Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

história

Cultura

Memorial Caminho Pomerano será inaugurado em Nova Petrópolis no dia 29

Por Jonathan da Silva 19/06/2024
Por Jonathan da Silva

O Memorial Caminho Pomerano será inaugurado na comunidade de São José do Caí, no interior de Nova Petrópolis, às 14h do dia 29 de junho. Mais de um ano de pesquisas foi realizado para a montagem do espaço. O memorial contará a história de São José do Caí desde a chegada dos imigrantes alemães, vindos da Pomerânia, norte da Alemanha, e da Polônia. O espaço foi construído em frente à Associação Cultural e Esportiva Lira, local onde ficava a Escola Duque de Caxias.

O evento de inauguração acontece após adiamento em função da catástrofe climática de maio. O ato estava previsto para o mês passado. A abertura integra o calendário de atividades alusivas aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

A montagem do memorial resulta de pesquisas realizadas voluntariamente por um grupo de moradores da comunidade e pelo vereador Daniel Michaelsen (Republicanos). Eles visitaram museus, arquivos e moradores, conversaram com pesquisadores, historiadores e pessoas idosas que vivenciaram ou conheciam fatos sobre a história da colonização e desenvolvimento de São José do Caí.

As placas expostas no espaço mostrarão fatos históricos, arquitetura, folclore, religiosidade e a organização sociocultural da comunidade. Além disso, uma estátua de pedra, uma capela, bancos e água estarão à disposição dos visitantes do memorial.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2024 0 Comentários 683 Visualizações
Cultura

História de São Sebastião do Caí: o antigo Porto dos Guimarães

Por Marina Klein Telles 07/06/2024
Por Marina Klein Telles

O jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun publica seu 28° livro, juntamente com o historiador e escritor Sandro Blume: História de São Sebastião do Caí: o antigo Porto dos Guimarães. A obra registra a história do município que se emancipou de São Leopoldo e que se tornou a cidade mãe de Portão, Capela de Santana, São José do Hortêncio, Caxias do Sul, Feliz, Bom Princípio e Nova Petrópolis. Também diversas cidades se emanciparam dos seus antigos distritos, tais como: Nova Santa Rita, São Vendelino, Tupandi, Vale Real e Picada Café. A cidade de São Sebastião do Cai foi o berço de empresas importantes no Rio Grande do Sul, como as de Frederico Mentz em Porto Alegre, as de A.J.Renner e a Cervejaria Ritter, Bopp & Sassen, que depois se tornou a Continental e a conhecida empresa de conservas Oderich, cuja sede permanece no Caí.

Felipe e Sandro publicam sobre o importante porto da cidade, onde muitos imigrantes italianos desembarcavam para subir a Serra. Caí era um entreposto comercial entre a capital do Estado, Porto Alegre e a Serra Gaúcha. Braun e Blume também destacam a urbanização da cidade, impulsionada pela demanda gerada através da navegação fluvial do porto, que funcionava como ligação entre a rota terrestre que subia as encostas da serra em direção às colônias teuto-italianas e a rota fluvial que partia dos portos de São Sebastião do Caí e descia em direção aos cais de Porto Alegre.

Nesse contexto de prosperidade, percebe-se uma estreita relação entre comércio, sociedade, industrialização e o próprio rio, impulsionada pela circulação de embarcações como “chatas”, barcos a vapor e “gasolinas”. Braun e Blume também descrevem o histórico de desenvolvimento das comunidades interioranas na época, as comunidades religiosas e o trabalho em conjunto dos imigrantes e seus descendentes, que resultou em diversas obras importantes para o Rio Grande do Sul, a Sociedade União Popular e a fundação da primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Spaarkasse em Linha Imperial, Nova Petrópolis, na época distrito de São Sebastião do Caí.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
07/06/2024 0 Comentários 1,5K Visualizações
Projetos especiais

Projeto busca potencializar economia através da história e tradição em Santa Maria

Por Jonathan da Silva 11/04/2024
Por Jonathan da Silva

O estudo “Iconografia Local” foi lançado a partir de parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de apoio do Lab Criativo. O objetivo é, por meio de pilares da construção da cultura da cidade, instigar a decodificação de ícones locais para a aplicação no desenvolvimento de produtos, fomentando a economia criativa. A cerimônia de lançamento aconteceu no último dia 5 de abril e reuniu dezenas de empresas locais e autoridades na Vila Belga, em Santa Maria.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, que coordena o estudo e sua posterior aplicação em produtos, explica que por meio de um mapeamento da cidade foi realizada uma pesquisa que resultou em um livro impresso e digital de mais de 300 páginas, além de um vídeo. “O lançamento é uma das etapas do projeto, que prevê ainda duas oficinas criativas presenciais, nos dias 15 e 16 de abril, para para demonstrar a aplicação da pesquisa no desenvolvimento de produtos”, pontua Rodrigues, acrescentando que estão previstos, ainda, atendimentos individuais com 10 empresas locais de acessórios, moda, confecção, jóias, artesanato, confeitaria, entre outros, entre maio e agosto deste ano.

Reconhecer para desenvolver o polo

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que reconhecer marcas e identidades são formas de valorizar a história e projetar o futuro. “Por isso, apostamos no estudo ‘Iconografia Local’, cujo resultado é um livro de mais de 100 páginas que mostra as dimensões da cultura santa-mariense, bem como a sua arquitetura, economia, história e cotidiano”, comenta. Segundo Silvana, o estudo contribui para impulsionar a Economia Criativa. Os impactos serão muitos, como no Turismo e no fortalecimento do desenvolvimento regional, já que o trabalho apresenta os principais elementos encontrados no que chamamos de coração do Rio Grande”, diz a executiva, ressaltando que a partir da pesquisa empresários locais ou até mesmo designers de todos os cantos do País estarão mais inspirados para criar coleções e produtos estimulados pela iconografia.

Pura inspiração

Coordenador da pesquisa, Rodrigues destaca que a cidade está rodeada por montes, com um bioma de transição, onde as planícies da Pampa e sua biodiversidade encontram o bioma da Mata Atlântica, criando um ambiente natural, diverso, rico em vegetação, animais, cores e texturas únicas. “Em seu solo, temos um testemunho da pré-história. Essa diversidade também está representada pela grande maioria das etnias que ocuparam seu território ao longo da história. Isso reflete na sua economia, por meio da pecuária, do arroz, da soja, das plantações de hortifrutis, e a nova aposta, a noz pecã. Tudo isso é pura inspiração”, comenta o criativo.

Entre os temas que são encontrados na publicação, estão Paleontologia, Bioma, Agricultura, Gastronomia, Fé, Vila Belga, Artesanato, Arquitetura, entre outros.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/04/2024 0 Comentários 431 Visualizações
Cultura

Caminhada Pelos Caminhos da Colônia em Dois Irmãos celebra bicentenário da imigração alemã no Brasil

Por Jonathan da Silva 09/04/2024
Por Jonathan da Silva

170 pessoas participaram da 21ª edição da Durch die Strassen der Kolonie (Caminhada Pelos Caminhos da Colônia) no último fim de semana, nos dias 6 e 7 de abril, em Dois Irmãos. O evento fez parte da celebração do bicentenário da imigração alemã no Brasil. A caminhada de 50 km destacou locais históricos, como as casas enxaimel, os antigos salões de baile e armazéns em localidades onde ainda se preserva o dialeto alemão Hunsrück.

O prefeito Jerri Meneghetti (PP), o vice-prefeito Juarez Stein, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Eronildo Pereira da Silva, a vereadora Celina Christóvão (MDB), que também esteve como técnica de enfermagem na ambulância de apoio nos dois dias de caminhada, estiveram presentes na largada do evento, na Praça do Imigrante. “Muito obrigado a cada um de vocês que está participando e acredita nessa grande caminhada. A cada edição, a caminhada proporciona experiências maravilhosas e cada vez melhores para os amantes da natureza”, destacou o prefeito, que também desejou boa caminhada aos presentes.

De acordo com o professor do Departamento de Desporto, Astério Mombach, 170 pessoas se inscreveram para percorrer os 50 km que passavam diversas localidades de Morro Reuter, Sapiranga e Dois Irmãos.

No primeiro dia, sem chuvas, a Comunidade Católica São Nicolau do Walachai recebeu os caminhantes ao meio-dia, oferecendo um local para descanso e servindo pão com salsichão. À noite, os caminhantes foram acolhidos pela Comunidade Evangélica da Comunidade da Fazenda Padre Eterno, desfrutando de jantar, pernoite e animação musical alemã. “Esse momento revelou que a caminhada vai além do exercício físico, proporcionando também encontros culturais e motivacionais. Essa interação revelou que muitos participantes aguardam ansiosamente pelo evento não apenas pela atividade física, mas também pelos aspectos gastronômicos, culturais, turísticos, danças e músicas, além da própria camiseta do evento, que se tornou um símbolo de participação”, destacou Mombach.

No segundo dia, com uma etapa de 23 km, alguns participantes decidiram retornar a Dois Irmãos devido à chuva matinal. No entanto, com a pausa das chuvas, o restante das pessoas concluiu a jornada brindando na Praça do Imigrante com copos de chopp da Hunsrück ou spritzbier (bebida gaseificada) do Colha e Pague Altes Haus de Alcindo Berlitz , em homenagem à história da cidade, antes conhecida como Baumschneis, e aos 200 anos da imigração alemã. “A jornada de longa distância não só desafia o corpo, mas também a mente e o espírito, levando os participantes a se conectarem mais profundamente consigo mesmos e com a natureza ao seu redor. O evento, portanto, não é apenas uma experiência física, mas também um momento de integração com diferentes culturas, realidades e espaços coletivos, enriquecendo a jornada de cada participante”, fechou Mombach.

A XXI Durch die Strassen der Kolonie, a Caminhada Pelos Caminhos da Colônia faz parte do calendário oficial de eventos de Dois Irmãos é organizada pelo Departamento de Desporto e conta com o apoio do Sicoob MaxiCrédito – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, Grupo Wendling Transportes, Cervejaria Hunsrück, ANP – Auto Nova Petrópolis, Calçados Wirth e integra os eventos da região do Vale Germânico e da Rota Romântica.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/04/2024 0 Comentários 462 Visualizações
Cultura

Interventura Urbana e Old São Leopoldo realizam primeira edição da Walk Tour São Léo em 2024

Por Jonathan da Silva 04/04/2024
Por Jonathan da Silva

Na abertura de 2024, neste sábado, 6 de abril, Interventura Urbana e Old São Leopoldo trazem um novo roteiro para a primeira Walk Tour São Léo do ano. Os destaques serão os prédios no entorno da Praça do Imigrante e da Praça Tiradentes. A caminhada contará com visitas ao pátio do Casarão Blauth (atual Semmam), Museu do Rio, Igreja Matriz e Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Duas opções de horários estão abertas: pela manhã, das 9h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 17h.

O objetivo do evento é explorar o máximo do próprio trajeto, aproveitando para contar histórias de prédios que muitas vezes não entram nos roteiros turísticos. No entorno dessa região existem dois bens tombados pelo Iphae (o prédio da Câmara de Vereadores e a ponte 25 de Julho) e um grande número de imóveis protegidos pelo órgão de proteção do patrimônio de São Leopoldo.

Câmara de Vereadores de São Leopoldo

Segundo o idealizador do perfil Old São Leopoldo e condutor do Walk Tour, Mateus do Nascimento, caminhadas por essa região do centro são um passo a mais para trazer de volta a notoriedade destes pontos importantes da cidade, que, pela insegurança ou desconhecimento da sua existência, acabam não sendo tão frequentados.

O objetivo da Interventura Urbana, dirigida pela arquiteta Júlia Rolim, é enriquecer o turismo na cidade e trazer um novo olhar sobre lugares que já estão no cotidiano, ajudando também a gerar o sentimento de pertencimento e valorização em relação ao patrimônio da cidade.

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Para esta edição, a Walk Tour conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira e apoio da Imobiliária São Luiz, Majestic Drinks, Beth Renz Imprensa e Relacionamento, Estúdio Ver e Prefeitura de São Leopoldo.

O investimento para participar é de R$20. Ao final do evento, cada participante ganhará um voucher para degustar um drink oferecido pelo Majestic Drinks, apoiador da Walk Tour. Também ao final da caminhada, haverá sorteio de cartões postais oferecidos pelo Estúdio Ver.

Serviço

O quê: Walk Tour – Centro Histórico de São Leopoldo
Quando: Sábado, 6 de abril – 9h às 11h – 14h às 16h
Ponto de partida: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Av Dom João Becker, 491 – Centro
Valor: R$20,00
Inscrições: https://forms.gle/HCWPdGCi6A3ZSuvC8
Mais informações em: (51) 9990-6843

Em caso de previsão de chuva, o evento será remarcado.

Fotos: Francis Limberger/Divulgação, Mateus do Nascimento/Divulgação e Elizabeth Renz/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/04/2024 0 Comentários 645 Visualizações
Cultura

Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, reabre para visitantes neste final de semana

Por Jonathan da Silva 04/04/2024
Por Jonathan da Silva

O Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, passará novamente a estar aberto para visitação pública aos fins de semana a partir desde sábado, 6 de abril. O local estará aberto aos sábados e domingos das 13h às 17h. Os visitantes poderão acompanhar uma exposição permanente de peças do Memorial da Antiga Igreja, além da atual exposição “Antiga Igreja Matriz de São Miguel – 150 Anos”.

No dia 21 de abril, um domingo, às 18 horas, ocorrerá a abertura da Temporada Cultural 2024, com show musical. A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural está convidando o público a conhecer a história deste patrimônio cultural, que preserva uma parte importante da memória da cidade de Dois Irmãos.

O espaço fica localizado na Avenida São Miguel, 473, no Centro de Dois Irmãos. A entrada no local é gratuita.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/04/2024 0 Comentários 663 Visualizações
Ensino

UPF oferece bolsas gratuitas e com auxílio financeiro via programa Professor do Amanhã

Por Jonathan da Silva 26/02/2024
Por Jonathan da Silva

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece 100 bolsas gratuitas nos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, História, Letras – Português e Inglês e Matemática. As inscrições não têm custo e estão disponíveis no link https://www.upf.br/ingresso/professor-do-amanha até 7 de março. Os alunos selecionados receberão um auxílio financeiro mensal de R$800 durante toda a graduação. As vagas são ofertadas por meio do programa Professor do Amanhã, do governo estadual.

Para concorrer é necessário ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral, ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, com média mínima de 400 pontos.

O edital pode ser conferido no clicando aqui.

Professor do Amanhã

O programa Professor do Amanhã tem o objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do Rio Grande do Sul. As propostas da UPF foram aprovadas e o resultado final foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do Estado na sexta-feira (23).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2024 0 Comentários 676 Visualizações
Ensino

Projeto Afroletramento é lançado para professores do ensino fundamental de Gramado

Por Jonathan da Silva 21/02/2024
Por Jonathan da Silva

O lançamento do projeto Afroletramento junto aos professores dos anos iniciais e equipes pedagógicas do ensino fundamental do município de Gramado ocorreu nesta segunda-feira (19). Estiveram presentes na formação a Secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, o defensor público de Gramado, Igor Menini, e o vice-prefeito, Luia Barbacovi. O evento foi marcado por uma formação pedagógica com a temática do material didático adquirido e como utilizá-lo em sala de aula.

O vice-prefeito Luia Barbacovi esteve na abertura do evento e destacou a importância do tema, aproveitando para desejar um bom início de ano letivo às equipes. “O acolhimento e a inclusão marcam as crianças para o resto da vida e por isso esse trabalho da Educação é tão importante. Que tenhamos um bom ano de 2024”, desejou Barbacovi.

O projeto conta com a aquisição de obras literárias voltadas para alunos de 1º a 5º anos, do escritor Edergênio Negreiros Vieira, que marcou presença na formação para falar sobre Afrocentricidade, Literatura e Afroletramento.

Edergênio Negreiros Vieira participou do evento

Após isto, a professora Marina Minhote, representante da editora Inteligência Educacional, apresentou os materiais e as maneiras de como trabalhá-los com os estudantes. Marina também demonstrou a utilização da plataforma com  conteúdo digital, suporte para a prática pedagógica dos docentes.

O defensor público de Gramado, Igor Menini, destacou ser necessária a representatividade presente nesses materiais didáticos. “Este evento é um passo importante para o Termo de Cooperação de Combate à Discriminação Racial que assinamos em março de 2023. Com essa abordagem, conseguimos instruir os cidadãos para que tenham uma visão crítica e a noção da necessidade de construirmos uma sociedade justa e inclusiva”, declarou Menini.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/02/2024 1 Comentário 819 Visualizações
Cultura

Destino mais querido do Brasil ganha espaço no digital para imortalizar sua história

Por Marcel Vogt 21/07/2023
Por Marcel Vogt

Como município e destino turístico, Gramado tem quase 69 anos de história. E a Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos completou 35 anos em abril deste ano. Essa soma de vivências aproximou a empresa do projeto “Gramado Tem História”, que reúne o acervo de imagens e pesquisas da historiadora Iraci Casagrande Koppe.

Liderada atualmente por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, este patrocínio ao projeto é uma forma, também, de agradecer pelas conquistas que Gramado possibilitou à empresa. “Uma cidade só existe de verdade se há uma preocupação com a sua história. Ao mesmo tempo, a história precisa ser de conhecimento da sua comunidade e valorizada por ela”, afirma Marta Rossi. A empresária recorda a proximidade que Iraci sempre teve com ela e Silvia Zorzanello, falecida em 2010, e também fundadora da empresa.

A guardiã da memória do município

O Projeto Gramado Tem História surgiu em 2019 como uma ideia, tornando-se realidade em 2021. Há décadas, Iraci Casagrande Koppe, conhecida carinhosamente como Tia Ci, vem dedicando parte significativa do seu tempo revisitando o passado de Gramado. Junto ao projeto está sua filha, Lilian Casagrande Koppe, que auxilia a mãe a contar a história do município com postagens nas redes sociais.

A historiadora sempre teve um olhar atento aos fatos históricos, alguns deles que ela testemunhou, como a fundação da cidade, a Festa das Hortênsias, tendo sido eleita, em 1958, a 1ª rainha do evento, além disso as criações da Rossi & Zorzanello como o Festuris e o nascimento dos principais eventos da cidade, como por exemplo, o Festival de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia, entre outros.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/07/2023 0 Comentários 515 Visualizações
Cultura

Jornalista conta a jornada histórica de cidade do Vale do Taquari em novo livro

Por Marina Klein Telles 05/07/2023
Por Marina Klein Telles

Passado, presente e futuro ligados a uma cultura de pertencimento e representatividade. Essa é a essência do livro “Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul”, do jornalista Eduardo Dorneles, que conta a trajetória do município do Vale do Taquari emancipado há 31 anos.

Segundo Dorneles, a obra parte da colonização germânica da região ainda no século 19, visita momentos históricos, como o combate vitorioso dos colonos contra os maragatos na Revolução Federalista, e detalha o importante processo de emancipação no início dos anos 1990. “Além disso, o livro não tem receio de tocar em pontos que geralmente uma narrativa coletiva, ainda mais de comunidades com tradições tão fortes, prefere evitar. Por exemplo, o passado da relação dos imigrantes germânicos no Vale do Taquari com pessoas escravizadas”, explica.

Para conduzir o leitor por esse trajeto, Dorneles confabula a partir de personagens centrais na história de Santa Clara do Sul, do Vale do Taquari e de outras regiões. O objetivo é imaginar como essas pessoas, algumas com poucos registros documentais, colaboraram para o desenvolvimento da cidade. “A escolha foi por explorar o potencial da literatura e envolver o leitor. Para isso, a obra conta com um narrador e parte da jornada é compreender quem ele é”, conta.

A obra teve colaboração direta de Patrícia Schneider, Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, pesquisadores do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates. Idealizado pela administração municipal com o patrocínio da Sicredi Integração RS/MG, a obra foi desenvolvida por Dorneles em parceria com o Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia.

Segundo Sérgio Sant’Anna, diretor do Alfa, a trajetória da comunidade de Santa Clara do Sul proporcionou aos pesquisadores um rico material cultural, que inspirou Dorneles a uma narrativa por vezes eloquente, por vezes sensível e emocionante. “‘Nós não estamos sozinhos’ desvenda percursos pouco explorados na história do Rio Grande do Sul e ainda nos entrega uma rara abordagem literária, com o narrador situado em um ponto de luz ético e espiritual”, conclui.

Sobre o autor

Eduardo Dorneles é de Porto Alegre e jornalista formado pela Universidade Luterana do Brasil. Já foi premiado por produções e coberturas especiais, como o Prêmio Ari-Banrisul de Jornalismo 2017, na categoria Jornalismo Universitário Web, e o Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul 2018. Em 2020, publicou seu primeiro trabalho inteiramente ficcional, o conto “A redenção entre os joelhos”, no livro “Quarentenas: textos de uma quarentena criativa”, da editora Palavra Bordada. Através da plataforma Amazon Kindle, publicou também os contos “Dois sub-homens e um youtuber”, “Eu não gosto de pornô” e “Ninguém sente como sentia com 18 anos”.

Fotos: Aldo Lopes/divulgação | Fonte: Assessoria
05/07/2023 0 Comentários 513 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO