Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

sebrae

Variedades

Verão amplia consumo de sorvetes e movimenta pequenos negócios no RS

Por Jonathan da Silva 02/02/2026
Por Jonathan da Silva

O aumento das temperaturas no verão tem impulsionado o consumo de sorvetes no Rio Grande do Sul. O fato fortalece o faturamento de micro e pequenas empresas do setor de alimentos e bebidas, que ampliam produção, diversificam produtos e investem em gestão para aproveitar o período de maior demanda e reduzir os efeitos da sazonalidade ao longo do ano.

Dados do Sebrae RS indicam que o estado possui 392 empresas de fabricação de sorvetes, das quais 321 são microempresas, representando mais de 80% do total. O segmento emprega 1.395 pessoas, com média de 5,17 funcionários por empresa. Porto Alegre concentra o maior número de fabricantes, com 30 unidades. Considerando também o atacado, o Rio Grande do Sul soma 554 empresas ligadas diretamente ao mercado de sorvetes, incluindo 162 atacadistas.

Cenário estadual

Para o especialista em Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, o verão é um período estratégico que exige preparo. “O calor impulsiona o consumo, mas o crescimento sustentável vem do preparo do empreendedor. Quem investe em gestão, inovação, leitura de mercado e organização financeira consegue aproveitar melhor o pico do verão e reduzir os efeitos da sazonalidade ao longo do ano”, destaca Klafke.

Panorama nacional

O desempenho do setor no estado acompanha um cenário positivo em nível nacional. Pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis aponta que o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de empresas do segmento no Brasil, concentrando 15,8% do total, atrás apenas de São Paulo. Em 2023, 36,4% das empresas do setor registraram aumento de 20% na produção em relação ao ano anterior.

Diversificação e desafios

O portfólio de produtos também se ampliou. A maioria das empresas produz sorvetes de massa, com 84,7%, seguidos por picolés, com 73,3%, açaí, com 55,4%, e sorvete soft, com 10,8%. A diversificação é apontada como estratégia para atrair novos públicos e enfrentar a sazonalidade, indicada como principal desafio por 56,7% dos empresários. Outros entraves citados incluem mão de obra, com 44,5%, logística, com 28,3%, e custos de produção, com 26,6%.

Perspectivas de investimento

Para os próximos cinco anos, 52,6% das empresas pretendem investir em marketing, 52% em eficiência produtiva e 49,1% em inovação, além de ações em logística e sustentabilidade. Entre os nichos apontados como oportunidades estão produtos veganos, vegetarianos e zero lactose, mencionados por 28,8% das empresas, além dos segmentos fitness, funcional, infantil e pet.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
02/02/2026 0 Comentários 256 Visualizações
Variedades

Sebrae RS prorroga inscrições para imersão na NRA Show 2026

Por Jonathan da Silva 21/01/2026
Por Jonathan da Silva

O Sebrae RS prorrogou até a quinta-feira, 22 de janeiro, o prazo de inscrições para a Imersão na National Restaurant Association Show (NRA) 2026. A iniciativa seleciona empresários de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul para participar do evento internacional de alimentação fora do lar, que será realizado de 16 a 19 de maio de 2026, em Chicago, nos Estados Unidos. O objetivo da entidade é promover acesso a tendências, tecnologias e práticas de gestão do setor.

A National Restaurant Association Show reúne mais de 55 mil visitantes, 2,2 mil expositores e representantes de cerca de 100 países, sendo considerada uma referência global em tendências, tecnologias e gestão no segmento de food service. A feira concentra lançamentos, soluções e debates voltados à cadeia de alimentação fora do lar.

Programação da imersão

Além da participação na feira, a Imersão na NRA inclui uma programação exclusiva com duração de sete dias. Estão previstas visitas técnicas, acompanhamento especializado e workshops realizados antes e após o evento, com foco na aplicação prática dos conteúdos observados durante a feira internacional.

Segundo o especialista em Competitividade do Sebrae RS, Roger Klafke, a proposta é ampliar a vivência dos participantes. “É uma oportunidade de vivenciar, na prática, as inovações que estão moldando o futuro do setor e transformar esse aprendizado em melhorias reais nos negócios”, afirmou Klafke.

Décima edição

A Imersão na NRA já foi realizada em nove edições e soma a participação de mais de 100 empresas. A iniciativa inclui curadoria técnica, visitas guiadas e suporte pós-evento, além de preparação prévia e atividades de networking com empresários de outros estados.

Estrutura oferecida

O pacote da imersão contempla passagens aéreas, hospedagem e transporte local, buscando facilitar a participação dos empresários selecionados. As informações detalhadas sobre critérios de seleção e inscrições estão disponíveis no site do Sebrae RS.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/01/2026 0 Comentários 218 Visualizações
Projetos especiais

Curso auxilia microempresários de São Leopoldo na retomada após enchentes

Por Jonathan da Silva 17/12/2025
Por Jonathan da Silva

Microempresários de São Leopoldo estão participando de um curso de capacitação para auxiliar na retomada de seus negócios após as enchentes de 2024. A formação “Crescer Juntos” integra o programa Territórios Empreendedores Supera, do Sebrae RS, e é coordenada pela Sicredi Pioneira, com apoio do Sebrae Vales e da Assemplife.

A primeira edição do curso reuniu cerca de 50 participantes no Espaço Sicredi Feitoria, em quatro módulos presenciais sobre gestão de pessoas, finanças, marketing digital e vendas. O curso foi direcionado inicialmente a empreendedores dos segmentos de Estética e Beleza, Estética Automotiva e Alimentos e Bebidas do bairro Feitoria.

O gerente do Espaço Sicredi Feitoria, Leonardo Vanoni Borges, explicou o foco da iniciativa. “Buscamos oferecer ferramentas simples e aplicáveis no dia a dia dos empreendedores, para que consigam alavancar seus negócios”, afirmou Borges. As aulas foram ministradas por profissionais voluntários.

Objetivo do programa

A capacitação é uma das entregas do macrodesafio “Recuperação dos Negócios Locais”, um dos cinco eixos do programa Territórios Empreendedores Supera em São Leopoldo. O programa visa construir uma agenda conjunta de desenvolvimento para o município. O executivo do programa, Maicon Rodrigo da Silva, destacou a metodologia. “Reunimos lideranças e instituições locais para construir soluções ajustadas ao contexto do território. Essa cooperação amplia o alcance das iniciativas e fortalece a retomada econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirmou da Silva.

Próximos passos

A expectativa é que o curso seja expandido para outras áreas do município, como Vicentina, Campina e o Centro, incluindo regiões próximas ao Rio dos Sinos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/12/2025 0 Comentários 262 Visualizações
Cidades

Secretaria de Nova Petrópolis participa de evento do Sebrae RS sobre desenvolvimento

Por Jonathan da Silva 12/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia de Nova Petrópolis participou do evento “Transformar Juntos RS – Cidades em Movimento” nos dias 9 e 10 de dezembro, em Porto Alegre, para discutir inovação e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos. O encontro, promovido pelo Sebrae RS na sede da Fecomércio, reuniu gestores públicos e lideranças regionais para debater políticas públicas, transformação digital e estratégias de desenvolvimento econômico.

Durante o evento, a equipe da secretaria municipal manteve um encontro com o secretário Estadual de Desenvolvimento, Ernani Polo, e o diretor-superintendente do Sebrae RS, Joel Vieira Dadda. A aproximação, conforme a assessoria, tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional e abrir novas possibilidades de cooperação para futuros projetos, programas e parcerias voltados ao desenvolvimento econômico de Nova Petrópolis.

Capacitação dos servidores municipais

A participação no evento incluiu a formação técnica dos servidores durante o II Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento. A programação também contou com atividades específicas sobre atendimento qualificado e boas práticas nas Salas do Empreendedor. Segundo a secretaria, os servidores retornam ao município com novos conhecimentos e ferramentas para aprimorar o atendimento ao empreendedor local, buscando tornar os serviços municipais mais eficientes e alinhados às diretrizes estaduais.

Foto: Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia/PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/12/2025 0 Comentários 262 Visualizações
Variedades

Oito startups gaúchas vão para etapa nacional do programa Capital Empreendedor

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

Oito startups gaúchas foram selecionadas para a etapa nacional do programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae que qualifica empresas inovadoras para o mercado de investimento de risco. O encontro nacional ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo, reunindo investidores, fundos e aceleradoras em rodadas de apresentação.

A analista de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Sônia Sauer, explicou o papel do programa. “O Capital Empreendedor aproxima negócios inovadores do mercado de investimento, ao mesmo tempo em que prepara os empreendedores para esse ambiente. Cada startup passa por uma jornada estruturada que envolve comportamento e liderança, finanças e valuation, máquina de vendas e tração, e também aspectos jurídicos e de governança. É uma trilha prática e intensa que ajuda os fundadores a elevarem seus negócios para o próximo nível”, destacou Sônia.

As startups são avaliadas por mentores e por uma consultoria nacional especializada. Na etapa final, as 100 startups mais bem avaliadas em todo o Brasil avançam para o encontro nacional.

Integração com o ecossistema de inovação local

Sônia Sauer também comentou a integração do programa com outras ações do Sebrae RS. “As startups que chegam ao programa já passaram por outras trilhas e movimentos locais, o que reforça a continuidade da nossa atuação. O Capital Empreendedor é uma etapa importante desse processo, pois conecta essas empresas ao mercado de investimento de forma qualificada”, afirmou a analista.

Startups gaúchas selecionadas

As startups gaúchas selecionadas para a etapa nacional são: Netwall, NodeAIoT, Declare Cripto, Trindtech, Insect Protein, SmartsAN, TLC e Smartcomposer. O CEO da Trindtech, Diraci Junior, comentou a participação da empresa. “Entramos com objetivos claros de fortalecimento financeiro, posicionamento e aprimoramento de processos, e estamos vivendo essa jornada de corpo e alma”, afirmou Junior. O executivo destacou o nível das mentorias. “O nível dos mentores é altíssimo. São pessoas que já passaram pelos desafios que estamos enfrentando ou que ainda vamos vivenciar. Cada encontro nos permite ajustar pontos sensíveis, estruturar planos de ação e fortalecer áreas essenciais da empresa, como governança, financeiro e jurídico”, complementou Diraci Junior.

O ecossistema gaúcho

Sônia Sauer avaliou o resultado como um reflexo da força do ecossistema local. “Ver oito startups avançando para o nacional mostra que o Rio Grande do Sul tem empreendedores preparados, com negócios inovadores e consistentes. É um movimento que reforça nosso protagonismo no país e que contribui para formar também novos investidores, ampliando o ciclo de inovação”, ressaltou a analista.

Foto: Pressfoto/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 205 Visualizações
Cidades

São Leopoldo participa de evento do Sebrae sobre inovação em cidades

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

A vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Oliveira Caetano, representou o município no evento “Transformar Juntos RS – Cidades em Movimento”, promovido pelo Sebrae, nesta terça-feira (9), na sede da Fecomércio RS. O encontro reuniu gestores públicos e especialistas em inovação de diversas regiões do estado e incluiu o lançamento do Programa Territórios Empreendedores do Sebrae.

A vice-prefeita participou do painel “Lições de Medellín: Da Inspiração à Aplicação”, mediado pelo consultor de inovação Alexandre Tonin, compartilhando as experiências adquiridas em uma missão técnica recente na cidade colombiana. O painel também contou com a presença dos prefeitos de Estância Velha, Diego Francisco (PSD), de Ijuí, Andrei Cossetin (PP), e de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT).

Experiência internacional

Durante sua fala, a vice-prefeita Regina comentou o impacto da viagem. “A viagem a Medellín foi uma experiência transformadora. Sugiro a todos os prefeitos e vice-prefeitos que tiverem a oportunidade que conheçam essa realidade. Com certeza, vão retornar com muitas ideias e muito conhecimento sobre inovação. Olharmos para os problemas locais e criar soluções: isso é inovação. Acredito que nós, como gestores, temos a função de identificar onde estão os desafios e buscar soluções junto à comunidade. Foi isso que Medellín fez: ouviu os moradores, seus valores e sua cultura para que tudo desse certo”, afirmou a representante leopoldense.

Regina também destacou o processo de transformação da cidade colombiana. “Medellín, antes conhecida pela violência, escolheu se reinventar apostando em tecnologia, inclusão e desenvolvimento territorial. Essa experiência mudou nossa visão e nos trouxe referências importantes para aplicar no desenvolvimento de São Leopoldo”, relatou a vice-prefeita.

Foto: Caroline Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 215 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo recebe Selo Prata do Sebrae

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu o Selo de Referência em Atendimento do Sebrae na categoria Prata em cerimônia realizada nesta quarta-feira (10) na Fecomércio RS. O município conquistou o selo em sua primeira participação na avaliação, que neste ano mobilizou 232 municípios gaúchos, tendo 135 avaliados e 57 premiados nas categorias Bronze, Prata ou Ouro.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Novo Hamburgo, Daiana Monzon, comentou a conquista. “Essa conquista é resultado de muita dedicação, comprometimento e apreço pela população de Novo Hamburgo. É em reconhecimento ao cuidado com nossos munícipes que recebemos este prêmio. Acreditamos que, com base nesse trabalho, poderemos almejar o selo Ouro na próxima edição”, afirmou a titular da pasta.

Critérios de avaliação do selo

O Selo de Referência em Atendimento do Sebrae RS avalia as Salas do Empreendedor dos municípios com base em diversos critérios. Entre os itens analisados estão a qualidade do atendimento, a oferta de consultorias e capacitações, o suporte à formalização de empresas, o uso de canais digitais e redes sociais, a estrutura física e a eficiência nos processos. Essas salas têm o objetivo de apoiar micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs).

Foto: Vinícius Campos/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 187 Visualizações
Variedades

Nova Petrópolis inaugura Sala do Empreendedor

Por Jonathan da Silva 05/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis inaugurou a Sala do Empreendedor do município na manhã desta quinta-feira (4), instalada na Torre de Informações Turísticas, na Avenida 15 de Novembro, nº 100. O espaço, criado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia em parceria com o Sebrae, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h, com o objetivo de centralizar serviços, oferecer suporte técnico e orientar micro e pequenos empresários, visando desburocratizar processos e estimular o desenvolvimento econômico do município.

A cerimônia reuniu o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos); o vice-prefeito, Alexandre da Silva; o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém; o coordenador da pasta, Adriano Pilar; a secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter; a secretária adjunta da pasta, Carmen Burke Pooch; o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali; a secretária adjunta da pasta, Mayara Senna dos Reis; o gerente regional do Sebrae Serra Gaúcha, Gustavo Ângelo Rech; além de representantes do Sebrae, servidores municipais, empreendedores, comunidade e imprensa.

Na ocasião, as autoridades destacaram que o novo espaço deve facilitar a formalização de negócios, ampliar o acesso a capacitações e agilizar serviços voltados ao empreendedorismo. O local passa a funcionar como referência para orientações sobre MEI, abertura e regularização de empresas, acesso a cursos e consultorias, além de serviços relacionados ao desenvolvimento econômico.

Serviços oferecidos

A Sala do Empreendedor disponibiliza abertura e regularização de empresas; atendimento ao Microempreendedor Individual, com abertura, alteração, encerramento e emissão da declaração anual; orientações sobre legislação, gestão empresarial, organização financeira e acesso a crédito; emissão de alvarás, inscrições municipais e certidões; além de parcerias com Sebrae, instituições financeiras e entidades locais.

Segundo a administração municipal, a iniciativa integra uma política de incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia de Nova Petrópolis. “A Sala do Empreendedor representa mais um passo para facilitar a vida de quem quer empreender e crescer em Nova Petrópolis”, afirmou o prefeito Michaelsen. Para o vice-prefeito, Alexandre da Silva, o espaço reforça o compromisso municipal com o desenvolvimento sustentável. “Queremos oferecer condições reais para que novas ideias se transformem em negócios e para que os empreendedores locais encontrem aqui o apoio necessário para prosperar”, comentou.

Parceria com o Sebrae

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém, agradeceu a parceria do Sebrae e destacou que o espaço foi estruturado para atender empreendedores de diferentes áreas, aproximando o Poder Público da comunidade.

O gerente regional do Sebrae Serra Gaúcha, Gustavo Ângelo Rech, afirmou que este é o primeiro de outros projetos planejados em conjunto com a Administração Municipal. “Esta sala é o primeiro projeto de muitos outros que queremos realizar em Nova Petrópolis, a parceria entre o Sebrae e a Administração Municipal se estende a todas áreas do Município”, destacou Rech.

Foto: Felipe Ackermann/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/12/2025 0 Comentários 236 Visualizações
Business

CDL-NH e Sebrae RS realizam mais uma edição do Conecta Associado – Rodada de Negócios

Por Jonathan da Silva 15/10/2025
Por Jonathan da Silva

Mais uma edição do Conecta Associado – Rodada de Negócios foi realizada na manhã desta terça-feira (14) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) em parceria com o Sebrae RS. O encontro reuniu cerca de 25 empresas interessadas em ampliar suas redes de contato, divulgar produtos e serviços e gerar novas oportunidades comerciais no município.

A abertura foi conduzida pelo diretor comercial da CDL-NH, Chico Ferraz, que reforçou o compromisso da entidade em fomentar o empreendedorismo e fortalecer o comércio local. O dirigente também incentivou os empresários a participarem da campanha Natal Premiado 2025, voltada a estimular as compras no comércio de Novo Hamburgo e premiar consumidores.

Como funcionou o evento

A rodada de negócios foi coordenada pelo analista do Sebrae RS, Josemar Demenech, que aplicou uma dinâmica de networking estruturado. Cada participante teve 1 minuto e 30 segundos para apresentar sua empresa, produtos ou serviços. Enquanto um representante permanecia fixo em cada mesa, os demais circulavam, promovendo a interação entre todos. “Muito networking e bons negócios”, destacou Josemar ao encerrar o encontro.

Foto: Stephany Foscarini/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/10/2025 0 Comentários 310 Visualizações
Variedades

Gramado leva caravana de microempreendedores à Feira do Empreendedor em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 09/10/2025
Por Jonathan da Silva

Gramado participou da Feira do Empreendedor, realizada em Porto Alegre, com uma delegação formada por mais de 30 Microempreendedores Individuais (MEIs). A ação foi promovida na sexta-feira (3) pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade, em parceria com a Sala do Empreendedor e o Sebrae-RS. Conforme a administração gramadense, o objetivo de oferecer capacitação e acesso a conteúdos técnicos voltados à qualificação dos pequenos negócios locais.

Durante o evento, os empreendedores gramadenses acompanharam uma programação que incluiu palestras, oficinas e workshops sobre temas como gestão, marketing digital, finanças e tendências de mercado. A participação buscou proporcionar aprendizado e atualização profissional, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos negócios da cidade.

Incentivo ao desenvolvimento local

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos, a presença dos microempreendedores na feira reforça o compromisso do município com o fortalecimento do setor. “Esses momentos contribuem diretamente para a qualificação dos nossos MEIs, que retornam com novas informações e perspectivas para aplicar em seus negócios,” afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/10/2025 0 Comentários 221 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO