Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

moinhos de vento

Saúde

Reconhecimento nas alturas: alpinistas fazem homenagem a equipes de saúde

Por Gabrielle Pacheco 16/04/2020
Por Gabrielle Pacheco

A homenagem, desta vez, chegou de uma maneira bem radical até os profissionais da saúde do Hospital Moinhos de Vento. Na quarta-feira, 15, alpinistas da empresa Executar desceram de rapel do alto do Bloco 16, com 30 metros de altura. No prédio, ficam duas áreas que foram isoladas para tratamento de pacientes com Covid-19 e casos suspeitos: o Centro de Tratamento Intensivo Adulto e uma unidade de internação.

Nas janelas, os quatro alpinistas que participaram da atividade faziam paradas e mostravam cartazes escritos com “Muito obrigado!”. A ação também incluiu a instalação de um banner gigante, de mais de 12m², na lateral do edifício. A mensagem também é de agradecimento: “Eles dedicam as suas vidas para cuidar da nossa. Homenagem aos profissionais da saúde.” Dentro do prédio, médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos receberam emocionados o reconhecimento e o carinho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/04/2020 0 Comentários 571 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento lança site para ajudar profissionais da saúde a combater casos de COVID-19

Por Gabrielle Pacheco 13/04/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento decidiu compartilhar o aprendizado diário e as rotinas e fluxos que estão sendo adotados no combate ao coronavírus. Um site foi criado para disponibilizar os protocolos médico-assistenciais que mostram recomendações de condutas adequadas para diferentes especialidades, como cardiologia, neurologia, pediatria, medicina intensiva, entre outras. Também traz orientações de atendimento para quando o paciente chega na emergência ou como fazer a avaliação em crianças, por exemplo. Informações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), as melhores práticas e os dados da evolução da doença na cidade, no estado, no Brasil e no mundo, com possibilidade de comparar esses números, também são atualizadas diariamente.

O superintendente Médico da instituição, Luiz Antonio Nasi, explica que o objetivo é conduzir a situação da melhor forma, prevenindo a infecção de equipes, de outros pacientes, familiares e tratando quem está com a doença da maneira mais adequada. “Isso ajudará a desenvolver uma aprendizagem coletiva sobre o tema, necessária ao combate à pandemia. É um momento de união de todos, de compartilhar a conhecimento local com outros hospitais e comunidade internacional, incluindo a cidade de Nova Iorque, considerando a expertise deles com o surto de proporções catastróficas”, destaca.

Os materiais são produzidos pelos especialistas e equipes que estão na linha de frente e com base em artigos científicos. Cada link encaminha para documentos completos que divulgam informações validadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. O site também tem seções voltadas para pacientes e comunidade. São orientações de prevenção, sobre quando e onde buscar atendimento, a melhor maneira de manter a higiene do ambiente em que alguém com suspeita ou confirmação da Covid-19 está em isolamento, entre outras informações de interesse público.

Referência em pesquisa

O Moinhos de Vento, considerado terceiro melhor hospital do Brasil pelo ranking da América Economia, é uma referência na área da pesquisa e está no grupo Coalizão Covid Brasil. Junto com Sírio-Libanês, Albert Einstein, HCor, Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet), o hospital gaúcho está coordenando estudos sobre o tratamento de pacientes hospitalizados devido à Covid-19. O objetivo é avaliar a eficácia, a segurança e o impacto na qualidade de vida de três possíveis tratamentos a pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.

Além disso, em duas semanas, fica pronto o laboratório próprio do hospital para a realização de exames de diagnóstico da Covid-19. Serão realizados até 200 testes por dia de RT-PCR, feito a partir da análise de secreção respiratória. Os resultados ficarão prontos em aproximadamente 24 horas, agilizando os processos. Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), além dos pacientes do hospital, também será feita a testagem de pacientes da rede pública, para desafogar o Laboratório Central do Estado (Lacen). Outra iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) garantirá a realização de mais 150 exames de diagnóstico de COVID-19 por dia e o monitoramento da epidemia no estado. Ambas instituições estão aportando os recursos necessários para, por meio do Programa, aumentar a capacidade de diagnóstico para o Lacen. Os pesquisadores avaliarão as diferentes cepas do novo coronavírus circulantes no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2020 0 Comentários 569 Visualizações
Saúde

Moinhos de Vento terá laboratório próprio para testagem de Covid-19

Por Gabrielle Pacheco 06/04/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento deve inaugurar nas próximas duas semanas o Laboratório de Biologia Molecular para testagem de Covid-19. A estrutura, instalada dentro do complexo, permitirá à instituição obter em aproximadamente 24 horas os resultados de exames para diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A intenção é realizar, por dia, até 200 testes por biologia molecular (RT-PCR), feitos a partir da análise de secreção respiratória. Serão atendidos pacientes das redes privada e pública de saúde, além de colaboradores com suspeita da doença.

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destaca que a nova estrutura garantirá mais agilidade no resultado dos exames realizados na instituição, que estão levando entre dois e quatro dias para retornarem dos laboratórios. “A intenção é nos tornarmos autossuficientes em relação aos testes de COVID-19, ampliando ainda mais a nossa parcela de colaboração à comunidade gaúcha em meio à pandemia”, destaca Parrini. Por meio do Proadi-SUS, a instituição fará testagens em pacientes da rede pública, contribuindo para reduzir a fila de testes represados no Laboratório Central do Estado (Lacen).

O investimento no novo laboratório soma R$ 1 milhão – sendo aplicados R$ 750 mil na aquisição de equipamentos e R$ 250 mil na reforma do espaço. “Estamos recrutando pesquisadores e técnicos reconhecidos na comunidade científica e no mercado para reforçar a nossa equipe. O laboratório também nos permite iniciar uma nova pesquisa, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), para entender melhor a COVID-19 e avaliar a acurácia de testes rápidos”, conclui o superintendente, ressaltando que o estudo partirá da testagem de mais de mil pacientes.

Exames mais seguros

De acordo com o coordenador institucional de pesquisa do hospital, Paulo Pitrez, o método de exame por RT-PCR para doenças infecciosas é considerado o “padrão-ouro” para diagnóstico da COVID-19. Ou seja: garante mais sensibilidade e segurança em relação ao de sangue, pois detecta uma porção do material genético em vez dos anticorpos – que levam mais tempo para ser produzidos pelo paciente. “Essa técnica é recomendada por órgãos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois reduz substancialmente a possibilidade de termos resultados falso-negativos”, detalha Pitrez, que é médico pneumologista pediátrico.

Os testes rápidos, por coleta de sangue, ainda serão aplicados pelo hospital. O objetivo é realizar a triagem de pacientes suspeitos de infecção em casos que já apresentam sintomas. O método é similar aos testes rápidos de gravidez. “Nesse caso, o resultado sai em poucos minutos, e o exame é realizado com uma gota de sangue no mesmo local onde o paciente está sendo atendido, seja na emergência ou em unidades de internação. O teste servirá para fazermos um primeiro filtro no diagnóstico, particularmente naqueles casos que não necessitam de hospitalização”, pontua Pitrez.

Outro ganho que os testes rápidos trarão ao sistema de saúde está na força de trabalho. Isso porque, com a aplicação de testes em colaboradores, será possível evitar que profissionais que não têm infecção por coronavírus sejam isolados em quarentena. “Muitas vezes, neste momento da pandemia, isolamos em quarentena funcionários por apresentarem tosse ou dor de garganta, por exemplo. Tais exames permitirão saber rapidamente se a pessoa está com Covid-19 e, assim, manter o nosso quadro o mais completo possível”, salienta Mohamed Parrini.

Laboratório funcionará no Bloco C

O Laboratório de Biologia Molecular funcionará no antigo Banco de Sangue, no Bloco C do Hospital Moinhos de Vento. Contará com espaço para recebimento das amostras, sala para extração do material genético do vírus, de preparo dos reagentes e de amplificação – ambiente onde será instalado o equipamento que indica se há ou não a presença de vírus no exame. A estrutura está passando por ampla reforma para seguir os requisitos da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Porto Alegre. A previsão é dar início às atividades em no máximo 14 dias.

Mais um reforço para a rede pública

Além dos 200 testes por dia que serão realizados no novo laboratório, uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) vai garantir a realização de mais 150 exames de diagnóstico de Covid-19 por dia para o SUS e o monitoramento da epidemia no estado. As duas instituições estão aportando os recursos necessários para a operação de outro laboratório, localizado na universidade. Essa iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde, por meio de projeto do Proadi-SUS. Além de aumentar a capacidade de diagnóstico para o Lacen, os pesquisadores avaliarão as diferentes variedades do novo coronavírus circulantes no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/04/2020 0 Comentários 488 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento inicia pesquisa clínica que avaliará eficácia de tratamentos para Covid-19

Por Gabrielle Pacheco 26/03/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento se uniu ao Sírio-Libanês, Albert Einstein, HCor e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva para coordenar estudos sobre o tratamento de pacientes hospitalizados devido à Covid-19. O objetivo é avaliar a eficácia, a segurança e o impacto na qualidade de vida de três possíveis tratamentos a pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Chamada de Coalização Covid Brasil, a aliança interinstitucional conta com o apoio do Ministério da Saúde e da farmacêutica EMS. Ao todo, mais de 1.300 internados serão acompanhados pelo projeto por um ano após a alta hospital. Até 60 hospitais do país serão beneficiados com a medida.

De acordo com o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luciano Hammes, a iniciativa é essencial para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes no Brasil. “É um vírus novo, e estamos conhecendo seus efeitos em tempo real. Vamos testar esses medicamentos e as consequências da doença e dessas terapias nas pessoas. Precisamos saber se funcionam, se são seguras e se há riscos de sequelas e de impacto na vida delas no futuro”, destaca Hammes. Segundo ele, os primeiros resultados devem estar disponíveis entre 60 e 90 dias.

Três tipos de tratamento em análise

Serão três pesquisas. O Coalizão I avaliará se o tratamento com hidroxicloroquina é eficaz para melhorar o quadro respiratório de pacientes com menor gravidade internados por infecção com o novo Coronavírus. Também, será observado se a adição de azitromicina pode potencializar o efeito do remédio e se traz benefício adicional. Serão acompanhadas 630 pessoas.

O Coalizão II envolverá casos mais graves, que necessitam de mais suporte respiratório. As pessoas receberão hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina. O objetivo será verificar possível efeito benéfico adicional, com potencial de melhorar os problemas respiratórios causados pelo vírus. Em torno de 440 pacientes participarão dessa etapa.

Por fim, o Coalizão III analisará a efetividade do anti-inflamatório dexametasona para pessoas com insuficiência respiratória grave, que necessitam de suporte de ventilação mecânica para respirar. Nessa pesquisa, serão incluídos 284 casos.

União nacional

O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini ressalta a importância da união de pesquisadores de todo o país para enfrentar a Covid-19. “É uma frente de trabalho formada pelos melhores hospitais do Brasil, que são referência em pesquisa científica e medicina de excelência”, destaca. “Esses estudos darão segurança e tranquilidade para os profissionais tomarem decisões na hora de tratar os pacientes”, conclui o Parrini.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2020 0 Comentários 514 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento suspende procedimentos eletivos e reforça equipes de atendimento

Por Gabrielle Pacheco 19/03/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento suspendeu os procedimentos eletivos por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) para garantir a segurança de pacientes que não necessitem estar no ambiente hospitalar, bem como das equipes da instituição. A medida também segue recomendação do Ministério da Saúde.

Para o superintendente médico do Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, a suspensão dos procedimentos eletivos dialoga com os valores da instituição. “Somos reconhecidos como uma referência no Brasil em medicina de excelência e segurança do paciente, com projetos implantados em diversos hospitais SUS e que reduziram infecções e contaminações”, ressalta. “Em um momento grave como este, é nosso dever proteger pacientes e familiares que não precisam ficar aqui. E nossas equipes médicas, assistenciais e administrativas devem estar bem e saudáveis para cuidar da cidade e das pessoas diante da alta demanda das próximas semanas.”

A decisão é corajosa, segundo o superintendente, pois acarretará em um grande impacto para o hospital – inclusive econômico, em função da perda momentânea de receita. “É um período desafiador e que requer muita seriedade, coerência, organização e responsabilidade social, legados essenciais que norteiam os atos do Moinhos de Vento”, reforça.

Urgências e emergências

A medida restringe consultas e procedimentos eletivos. Casos de emergência e urgência continuam com atendimento normal. A instituição possui fluxo individualizado para atender pacientes com sintomas respiratórios para prevenir infecções de pessoas com outros problemas de saúde. O superintendente tranquiliza os pacientes da Oncologia, pois são considerados casos de urgência. Exames de diagnóstico (ressonância magnética, PET CT, etc), tratamentos de quimio e radioterapia e cirurgias de pessoas com câncer estão mantidos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/03/2020 0 Comentários 467 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento inaugura centro de fertilidade

Por Gabrielle Pacheco 23/11/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado do Brasil que mais congelou embriões em 2018. Foram mais de 7 mil – o que representa 8% do total nacional. No último ano, o país registrou um aumento de 18,7% nos procedimentos de reprodução humana assistida. Porém, a oferta não vem acompanhando a demanda crescente pelo serviço. Para atender casais que precisam desta “ajuda” para realizar o sonho de formar uma família, o Hospital Moinhos de Vento inaugurou nesta terça-feira (19) seu Centro de Fertilidade.

O Superintendente Executivo da instituição, Mohamed Parrini, ressaltou a novidade como mais um grande avanço do hospital, que busca ser referência nacional e internacional em todos os seus serviços. “Estamos aqui em nome de uma cidade, um estado mais protagonista. E este é um centro do nível das melhores clínicas de fertilidade do mundo”, destacou. Ele destacou que o centro reunirá grandes profissionais da área de reprodução assistida, aliados a uma estrutura de alta qualidade e equipamentos com tecnologia de ponta.

“Estamos aqui em nome de uma cidade, um estado mais protagonista.”

O presidente do Conselho de Administração, Eduardo Bier, salientou que ações como essa demonstram porquê a instituição foi reconhecida recentemente como o terceiro melhor hospital do Brasil e o 11º da América Latina. “Esse serviço é mais uma grande conquista que celebramos em 2019”, comemorou.

O Centro de Fertilidade

Instalado no quinto andar do Bloco B (rua Tiradentes, 333), o centro conta com 270 m² de área. São três consultórios, salas de exames de imagem, de cirurgia, dois boxes independentes de recuperação e três laboratórios – de reprodução assistida, de processamento de sêmen e de criopreservação. O investimento foi de R$ 5 milhões. A expectativa é realizar 20 ciclos de fertilização in vitro por mês, além do congelamento de óvulos e espermatozoides.

O Centro é coordenado pelos ginecologistas Eduardo Pandolfi Passos e Isabel Cristina Amaral de Almeida. Os médicos destacam dois grandes diferenciais que serão oferecidos: segurança na guarda de material congelado e atendimento integrado aos outros serviços do Hospital Moinhos de Vento. Segundo Passos, os três principais fatores para que as pessoas busquem esse tipo de atendimento são infertilidade, decisão das mulheres de adiar uma gestação e a necessidade de preservar os gametas em caso de pacientes que precisam se submeter a alguns tipos de tratamentos, como os oncológicos.

A procura também cresceu entre casais homoafetivos, que representam 10% do público do serviço. O Superintendente Médico, Luiz Nasi, também falou sobre os avanços conquistados pelo hospital este ano. “Estamos entregando um serviço com a marca daquilo que nos diferencia: a assistência integral ao paciente, tendo o indivíduo como centro de tudo o que fazemos”, afirmou. Segundo ele, no caso da reprodução assistida, a instituição trabalha “numa demanda da sociedade contemporânea, na perspectiva de construir novas famílias, novos núcleos afetivos, independentemente de suas escolhas”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/11/2019 0 Comentários 561 Visualizações
Business

Moinhos de Vento premiado como uma das melhores empresas para trabalhar no RS

Por Gabrielle Pacheco 08/11/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento foi um dos destaques no ranking Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio Grande do Sul na categoria organizações de Grande Porte. Neste ano, o Moinhos é a instituição hospitalar com melhor colocação no ranking. O levantamento, realizado pela consultoria americana Great Place to Work, em parceria com o Grupo RBS, traz os exemplos mais bem-sucedidos de relação entre empresas e seus funcionários.

“Este reconhecimento reforça a visão que temos para os próximos anos: atuar para ser o melhor hospital do Brasil em qualidade médico-assistencial. E nossos colaboradores são parte essencial desta missão”, destaca o CEO, Mohamed Parrini. O ranking, em sua sétima edição, também indica as organizações com as mais recomendadas práticas de gestão de pessoas, melhores ambientes de trabalho e exemplos de cultura organizacional.

A cerimônia de anúncio foi realizada na noite desta terça-feira (5), na Casa NXT, em Porto Alegre. O Superintendente Administrativo, Evandro Moraes, enfatiza que várias soluções pioneiras de sustentabilidade desenvolvidas pelo hospital passam pela ação conjunta dos colaboradores. “Para termos os melhores profissionais precisamos valorizar suas trajetórias e incentivá-los.”

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/11/2019 0 Comentários 558 Visualizações
Saúde

Moinhos de Vento discute câncer de pulmão

Por Gabrielle Pacheco 31/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

O Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer de pulmão do país. Entre as capitais, Porto Alegre lidera o ranking. Diante desses dados alarmantes, o Hospital Moinhos de Vento promoverá encontros para discutir o avanço da doença na população gaúcha. Entre sexta-feira, 1º, e sábado, 2, será realizado o II Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão.

O encontro contará com uma série de mesas redondas. “A intenção é discutir, de forma multidisciplinar, os diferentes aspectos da doença e a aplicação das novas tecnologias disponíveis para o tratamento da neoplasia”, diz o coordenador da Unidade de Oncologia Torácica do Moinhos de Vento, Guilherme Geib. No Hotel Sheraton, a programação trará 30 palestrantes nacionais e três oncologistas internacionais.

“A intenção é discutir, de forma multidisciplinar, os diferentes aspectos da doença e a aplicação das novas tecnologias disponíveis para o tratamento da neoplasia.”

“Enormes avanços no manejo ocorreram nos últimos anos, como o rastreamento e diagnóstico precoce com a tomografia de baixa dose, tratamento com a cirurgia robótica, imunoterapia e terapias alvo. Tudo isso e vários outros aspectos serão abordados no simpósio”, explica o chefe do Serviço de Pneumologia do Moinhos de Vento, Marcelo Gazzana.

O ponto alto do seminário será a sessão plenária, na sexta, às 18h. O painel reunirá a canadense Natasha Leighl, o francês Elie Fadel e o brasileiro radicado no Canadá Sérgio Faria. O grupo debaterá temas relacionados à imunoterapia do câncer de pulmão, o limite da cirurgia na doença e aspectos relacionados à radioterapia estereotáxica.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
31/10/2019 0 Comentários 601 Visualizações
Saúde

Ações em Porto Alegre conscientizam sobre AVC

Por Gabrielle Pacheco 24/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Uma a cada quatro pessoas sofrerá um acidente vascular cerebral (AVC) na vida. No Brasil, são cerca de 400 mil casos ao ano; no Rio Grande do Sul, 15 mil. E é para entender melhor essa doença indesejada, detectar sinais e diminuir riscos que o Hospital Moinhos de Vento promoverá ações integradas neste domingo, 27, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Das 9h às 15h, atividades físicas, lúdicas e de atendimento marcarão o início da Campanha Mundial de AVC em Porto Alegre. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Rede Brasil AVC e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia da instituição, é preciso democratizar o acesso à informação e, também, formar indivíduos como agentes de prevenção. “Devemos orientar as pessoas para que elas saibam como agir quando alguém próximo está sofrendo um AVC”, explica. Segundo a especialista, são dois milhões de neurônios que morrem a cada minuto sem socorro.

“Por isso, o atendimento precisa ser rápido, assim que surgirem sintomas como alteração para falar ou paralisia parcial ou total. Com agilidade podemos evitar sequelas e a morte.”

A Corrida e a Caminhada contra o AVC serão acompanhadas por ações gratuitas de verificação de pressão, peso e altura, avaliação de riscos e orientações com profissionais da saúde. Também será apresentado o aplicativo Riscômetro de AVC, que auxilia a avaliação do risco de AVC e como preveni-lo. A programação segue com dança, palestras e sessão de autógrafos do livro “Tinha um AVC no meu caminho”, de Rafael Silveira.

AVC como assunto de aula

Porto Alegre será a primeira cidade do Brasil a implantar o programa internacional da Iniciativa Angels, da Boehringer Ingelheim e endossado pela World Stroke Organization, que já existe em alguns países desenvolvidos. Na prática, significa capacitar crianças a saber como agir diante do AVC de um familiar, detectando características físicas e chamando socorro.

O trabalho começará na próxima semana, na escola municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, do bairro Restinga. Inicialmente, serão 125 alunos formados. O projeto piloto prevê cinco encontros por escola. O treinamento será ministrado pela neurologista Sheila Martins e mais 12 voluntários, entre enfermeiros e acadêmicos de Medicina. As professoras da rede pública também participarão da formação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2019 0 Comentários 510 Visualizações
Saúde

HUB da Saúde é entregue em Canoas

Por Gabrielle Pacheco 22/10/2019
Por Gabrielle Pacheco

Autoridades, médicos e lideranças participaram do 1º Summit HUB da Saúde, realizado na tarde desta segunda-feira (21) no Maxplaza Canoas. O evento científico-tecnológico marcou a entrega do primeiro HUB da Saúde – parceria da Melnick Even com o Hospital Moinhos de Vento. Inédito no Rio Grande do Sul, o projeto tem previsão de início total das operações em março de 2020. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas circulem por dia no local, que contará com 135 consultórios.

Para o Superintende Executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, a participação no empreendimento significa conectar a alta complexidade da instituição à cidade de Canoas. “Nossa missão de cuidar de vidas está aqui presente. O Moinhos se abre para o novo, pois entende que o mundo passa a ser isso, um hub, onde somos colaborativos”, ressaltou o CEO.

A ideia para o projeto nasceu de estudos que mostravam um problema de distribuição da saúde no Brasil. Segundo o presidente da Melnick Even, Leandro Melnick, o modelo adotado no exterior é diferente: “Lá fora, a alta complexidade está concentrada nos hospitais, com a estrutura necessária para fazer isso, enquanto a baixa complexidade está nos consultórios, com os diagnósticos próximos da população”, ressaltou.

Segundo ele, o formato pretende ser replicado em todo o país, começando pelo Rio Grande do Sul. “Queremos ser protagonistas e enfrentar esse grande problema”, disse, agradecendo a confiança e parceria do Hospital Moinhos de Vento.

“Queremos ser protagonistas e enfrentar esse grande problema.”

Na avaliação da vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, a iniciativa é relevante tanto para a saúde como para a economia da cidade. “São dezenas de novas opções de serviços e de comércio disponíveis aos canoenses. O município se desenvolve com a chegada dessa novidade”, ressaltou Gisele, acompanhada do secretário de Saúde da cidade, Fernando Ritter.

O Summit HUB da Saúde convidou especialistas para falar sobre megatendências e o cenário atual do setor. Uma das atrações foi o dinamarquês Peter Kronstrøm, do Instituto Copenhagen. Também subiram ao palco alguns dos principais experts do Hospital Moinhos de Vento, que discutiram o futuro da saúde, a conexão ao conhecimento e à informação, apontando as mudanças e novidades em suas áreas.

Modelo único de atendimento

O HUB é uma rede de centros de cuidado de saúde e bem-estar, localizados em pontos estratégicos e tem como âncora o Hospital Moinhos de Vento, conectado diretamente ao empreendimento. Solução inédita, foi planejada para agilizar e facilitar o acesso à saúde de qualidade para pessoas de diferentes regiões.

Foto: Christiano Cardoso/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/10/2019 0 Comentários 1,2K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO