Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

música

Cultura

Inventor da música blues house, Derrick “Big” Walker faz show em Porto Alegre no sábado

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O músico Derrick “Big” Walker se apresenta neste sábado, 16 de maio, no Gravador Pub, em Porto Alegre, com o espetáculo “Uma Noite em Oklahoma”. O evento começa às 20h e propõe uma imersão na atmosfera musical do sul dos Estados Unidos, reunindo referências do blues tradicional e de outros gêneros ligados à música americana. A programação contará ainda com show de abertura da banda Money Man & The Cash Makers, às 19h, e participações especiais dos pianistas João Maldonado e João “Little John” Vicente, de 12 anos.

Conhecido pela criação do estilo musical blues house, Big Walker apresentará um repertório que percorre influências do blues, country, soul, folk e rock n’ roll. O artista também incorpora ao espetáculo elementos do blues de Chicago, especialmente em suas performances no saxofone.

O estilo vocal do músico remete a artistas como Muddy Waters e Little Walter. Já nas execuções instrumentais, as influências incluem nomes como King Curtis, Eddie Shaw e Clarence Clemons.

Serviço

  • O quê: Show “Uma Noite em Oklahoma”, com Derrick “Big” Walker
  • Quando: Sábado, 16 de maio, às 20h
  • Onde: Gravador Pub (Rua Ernesto da Fontoura, 962, bairro São Geraldo, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos entre R$ 70 e R$ 250
Foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 65 Visualizações
Cultura

OSNH apresenta concerto com clássicos do jazz no domingo em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) apresentará o concerto “Era do Jazz” no domingo, dia 17 de maio, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. A apresentação terá entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reunirá interpretações de clássicos das chamadas big bands americanas e do repertório conhecido como “Great American Songbook”. O espetáculo contará com regência do maestro Lincoln da Gama Lobo e participação dos solistas Laura Dalmás, no canto, e Cristian Sperandir, no piano.

O concerto terá a participação dos 34 músicos da OSNH em um repertório composto por obras que marcaram a música norte-americana do século XX. Entre as canções programadas estão “Blue Moon”, “Unforgettable”, “Someone to Watch Over Me”, “A String of Pearls” e “Spain”.

Esse concerto celebra uma linguagem musical que ajudou a moldar a música popular contemporânea. São obras que atravessaram gerações e continuam emocionando públicos no mundo inteiro”, afirmou o diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller.

Repertório reúne clássicos do jazz

Segundo a organização, o programa alterna composições românticas e temas ligados ao swing das grandes orquestras americanas, além de trazer influências do jazz fusion e da música latina. O repertório apresenta arranjos assinados por músicos reconhecidos na escrita para bandas e orquestras, como Sammy Nestico, Toshio Mashima, Stephen Bulla, Warren Barker e Naohiro Iwai.

Um dos destaques da apresentação será “A Tribute to Count Basie Orchestra”, homenagem à big band liderada por William “Count” Basie, nome ligado à história do jazz norte-americano.

História da OSNH

Reconhecida como patrimônio histórico, artístico e cultural de Novo Hamburgo desde 2008, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo foi fundada em 1952 pelo maestro Arlindo Ruggeri, inicialmente como Banda Municipal. Ao longo das décadas, o grupo passou a atuar em repertórios eruditos e populares, se consolidando como uma das formações orquestrais mais antigas do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Concerto Era do Jazz – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
  • Quando: Domingo, 17 de maio, às 19h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível
Foto: Marina Bastos/OSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Cultura

Maria do Relento é atração confirmada no O Lorde Music Festival em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A banda Maria do Relento está entre as atrações confirmadas da edição 2026 do O Lorde Music Festival, que será realizado neste sábado, dia 16 de maio, na Fenac, em Novo Hamburgo. O grupo gaúcho levará ao palco a turnê “32 Giros”, reunindo músicas conhecidas da carreira e faixas da nova fase da banda. O festival também contará com apresentações de CPM 22, Reação em Cadeia, Vitor Kley, Acústicos & Valvulados e Maneva.

Após a realização da primeira edição, o evento retorna em 2026 com um line-up voltado ao rock e reggae nacional. A programação prevê abertura dos portões às 15h30min.

Nova versão de “Só Uma Canção”

Entre os destaques do repertório da Maria do Relento está a releitura da música “Só Uma Canção”, lançada recentemente nas plataformas digitais. A faixa revisita um clássico da banda Barbarella, originalmente lançado no final dos anos 1980.

A nova versão foi gravada em Porto Alegre, no Hill Valley Studio, e apresenta referências ao pop rock e ao funk da década de 1970. O single conta com participações de Fred Chernobyl, da Comunidade Nin-Jitsu, além de Augustto Lima e Volmir Vermuth, integrantes da Barbarella.

Atualmente, a Maria do Relento é formada por Peppe Joe, no vocal, Jazzner Mess, na bateria, Kako Kanidia, no baixo, e Lippy Chagas, na guitarra.

Serviço

  • O quê: O Lorde Music Festival
  • Quando: Sábado, 16 de maio
  • Onde: Fenac, em Novo Hamburgo
  • Quanto: Ingressos disponíveis em O Lorde Music Festival

Line-up do festival

  • CPM 22
  • Reação em Cadeia
  • Vitor Kley
  • Acústicos & Valvulados
  • Maria do Relento
  • Maneva
Foto: Marcelo Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 98 Visualizações
Cultura

Doações via Imposto de Renda fortalecem Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo (NOJ), mantido pelo Instituto Arlindo Ruggeri (IAR), está apto a receber doações por meio do Imposto de Renda para financiar aulas gratuitas de música destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O projeto atende mais de 400 estudantes e pode receber os recursos direcionados ao Conselho da Criança e do Adolescente, mecanismo que permite a destinação de até 3% do imposto devido.

Os detalhes sobre o processo de doação estão disponíveis no site do Instituto Arlindo Ruggeri.

Transformando vidas

O diretor-geral do Núcleo de Orquestras Jovens, Gustavo Müller, destaca a importância do apoio da comunidade para a continuidade das atividades. “Esse é um projeto que transforma vidas e que só existe com o apoio da comunidade. Cada doação representa mais oportunidades para os nossos alunos e para o futuro da música na cidade”, afirma Müller.

Projetos aprovados para captação

Além das contribuições feitas por pessoas físicas, o Instituto Arlindo Ruggeri também possui projetos aprovados para captação de recursos por meio de leis de incentivo fiscal voltadas às empresas.

Entre as iniciativas aptas a receber investimentos estão o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK), os Núcleos de Orquestras Jovens (NOJ) e a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH).

Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar parte do Imposto de Renda devido aos projetos culturais sem custo adicional. A proposta busca ampliar o investimento privado em iniciativas culturais com impacto social e artístico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 115 Visualizações
Cultura

Santa Cruz recebe pela primeira vez “O Grande Encontro – Música dos Gaúchos” no dia 16

Por Jonathan da Silva 08/05/2026
Por Jonathan da Silva

Santa Cruz do Sul receberá pela primeira vez o espetáculo “O Grande Encontro – Música dos Gaúchos” no próximo dia 16 de maio, com uma apresentação gratuita na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista. O evento começa às 18h30min e reunirá artistas consagrados da música nativista gaúcha em um show voltado à valorização da cultura regional e ao encontro entre diferentes gerações de músicos.

O espetáculo contará com apresentações de Elton Saldanha, Renato Borghetti, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, César Oliveira e Rogério Melo, Ernesto Fagundes, Mauro Moraes, Pirisca Grecco, Cristiano Quevedo, Juliana Spanevello, Luiza Barbosa, Walther Morais, Rodrigo Munari, Hermanos Guedes e Loma Pereira.

Projeto chega pela primeira vez à cidade

A realização em Santa Cruz do Sul amplia o alcance do projeto itinerante, que já passou por diferentes cidades do Rio Grande do Sul e soma público superior a 100 mil espectadores. A proposta do espetáculo é levar apresentações gratuitas para espaços públicos, aproximando o público da música regional em diferentes regiões do estado.

Além do aspecto cultural, a organização também projeta impacto na movimentação econômica local, especialmente nos setores de comércio e serviços, em razão da circulação de público durante o evento.

O que é O Grande Encontro

Idealizado por Ayrton Patineti dos Anjos, “O Grande Encontro – Música dos Gaúchos” completa 13 anos de trajetória em 2026. O projeto foi criado com o objetivo de promover encontros entre artistas da música gaúcha, reunindo nomes consagrados e novos talentos em apresentações acessíveis ao público.

A produção da versão itinerante é realizada pelas empresas Los Anjos Produções, de Porto Alegre, e Angel Produções, de Santa Cruz do Sul. O espetáculo já percorreu 22 cidades gaúchas, entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Vacaria, Alegrete e São Miguel das Missões.

Além das edições itinerantes, o projeto realizou 11 apresentações no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Em 2013, o espetáculo recebeu o prêmio de “Espetáculo do Ano” no Prêmio Açorianos de Música e foi incluído entre os destaques anuais do jornal Zero Hora. Em 2015, o projeto contou com participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em apresentações especiais.

Serviço

  • O quê: O Grande Encontro – Música dos Gaúchos
  • Quando: 16 de maio, às 18h30min
  • Onde: Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2026 0 Comentários 110 Visualizações
Cultura

Concerto internacional será atração em São Leopoldo no dia 15

Por Jonathan da Silva 04/05/2026
Por Jonathan da Silva

A soprano brasileira Carla Maffioletti realizará uma apresentação única na Igreja de Cristo, conhecida como Igreja do Relógio, em São Leopoldo, no próximo dia 15 de maio, às 20h. O concerto integra o projeto Musicâmara, desenvolvido pela Presto Produções, e terá entrada gratuita. A iniciativa marca a passagem da artista pelo Rio Grande do Sul durante uma curta temporada no estado, reunindo repertório lírico com acompanhamento do pianista Eduardo Knob.

A apresentação é promovida pela Presto Produções, que celebra 20 anos de atividades culturais. A fundadora da produtora, Lúcia Passos, destacou a participação da artista na programação. “Estamos celebrando 20 anos de atividades em prol da cultura por meio da música e é uma honra ter Carla Maffioletti em nossa programação”, enfatizou Lúcia.

Quem é Carla Maffioletti

Natural de Porto Alegre e residente em Maastricht, na Holanda, Carla Maffioletti atua em palcos europeus como soprano, além de desenvolver trabalhos como violonista, compositora e produtora musical. Ela é fundadora do selo Almeh Music e tem projetos voltados à realização de turnês e lançamento de álbuns, como Bluebird, Sentimental, Almeh Luz Christmas e Les Chemins de L’amour.

A artista também participou de apresentações internacionais ao lado do violinista André Rieu, incluindo concertos em espaços como Radio City Hall, em Nova York, Forum, em Tóquio, Walt Disney Hall, em Los Angeles, O2 Arena, em Londres, Palácio de Schönbrunn, em Viena, e Praça Vrijthof, em Maastricht.

Nos palcos de ópera, integrou companhias como o Teatro de Lucerna, na Suíça, e o Stadttheater Gießen, na Alemanha, interpretando mais de 30 papéis. No Brasil, participou da ópera O Quatrilho, de Vagner Cunha, e de turnês com a Camerata Ontoarte.

Parcerias musicais

O concerto contará com a participação do pianista Eduardo Knob, natural de Porto Alegre. Ele atua como solista e camerista e integra, desde 2017, o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Eduardo Knob possui mestrado em Performance Pianística pela University of Houston, nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, apresentou-se em salas de concerto no Texas e participou de festivais e apresentações com orquestras brasileiras.

Em sua trajetória recente, interpretou a Fantasia Coral de Beethoven com a Ospa Jovem e o Concerto para dois pianos de Mendelssohn ao lado do pianista André Carrara, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob regência do maestro Gustavo Fontana.

Serviço

  • O quê: Concerto Internacional – Musicâmara – Presto Produções
  • Quando: 15 de maio, às 20h
  • Onde: Igreja de Cristo – Igreja do Relógio (rua Osvaldo Aranha, 450, Centro, São Leopoldo)
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/05/2026 0 Comentários 161 Visualizações
Variedades

Guri de Uruguaiana fará show solidário na Feito em Gramado na próxima terça

Por Jonathan da Silva 30/04/2026
Por Jonathan da Silva

O personagem humorístico Guri de Uruguaiana está confirmado como atração da 14ª Feito em Gramado e se apresentará no evento na próxima terça-feira, dia 5 de maio, às 19h, na Sala Hortênsias, junto ao complexo do Expogramado. O espetáculo terá caráter beneficente, com arrecadação destinada à compra de fraldas geriátricas para entidades do município serrano.

O valor sugerido para entrada é de R$ 25, e a quantia arrecadada será revertida integralmente para a aquisição dos itens. De acordo com a organização, o material será entregue à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, responsável pelo repasse às instituições atendidas.

Entre as entidades citadas estão as Damas de Caridade, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria da Saúde.

O pagamento do ingresso será realizado no local, no horário do show. Segundo os organizadores, os visitantes poderão contribuir por meio de Pix ou dinheiro.

Objetivo da ação

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos, afirmou que a proposta busca unir entretenimento e apoio social durante a feira. “Queremos que a Feito em Gramado seja um espaço de alegria e também de auxílio ao próximo. Trazer o Guri de Uruguaiana é uma forma de presentear o nosso expositor e o nosso visitante, unindo o entretenimento à solidariedade para apoiar quem mais precisa em nossa cidade”, destacou o titular da pasta.

A arrecadação contará com apoio logístico de entidades parceiras, como Orbis e Rotary Club, que auxiliarão no recebimento das contribuições.

Programação da feira

A 14ª Feito em Gramado abre ao público nesta quinta-feira, dia 30. A abertura oficial está marcada para sábado, 2 de maio, às 10h30min, com apresentação da Orquestra Jovem de Gramado no hall do Expogramado.

O evento será realizado de 30 de abril a 17 de maio, simultaneamente à Festa da Colônia. A proposta é reunir produtos industriais e artesanais do município em um mesmo espaço.

A entrada para a feira e o estacionamento no complexo serão gratuitos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/04/2026 0 Comentários 105 Visualizações
Cultura

FeMusiK prorroga inscrições até o dia 27 de abril

Por Jonathan da Silva 24/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK) prorrogou até a próxima segunda-feira, 27 de abril, o prazo de inscrições para a edição de 2026. A decisão foi anunciada pela organização do evento, que ocorrerá entre os dias 18 e 26 de julho, em Novo Hamburgo. As inscrições devem ser feitas de forma online e são a última oportunidade para interessados garantirem presença no festival.

A prorrogação atende a pedidos de participantes que buscavam mais tempo para se organizar. Segundo o diretor artístico do evento, Linus Lerner, a medida busca ampliar o acesso ao festival. “Recebemos muitos pedidos de músicos que precisavam de mais tempo para se organizar. Queremos que ninguém fique de fora dessa experiência, que é transformadora tanto do ponto de vista artístico quanto humano”, destacou Lerner.

Retomada do festival

Após um ano sem realização por falta de recursos, o FeMusiK retorna em 2026 com sua programação completa. A expectativa da organização é reunir centenas de participantes em uma agenda que combina atividades formativas e apresentações artísticas.

O festival contará com professores nacionais e internacionais, além de masterclasses, práticas de conjunto e concertos abertos ao público. A retomada do evento é apontada como um movimento de reativação da programação cultural voltada à música na região.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/04/2026 0 Comentários 125 Visualizações
Cultura

Museu de Cera de Gramado terá estátua de Ana Castela

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

A cantora Ana Castela será homenageada com uma estátua no Dreamland Museu de Cera, em Gramado. A confirmação ocorreu no dia 11 de abril, durante um encontro em Londrina, envolvendo o diretor do Grupo Dreams, Elodir Corrêa, e a mãe da artista, Michele Castela. A iniciativa prevê a produção de uma réplica da cantora para integrar o acervo do museu, como parte da estratégia de ampliar atrações e atender à demanda do público por novos nomes da música.

A escolha de Ana Castela foi baseada em uma pesquisa de popularidade realizada em 2024 pelo museu, na qual a artista recebeu 27 mil votos, ficando atrás apenas de Marília Mendonça, que liderou com 38 mil.

Este também é um sonho nosso. Em uma pesquisa recente, os fãs do Museu de Cera de Gramado votaram e o nome da Ana Castela foi um dos mais citados”, ressaltou o diretor do Grupo Dreams, Elodir Corrêa.

Produção da estátua

A parceria foi formalizada com a participação de Michele Castela, mãe da cantora, que comentou o interesse pela homenagem. “Meu sonho é a boneca da Ana Castela no Museu de Cera, uma boneca de cera da Ana”, afirmou Michele.

De acordo com a direção do parque, o processo de produção inclui a coleta de medidas da artista e a fabricação da peça no exterior. O prazo estimado é de seis a oito meses até a conclusão da estátua, que será finalizada e inaugurada no Brasil.

Presença da cantora é objetivo

A data de inauguração ainda não foi definida. No entanto, Michele Castela confirmou que a agenda da cantora será organizada para possibilitar sua presença no evento em Gramado.

Acervo do museu

O Dreamland Museu de Cera possui mais de 100 réplicas distribuídas em 20 cenários temáticos. A estátua de Ana Castela passará a integrar o espaço dedicado à música, ao lado de artistas como Elvis Presley, Amy Winehouse, Taylor Swift e Katy Perry.

Foto: Rodolfo Magalhães/Sony/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 143 Visualizações
Cultura

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo realiza concerto dos 99 anos do município

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) realizou um espetáculo para celebrar os 99 anos do município e a iminência do centenário de emancipação da cidade na noite desta domingo (19) no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, com casa lotada. O evento também homenageou os 44 anos do espaço cultural. Sob regência do maestro Linus Lerner, os 32 músicos executaram melodias consagradas no cenário mundial.

O maestro hamburguense conduziu o tempo, o ritmo e a intensidade das peças. O repertório incluiu Carinhosa, de Pixinguinha; Garota de Ipanema, de Tom Jobim; a trilha sonora do filme Superman (1978), de John Williams; O Batuque, de Lorenzo Fernandez; e Suíte Nordestina, de José Ursicino da Silva.

Berço das artes

No encerramento, foi tocado o Hino de Novo Hamburgo, com a participação da cantora e musicoterapeuta Liris Neumann. “Estamos nos encaminhando para os 100 anos de Novo Hamburgo. Eu já participei de muitas iniciativas no município voltadas à arte, e poder estar neste concerto comemorativo com a OSNH é uma honra. Precisamos continuar valorizando a cidade, que sempre foi um berço das artes, da cultura e do canto coral”, comentou Liris.

Aniversário do teatro

Além da apresentação, o público celebrou também o aniversário de 44 anos do teatro. “Foi um espetáculo lindo, com o maestro Linus Lerner, um grande nome do cenário artístico internacional e filho da cidade. Também contamos com a pianista Olinda Allessandrini, solista do evento, que é uma das figuras mais importantes da nossa terra”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo de Novo Hamburgo, Angelo Reinheimer.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 110 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO