Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Rodovia

Política

Prefeita de Santa Cruz encaminha projeto de lei para municipalização de dois trechos da RSC-471

Por Jonathan da Silva 15/04/2024
Por Jonathan da Silva

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), entregou, na manhã desta segunda-feira (15), ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan (PSDB), projeto de lei que autoriza o município a dar início às tratativas para a municipalização de dois trechos da RSC-471, estrada sob responsabilidade do governo estadual. Trata-se do acolhimento de uma antiga demanda de moradores da localidade de Rio Pardinho. A encontro entre as autoridades foi realizada no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira.

O ato contou com a presença de vereadores da base do governo no legislativo municipal, integrantes do secretariado, subprefeito de Rio Pardinho, Noemio Hentschke, moradores e empreendedores do distrito. A prefeita relembrou o histórico do pedido, com as sucessivas solicitações pela comunidade, até uma recente reunião na Procuradoria-Geral do Município, em que foi explicada a tramitação da proposta, que precisa ser aprovada pela Câmara antes de chegar ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

Encontro entre autoridades no no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira

Os moradores da localidade requisitam há anos que a rodovia receba mais atenção, principalmente no que diz respeito a manutenção, sinalização e redutores de velocidade. “Estamos dando início oficialmente a este encaminhamento, atendendo uma antiga reivindicação do povo do Rio Pardinho. Com a municipalização, acredito que daremos mais agilidade à resolução de temas urgentes para a rodovia, como as medidas para torná-la mais segura”, declarou a chefe do executivo municipal.

A municipalização está sendo solicitada para dois trechos da rodovia: um fica entre a Ponte Fuelber e a Igreja Centenário – do quilômetro 103 ao quilômetro 105,7, com 2,7 quilômetros de comprimento; e o outro, do início da reta do Rio Pardinho até o entroncamento com a RST-287 – do quilômetro 114,5 ao quilômetro 116,5, totalizando dois quilômetros. O projeto deve iniciar sua tramitação na Câmara de Vereadores a partir da próxima semana.

O sócio-proprietário do Frigorífico Schender, Sérgio Schender, parabenizou a prefeita Helena por encampar a iniciativa. Ao longo de 35 anos de existência da empresa às margens da estrada de Rio Pardinho, ele tem constatado o aumento do fluxo de veículos, muitos em alta velocidade em um trecho de reta. “Vivemos assustados com a possibilidade de acidentes e a prefeita entendeu nossa preocupação. A partir de agora, acho que vão acontecer mudanças”, avaliou. “Entreguei para a prefeita uma lista de famílias que perderam entes queridos nesse trecho. A municipalização é uma atitude muito louvável da sua gestão, pois irá salvar muitas vidas”, afirmou o ex-vereador e empresário Hardi Lúcio Panke. “A prefeita fez o que tem que ser feito. Enquanto o trecho for competência do Daer, o município não pode intervir. A partir disso, tenho certeza de que as melhorias vão vir. O primeiro passo está dado”, afirmou Davi Grunevald, proprietário de imóvel na região.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/04/2024 0 Comentários 432 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul dá início às obras de duplicação da BR-471

Por Marina Klein Telles 20/03/2023
Por Marina Klein Telles

Mais um grande passo para o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul foi dado na manhã desta sexta-feira (17). A prefeita Helena Hermany assinou o termo de início de obras para os dois primeiros lotes da duplicação do trecho municipalizado da BR-471. O ato foi realizado às margens da rodovia.

Todo o projeto será custeado com recursos do Financiamento de Infraestrutura e Saneamento, através da Caixa Econômica Federal.

Helena Hermany enfatizou a relevância da duplicação para o município. “A BR-471 é uma via que liga nossa cidade a importantes regiões do estado e do país, sendo essencial para o desenvolvimento econômico e social de Santa Cruz”, destacou.

Helena agradeceu o indispensável apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), que mobilizou o empresariado local e arrecadou recursos para a execução do projeto técnico da obra.
A prefeita aproveitou a oportunidade para também agradecer aos vereadores da base de governo. Os parlamentares votaram a favor do financiamento com a Caixa, o que garantiu os recursos para que o projeto saísse do papel.

“Hoje é um dia muito especial para a nossa cidade, pois ele resume a nossa essência: somos cidadãos que cooperam uns com os outros, empresários, Poder Público e demais forças vivas da sociedade, sempre unidos para trazer mais qualidade de vida e mais desenvolvimento a Santa Cruz”, considerou.

Helena reforçou o empenho da Administração Municipal para que a obra ocorra com o máximo de eficiência e qualidade, dentro do prazo e orçamento previstos. “A duplicação da BR-471 é mais um capítulo de uma série de investimentos que estamos realizando em nosso município, com o objetivo de torná-lo ainda mais próspero e acolhedor para todos”, finalizou.

A duplicação da BR-471 está orçada em R$ 27 milhões. O projeto é parte do programa municipal Mobiliza Santa Cruz – Desenvolvimento. A iniciativa do governo Helena Hermany planeja a execução de uma série de obras em infraestrutura urbana e rural e edificação de equipamentos sociais, além da aquisição de equipamentos e tecnologia para aprimorar a prestação do serviço público.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/03/2023 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Concessionária Rota de Santa Maria registra mais de 3,7 mil atendimentos da RSC-287

Por Ester Ellwanger 10/03/2022
Por Ester Ellwanger

A Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, reuniu a imprensa regional na manhã desta quarta-feira, 09 de março, junto ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Santa Maria, para avaliar os primeiros 180 dias de Concessão da RSC-287, completados no fim do mês de fevereiro.

Durante a explanação do diretor geral da Concessionária, Renato Bortoletti, destacou as principais intervenções realizadas no trecho de 204,51 quilômetros de extensão, entre Tabaí e Santa Maria desde o dia 30 de agosto de 2021. O total de ocorrências nos seis primeiros meses chegou a 3.705, sendo as quatro principais: 983 por pane mecânica, 804 por animal na rodovia, 325 objetos na pista e 254 pneus furados. O maior número de ocorrências foi registrado no mês de outubro, com 682 atendimentos.

No período entre 31 de agosto de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, a Concessionária Rota de Santa Maria registrou um tráfego total na Praça de Pedágio de Venâncio Aires (km 86) de aproximadamente 2,2 milhões de veículos, com média de 12 mil por dia. Já na Praça de Candelária (km 131), o volume de veículos chegou a 1,5 milhão, com média de 8,2 mil por dia. “Em ambas, a taxa de utilização das cabines automáticas fica entre 24 e 29%, índices que devem subir com as reformas e pistas de passagem exclusiva”, destaca Bortoletti. “Neste período, tivemos 184 acidentes, com três vítimas fatais”, frisa o diretor.

O Serviço de Atendimento do Usuário (SAU) para o número 0800-1000-287 recebeu nos primeiros 180 dias 3.449 ligações e 3.077 atendimentos de Ouvidoria (pelo telefone e também pelo Fale Conosco do site www.rotadesantamaria.com.br ). Os principais assuntos destes atendimentos são relacionados a pedidos de informações (37%), solicitações (26%) e reclamações (21%). “A maioria das pessoas que ligam para reclamar quer o início da duplicação da rodovia, o que demonstra o desconhecimento com relação ao contrato”, explica o diretor.

 

Serviços Iniciais

De acordo com o Contrato de Concessão, o primeiro ano da operação é focado nos trabalhos iniciais, que incluem revitalização e recuperação emergencial de toda a extensão. “Temos nos empenhado em cumprir o contrato e inclusive antecipar algumas obras. O desgaste do asfalto e as altas temperaturas registradas nos últimos meses foram os principais desafios destes primeiros seis meses”, frisou. A partir do segundo ano, até o quinto, será realizada a etapa de recuperação, com a restauração completa do pavimento. Até o momento, a Rota de Santa Maria já realizou intervenções em 82 quilômetros da rodovia.

 

 

Atualmente, a Concessionária possui quatro equipes focadas na melhoria do asfalto sendo uma equipe de fresagem e recomposição, uma equipe pequena para reparos pontuais, uma equipe de microfresagem e uma equipe de microrrevestimento. Além disso, mais uma equipe de Tapa-Buracos, que atua em toda a extensão da rodovia. A geração de empregos já supera 420 postos de trabalho, entre colaboradores diretos e terceirizados. Ao todo, já foram instaladas 1.600 novas placas de sinalização nos 204,51 km sob a concessão.

 

Relembre

A Concessionária Rota de Santa Maria assumiu a rodovia dia 30 de agosto, após publicação da súmula do Termo de Arrolamento e Transferência dos Bens no Diário Oficial do Estado. A Concessão contempla a rodovia RSC-287, no trecho entre Tabaí (km 28,03, no entroncamento com a BR-386/RS) e Santa Maria (km 232,54, no entroncamento com a ERS-509), totalizando 204,51 km de extensão. O Contrato de Concessão possui duração de 30 anos e prevê a duplicação de todo o trecho concedido, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/03/2022 0 Comentários 664 Visualizações
Cidades

Capão da Canoa e Estado firmam parceria para duplicar ERS-407

Por Gabrielle Pacheco 21/12/2021
Por Gabrielle Pacheco

Na abertura da Operação Verão, na manhã de domingo (19), Prefeitura e Governo do Estado firmaram convênio para duplicação da ERS-407. Haverá a duplicação de trecho na rodovia na chegada a Capão da Canoa, a partir da Avenida Interbalneários. O investimento previsto é de R$ 5,2 milhões.

Conforme o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, é um momento histórico não só para o município, como para todo o estado. “Centenas de milhares de carros passam por ali no verão, e a duplicação vai melhorar o acesso, além de valorizar e desenvolver a região de forma muito significativa”, diz.

“As obras vão qualificar as rodovias e potencializar o desenvolvimento desta região com vocação turística e de lazer”, afirmou o governador Eduardo Leite ao anunciar a celebração dos convênios.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, comemorou as melhorias nas estradas do litoral. “É uma conquista da população que veraneia e mora nas praias gaúchas”, disse.

Fonte: Assessoria | Foto: Luiz Moraes/Divulgação
21/12/2021 2 Comentários 907 Visualizações
Business

Principal rodovia do país tem 131 quilômetros duplicados no RS

Por Milena Costa 07/07/2021
Por Milena Costa

Maior rodovia do Brasil, a BR-116 chega a 131,5 quilômetros de pistas duplicadas no trecho que atravessa o Rio Grande do Sul. Entrega do Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está localizada entre os km 330,5 e km 340,1, na cidade Barra do Ribeiro, em execução pelo Exército Brasileiro.

Esta é a segunda liberação no segmento no lote 2, que vai do km 325 ao km 351,34. A primeira ocorreu em dezembro de 2020. Com a entrega de mais um trecho duplicado da BR-116/RS, nove dos 10 lotes das obras já estão com mais de 70% concluídos pelo Governo Federal. A duplicação completa, entre as cidades de Guaíba e Pelotas, alcançou 62,25% dos serviços realizados.

A BR-116 começa em Fortaleza (CE) e segue até Jaguarão (RS), na fronteira brasileira com o Uruguai. São quase 4,5 mil quilômetros de extensão passando por 10 estados brasileiros. O trecho gaúcho teve suas obras retomadas pelo Governo Federal em 2019.

Projeto

A duplicação beneficia municípios da região Sul do Estado e vai além de novas pistas. Os usuários passarão a contar com melhorias das travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. Com todas as intervenções, a obra trará mais segurança, conforto e organização ao tráfego das cidades do entorno da rodovia.

Desde 2019, o Governo Federal já entregou trechos duplicados em Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal, Pelotas, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu. O primeiro a ser finalizado foi o Lote 4, com 23,9 quilômetros de extensão, entre os municípios de Tapes e Camaquã. O lote 3, com 21,8 quilômetros, foi o segundo a ter os serviços realizados – faltando apenas a ligação com o lote 2. A expectativa é liberar toda a duplicação em 2022.

Foto: DNIT/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/07/2021 0 Comentários 1,K Visualizações
Cidades

Prefeita Fátima participa de reunião sobre alternativas de traçado da RS-010

Por Caren Souza 04/05/2021
Por Caren Souza

Nesta segunda-feira (3), a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, participou da apresentação do estudo de viabilidade técnica e as alternativas de traçado para a RS-10, via que pretende ligar Sapiranga a Porto Alegre a leste da BR-116, passando por Novo Hamburgo e integrando o chamado Anel Viário Metropolitano, entre a BR-290 e a RS-239.

O encontro foi virtual e, além do governador Eduardo Leite, participaram prefeitos, secretários estaduais, deputados, integrantes do Daer e da empresa responsável pelo estudo. A prefeita destaca que o estudo será submetido à equipe técnica da Prefeitura para análise. “Após a análise, vamos nos reunir para definir nossas proposições e questionamentos em relação às propostas apresentadas”, explica a prefeita.

A apresentação incluiu o traçado relativo ao anteprojeto já existente; traçado alternativo em segmentos onde já se verifica ocupação urbana nas proximidades da diretriz do traçado; e outras alternativas para análise comparativa com as demais. No caso do trecho de Novo Hamburgo a Sapiranga, as propostas mudam pouco e prevêem duas alternativas de traçado.

Para Fátima Daudt, ainda é cedo para uma decisão entre o antigo e o novo traçado propostos para o trecho hamburguense. “O novo traçado procura evitar edificações, mas exige mais viadutos de inundação. Já o antigo traçado tem menos viadutos de inundação, mas agora pode ter um custo maior em desapropriações”, considera a prefeita.

Os viadutos de inundação são assim chamados em razão de passar por área alagadiças, permitindo a passagem de água de um lado ao outro da rodovia.

Ambos os traçados não utilizam a Avenida dos Municípios, em Novo Hamburgo. Eles passam por Lomba Grande, a sudeste do Rio dos Sinos, cruzando o rio em Campo Bom. “Isso é positivo, pois a proposta da rodovia é semelhante à BR-448, ou seja, de trânsito rápido, o que não seria viável na Avenida dos Municípios”, enfatiza a prefeita.

Fonte: Assessoria
04/05/2021 0 Comentários 528 Visualizações
Cidades

Criado grupo de trabalho em prol da ERS-239

Por Caren Souza 08/04/2021
Por Caren Souza

A implantação de um grupo de trabalho para estreitar a comunicação entre prefeituras, Governo do Estado e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) relativamente aos problemas e soluções para a ERS-239 foi a deliberação de reunião realizada na tarde de hoje (8) entre prefeitos e os gestores da rodovia.

O trabalho já inicia com a atualização, por parte dos municípios, das demandas prioritárias de cada cidade servida pela rodovia. De uma forma geral, os prefeitos se queixaram da falta de retorno de algumas demandas já conversadas com a EGR.

“Em muitas ocasiões os técnicos foram ao local, tiraram fotos, ficaram de apresentar projetos e isso não ocorreu”, explica o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars), Luciano Orsi. “Os municípios querem ter um ponto de partida, participar das discussões e elencar suas obras dentro de um cronograma de realizações que se concretize na prática e caso haja dificuldades, que haja essa transparência, essa conversa”.

Privatização

Dentre os problemas elencados pelos prefeitos como principais demandas está o sistema de retornos e de acessos, falta de iluminação e necessidade de passarelas. Um documento conjunto dos municípios será enviado ao Estado que, num próximo encontro, abordará seu plano de ação.

O documento também servirá de embasamento para o futuro projeto com vistas à privatização da ERS-239, intenção do Estado comunicada hoje pelo secretário de Transportes Juvir Costella. “Havendo essa privatização queremos garantir que todas as demandas elencadas sejam inseridas no processo e possam ser absorvidas por quem assumir a gestão da rodovia”.

Escuro – O breu em alguns pontos da rodovia foi um dos pontos destacados pelos prefeitos que também se queixaram de cruzamentos perigosos e também da ausência de travessias mais seguras. Por outro lado, o Estado admitiu que há um problema ‘na concepção da rodovia’, mas apontou a imprudência como maior causa de mortes.

Desde o início do ano, a ERS-239 registrou 15 vítimas fatais de acidentes em diferentes pontos. Intensificar a fiscalização policial na via foi um compromisso firmado no encontro.

Fonte: Assessoria
08/04/2021 0 Comentários 540 Visualizações
Cidades

Recomeça recapeamento da RS 235 no sentido Gramado – Canela

Por Gabrielle Pacheco 22/01/2019
Por Gabrielle Pacheco

O serviço de recapeamento asfáltico da Estrada Gramado – Canela (RS 235 – Rodovia Walter Bertolucci), interrompido a pedido da Prefeitura durante o Natal Luz, recomeça nesta terça-feira, 22.
O ponto de partida é no posto de combustível, localizado na esquina com a Rua João Petry, e segue pela extensão de 2,6 quilômetros em meia pista.

“Haverá lentidão, mas o trânsito não será interrompido totalmente. Vamos orientar os motoristas, mesmo sendo uma rodovia estadual, já que está no perímetro urbano do Município”, disse o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.

A obra é de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e começou no final do governo Sartori.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/01/2019 0 Comentários 560 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO