A prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim (PL), esteve reunida com o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), nesta quinta-feira (25), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para apresentar projetos do município e buscar recursos para iniciativas voltadas ao desenvolvimento local. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Frederico Antunes (PSD) e teve como foco a captação de investimentos para ações de infraestrutura e preparação para eventos climáticos extremos.
Durante a reunião, a prefeita apresentou projetos que poderão ser financiados por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Também foi debatido o programa Prepara Guaíba, que reúne ações destinadas à resiliência climática, à prevenção e à preparação do município para enfrentar situações de emergência relacionadas a eventos extremos.
Captação de investimentos
Segundo a Prefeitura, a agenda integra a estratégia de buscar parcerias e recursos junto ao Governo do Estado para viabilizar investimentos em diferentes áreas do município.
A prefeita Claudinha Jardim ressaltou a importância da articulação institucional para ampliar a capacidade de investimento da cidade. “Buscar recursos e apresentar projetos é fundamental para que possamos avançar em áreas importantes para o desenvolvimento de Guaíba. Cada oportunidade de diálogo com o Governo do Estado abre caminhos para novos investimentos e fortalece o nosso compromisso com uma cidade mais preparada para os desafios do presente e do futuro”, afirmou a chefe do executivo de Guaíba.
Projetos voltados à resiliência climática
De acordo com a Prefeitura, um dos principais temas tratados durante o encontro foi o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à prevenção e à resposta a eventos climáticos extremos. O programa Prepara Guaíba reúne iniciativas voltadas ao planejamento e à ampliação da capacidade de resposta do município diante desse tipo de ocorrência.


