Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

moinhos de vento

Variedades

Hospital Moinhos de Vento lança campanha para ajudar famílias atingidas pela enchente

Por Gabrielle Pacheco 13/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento iniciou uma campanha para arrecadar doações para ajudar as famílias atingidas pela enchente na Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. A partir desta segunda-feira, 13, alimentos não perecíveis e agasalhos podem ser entregues nos postos de coleta no saguão do 8° andar do Bloco B, com acesso pela Rua Tiradentes, 333, ou na portaria de serviços pela Rua Dr. Vale.

A região das ilhas foi atingida pelas inundações do Rio Jacuí e muitos moradores ribeirinhos tiveram que sair de suas casas. Quem quiser colaborar com recursos para a compra de roupas e alimentos, também pode depositar qualquer valor na conta da Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Conta para depósitos

Banco Santander (033)

Agência 3794

Conta 13000064-9

Razão Social: Associação Hospitalar Moinhos de Vento

CNPJ: 926858330001-51

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/07/2020 0 Comentários 656 Visualizações
Saúde

Evento online do Hospital Moinhos reúne especialistas mundiais em telemedicina

Por Gabrielle Pacheco 10/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

Em dois meses, mais de 2 mil atendimentos médicos remotos foram realizados por profissionais do Hospital Moinhos de Vento. Trata-se de um reflexo das restrições impostas pela pandemia, o que acabou antecipando uma tendência que a instituição já vinha investindo. A telemedicina é um processo avançado para orientar, consultar e monitorar pacientes, trocar informações médicas e realizar diversos diagnósticos à distância.

A prática foi regulamentada este ano no Brasil, por necessidade, com a chegada da COVID-19. Em outros países, a telemedicina já é utilizada há anos de forma segura, conforme as respectivas legislações, a ética e as normas médicas – sendo bastante utilizada nos Estados Unidos, Canadá e principalmente na Europa.

Com o tema “A Telemedicina na Europa: o que o Brasil tem a aprender?”, a próxima live Moinhos Talks será realizada em parceria com o governo britânico. O debate trará experiências de alguns desses países, a partir da visão de três especialistas: Hassan Chaudhury, líder de saúde digital na Healthcare UK (Departamento de Saúde do Reino Unido); Daniel Ferreira, diretor clínico do Digital Clinical Center do Hospital da Luz de Lisboa (Portugal); e o brasileiro Erno Harzheim, que foi secretário da Saúde de Porto Alegre, Secretário da Atenção Básica de Saúde do Ministério da Saúde e um dos criadores do Telessaúde no estado. Eles apresentarão as inovações na área e como os brasileiros podem aproveitar a tecnologia e esses ensinamentos. Também participam o médico e coordenador de saúde digital do Hospital Moinhos, Felipe Cabral, com mediação do superintendente médico da instituição, Luiz Antonio Nasi.

O evento online acontece na quarta-feira (15) e começa às 17h30. As inscrições podem ser feitas no site do Hospital Moinhos. Por contar com convidados internacionais, a live terá tradução simultânea para o Português.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/07/2020 0 Comentários 638 Visualizações
Saúde

Medo da Covid-19 provoca queda em diagnósticos de câncer e atrasa tratamento

Por Gabrielle Pacheco 09/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

As projeções vêm da Europa, mas podem se repetir aqui no Brasil. Na Inglaterra, existe uma estimativa de que o número de mortes de pacientes com novos diagnósticos de câncer aumentem em até 20% nos próximos 12 meses. São mais de seis mil pacientes. A causa é o medo que leva a atrasos na procura por exames de diagnóstico e também no abandono dos tratamentos em andamento.

Para chegar nessas estimativas, um estudo da University College London analisou dados de oito hospitais e detectou redução de 76% nos encaminhamentos urgentes de pessoas com suspeita de câncer e diminuição de 60% nos agendamentos de quimioterapia. Por aqui, a baixa procura por consultas e exames de diagnóstico repete o cenário preocupante.

No Hospital Moinhos de Vento, a situação mais crítica é a percebida no Serviço de Mastologia. A queda chega a 80% em exames de diagnóstico e em cirurgias para retirada de tumores. “O medo do novo coronavírus pode aumentar as taxas de mortalidade por câncer. As pessoas que não estão fazendo os exames de rastreamento podem descobrir um tumor quando as chances de tratamento e cura são menores. Além disso, no sistema público, podemos ter um colapso pela alta demanda de pacientes oncológicos com diagnóstico tardio e, com isso, mais dificuldade para tratá-los”, explica a chefe do Serviço de Mastologia da instituição, Maira Caleffi. “Estamos trabalhando sob todos os cuidados e as pacientes estão sendo operadas em prazos rápidos e em áreas muito seguras”, completa.

Epidemia de câncer

Os procedimentos de biópsia para identificação de tumores tiveram queda de até 50% de março a junho deste ano em comparação com 2019, os quatro meses seguintes à confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado. A diminuição do movimento no Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento também chama a atenção. O número de novos pacientes iniciando tratamentos com radioterapia foi 20% menor no período. A média diária de sessões chegou a reduzir pela metade em alguns momentos.

O chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann, alerta para o risco de uma “epidemia” de câncer em estágios mais avançados, no futuro. “Evoluímos muito na última década com novas tecnologias que nos permitem tratar o câncer de forma mais eficaz e menos dolorosa. Temos cirurgia conservadora, robótica, radioterapia de precisão, drogas alvo, imunoterapia e as possibilidades de cura com menos sequelas. Mas o diagnóstico precoce é o que salva vidas de dois em cada três casos. O efeito dessa redução dos diagnósticos e dos atraso no início e até interrupção dos tratamentos pode fazer com que as chances de sucesso das terapias sejam limitadas”, ressalta.

Ambiente mais seguro e fluxos individualizados

A oncologista Daniela Rosa destaca que o receio dos pacientes que deixaram de procurar os hospitais demonstra falta de informação. “Os protocolos e rotinas adotados devido ao risco de contaminação tornou algumas áreas ainda mais seguras. A instituição possui fluxo individualizado para atender pacientes com sintomas respiratórios para prevenir infecções de pessoas com outros problemas de saúde. Com a suspensão de procedimentos eletivos e medidas que limitam a circulação, está até mais fácil e mais rápido realizar qualquer exame e consulta”, pontua a médica do Serviço de Oncologia.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/07/2020 0 Comentários 586 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento promove evento científico no Dia Nacional de Alerta da Insuficiência Cardíaca

Por Gabrielle Pacheco 07/07/2020
Por Gabrielle Pacheco

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, que registra cerca de 200 mil novos casos ao ano no Brasil e atinge principalmente os idosos. É a terceira principal causa de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que 2% da população brasileira tenha a patologia. Mas o problema, que ocorre quando o músculo do coração começa a ficar fraco, provocando fadiga e impossibilitando a execução de tarefas simples do dia a dia, tem tratamento e formas de controle.

Os avanços nas terapias são o tema de um evento online promovido pelo Hospital Moinhos de Vento no Dia Nacional de Combate à Insuficiência Cardíaca, esta quinta-feira (9). Os cardiologistas Luís Eduardo Rohde, Andreia Biolo, Marciane Rover e Eduardo Dytz apresentarão tratamentos com as mais recentes medicações e formas de controlar o problema. O evento científico é coordenado pelo médico do Serviço de Cardiologia da instituição, Luís Beck da Silva Neto. O conteúdo é direcionado a médicos, especialmente das áreas de Medicina Interna, Geriatria, Terapia Intensiva, Cardiologia e Nefrologia, e outro profissionais da saúde. Começa às 19h e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do hospital.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/07/2020 0 Comentários 756 Visualizações
Variedades

Ministro da Cidadania é convidado do Hospital Moinhos para a próxima edição da live Moinhos Talks

Por Gabrielle Pacheco 30/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Pedro Westphalen são os convidados da próxima edição da live Moinhos Talks, que irá abordar os “Caminhos políticos para a superação”. Eles irão trocar ideias com o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, e a jornalista e sócia-diretora da Critério, Soraia Hanna. Em pauta, os desafios e soluções sobre como o poder público, lideranças políticas e as instituições devem somar esforços e buscar o equilíbrio para enfrentar os efeitos das crises sanitária e econômica provocadas pela pandemia de Covid-19.

O evento online será nesta quarta-feira (1º), às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/06/2020 0 Comentários 546 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos doa 1,5 mil doses de vacinas contra a gripe para comunidades em vulnerabilidade social

Por Gabrielle Pacheco 26/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Hospital Moinhos de Vento (HMV) começou a imunizar 1,5 mil moradores de comunidades em vulnerabilidade social de Porto Alegre. As doses de vacina trivalente da gripe foram doadas pelo Núcleo de Vacinas da Unidade Iguatemi. A primeira comunidade beneficiada foi do bairro Rubem Berta. Esta quinta-feira, 25, cerca de 100 pessoas foram vacinadas no turno da manhã no posto montado na Instituição Eugênia Conte.

Moradora do bairro Rubem Berta, Iolanda de Souza foi avisada pela nora que a vacinação aconteceria na instituição. Ela aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Eu sou cuidadora de uma pessoa de 91 anos, por isso preciso estar sempre atenta a essas coisas”, conta.

A dona de casa Nadia Batista Callegari ainda não tinha vacinado a família e aproveitou a oportunidade. “Meu filho é autista e tenho mais uma bebê. Com essa ação, a gente conseguiu imunizar todos em casa”, enfatiza.

Para evitar aglomerações, fichas foram distribuídas previamente para os moradores cadastrados na entidade comunitária do Rubem Berta. As pessoas foram orientadas a usar máscaras e manter, no mínimo, dois metros de distância. Os alunos da Escola Técnica do Hospital Moinhos de Vento, que aplicaram as vacinas, utilizaram os kits de EPIs com avental, máscara e protetor facial. “Para nós, é muito importante fazer parte dessa campanha e colocar em prática tudo que foi aprendido no curso”, declara a aluna da formação em Técnico em Enfermagem Jesselli Brum.

De acordo com o Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Luciano Hammes, a campanha de imunização tem o objetivo de proteger pessoas em condições mais vulneráveis. “Vacinar contra a Influenza ajuda muito, principalmente por eliminar a possibilidade de gripe se o paciente apresentar aqueles sintomas que são parecidos com os da Covid-19”, explica.

Responsabilidade social além dos tempos de pandemia

A Superintendente de Operações e Governo, Tanira Torelly Pinto explica que as duas comunidades beneficiadas são monitoradas pelo Hospital Moinhos de Vento. “Temos diversas ações de responsabilidade social em regiões vulneráveis de Porto Alegre e vamos adequando essas iniciativas às necessidades das famílias. Num momento de pandemia, precisamos fazer alguma coisa para reduzir os riscos que essas pessoas estão correndo. É a missão do Hospital Moinhos de Vento: cuidar de vidas”, pontua Tanira.

Segundo o Superintendente Administrativo da instituição, Evandro Moraes, no caso das vacinas, ao fechar a compra das doses para a Unidade Iguatemi, a negociação com o laboratório estabeleceu que uma parte seria direcionada às ações em comunidades vulneráveis. “Em todas as relações que envolvam nossos parceiros comerciais, a gente vem estimulando isso. Tivemos a doação de vacinas agora, há dois meses entregamos a diversas instituições protetores faciais feitos pela InBetta com o nosso resíduo plástico reciclado, entre outras. Bons negócios estão vinculados à responsabilidade socioambiental. Uma instituição só é grande e perene se faz a diferença para a sua comunidade”, destaca Moraes.

A diretora da Instituição Eugênia Conte, Juliana Gavioli, afirma que a parceria com o Hospital Moinhos reforça as ações de conscientização que vêm sendo feitas pela entidade. “Desde o início da pandemia de Covid-19, a gente explica a importância de lavar as mãos, de ficar em casa, de manter distância de outras pessoas na rua e de usar da máscara. E a vacinação contra a gripe reforça ainda mais a necessidade de prevenção e os cuidados com a saúde”, ressalta. A instituição promove doações de roupas e cobertores, voltadas à comunidade escolar.

Vacina contra a gripe

A vacina trivalente da gripe pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade e protege contra três tipos de Influenza – dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, mas é uma forma eficaz de prevenção contra os vírus da gripe.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2020 0 Comentários 558 Visualizações
Saúde

Moinhos de Vento promove evento científico para especialistas em fertilidade e reprodução assistida

Por Gabrielle Pacheco 15/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

om foco em dois tipos de pacientes – mulheres com câncer que desejam ter filhos ou aquelas que decidiram adiar os planos de engravidar – a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia atualizou as orientações sobre preservação da fertilidade feminina. Este novo guideline será apresentado e debatido em evento científico promovido pelo Hospital Moinhos de Vento nesta quarta-feira (17). O seminário será realizado em plataforma online, a partir das 19h.

O chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Pandolfi Passos, e a coordenadora do Centro de Fertilidade da instituição, Isabel de Almeida, irão apresentar as propostas técnicas disponíveis para preservar materiais biológicos, como óvulos e tecidos, e os protocolos de atendimento para pacientes oncológicas em idade reprodutiva, com o objetivo de garantir a fertilidade no futuro. O assunto será debatido pelo chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sergio Roithmann, a chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Maira Caleffi, e a psicóloga do Centro de Fertilidade, Marcela Aldigueri Goulart. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do hospital.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2020 0 Comentários 572 Visualizações
Saúde

Hospital Moinhos de Vento oferece tratamento para Covid-19 com plasma de pacientes curados

Por Gabrielle Pacheco 10/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

Uma das terapias para a Covid-19 que vem ganhando destaque é a utilização de plasma sanguíneo convalescente de pessoas recuperadas. A alternativa tem como princípio a imunização passiva – ou seja, espera-se que os anticorpos produzidos por alguém que já foi infectado pelo vírus e que estão presentes na parte líquida do sangue forneçam imunidade a pacientes com a doença. O tratamento vem sendo pesquisado e utilizado nos principais polos científicos, e está disponível no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki, destaca que é uma terapia experimental. Com segurança, ela vem sendo avaliada em pesquisas clínicas, com resultados possivelmente benéficos e promissores. O tratamento já foi utilizado em epidemias de Ebola e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) – sendo essa última também provocada por um tipo de coronavírus.

“O plasma utilizado nessa terapia é de pessoas curadas que passam por critérios para comprovar a eliminação total da infecção. Ou seja, eles não possuem o vírus, mas o componente líquido com as proteínas do sangue contém anticorpos contra o novo coronavírus. Então é realizada uma espécie de transfusão para a coleta desse material, que será utilizado em um paciente em tratamento”, explica o infectologista.

O método com plasma de recuperados é utilizado a partir de critérios como a confirmação do diagnóstico, o nível de oxigênio no sangue e o tempo de evolução da doença. Zavascki pondera que cada caso possui indicações terapêuticas específicas que são discutidas com o paciente e familiares, pois não há um tratamento padrão com comprovação científica para a Covid-19. No Hospital Moinhos de Vento, o Serviço de Infectologia elaborou um protocolo com base nas evidências dos benefícios da terapia.

O chefe do Serviço de Pneumologia, Marcelo Basso Gazzana, ressalta que pesquisas já indicam uma relação do tratamento com plasma e a eliminação mais rápida do vírus do organismo do paciente. “É uma terapia que não está disponível em todos os lugares e, entre outras opções, pode ser utilizada para tratamento de pacientes com a doença de nível moderado a grave. Há evidências de que ela pode reduzir a carga viral e os danos, e consequentemente o tempo de internação”, conclui o pneumologista.

No momento, não há estrutura de coleta de plasma convalescente em Porto Alegre. O material vem de São Paulo para utilização no Hospital Moinhos de Vento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2020 0 Comentários 516 Visualizações
Saúde

Procedimento diferenciado de endoscopia é realizado pela segunda vez no Hospital Moinhos de Vento

Por Gabrielle Pacheco 09/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

Quase três anos se passaram entre a primeira drenagem de coleção pancreática por via endoscópica realizada no Brasil, em setembro de 2017, e a segunda no Hospital Moinhos de Vento, feita na última semana também pelo mesmo gastroenterologista, Nelson Coelho. Pouco comum, o procedimento foi realizado cerca de 100 vezes em todo o país no período. O caso foi de um paciente de 33 anos, com desnutrição e produção de insulina e enzimas digestivas prejudicada devido à complicação de uma pancreatite grave. Depois da intervenção, em 36 horas ele já estava em casa e bem.

O procedimento é menos invasivo que as terapias convencionais. Geralmente, coleções pancreáticas precisam ser removidas com cirurgia ou drenagem percutânea, na qual drenos são inseridos no abdômen do paciente. Coelho, que é especialista em endoscopia digestiva terapêutica avançada, explica que a técnica é mais vantajosa também por ser mais rápida. “O tempo do processo foi reduzido de duas horas, em média, para apenas dez minutos. Tudo realizado no Centro de Endoscopia Digestiva, com anestesia convencional – a mesma utilizada em endoscopia e colonoscopia. A observação varia entre 24 horas e 48 horas e, em seguida, já se pode dar alta”, pontua o gastroenterologista.

O médico destaca que 20% dos pacientes com pancreatite podem evoluir para quadros graves e, em alguns casos, é necessária a drenagem de coleções pancreáticas. Quando a inflamação é classificada como grave, ela pode degenerar o órgão. A drenagem por via endoscópica foi possível depois de anos de tentativas com materiais plásticos e de metal, com as chamadas próteses retas. Até que se chegou ao modelo atual, em forma de halteres. Uma pequena prótese metálica é rapidamente fixada e liberada na parede gástrica, fazendo a comunicação do pâncreas com o interior do estômago. “Trata-se de uma alternativa com poucas complicações e cujos resultados têm sido excepcionais nos centros endoscópicos mais avançados do país e do mundo”, conclui Coelho.

Esse tipo de procedimento também pode ser utilizado em casos de coleções de vias biliares ou outros órgãos, quando houver contra indicação de cirurgia. O médico explica que uma divulgação mais ampla do recurso e sua inclusão na cobertura de planos de saúde beneficiaria um número maior de pacientes. Ainda inédito em muitos centros de saúde, a experiência da equipe de Endoscopia Digestiva Terapêutica Avançada do Hospital Moinhos de Vento foi case na última edição da Semana de Doenças Digestivas, em San Diego, na Califórnia, um dos mais importantes da área.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2020 0 Comentários 644 Visualizações
Uncategorized

Hospital Moinhos de Vento dá alta a 100 pacientes recuperados da Covid-19

Por Gabrielle Pacheco 05/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

O perfil do paciente era motivo de preocupação. Com diabetes e hepatite C, o homem de 43 anos testou positivo para Covid-19 e precisou ser internado. Seguindo um caminho diferente de muitos com esse histórico, não precisou ir para o Centro de Terapia Intensiva. Teve alta nesta quinta-feira, 4, apenas dois dias depois de chegar ao hospital.

A alta de número 100 marca uma etapa importante da luta de pacientes e equipes de saúde do Hospital Moinhos de Vento. Desde o dia 16 de março, 129 pacientes foram internados com COVID-19. Destes, 36 foram para o Centro de Terapia Intensiva e 20 precisaram de ventilação mecânica. No momento, 22 pessoas seguem enfrentando a doença nos leitos da instituição.

Para o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, a vitória de cada paciente é mais do que motivo de orgulho para a instituição. “Cada alta é uma celebração da vida. É um reconhecimento ao esforço de uma equipe incansável, de uma estrutura adequada de um hospital que se preparou para o enfrentamento da pandemia”, ressaltou. Parrini ponderou ainda, a importância das pessoas procurarem o atendimento nos hospitais, que estão organizados também para receber com segurança pacientes com outras enfermidades.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2020 0 Comentários 735 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO