou a destinação mínima de R$ 12 milhões para editais bianuais de fomento ao setor audiovisual e a criação da primeira Escola Técnica Pública Estadual de Audiovisual e Economia Criativa, na sexta-feira (22), durante o 53º Festival de Cinema de Gramado. As medidas, divulgadas pela Secretaria da Cultura (Sedac), visam ampliar o investimento na produção cultural e atender a uma demanda histórica do segmento no estado.

Segundo uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (25), os editais serão financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) a partir de 2026, em anos pares. Para complementar os recursos, está prevista a possibilidade de convênio de coinvestimento federal do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que pode chegar a até R$ 48 milhões. O valor destinado em 2026 será a referência mínima para os anos seguintes.

O secretário-adjunto da Cultura no estado, Fabiam Thomas, e a diretora do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Sofia Ferreira, assinaram o documento oficializando a iniciativa. “O audiovisual do Rio Grande do Sul continua como o terceiro maior produtor de longas-metragens do Brasil, mesmo após as enchentes, segundo dados oficiais da Ancine em 2025. A Sedac, por meio do Iecine, reconhecendo a potência da indústria regional, garante R$ 12 milhões em chamadas públicas, para que as produtoras gaúchas possam contar com algo fundamental para o desenvolvimento de seus negócios, planejamento e reestruturação”, ressaltou Sofia.

Escola técnica em Porto Alegre

Outra iniciativa anunciada foi a criação da Escola Técnica Pública Estadual de Audiovisual e Economia Criativa, que funcionará no prédio da antiga Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, no bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre. O projeto, desenvolvido em parceria entre a Seduc e a Sedac, terá apoio de instituições como Fundacine, Unesco, Unisinos e Fundação Itaú. “O projeto é um marco inédito, que responde a uma demanda histórica e que acompanha a expansão do mercado brasileiro. Somente nos últimos anos, o setor da economia criativa movimentou mais de R$ 9 bilhões e se consolida como uma das cadeias mais dinâmicas”, destacou Fabiam Thomas, ressaltando a colaboração das instituições na formatação do projeto e das matrizes curriculares em diálogo com o setor produtivo.

Premiações no festival

Além dos anúncios, a Sedac entregou prêmios da Mostra Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. O filme “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli, foi o grande vencedor, conquistando os Kikitos de melhor filme, menção honrosa e júri popular. Já “Uma em Mil”, de Jonatas e Tiago Rubert, recebeu prêmios de roteiro, direção e montagem. Foram distribuídos R$ 100 mil em prêmios nas 12 categorias da mostra.

Em discurso, Mombelli ressaltou a importância do tema de sua obra. “Quando a Gente Menina Cresce traz a força da escola pública para as telas. O filme fala da importância da educação e de como ela precisa andar junto com a saúde, cultura e política. A gente precisa de políticas públicas para garantir muitas coisas”, afirmou o diretor.

Homenagens

A Sedac também entregou o Troféu Leonardo Machado à atriz Araci Esteves, que soma mais de 60 anos de carreira, e concedeu os Prêmios Iecine. Entre os homenageados estiveram o filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, reconhecido como pioneiro para o cinema negro brasileiro, com a premiação recebida por sua filha, Vanessa Lopez. “Estou aqui representando o meu pai, que nos deixou já faz 23 anos. É muito emocionante entender os motivos pelos quais o filme foi escolhido, e isso me deixou extremamente feliz”, expressou Vanessa.

O Prêmio Iecine Inovação foi concedido a Victor Di Marco e Márcio Picoli pelo olhar original sobre o universo PcD, enquanto Gustavo Spolidoro recebeu o Prêmio Iecine Legado, pelo conjunto de sua trajetória na criação cinematográfica.

Foto: Isidoro B. Guggiana/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/08/2025 0 Comentários 430 Visualizações
Variedades

Campo Bom apresenta Programa Terra Forte a agricultores locais

Por Jonathan da Silva 22/08/2025
Por Jonathan da Silva

Cerca de 50 agricultores de Campo Bom participaram, na manhã desta quarta-feira (20), da apresentação do Programa Terra Forte – iniciativa do governo estadual voltada à recuperação socioprodutiva, ambiental e ao fortalecimento da resiliência climática da agricultura familiar. A reunião foi conduzida pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado, responsável pela criação do programa, serão destinados R$ 30 mil para a execução do plano individual de cada beneficiário em Campo Bom. Inicialmente, cinco agricultores locais serão contemplados, mas qualquer produtor rural do município poderá se inscrever nesta primeira etapa.

Inscrições e seleção

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom, Régis Thoen, informou que as inscrições serão abertas em breve no escritório da Emater/RS-Ascar de Campo Bom. Após o período de inscrições, os nomes serão avaliados e selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).

Contatos para informações

O extensionista rural e responsável pelo escritório municipal da Emater em Campo Bom, Moisés Eloi, destacou que mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3598-5306 ou pelo WhatsApp (51) 98041-3082.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/08/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Cidades

Corede VRP promove assembleias da Consulta Popular na próxima semana

Por Jonathan da Silva 21/08/2025
Por Jonathan da Silva

Assembleias microrregionais da Consulta Popular serão realizadas na quarta e quinta-feira da próxima semana, dias 27 e 28 de agosto, a partir das 13h30min, em Santa Cruz do Sul e Segredo. Os encontros, promovidos pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP), têm como objetivo a análise e escolha das propostas deferidas pelo Governo do Estado que constam no Caderno de Demandas Elegíveis.

Ao todo, 57 proposições foram aprovadas e poderão compor a cédula de votação da região. As ideias cadastradas pela comunidade abrangem diferentes áreas: Agricultura (6), Desenvolvimento Rural (8), Desenvolvimento Urbano (1), Meio Ambiente (7), Desenvolvimento Social (22), Transportes (2), Cultura (1), Turismo (7), Esporte e Lazer (1) e Trabalho e Desenvolvimento Profissional (2).

Como funcionam as assembleias

Durante os encontros, serão analisadas e defendidas as propostas incluídas no Caderno de Demandas Elegíveis. Também haverá escolha de delegado — na proporção de um para cada dez participantes — e definição de até seis propostas que seguirão para votação regional.

Importância da participação

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, ressalta que a presença da comunidade é fundamental. “É importante que as pessoas que cadastraram propostas fiquem atentas e compareçam à respectiva assembleia microrregional para fazer a defesa e explanação de sua ideia, bem como indicar a entidade executora”, destaca Petry. Segundo o presidente da entidade, as assembleias são públicas e abertas a todos os cidadãos da região.

Programação dos encontros

No dia 27 de agosto, às 13h30min, será realizada a Assembleia Pública Microrregional do Baixo Vale do Rio Pardo, na sala 201 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Participam desta etapa os municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Já no dia 28 de agosto, também às 13h30min, ocorre a Assembleia Pública Microrregional do Centro Serra, na Biblioteca Municipal de Segredo, localizada na Rua Profª Leonida Unfer, nº 355. Esta etapa envolve os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Projetos especiais

Sesc/RS firma parceria em saúde com o governo estadual e leva ações gratuitas à Expointer

Por Jonathan da Silva 21/08/2025
Por Jonathan da Silva

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) assinou um termo de cooperação com a Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira (20), em Porto Alegre, para integrar o projeto Resgate de Coberturas Vacinais. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização e a práticas de prevenção em saúde, com atividades gratuitas que incluem vacinação e orientações de bem-estar.

A formalização ocorreu durante a Solenidade de Certificação Município Amigo da Vacina, no auditório do Ministério Público do estado. A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância do trabalho conjunto. Já o vice-presidente da Fecomércio-RS, Leomar Rehbein, que representou o presidente Luiz Carlos Bohn, destacou o compromisso da entidade com a saúde pública por meio do Sesc e do Senac. “A imunização é uma das intervenções de saúde pública mais seguras, econômicas e eficazes para prevenir mortes e melhorar a qualidade de vida”, afirmou Rehbein.

Unidade itinerante

Entre as ações previstas, o Sesc levará a Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP) remodelada a diferentes municípios. O primeiro destino será Palmeira das Missões, entre 25 de agosto e 3 de outubro, com atendimentos gratuitos em vacinação e saúde visual, na Rua Marechal Floriano, ao lado da praça da Prefeitura.

Atividades na Expointer

O projeto também estará presente na Expointer 2025, no Dia D de Imunizações, em 2 de setembro. No espaço, o público poderá receber a vacina contra a gripe, aferir a pressão arterial, realizar teste de glicose, participar de ações de prevenção ao câncer de mama e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de experimentar práticas como meditação guiada. Personagens como Zé Gotinha, Joca e Sesquito irão interagir com visitantes para reforçar, de forma lúdica, a importância da imunização.

Foto: Mari Estela Kenner/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2025 0 Comentários 282 Visualizações
Cidades

Local da construção de novo ginásio multiuso em Novo Hamburgo é anunciado

Por Jonathan da Silva 18/08/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Juliano Franczak, o popular Gaúcho da Geral, anunciaram nesta segunda-feira (18) o local onde será construído o novo ginásio multiuso da cidade. O espaço será erguido no campo de futebol da Rua La Paz, com acesso pela Rua La Habana, no bairro Santo Afonso, e integra a Rede de Ginásios Multiuso para Apoio Humanitário, do Plano Rio Grande. O investimento é de R$ 5 milhões e prevê tanto o uso esportivo quanto a função de acolhimento em situações de emergência.

A nova arena terá quadra com medidas oficiais, padrão Fifa, de 20 metros por 40 metros, além de espaços adaptados para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com banheiros e vestiários amplos. “O novo ginásio vai permitir trazermos grandes eventos para Novo Hamburgo, mas também movimentar e acolher a nossa população em momentos de necessidade”, afirmou o prefeito Finck.

Segundo o governo estadual, 15 cidades gaúchas foram contempladas no pacote de R$ 55 milhões para construção de ginásios multiuso. Em Novo Hamburgo, Canoas, Eldorado do Sul e Pelotas, as estruturas terão formato ampliado, devido à população mais numerosa e aos impactos da enchente de maio de 2024.

Reforma da Praça Ulysses Guimarães

Além do ginásio, foi confirmada nesta segunda-feira a destinação de R$ 1,2 milhão para revitalizações no bairro Santo Afonso. A Praça Ulysses Guimarães, localizada na Avenida Buenos Aires, terá reforma completa com recursos de R$ 500 mil do programa RS Seguro. A iniciativa prevê quadras poliesportivas, de areia, basquete, academia ao ar livre e parquinho infantil, além de melhorias na iluminação. “O programa é direcionado a regiões que possuem registros de vulnerabilidade social. Com a praça, teremos um espaço mais iluminado e que convida as famílias a apreciarem o local, tornando menos convidativo para práticas ilegais”, destacou o secretário Gaúcho da Geral.

Intervenções na Praça da Juventude

Também no bairro Santo Afonso, a Praça da Juventude receberá R$ 700 mil para obras estruturais e de iluminação. O espaço, localizado na Rua Honduras, 150, foi severamente atingido pela enchente de maio de 2024, prejudicando atividades sociais e esportivas voltadas a crianças e jovens.

As melhorias incluem recuperação da pista de skate, quadras de concreto e grama sintética, pinturas, reparos em banheiros, ginásio e setor administrativo. A contrapartida do Município será de R$ 140 mil. No projeto de iluminação, está prevista a troca da rede elétrica, tubulações, disjuntores, tomadas e postes. Do total, R$ 140 mil virão do Estado e R$ 60 mil da Prefeitura.

Detalhes sobre prazos e início das obras ainda serão divulgadas.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/08/2025 0 Comentários 453 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO