Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

região metropolitana

Business

Ecovalor expande operações e chega a Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 20/02/2024
Por Jonathan da Silva

A Ecovalor, consultoria especializada em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e ESG, chega ao Instituto Caldeira, em Porto Alegre, neste início de 2024. Com atuação em 15 estados brasileiros e mais de 450 clientes atendidos, a presença na capital gaúcha visa maior aproximação da empresa com os clientes da região metropolitana e atender à crescente demanda por soluções ESG destas empresas.

Com 11 anos de atividades, a empresa  conta com uma equipe de mais de 30 pessoas, distribuídas entre Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. A Ecovalor está presente em cidades como Taquara, Caxias do Sul, Gramado e Fortaleza. O time é composto por especialistas com formação em áreas como engenharias ambiental, química e de segurança do trabalho, administração de empresas, direito, biologia, geologia, jornalismo e marketing. “Cada vez mais as empresas estão buscando estar alinhadas com as melhores práticas de sustentabilidade e ESG. Estamos há uma década no mercado e, nos últimos três anos, é impressionante o quanto o tema passou a ser valorizado pelas empresas. Acreditamos que este é um movimento sem volta e urgente, de adaptação das organizações a pressões como as mudanças climáticas, novas gerações e regulamentações socioambientais”, destaca o CEO da empresa, Elias Neto.

Entre 2021 e 2023 o crescimento de receita bruta foi de 312% e a expectativa é dobrar o faturamento no ano de 2024.

Do setor calçadista a um portfólio diversificado

Com um portfólio que iniciou no setor calçadista através de parcerias com Abicalçados e Assintecal, hoje, a Ecovalor transita em diferentes segmentos e reúne entre seus clientes marcas como Arezzo&Co, Soprano, Solar Coca-Cola, Calçados Beira Rio, Copag, Vicunha e Dauper Biscoitos. Na serra gaúcha, o foco é a construção civil, atuando em grandes projetos como o W Hotel, bandeira de luxo da Rede Marriot, e o ClubMed, renomada rede de resorts francesa, ambos a ser instalados em Gramado, RS. No centro do País, o foco é o agronegócio: a empresa atende o Grupo Conceito, um dos maiores de Goiás, nas áreas de estratégia ESG, inventário e geração de créditos de carbono.

Além da atuação junto às empresas, a Ecovalor tem se destacado em parcerias estratégicas com Associações e Federações. A empresa é responsável técnica pelo Programa Origem Sustentável, principal certificação ESG da cadeia calçadista no mundo, geridas pela Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e a Assintecal – Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos. Além disso, está desenvolvendo junto com a FIEMS – Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul, o Programa ESG-FIEMS, certificação ESG para as empresas daquele Estado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/02/2024 0 Comentários 799 Visualizações
Projetos especiais

Mesa Brasil Sesc distribuiu mais de 40 toneladas de doações no Vale do Taquari

Por Marina Klein Telles 05/10/2023
Por Marina Klein Telles

Diversas regiões do Rio Grande do Sul estão enfrentando os danos causados pelo alto volume de chuvas de setembro, que resultou em enchentes históricas. O Mesa Brasil Sesc tem atuado fortemente nas áreas prejudicadas para auxiliar a população atingida. No Vale do Taquari, durante o mês de setembro, foram distribuídas 30,4 toneladas de alimentos e bebidas, 4,5 toneladas de produtos de higiene e limpeza e 5 toneladas de vestuário e itens diversos. Ao todo, 40.083 pessoas receberam o apoio do programa, o que foi possível a partir da rede de solidariedade formada pela população e por empresas como MDias, Fruki Bebidas, Mondelez, Nestlé, Pepsico e Scapini, que fizeram suas doações com o objetivo de ajudar nesse momento de vulnerabilidade.

Já em Porto Alegre, na Região das Ilhas, onde 175 pessoas ficaram desabrigadas, foram doados 400 kg de produtos de higiene e limpeza, além de cerca de 500 peças de roupas, roupas de cama e calçados. O município de Alvorada, atingido pela cheia do Arroio Feijó, recebeu 640 litros de água, 1,5 toneladas de biscoitos e 1,1 toneladas de produtos de higiene e limpeza, que auxiliaram 1.037 famílias.

O programa segue continuamente atuando para auxiliar as vítimas das chuvas. Para contribuir, doações podem ser entregues presencialmente nas Unidades Sesc/RS, cujos endereços estão no site www.sesc-rs.com.br, ou com qualquer quantia via Pix pela chave [email protected]. Todo o valor arrecadado até o dia 30 de novembro será revertido para a compra de materiais de construção para os afetados pelas enchentes.

Sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/10/2023 0 Comentários 610 Visualizações
Variedades

Granpal promove reunião em apoio ao projeto de investimento em rodovias da região Metropolitana

Por Stephany Foscarini 17/05/2022
Por Stephany Foscarini

A Granpal promoveu, nesta segunda-feira (16), uma reunião com representantes do governo do Estado, deputados e de associações de outras regiões para discutir o Projeto de Lei n° 51/2022, que trata da destinação de recursos estaduais para melhorias em rodovias federais. O PL é o segundo projeto previsto para votação dos parlamentares nesta terça-feira, 17, de acordo com a ordem do dia.

Esse investimento será fundamental na melhoria da mobilidade urbana das nossas cidades e também na atração de novos empreendimentos. É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”.

O presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do Estado. “Esse investimento será fundamental na melhoria da mobilidade urbana das nossas cidades e também na atração de novos empreendimentos. É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”, ressaltou.

O presidente da Granpal também enfatizou que a entidade apoia o projeto e espera a sensibilidade dos deputados neste assunto, pois permitirá obras imediatas nas BRs 116 e 290.

Temos recursos, planejamos e queremos executar. Para uma sociedade se desenvolver é preciso investimento público. Nós podemos alocar esses quase R$ 500 milhões e não faltarão recursos para outros municípios”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr., destacou que são obras estruturantes, com redução do tempo de deslocamento e melhorias em rotas de escoamento da produção do Estado. “Temos recursos, planejamos e queremos executar. Para uma sociedade se desenvolver é preciso investimento público. Nós podemos alocar esses quase R$ 500 milhões e não faltarão recursos para outros municípios”, afirmou.

Lemos também ressaltou que mais de três mil quilômetros de rodovias estão em obras no Estado. A reunião teve as presenças, pela Granpal, dos prefeitos de Esteio, Leonardo Pascoal, e de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues. Participaram ainda prefeitos e representantes das Associações dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), da Região Carbonífera (ASMURC), da Fronteira Oeste (AMFRO) e da Costa Doce (ACOSTADOCE). Também integraram a reunião o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Luciano Faustino, o engenheiro Hiratan Pinheiro, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e os deputados Adolfo Brito, Airton Lima, Frederico Antunes, Juvir Costella e Mateus Wesp.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2022 0 Comentários 672 Visualizações
Business

Construarte programa expansão da atuação na capital e região metropolitana

Por Stephany Foscarini 03/05/2022
Por Stephany Foscarini

Mais um capítulo começa a ser escrito em uma história que já dura mais de meio século. A Construarte, construtora de Igrejinha, no Vale do Paranhana, após estar à frente de obras nos vales do Paranhana e Sinos, Serra, Litoral e região Central do estado, fortalece suas relações na Capital e região Metropolitana.

Reconhecida como a 42° maior construtora do país pelo ranking INTEC, que leva em conta a quantidade total de metros quadrados construídos ao longo de um ano, a Construarte finalizou, recentemente, duas obras na capital gaúcha, um edifício residencial na Avenida João Pessoa e um hotel no bairro Moinhos de Vento. Em andamento, são mais três obras: nos bairros Mont’serrat, Menino Deus e Farroupilha. Esta última em fase de inicialização.

Ao longo dessas cinco décadas em que estamos no mercado, conseguimos consolidar o nome da empresa e associa-lo à qualidade”.

Para o diretor da Construarte, o engenheiro Leandro Kunst, a atuação da empresa na região tende a se expandir e se fortalecer ainda mais, como reflexo do trabalho prestado. “Ao longo dessas cinco décadas em que estamos no mercado, conseguimos consolidar o nome da empresa e associa-lo à qualidade. Trabalhamos com diversas incorporadoras que se tornaram nossas parceiras e abriram portas para atuação em Porto Alegre, como a Nazale e a Klein’s House”, afirma.

Para Kunst, há uma lacuna, hoje, no ramo da construção civil na região. “Observando o mercado na região, a gente enxerga, por um lado, áreas com grande potencial de venda e desenvolvimento de projetos por parte das incorporadoras e, por outro, certa escassez de mão-de-obra. Nós somos especialistas em grandes obras, com centros comerciais, condomínios residenciais, hotéis e parques industriais em nosso portfólio; temos expertise e grande capacidade de construção e gestão de projetos. Nosso objetivo é aliar forças”, conclui.

Foto: Gustavo Kunst/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/05/2022 0 Comentários 1,K Visualizações
Cidades

Canoas quer construir um centro de referência para as guardas municipais da Região Metropolitana

Por Stephany Foscarini 18/11/2021
Por Stephany Foscarini

A construção de um Centro Municipal de Segurança em Canoas, com uma academia para a formação e qualificação das guardas municipais, foi o tema principal da 5ª reunião do Fórum Permanente de Segurança da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizada nesta quarta-feira (17). Participaram do evento, no auditório do CanoasPrev, o vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, o coordenador do Fórum, secretário de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda, além de demais secretários de Segurança, comandantes e representantes das guardas municipais.

A segurança pública é um dos temas que mais preocupam a população dos municípios. E, eventos como este, que integram especialistas e profissionais de toda a região, é fundamental para nortear as ações integradas de enfrentamento da criminalidade”.

Para o vice-prefeito, o evento é importante para debater iniciativas inovadoras e bem sucedidas, que possam reforçar a segurança das cidades. “A segurança pública é um dos temas que mais preocupam a população dos municípios. E, eventos como este, que integram especialistas e profissionais de toda a região, é fundamental para nortear as ações integradas de enfrentamento da criminalidade”, destacou.

No encontro, o secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, apresentou detalhes do projeto do novo centro, que deverá ter 5.830 metros quadrados de área construída, com dois andares e um prédio anexo, além de uma quadra de esportes e um estande de tiro. A previsão é de que a estrutura seja erguida em um terreno do município. O investimento previsto na construção é de R$ 19 milhões.

A proposta é ter um centro de segurança não só para o município, mas que seja, pela ferramenta do consórcio, destinado às guardas municipais de toda a região, voltado à formação continuada, aperfeiçoamento e qualificação dos guardas, além de possibilitar cada vez mais a integração e padronização da atuação das GMs”.

“A proposta é ter um centro de segurança não só para o município, mas que seja, pela ferramenta do consórcio, destinado às guardas municipais de toda a região, voltado à formação continuada, aperfeiçoamento e qualificação dos guardas, além de possibilitar cada vez mais a integração e padronização da atuação das GMs. É uma iniciativa inovadora, que vai ao encontro da municipalização da segurança pública no país”, enfatizou Wendt.

Além de uma academia para qualificação das guardas municipais, a ideia é que o centro abrigue todos os serviços municipais de segurança, com o objetivo de atender, de forma integrada, às demandas da população. Devem funcionar no local, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o Gabinete de Gestão de Crise (GGC), o Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Junta de Serviço Militar (JSM).

A Prefeitura de Canoas busca agora recursos para tirar o projeto do papel. A intenção é criar um consórcio com os municípios interessados para captar investimentos. O assunto será discutido novamente na próxima reunião do Fórum de Segurança da Granpal, a ser realizada no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre.

De acordo com o secretário da Segurança Pública de Porto Alegre, Mário Ikeda, a reunião é fundamental para discutir problemas comuns dos municípios e compartilhar experiências exitosas. “É extremamente importante a gente reunir os gestores municipais de segurança para trocar experiências. Temos questões técnicas importantes para tratar, como, por exemplo, a formação das guardas municipais, que abordamos hoje, além da compra de equipamentos em conjunto, entre outros temas prioritários”, ressaltou.

Durante o evento, a Prefeitura de Canoas também apresentou um balanço das ações desenvolvidas no município, que foram determinantes para a redução histórica dos índices de criminalidade desde o início do ano. Com destaque para as operações Amanhecer Seguro, Guarda Municipal Presente, Divisas, Integrada de Fiscalização, Sossego, além dos projetos Guarda Municipal Comunitária, Ronda Escolar e Guarda Solidária. A apresentação também contemplou o trabalho realizado pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) e pelas Câmaras Temáticas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI), além das ações integradas de fiscalização para garantir o cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19.

Fórum de Segurança

O Fórum organiza encontros mensais para discutir as melhores práticas de segurança da Região Metropolitana. Cada reunião tem a apresentação das boas práticas locais e dos sistemas que são utilizados nos municípios, que podem ser compartilhados e usados por outras instituições.

Granpal

A Associação foi criada para ampliar o diálogo entre os municípios, com um espaço para debates e decisões políticas em prol dos interesses da região. É formada por 19 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, que somam, juntos, mais de 3,7 milhões de habitantes. Segundo a entidade, os PIBs destes municípios representam, aproximadamente, 30% da riqueza do Estado.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

18/11/2021 0 Comentários 529 Visualizações
Variedades

BM e PC deflagraram Operação Forças Integradas para cerco a crimes contra a vida

Por Milena Costa 14/07/2021
Por Milena Costa

Com o objetivo manter o decréscimo observado nos indicadores criminais ao longo dos últimos dois anos, sobretudo os crimes violentos letais intencionais (homicídios, latrocínios e feminicídios), a Brigada Militar e a Polícia Civil deflagram, nesta quarta-feira (14/7), com apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Operação Forças Integradas. A mobilização vai intensificar a presença policial preventiva, repressiva e investigativa em bairros de Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre e pontos da Região Metropolitana, a partir da estratégia de foco territorial do Programa RS Seguro.

O lançamento da operação acontecerá na Academia de Polícia Militar (APM), no Complexo de Ensino da Brigada Militar – Av. Aparício Borges, 2.001, Porto Alegre –, às 16h30min. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, acompanha o briefing ao efetivo envolvido.

Em respeito aos protocolos de prevenção contra a Covid-19, o ato ocorrerá em ampla área aberta, com observação das normas de distanciamento, disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras. Os veículos de imprensa que desejarem poderão acompanhar presencialmente, com uma equipe cada e observação das medidas de proteção contra o coronavírus.

A ofensiva terá a atuação de policiais militares de quatro Batalhões de Polícia de Choque (1º BPChq – Porto Alegre, 2º BPChq – Passo Fundo, 3º BPChq – Santa Maria e 4º BPChq – Caxias do Sul), das Forças Táticas das unidades operacionais com responsabilidade territorial nas cidades alvo, simultaneamente com efetivos dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM), da Serra e do Planalto. Haverá ainda apoio de integrantes do 6º BPChq, de Uruguaiana, como primeira atividade após treinamento recentemente concluído e que permitirá a instalação da nova unidade na Fronteira Oeste, que deve ser inaugurada nos próximos meses. Também participam alunos-soldados, que serão empregados em estágio operacional nos finais de semana em pontos de visibilidade.

A Polícia Civil participa com a troca de dados de inteligência e em ações conjuntas para cumprimentos de mandados de busca e apreensão, de prisão, além de fiscalização de estabelecimentos e veículos. As ações contarão com equipes volantes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), além de reforço em plantões nos municípios envolvidos para recebimento e registro de eventuais flagrantes e ocorrências.

A estratégia é intensificar a integração entre as forças de segurança na aplicação prática de recursos policiais, dentro do planejamento do Programa RS Seguro. A partir do monitoramento permanente realizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) em 23 municípios priorizados, identificou-se a necessidade de ampliar temporariamente os esforços em alguns bairros de Caxias, da Capital e de Passo Fundo, para frear a ocorrência de crimes contra a vida, com concentração verificada nesses locais na primeira metade de julho. Com essa análise estatística, os órgãos conseguem aumentar a eficiência do trabalho de policiamento, nos horários e locais onde há maior vulnerabilidade, bem como a busca por informações que qualifiquem as investigações em curso.

Foto: BM/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/07/2021 0 Comentários 638 Visualizações
Cidades

Granpal define sua diretoria para 2021

Por Gabrielle Pacheco 26/03/2021
Por Gabrielle Pacheco

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, foram eleitos, nesta quinta-feira (25), presidente e vice-presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A assembleia de prefeitos também chancelou o ingresso de outros dois municípios ao consórcio: Arroio dos Ratos e Novo Hamburgo.

A escolha de Melo e Fátima foi consenso, e a posse deverá ocorrer na primeira semana de abril. Após a confirmação, o prefeito da Capital disse que o papel da entidade é fazer com que as decisões metropolitanas sejam compartilhadas.

“Se não agirmos dessa forma, nossas cidades não vão evoluir. Como discutir, por exemplo, mobilidade urbana de modo separado? Ou protocolos de abertura do comércio? Se as realidades são as mesmas, as regras precisam ser simétricas”, avalia Melo, que também terá como tarefa a continuidade do processo de compra própria da vacina – articulada pela Granpal.

Fátima destaca que Novo Hamburgo segue na Associação dos Municípios do Vale do Sinos (Amvars), onde integra a cogestão do sistema de Distanciamento Controlado de combate à Covid-19, conforme normativa estadual. “No entanto, muitos dos nossos assuntos em Novo Hamburgo são mais próximos da realidade da Granpal”, destacou a prefeita, citando como exemplo o transporte público. Por isso, ela enfatiza que a cidade precisa participar das duas entidades.

Outras deliberações

Durante a reunião, os prefeitos discutiram outros temas, como o envio de ofício ao Ministério da Saúde solicitando a priorização da vacinação aos agentes da segurança pública, profissionais que atuam na coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, recicladores, trabalhadores do sistema funerário, agentes de assistência social e funcionários do transporte público coletivo.

“Também pediremos ao Governo do Estado que possibilite a abertura do chamado comércio não essencial aos finais de semana e que estenda os horários de funcionamento, como forma de coibir o movimento excessivo em horários de pico”, finaliza o atual presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.

Diretoria da Granpal

Presidente – Sebastião Melo (Porto Alegre)
1° vice-presidente – Fátima Daudt (Novo Hamburgo)
2° vice-presidente – Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul)
Secretário-Geral – Rodrigo Battistella (Nova Santa Rita)
Tesoureiro – Miki Breier (Cachoeirinha)

Conselho Fiscal

Leonardo Pascoal (Esteio)
Paulo Corrêa (Glorinha)
Murilo Machado (Triunfo)
Luiz Zaffalon (Gravataí)
Marcelo Maranata (Guaíba)

Foto: Divulgação
26/03/2021 0 Comentários 958 Visualizações
Cidades

Prefeitos da Granpal iniciam processo de compra da Sputnik V

Por Gabrielle Pacheco 08/03/2021
Por Gabrielle Pacheco

Prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) decidiram iniciar o processo de compra própria da vacina para a Covid-19. A iniciativa foi divulgada na manhã de quinta-feira (4), após reunião virtual com representantes da vacina Sputnik V no Brasil.

O objetivo é zelar pelo dinheiro público e construir, com o apoio e o aval dos órgãos de controle, a negociação mais transparente possível.

Para garantir total segurança jurídica à operação, o primeiro passo será uma consulta dos prefeitos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. “O objetivo é zelar pelo dinheiro público e construir, com o apoio e o aval dos órgãos de controle, a negociação mais transparente possível”, explica o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella (foto em destaque).

Simultaneamente, a Granpal formará grupo de trabalho com a presença de um representante da assessoria jurídica de cada município interessado na compra da vacina. A aquisição de doses será opcional.

Passo a passo da compra

Cada dose da Sputnik V custa cerca de US$ 9. O processo de compra tem início com uma manifestação de interesse assinada pelo município, informando o número de doses pretendidas. Na segunda etapa da negociação, o laboratório envia a proposta comercial. No terceiro passo, as prefeituras encaminham o aceite da proposta, e o laboratório envia as doses. O pagamento é feito apenas quando a vacina chega ao Brasil.

“Os prefeitos da Região Metropolitana têm o claro entendimento de que a preservação de vidas e a retomada da economia só ocorrerão a partir da vacinação em massa da população. É para isso que vamos trabalhar”, conclui Battistella.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/03/2021 0 Comentários 629 Visualizações
Saúde
Cidades

Granpal articula compra coletiva de insumos para a saúde

Por Gabrielle Pacheco 17/02/2021
Por Gabrielle Pacheco

O Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) está trabalhando na elaboração de um pregão eletrônico que permita a compra coletiva, por parte das prefeituras, de insumos para a saúde. O objetivo é reduzir custos e otimizar o trabalho de prevenção e combate à Covid-19.

As prefeituras vivem um momento de aperto nas contas, e esse mecanismo contribui trazendo economia.

A primeira reunião de alinhamento contou com a presença de representantes das prefeituras de Porto Alegre, Canoas, Esteio e São Leopoldo. “A Granpal já possui uma ata de registro de preços à disposição dos municípios para a compra de medicamentos e agora trabalha na questão dos insumos. As prefeituras vivem um momento de aperto nas contas, e esse mecanismo contribui trazendo economia”, aponta o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella.

A previsão é de que, até o final do mês, os municípios informem suas necessidades, para que a Granpal tenha condições de iniciar o processo.

Foto: Divulgação
17/02/2021 0 Comentários 690 Visualizações
Novo Hamburgo
Cidades

Novo Hamburgo é a 2ª maior geradora de empregos na Região Metropolitana

Por Gabrielle Pacheco 23/12/2020
Por Gabrielle Pacheco

Pelo quarto mês consecutivo, Novo Hamburgo é destaque na geração de emprego em todo o Rio Grande do Sul. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do governo federal, nesta quarta-feira (23), apontam Novo Hamburgo como a segunda cidade que mais criou postos de trabalho em toda a Região Metropolitana, perdendo apenas para Porto Alegre.

Isso é reflexo do ambiente altamente positivo para empreender que implantamos na cidade.

Foram 1.253 novas vagas criadas no mês passado. Em todo o Estado, Novo Hamburgo aparece na quarta colocação, atrás apenas de Pelotas e Caxias do Sul, além da capital. Desde agosto, já são 4.020 postos de trabalho criados. E a cidade tem figurado sempre entre as que mais geram emprego no Estado: 1ª em agosto; 2ª em setembro; e 3ª em outubro.

“Mais uma vez, isso é reflexo do ambiente altamente positivo para empreender que implantamos na cidade”, avalia a prefeita Fátima Daudt, lembrando que 2020 iniciou bastante positivo para o município, mas o desempenho da economia acabou sendo afetado pela pandemia. “Estamos caminhando a passos largos para recuperar todos os empregos que perdemos nos duros meses da pandemia”, acrescenta.

Menos burocracia em Novo Hamburgo

Fátima reforça que investir na cidade e abrir empresas ficou muito mais fácil e simples. “Menos burocracia, mais agilidade na análise de documentos e qualificação de mão de obra estão consolidando um ambiente favorável a empreendimentos na cidade”, explica.

Para a prefeita, este ambiente favorável tem atraído muitas empresas de porte, como o Grupo Santander, que estão gerando centenas de empregos. Além disso, as perspectivas continuam grandes, como a vinda das Lojas Havan, que se instalará na BR-116, no bairro Rincão, e que, somente ela, deve contratar cerca de 200 colaboradores e representar um investimento direto entre R$ 25 a 30 milhões na cidade. Ela destaca, ainda, a criação da Sala do Empreendedor, “que foi mais um passo nesta direção do bom ambiente para investimentos. Com a integração dos vários setores envolvidos e apoio do Sebrae, a Sala do Empreendedor conseguiu, por exemplo, diminuir de 480 dias para apenas uma hora o prazo de abertura de uma empresa Microempreendedor Individual”.

As perspectivas positivas para a cidade são reforçadas ainda pelo chamado polo regional de saúde ou Hub de Saúde, que está se tornando realidade no Município, englobando a construção de dois novos hospitais – o da Unimed Vale do Sinos e o da Doctor Clin, a expansão do Hospital Regina e ainda a construção dos Anexos 2 e 3 do Hospital Municipal, este último em uma parceria com a Universidade Feevale.

Foto: Claiton Medina/Wikipedia/Reprodução | Fonte: Assessoria
23/12/2020 0 Comentários 812 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO