Mais vistas
Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê...
CIEE-RS abre a semana com mais de 2,8 mil vagas...
Emanuela, Gabriele e Fernanda são coroadas Soberanas da 41ª Oktoberfest...
Visac-RS inicia testes no transporte público com ônibus movido a...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Espaço Sicredi Cristo Rei amplia opções gratuitas para eventos, reuniões...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

música

Cultura

Cambará Jazz Festival reúne mais de 3 mil pessoas e lota rede hoteleira local

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira edição do Cambará Jazz Festival reuniu mais de 3 mil pessoas nos dias 5 e 6 de junho, em Cambará do Sul. Realizado na Rua Coberta, o evento contou com sete apresentações gratuitas de jazz, blues e choro, reunindo artistas do Brasil, França, Honduras e Estados Unidos. Além da programação musical, o festival gerou impacto na economia local, com ocupação total da rede hoteleira e aumento nas vendas de comerciantes e expositores da cidade.

Segundo a Prefeitura de Cambará do Sul, hotéis e pousadas registraram 100% de ocupação durante o período do festival. Nas bancas instaladas no entorno do evento para comercialização de bebidas, gastronomia e produtos regionais, diversos expositores alcançaram vendas recordes e esgotaram seus estoques ao longo da programação.

Impacto do evento

O curador e produtor do Cambará Jazz Festival, Carlos Branco, ressaltou como a primeira edição registrou forte adesão do público e movimentação na cidade. “Estamos muito contentes com os resultados desta primeira edição. Moradores, comerciantes e visitantes destacaram que o festival reuniu um dos maiores públicos vistos em Cambará do Sul nos últimos anos. Essa movimentação intensa reforça o potencial da cidade para receber eventos culturais de grande porte, ampliando o fluxo turístico da região”, destacou Branco.

A realização do evento acrescenta uma nova atividade ao calendário turístico do município, conhecido pelo turismo de aventura, pelos cânions e pela gastronomia.

Programação musical

Durante os dois dias de festival, passaram pelo palco atrações nacionais e internacionais ligadas à música instrumental.

Na sexta-feira (5), a programação contou com apresentações do duo francês NoSax NoClar, do grupo gaúcho M7 Trio, da cantora hondurenha radicada no Brasil Indiana Nomma e do espetáculo Miles + Coltrane 100 Anos, liderado pelo pianista porto-alegrense Ras Vicente.

No sábado (6), as apresentações ficaram por conta do Wil Bordieri Organ Trio, de São Paulo, do trio liderado pelo gaiteiro gaúcho Renato Borghetti e do guitarrista norte-americano Kirk Fletcher, que encerrou o festival acompanhado pela Bruno Marques Band.

Avaliação dos organizadores

O curador e produtor do festival, Mathias Behrends Pinto, avaliou os resultados da primeira edição e a repercussão do evento no município. “Com essa estreia marcada por grande adesão de público, forte movimentação econômica e apresentações de alto nível artístico, acreditamos que o Cambará Jazz Festival deixa um legado muito positivo para a cidade, já se consolidando como uma das novas atrações culturais dos Campos de Cima da Serra”, expressou Pinto.

O Cambará Jazz Festival teve patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência por meio da Lei Rouanet, apoio da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul e realização da Branco Produções, Som Brasil Produtora e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Foto: Yasmin Silva/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 45 Visualizações
Cultura

Abertas as inscrições para a 4ª Oficina de Música de Três Coroas

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estão abertas as inscrições para a 4ª Oficina de Música de Três Coroas, que será realizada entre os dias 15 e 19 de julho no município. O evento reunirá estudantes, profissionais e professores da área da música de concerto em uma programação voltada ao aperfeiçoamento técnico e à troca de experiências. As atividades incluem aulas, masterclasses, práticas de conjunto, recitais e concertos abertos à comunidade, com a participação de músicos convidados do Brasil e do exterior.

Promovida pela Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller em parceria com a Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas, a oficina conta com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Três Coroas, por meio da Secretaria de Educação. As inscrições custam R$ 30 e podem ser realizadas pelo site oficial do evento, onde também está disponível a programação completa e a relação dos professores convidados.

Programação reúne formação e apresentações

A maior parte das atividades ocorrerá no Centro de Cultura Remitto René Haack. Além das ações concentradas no espaço, a programação também contará com atividades descentralizadas em diferentes pontos da cidade.

Ao longo dos cinco dias de evento, os participantes poderão acompanhar apresentações de orquestras, quartetos, recitais e concertos, além de participar de atividades de formação voltadas a diferentes níveis de experiência musical.

Segundo o diretor artístico e maestro da 4ª Oficina de Música, João Antônio Borba, a proposta contempla tanto músicos iniciantes quanto profissionais. “Nossos professores têm o know-how de atender tanto alunos avançados, profissionais, como alunos iniciantes também. Teremos uma camerata para alunos iniciantes e intermediários que possam ter prática de orquestra, mas também uma orquestra avançada para atender músicos profissionais que estejam em busca de aperfeiçoamento”, afirma Borba.

Professores convidados

Entre os nomes confirmados para esta edição estão o professor Paulo Bosísio, reconhecido pelo trabalho no ensino do violino e das cordas friccionadas, além do argentino Juan Sebastián Barbero, do violinista Rael Gobatto, do violoncelista Tácio César Vieira e de Israel Mello, chefe do naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Lubbock, no Texas.

De acordo com João Antônio Borba, a seleção dos professores buscou reunir profissionais com experiência em formação e performance musical. “São professores selecionados a dedo. É uma oportunidade para os músicos concertistas aprenderem com grandes nomes e trocar com seus pares. O valor é simbólico e a oportunidade é valiosíssima”, conclui o maestro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 59 Visualizações
Cultura

Dupla Amici se apresenta no Espaço 373 nesta quinta com releituras de clássicos sertanejos

Por Jonathan da Silva 27/05/2026
Por Jonathan da Silva

A dupla Amici, formada pelos músicos porto-alegrenses Guilherme Castel e Cris Romagna, se apresenta nesta quinta-feira, dia 28 de maio, às 21h, no Espaço 373, em Porto Alegre. O show reúne releituras de sucessos do sertanejo popularizados pelo especial “Amigos”, projeto musical criado em 1995 por Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé Di Camargo e Luciano. O espetáculo contará ainda com a participação dos músicos Gustavo Baralho, no baixo, e Andrei Sperandir, na bateria.

Criado em 2024, o projeto surgiu a partir de vídeos publicados nas redes sociais nos quais Castel e Romagna reinterpretavam canções sertanejas com arranjos que incorporam elementos de blues, rock, reggae e MPB. A proposta ganhou repercussão nas plataformas digitais e passou a ser levada aos palcos.

De acordo com o músico Guilherme Castel, a ideia nasceu de forma espontânea durante um encontro entre os artistas no fim de 2023. “Temos nossas carreiras solo e autoral, e o sertanejo especificamente nunca fez parte do nosso repertório nas carreiras solo. Cris tocava ‘Evidências’ em seus shows, e eu tinha gravado uma série de vídeos para o Youtube chamada ‘Castel canta Amigos’, e num encontro de final de ano, de 2023 para 2024, na praia, começamos a cantar alguns desses clássicos espontaneamente”, conta Castel.

O músico afirma que o repertório escolhido está ligado às referências musicais da infância e adolescência da dupla. “Não escolhemos o gênero sertanejo exatamente; fomos entendendo que essas canções muito populares, que nos anos 1990 chegavam em todas as casas pela TV e pelo rádio, e o especial ‘Amigos’, formado em 1995 por Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano, marcaram muito nossa infância e adolescência e a de um país inteiro. Mesmo Cris vindo do rock e eu da MPB, quisemos trazer essas canções de volta, mas com a nossa cara”, afirma Guilherme Castel.

Sucesso nas plataformas

Em 2025, a dupla lançou o EP “Sucessos dos Amigos, Vol.1”, composto por cinco músicas: “Você Vai Ver”, “Talismã”, “Temporal de Amor”, “Página de Amigos” e “Um Sonhador”.

O Amici soma atualmente mais de 250 mil ouvintes mensais nas plataformas de streaming e milhões de visualizações nas redes sociais. A dupla também vem realizando apresentações em diferentes cidades do Brasil.

Serviço

  • O quê: Show “Amici | Reinterpretam os Sucessos dos Amigos”
  • Quando: Quinta-feira, 28 de maio, às 21h
  • Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373, bairro Floresta, Porto Alegre)
  • Quanto: Detalhes e reservas pelo site do Espaço 373 ou pelo WhatsApp (51) 99999-2315
Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Cultura

Novo Hamburgo recebe concerto gratuito em homenagem à Tom Jobim no dia 30

Por Jonathan da Silva 22/05/2026
Por Jonathan da Silva

A obra de Tom Jobim será celebrada em Novo Hamburgo com o espetáculo “Suíte Tom Jobim”, que será apresentado pelo Grupo Vocal Expresso 25 apresentará no próximo dia 30 de maio, um sábado, às 19h. O concerto terá entrada gratuita e ocorrerá no Auditório Adão Adolfo Schmitt, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel. O evento reunirá um coro de 37 vozes e banda, e faz parte de uma turnê realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O repertório será formado por releituras de clássicos da música popular brasileira, como “Chega de Saudade”, “Wave”, “Corcovado” e “Águas de Março”. Os lugares na apresentação são limitados e exigem reserva antecipada.

Com arranjos e regência do maestro Pablo Trindade-Roballo, o espetáculo revisita diferentes fases da trajetória musical de Tom Jobim, explorando características melódicas e harmônicas das composições do artista. A banda que acompanha o grupo é formada por Everson Vargas no contrabaixo, Breno Irigoyen no violão, Ricardo Arenhaldt na bateria, Eduardo Linn na marimba, Nicole Volkmann no violoncelo e Richard Serraria na percussão.

Segundo o maestro Pablo Trindade-Roballo, a proposta busca aproximar o público da experiência musical construída no palco. “É um espetáculo que convida o público a viver a música de forma próxima, com emoção e escuta atenta. A obra do Tom Jobim tem essa capacidade de nos atravessar de maneira muito direta”, afirma Trindade-Roballo.

Percorrendo o Brasil desde 2022

Criado em 2022, o espetáculo já passou por diferentes cidades brasileiras e também por apresentações no exterior. A montagem foi concebida como uma homenagem à produção musical de Tom Jobim, reunindo interpretações corais e instrumentais voltadas à valorização da música popular brasileira.

O que é o Grupo Vocal Expresso 25

Fundado em 1964, em Porto Alegre, o Grupo Vocal Expresso 25 atua na interpretação coral da música brasileira e acumula apresentações em diversos países. Ao longo de mais de seis décadas de atividades, o grupo também desenvolveu parcerias com nomes da música nacional, consolidando uma identidade artística marcada pela combinação entre rigor técnico e aproximação com o público.

Onde será o concerto

A apresentação ocorrerá na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, localizada no bairro Hamburgo Velho. O espaço mantém programação voltada às artes visuais, música e preservação cultural da região. O Auditório Adão Adolfo Schmitt recebe regularmente concertos, exposições e atividades culturais.

Turnê Suíte Tom Jobim

O concerto integra a turnê Suíte Tom Jobim, realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Expresso 25, com apoio da Fundação Ernesto Frederico Scheffel.

Serviço

  • O quê: Concerto Suíte Tom Jobim, do Grupo Vocal Expresso 25
  • Quando: Sábado, 30 de maio, às 19h
  • Onde: Auditório Adão Adolfo Schmitt – Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Av. General Daltro Filho, 911, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada gratuita, com reserva antecipada pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3593-6233
Foto: Marina Bastos/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Cultura

Orquestra Jovem Recanto Maestro realiza turnê por sete cidades gaúchas

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra Jovem Recanto Maestro realizará uma turnê por sete localidades do Rio Grande do Sul entre os dias 30 de maio e 16 de agosto, com apresentações gratuitas de música sinfônica em espaços comunitários, religiosos e culturais. O projeto passará pelo distrito Recanto Maestro e pelas cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Restinga Sêca, Silveira Martins, São João do Polêsine e Santa Maria. A circulação conta com patrocínio do Banrisul e busca ampliar o acesso à música orquestral em regiões onde esse tipo de formação artística é menos frequente.

Os concertos terão caráter didático e reunirão mais de 60 alunos da orquestra, sob regência dos maestros Antônio Carlos Borges-Cunha e Julian Ramos, além da participação dos professores Cézar Guerra, Josias Costa, Katiuska Yustiz e Arianna Gutierrez. Durante as apresentações, o público também receberá explicações sobre o funcionamento da orquestra e os instrumentos utilizados nas execuções musicais.

Abertura da turnê

A abertura da programação ocorre no dia 30 de maio, sábado, às 19h30min, no Hall do Prédio AMF 2, da Antonio Meneghetti Faculdade, no distrito Recanto Maestro. O concerto será regido pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, responsável pela direção pedagógica do projeto.

Na apresentação de estreia, a orquestra interpretará obras dos compositores Antonio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart.

Repertório contemporâneo

Após a abertura, a turnê seguirá por cidades da Quarta Colônia de Imigração Italiana com repertório que reúne peças contemporâneas do compositor residente Vagner Cunha e obras conhecidas da música de concerto, como trechos das óperas Carmen, de Georges Bizet, e Nabucco, de Giuseppe Verdi, além da composição Ode à Alegria, de Ludwig van Beethoven.

As apresentações seguintes ocorrerão em Agudo, Faxinal do Soturno e Restinga Sêca no mês de junho. Após pausa em julho, os concertos serão retomados em agosto, com apresentações em Silveira Martins, São João do Polêsine e encerramento em Santa Maria.

O que é a Orquestra Jovem Recanto Maestro

Fundada em 2015, a Orquestra Jovem Recanto Maestro atua na formação musical gratuita de crianças e jovens. O projeto acompanha os estudantes desde a musicalização inicial até a participação em formações orquestrais.

A proposta também busca desenvolver habilidades ligadas ao trabalho em equipe, disciplina, responsabilidade e protagonismo. O projeto integra ações da Fundação Antonio Meneghetti, com realização da Associação OntoArte e patrocínio master da Meta.

Em 2025, a iniciativa contabilizou 976 alunos atendidos, 103 apresentações realizadas, 195 aulas semanais e mais de 7,8 mil aulas ministradas ao longo do ano. O projeto também disponibilizou 242 instrumentos aos participantes e alcançou público superior a 16,5 mil pessoas.

A OJRM também promove ações de formação continuada para professores e estudantes. Entre as atividades realizadas estão residências artísticas conduzidas pelo maestro catalão Jordi Mora, com aulas técnicas, ensaios e apresentações na região da Quarta Colônia.

Serviço

  • O quê: Turnê RS – 2ª edição da Orquestra Jovem Recanto Maestro
    Quando: De 30 de maio a 16 de agosto
  • Onde:
    • 30 de maio, às 19h30 — Hall do Prédio AMF 2 da Antonio Meneghetti Faculdade, no Recanto Maestro
    • 3 de junho, às 19h30 — Clube Centenário, em Agudo
    • 14 de junho, às 17h — Paróquia São Roque, em Faxinal do Soturno
    • 18 de junho, às 20h — Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Restinga Sêca
    • 12 de agosto, às 19h — Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Silveira Martins
    • 14 de agosto, às 19h — Paróquia São João Batista, em São João do Polêsine
    • 16 de agosto, às 19h — Catedral Metropolitana, em Santa Maria
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Mais detalhes sobre a programação: disponíveis no site da Forma
Foto: DHFotografias/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 167 Visualizações
Cultura

Orquestra Rosariense se apresenta na Santa Casa de Porto Alegre no Dia do Abraço

Por Jonathan da Silva 20/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra Rosariense, do Colégio Marista Rosário, participará da programação especial do Dia do Abraço promovida pela Santa Casa de Porto Alegre. A apresentação ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 16h, na Praça Central da Cidade da Saúde, reunindo estudantes, colaboradores, integrantes do corpo clínico e lideranças da instituição. A ação busca levar música e atividades culturais ao ambiente hospitalar durante a programação alusiva à data.

O convite para a participação da orquestra retoma uma parceria construída em ações anteriores entre a instituição de ensino e a Santa Casa. Segundo o Colégio Marista Rosário, a iniciativa também reforça a proposta de ampliar a atuação da orquestra para além dos espaços escolares, aproximando os estudantes de diferentes públicos e contextos sociais.

Formação musical e humana

O regente e professor de música Estêvão Grezeli afirmou que as apresentações externas contribuem para a formação artística e pessoal dos alunos envolvidos no projeto. “Quando a orquestra se apresenta em espaços como a Santa Casa, os estudantes entendem que a música também pode acolher, emocionar e transformar ambientes. É uma oportunidade muito importante de crescimento artístico e humano, porque eles passam a perceber o impacto que a arte pode gerar na vida das pessoas”, destacou Grezeli.

Fundada em 2013, a Orquestra Rosariense reúne estudantes do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O projeto pedagógico trabalha com instrumentos sinfônicos e populares e desenvolve atividades ligadas à prática musical coletiva.

Projeto pedagógico

Sob a regência do professor Estêvão Grezeli, a orquestra também desenvolve ações voltadas à formação de habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e empatia entre os estudantes participantes.

A apresentação integra a programação do Dia do Abraço organizada pela Santa Casa de Porto Alegre na Cidade da Saúde.

Serviço

  • O quê: Apresentação da Orquestra Rosariense no Dia do Abraço
  • Quando: Sexta-feira, dia 22, às 16h
  • Onde: Praça Central da Cidade da Saúde, na Santa Casa de Porto Alegre
  • Quanto: Gratuito
Foto: Buena Vista Produtora/Divulgação | Fonte: Assessoria
20/05/2026 0 Comentários 106 Visualizações
Cultura

Rock de Galpão apresenta nova turnê autoral em Novo Hamburgo neste sábado

Por Jonathan da Silva 19/05/2026
Por Jonathan da Silva

O grupo Rock de Galpão apresenta a turnê “De Boina, Alpargata e Bombacha” neste sábado, 23 de maio, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. O espetáculo começa às 20h e marca uma nova fase da banda, com um repertório inédito e releituras de músicas que fizeram parte da trajetória do grupo ao longo de mais de 18 anos de carreira. O evento também contará com uma arrecadação de alimentos por meio do ingresso solidário, em parceria com o projeto Marmitas do Bem.

O novo espetáculo reúne canções autorais do disco produzido pela banda em parceria com o cantor, compositor e multi-instrumentista Esteban Tavares. O trabalho foi gravado entre Porto Alegre e São Paulo e reúne participações de Luiz Coronel, Mário Pirata, Cabo Déco, Túlio Urach e Tiago Bra. O álbum também traz uma releitura da música “Trovinha Lunar”, de Thadeu Martins e Lenin Nunez.

Nova fase da banda

O show foi concebido para unir elementos da tradição gaúcha com referências contemporâneas. A apresentação contará com cenografia virtual e projeções em telão alinhadas ao conceito do novo álbum.

No palco, o repertório combinará músicas inéditas com composições já conhecidas do público. Entre as faixas apresentadas estão “No Rastro de Uma Nação”, “Pachamama Soul” e “Vikings do Jarau”, em uma proposta musical que mistura rock, milonga e influências da canção latino-americana.

A banda afirma que o novo trabalho representa um momento de maturidade criativa e reforça a identidade construída pelo grupo ao longo da carreira na música regional do sul do Brasil.

Evento terá ação solidária

Além da apresentação musical, o evento terá arrecadação de alimentos por meio da modalidade de ingresso solidário. A iniciativa será realizada em parceria com o Marmitas do Bem, projeto voltado à assistência social na região.

O show tem apresentação de Rio Grande Seguros e Previdência, patrocínio de Banrisul, Icatu e FeF Engenharia, além de apoio cultural da Basso e do Marmitas do Bem.

Serviço

  • O quê: Show da turnê “De Boina, Alpargata e Bombacha”, do Rock de Galpão
  • Quando: Sábado, 23 de maio, às 20h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Ingressos a partir de R$ 55, no Sympla
  • Classificação: Livre
Foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2026 0 Comentários 105 Visualizações
Cultura

Inventor da música blues house, Derrick “Big” Walker faz show em Porto Alegre no sábado

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

O músico Derrick “Big” Walker se apresenta neste sábado, 16 de maio, no Gravador Pub, em Porto Alegre, com o espetáculo “Uma Noite em Oklahoma”. O evento começa às 20h e propõe uma imersão na atmosfera musical do sul dos Estados Unidos, reunindo referências do blues tradicional e de outros gêneros ligados à música americana. A programação contará ainda com show de abertura da banda Money Man & The Cash Makers, às 19h, e participações especiais dos pianistas João Maldonado e João “Little John” Vicente, de 12 anos.

Conhecido pela criação do estilo musical blues house, Big Walker apresentará um repertório que percorre influências do blues, country, soul, folk e rock n’ roll. O artista também incorpora ao espetáculo elementos do blues de Chicago, especialmente em suas performances no saxofone.

O estilo vocal do músico remete a artistas como Muddy Waters e Little Walter. Já nas execuções instrumentais, as influências incluem nomes como King Curtis, Eddie Shaw e Clarence Clemons.

Serviço

  • O quê: Show “Uma Noite em Oklahoma”, com Derrick “Big” Walker
  • Quando: Sábado, 16 de maio, às 20h
  • Onde: Gravador Pub (Rua Ernesto da Fontoura, 962, bairro São Geraldo, Porto Alegre)
  • Quanto: ingressos entre R$ 70 e R$ 250
Foto: Zé Carlos de Andrade/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 58 Visualizações
Cultura

OSNH apresenta concerto com clássicos do jazz no domingo em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) apresentará o concerto “Era do Jazz” no domingo, dia 17 de maio, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. A apresentação terá entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reunirá interpretações de clássicos das chamadas big bands americanas e do repertório conhecido como “Great American Songbook”. O espetáculo contará com regência do maestro Lincoln da Gama Lobo e participação dos solistas Laura Dalmás, no canto, e Cristian Sperandir, no piano.

O concerto terá a participação dos 34 músicos da OSNH em um repertório composto por obras que marcaram a música norte-americana do século XX. Entre as canções programadas estão “Blue Moon”, “Unforgettable”, “Someone to Watch Over Me”, “A String of Pearls” e “Spain”.

Esse concerto celebra uma linguagem musical que ajudou a moldar a música popular contemporânea. São obras que atravessaram gerações e continuam emocionando públicos no mundo inteiro”, afirmou o diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller.

Repertório reúne clássicos do jazz

Segundo a organização, o programa alterna composições românticas e temas ligados ao swing das grandes orquestras americanas, além de trazer influências do jazz fusion e da música latina. O repertório apresenta arranjos assinados por músicos reconhecidos na escrita para bandas e orquestras, como Sammy Nestico, Toshio Mashima, Stephen Bulla, Warren Barker e Naohiro Iwai.

Um dos destaques da apresentação será “A Tribute to Count Basie Orchestra”, homenagem à big band liderada por William “Count” Basie, nome ligado à história do jazz norte-americano.

História da OSNH

Reconhecida como patrimônio histórico, artístico e cultural de Novo Hamburgo desde 2008, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo foi fundada em 1952 pelo maestro Arlindo Ruggeri, inicialmente como Banda Municipal. Ao longo das décadas, o grupo passou a atuar em repertórios eruditos e populares, se consolidando como uma das formações orquestrais mais antigas do Rio Grande do Sul.

Serviço

  • O quê: Concerto Era do Jazz – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
  • Quando: Domingo, 17 de maio, às 19h
  • Onde: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Quanto: Entrada solidária com doação de 1 kg de alimento não perecível
Foto: Marina Bastos/OSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 79 Visualizações
Cultura

Maria do Relento é atração confirmada no O Lorde Music Festival em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 13/05/2026
Por Jonathan da Silva

A banda Maria do Relento está entre as atrações confirmadas da edição 2026 do O Lorde Music Festival, que será realizado neste sábado, dia 16 de maio, na Fenac, em Novo Hamburgo. O grupo gaúcho levará ao palco a turnê “32 Giros”, reunindo músicas conhecidas da carreira e faixas da nova fase da banda. O festival também contará com apresentações de CPM 22, Reação em Cadeia, Vitor Kley, Acústicos & Valvulados e Maneva.

Após a realização da primeira edição, o evento retorna em 2026 com um line-up voltado ao rock e reggae nacional. A programação prevê abertura dos portões às 15h30min.

Nova versão de “Só Uma Canção”

Entre os destaques do repertório da Maria do Relento está a releitura da música “Só Uma Canção”, lançada recentemente nas plataformas digitais. A faixa revisita um clássico da banda Barbarella, originalmente lançado no final dos anos 1980.

A nova versão foi gravada em Porto Alegre, no Hill Valley Studio, e apresenta referências ao pop rock e ao funk da década de 1970. O single conta com participações de Fred Chernobyl, da Comunidade Nin-Jitsu, além de Augustto Lima e Volmir Vermuth, integrantes da Barbarella.

Atualmente, a Maria do Relento é formada por Peppe Joe, no vocal, Jazzner Mess, na bateria, Kako Kanidia, no baixo, e Lippy Chagas, na guitarra.

Serviço

  • O quê: O Lorde Music Festival
  • Quando: Sábado, 16 de maio
  • Onde: Fenac, em Novo Hamburgo
  • Quanto: Ingressos disponíveis em O Lorde Music Festival

Line-up do festival

  • CPM 22
  • Reação em Cadeia
  • Vitor Kley
  • Acústicos & Valvulados
  • Maria do Relento
  • Maneva
Foto: Marcelo Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2026 0 Comentários 89 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro e quais podem ser os riscos para négocios da região

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense

  • 4

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 5

    Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê nacional em Porto Alegre na sexta

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO