Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Rodovia

Cidades

Presidente Lula inaugura complexo da Scharlau em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 16/08/2024
Por Jonathan da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração oficial do complexo viário da Scharlau, na BR-116, em São Leopoldo, nesta sexta-feira (16). O ato ocorreu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), na Rua Barão do Rio Branco, lateral da BR-116. O projeto inaugurado traz duas novas alças ao viaduto, uma ligando à RS-240 e a outra na intersecção da BR-116, e o alargamento das pistas de acesso, que passam de duas para três faixas em cada sentido.

A obra iniciada há 15 meses tem foco em resolver um dos maiores gargalos logísticos e de mobilidade urbana, ligando municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Caí e Serra. Nesta sexta também foi entregue simbolicamente um trecho da duplicação da BR-290. O evento em São Leopoldo também contou com as presenças do prefeito do município, Ary Vanazzi (PT), dos ministros Renan Filho (Transportes), Paulo Pimenta (Reconstrução) e Nísia Trindade Lima (Saúde), do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), deputados federais e estaduais e lideranças políticas.

Na inauguração, o presidente Lula exaltou o prefeito Vanazzi, antes de falar sobre a reconstrução do estado e dos investimentos realizados pelo Governo Federal na recuperação pós-enchente de maio. “O prefeito Ary Vanazzi é um herói. Durante as enchentes do Sul, o prefeito não se preocupou com a própria casa, que foi inundada. Ele estava mais preocupado em salvar vidas e com as casas da população”, destacou Lula, ao chamar Vanazzi para perto dele.

O povo gaúcho pode ficar certo de que nós vamos recuperar a dignidade desse povo, porque esse povo merece o respeito do Brasil inteiro e vamos garantir a casa de quem perdeu nas enchentes. Já garantimos o dinheiro para as pessoas recomeçar sua vida. Quase 380 mil pessoas já receberam o Auxílio Reconstrução e já foram mais de R$ 100 bilhões de Fundo de Garantia liberados e quase R$ 23 bilhões liberados ao estado para se reconstruir”, afirmou o presidente Lula.

O prefeito Vanazzi destacou o complexo viário da Scharlau como uma obra de extrema importância, que demorou muitos anos para ser conquistada. “É uma obra de longo tempo e já tínhamos perdido a esperança de ser executada. Em 2022, quando prefeito em segundo mandato, tínhamos no orçamento R$ 22 milhões do governo anterior para a obra da BR-116 no próximo período. Em janeiro de 2023, o senhor (Lula) colocou no orçamento R$ 120 milhões e depois foi a mais R$ 90 milhões. Nós temos mais de R$ 200 milhões investidos nessa obra […]. Aqueles que precisam transportar, precisam viajar, sabem a importância que tem essa obra, porque nós vamos entregar o viaduto de Esteio, as pontes da 116 e os viadutos de Novo Hamburgo logo ali na frente”, declarou Vanazzi, agradecendo ao presidente da República.

Lula e Vanazzi na inauguração do complexo da Scharlau

Complexo da Scharlau na BR-116

O projeto do Complexo da Scharlau na BR-116 abrange sete cidades e se estende por 38,5 km, além de sete quilômetros de revitalização das Avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer. Cerca de 140 mil veículos transitam diariamente pelo complexo e a estimativa é de que três milhões de pessoas sejam diretamente beneficiadas. A obra teve R$ 80 milhões investidos pelo Governo Federal por meio do Ministério dos Transportes.

Fotos: Thales Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/08/2024 0 Comentários 564 Visualizações
Política

Reunião organiza visita do presidente Lula a São Leopoldo nesta sexta

Por Jonathan da Silva 15/08/2024
Por Jonathan da Silva

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em São Leopoldo nesta sexta-feira, 16 de agosto. Após agenda em Porto Alegre, Lula participará da cerimônia de entrega das alças de acesso do viaduto da Scharlau, na BR-116.  Na manhã desta terça-feira (13), uma comitiva formada por servidores do Gabinete da Presidência e ministérios, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e segurança institucional esteve no Centro Administrativo leopoldense, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, para organizar a agenda presidencial no município.

A cerimônia de entrega das obras da Scharlau acontecerá na parte da tarde, entre às 15h e 16h. O presidente Lula estará acompanhado de ministros do governo e do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT). O ato será realizado na sede do Dnit, na rua Barão do Rio Branco, à lateral da BR-116, no sentido capital-interior.

Na capital

A agenda de Lula no Rio Grande do Sul começa ainda na manhã de sexta-feira, em Porto Alegre. Na capital, o presidente participará da inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição e da assinatura de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida.

Foto: Lisandro Lorenzoni/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2024 0 Comentários 718 Visualizações
Cidades

Interdição de ponte da BR-116 afeta logística e economia da serra gaúcha

Por Jonathan da Silva 13/08/2024
Por Jonathan da Silva

Um apelo urgente para a aceleração da reconstrução da ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, está sendo realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs). A travessia, localizada no km 174 da rodovia federal, está interditada desde 12 de maio em função de danos causados pela cheia. No final de julho, a estrutura que restava foi implodida para permitir a remoção e a reconstrução.

A interdição da ponte tem gerado desafios para os transportadores, que precisam fazer um desvio de 80 km via São Sebastião do Caí. O percalço tem causado impactos negativos na economia local e no fluxo de visitantes na região das Hortênsias. “A rota é essencial para a logística da região, impactando diretamente o transporte de produtos como leite e calçados, além de ser uma via crucial para turistas e residentes. Sem a ponte, o desvio pelo interior tem causado congestionamentos e prejuízos significativos, além de afetar o acesso a serviços e o transporte escolar”, afirma a diretora Efetiva do Setcergs, Betina Kopper.

Além de tudo, os caminhos alternativos não estão nas condições ideais

A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a conclusão da obra da ponte indica para fevereiro de 2025. Contudo, a utilização de uma ponte metálica provisória, inicialmente planejada, foi cancelada, o que agrava a situação para os transportadores e a população local. O DNIT está investindo R$ 31 milhões na nova estrutura, mas o nível alto do rio tem dificultado o progresso das obras.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/08/2024 0 Comentários 694 Visualizações
Cidades

Por causa da chuva, obra no sentido Canela/Gramado da RS-235 é transferida para quinta

Por Jonathan da Silva 26/06/2024
Por Jonathan da Silva

Foi adiada para a quinta-feira, 27 de junho, a obra de recuperação da encosta do km 36 da RS-235, no sentido Canela/Gramado, nas proximidades do Parque Knorr. Os trabalhos estavam previstos para acontecer na madrugada de quarta-feira (26) para quinta. No entanto, foi transferida para o dia seguinte em função das condições climáticas, já que uma chuva atinge Gramado, gerando instabilidade no solo e colocando em risco a presença de trabalhadores no local.

Com a alteração no cronograma, os trabalhos terão início às 8h30min da quinta, evitando o impacto no horário de pico do trânsito na rodovia durante as primeiras horas da manhã. A previsão é de que os serviços sigam até as 23 horas do mesmo dia. Neste período, os motoristas que transitarem pelo trecho deverão ter atenção redobrada na sinalização, próximo a rótula da Concessionária Fiat, seguindo em meia pista até o Centro de Gramado.

Uma alternativa para o deslocamento entre Canela e Gramado é a utilização da Rua Emílio Leobet (Estrada Velha), que segue liberada para o fluxo de veículos das 7h às 19h. A projeção é de que o trânsito esteja normalizado na RS-235 já na sexta-feira, 28 de junho, sem necessidade de novos bloqueios para continuidade das obras, que estão sendo realizadas por meio de uma parceria público-privada entre a Administração Municipal e a entidade Planta Gramado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2024 0 Comentários 459 Visualizações
Cidades

RS-235 terá trânsito em meia pista no sentido Canela/Gramado da noite de quarta à manhã de quinta

Por Jonathan da Silva 25/06/2024
Por Jonathan da Silva

A RS-235 terá trânsito em meia pista no km 36, no sentido Canela/Gramado, na proximidades do Parque Knorr, em função das obras de recuperação na encosta da via. Os trabalhos começam às 19h30min da próxima quarta-feira, 26 de junho, e devem terminar por volta das 6h da quinta-feira, dia 27. A forma acontece por meio de uma parceria público-privada entre a administração de Gramado e a entidade Planta Gramado.

Com as alterações na rodovia, os motoristas que transitarem pelo trecho no horário deverão ter atenção redobrada na sinalização, próximo a rótula da Concessionária Fiat, seguindo em meia pista até o Centro de Gramado.

Trecho afetado

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2024 0 Comentários 581 Visualizações
Cidades

EGR inicia reconstrução de trecho da ERS-115 que desmoronou em Três Coroas com as chuvas

Por Jonathan da Silva 12/06/2024
Por Jonathan da Silva

Foi iniciada nesta terça-feira (11) a reconstrução do trecho da ERS-115, em Três Coroas, que desmoronou devido às fortes chuvas ocorridas em maio. A obra no pedaço de 100 metros localizado no km 25 da via é realizada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

A obra de reconstrução do talude e aterro é realizada paralelamente ao tráfego de veículos na rodovia, que segue em meia-pista com fluxo no sistema ‘Pare e siga’. O investimento está estimado em R$ 2,91 milhões, com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR. A previsão de conclusão é de 30 dias.

A partir da finalização dos serviços, o pavimento será recuperado e o fluxo retomado em sua normalidade, operando em ambos os sentidos da rodovia, uma das principais ligações entre municípios da região da serra, das Hortênsias e do Vale do Paranhana com o restante do estado.

O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, afirma que desde o início das chuvas a estatal tem trabalhado de maneira incansável para minimizar prejuízos, liberar estradas e recuperar trechos severamente atingidos. “Nossa preocupação com a segurança dos usuários é constante e, por isso, estamos mobilizados para executar obras necessárias à retomada da circulação de veículos em segmentos estratégicos. Afinal, a população espera por respostas rápidas e assertivas”, pontua Vanacôr.

Em função da presença de maquinários e trabalhadores na pista, a EGR alerta que é crucial que os condutores redobrem a atenção e sigam as sinalizações indicativas das placas, além das orientações das equipes. A execução das obras pode ocasionar redução de velocidade, retenção de veículos, trechos em meia-pista e tráfego intercalado.

Foto: Ascom Selt/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2024 0 Comentários 390 Visualizações
Cidades

Desvio alternativo na ERS-129 é liberado em Muçum

Por Jonathan da Silva 06/06/2024
Por Jonathan da Silva

Após a conclusão da obra por parte da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), foi liberado nesta terça-feira (4) o desvio emergencial no km 88 da ERS-129, em Muçum. A obra foi realizada por causa do desmoronamento de 100 metros da estrada, consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Todavia, inicialmente a via está disponível apenas para automóveis, vans, ambulâncias e caminhões com peso máximo de seis toneladas. O trecho funciona no sistema pare e siga em função das dimensões reduzidas da estrada.

A passagem provisória foi finalizada após 12 dias de trabalho das equipes da EGR, contemplando as ações conjuntas do governo estadual e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que agilizaram a vistoria realizada por especialistas da Defesa Civil na área afetada. O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, destacou que as obras tiveram início após o respaldo dos técnicos, priorizando a segurança dos condutores. “A construção desse desvio tem por objetivo fornecer aos motoristas uma solução viável de circulação, contemplando mais uma resposta rápida à população do Vale do Taquari”, explicou o dirigente.

Além disso, a EGR pavimentou três quilômetros da estrada vicinal da Linha São Luís, que também serve como desvio alternativo entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. Os trabalhos terão continuidade por meio de medidas de conservação do restante do segmento e controle de veículos para minimizar transtornos no local.

Solução definitiva

Está agendada para esta quinta-feira, 6 de maio, a disputa pública do edital eletrônico publicado em 29 de maio, que abre concorrência para a contratação de empresa que fará a execução da reconstrução do km 88 da ERS-129. A previsão de conclusão da obra é de dois meses. A medida emergencial integra o plano de ação para a recuperação da ponte e rodovias afetadas.

Foto: Selt/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/06/2024 0 Comentários 473 Visualizações
Cidades

BR-116 volta a operar nos dois sentidos na divisa de Ivoti e Estância Velha

Por Jonathan da Silva 22/05/2024
Por Jonathan da Silva

O tráfego no km 232 da BR-116, na divisa de Ivoti e Estância Velha, voltou a operar nos dois sentidos na manhã desta quarta-feira (22). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou totalmente o trecho após a pavimentação de aproximadamente 150 metros no acostamento da rodovia. Parte da via havia sido bloqueada por causa das obras de reparo necessárias em função do deslizamento ocorrido no dia 2 de maio.

O trecho da rodovia federal entre Ivoti e Estância Velha vinha operando em sistema de “Pare e Siga”. Ainda assim, mesmo com a liberação da área reformada da pista, as autoridades alertam para que os motoristas tenham extremo cuidado ao passar pelo local.

Foto: DNIT/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2024 0 Comentários 569 Visualizações
Cidades

BR-116 é bloqueada nos dois sentidos em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 15/05/2024
Por Jonathan da Silva

Está bloqueado o trânsito para veículos de passeio nos dois sentidos da BR-116 entre os km 244 e 250, em São Leopoldo. A medida foi tomada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na manhã desta quarta-feira (15) em função das obras emergenciais no aterro junto à ponte do Rio dos Sinos.

Para quem vai de Novo Hamburgo a Porto Alegre, o fim do trânsito de veículos se dá na Unidade Operacional de São Leopoldo. Para os que voltam da capital para o Vale dos Sinos, o retorno deve ser feito nas proximidades do viaduto da Unisinos.

Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2024 0 Comentários 1,4K Visualizações
Cidades

Trecho entre Gramado e Três Coroas da ERS-115 é liberado para veículos

Por Jonathan da Silva 14/05/2024
Por Jonathan da Silva

O fluxo de veículos no trecho entre Gramado e Três Coroas da ERS-115 foi liberado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) na manhã desta terça-feira (14). A rodovia é a principal ligação entre Gramado e a região das Hortênsias com Porto Alegre e a região metropolitana.

A estrada havia sido bloqueada temporariamente entre o KM 26 e o KM 36 desde o domingo (12) pelo risco de quedas de barreira causado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e o estado.

A ERS-235, entre Gramado e Nova Petrópolis, e a RS-020, entre São Francisco de Paula e Taquara, continuam interditadas justamente devido a quedas de barreiras.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2024 0 Comentários 809 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO