Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

meio ambiente

Projetos especiais

Cooperativas escolares realizam ações ambientais no Vale do Rio Pardo

Por Jonathan da Silva 05/06/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes de escolas do Vale do Rio Pardo que participam do Programa Cooperativas Escolares estão promovendo práticas sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. As iniciativas, que ganham destaque especialmente no Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, incluem hortas, campanhas de conscientização, recolhimento de resíduos recicláveis e reaproveitamento de materiais.

O programa, desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo, conta atualmente com 25 cooperativas escolares já fundadas e outras nove em processo de criação. Deste total, mais de dez possuem projetos voltados diretamente para a preservação ambiental. Outras estão em fase de desenvolvimento de ações.

De acordo com a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi, Glaucia Cabral Moraes, “as ações sustentáveis mobilizam toda a comunidade escolar. É uma forma de propagar os princípios do cooperativismo, principalmente a formação de uma consciência ambiental aliada à responsabilidade coletiva”.

Campanha contra resíduos em Venâncio Aires

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, em Venâncio Aires, os estudantes da Cooperativa Escolar CultVida identificaram problemas com resíduos no bairro e na escola. Desde março de 2024, quando iniciaram as atividades, o grupo desenvolveu uma campanha de conscientização ambiental.

A ação inclui a produção de cards para redes sociais e cartazes instalados em postes da comunidade. Após um alagamento ocorrido no início de 2025, os alunos propuseram a criação de uma rede de proteção para bocas de lobo, chamada de “cata-lixo”, que está em desenvolvimento.

A professora orientadora da CultVida, Fernanda Saldanha, afirmou que “os estudantes tornam-se mais conscientes do seu papel na comunidade, se sentem pertencentes e também responsáveis por aquele espaço”.

A presidente da cooperativa, a estudante Rafaela Schaefer Ferro, de 14 anos, destacou que aprendeu a cuidar mais do meio ambiente sem prejudicar a natureza com o projeto. “Se cada um fizer a sua parte, faremos que o mundo seja um lugar melhor. Nós fazemos parte do meio ambiente, então cuidar dele é cuidar de nós mesmos, da nossa vida”, ponderou a jovem.

Além da campanha, o grupo também desenvolve o projeto Varal Solidário, que incentiva a troca de roupas em parceria com o Grupo Ambiental Mãe Terra e o Grêmio Estudantil Alfredo Scherer.

Outras ações sustentáveis

As demais cooperativas também desenvolvem atividades com foco ambiental, como:

  • Plantando Ideias: produção de puffs com reaproveitamento de garrafas PET.
  • Vivendo Ideias: gincana na escola com o tema meio ambiente.
  • Regando Origens: campanha de agasalhos para o inverno.
  • Roda-Futuro: brechó solidário.
  • Sol do Amanhã: recolhimento contínuo de materiais recicláveis.
  • Sol Nascente: recolhimento de resíduos, plantio de árvores e horta escolar.
  • Arte Ativa: recolhimento contínuo de vidros de conserva, tampinhas, lacres e óleo saturado.
  • Semeando Sonhos: pedágio ambiental com distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas, produção de suculentas e vasos com reaproveitamento de materiais.
  • Verde Vale: produção de papel reciclado.
  • Green Kops: produção de bolsas retornáveis feitas com roupas de descarte.
  • Feito à Mãos: arrecadação de resíduos recicláveis das ruas e residências da comunidade, com venda para arrecadar fundos e compra de materiais para a escola, além da participação do mascote Gepet.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2025 0 Comentários 332 Visualizações
Cidades

Semana do Meio Ambiente começa em Canela e tem programação até sexta

Por Jonathan da Silva 04/06/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana do Meio Ambiente de Canela começou oficialmente na noite desta terça-feira (3), na sede do Centro de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica). Promovido pela Prefeitura, o evento é organizado em parceria pelas Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação, Esporte e Lazer, com atividades programadas até a sexta-feira, dia 7 de junho.

A abertura contou com uma palestra sobre o Programa Ecocidadania, com o tema “Agenda 2030 e os 17 ODS: Caminhos para um futuro sustentável”. A apresentação foi conduzida pelo secretário do Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Carlos José Frozi, e pela secretária de Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva. Durante a atividade, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem temas como erradicação da pobreza, energia limpa e acessível, água potável e saneamento, e preservação da vida na água.

Programação segue com palestras e oficinas

Nesta quarta-feira, 4 de junho, a programação prevê a atividade “Educação Ambiental – A gestão dos resíduos sólidos domiciliares na prática”, das 13h30min às 15h30min, no Cidica. A ação é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic), pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho de Desenvolvimento Ambiental (CDA).

Ainda na quarta-feira, às 19h, ocorre a palestra “Mudanças Climáticas: Desafios e estratégias para o município”, ministrada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Esthalin Moreira, também no Cidica.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até sexta-feira, 7 de junho, com atividades como roda de conversa, plantio de mudas e ações educativas nas escolas, integradas ao Programa Ecocidadania.

O encerramento será marcado por uma edição especial da Feirinha Canela + Verde, que acontece no dia 7 de junho, das 9h às 13h, no Centro de Feiras (Espaço Canela Rural).

Serviço

  • O que: Semana do Meio Ambiente de Canela
  • Quando: De 3 a 7 de junho
  • Onde: Centro de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) e Centro de Feiras (Espaço Canela Rural)
  • Quanto: Atividades gratuitas
  • Mais detalhes: canela.rs.gov.br
Foto: Arthur Dias/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/06/2025 0 Comentários 329 Visualizações
Cultura

São Leopoldo terá exibição da 14ª Mostra do Circuito Tela Verde

Por Jonathan da Silva 30/05/2025
Por Jonathan da Silva

O Centro Permanente de Educação Ambiental (Cepea), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) para exibir os vídeos da 14ª edição do Circuito Tela Verde (CTV). A divulgação dos espaços escolhidos ocorreu na segunda-feira (26). A mostra tem como objetivo disseminar produções audiovisuais sobre temáticas socioambientais em todo o país e no exterior.

As exibições fazem parte da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, promovida pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério. Além do Cepea, foram selecionados 615 espaços no Brasil e quatro organizações internacionais, localizadas no Canadá, Estados Unidos e Moçambique.

De acordo com o MMA, a seleção dos exibidores considerou critérios como a conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a adesão a políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Cronograma será divulgado

O Cepea se prepara para as exibições seguindo as orientações do Ministério. O cronograma das atividades será definido e divulgado posteriormente para a comunidade.

A secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo, Claudia Costa, informou que o material inclui os vídeos e um guia de apoio para a realização de ações de educação ambiental durante a mostra. “As exibições, planejadas pela Semmam, contarão com debates e reflexões sobre os conteúdos apresentados, promovendo o engajamento da comunidade e reforçando o papel da educação ambiental como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável”, afirmou a titular da pasta.

O que é o Circuito Tela Verde

Criado em 2009, o Circuito Tela Verde já selecionou mais de 500 vídeos e realizou exibições em mais de 10 mil locais, segundo dados do MMA. Para a 14ª edição, foram escolhidos 43 vídeos e 615 espaços exibidores.

O que é o Cepea

O Cepea atua desde 2007, quando foi criado por meio da lei municipal 6.494. O centro tem a função de integrar e coordenar programas, projetos e ações ambientais em São Leopoldo. Localizado no Parque Imperatriz Leopoldina, o espaço oferece palestras, cursos, filmes, trilhas e biblioteca voltados para escolas, ONGs, associações de bairro e a comunidade em geral, com foco na educação ambiental.

Foto: Pedro Selistre/PMSL/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/05/2025 0 Comentários 322 Visualizações
Cidades

Semana do Meio Ambiente de Campo Bom inicia em 3 de junho com atividades gratuitas

Por Jonathan da Silva 26/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana do Meio Ambiente de Campo Bom será realizada de 3 a 7 de junho, com programação gratuita voltada à conscientização da população sobre sustentabilidade e causa animal. A iniciativa é da Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), e ocorrerá em diferentes locais do município, com serviços, palestras, exposições e atividades práticas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Keli Bernardes, o evento tem o objetivo de promover reflexão e engajamento da comunidade. “É um momento importante de reflexão, de repensar hábitos e buscar alternativas mais sustentáveis, contribuindo para o futuro”, afirmou a titular da pasta. Keli também destacou que os departamentos da secretaria estarão presentes ao longo da programação, com serviços e atendimentos ao público.

Programação

Entre os dias 3 e 6 de junho, das 9h às 12h30min e das 14h às 18h30min, e no dia 7 de junho, das 9h às 14h, no Largo Irmãos Vetter, estarão disponíveis sessões do Planetário e da Carreta Vida Marinha, ambas com duração de 30 minutos. Também haverá serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), ponto de entrega voluntária (PEV) de eletrônicos e recicláveis, distribuição de mudas de hortaliças do programa Floração e de mudas de árvores do Horto Municipal.

No dia 3 de junho, das 13h30min às 17h, na Câmara de Vereadores, ocorre o I Simpósio Sobre Soluções Baseadas na Natureza, com palestras de Fernando Meireles (UFRGS), Gustavo Barteli (Sustentare Soluções Ambientais) e Jeferson Muller Timm (SEMA).

Ainda no dia 3 de junho, das 14h às 16h30min, no Largo Irmãos Vetter, será realizada a atividade de separação de resíduos com esteira de triagem, conduzida pelo Cemeam de Sapiranga.

No dia 4 de junho, das 13h30min às 17h, também na Câmara de Vereadores, acontece a palestra sobre Licenciamento Ambiental, com participação dos biólogos Rosângela Gonçalves Rolim, Eduardo Luiz Burmeister e Márcia Dutra, do geólogo Gabriel Hennmann Klaser e de técnicos da empresa Arezzo.

No dia 5 de junho, às 9h, haverá o plantio de mudas de árvores na Avenida dos Estados, passando pelo Novo Parcão em direção à Rua dos Andradas.

No dia 7 de junho, das 9h às 14h, no Largo Irmãos Vetter, o Cempra realizará um mutirão de atendimentos veterinários de baixa complexidade para cães e gatos. Também ocorrerá a 3ª Campanha do Agasalho Pet e a vacinação contra a gripe para cães e gatos, em parceria com o Hospital Veterinário Feevale. As vacinas são limitadas.

Paralelamente, de 3 a 30 de junho, o Espaço Cultural Dr. Liberato recebe a exposição O caminho das flores, minha paleta de cores, de Rosita Maray. No mesmo local, de 3 a 7 de junho, estará aberta ao público a exposição fotográfica Caminho das águas – A enchente e o despertar de uma consciência planetária, organizada pelo CEMEA Nestor Weiler.

Foto: BearFotos/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
26/05/2025 0 Comentários 398 Visualizações
Variedades

Santa Cruz abre Semana do Meio Ambiente com palestra sobre gestão de resíduos urbanos

Por Jonathan da Silva 26/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul terá início nesta sexta-feira, 30 de maio, com uma cerimônia de abertura às 8h da manhã, no auditório 2 da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município. O evento, promovido pelo Coletivo Lixo Zero, pela Prefeitura Municipal — por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) — e pela ACI, através do Departamento Ambiental e de ESG, contará com uma palestra sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU).

A atividade principal da cerimônia será a palestra “Meio ambiente & Circularidade: A relevância da gestão correta do RSU (Resíduo Sólido Urbano)”, ministrada pelo CEO da Citymining e consultor do setor de plásticos do Sindicato da Indústria do Plástico do RS (Simplast-RS), Manoel Lisboa.

Quem é Manoel Lisboa

Lisboa é fundador da PlasticXperience e da Associação Brasileira de Economia Circular (ABRE CIR), formado em Engenharia de Materiais com especialização em polímeros pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em nanocompósitos pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Ele possui mais de 30 anos de experiência em empresas petroquímicas e de transformação, com atuação nas áreas de inovação, estruturação de negócios, reciclagem e economia circular.

Durante a apresentação, o consultor irá compartilhar sua experiência na área de gestão de resíduos e promover o debate sobre alternativas de inovação e soluções mais eficazes para a área.

Programação vai até 7 de junho

A cerimônia é aberta à comunidade e contará com a presença de representantes das entidades organizadoras, autoridades locais, ativistas e interessados na pauta ambiental. A edição 2025 da Semana do Meio Ambiente tem como tema “Pertencer, Cuidar, Transformar: Uma Jornada Coletiva pelos Resíduos e pela Vida” e seguirá com atividades até o dia 7 de junho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2025 0 Comentários 307 Visualizações
Variedades

Estância Velha promove Semana do Meio Ambiente de 2 a 6 de junho

Por Jonathan da Silva 23/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realiza, entre os dias 2 e 6 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente com o tema voltado à construção de uma cidade sustentável. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa) contará com atividades educativas envolvendo todas as escolas do município, com foco em resíduos sólidos, arborização consciente e trilhas ecológicas na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel.

A abertura ocorre na segunda-feira, 2 de junho, com a reposição e manejo de ipês na Avenida Presidente Vargas, em parceria com a EMEF Ervino Arthur Ritter, Escolinha Petit Poá, Escola Beija Flor e a empresa Apta Resinas Termoplástic de Estância Velha.

Educação e plantio nas escolas

De acordo com a secretária da e Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura de Estância Velha, Viviane Diogo, as ações têm o objetivo de promover a sensibilização ambiental. “Teremos plantio de árvores com escolas e comunidade, além de trilhas ecológicas que promovem a conexão com a natureza e conhecimento ambiental local”, afirmou a titular da Semapa.

Segundo o educador ambiental e articulador de projetos ambientais da Semapa, Hoeslen Mauzer, projetos como Plantando Árvores, Cultivando o Futuro destacam o papel das árvores na construção de cidades sustentáveis. As atividades também abordarão temas como mudanças climáticas e práticas de conscientização.

Trilhas e oficinas abertas à comunidade

A programação inclui trilhas na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel — conhecida como Matinho da Prefeitura — que foi recentemente restaurada para atividades ambientais com crianças e comunidade em geral. A agenda contempla ainda oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e visitas técnicas a locais como a Utresa e o Senai.

Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

Segunda-feira, 2 de junho
  • 8h30min às 10h – Reposição e manejo dos ipês da Av. Presidente Vargas (Emef Ervino Arthur Ritter, Escolinha Petit Poá, Escolinha Beija Flor e APTA Resinas Termoplástic)
  • 14h às 16h – Trilha na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel (Emef Erico Verissimo)
Terça-feira, 3 de junho
  • 8h30min às 10h – Trilha na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel (Emei Raios do Sol Nascente)
  • 14h às 16h – Trilha na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel (EE Humberto de Campos)
Quarta-feira, 4 de junho
  • 8h às 10h – Construção de pomar linear na Emef Presidente Kennedy + Dinâmica ambiental
  • 14h às 16h – Visita técnica na Utresa (Emef Ervino Arthur Ritter)
Quinta-feira, 5 de junho
  • 8h30min às 10h – Mutirão e plantio às margens do Arroio Luiz Rau (Emefs Marechal Cândido Rondon, Prefeito Reinato Ênio Trein e Corsan)
  • 9h – Oficina de Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande!” (Emef Presidente Kennedy e Estação Ecologia)
  • 14h – Oficina de Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande!” (Emef Presidente Kennedy e Estação Ecologia)
Sexta-feira, 6 de junho
  • 9h às 10h30min – Plantio arbóreo na Pracinha do Rincão (Colégio 8 de Setembro, Emei Rincão dos Pequeninos, CTG Gaudérios da Saudade, Utresa e comunidade)
  • 9h – Oficina de Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande!” (Emef Germano Dauernheimer e Estação Ecologia)
  • 14h – Oficina de Panc “Luffa Cylindrica: Mudança simples, com impacto grande!” (Emef Germano Dauernheimer e Estação Ecologia)
  • 14h às 16h – Visita técnica no Senai com alunos do 9º ano da rede municipal e EE Humberto de Campos

Serviço

  • O quê: Semana Municipal do Meio Ambiente de Estância Velha
  • Quando: De 2 a 6 de junho
  • Onde: Escolas municipais, Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel e demais locais indicados na programação
  • Quanto: Gratuito
Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/05/2025 0 Comentários 343 Visualizações
Projetos especiais

Capimóvel da Braskem participa da Semana de Reciclagem em Canoas

Por Jonathan da Silva 23/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Braskem levou o Capimóvel, unidade móvel do projeto Estação Ambiental Braskem, para a programação da 3ª Semana Municipal de Incentivo à Reciclagem de Canoas. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (22), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guajuviras, a partir das 14h, com ações voltadas à conscientização ambiental.

O Capimóvel promoveu atividades lúdicas e pedagógicas, com o objetivo de estimular crianças e adultos sobre temas como biodiversidade, reciclagem e preservação dos recursos naturais. As ações incluíram jogos, atividades sensoriais e experiências com uso de realidade virtual (RV).

A proposta pedagógica do projeto é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza exemplos do entorno do Polo Petroquímico de Triunfo, onde a Braskem mantém operações. O projeto é realizado em escolas, universidades e instituições como Apaes, lares de idosos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes, em municípios localizados em um raio de até 40 quilômetros do Polo, incluindo Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Nova Santa Rita.

Conscientização ambiental nas escolas

A 3ª Semana Municipal de Incentivo à Reciclagem foi criada por meio de lei de autoria do vereador Alexandre Duarte (Republicanos) e tem como objetivo conscientizar a população sobre práticas sustentáveis e a importância da reciclagem.

Além da participação com o Capimóvel, a Braskem apoiou a iniciativa com a doação de dois conjuntos de lixeiras destinadas à coleta seletiva. As lixeiras foram entregues às duas escolas municipais que se destacaram durante as atividades da semana.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/05/2025 0 Comentários 381 Visualizações
Variedades

Feirinha Canela + Verde já tem nova data

Por Jonathan da Silva 22/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Feirinha Canela + Verde, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, foi realizada no sábado (17) no espaço Canela Rural, na área externa do Centro de Feiras, com aprovação dos expositores e participação do público. A atividade reuniu artesãos, ações sustentáveis, doação de mudas, posse responsável de animais e coleta de resíduos recicláveis e eletrônicos. A próxima edição está marcada para o dia 21 de junho.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar (PSDB), esteve no local e destacou que o evento “é muito importante porque, além de oportunizar os microempreendedores a divulgar e a vender seus produtos, também apresenta atividades sustentáveis como o recolhimento de resíduos recicláveis e eletrônicos, gerando mais sustentabilidade e diminuindo o impacto ao meio ambiente”.

A artesã Oriana Colen Gonçalves, que comercializa brownies, avaliou de forma positiva a mudança de local da feira. “Também favorece por ser uma área coberta, pois no Parque do Lago sofríamos com as condições climáticas adversas. É um lugar mais centralizado e está tendo bastante adesão pelos turistas e pela comunidade”, afirmou Oriana.

Ações ambientais e adoção de animais

O biólogo da Secretaria do Meio Ambiente e organizador da feira, Alékos Elefthérios, informou que houve descarte de resíduos eletrônicos, como televisores, além de vidro e outros materiais recicláveis. Também foram distribuídos composto líquido e substrato adubado para hortas, oferecidos pelo observador e pesquisador de diversidade biológica José Carlos Assumpção da Silva, conhecido como Zé do Passarinho.

Na edição, foram doados mais de 30 sacos de composto do Verde Municipal, 164 mudas nativas e realizados cinco processos de adoção de animais, sendo dois cães e três gatos, do Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra).

Espaço para crianças e integração regional

A programação também incluiu um espaço kids ampliado, com pula-pula, brinquedos e atividades de pintura infantil, com temas ligados à causa animal, fauna e meio ambiente.

A feira contou com a participação do Coletivo Alecrim, formado por artesãos de São Francisco de Paula. “É muito importante essa integração entre os municípios, já que a feira é uma ação coletiva, que visa as causas ambiental e animal”, destacou Alékos.

Serviço

  • O quê: Próxima Feirinha Canela + Verde
  • Quando: 21 de junho (sábado)
  • Onde: Espaço Canela Rural – Área externa do Centro de Feiras, Canela
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2025 0 Comentários 299 Visualizações
Variedades

Secretaria do Meio Ambiente de Gramado doa mais de 4 mil mudas na Festa da Colônia

Por Jonathan da Silva 21/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado distribuiu 4.422 mudas de árvores nativas durante os 19 dias da 33ª Festa da Colônia, realizada na cidade. A ação ocorreu em um estande da Secretaria dentro do evento, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e incentivar a arborização urbana e o cuidado com a biodiversidade local.

As mudas entregues gratuitamente à população são de espécies do Bioma Mata Atlântica, como araucária, ipê-amarelo, pitangueira e araçá. No local, técnicos da Secretaria ofereceram também orientações sobre plantio e manutenção das árvores.

Doações seguem disponíveis durante o ano

A Secretaria do Meio Ambiente informou que a doação de mudas ocorre também ao longo de todo o ano. Os interessados podem retirar suas mudas no setor de Arborização, localizado na Rua Serafim Benetti, nº 1200, no bairro Floresta, nas sextas-feiras à tarde.

Mais detalhes podem ser obtidos diretamente pelo telefone (54) 3286-0233.

Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2025 0 Comentários 364 Visualizações
Variedades

Fiema Brasil destaca compromisso com a transformação por meio da gestão ambiental

Por Jonathan da Silva 21/05/2025
Por Jonathan da Silva

A 10ª edição da Fiema Brasil teve sua abertura realizada na noite da segunda-feira (19), no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, com foco na transformação por meio da gestão ambiental. Promovida pela Fundação Proamb, a feira reúne expositores, patrocinadores, autoridades e parceiros, consolidando-se como um dos principais encontros sobre sustentabilidade no Sul do país. A programação segue até 22 de maio no Fundaparque.

Por meio desta feira, todos nós estamos transformando positivamente o mundo em que vivemos, a sociedade e as comunidades onde estamos inseridos”, afirmou o presidente da 10ª edição da Fiema Brasil, Jonas Brevia.

O presidente da Proamb, Neri Basso, ressaltou que a sustentabilidade está diretamente relacionada à continuidade das organizações. “Que a feira seja fonte de inspiração, que nos auxilie a criar um mundo novo a ser pensado e melhorado sob a ótica do desenvolvimento responsável, gerando riqueza, novos produtos e sucesso para as empresas”, salientou Basso.

A Fiema Brasil propõe ser mais do que um espaço de negócios e inovação. Segundo Jonas Brevia, a feira engaja empreendedores e lideranças na responsabilidade socioambiental. “Com a Fiema Brasil, esperamos engajar empreendedores e lideranças para que sejam os agentes das transformações que nossa sociedade tanto precisa. Que a feira seja um marco não apenas para o presente, mas principalmente para o futuro de nossos negócios”, afirmou o presidente da feira.

Lideranças destacam relevância do evento

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), destacou a importância da realização da feira no município. “Vivenciamos dias muito importantes com a realização desta feira, um dos maiores encontros com a temática da gestão ambiental na região Sul do país. Temos orgulho deste debate ser realizado em Bento Gonçalves, agregando muito para a nossa cidade, para o Estado e todo o país”, afirmou o chefe do executivo municipal.

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento Gonçalves, definiu a Fiema como um espaço de convergência entre inovação, sustentabilidade e visão de futuro. “Aqui, o setor industrial gaúcho mostra sua força, compartilha soluções e se conecta com as demandas de um mundo que exige responsabilidade ambiental e eficiência”, pontuou Pasin.

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO) destacou o papel da iniciativa privada na preservação ambiental. “Os recentes eventos climáticos alertam que precisamos prestar ainda mais atenção no meio ambiente, e a propriedade privada mostra como criar incentivos reais para cuidar da terra, dos recursos, do futuro. Quem é dono sabe que degradar é perder valor, e que conservar é garantir continuidade. Proprietários conscientes são os verdadeiros guardiões do meio ambiente”, comentou o parlamentar gaúcho.

Troféu Luccicante homenageia protagonistas da transformação

Durante a cerimônia, a Proamb entregou o troféu Luccicante a três personalidades com atuação reconhecida em suas áreas. A distinção, criada em 2022, simboliza o compromisso com a transformação social e ambiental.

O prefeito Diogo Siqueira foi homenageado por sua liderança em momentos de crise, como a pandemia de Covid-19 e os desastres climáticos de 2023 e 2024, além de projetos voltados à geração de empregos em Bento Gonçalves.

O deputado federal Marcel van Hattem foi reconhecido por sua trajetória política, incluindo a fundação da Frente Parlamentar do Livre Mercado e sua atuação como pré-candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul.

O empresário Tarcísio Michelon foi agraciado pela contribuição ao desenvolvimento regional e ao enoturismo na Serra Gaúcha, sendo referência nacional em iniciativas voltadas ao turismo e à economia criativa.

A Fiema Brasil é promovida pela Proamb, com patrocínio de entidades públicas e privadas como a Autoridade Portuária de Santos, Governo do Estado do RS, Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa, Sicoob, Tramontina, Sicredi, entre outros.

Serviço

  • O quê: 10ª Fiema Brasil
  • Quando: 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 20h
  • Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481, Bento Gonçalves
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Mais detalhes: fiema.com.br
Foto: Cristian Roman/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2025 0 Comentários 405 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO