Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

moinhos de vento

Saúde

Hospital Moinhos realiza debate sobre o que muda no sistema de saúde após a pandemia

Por Gabrielle Pacheco 03/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

A pandemia de Covid-19 já permite prever efeitos positivos como o estímulo aos sistemas de saúde e a cooperação entre profissionais, pesquisadores e cientistas. São tendências historicamente observadas em situações como esta, a exemplo do que aconteceu com a Gripe A (H1N1). Para debater essas mudanças e as oportunidades que chegam junto com a crise sanitária, o Hospital Moinhos de Vento promove um seminário virtual com o tema “O que muda no sistema de saúde após a pandemia?”. A segunda edição da Live Moinhos Talks será nesta quinta-feira (4).

O debate vai reunir executivos de dois gigantes da medicina diagnóstica na América Latina: o CEO do Grupo Fleury, Carlos Marinelli, e o diretor executivo de imagem e patologia da DASA, Leonardo Vedolin. Pelo Hospital Moinhos de Vento, o CEO Mohamed Parrini conduz as discussões, que terão a moderação do coordenador médico de Saúde Digital da instituição, Felipe Cabral.

Conexões entre os elos da saúde, investimentos em inovação, remodelagem do setor de laboratórios e análises clínicas, o futuro da radiologia, planejamento estratégico e testes para Covid-19 estarão entre os assuntos abordados. A live começa às 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/06/2020 0 Comentários 518 Visualizações
Saúde

Pesquisa aponta prevalência de lesões de boca em jovens que tiveram dois ou mais parceiros ou não usam preservativo

Por Gabrielle Pacheco 29/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer Bucal, no domingo (31), pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento fazem um alerta. Em pesquisa inédita, eles descobriram que a prevalência de lesões orais persistentes é 76% superior entre jovens e adolescentes que tiveram dois ou mais parceiros sexuais no passado. Aqueles que relataram não usar preservativo em relações sexuais tem 68% mais chance de ter essas feridas que não cicatrizam após 15 dias e que podem ser sintoma de câncer de boca. Os números foram colhidos em estudo que entrevistou mais de sete mil pessoas de todas as capitais brasileiras.

O levantamento – que investigou se essas lesões estão associadas a comportamentos sexuais e à presença de doenças sexualmente transmissíveis – utilizou os dados do projeto POP-Brasil, desenvolvido pelo Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). As análises também concluíram que pessoas com HIV, sífilis, papilomavírus humano (HPV) ou alguma infecção sexualmente transmissível autorreferida apresentaram prevalência 140% maior em feridas orais persistentes.

Pesquisadora da instituição e coordenadora do estudo, Eliana Wendland explica que não é possível conectar diretamente as lesões bucais ao HPV, pois não passaram por biópsia. “O estudo mostrou a relação entre padrões de comportamentos sexual e as lesões de boca. Quem já se relacionou com duas ou mais pessoas ou não usa preservativo tem maiores chances de ter as feridas persistentes, evidenciando a importância da camisinha como estratégia de prevenção primária desses agravos”, esclarece a médica epidemiologista.

Eliana acrescenta que, apesar de o estudo ter abordado uma população bem jovem usuária do SUS, 3% apresentaram lesões orais, 12% já tiveram alguma infecção sexualmente transmissível e metade está infectada com HPV genital.

POP-Brasil

O estudo foi desenvolvido entre 2015 e 2017, englobando todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal, com coleta de dados realizada em 119 Unidades Básicas de Saúde. Os participantes da pesquisa têm entre 16 e 25 anos e não foram vacinados contra o HPV. Entre os dados analisados estão a idade da primeira relação sexual, o número de parceiros, a prática de sexo oral, uso de preservativos, além de relatos de IST, HPV e testes para HIV e sífilis.

Câncer de boca

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 15 mil novos casos de câncer bucal em 2020, sendo cerca de 11 mil em homens e quatro mil em mulheres. Cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Moinhos de Vento, Daniel Sperb afirma que o número de mortes pela doença no período pode chegar a cinco mil. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são importantes. “Os principais fatores de risco são o uso do cigarro e a ingestão de álcool em excesso, além da má higiene bucal”, pontua o médico.

Sperb ressalta que, a partir da década de 80, houve um aumento significativo de pacientes com HPV que desenvolveram câncer de boca e orofaringe, pois o vírus também pode causar lesões bucais. Qualquer ferida na boca, mancha vermelha ou branca que não cicatrize em até 15 dias deve ser investigada por um médico, independentemente de ser indolor.  “Nódulos no pescoço que também não desapareçam em duas semanas devem ser revisados por um especialista”, completa o cirurgião.

A notícia positiva é que, com alguns cuidados, é possível prevenir o aparecimento das lesões e tumores. Daniel Sperb lista os principais: boa higiene bucal, não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso, utilizar protetor solar labial durante a exposição ao sol e uso de preservativo.

O tratamento para este tipo de câncer deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgião de cabeça e pescoço, oncologista clínico, patologista, radioterapeuta, dentista, enfermeiro especializado, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/05/2020 0 Comentários 573 Visualizações
Uncategorized

Hospital Moinhos, Gerdau, Ipiranga e Grupo Zaffari entregam em tempo recorde instalações do centro de tratamento da Covid-19

Por Gabrielle Pacheco 28/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

O novo Centro de Tratamento de Combate ao novo coronavírus (Covid-19), construído de forma anexa ao Hospital Independência, em Porto Alegre (RS), pelas empresas Gerdau, Ipiranga,  Hospital Moinhos de Vento e o Grupo Zaffari, em parceria com a Prefeitura de capital Gaúcha, será entregue nesta quinta-feira, 28, em tempo recorde na história da construção hospitalar no Brasil: 30 dias. O hospital contou com um investimento total de R$ 10,4 milhões, sendo que a maior parte realizada por Gerdau e Ipiranga, com R$ 4,2 milhões cada, enquanto o Grupo Zaffari aportou R$ 2 milhões. A Unidade de 60 leitos tem a gestão feita pela Rede de Saúde Divina Providência, por meio do Hospital Independência.

No local, que deve começar a operar em meados de junho, o público será atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do aporte financeiro, algumas empresas participaram também em sua área de atuação, de forma colaborativa, o que deu ao projeto ainda mais eficiência. A Gerdau coordenou tecnicamente o empreendimento, forneceu o aço e contribuiu com o seu amplo conhecimento em metodologias ágeis e montagem de estruturas metálicas. A Ipiranga aportou recurso na gestão e coordenação do projeto.  O Hospital Moinhos de Vento, por sua vez, além de disponibilizar seu know how para a execução do Projeto, está fornecendo os materiais,  medicamentos e utilidades necessários para o custeio da operação.

Os leitos foram estruturados a partir da técnica de construção modular, criada pela construtech Brasil ao Cubo, que permite entregar obras em caráter definitivo e com velocidade quatro vezes maior que uma construção comum. Essa técnica consiste no encaixe de módulos individuais, produzidos em fábrica e, então, montados no local, como peças de um jogo. A construção modular é uma técnica considerada revolucionária, pois aumenta a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações.

Após a pandemia, a unidade de saúde será entregue para administração da Prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública de saúde do município, tornando-se um legado para a capital e sua população.

Para o CEO Mohamed Parrini, a ação está alinhada aos valores fundamentais do Hospital Moinhos de Vento, como o compromisso com a comunidade e a união para salvar vidas. “Estamos tratando da gestão do projeto desde o início. Atuaremos enquanto perdurar a parceria com o apoio direto do Hospital Moinhos de Vento, compartilhando nosso know how, através de capacitações, por exemplo. Também, estamos trabalhando para implantar um projeto PROADI-SUS. Ficamos felizes de fazer parte da parceria e deixar esse legado para Porto Alegre, como fizemos com o Hospital da Restinga e Extremo-Sul. O equipamento amplia, não só durante a pandemia, mas também para o futuro, a capacidade de internação da rede pública de saúde”, aponta Mohamed.

“O Momento pede colaboração e união. Por isso nos unimos a outras empresas e instituições na busca de soluções que fiquem de legado para a sociedade. A entrega desse centro de tratamento em Porto Alegre, cidade que deu origem a Gerdau, em tempo recorde na história do País, comprova que juntos podemos moldar um futuro melhor”, disse Gustavo Werneck, presidente da Gerdau.

“Ficamos muito felizes em entregar este centro de tratamento. É um projeto que mostra o comprometimento da Ipiranga e seus parceiros em apoiar a sociedade nesse momento. Esperamos que a dedicação de todas as partes, comprometidas na entrega dos leitos em tempo recorde, possa transmitir mais esperança na superação dessa crise e no futuro pós-pandemia”, disse Marcelo Araujo, presidente da Ipiranga.

Segundo o Gerente Administrativo do Hospital Independência, Fabiano Araujo, a Rede de Saúde Divina Providência empenhou todo o seu esforço para contribuir com essa grande obra, viabilizada pelos parceiros. “É com muito orgulho que o Hospital Independência agrega ao seu modelo de gestão essa nova estrutura, replicando o seu conhecimento técnico e expertise humana no cuidado ao paciente, agora neste desafio de enfrentamento ao COVID-19, o que reforça nossa missão institucional do cuidado amoroso a vida.”

“Para nós do Grupo Zaffari, ter participado dessa parceria bem-sucedida, que agora entrega um recurso fundamental para a saúde da população gaúcha, vem ao encontro da nossa missão de servir a comunidade e estabelecer relações de confiança”, afirma Claudio Zaffari, diretor-superintendente da empresa.

Segundo o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, a capital agradece o apoio e a parceria dos entes envolvidos na concretização da nova estrutura. “Estamos felizes de estar participando desta entrega para a cidade de algo que vai ficar como legado e não um hospital de campanha que desapareceria depois da pandemia. Além disso, esta parceria nos possibilita ampliar a estrutura e otimizar os serviços”, finalizou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/05/2020 0 Comentários 681 Visualizações
Variedades

Hospital Moinhos promove seminário com executivos sobre cuidados com colaboradores na pandemia

Por Gabrielle Pacheco 27/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A pandemia trouxe uma série de desafios à convivência social – algo que inspira cuidados sobretudo nos ambientes de trabalho, que aos poucos retomam as atividades normais. Para discutir as mudanças de comportamento dentro das corporações e a gestão de pessoas nesse cenário, o Hospital Moinhos de Vento promove o seminário virtual “Cuidados com os colaboradores durante a pandemia”. Trata-se da primeira edição da Live Moinhos Talks, que ocorre quinta-feira (28), a partir das 19h, no canal da instituição no YouTube.

O debate reúne nomes de peso, como Claudio Coutinho, presidente do Banrisul, e Tatiana Godoi, diretora de Recursos Humanos da Mars – gigante do ramo de alimentos que detém marcas como Twix, Snickers e M&Ms. Pelo Hospital Moinhos de Vento, o CEO Mohamed Parrini conduz as discussões junto com a gerente de Desenvolvimento Humano, Katherine Saibel. Entre os tópicos a serem abordados, a prioridade é daqueles ligados à segurança dos colaboradores: instruções sobre proteção e autocuidado, protocolos médicos em casos de empregados com sintomas gripais, canais de atendimento por telemedicina, monitoramento e readequação dos fluxos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2020 0 Comentários 607 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria a empresas e órgãos públicos para retomada das atividades com segurança

Por Gabrielle Pacheco 26/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público, e planos de ação com orientações dos profissionais de saúde são elaborados para adequar espaços físicos, fluxos e processos. As medidas incluem normas de distanciamento, escalas especiais de atendimento, fluxos de pessoas, além de orientações sobre higiene, autocuidado e etiqueta respiratória.

Para o gestor da Consultoria Moinhos de Vento, Chander João Turcatti, as diretrizes desenhadas especificamente para cada ramo de atividade estão focadas na mitigação de quaisquer riscos. Ele cita o Colégio Farroupilha, primeira escola a firmar a parceria com o hospital, como exemplo. “Estamos disponibilizando toda a nossa expertise para garantir o cuidado e a proteção a toda comunidade escolar. A iniciativa estabelece protocolos específicos – desde salas de aula, limpeza, segurança, área administrativa, escalonamento da entrada e saída dos alunos, seguindo os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde”, explica.

Comunidade escolar protegida

Para a escola, foi recomendada a compra de equipamentos de proteção individual tanto para funcionários como para os alunos. Os estudantes receberão kits com máscaras e álcool em gel, além de toalhinhas para higienização de suas mesas. “A volta às aulas, quando acontecer, será um desafio para todas as instituições de ensino. Buscamos estar preparados a partir de orientações técnicas, garantindo assim mais tranquilidade à comunidade escolar”, diz a Diretora Pedagógica da instituição, Marícia Ferri. Ela acrescenta que detalhes do plano de ação serão informados à comunidade escolar na medida em que as análises forem executadas e os novos processos definidos.

Serviço essencial e seguro

Em alguns setores que não tiveram as atividades suspensas, o desafio foi manter os serviços e oferecer toda a segurança possível aos colaboradores. É o caso dos bancos. A Consultoria Moinhos de Vento elaborou um plano de ação para o Banrisul, que manteve o atendimento em mais de 500 agências no Rio Grande do Sul e em outros estados do país.

Os consultores indicaram rotinas de higienização específicos; utilização de equipamentos de proteção individual, como máscaras e protetores faciais; fluxos diferenciados dos habituais para público interno e externo; mapa com o passo a passo dos processos e normas para cada ambiente das agências, entre outras medidas. Todos são orientados sobre as medidas de prevenção e autocuidado. Também foram estabelecidos protocolos médicos em casos de colaboradores com sintomas sugestivos de Covid-19, com atendimento por telemedicina, que inclui avaliação médica, orientação e monitoramento.

A consultoria também está atendendo algumas prefeituras e, em especial, empresas do setor de turismo. Na avaliação da gerente de Estratégia Corporativa do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, essas parcerias são fundamentais para dar mais tranquilidade à comunidade neste momento de enfrentamento da pandemia. “O Moinhos de Vento possui conhecimento científico e técnico. A união dessas duas competências auxilia na tomada de decisão, que deve sempre ser embasada em evidências científicas e nos melhores desfechos”, conclui.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2020 0 Comentários 490 Visualizações
Saúde

Técnicos em Enfermagem promovem tour virtual pelas áreas de atendimento à Covid-19 dentro do Hospital Moinhos de Vento

Por Gabrielle Pacheco 19/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

No Dia do Técnico em Enfermagem, esta quarta-feira (20), os profissionais do Hospital Moinhos de Vento conduzirão uma visita virtual para mostrar o trabalho de quem atua nessa área. Em um tour transmitido ao vivo pela internet a partir das 15h, serão apresentados os espaços e a rotina por dentro da Emergência, do Centro de Terapia Intensiva Adulto, da Unidade de Internação e do Centro Cirúrgico.

Com o tema “Atuação do Técnico em Enfermagem frente à pandemia: Como nos preparamos?”, a proposta da live webinar é mostrar ao público os cuidados de quem está na linha de frente no enfrentamento à pandemia. De acordo com a enfermeira Eliane Reus Farias, coordenadora assistencial do Centro Cirúrgico, a atuação conjunta com os técnicos é fundamental para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. “Em tempos de Covid-19, são esses profissionais que estão lá, junto conosco, dando o seu melhor a pacientes e familiares para que eles se sintam seguros”, afirma.

Ela acrescenta o papel desses profissionais nas rotinas do hospital. “A gente tem orgulho de ter uma equipe tão qualificada e preocupada em dar o melhor todos os dias. É um trabalho minucioso, que vai do preparo do instrumental, de uma bandeja, no Centro de Material e Esterilização, até a chegada em sala, da abertura dele de forma a não contaminar, o apoio durante os procedimentos no Centro Cirúrgico e a atenção ao paciente quando ele está acordando da anestesia. Tudo é feito com foco na segurança e no cuidado com o paciente”, completa.

Capacitação para enfrentar o desafio da pandemia

Na avaliação da técnica em enfermagem Fabiana Plentz, do Centro Cirúrgico, o trabalho é motivo de muito orgulho – principalmente em tempos de pandemia. “Iniciamos a nossa preparação em fevereiro, quando montamos uma estrutura com fluxos individualizados, treinamos todos os processos, a paramentação, a desparamentação, o preparo e a limpeza das salas. Quando tivemos a primeira cirurgia de paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, tivemos de colocar tudo isso em prática. A equipe se uniu tanto e estávamos tão bem capacitados que tudo fluiu”, conta.

Fabiana diz que o cuidado ao paciente de Covid-19 tem de ser o mesmo, e as rotinas que foram adequadas só qualificaram ainda mais os profissionais. “A cada procedimento finalizado, nós percebemos que estamos fazendo o melhor. Eu me sinto muito feliz e grata de fazer a minha parte diante desse desafio. É importante estarmos preparados para cuidar de nós mesmos e dos pacientes com dedicação e amor, porque ele tem uma família esperando por ele. E não tem recompensa melhor do que vê-lo sair curado”, conclui.

Além da técnica Fabiana e da enfermeira Eliane, do Centro Cirúrgico, o tour virtual vai reunir a técnica em enfermagem Gisele Antunes e o coordenador de enfermagem Sidiclei Carvalho, da Emergência. Também estarão na apresentação a técnica Andressa Ferreira e a coordenadora de enfermagem Daiana Barbosa da Silva, do CTI Adulto, além da técnica Ani Cleice Bernardes e da coordenadora de enfermagem Daniela Oliveira, da Unidade de Internação. A mediação é da gerente de enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, Rúbia Mestri, e da diretora da Escola Técnica do hospital, Rosângela Vieira. As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas neste site.

Dia do Técnico em Enfermagem

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído no Brasil em 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A data encerra a Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

Ano da Enfermagem

O ano de 2020 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde como o Ano Internacional da Enfermagem, como comemoração ao bicentenário de Florence Nigthingale – considerada a mãe da Enfermagem Moderna. A ideia é demonstrar o papel crescente que esses profissionais vêm assumindo, reconhecendo seu protagonismo no cuidado ao paciente e na gestão da saúde. O objetivo também é defender mais investimentos para a área e melhorar as condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2020 0 Comentários 558 Visualizações
Variedades

Seminário online sobre gestão em saúde reúne executivos do Hospital Moinhos e do Sírio-Libanês

Por Gabrielle Pacheco 14/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Nesta quinta-feira, 14, o gerente de suprimentos do Hospital Moinhos de Vento, Rafael Lopes, e o superintendente de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Christian Fassel Tudesco, participam do live webinar “A nova gestão de negócios em saúde”. Eles irão apresentar e discutir os novos modelos de negócios do setor e de relacionamentos das instituições de saúde com parceiros, comunidade e outros players do mercado. O seminário online começa às 19 horas. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2020 0 Comentários 540 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento realiza exames para diagnóstico da Covid-19 em laboratório próprio

Por Gabrielle Pacheco 13/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

Já estão prontos os primeiros resultados dos exames de diagnóstico da Covid-19 realizados no Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Moinhos de Vento. Montada no bloco C da instituição, a estrutura começou a funcionar nesta terça-feira, 12, com capacidade para realizar 200 testes RT-PCR por dia. Feito a partir da análise de secreção respiratória, o método é considerado o “padrão-ouro” para o diagnóstico da doença. O local receberá amostras coletadas pelas equipes de saúde do Hospital Moinhos e está aberto à demanda do SUS em casos emergenciais.

O laboratório foi construído com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em testes para diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A principal vantagem observada já nos primeiros 25 exames foi a rapidez em obter os resultados, que são liberados em aproximadamente 24 horas. Até então, as amostras tinham de ser encaminhadas a laboratórios terceirizados, e o retorno demorava entre dois e quatro dias.

Antes de o Laboratório entrar em funcionamento, o Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, o Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Luciano Hammes, visitaram o local, acompanhados pelo Coordenador Institucional de Pesquisa, Paulo Pitrez, e a equipe técnica que atuará nos testes de diagnóstico. Parrini destacou o compromisso da instituição com a responsabilidade social e com o fortalecimento de uma medicina de excelência. “É a materialização do Laboratório de Biologia Molecular para Covid-19 com tecnologia de ponta. Uma estrutura que não apenas nos torna autossuficientes, mas permite realizarmos pesquisas, ampliando ainda mais a nossa parcela de colaboração à comunidade gaúcha em meio à pandemia”, afirmou.

Segundo Luciano Hammes, só serão realizados no local testes com as amostras coletadas em pacientes com sintomas – leves, moderados ou graves – que consultarem ou que estejam internados. “É uma estrutura interna, sem acesso direto para o público. São os médicos do Hospital Moinhos que encaminharão os casos para exame, conforme os protocolos de atendimento”, ponderou.

O laboratório realizará também 400 exames PCR por mês para a Prefeitura de Porto Alegre, dentro do programa amplo de testagem que o Município está propondo no modelo da Coreia do Sul, referência mundial de enfrentamento ao coronavírus. Além disso, a estrutura  servirá para diagnóstico de pacientes recrutados para protocolos de pesquisa e necessidades emergenciais da rede pública.

Estudo para avaliar a evolução da Covid-19

O laboratório de Biologia Molecular do Hospital Moinhos de Vento servirá de base para o estudo CoVIDA, realizado pela instituição em parceria com o Ministério da Saúde, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Serão analisadas características clínicas, fatores de risco, métodos diagnósticos e evolução da doença em 1.700 pacientes com Covid-19 atendidos no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital Restinga e Extremo-Sul. Além disso, serão avaliadas a resposta imune, carga viral e co-infecções com outros vírus.

Corrida contra o tempo

O Laboratório de Biologia Molecular foi construído e equipado em 30 dias. O investimento soma R$ 1 milhão. Para aquisição de equipamentos, foram aplicados R$ 750 mil. A reforma do espaço físico, no bloco C do Moinhos de Vento, ficou pronta em dez dias, com recursos de R$ 250 mil. Em menos de uma semana, foram instalados e ligados todos os equipamentos. Mas ainda era necessário calibrar algumas máquinas, procedimento realizado apenas pelos fornecedores, que estão atendendo uma alta demanda.

“Chegamos a trabalhar quase no limite do tempo, mas contamos com a parceria dos fornecedores e das nossas equipes administrativas para garantir que iríamos dispor de mais esse serviço no combate à Covid-19”, acrescenta Paulo Pitrez, que é o médico responsável pelo desenvolvimento do laboratório. Ele também destaca a agilidade da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Porto Alegre, que licencia as atividades de laboratórios, nas vistorias e na emissão do alvará.

O laboratório conta com espaço para recebimento das amostras, sala para extração do material genético do vírus, de preparo dos reagentes e de amplificação – ambiente onde fica o equipamento que indica se há ou não a presença de vírus no exame. Outro aspecto importante é que o Laboratório foi montado dentro do hospital, facilitando a agilidade do transporte das amostras e promovendo resultados mais rápidos e de melhor qualidade.

Investimento em excelência

O método de exame por RT-PCR para doenças infecciosas, no qual é feita a análise de amostras das secreções do nariz e da garganta, é considerado o “padrão-ouro” para diagnóstico da Covid-19. Ou seja: garante mais sensibilidade e segurança em relação ao de sangue, pois detecta uma porção do material genético em vez dos anticorpos – que levam mais tempo para ser produzidos pelo paciente. É a técnica recomendada por órgãos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois reduz a possibilidade de resultados falso-negativos.

O Hospital Moinhos de Vento adquiriu os equipamentos e protocolos de processamento das amostras mais modernos nesta área, garantindo acurácia elevada nos diagnósticos. Para trabalhar no laboratório, a instituição investiu em uma equipe de excelência, contratando pesquisadores e técnicos reconhecidos na comunidade científica e no mercado.

Também realizaram visita ao laboratório os superintendentes Assistencial, Vania Röhsig; Administrativo, Evandro Moraes; de Operações e Governos, Tanira Andreatta Torelly Pinto; Financeiro, Reimbran Pinheiro; e o gerente de Responsabilidade Social, Luis Eduardo Ramos Mariath.

Mais um reforço para a rede pública

Além dos 200 testes por dia realizados no novo laboratório, uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) permite a realização de mais 150 exames de diagnóstico de Covid-19 por dia para o SUS e o monitoramento da epidemia no estado. As duas instituições estão aportando os recursos necessários para a operação de outro laboratório, localizado na universidade. Essa iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde, também por meio de projeto do PROADI-SUS. Além de aumentar a capacidade de diagnóstico para o Lacen, os pesquisadores avaliarão as diferentes cepas do novo coronavírus circulantes no Rio Grande do Sul. Até o momento, 400 pacientes foram incluídos no estudo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/05/2020 0 Comentários 570 Visualizações
Uncategorized

Hospital Moinhos de Vento apresenta segundo episódio do Summit Covid-19

Por Gabrielle Pacheco 08/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Summit Covid-19 Hospital Moinhos de Vento apresenta o segundo estudo de caso clínico de paciente atendido na instituição para tratamento da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Trata-se de um homem de 68 anos com pneumonia, lesão pulmonar aguda grave, insuficiência respiratória, após uma semana de medicação para suspeita de dengue.

Promovido pela Superintendência Médica do Hospital Moinhos de Vento, o Summit Covid-19 reúne as experiências dos seus profissionais na linha de frente e tem o objetivo de compartilhar a realidade diária no combate de uma síndrome clínica de múltiplas apresentações. Contêm depoimentos de médicos intensivistas, pneumologistas, infectologistas, cardiologistas e radiologistas, além da análise e contextualização com as mais recentes pesquisas científicas e formas de tratamento divulgadas pela comunidade internacional.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2020 0 Comentários 546 Visualizações
Variedades

InBetta produz e doa protetores faciais para Hospital Moinhos de Vento e IFSUL

Por Gabrielle Pacheco 30/04/2020
Por Gabrielle Pacheco

Detentora de marcas como Bettanin, Atlas e Sanremo, a InBetta uniu-se recentemente ao Hospital Moinhos de Vento e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSul com o objetivo de atender uma demanda social por EPIs.

Ao receber o chamado, a empresa aceitou o desafio de desenvolver, em pouco tempo, 14 mil protetores faciais (face shield) solicitados por ambas as instituições, sendo 10 mil para doação ao IFSUL e 4 mil para o HMV. O projeto foi um sucesso.

Na tarde da última terça-feira, 28, o gerente de RH Corporativo da InBetta, Evandro Leorato, realizou a doação destinada ao Hospital Moinhos de Vento. As da IFSUL foram entregues na semana passada. “Produzir e entregar os protetores faciais foi a forma que encontramos de auxiliar neste delicado momento pelo qual passa a humanidade”, afirma.

No futuro, outras entidades poderão se beneficiar dessa iniciativa, já que a empresa prevê ampliar os números de produção.  

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/04/2020 0 Comentários 733 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO