Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cultura

Nova Petrópolis firma parceria para a realização da Magia da Páscoa

Por Caren Souza 16/03/2021
Por Caren Souza

A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e a Associação Tchon Ji firmaram na tarde de segunda-feira (15), a parceria para a realização da Magia da Páscoa. O plano de trabalho aprovado pelo Município prevê atrações em formato híbrido, incluindo o Chocofest, no período de 27 de março a 11 de abril.

Vamos oferecer uma programação com as alternativas possíveis dentro dos protocolos de saúde.

A assinatura do termo de fomento que assegura a parceria reuniu o prefeito Jorge Darlei Wolf e o presidente da Associação Tchon Ji, Valdemar Zummach. Participaram também o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, e a secretária adjunta da pasta, Mayara Senna dos Reis.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca a importância de o Município manter a sua tradicional programação de Páscoa, apesar das incertezas causadas pela pandemia. “Acreditamos que, nas próximas semanas, a situação deixará de ser tão grave. Mesmo assim, precisamos decidir com antecedência e, por isso, estamos planejando a Páscoa em formato híbrido, permitindo que as pessoas celebrem esse período junto com suas famílias, mas também respeitando os protocolos de saúde que o momento exige”, declarou o prefeito.

A parceria firmada com a Associação Tchon Ji prevê um investimento de R$ 250 mil por parte do município. Para o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, o investimento é extremamente necessário, para manter o brilho do evento e trazer um alento à comunidade. “Vamos oferecer uma programação com as alternativas possíveis dentro dos protocolos de saúde e trabalhar para recuperar a grandiosidade da Magia da Páscoa em 2022”, afirmou Santos.

O plano de trabalho apresentado pela Associação Tchon Ji e aprovado pelo Município prevê o Chocofest entre as atrações da Magia da Páscoa. Uma reunião na quinta-feira, dia 18 de março, definirá os detalhes finais da programação. “Ficamos muito contentes em firmar a parceria com a Prefeitura e poder contribuir para trazer o Chocofest para a cidade por mais este ano”, comenta o presidente da Associação Tchon Ji, Valdemar Zummach.

Alinhamento regional

A realização dos eventos de Páscoa foi definida de forma regional pelos prefeitos e secretários de Turismo da Amserra (Associação dos Municípios de Turismo da Serra), em reunião virtual no dia 9 de março. Os municípios de Nova Petrópolis, Picada Café, Gramado, Santa Maria do Herval, Canela e São Francisco de Paula concentrarão a programação de Páscoa no período de 26 de março a 2 de maio. Nova Petrópolis encerrará a programação com antecedência em razão do início do Tricofest.

Fonte: Assessoria
16/03/2021 0 Comentários 575 Visualizações
Saúde

Municípios gaúchos consolidam frente por aquisição própria de vacinas

Por Caren Souza 16/03/2021
Por Caren Souza

O Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) e a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) firmaram, nesta segunda-feira (15), Termo de Ajuste Operacional para a compra de vacinas contra a Covid-19.

 

Trata-se de um movimento que busca complementar a entrega de doses e acelerar a imunização.

A iniciativa abrange 440 municípios, de todas as regiões do Estado. Na prática, o termo formaliza o interesse dos municípios em adquirir as doses com recursos próprios. Além disso, unifica as tratativas e fortalece as entidades no momento de estabelecer negociação com os laboratórios.

“A assinatura do termo não significa que todos os municípios realizarão a compra. Esta será uma decisão que cada prefeito tomará posteriormente, de acordo com o ritmo do Plano Nacional de Imunização”, explica o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.

Além do Termo de ajuste Operacional, o grupo de trabalho formado pelas três entidades desenvolveu modelo de lei municipal, para acelerar o processo e garantir aos prefeitos segurança jurídica.

 

Negociações em andamento

 

Na última quinta-feira (11), durante visita ao Instituto Butantan, o prefeito Rodrigo Battistella reservou, em nome da Granpal e da Famurs, 3 milhões de doses da Coronavac.

A previsão inicial é de que as doses sejam entregues em setembro. Porém, o prazo pode ser encurtado, sobretudo se o governo federal adquirir imunizantes de outros laboratórios, o que reduziria a demanda pela vacina produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A Granpal também possui negociação em andamento com a TMT Globalpharm, empresa que distribui a vacina Sputnik V no Brasil.  “Vamos procurar todos os laboratórios que possam fornecer a vacina aos municípios gaúchos, mantendo os prefeitos informados daqui para frente. Trata-se de um movimento que busca complementar a entrega de doses e acelerar a imunização da população”, conclui o prefeito Rodrigo Battistella.

 

Crédito: Alan Cardoso| Fonte: Assessoria
16/03/2021 0 Comentários 560 Visualizações
Cultura

Faculdades IENH e EST promovem formação em Liderança Compartilhada

Por Caren Souza 16/03/2021
Por Caren Souza

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da formação em Liderança Compartilhada. Promovido pela IENH e EST, o curso de 120 horas de duração tem início marcado para o mês de maio. As aulas serão na modalidade digital, com encontros síncronos. Objetivando preparar os participantes para assumirem funções de liderança na perspectiva humanista, a formação tem foco no autoconhecimento e construção de propósito.

Além disso, reúne profissionais e pesquisadores de diferentes áreas para abordar temas como comunicação, emoções, gestão dos erros, mudança de comportamento, criatividade, cultura, diversidade, sustentabilidade e ética, gestão de equipes cocriativas, espiritualidade e tomada de decisão.

Como um dos diferenciais, o curso possibilita que cada aluno participe de sessões individuais de desenvolvimento para liderança, do início ao fim da formação, com profissionais da Psicologia. A proposta é organizada a partir das principais dificuldades que as lideranças encontram na gestão de pessoas, foco nos desafios e problemas enfrentados, com orientações para o enfrentamento.

Para participar do curso, o interessado deve realizar sua inscrição em bit.ly/lideranca-compartilhada-2021

Sobre a Liderança Compartilhada

A Liderança Compartilhada é uma tendência atual nas equipes que requerem ambientes intensivos em conhecimento, nos quais são exigidas resolução de problemas complexos, com muito esforço colaborativo entre pessoas com habilidades distintas.

Trata-se de um novo paradigma que entende a liderança neste papel de incentivar os processos coletivos, com necessidade de aperfeiçoamento em habilidade de comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, criatividade e problemas, além da ênfase no autoconhecimento, para que os líderes aprendam sobre seus limites e desenvolvam também suas habilidades socioemocionais.

Fonte: Assessoria
16/03/2021 0 Comentários 623 Visualizações
Saúde

Novo Hamburgo: Câmara aprova projeto de lei para a compra de vacinas

Por Caren Souza 16/03/2021
Por Caren Souza

A Lei Federal nº 14.124/2021, publicada no último dia 10, assegurou aos estados e municípios o direito de adquirir vacinas contra a Covid-19 sempre que a União deixar de garantir a distribuição de doses suficientes para a imunização dos grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

A Prefeitura de Novo Hamburgo agiu rapidamente e entregou à Câmara, no final da semana passada, projeto de lei que autoriza o município a proceder a compra de imunizantes. A proposta foi aprovada por unanimidade em regime de urgência na noite desta segunda-feira, 15. O texto será novamente apreciado em sessão extraordinária nesta quarta, dia 17.

Fonte: Assessoria
16/03/2021 0 Comentários 683 Visualizações
Saúde

Câmara de Santa Cruz aprova aquisição de vacinas pelo município

Por Caren Souza 16/03/2021
Por Caren Souza

Foi aprovado por unanimidade o projeto do Executivo de Santa Cruz do Sul que autoriza o município a adquirir de vacinas contra a Covid-19. O projeto ingressou na pauta da Câmara de Vereadores e tramitou de forma urgente.

Na justificativa do projeto, a prefeita Helena Hermany destaca que após eleita para o cargo de chefia deste Executivo local, antes mesmo de tomar posse, vem tratando junto à Famurs, AGCONP, GRANPAL e Governo do Estado para a aquisição de imunizantes. “No dia 1º de março de 2021, após reunião com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergman, protocolamos junto ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, pedido de Termo de Cooperação”.

Ela relata ainda que em 5 de março de 2021, também o município aderiu à frente organizada pela FAMURS e AGCINP – em conjunto com CISVALE – o interesse na aquisição dos imunizantes, mediante a assinatura de Termo de Ajuste Operacional. Também salienta que este mês, o município avançou com a realização de reunião junto ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Conselheiro Estilac Xavier, e o Procurador-geral de Justiça, Fábio Dallazen para debater acerca da segurança jurídica para a aquisição destes insumos.

Na ocasião, restaram relatadas as preocupações pertinentes a aquisição das vacinas, sendo: recursos financeiros para a compra, a responsabilidade da União pela aquisição e distribuição, a transparência na aquisição e o risco de os imunizantes serem requisitados pelo Ministério da Saúde.

Outros projetos aprovados foi o projeto de lei que dispõe sobre a limpeza pública – referente ao fechamento dos bueiros e a alteração da lei complementar que refere ao Código Tributário. O vereador Alberto Heck (PT) teve aprovado o projeto que dispõe sobre a publicação da relação de pessoas atendidas pelo programa de Vacinação e Imunização contra a Covid-19. Já Gerson Trevisan (PSDB) teve aprovado o projeto que dispõe sobre a apresentação da Carteira de Vacinação quando da realização da matrícula escolar. O vereador Raul Fritsch (Republicanos) teve aprovado o projeto que proíbe o fechamento de bueiros. Já de autoria da Mesa da Câmara, foi aprovada a resolução que regulamenta o funcionamento das Frentes Parlamentares.

Fonte: Assessoria
16/03/2021 0 Comentários 520 Visualizações
Saúde

Estância Velha vacina idosos a partir de 75 anos nesta terça-feira

Por Caren Souza 15/03/2021
Por Caren Souza

Já está preparado para ser vacinado? Estância Velha inicia nesta terça-feira (16) a vacinação de idosos com mais de 75 anos. Um drive-thru marcará o avanço da vacinação no município. A estimativa da Vigilância em Saúde é imunizar, pelo menos, 100 idosos na ação que acontece das 9 às 15 horas, no PAC.

Estamos avançando e isso nos traz otimismo.

Para ser vacinado no drive-thru, o idoso precisa apresentar CPF, cartão SUS de Estância Velha, comprovante de residência, e a caderneta de vacinação (quem tiver). A vacinação será por ordem de chegada.

“Enquanto nossa equipe estará vacinando os idosos no drive-thru, concomitantemente, os postos de saúde também estarão aplicando a vacina contra a Covid nos idosos que agendaram horário”, explica a coordenadora da Vigilância, Eliane Fleck.

A secretária de Saúde, Cláudia Pires, lembra que a chegada de 580 novas doses da CoronaVac, no dia 11, oportunizaram a abertura da vacinação deste novo público-alvo. “Estamos avançando e isso nos traz otimismo, o que ajuda a aliviar um pouco a tensão deste momento difícil que estamos vivendo devido à pandemia”, pontua.

Os idosos que desejam ser imunizados no posto de saúde, com data e hora marcada, devem ligar para sua unidade de referência e agendar.

Segundas doses

A Vigilância em Saúde também pede que os idosos de 80 anos ou mais, que estão em tempo de tomar a segunda dose da vacina, procurem a sua UBS referência para agendar a aplicação.

Números dos telefones das UBSs

Posto Centro: 3561-8729 / 3561-1319

Posto Floresta: 3561-1619
Posto Nova Estância: 3561-9680

Posto Rincão 1: 3561-2388

Posto Rincão 2: 3551-0828

Posto Rincão Gaúcho: 3561-0719

Posto Bela Vista: 3551-1636

Posto Campo Grande: 3561-6991

Fonte: Assessoria
15/03/2021 0 Comentários 553 Visualizações
Saúde

Trensurb testa sanitizante que mantém ambientes protegidos por até sete dias

Por Caren Souza 15/03/2021
Por Caren Souza

A Trensurb deu início, na sexta-feira (12), ao teste de um sanitizante que promete ser mais eficaz na desinfecção de superfícies e no combate ao novo coronavírus. Trata-se de um produto composto por quaternário de amônio de quinta geração com nanotecnologia em prata.

Uma das medidas principais de prevenção é intensificar a higienização de todas as áreas e trens.

Segundo o fabricante, o desinfetante protege superfícies por até sete dias e suporta mais de mil toques contaminantes por dia. Conforme o diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell, “uma das medidas principais de prevenção é intensificar a higienização de todas as áreas e trens para garantir a segurança dos empregados e passageiros. Sendo assim, temos buscado as melhores práticas e trocas de informações com os demais operadores”.

O teste está sendo feito, inicialmente, na sede da Trensurb e na Estação Mercado, em uma bilheteria e uma catraca. Realizado por bioluminescência, com o uso de um luminômetro, o teste detecta a presença de microorganismos e resíduos orgânicos em superfícies com base na medição da quantidade de adenosina trifosfato (ATP), fonte de energia presente em células vivas.

A medição foi realizada antes e depois da aplicação do produto e será repetida em sete dias a fim de indicar a eficácia do sanitizante. O desinfetante possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e laudos de eficiência contra diversos microorganismos causadores de doenças, incluindo coronavírus similares ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

Caso o desinfetante seja considerado eficaz, deve ser adquirido e utilizado na desinfecção de trens, estações e áreas da sede da Trensurb. Para Fidell, “o transporte público sendo uma atividade essencial deve garantir que todos os envolvidos se sintam seguros”. O diretor afirma que a Trensurb tem como seu principal objetivo no momento seguir cumprindo seu papel essencial com o maior nível de segurança possível, pois tem a missão de “fornecer acesso aos profissionais de saúde, pessoas que buscam assistência médica e outros trabalhadores de serviços essenciais, em especial aos de segmentos menos favorecidos”.

Medidas de prevenção

Já em fevereiro do ano passado, antes mesmo da confirmação de casos de Covid-19 no país, a Trensurb reforçava a desinfecção do metrô buscando frear a propagação do coronavírus. Desde então, como normalmente acontece no inverno – período com maior incidência de doenças respiratórias –, os trens que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, têm janelas, portas e barras desinfetados com álcool, o que também acontece com catracas, corrimãos, bilheterias, assentos, caixas eletrônicos e outras áreas e equipamentos das estações.

Desde março de 2020, a Trensurb realiza uma campanha de comunicação, por meio de redes sociais, avisos sonoros e monitores em trens e estações, além de material impresso, buscando conscientizar os usuários da importância dos cuidados para evitar a propagação do coronavírus.

Também há cerca de um ano, estão sendo realizadas viagens adicionais com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Atualmente, nos horários de pico chegam a circular oito composições com trens acoplados, além de nove trens simples.

Em maio, todas as estações receberam sinalização no piso junto às bilheterias para orientar a formação de filas de modo que os usuários mantenham distância adequada entre eles. As plataformas de algumas das estações mais movimentadas receberam também a aplicação de sinalização no piso buscando orientar os passageiros para que mantenham distanciamento adequado enquanto aguardam para embarcar nos trens.

Desde julho, a Trensurb promove a triagem de metroviários para a Covid-19 com a realização diária de medição de temperatura, além de testes rápidos para a doença. Desde então, já foram cerca de 560 testes realizados.

Em novembro, oito estações receberam lavatórios em seus saguões ou áreas de embarque para facilitar a higienização das mãos dos usuários do metrô.

Crédito: Leonardo Marion | Fonte: Assessoria

 

15/03/2021 0 Comentários 574 Visualizações
Saúde

Drive-thru para vacinar idosos contra a covid-19 segue nesta terça e quarta-feira

Por Caren Souza 15/03/2021
Por Caren Souza

Mais um grupo de idosos entra no processo de vacinação contra a covid-19 em Novo Hamburgo. Nesta terça-feira, dia 16, é a vez de idosos com 79 anos, e na quarta-feira, dia 17, serão os idosos com 78 e 77 anos a receberem a primeira dose de imunização contra o coronavírus no sistema drive-thru.

Assim como as outras edições, será nos pavilhões da Fenac, das 9 às 16 horas. O acesso é pela entrada principal nos portões da Avenida Nações Unidas.

Para ter direito a vacinação, os idosos nesta faixa etária precisam apresentar documento com foto, cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de endereço no nome do idoso.

Comprovante de residência em nome de outra pessoa só será aceito com declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local. Pacientes de 78 e 77 anos oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos desta idade podem fazer a vacinação apresentando prescrição médica.

Fonte:  Assessoria
15/03/2021 0 Comentários 630 Visualizações
Business

ACINP promove bate papo virtual com executivas brasileiras

Por Caren Souza 15/03/2021
Por Caren Souza

O mês de março não marca apenas a luta feminina pela conquista dos espaços políticos e sociais, é também época para se lembrar que a caminhada continua. Principalmente, quando ela está atrelada à vida profissional de uma mulher que busca conciliar os diversos papéis assumidos dentro e fora do mundo corporativo e alia isso a estratégias práticas para a conquista da felicidade, bem estar e realização.

Quem mais tem a competência de criar reflexões e transformar a realidade no ambiente corporativo que outras mulheres inspiradoras?

Para inspirar as mulheres a mudarem a sua realidade, a abrirem novos caminhos e a ampliarem suas conquistas, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) convidou duas executivas brasileiras, reconhecidas nas suas áreas de atuação, para conversar sobre carreira, negócios e pandemia. Com a temática O ponto de virada da sua vida é agora, o ACINP Talks promete encantar quem assistir, trazendo uma abordagem leve e cheia de conteúdos e histórias de vida e de superação, antes e depois de 2020. O bate papo será com Tatiane Vita, da Chili Beans, e Josiane Lima, da Alelo.

Tatiane Vita é gestora de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Chili Beans com mais de 17 anos de experiência de sucesso em Marketing e Vendas. Reconhecida consistentemente por excelência de desempenho e contribuições relevantes no setor de varejo, com formações acadêmicas em Comunicação Social, Marketing e Gestão de Negócios Internacionais.

Josiane Lima é executiva de Recursos Humanos da ALELO, com forte atuação em HRBP e Desenvolvimento Organizacional. Possui vasta experiência em Transformação Cultural e Digital, Atração de Talentos e Comunicação Interna e Eventos em companhias brasileiras e multinacionais – varejo, e-commerce, startup de serviços e benefícios.

O ACINP Talks será no dia 23 de março, às 20 horas, com transmisão ao vivo pelo Instagram da entidade. O evento conta com o patrocínio de gestão ACINP de Círculo Operário Caxiense, Hotel Petrópolis, Sicredi Pioneira e Safeweb, e o apoio do Departamento da Mulher. Haverá sorteio de brindes especiais para as internautas que participarem do encontro. Agende-se e aproveite esse momento dedicado a você, mulher.

Fonte: Assessoria
15/03/2021 0 Comentários 765 Visualizações
Cidades

Administração fará rótulas para facilitar acessos aos bairros Rincão Gaúcho e Floresta

Por Caren Souza 15/03/2021
Por Caren Souza

Duas novas rótulas na Avenida Presidente Vargas estão sendo planejadas pela prefeitura de Estância Velha e devem ser instaladas ainda neste primeiro semestre do ano. Uma delas atenderá uma reivindicação de décadas dos moradores do bairro Rincão Gaúcho, que reclamam da falta de um acesso seguro ao bairro. Conforme o secretário de Administração e Segurança, José Dresch,a rotatória será construída na Avenida Presidente Vargas com a rua Adriano Quadros Bitencourt.

Tem morador que convive com esse problema há três décadas.

Este irá virar o principal ponto de entrada para o Rincão Gaúcho, especialmente para quem quiser entrar no bairro vindo do Centro da cidade ou de outros bairros do município. O acesso disponível atualmente, na Vila Rangel (junto à Subestação da RGE Sul), será fechado para evitar o tumulto no trânsito. “Esse acesso que existe hoje é muito perigoso. Além de obrigar o motorista a cruzar a avenida em um ponto sem qualquer estrutura, muitas vezes também deixa os motoristas que estão vindo do Centro e que precisam acessar o bairro vulneráveis, parados sobre a pista”, observou o secretário.

No início do ano, moradores do bairro Rincão Gaúcho procuraram o prefeito Diego Francisco pedindo a alteração do acesso ao bairro. “Tem morador que convive com esse problema há três décadas. Agora que temos uma nova via de acesso ao bairro, que é a Adriano de Quadros Bitencourt, podemos oportunizar um acesso seguro para todos e, principalmente, eliminar os acidentes que acontecem ali”, explicou.

A outra rótula que está sendo planejada e deve sair do papel será construída no acesso ao bairro Floresta pela rua Zeno Schmiedel. A intenção dessa rotatória é a mesma da outra: melhorar a fluidez do trânsito e garantir um acesso seguro aos moradores do bairro.

Fonte: Assessoria
15/03/2021 0 Comentários 832 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO