Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cidades

Estância Velha: Campanha do Agasalho será lançada domingo

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Em busca de um inverno quentinho e com comida na mesa, a Prefeitura de Estância Velha e o Rotary Club lançam, neste domingo, a campanha do agasalho. Este ano, além de arrecadar roupas quentes, a administração decidiu ampliar a campanha e também arrecadará alimentos, produtos de higiene e de limpeza para as famílias estancienses em situação de vulnerabilidade social ou que estão passando necessidades neste período devido a pandemia.

A campanha Estância que Cuida, Aquece e Alimenta, além do apoio fundamental do Rotary, contará com o apoio de outras entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom. A coordenação ficará por conta da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio incondicional do Gabinete da Primeira Dama, da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

O secretário José Dresch observa que a decisão de ampliar a tradicional campanha do agasalho é reflexo de uma análise feita pela equipe do Desenvolvimento Social nestes cinco primeiros meses do ano. “O número de pessoas procurando ajuda, especialmente em busca de comida para poder servir um almoço à família, cresceu muito. É triste, mas, ao mesmo tempo, esse diagnóstico nos motiva a buscar formas de ajudar quem precisa. Por isso, decidimos também arrecadar alimentos e produtos de limpeza e higiene”, pontua.

A primeira-dama, Martiele de Carli, convoca a comunidade a aderir à campanha e chama a atenção para o fato de haver crianças necessitadas. “Nada me dói mais do que ver uma criança em situação de vulnerabilidade, sem ter uma roupa quentinha para vestir nesta época do ano, e quase sem o que comer”. Para Martiele, se cada um que puder ajudar, os estancienses terão um inverno cheio de amor e afeto, e, principalmente, quente e com comida na mesa.

Doação sem sair do carro

Além de arrecadar agasalhos, comida e produtos de higiene e limpeza em pontos fixos – em órgãos públicos e no comércio local – a Administração também decidiu promover três drive-thrus, garantindo que a população faça suas doações sem sair do carro. O primeiro deles será já no próximo sábado, dia 29 de maio. O outro acontecerá dia 12 de junho. O último drive será dia 10 de julho. A campanha segue até o dia 20 de julho.

Fonte: Assessoria

24/05/2021 0 Comentários 684 Visualizações
Saúde

Canoas vacina pessoas com comorbidades a partir de 18 anos nesta segunda-feira

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos segue nesta segunda-feira (24) em Canoas. A aplicação das primeiras doses acontece nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 12h.  Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que confirme a comorbidade.

As pessoas atendidas na rede pública municipal podem procurar a UBS de referência para obter a comprovação. A Secretaria Municipal da Saúde alerta que é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração da vacina da gripe ou outra do calendário nacional.

Para as gestantes e puérperas, o uso da AstraZeneca está suspenso, conforme recomendação da Anvisa e do governo do Estado.

Grupo de comorbidades

A vacinação para o grupo das comorbidades segue na íntegra o Plano Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, que estabeleceu 22 categorias de problemas crônicos de saúde.

Diabetes mellitus: pessoas com diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves: indivíduos com pneumopatias graves, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos. O paciente deve utilizar mais de três medicamentos para controle da pressão, um de cada grupo (no mínimo 3 grupos). Grupo 1: Captopril, Enalapril, entre outros. Grupo 2: Propranolol, Atenolol, Metroprolol. Grupo 3: Anlodipino. Grupo 4: Losartana. Grupo 5: Hidroclorotiazida, Moduretic, Clortalidona. As medicações usadas devem constar no laudo médico.

Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou superior a 180 mmHg e/ou diastólica igual ou maior a 110 mmHg, independentemente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade. O paciente deve utilizar mais de três medicamentos para controle da pressão, um de cada grupo (no mínimo 3 grupos). Grupo 1: Captopril, Enalapril, entre outros. Grupo 2: Propranolol, Atenolol, Metroprolol. Grupo 3: Anlodipino. Grupo 4: Losartana. Grupo 5: Hidroclorotiazida, Moduretic, Clortalidona. As medicações usadas devem constar no laudo médico.

Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade. Pressão arterial sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109 mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.O paciente deve utilizar mais de três medicamentos para controle da pressão, um de cada grupo (no mínimo 3 grupos). Grupo 1: Captopril, Enalapril, entre outros. Grupo 2: Propranolol, Atenolol, Metroprolol. Grupo 3: Anlodipino. Grupo 4: Losartana. Grupo 5: Hidroclorotiazida, Moduretic, Clortalidona. As medicações usadas devem constar no laudo médico.

Insuficiência cardíaca (IC): insuficiência com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.
Cardiopatia hipertensiva: hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo.

Síndromes coronarianas: síndromes coronarianas crônicas, como Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-Infarto Agudo do Miocárdio, entre outras.

Valvopatias: lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; as comorbidades podem ser consultadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Miocardiopatias e Pericardiopatias: miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

Arritmias cardíacas: arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais, entre outras).

Cardiopatias congênitas no adulto: cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas, insuficiência cardíaca, arritmias, comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados: portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

Doença cerebrovascular: acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

Doença renal crônica: doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular menor do que 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunossuprimidos: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves: doença falciforme e talassemia maior.

Obesidade mórbida: índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40.

Síndrome de Down: trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática: Child-Pugh (escore de classificação) A, B ou C.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Fonte: Assessoria

24/05/2021 0 Comentários 529 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo receberá vacina da Pfeizer semana que vem

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Novo Hamburgo também irá contar com o imunizante da Pfeizer/Biontech na vacinação contra a covid-19 dos hamburguenses. Por enquanto, o município ainda não tem informações sobre a data de entrega, mas a previsão é receber mais de 2 mil doses na semana que vem. A Secretaria Municipal de Saúde já definiu sua estratégia a partir de informe técnico encaminhado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Estamos adotando todos os protocolos para o manuseio deste imunizante.

“Desde o primeiro momento, insisti com a Secretaria de Saúde do Estado que Novo Hamburgo estava apta a receber a vacina Pfeizer, pois temos como armazená-la. Estou feliz que também fomos contemplados. Quanto mais vacinas, melhor para os hamburguenses”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

O público-alvo é o mesmo do Plano Nacional de Imunização (PNI), com a vantagem de que, à exemplo do imunizante da CoronaVac, ela também pode ser aplicada em gestantes e puérperas com comorbidades. O intervalo entre a primeira e a segunda dose, segundo o informe técnico da Vigilância Estadual, é de 12 semanas.

“Estamos adotando todos os protocolos para o manuseio deste imunizante”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. Ele lembra que Novo Hamburgo é um dos municípios gaúchos mais adiantados no PNI. Atualmente, estão sendo imunizadas pessoas com comorbidades acima de 18 anos, e já avançando nos demais grupos.

A vacina

O imunizante da Pfeizer/Biontech será distribuído em frascos de seis doses, cada uma com 0,3ml. A vacina necessita de diluente, composto por soro fisiológico e distribuído junto com as vacinas. Antes de diluída, ela pode ser mantida por 14 dias congelada (entre -15 e -25°C). Após, ela ainda pode seguir às unidades de saúde para resfriamento em câmara de conservação (entre 2º e 8ºC) por mais 5 dias.

Após diluição, as seis doses de cada frasco devem ser utilizadas em um prazo máximo de seis horas. A recomendação é não utilizar esta vacina em drive-thrus.

Gestantes e puérperas

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde definiu nove unidades que aplicarão esta vacina, sempre por agendamentos. A prioridade será atender justamente gestantes e puérperas (mães há 45 dias) com comorbidades. Elas já podem contatar uma das unidades definidas para integrar lista de nomes.

Unidades que receberão a Pfeizer

UBS Canudos

Endereço: Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 – Bairro Canudos

Telefone: (51) 3524-2279

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h

UBS Santo Afonso

Endereço: Rua Assunción, 85 – Bairro Santo Afonso

Telefone: (51) 3587-3566
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 22h

USF Lomba Grande

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande

Endereço: Rua Victor Thiesen, 125 – Esquina com Odete Correia Schuck – Bairro Lomba Grande

Telefone: (51) 3596-1543

Horário: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h

Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas

Endereço: Rua Bruno Werner Storck, 147 – Bairro Canudos

Telefone: (51) 3525-0680

Horário: Segunda, terça, quarta e sexta-feira das 8h às 17h. Quinta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Kephas

Endereço: Rua Bernardo Ludwig, 196 – Bairro São José / Kephas
Telefone: (51) 3583-1401

Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Boa Saúde

Endereço: Avenida Floresta nº 666, esquina com Rua 22 de Outubro – Bairro Boa Saúde

Telefone: (51) 3556-1649

Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Terça-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Guarani

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1089 – Bairro Guarani

Telefone: (51) 3527-3174

Horário: Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h. Quarta-feira somente das 8h às 15h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Unidade de Saúde da Família Rondônia

Endereço: Rua Bahia, 450 – Bairro Rondônia

Telefone: (51) 3582-9916

Horário: Segunda, quarta, quinta e sexta-feira: 8h às 17h.
Terça-feira somente das 07h às 12h. Motivo: Reunião de equipe no turno da tarde.

Casa de Vacina

Endereço: Av. Coronel Frederico Linck, 900 – Bairro Rio Branco

Telefone: (51) 3595-1919

Horário: segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 576 Visualizações
Cidades

Helena Hermany entrega a chave da cidade aos campeões brasileiros do União Corinthians

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Atletas e comissão técnica do União Corinthians, campeões brasileiros de basquete, foram recebidos em frente ao Palacinho pela prefeita Helena Hermany, vice-prefeito Elstor Desbessell, secretários municipais e representantes dos patrocinadores. Devido aos protocolos da pandemia, a rápida recepção foi ao ar livre, mantendo o distanciamento e o uso de máscaras e álcool em gel.

Depois de 27 anos, os bravos guerreiros do União Corinthians trouxeram novamente um título tão esperado para Santa Cruz do Sul.

Antes de desfilarem em caminhão de bombeiros pelas principais ruas, Helena Hermany realizou a entrega simbólica da chave da cidade ao capitão da equipe, o argentino Enzo Cafferata.

“Depois de 27 anos, os bravos guerreiros do União Corinthians trouxeram novamente um título tão esperado para Santa Cruz do Sul. Fiz questão de entregar a chave da cidade para que eles se sintam homenageados por todos os 134 mil moradores que torceram muito”, disse a prefeita.

Além de agradecer ao empenho dos atletas e principalmente do técnico Athos Calderaro, há anos parceiro da prefeitura em projetos sociais e esportivos com crianças e adolescentes, Helena lembrou de uma feliz coincidência: em 1994, quando a Pitt/Corinthians venceu a Liga Nacional, ela era primeira-dama. “Agora, como prefeita, estou extremamente emocionada e orgulhosa com mais essa conquista! Vamos todos celebrar a vida e a nossa tradição no basquete brasileiro!”

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 573 Visualizações
Variedades

Canoas terá o Dia Laranja pelo fim da violência contra a mulher

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Na próxima terça-feira, 25, será dia da rede de enfrentamento à violência contra a mulher estar no Calçadão de Canoas, das 14 às 17 horas, para atividades alusivas ao Dia Laranja, que mensalmente é lembrado como forma de alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas.

A iniciativa é uma ação realizada pela Coordenadoria Municipal de Mulheres. Acontecerá a distribuição da fita laranja, cor vibrante e positiva que simboliza a data. Além de toda a orientação por parte da rede de atendimento às mulheres, a distribuição de preservativos femininos e da cartilha com informações da lei Maria da Penha.

Farão parte do evento soroptimistas, que são as mulheres profissionais de diversas áreas, atuando de forma voluntária, para ajudar outras mulheres e meninas em seu desenvolvimento educacional para alcançar a profissionalização.  A ação será realizada respeitando todos os protocolos sanitários e de distanciamento.

Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 543 Visualizações
Cidades

Stock Med/União Corinthians é campeã brasileira de basquete

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Após 27 anos, o Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), volta a ser campeão nacional de basquete com um time adulto. Na temporada 1993/94, a equipe santa-cruzense, comandada por Ary Vidal, venceu os confrontos realizados no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, contra a Sabesp/Franca. Na noite deste sábado, 22, a Stock Med/União Corinthians, do técnico Athos Calderaro, venceu o Flamengo Blumenau por 80 a 68, na Arena Multiuso Brusque (SC), conquistando o título do Campeonato Brasileiro de Clubes Basquete.

É a realização de um sonho, Santa Cruz merece.

Os destaques do campeão foram o pivô Ralfi Ansaloni com 21 pontos e 6 rebotes e o armador Enzo Cafferata com 22 pontos e 8 assistências. O começo da partida foi avassalador por parte do União Corinthians. A equipe santa-cruzense abriu 16 a 6 nos primeiros quatro minutos, com aproveitamento de 75% dos arremessos de quadra. O primeiro quarto de domínio ofensivo teve 25 a 16 para o clube gaúcho, destaque para o pivô Ralfi Ansaloni com 9 pontos e 4 rebotes.

Com uma arrancada de 14 a 3, o Flamengo Blumenau passou à frente do placar na metade da segunda etapa. A reação gaúcha veio pelas mãos dos experientes Enzo Cafferata e Ralfi Ansaloni, responsáveis por cinco pontos seguidos que levaram a equipe na liderança ao intervalo, 40 a 38.

A estratégia do União Corinthians foi atacar o garrafão adversário no terceiro período – foram 18 pontos até o final do quarto. Para isso, o grande destaque foi Ansaloni, que contribuiu para 19 pontos antes do início do período final. A terceira etapa manteve a liderança para a equipe santa-cruzense, 58 a 53.

Com excelente trabalho de administração e controle da vantagem, o União Corinthians venceu o quarto final, 22 a 15, e sagrou-se Campeão Brasileiro de Basquete, fazendo 80 a 68. “É a realização de um sonho, Santa Cruz merece”, enfatizou Athos Calderaro ao fim da partida. “A comunidade merecia, estávamos há muito tempo sem basquete. Quero dedicar aos meus amigos, família e a minha cidade”, completou o ala/armador Ícaro Parisotto.

A Stock Med/União Corinthians teve 8 vitórias e 2 derrotas na primeira fase, venceu o Brusque por 2 a 0 nas quartas-de-final, passou pelo Botafogo na semifinal e derrotou o Flamengo Blumenau na grande decisão. Uma campanha histórica para retornar ao topo do basquete brasileiro. Para o diretor de Basquete, Diego Puntel, a conquista pode ser atribuída há muitos fatores. “Foco, determinação, amor, parcerias, amigos, ética e um time que joga com o coração”, destacou.

Crédito: Diego Maranhão | Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 655 Visualizações
Ensino

Estância Velha: campeões de xadrez recebem premiação nos Jogos Escolares Virtuais

Por Caren Souza 21/05/2021
Por Caren Souza

Os primeiros vencedores dos Jogos Escolares Virtuais, de Estância Velha, foram premiados, em solenidade realizada no Espaço Cultural, na noite desta quarta-feira. Os estudantes que participaram do Torneio de Xadrez nas categorias A (8 a 10 anos), B (11 a 13 anos) e C (14 a 17 anos) foram premiados pela Coordenadoria Municipal de Desporto (CMD), que promoveu a competição em parceria com o Sesc.

O coordenador da CMD, Ivair de Oliveira, enfatizou que a competição, por ter sido a primeira no formato virtual, superou as expectativas. “Surpreendeu o engajamento e o entusiasmo de todos que participaram. Também preciso valorizar a brilhante ajuda que os professores deram”, colocou.

Os vencedores da Categoria A masculino foram: Pedro Zambon Escher, da EMEF Pedro de Quadro Bittencourt, Otávio da Silva de Oliveira, da EMEF Germano Dauernheimer, e Tobias Welter Rheinheimer, da EMEF Presidente Kennedy. As vencedoras no feminino foram Nathalia Vogt, da EMEF Germano Dauernheimer, e Maria Isabele da Silva, da Presidente Kennedy.

Os vencedores da Categoria B masculino foram: Gustavo Almeida Soares, da EMEF Anita Garibaldi, Apolo Neumann Weimer Pereira Dias, da EMEF Germano Dauernheimer, e Lucas da Silva Gehlen Zanchin, do Colégio Cenecista. As vencedoras no feminino foram Carolina Halmenschlager, da EMEF Otávio Rocha, Mariana Schirmer, da EMEF Germano Dauernheimer, e Lívia Esspich, da EMEF Fernando Ferrari.

Os vencedores da Categoria C masculino foram: Henrique dos Santos Baz, do Colégio Estadual 8 de Setembro, Pedro Miguel Bernardes do Santos, do Colégio Cenecista, e Bruno Rafael Cardoso, do Colégio Estadual 8 de Setembro. Do feminino, foram Andrielli Evangelista Caglioni, da EMEF Ervino Arthur Ritter, Sophia Klering Algaier, da EMEF Otávio Rocha, e Maria Eduarda Pointe Fraçon, também da Otávio Rocha.

Fonte: Assessoria
21/05/2021 0 Comentários 838 Visualizações
Business

CDL POA promove campanha de conscientização sobre os protocolos sanitários

Por Caren Souza 21/05/2021
Por Caren Souza

A CDL POA lançou, nesta quinta-feira (20), uma nova campanha de conscientização para sensibilizar a população sobre o respeito às medidas de combate diante da pandemia. A partir do lema “Compromisso do varejo. Compromisso de todos”, a Entidade reforça que a mudança de método no sistema de monitoramento, definida pelo governo estadual, não é motivo para descuidos, e todos têm a responsabilidade para não haver aumento no contágio pela Covid-19 e preservar a saúde coletiva.

A pandemia ainda não terminou, o funcionamento do comércio garante o emprego de milhares de trabalhadores e a renda de inúmeras famílias.

A ação cumpre o compromisso, realizado junto à prefeitura de Porto Alegre, de compartilhamento das responsabilidades com a conscientização e cuidados. As peças serão divulgadas nos canais da CDL POA e enviadas aos parceiros em todo o Estado.

Esta é a terceira campanha de conscientização realizada pela Entidade, desde o início da pandemia, entretanto é considerada a mais importante. A CDL POA ressalta que esse é o momento em que se dá o maior passo para a abertura das atividades, ao mesmo tempo é um período de maior importância na conscientização, quando a sociedade depende de atitudes inclusivas e colaborativas.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, reitera que o bem-estar das pessoas e consequente retomada da economia passa pela responsabilidade de cada um. “A pandemia ainda não terminou, o funcionamento do comércio garante o emprego de milhares de trabalhadores e a renda de inúmeras famílias. Não pode haver retrocesso em relação à condição conquistada até agora”, destaca. A Entidade convoca a população para que use sempre máscara, evite aglomerações e higienize as mãos com álcool em gel regularmente.

Fonte: Assessoria
21/05/2021 0 Comentários 601 Visualizações
Business

Cooperativa Piá realiza assembleia geral ordinária

Por Caren Souza 21/05/2021
Por Caren Souza

A cooperativa Piá realizará, no dia 24 de junho, sua assembleia geral ordinária, às 9 horas. Pela primeira vez na história da Cooperativa, a reunião será online. O novo formato digital visa preservar a saúde e a vida de todos os participantes e da comunidade, evitando possíveis aglomerações e auxiliando no combate à Covid-19.

Entre os vários assuntos que serão tratados durante a assembleia está a prestação de contas de 2020, com apresentação de relatório de gestão, balanço e parecer da auditoria externa, demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas e parecer do Conselho Fiscal, além do plano de atividades para 2021. Também será realizada a eleição e posse dos novos Conselho de Administração, Diretoria Gestão 2021/2025 e conselho fiscal.

Para participar da reunião online, os associados podem realizar o cadastro no link agopiacadastro.elejaonline.com, até o dia 21 de junho, às 23h59. Após essa data, deverá ser realizado presencialmente na sede da Cooperativa, localizada na Rua Frederico Michaelsen nº 129, em Nova Petrópolis, nos dias 22 e 23, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e no dia 24, das 7h30 às 8h30.

A partir do dia 22 de junho, os inscritos receberão por SMS e por e-mail um login e uma senha para participarem da Assembleia Geral através do link assembleiageralordinaria.elejaonline.com. Mais informações podem ser obtidas nas filiais da Cooperativa. Já o edital pode ser conferido na íntegra no site oficial www.pia.com.br.

Fonte: Assessoria
21/05/2021 0 Comentários 943 Visualizações
Cidades

Modernização: Santa Cruz instala lâmpadas de LED nas vias públicas

Por Caren Souza 21/05/2021
Por Caren Souza

Santa Cruz do Sul está mais iluminada. Quem trafega à noite pelo trecho municipalizado da BR 471, pelas ruas Coronel Oscar Jost, Gaspar Silveira Martins e João Werlang e pelas avenida Euclides Kliemann e João Pessoa já percebeu a diferença. A modernização da iluminação pública por meio do Finisa Mais Ilumina já resultou na instalação de mais de mil novas lâmpadas de LED em vários pontos da cidade.

A tecnologia deixa a cidade mais bonita, mas a grande vantagem com a maior luminosidade que estas lâmpadas oferecem está na segurança pública.

A ideia é que até o final de agosto, outras duas mil lâmpadas também sejam instaladas, privilegiando vias de grande tráfego e entorno de postos, hospitais, escolas, praças e paradas de ônibus. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões – sem contrapartida do Município – incluindo a compra dos equipamentos e a instalação, que é feita por uma empresa terceirizada.

No início desta semana, a empresa contratada para executar o serviço concluiu a instalação das lâmpadas na rua Tiradentes e começou na rua 28 de Setembro, priorizando na sequência as ruas que hoje estão com maior número de lâmpadas apagadas. Todas as ruas do miolo central terão suas lâmpadas convencionais substituídas por LED.

A modernização da iluminação pública da cidade também vai se estender aos bairros, contemplando principalmente pontos de maior fluxo de pessoas e tráfego de veículos, priorizando o aspecto da segurança pública.
O financiamento para a compra das luminárias foi realizado no ano passado, mas em razão da pandemia houve atraso na entrega.

A instalação comoçou no final do ano, porém parte do serviço precisou ser refeito porque alguns equipamentos apresentaram problemas e precisaram ser substituídos.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, a substituição gradativa das lâmpadas convencionais por LED consta no plano de metas da secretaria para ocorrer até o final de 2024.

“A tecnologia deixa a cidade mais bonita, mas a grande vantagem com a maior luminosidade que estas lâmpadas oferecem está na segurança pública. Queremos ao longo desses quatro anos de gestão substituir todo o parque de iluminação e proporcionar às pessoas uma maior sensação de segurança”, disse.

A diferença na paisagem urbana já salta aos olhos de quem circula à noite, conforme avalia o coordenador do Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Ederson Boeck Streck. “A luz branca das lâmpadas reproduz melhor as cores da cidade, a visibilidade aumenta e tudo fica mais bonito”, disse.

Além da cidade, também o perímetro urbano dos distritos deverá contar com a iluminação em LED. O distrito de Monte Alverne, um dos mais populosos, já recebeu uma parte das luminárias.
A instalação de lâmpadas de LED nas vias públicas oferece vantagens em termos de durabilidade, economia, segurança e preservação do meio ambiente.

Como não possui metais pesados, como chumbo e mercúrio em sua composição, não há necessidade de descarte especial como ocorre com as lâmpadas fluorescentes. Já a redução nos custos com manutenção é considerável, uma vez que as lâmpadas LED são 30% a 50% mais eficientes que as convencionais. Enquanto as comuns têm durabilidade de um ano, as LED têm expectativa de vida útil de cinco anos.

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria

21/05/2021 0 Comentários 703 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO