Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

governo estadual

Cidades

436 cidades gaúchas já participam de pesquisa sobre riscos e desastres

Por Jonathan da Silva 02/10/2025
Por Jonathan da Silva

Moradores de 436 municípios do Rio Grande do Sul já participaram da Pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres, levantamento lançado em 8 de setembro pela Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil. A consulta, disponível até 23 de outubro, tem como objetivo compreender como a população gaúcha percebe os riscos e desastres em suas regiões e já contabiliza 6.162 respostas.

As regiões com maior número de participações até o momento são o Litoral, os Vales e a região de Passo Fundo. Entre os municípios, Osório se destacou, com 215 respostas registradas. Do total de respondentes, 43% têm entre 36 e 50 anos, 46% possuem ensino superior completo, 56% pertencem ao público feminino e 79% vivem em áreas urbanas.

Meta de 9 mil respondentes

Podem participar da pesquisa todos os moradores do estado com mais de 18 anos. A expectativa é alcançar aproximadamente 9 mil gaúchos, divididos de forma proporcional entre áreas urbanas e rurais. A meta busca contemplar diferentes perfis da população, de modo a qualificar processos internos, diretrizes e fluxos da comunicação de risco. Para atingir esse número, a mobilização das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e dos gestores municipais tem papel fundamental.

Ferramenta online

A pesquisa está disponível em formulário digital e pode ser acessada até 23 de outubro em formulário disponibilizado pela Defesa Civil.

Construção coletiva

Segundo a Defesa Civil, a integração com comunidades é fundamental para aprimorar os processos e garantir maior efetividade nas ações. As respostas coletadas ajudarão a identificar avanços na percepção de riscos, a eficácia dos protocolos de comunicação e os pontos que precisam ser ajustados.

Alinhamento com diretrizes

Os resultados serão avaliados de forma quantitativa e qualitativa, em consonância com a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), prevista na Lei Complementar nº 16.263/24. A iniciativa também segue as diretrizes do Marco de Sendai, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e das doutrinas da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR).

Foto: Lauro Alves/Secom-RS/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/10/2025 0 Comentários 262 Visualizações
Cidades

Dois Irmãos receberá R$ 307 mil para ampliar unidade de saúde

Por Jonathan da Silva 02/10/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Dois Irmãos vai receber R$ 307 mil do programa Rede Bem Cuidar RS para ampliar a Unidade de Saúde São João. O anúncio foi feito na quinta-feira (25), durante o lançamento do programa SUS Gaúcho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O investimento estadual prevê mais de R$ 1 bilhão em repasses até 2026 para hospitais, UPAs e postos de saúde em todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário de Saúde de Dois Irmãos, Nilton José Tavares, o recurso permitirá a construção de três novos espaços na unidade: um consultório médico, uma sala de esterilização e um ambulatório com banheiro. “Essa ampliação representa um ganho importante para a comunidade, pois permitirá melhorar a infraestrutura e qualificar ainda mais o atendimento aos usuários”, afirmou o secretário.

Impacto do SUS Gaúcho

Tavares destacou ainda que a criação do SUS Gaúcho fortalece a atenção básica e amplia o acesso da população aos serviços de saúde. “Em Dois Irmãos, o impacto será positivo, pois soma esforços e investimentos que vêm ao encontro das necessidades da nossa comunidade”, destacou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/10/2025 0 Comentários 266 Visualizações
Cidades

Estância Velha cadastra projeto da Rua Coberta na Secretaria Estadual de Turismo

Por Jonathan da Silva 01/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha oficializou o cadastro do projeto de construção da Rua Coberta junto à Secretaria Estadual de Turismo (Setur), em Porto Alegre, nesta terça-feira (30). A iniciativa, que prevê investimento de até R$ 2,3 milhões para uma estrutura de 950 metros quadrados no Centro da cidade, foi apresentada pelo prefeito Diego Francisco (PSD) durante reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

O prefeito esteve acompanhado do futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, João Victor Torres Penso, e do diretor de Captação, Renan Mallmann. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, em agenda voltada à articulação de demandas do município.

Expectativa de recursos

Ao protocolar o projeto, a administração municipal busca habilitar Estância Velha para captar recursos que viabilizem a obra. “Com esse cadastro colocamos Estância Velha no páreo de importantes recursos para que, quem sabe num futuro próximo, possamos concretizar esse sonho que é ter uma Rua Coberta no Centro”, afirmou o prefeito Diego Francisco.

Foto: Cleberton Baruffi/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/10/2025 0 Comentários 297 Visualizações
Política

Prefeito de Picada Café apresenta demandas ao secretário estadual Carlos Gomes

Por Jonathan da Silva 30/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Picada Café, Daniel Rückert (PP), se reuniu nesta segunda-feira (29) com o deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), que atualmente é secretário estadual da Habitação e Regularização Fundiária, para apresentar três demandas consideradas prioritárias para o município. O encontro ocorreu com o objetivo de buscar apoio em áreas de infraestrutura, segurança pública e abastecimento de água.

Durante a audiência, o prefeito solicitou recursos da União, por meio de emenda parlamentar, para a pavimentação de três quilômetros restantes da estrada Vicente Prieto, que conecta Picada Café a Nova Petrópolis pela localidade de Jammerthal. Também pediu a destinação de uma viatura 4×4 à Brigada Militar, visando ampliar as condições de deslocamento para rondas e atendimentos, especialmente nas zonas rurais.

Outro ponto apresentado foi a perfuração de um poço artesiano no Bairro Esperança. A obra, se viabilizada, deverá ser conectada à rede pública, permitindo o reforço no fornecimento de água para a comunidade local.

Justificativa das solicitações

De acordo com o prefeito Daniel Rückert, as reivindicações estão alinhadas com as prioridades de sua administração.

Parceria institucional

Além de detalhar os pedidos, o encontro serviu para reforçar o relacionamento entre o município e o governo estadual. Para o prefeito, o diálogo com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária representa um passo importante na busca por recursos e na construção de parcerias voltadas ao desenvolvimento de Picada Café.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/09/2025 0 Comentários 268 Visualizações
Política

Amrigs e governo estadual debatem desafios da saúde

Por Jonathan da Silva 26/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) recebeu, na noite desta quarta-feira (24), o vice-governador Gabriel Souza (MDB), em Porto Alegre, para uma reunião sobre os principais desafios da saúde no estado. O encontro tratou de temas como investimentos no programa SUS Gaúcho, a situação do IPE Saúde e medidas pós-enchentes, além de reforçar a aproximação entre a entidade e o governo estadual.

Antes da reunião, Gabriel Souza conheceu as dependências da Amrigs, com destaque para o Centro de Simulação e Treinamento, voltado à capacitação prática de profissionais da saúde. Em seguida, participou da conversa com a diretoria, que também lembrou a atuação da entidade durante as enchentes de 2024, quando médicos, demais profissionais da saúde e voluntários mobilizaram campanhas de vacinação, ações solidárias e mais de 200 toneladas de doações para a população atingida.

Participação em comitê consultivo

Entre os encaminhamentos, o vice-governador convidou oficialmente a Amrigs a integrar o Comitê Consultivo de Monitoramento do Acordo da Saúde para o SUS Gaúcho. A iniciativa tem como objetivo ouvir entidades do setor, e a presença da Associação foi considerada fundamental pela capacidade de articulação científica e pela defesa da Medicina baseada em evidências.

Situação do IPE Saúde

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a necessidade de retomar as negociações com o IPE Saúde diante da falta de reajustes em honorários médicos, consultas e procedimentos. Segundo Junqueira, essa situação tem levado muitos profissionais a se descredenciarem, impactando o atendimento à população. “Nós, como entidade médica, precisamos voltar a negociar com o IPE Saúde”, afirmou o líder da entidade médica, acrescentando que a manutenção do impasse pode gerar consequências coletivas: “Não conseguindo resolver isso, vira um problema de saúde pública”.

O vice-governador Gabriel Souza reconheceu a gravidade do tema e ressaltou a importância de avanços graduais. “É um processo. Iremos aprimorando e a negociação é fundamental”, observou o representante do executivo estadual.

Prova de Residência Médica

Outro assunto tratado foi a Prova AMB/Amrigs de Residência Médica, aplicada há mais de 50 anos e considerada uma das mais tradicionais do país. A edição de 2025 está prevista para 23 de novembro e foi apresentada ao vice-governador como exemplo do compromisso da Associação com a formação médica.

Foto: Ana Carolina Lopes/Ascom Amrigs/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/09/2025 1 Comentário 307 Visualizações
Cidades

Montenegro adere ao Programa Família Gaúcha

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro aderiu ao Programa Família Gaúcha, lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (18), que busca apoiar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de transferência de renda, capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho. O município está entre os 92 contemplados na primeira fase da iniciativa, que prioriza cidades afetadas pela crise climática de 2024. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Montenegro, José Vitor Cardoso, representou a cidade no lançamento do programa.

O Programa Família Gaúcha prevê o acompanhamento de 10 mil famílias em todo o Rio Grande do Sul, com investimento de R$ 120,8 milhões. A seleção será feita com base no Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Estado (IVF/RS), que utiliza dados do Cadastro Único (CadÚnico) e considera critérios como renda per capita de até R$ 218. A lista dos beneficiários será encaminhada pelo governo estadual.

Cada família receberá transferência mensal de R$ 200, por meio do Cartão Cidadão, durante dois anos. No caso de famílias com crianças de até seis anos, o valor será de R$ 250. Além da renda, os participantes contarão com acompanhamento de agentes de desenvolvimento familiar, que articularão políticas nas áreas de saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.

Impacto local

Em Montenegro, a execução ficará a cargo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As famílias selecionadas terão acompanhamento contínuo durante 24 meses, período em que deverão cumprir metas para superar a situação de vulnerabilidade e avançar em direção à inserção no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2025 0 Comentários 363 Visualizações
Cidades

Campo Bom adere ao Programa Família Gaúcha

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Campo Bom aderiu ao Programa Família Gaúcha, iniciativa lançada pelo governador Eduardo Leite (PSD) nesta quinta-feira (18), que integra o Plano Rio Grande e tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social. O município do Vale do Sinos terá 128 famílias beneficiadas, selecionadas pelo Índice de Vulnerabilidade (IVF/RS), que receberão acompanhamento direto de agentes e transferência de renda mensal.

Em todo o Rio Grande do Sul, o programa contemplará mais de 10 mil famílias em 92 municípios considerados prioritários, especialmente os impactados pelos eventos climáticos de 2024. A execução contará com 300 Agentes de Desenvolvimento da Família (ADF), cada um responsável por acompanhar aproximadamente 32 famílias.

Entre as ações, está a elaboração de Planos de Autonomia personalizados, que envolvem áreas como saúde, educação, assistência social e inclusão produtiva. O benefício financeiro será de R$ 200 por família, com adicional de R$ 50 para aquelas que possuam crianças de 0 a 6 anos. O investimento total é de R$ 120 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Ações em Campo Bom

No município, a execução será realizada por um comitê local intersetorial que reúne diferentes áreas da gestão pública, como assistência social, saúde, educação e trabalho, com apoio da rede dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Cada família será acompanhada por um ADF, que ficará responsável por articular políticas públicas e monitorar o progresso.

Acompanhamento digital e critérios de emancipação

O avanço das famílias será monitorado por um sistema digital próprio, que utilizará ferramentas acessíveis e lúdicas para acompanhar a evolução. A emancipação será reconhecida quando cada núcleo familiar cumprir 11 dos 15 critérios estabelecidos pelo programa, garantindo mais autonomia, dignidade e acesso a direitos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2025 0 Comentários 233 Visualizações
Cidades

Igrejinha adere ao Programa Família Gaúcha

Por Jonathan da Silva 18/09/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Igrejinha oficializou sua adesão ao Programa Família Gaúcha, em solenidade promovida nesta quinta-feira (11) pelo Governo do Estado, em Porto Alegre. O termo de compromisso foi assinado pela secretária de Desenvolvimento Social de Igrejinha, Viviane de Mello, representando a cidade no evento. De acordo com a administração igrejiense, a iniciativa busca fortalecer políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Família Gaúcha é uma ação estadual que oferece suporte integrado em áreas como saúde, educação e assistência social. Entre as medidas previstas pelo projeto estão acompanhamento social, incentivo à educação, apoio ao desenvolvimento infantil, além de programas de capacitação e inclusão para adultos.

Impacto no município

Com a adesão, a administração municipal afirma que Igrejinha amplia o alcance de suas políticas sociais, permitindo que mais famílias tenham acesso a benefícios e serviços. “A participação no Programa Família Gaúcha permitirá que nosso município fortaleça o trabalho de assistência social, promovendo mais oportunidades e qualidade de vida para nossas famílias”, enfatizou o prefeito Leandro Hörlle (PP).

Foto: Hiago da Silva/PMI/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2025 0 Comentários 288 Visualizações
Política

Comitê Pró-Clima do Cisvale cobra repasse de recursos ao governador

Por Jonathan da Silva 18/09/2025
Por Jonathan da Silva

O Comitê Pró-Clima, do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), cobrou do governo estadual a liberação de recursos para projetos de reconstrução e adaptação da região, após o anúncio da construção de uma nova ponte entre as ERS-129 e 130, no valor de R$ 358 milhões. A demanda foi entregue ao governador Eduardo Leite (PSD) nesta quarta-feira (17) em Lajeado, durante a apresentação da obra que ligará os vales do Taquari e do Rio Pardo.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Gilson Becker, entregou ao governador um ofício com iniciativas organizadas em quatro eixos: resiliência climática e gestão de desastres, gestão de recursos hídricos e revitalização de ecossistemas, infraestrutura e urbanização sustentável, e recuperação de solos agricultáveis voltados à agricultura sustentável. “Entre as prioridades destacadas está a recuperação de áreas ripárias degradadas e o desassoreamento das bacias dos rios Pardinho e Pardo”, explicou Becker.

Objetivos das ações

Segundo o presidente do Cisvale, medidas como essas são fundamentais para restabelecer a capacidade de drenagem natural, reduzir riscos de enchentes e preservar os recursos hídricos da região. Becker reforçou que os projetos foram elaborados de forma integrada entre os 18 municípios consorciados e abrangem uma população superior a 416 mil habitantes. “Estes projetos foram construídos de forma integrada com os 18 municípios consorciados, contam com respaldo técnico e institucional e estão prontos para execução imediata, dependendo apenas da alocação orçamentária do estado”, afirmou o presidente da entidade.

Cobrança por prioridade

Becker destacou que os projetos foram aprovados no Plano Rio Grande e já haviam sido apresentados em 2024, durante a COP-29, no Azerbaijão. “O consórcio defende que a efetivação dos projetos é estratégica para a sustentabilidade regional e essencial para dar mais segurança às comunidades diante dos impactos das mudanças climáticas. Fomos pioneiros na elaboração dos projetos, sendo inclusive citados como exemplo e referência. Nossos projetos foram aprovados de imediato pelo Plano Rio Grande, agora precisamos que eles sejam contemplados e atendidos”, detalhou o dirigente.

Próximos passos

O conselho administrativo do Cisvale se reúne nesta quinta-feira, 18 de setembro, em Santa Cruz do Sul, para estruturar as próximas ações. A ideia é levantar toda a movimentação já feita e reforçar o pedido de atenção às demandas regionais. “Iremos colocar toda esta situação de agilidade e protagonismo da região na recuperação e resiliência dos municípios para mostrar que precisamos de um aporte de recursos para realizar nossos projetos na região”, concluiu Becker.

Foto: Cisvale/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/09/2025 0 Comentários 381 Visualizações
Política

Prefeito Finck participa de reunião com governador sobre o Fundo a Fundo Reconstrução

Por Jonathan da Silva 11/09/2025
Por Jonathan da Silva

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), participou de uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSD) nesta quinta-feira (11) para tratar do andamento do Programa Fundo a Fundo Reconstrução. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual da Reconstrução Gaúcha (Serg), em Porto Alegre, e reuniu prefeitos de diferentes municípios que buscam recursos estaduais para obras de proteção contra cheias.

Até o momento, o Governo do Estado aprovou o repasse de R$ 373,3 milhões para qualificar sistemas de contenção em cidades gaúchas. Para Novo Hamburgo, o valor já destinado é de R$ 2,8 milhões. A secretária-adjunta da Serg, Angela de Oliveira, também participou da agenda.

Ações em Novo Hamburgo

Durante a reunião, o prefeito Finck destacou as medidas já realizadas pela Prefeitura desde o início de 2025 para recuperar o sistema de drenagem da cidade. Entre elas, o desassoreamento do Arroio Cerquinha, o hidrojateamento e as melhorias na Casa de Bombas do bairro Santo Afonso.

Segundo Finck, essas ações, com apoio do governo estadual, foram determinantes para que, nas chuvas de junho, não houvesse alagamentos em áreas historicamente atingidas. “Nós agradecemos o apoio recebido até aqui. Mas agora nós queremos um complemento para melhorar a drenagem do bairro Canudos e altear o dique na altura que é necessária”, afirmou o prefeito.

Compromisso do estado

O governador Leite destacou que o estado está empenhado em auxiliar as prefeituras na execução dos projetos dentro dos prazos. “Sabemos das dificuldades e dos gargalos que cada prefeitura enfrenta, na elaboração dos termos de referência, na construção técnica dos projetos ou na escassez de pessoal capacitado”, afirmou o chefe do executivo estadual.

Conforme Leite, encontros como o realizado nesta quinta-feira são fundamentais para identificar entraves comuns e buscar soluções conjuntas.

Participação regional

Além de Novo Hamburgo, participaram da reunião prefeitos e representantes de Alvorada, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Esteio, Viamão e Rio Grande.

Foto: Ramon Belmonte/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/09/2025 0 Comentários 309 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO