Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

região metropolitana

Projetos especiais

Instituto Floresta investe R$ 6 milhões para recuperar escolas afetadas por enchentes no RS

Por Jonathan da Silva 11/11/2024
Por Jonathan da Silva

O Instituto Cultural Floresta investiu R$ 6 milhões no projeto “De Volta Pra Escola”, que busca apoiar a recuperação de escolas públicas e conveniadas atingidas por enchentes na região metropolitana de Porto Alegre. Desde junho, a iniciativa já auxiliou 36 escolas com doações de materiais escolares, móveis e reformas estruturais para restaurar as instalações danificadas, segundo a organização.

O programa atua com agilidade, comprando equipamentos e executando obras sem as restrições burocráticas do setor público. As ações já beneficiaram instituições em Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba e Viamão, e escolas no Vale do Taquari serão atendidas em breve. Para o presidente do Conselho Consultivo do Floresta, Claudio Goldsztein, o retorno às aulas é essencial para as crianças dessas regiões. “As escolas que estamos apoiando ocupam um papel central nas comunidades onde estão inseridas, a maioria em regiões pobres. Com as doações, conseguimos agilizar o retorno às aulas, o que é muito importante para as crianças, que podem voltar a estudar e se alimentar com mais segurança”, afirmou Goldsztein.

Entre as instituições beneficiadas está a Escola de Educação Infantil Irmão Clóvis Rotava, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. A escola, que atende cerca de 100 crianças, sofreu danos significativos devido às enchentes. Em parceria com organizações como Arquitetos Voluntários e Rede Calabria, o Instituto Floresta está financiando obras de ampliação e reforma avaliadas em R$ 400 mil para melhorar salas de aula, refeitórios e revestimentos. Goldsztein explica que a escolha de materiais duráveis reflete a preocupação com a possibilidade de novas enchentes, visando maior resiliência das estruturas.

O projeto “De Volta Pra Escola” é financiado por doações de empresas e pessoas físicas. Entre os principais doadores estão o piloto Felipe Massa, que contribuiu com R$ 1,8 milhão, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com R$ 1 milhão, e o Grupo Ferrero, que doou R$ 500 mil. Fundado em 2016, o Instituto Cultural Floresta é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar a segurança e a educação no Rio Grande do Sul, além de ter colaborado com a criação do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), em 2018.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2024 0 Comentários 509 Visualizações
Cidades

Visac-RS assume transporte coletivo de Esteio neste sábado

Por Jonathan da Silva 06/09/2024
Por Jonathan da Silva

O transporte público coletivo de Esteio será assumido neste sábado, 7 de setembro, pela Viação Santa Clara (Visac-RS). A empresa venceu processo licitatório para operar na cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Apesar de ser feriado, dias em que a operação da Visac-RS se dá com grade de domingo, será ofertada a grade com horários de sábado, para possibilitar aos usuários a participação nas atividades cívicas do município.

A frota da Visac-RS em Esteio é composta por 33 veículos, distribuídos em 16 ônibus Midi, oito ônibus normais e cinco vans e micros, além de quarto veículos reservas. Todos têm ar-condicionado, videomonitoramento e sistema de monitoramento por GPS, conectados a uma central de monitoramento. A idade máxima dos veículos neste início de operação é de cinco anos. A empresa chega a cidade com 14 ônibus do ano de 2024.

A garagem da empresa está situada na Avenida Independência, 3.300, bairro Novo Esteio. A frota já está no município e nesta sexta-feira (6) é submetida à vistoria pela Prefeitura. “Os motoristas já estão contratados e a expectativa é a melhor possível para início da operação”, afirma o gerente da Visac-RS, Fernando da Silveira.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/09/2024 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

São Leopoldo participa de seminário estadual sobre impactos da enchente e crise climática

Por Jonathan da Silva 09/07/2024
Por Jonathan da Silva

São Leopoldo esteve presente no seminário “Desafio da Região Metropolitana: o que fazer após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul”, realizado na Ulbra, em Canoas, nesta segunda-feira (8). O prefeito Ary Vanazzi (PT) foi um dos painelistas do evento e apresentou um balanço dos acontecimentos na cidade do Vale dos Sinos, bem como as ações de enfrentamento da Prefeitura e as perspectivas para o futuro.

Durante a apresentação, Vanazzi ressaltou a importância do seminário. “Acho que é a primeira vez que nós temos a oportunidade real de resolver parte do nosso problema ambiental a longo prazo. Sempre tivemos problemas com chuvas, com cheias e depois com as secas. É um ciclo que sempre acontece e agora podemos mudar isso […] O que falta, é decisão e vontade política. Se não pensarmos de forma ampla, de forma global, e só aumentarmos os diques, daqui 20 anos vem outra enchente maior e leva tudo de novo”, alertou o chefe do executivo leopoldense.

Vanazzi também destacou o impacto emocional da enchente e trouxe seu caso pessoal como exemplo. “Eu nunca falo em recolhimento de lixo domiciliar, porque aquilo não é lixo, é a alma das pessoas. Eu ainda não voltei para casa porque não tem mais casa. Tem paredes, mas casa não. Meu filho de seis anos não quer voltar. Não tem mais as fotos, os quadros, os brinquedos”, revelou o prefeito.

Na primeira metade do seminário, representantes e autoridades introduziram as atividades do evento. Neste momento, falaram o capelão da Aelbra/Ulbra, Maximiliano Wolfgramm, o jornalista e presidente do Grupo Sinos, Mário Gusmão, o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP), o secretário executivo do Ministério da Reconstrução, Maneco Hassen, que representou o ministro Paulo Pimenta, o deputado federal Luiz Carlos Busato (UNIÃO) e o governador Eduardo Leite (PSDB). Os painelistas, além de Vanazzi, foram os prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), de Canoas, Jairo Jorge (PSD), de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB) e o de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB), além de representantes técnicos e de entidades empresariais.

Foto: Thales Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2024 0 Comentários 1,5K Visualizações
Cultura

Festival Musicâmara reúne corais da região metropolitana em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 02/07/2024
Por Jonathan da Silva

O Festival Musicâmara reunirá corais da região metropolitana de Porto Alegre entre os dias 8 e 11 de julho na Igreja de Cristo, mais conhecida como igreja do relógio, em São Leopoldo. O evento promovido pela Presto Produções e Promoções Artísticas começará sempre às 20h. O objetivo do festival é valorizar a beleza do canto coral, um dos legados da imigração alemã para o Rio Grande do Sul.

A fundadora da Presto e preparadora vocal Lúcia Passos relembrou a tragédia de maio para ressaltar a representatividade do evento. “Desejamos proporcionar à comunidade um momento de beleza e de sonoridade, estimulando o retorno às atividades de modo leve, após este difícil período”, destaca Lúcia, lembrando que o canto coral serviu para a socialização dos imigrantes alemães, reunindo as pessoas nos casamentos, nas missas, nas festividades comunitárias e outros eventos.

Durante o festival, também será exibido o documentário “Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã”, produzido pela Presto. “O roteiro celebra a força e a coragem dos imigrantes e que atualmente são tão relevantes para nosso Rio Grande do Sul”, sintetiza a fundadora.

Programação

A abertura do Festival Musicâmara será no dia 8 de julho (segunda-feira), às 20h, com a apresentação do Madrigal Presto e do Coral Infantil Presto. A regência será de João Paulo Sefrin e Ana Maria Ribeiro Althoff, com preparação vocal de Lúcia Passos.

Na terça, dia 9, haverá a apresentação do Coral União de Estância Velha e do Coro Masculino de Bom Princípio, com a regência de Martin Altevogt.

Em 10 de julho, quarta-feira, as atrações serão o Coral da Comunidade Evangélica de São Leopoldo e o Coro Feminino Donna Voce, de Porto Alegre. A regência será de Volmir Jung e de Ana Maria Ribeiro Althoff.

O encerramento do festival, no dia 11 de julho, será com o Coral Julio Kunz, de Novo Hamburgo, cuja regência será de Volmir Jung.

O festival

As apresentações do evento são gratuitas, mas a organização solicita a prática do ingresso solidário, com a doação de 1 kg de alimento não-perecível, 1 litro de leite ou material escolar, que serão destinados à Comunidade Evangélica.

O Festival Musicâmara é um projeto do Ministério da Cultura e da Presto Produções, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). O evento conta com o patrocínio da Rexnord e de Silvio Moraes Advogados Associados e de doadores anônimos. O apoio é da Comunidade Evangélica Luterana de São Leopoldo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2024 0 Comentários 484 Visualizações
Cidades

Governo do Estado firma acordo para instalação de 250 casas provisórias em Eldorado do Sul

Por Jonathan da Silva 21/06/2024
Por Jonathan da Silva

Um termo de cooperação para a instalação de 250 casas provisórias na cidade de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, foi assinado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (21). O ato ocorreu no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB). As moradias serão instaladas em uma área do Parque Eldorado, considerada apta para a implantação das unidades habitacionais. O documento foi assinado pelo governador, pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e pelo prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves (PDT).

O local que receberá as moradias recebeu vistoria técnica da equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e da 12ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Guaíba, a qual elaborou um relatório técnico com mapeamento por drone, entregue no mesmo dia. “Essa contratação é o primeiro passo de dignidade para quem está em abrigos improvisados, mas o Estado também vai cuidar de dimensões como educação, saúde e segurança, para dar atendimento digno a todos. As pessoas ficarão nesse espaço provisoriamente, até a construção de moradias definitivas. Precisamos acolher, estender a mão e proporcionar dignidade aos atingidos”, afirmou o governador Leite.

Os módulos habitacionais contam com 27 m² e são desmontáveis e transportáveis, portanto podem ser reutilizados várias vezes. O método foi pensado pela rápida entrega, com prazo de 30 dias. Além disso, as unidades habitacionais serão entregues mobiliadas, possibilitando o uso imediato. “Com essa ação em Eldorado, vamos individualizar o acolhimento às pessoas que perderam suas casas na enchente. São estruturas adequadas para dar um lugar seguro, mesmo que de forma provisória. Além disso, esses módulos ficarão no acervo do Estado e poderão atender a outros eventos emergenciais que venham a acontecer”, ressaltou o secretário Gomes.

Eldorado do Sul teve 80,8% de sua população atingida pelas enchentes de maio, tendo sido um dos municípios gaúchos mais afetadas pelo evento meteorológico. No início de junho, o governo estadual anunciou o aporte de R$ 66,7 milhões para viabilizar 500 casas temporárias, incluindo as destinadas a Eldorado. As outras 250 serão empregadas na região metropolitana e no Vale do Taquari, em cidades a serem definidas conforme a formalização de interesse das prefeituras.

Foto: Maurício Tonetto/Secom/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/06/2024 0 Comentários 441 Visualizações
Cidades

Novo radar meteorológico já está em Montenegro para ser instalado

Por Jonathan da Silva 19/06/2024
Por Jonathan da Silva

O novo radar meteorológico contratado pelo Governo do Estado já está em Montenegro, onde aguarda para ser instalado no morro São João. Os componentes chegaram à cidade no final de semana e estão armazenados na sede do Corpo de Bombeiros. O equipamento tem o objetivo de promover avanços no sistema de monitoramento meteorológico do Rio Grande do Sul. Fabricado em Praga, na República Tcheca, o radar terá capacidade de monitorar o clima na região metropolitana de Porto Alegre, no Vale do Taquari e na serra gaúcha.

Uma torre já existente no morro será utilizada para a instalação dos equipamentos. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre. O processo não teve início ainda em função das condições meteorológicas, que tornam difícil o acesso ao local.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande. “Esse equipamento é um passo fundamental para robustecer nosso sistema de monitoramento, prevenção e proteção, pois amplia a precisão dos alertas à população, mecanismo primordial para salvarmos vidas. Seguiremos investindo, a partir dos estudos no âmbito do Plano Rio Grande, para tornarmos o estado uma referência em termos de resiliência climática”, destaca o governador Eduardo Leite (PSDB).

A escolha de Montenegro se deu pela posição estratégica, capaz de cobrir a região metropolitana, o Vale do Taquari e a serra. A área é de alta densidade populacional e ainda não contava com um monitoramento mais detalhado e preciso. “A população está, assim como nós da Defesa Civil, aguardando com muita expectativa o início das operações dessa ferramenta que capacitará ainda mais a gestão de riscos e desastres”, ressalta o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

O radar foi adquirido pela Climatempo, empresa vencedora do processo de licitação em 2023. O raio de alcance do equipamento é de 150 km a partir de Montenegro. O sistema se junta a outros radares da Aeronáutica que já operam no Rio Grande do Sul, mas são destinados principalmente ao tráfego aéreo.

Contratação do radar

O contrato relativo ao radar foi assinado em dezembro de 2023 entre o Governo do Estado e a Climatempo. O objetivo é monitorar eventos meteorológicos e emitir alertas em tempo real. O prazo inicial da prestação do serviço é de cinco anos e o investimento deve chegar até R$ 25,93 milhões durante o período. De acordo com o edital da contratação, o serviço inclui o estudo técnico para definir o local de instalação, a infraestrutura, a operação do radar e o monitoramento contínuo das condições climáticas.

Além disso, a Climatempo será responsável por emitir boletins de previsão e alertas antecipados de situações climáticas adversas de curto prazo (6 a 12 horas) e curtíssimo prazo (até 3 horas). Com os informes, será possível uma melhor atuação na preparação e proteção da população contra tempestades e demais fenômenos meteorológicos severos. Quem já está cadastrado no serviço de alertas por SMS da Defesa Civil receberá as informações diretamente nos celulares.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2024 0 Comentários 510 Visualizações
Cidades

Morro de Montenegro recebe vistoria para instalação de radar meteorológico

Por Jonathan da Silva 12/06/2024
Por Jonathan da Silva

Uma visita técnica foi realizada no Morro São João, em Montenegro, na manhã desta terça-feira (11) para vistoriar o local onde será instalado o novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul. Estiveram no local o consultor da Climatempo, Rodrigo Dutra, o coordenador da Defesa Civil do município, Clóvis Pereira, e os responsáveis pelo Corpo de Bombeiros de Montenegro, tenente Cassius Pires e sargento Ricardo Mattos.

O novo sistema fará o monitoramento de dados meteorológicos da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Taquari em tempo real, permitindo previsões mais efetivas sobre chuvas, ventos, temporais e demais fenômenos. Montenegro foi escolhida para a instalação do radar pela possibilidade de usar ao máximo o alcance de 150 km de raio dos equipamentos.

Os equipamentos do radar já chegaram ao Brasil no sábado (8) e aguardam trâmites legais para serem trazido até Montenegro. O radar foi encomendado pela empresa Climatempo, que é responsável por entregar o serviço solicitado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2024 0 Comentários 527 Visualizações
Cidades

Chega ao Brasil o equipamento do novo radar meteorológico do RS

Por Jonathan da Silva 12/06/2024
Por Jonathan da Silva

Chegou ao Brasil o equipamento que compõe o radar meteorológico para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O instrumento adquirido pela empresa contratada pelo estado para cuidar da operação, a Climatempo, funcionará junto ao Morro São João, no bairro Bela Vista, município de Montenegro. A cobertura do radar terá 150km de raio a partir do local de instalação. O equipamento chegou ao Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, no sábado (8) e está passando pelos trâmites alfandegários para ser enviado por via terrestre ao RS.

A Climatempo, que assinou o contrato e entregará o serviço, e a Defesa Civil, definiram pela instalação do radar em Montenegro para permitir a cobertura da região metropolitana de Porto Alegre, com maior concentração populacional e que ainda não era abrangida por esse tipo de serviço, e o Vale do Taquari. Já foram iniciados os ajustes necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente no município, com alguns dos serviços já tendo sido executados pela empresa responsável.

Após a etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação. Todos os trâmites estão ocorrendo dentro dos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.

Equipamentos do novo radar meteorológico gaúcho chegaram a São Paulo no sábado

Os componentes do radar passaram pela fase final de testes de performance na sede do fabricante, na República Tcheca, e posterior foram embalados para despacho ao Brasil. “A população gaúcha está, assim como nós da Defesa Civil, aguardando com muita expectativa a chegada e início das operações dessa importante ferramenta que irá capacitar ainda mais a gestão de riscos e desastres no estado”, pontuou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Foto: Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2024 0 Comentários 557 Visualizações
Cidades

MetSul alerta que situação continuará crítica por longo período em áreas sob enchente

Por Jonathan da Silva 06/05/2024
Por Jonathan da Silva

A MetSul Meteorologia alerta que o cenário crítico que se registra em Porto Alegre, na região metropolitana, dos vales e em outras cidades assoladas por enchentes seguirá com extrema gravidade por um longo período, com colapso de serviços públicos e a manutenção de alagamentos e inundações. O instituto adverte que alguns pontos de Porto Alegre e região, assim como dos vales, os mais castigados pelas cheias, serão inabitáveis por semanas a meses pela destruição das moradias, da infraestrutura e o colapso dos serviços públicos essenciais, que terão que ser reconstruídos.

O comunicado do instituto destaca que o nível do Guaíba está ainda muito perto do pico superior a 5,30 metros alcançado no fim de semana. Embora a diminuição da vazão, o nível alto da Lagoa dos Patos e o grande volume de água descendo complicam o escoamento, mesmo com condições favoráveis de vento do quadrante Norte. O MetSul relembra que isso já havia sido observado na grande enchente de 3,18 metros de setembro do ano passado.

De acordo com o instituto, o cenário se complica porque as condições meteorológicas, hoje excelentes, não vão seguir assim. “Na quarta, as áreas atingidas pelas enchentes na Grande Porto Alegre e nos vales podem voltar a ter chuva, mas não será precipitação com volumes altos que venha a interferir no nível dos rios. Na quinta, o ingresso de ar frio sem forte intensidade, além de trazer um refresco, vai ser responsável por causar vento do quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos. O efeito será represamento do Guaíba que pode apresentar alta ou mesmo ter sua queda estancada ou reduzida por cerca de um dia”, explica o alerta do MetSul.

Ainda de acordo com o alerta do insituto, a maior preocupação está nos indicativos dos modelos numéricos de que entre os dias 10 e 15 de maio haveria um novo episódio de instabilidade com risco de chuva excessiva no Rio Grande do Sul. Sem os volumes do final de abril e do começo de maio, mas que podem atingir acumulados elevados. A chuva afetaria Porto Alegre e as cabeceiras dos rios que desembocam no Guaíba. Além de interferir nos níveis dos rios, a chuva poderá trazer outro desdobramento. Como a rede pluvial está inundada em Porto Alegre pelas águas do Guaíba e por outros rios nas cidades do entorno, a água da chuva não vai conseguir escoar. Não será absorvida pela macrodrenagem, já saturada e colocando água para fora hoje por bueiros e bocas de lobo sob tempo ensolarado.

Foto: Cesar Lopes/PMPA/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2024 0 Comentários 540 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo é a cidade com mais empregos gerados na região no começo de 2024

Por Jonathan da Silva 15/03/2024
Por Jonathan da Silva

Novo Hamburgo começa o ano como o município que mais gera empregos na região do Vale do Sinos. Se considerada toda a região metropolitana de Porto Alegre, a cidade fica atrás apenas da capital. No total, Novo Hamburgo criou 290 novos postos de trabalho em janeiro deste ano conforme o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, divulgado nesta sexta-feira (15).

A indústria hamburguense foi o setor que mais gerou empregos no primeiro mês do ano, respondendo por 77% de todo o saldo da economia hamburguense. Foram 226 novos empregos no setor. Na segunda colocação está o setor de serviços com 64 novos postos, seguido de perto pela construção civil, com 57 empregos gerados. Desta vez, os homens lideraram as contratações, e, entre as faixas de estudo, a maioria tinha ensino médio completo.

Com este resultado, Novo Hamburgo inicia o ano com um estoque de emprego de 70.361 postos de trabalho, ou seja, o montante de postos de trabalho ocupados, o quinto maior saldo em todo o Rio Grande do Sul. Este saldo vem crescendo anualmente e representa uma alta de mais de 12% em relação a 2020 (o ano mais antigo deste dado disponibilizado pelo atual levantamento do Caged).

O diretor de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior, o Nelsinho, destaca que o município segue ofertando mais empregos. A Agência Municipal de Emprego (AME) de Novo Hamburgo começou esta semana com a oferta de 205 oportunidades de trabalho. Para se candidatar a uma das vagas, basta o candidato comparecer à Agência, que fica na Rua Joaquim Pedro Soares, número 349, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com a carteira de trabalho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/03/2024 0 Comentários 831 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO