Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Estudantes

Projetos especiais

Estudantes de Triunfo participam de oficina natalina com material reciclável

Por Jonathan da Silva 27/11/2025
Por Jonathan da Silva

Cerca de 20 alunos dos 3º e 4º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Aranha, de Triunfo, participaram de uma oficina para confecção de enfeites natalinos utilizando garrafas plásticas nesta segunda-feira (24). A ação foi promovida pelo programa de voluntariado da Braskem e contou com atividades lúdicas voltadas especialmente para o período natalino.

Durante a atividade, os estudantes produziram enfeites natalinos a partir de garrafas plásticas e também confeccionaram suportes para plantas suculentas que receberam como presente. Cada aluno participante recebeu um kit de Natal e uma planta para decoração.

Compromisso social

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer, explicou que o voluntariado corporativo exemplifica o compromisso social da companhia. “O maior sentido de iniciativas como essa é dedicarmos tempo e atenção às pessoas, algo que está ao alcance de todos e que nos aproxima enquanto comunidade”, afirmou Fleischer.

Foto: Victória Rehm Albuquerque/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/11/2025 0 Comentários 182 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes de Nova Petrópolis lançam livro inspirado no Pequeno Príncipe

Por Jonathan da Silva 27/11/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes do Colégio Estadual Padre Werner, de Nova Petrópolis, lançaram o livro “A Geografia do Pequeno Príncipe e os 70 Anos de Nova Petrópolis” na manhã desta quarta-feira (26), na sede da escola. A obra coletiva foi produzida pela Turma 105 do 1º Ano do ensino médio após a participação em um projeto de incentivo à leitura da Biblioteca Pública Municipal.

O trabalho foi desenvolvido com orientação da professora Paula Alessandra Schoeler a partir da 4ª edição do projeto “Geografia do Pequeno Príncipe”, apresentado pela bibliotecária Susana Carrasco. A atividade conectou literatura e geografia, inspirando-se na obra de Antoine de Saint-Exupéry para despertar nos estudantes o olhar sobre sua cidade.

Impacto na educação

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), ressaltou a relevância da iniciativa. “Projetos como este fortalecem a educação e reforçam o orgulho que temos da nossa juventude”, enfatizou o chefe do executivo nova-petropolitano.

Participação da juventude

Por sua vez, o vice-prefeito, Alexandre da Silva, destacou o envolvimento dos jovens. “É inspirador ver nossos estudantes transformando conhecimento em arte e reflexão”, comentou da Silva.

Papel pedagógico

A secretária de Educação e Desporto de Nova Petrópolis, Caroline Andréia Kehl Matter, chamou atenção para o caráter pedagógico da atividade. “Esta obra mostra o quanto a escola pode ampliar horizontes quando conecta saberes e estimula a criatividade. Estou muito orgulhosa da equipe diretiva e pedagógica, e também, dos alunos”, pontuou a titular da pasta.

Satisfação entre os envolvidos

A diretora do Colégio Estadual Padre Werner, Carla Feyth, celebrou o resultado da iniciativa. “Estamos muito orgulhosos dos alunos e da equipe que tornou este projeto possível”, expressou Carla. Já a professora orientadora da atividade, Paula Alessandra Schoeler, deu ênfase o processo vivenciado pelos estudantes. “Foi uma construção coletiva muito significativa, que permitiu aos estudantes enxergarem a cidade com um novo olhar”, ponderou Paula.

Exposição internacional

Os trabalhos dos estudantes integraram a exposição “O Pequeno Príncipe” realizada em outubro na biblioteca municipal e serão encaminhados para a 54ª Exposição Internacional de Arte Infantil de Lídice 2026, na República Tcheca.

Autoridades presentes

Outras autoridades a marcarem presença no evento foram a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Iasmin Schmitt; a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco; a vice-diretora do colégio, Sabrina Barbosa; a presidente do Conselho Escolar, Cinthia Noller; as professoras orientadoras da atividade, Andriele Perufo Sarturi e Solimar Antunes Rodrigues; e a escritora local e colaboradora do livro, Gabriela Zang Braun.

Foto: Jordana Kiekow/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/11/2025 0 Comentários 215 Visualizações
Ensino

Jogos Afroindígenas animam etapa dos Jogos Escolares de Picada Café

Por Jonathan da Silva 04/11/2025
Por Jonathan da Silva

A etapa dos Jogos Escolares de Picada Café dedicada às culturas africanas e indígenas reuniu estudantes no dia 29 de outubro, no ginásio da Escola Municipal 25 de Julho. A atividade propôs a vivência de brincadeiras tradicionais, como o jogo de peteca e o cabo de guerra, que desafiaram a força, a coordenação e o espírito de equipe dos participantes.

Participaram das atividades as séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais Amiguinho, 25 de Julho e Santa Joana Francisca. No turno da tarde, foi a vez da educação infantil, que se envolveu em dinâmicas como caça ao tesouro, construção de castelos e jogos coletivos. As brincadeiras buscaram valorizar as tradições culturais afroindígenas e estimular a socialização entre os alunos.

Próximas etapas dos Jogos Escolares

A próxima fase dos Jogos Escolares de Picada Café está marcada para esta quarta-feira, 5 de novembro, no Campo da Sociedade Aliança, com as provas de atletismo, que devem reunir cerca de 420 atletas. A etapa final ocorre no dia 15 de dezembro, com as disputas de basquete. A coordenação geral do evento é da professora Rosmary Fritzen.

Resultados – Jogo de Peteca

Feminino
  • 1º – Sofia Krewer dos Santos e Lavínia Deuner (Escola 25 de Julho)
  • 2º – Thayla Enzebayeva Belmiro Galvão e Lara Vitória Dilkin Schaefer (Escola 25 de Julho)
  • 3º – Isabella Regina Desordi e Maria Eduarda dos Santos (Escola Amiguinho)
Masculino
  • 1º – Davi de Carvalho Rauber e Miguel Brugnerotto Caglioni (Escola Amiguinho)
  • 2º – Anthony Rafael Laux e Bernardo Gabriel Graminho (Escola Amiguinho)
  • 3º – Lotario Ávila Konrad e Vitor Robinson (Escola 25 de Julho)

Resultados – Cabo de Guerra

Masculino
  • 1º – Davi de Carvalho Rauber e Miguel Brugnerotto Caglioni (Escola Amiguinho)
  • 2º – Enzo Gabriel Wagner e Lucca Ramon Lamb (Escola Amiguinho)
  • 3º – Henrique Gabriel Goulart Zantut e Anthony Rafael Laux (Escola Amiguinho)
Feminino
  • 1º – Laura da Silva Dutra e Letícia Winck (Escola Santa Joana Francisca)
  • 2º – Maysa Eduarda Menin de Carvalho e Vitória Melz Lunardi (Escola Amiguinho)
  • 3º – Ana Beatriz Menezes Trindade e Maiara Luísa Utzig (Escola 25 de Julho)
Foto: Marco Dieter e colaboradores/Divulgação | Fonte: Assessoria
04/11/2025 0 Comentários 232 Visualizações
Esporte

Atletas do Colégio Mauá se destacam no Brasileiro Sub-16 de Atletismo

Por Jonathan da Silva 03/11/2025
Por Jonathan da Silva

Atletas do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, se destacaram na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16, realizado de 24 a 26 de outubro, em João Pessoa, na Paraíba. A delegação santa-cruzense voltou para casa com o vice-campeonato nos 75 metros rasos, além de classificações em finais e semifinais nas provas de velocidade e boas marcas em arremessos e lançamentos.

O principal resultado veio com o atleta Ricardo Arend Sobreiro, que conquistou o segundo lugar nacional nos 75 metros rasos. A prova contou com 95 competidores, e Ricardo avançou pelas eliminatórias, semifinal e final até garantir lugar no pódio. No feminino, Isabelle Mombach Perea foi semifinalista nos 75 metros e finalista nos 250 metros, terminando em sexto lugar.

Nas provas de campo, Maria Fernanda Hartel Susin participou do lançamento de disco e do arremesso de peso, alcançando a 20ª colocação em ambas as modalidades. Já no masculino, Otávio Felippi Tessele ficou em 13º lugar no lançamento de disco e em 7º no arremesso de peso.

Avaliação e projeção

A treinadora Emilia Dopke destacou a performance dos atletas e o potencial de crescimento da equipe. “Em uma prova muito concorrida, com 95 atletas inscritos, o Ricardo entrou como promessa de medalha, confirmada após três tiros (eliminatórias, semifinal e final). A Isabelle foi semifinalista nos 75 m e finalista nos 250 m (6º lugar). E, nas provas de campo, tivemos a Maria Fernanda na 20ª colocação no disco e no peso, e o Otávio em 13º no disco e 7º no peso”, explicou Emilia.

A técnica também ressaltou o futuro promissor dos jovens atletas. “Isabelle e Otávio possuem mais um ano nesta categoria e tornam-se jovens promessas de medalha para o próximo campeonato”, afirmou Emilia Dopke.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/11/2025 0 Comentários 268 Visualizações
Cultura

Estudantes de Nova Petrópolis apresentam show de patinação artística

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

Realizado por estudantes de Nova Petrópolis, o show de patinação “Encantos Sobre Rodas – Um Espetáculo de Integração” será atração na cidade no dia 14 de novembro, às 19h30min, no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann. A apresentação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto em parceria com o Grupo Gyru’s, terá entrada gratuita e reunirá crianças e jovens que participam das oficinas de patinação artística oferecidas no contraturno e no turno integral da rede municipal.

O espetáculo tem como foco a valorização dos alunos que desenvolvem a expressão corporal e a cultura do movimento sobre rodas. A iniciativa busca promover integração entre os participantes e aproximar a comunidade das atividades realizadas ao longo do ano nas escolas do município.

Participação de grupo convidado

Além das apresentações dos estudantes de Nova Petrópolis, o evento contará com a participação de um grupo de patinação do município de Vale Real, integrante do Projeto Semear, que também trabalha a modalidade artística como ferramenta de formação e convivência entre crianças e jovens.

Serviço

  • O quê: Show de patinação “Encantos Sobre Rodas – Um Espetáculo de Integração”
  • Quando: 14 de novembro, às 19h30min
  • Onde: Ginásio da Escola Municipal Otto Hoffmann – Rua Berlim, 70, Bairro Pousada da Neve, Nova Petrópolis
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
28/10/2025 0 Comentários 253 Visualizações
Ensino

Estudantes de Campo Bom se destacam em eventos científicos na capital

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes da rede municipal de Campo Bom participaram, entre os dias 22 e 24 de outubro, do 20º Salão UFRGS Jovem e de atividades científicas na PUC-RS, em Porto Alegre. As apresentações envolveram pesquisas realizadas ao longo do ano letivo e resultaram em premiação para um dos projetos, destacando o trabalho desenvolvido nas escolas do município.

Participação da EMEF Rui Barbosa

Na quinta-feira (23), alunos da EMEF Rui Barbosa estiveram no Salão UFRGS Jovem, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os estudantes Mateus Vigano, Mariana Flach e Gabriel Kappler, da turma 93, apresentaram o trabalho “Natureza Educadora: a Magia das Salas Verdes na Aprendizagem”. Já os alunos Guilherme Kehl, João Stein, Emilly Caetano, Laura Reis e Laura Keller, da turma 82, expuseram o projeto “Cuidando de quem Cuida de Nós: Como Está a Saúde Mental dos Profissionais da Educação?”. Ambos os grupos compartilharam dados e resultados obtidos durante o ano.

Premiação em Ciências Humanas

O projeto da turma 82 recebeu o reconhecimento como Projeto Destaque na área de Ciências Humanas, em premiação realizada na sexta-feira (24), no Salão de Atos da UFRGS. O trabalho aborda a saúde mental dos profissionais da educação e discute formas de valorização e cuidado no ambiente escolar.

Pesquisas da EMEF CEI

Na quarta-feira (22), estudantes da EMEF CEI também participaram do Salão UFRGS Jovem. O trabalho “A influência da Lei 15.100/25 na dinâmica educacional: desafios e perspectivas”, desenvolvido pelos alunos Júlia Fernanda Wink dos Santos, Cainã Gabriel da Silva e Luiza Manuella Biondo Luz, sob orientação do professor Rafael Geossling Cardoso, analisou os impactos da legislação que proíbe o uso de celulares em sala de aula.

Outro grupo da escola, formado pelos estudantes Asafe Tosseto de Mello, Lívia Schilling, Rafaella Correa de Andrade e Sofia Mariana Ganzer Martin, orientado pela professora Rebeca Cavalcante Lopes, apresentou o projeto “Disseminando o Bem Viver: Cuidando do Rio dos Sinos”. A pesquisa propõe ações de conscientização sobre preservação ambiental e a importância da responsabilidade coletiva. O trabalho também foi exposto no Espaço Jovem Cientista da PUC-RS, na sexta-feira (24).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2025 0 Comentários 252 Visualizações
Variedades

Vale do Sol vence a primeira Gincana Regional do Cisvale

Por Jonathan da Silva 28/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Escola Municipal Willibaldo Michel, da localidade de Alto Castelhano, em Vale do Sol, conquistou o primeiro lugar na Gincana Regional do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), encerrada na sexta-feira (24), em Vera Cruz. A competição, que reuniu 15 equipes de diferentes municípios, integrou as comemorações dos 20 anos do consórcio e teve como foco a educação ambiental e o trabalho cooperativo entre as escolas da região.

Localizada a 17 quilômetros do centro de Vale do Sol, a Escola Willibaldo Michel se destacou pela constância e engajamento nas dez tarefas da gincana, que envolveram ações de sustentabilidade e valorização do trabalho consorciado. De acordo com a secretária da instituição, Ana Victoria Sehnem Arévalo, o resultado reflete o esforço coletivo de alunos e professores. “Foi difícil, mas houve engajamento coletivo. O mais importante é a união de todos os estudantes”, afirmou Ana Victoria, ressaltando a representatividade de uma escola do campo em um evento regional.

Na última etapa, que definiu os vencedores, as equipes participaram de um quiz com 60 perguntas sobre meio ambiente e a história do Cisvale. Com 364 pontos, a equipe Encantar, da Willibaldo Michel, garantiu a liderança, seguida pelas escolas Francisco Antônio de Borba Filho, de Passo do Sobrado, e Walter Dreyer, da localidade de Ferraz, em Vera Cruz.

Educação e consciência ambiental

Para o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB), o evento foi uma celebração da criatividade e da consciência ambiental dos estudantes. “Vi que existe muita criatividade por parte de todos vocês. Acima de qualquer coisa, todos são vencedores, e o meio ambiente sai com um benefício real, resultado de muitas tarefas cumpridas. Que possamos levar o principal ponto que é a conscientização de vocês, que são o futuro desta sociedade”, destacou o dirigente.

A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, também enfatizou o envolvimento das escolas e o entusiasmo dos alunos em cada etapa da gincana. “A cada tarefa, vimos o brilho no olhar de quem acredita na força da educação e no poder da cooperação. Esse entusiasmo é o que nos motiva a seguir promovendo ações que unem os municípios e despertam consciência ambiental nas novas gerações”, afirmou Léa.

Parcerias e apoio regional

O encerramento da gincana contou com a presença de representantes de instituições parceiras da Agenda Ambiental Cisvale 2030. O presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, destacou o papel dos jovens na construção de um futuro sustentável. “O futuro sustentável depende de atitudes que começam na sala de aula e se multiplicam nas comunidades. Ver essa energia e essa vontade de aprender nos enche de esperança”, comentou Petry.

O diretor dos cursos presenciais da Faculdade Dom Alberto, Diogo Durigon, ressaltou o valor da educação como instrumento de transformação. “Quando a educação desperta curiosidade, o resultado é o desenvolvimento. É por isso que a Dom Alberto acredita em parcerias que ampliam horizontes e aproximam os jovens do conhecimento”, pontuou Durigon.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) também participou da avaliação das tarefas.  A Gincana Regional do Cisvale teve patrocínio do Sicredi Vale do Rio Pardo, da Faculdade Dom Alberto, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e da Mercur, além do apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, do Grupo Arauto e da Nascimento Marketing de Conteúdo e Mídias.

Foto: Rodrigo Nascimento/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/10/2025 0 Comentários 324 Visualizações
Cidades

Emprega Novo Hamburgo Jovem mobiliza quase 2 mil estudantes em escolas da cidade

Por Jonathan da Silva 24/10/2025
Por Jonathan da Silva

O Emprega Novo Hamburgo Jovem encerrou sua quarta edição com a participação de quase 2 mil estudantes entre 14 e 24 anos. Realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, o programa percorreu escolas municipais e estaduais oferecendo palestras, oficinas, qualificação e oportunidades de emprego. A ação, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo em parceria com a FGTAS/Sine, teve como objetivo aproximar os jovens do mercado de trabalho e fortalecer as políticas municipais voltadas à juventude e à empregabilidade.

A programação ocorreu nas escolas EMEB Arnaldo Grin, EMEB Adolfina Diefenthaler, Senador Alberto Pasqualini e 25 de Julho, em diferentes bairros do município. Durante quatro dias, os participantes receberam orientações sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, competências técnicas e socioemocionais, além de conhecer programas de aprendizagem e cursos profissionalizantes.

Compromisso com a juventude

O prefeito Gustavo Finck (PP) destacou que o projeto representa um investimento direto no futuro da cidade. “O Emprega Jovem é sobre abrir portas e mostrar que há espaço para quem quer aprender, crescer e contribuir. É assim que transformamos oportunidades em realizações”, afirmou o chefe do executivo hamburguense.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Novo Hamburgo, Daiana Monzon, ressaltou o papel do programa como um instrumento de inclusão e incentivo. Segundo Daiana, o objetivo é inspirar os jovens a acreditar em seu potencial e a enxergar o mercado de trabalho como um espaço acessível. “Queremos que saibam que as empresas locais estão prontas para recebê-los e valorizar suas contribuições”, destacou a titular da pasta.

Novas perspectivas profissionais

Entre os participantes, a experiência foi recebida com entusiasmo. Tamyris Amaral, estudante do 3º ano da Escola 25 de Julho, afirmou que o evento trouxe uma nova visão sobre o futuro profissional. “Assistimos a uma palestra muito relevante sobre a importância da informação para a inserção no mercado de trabalho. Foi bom sentir que olham pra gente de verdade — isso dá mais confiança”, contou a jovem.

O colega de turma, Lucas Ribeiro, também avaliou positivamente a ação. “Recebemos orientações detalhadas sobre como encarar o mundo do trabalho e muitas dicas para o futuro. Foi a primeira vez que muitos de nós enxergamos o mercado como um caminho real”, afirmou o estudante.

Rede de parcerias

Participaram do projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas Vale Germânico), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL NH), a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Asbem) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Estância Velha, Campo Bom e Dois Irmãos (ACI NH/EV/CB/DI).

Foto: Jaime Freitas/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
24/10/2025 0 Comentários 262 Visualizações
Projetos especiais

Estudantes de Novo Hamburgo em vulnerabilidade recebem doação de calçados

Por Jonathan da Silva 23/10/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes da rede municipal de Novo Hamburgo em situação de vulnerabilidade social começarão a receber calçados doados durante a Fimec 2025. A entrega será realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) e de Educação (SMED). Uma passagem simbólica de cerca de 200 pares ocorreu na quarta-feira (22), em frente ao Centro Administrativo Leopoldo Petry, marcando o início da distribuição nas escolas do município.

Antes mesmo da entrega à Educação, parte dos calçados já havia sido destinada a abrigos e famílias cadastradas pela SDSH, beneficiando especialmente crianças e idosos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Novo Hamburgo, Juciane Saul, a iniciativa reforça o vínculo entre a comunidade e o poder público. “Cada gesto de solidariedade fortalece o cuidado com quem mais precisa e aproxima a comunidade do Poder Público”, afirmou a titular da pasta.

Parceria entre secretarias

O secretário de Educação de Novo Hamburgo, André da Silva, destacou o impacto da ação para os alunos da rede municipal. “Quando as secretarias se apoiam, quem ganha é a comunidade — especialmente nossas crianças”, destacou o titular da pasta ao receber os calçados que serão destinados às escolas. Entre os pares estão modelos infantis, esportivos, scarpins, sapatos profissionais e chuteiras.

Origem das doações

Os calçados foram produzidos na Fábrica Conceito, projeto realizado durante a Fimec. A iniciativa, única no mundo, apresenta ao público o processo completo de fabricação de calçados em tempo real, com uso de tecnologias e materiais da indústria calçadista. O projeto é desenvolvido pela Fenac, pelo IBTeC e pela Coelho Assessoria Empresarial.

Foto: Adriana Seibert/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/10/2025 0 Comentários 268 Visualizações
Projetos especiais

Braskem reforça integração com universidades por meio de programa de visitas técnicas

Por Jonathan da Silva 22/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Braskem realizou, no final de setembro, mais uma edição do seu Programa de Visitas no Polo Petroquímico de Triunfo, iniciativa que tem o objetivo de aproximar estudantes do ambiente industrial e apresentar as oportunidades de carreira na cadeia petroquímica. Participaram da atividade alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

O programa é uma das ações que fortalecem o vínculo histórico da companhia com universidades, escolas técnicas e centros de formação acadêmica do estado. As visitas costumam reunir grupos de até cem estudantes, que têm a oportunidade de conhecer o funcionamento das unidades e as áreas de atuação profissional dentro da empresa.

Durante a visita, os participantes acompanharam explicações sobre processos produtivos, tecnologias e políticas de saúde, segurança e meio ambiente da Braskem. O roteiro incluiu ainda um tour por unidades operacionais, como a planta de Eteno Renovável — inaugurada em 2010 e considerada um marco na liderança global da empresa em biopolímeros — e o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o maior da companhia no mundo, com seis mil metros quadrados de área e laboratórios dedicados ao desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Foco em oportunidades de carreira

Além de apresentar a estrutura industrial, os encontros também funcionam como um espaço de diálogo sobre o programa de Estágio da Braskem, voltado a estudantes do ensino técnico e superior interessados em ingressar na área petroquímica.

De acordo com a especialista em Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Vick Martinez, o Programa de Visitas reforça o compromisso da companhia em estreitar laços com o meio acadêmico. “A cadeia petroquímica reúne um leque muito diverso de profissionais e áreas que fazem dela uma grande referência para quem busca ingressar na área. Manter uma relação aberta com as comunidades locais é algo que está na essência do nosso trabalho e com o público acadêmico isso não é diferente”, afirmou Vick.

Foto: Braskem/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/10/2025 0 Comentários 373 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO