Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Estudantes

Projetos especiais

CMPC doa 500 mil cadernos a estudantes da rede pública gaúcha

Por Jonathan da Silva 21/10/2025
Por Jonathan da Silva

A CMPC iniciou neste mês de outubro a doação de 500 mil cadernos para estudantes das redes municipais e estaduais de ensino de 65 municípios do Rio Grande do Sul. A ação faz parte do projeto Escrevendo o Futuro, realizado pela companhia com apoio das secretarias municipais de Educação, e se estenderá pelos próximos meses nas regiões onde a empresa mantém operações florestais, industriais e portuárias.

A iniciativa, criada na década de 1990, já contribuiu para a formação de cerca de 8 milhões de alunos gaúchos. Neste ano, serão contempladas as cidades de Santana do Livramento, São Francisco de Assis, Itaqui, São Borja, Maçambará, Manoel Viana, Alegrete, Cacequi, Unistalda, Rosário do Sul, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, São Sepé, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Canguçu, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Dom Feliciano, São Jerônimo, Butiá, Rio Pardo, Minas do Leão, Amaral Ferrador, Balneário Pinhal, Camaquã, Capivari do Sul, Cerro Grande do Sul, Cristal, Cidreira, Barra do Ribeiro, Guaíba, Osório, Palmares do Sul, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Tapes, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel, Arroio dos Ratos, Triunfo, Barrão do Triunfo, Charqueadas, General Câmara, Pedras Altas, Pedro Osório, Candiota, Pinheiro Machado, Piratini, Herval, Rio Grande, Bagé, Arroio Grande, Jaguarão, Hulha Negra, Cerrito, Capão do Leão, Aceguá, Santa Vitória do Palmar e Pelotas.

A CMPC destaca que o objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento educacional em comunidades onde a empresa atua.

Compromisso com a educação

Segundo o diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda, o Escrevendo o Futuro representa um compromisso contínuo da empresa com a educação. “Este projeto é a materialização de tudo que acreditamos e que nos enche de orgulho. Por isso, acontece há mais de três décadas e faz a diferença na educação de diversos municípios gaúchos onde a CMPC está inserida. Esperamos que essas doações abram caminhos para o desenvolvimento de crianças e jovens”, afirma Lacerda.

O que é a CMPC

A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua nos segmentos de celulose, itens de higiene pessoal e embalagens. Presente no Brasil desde 2009, a companhia mantém operações em sete estados e possui mais de 25 mil colaboradores em nove países da América Latina. Em 2024, foi reconhecida pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade como a Empresa Florestal Mais Sustentável do Mundo e recebeu o Prêmio PMI Awards de Projeto do Ano de Engenharia, Construção e Infraestrutura. Outras informações estão disponíveis no site cmpcbrasil.com.br.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
21/10/2025 0 Comentários 284 Visualizações
Ensino

Smed abre período de rematrículas e inscrições para ano letivo de 2026 em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 14/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Novo Hamburgo abre, entre os dias 15 e 24 de outubro, o período de rematrículas para estudantes da rede municipal de ensino. O processo deve ser realizado presencialmente nas próprias escolas e é obrigatório para garantir a vaga do aluno no ano letivo de 2026. Durante o período de rematrícula, os responsáveis precisam comparecer à escola onde o estudante está matriculado, levando os documentos necessários para a atualização cadastral.

O secretário de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, explica que a presença da família é indispensável. “A rematrícula é obrigatória e feita de forma presencial, pois é nesse momento que a escola confirma a permanência do aluno e atualiza as informações junto à família”, afirmou o titular da pasta.

Para efetuar a rematrícula, é preciso apresentar a declaração vacinal emitida pelo posto de saúde de referência da família e um comprovante de endereço atualizado. Caso o comprovante não esteja em nome do responsável, deve ser entregue uma declaração de endereço.

Inscrições para novos alunos

Após o término do período de rematrículas, será aberto o edital para inscrições de novos alunos em creche, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo de inscrições será de 3 a 14 de novembro.

As inscrições poderão ser feitas na Central de Vagas, localizada no 1º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na escola municipal mais próxima ou pelo Portal da Educação, no endereço novohamburgo.rs.gov.br/smed. As matrículas dos novos estudantes ocorrerão entre os dias 6 e 12 de dezembro, também de forma presencial nas unidades escolares, após a divulgação dos selecionados.

Documentos exigidos para matrícula

  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia);
  • Declaração vacinal fornecida pelo posto de saúde de referência;
  • Cartão do SUS da criança (original e cópia);
  • Comprovante de residência atualizado, emitido nos últimos 90 dias, em nome dos pais ou responsáveis legais (original e cópia). São aceitas contas de água, luz, gás, telefone, faturas de cartão de crédito, contratos de aluguel com assinaturas, declaração de imposto de renda de 2024, entre outros. Caso o comprovante esteja em nome de terceiro, deve ser anexada a Declaração de Endereço preenchida a próprio punho;
  • Comprovante de trabalho e renda do pai, da mãe ou do responsável legal, referente ao último mês (documento original e cópia). Para trabalho informal, é necessário anexar a Declaração de Trabalho Informal. Para matrículas a partir dos 4 anos, não é exigida a comprovação de renda;
  • No caso de criança com deficiência, é necessário apresentar laudo médico emitido há menos de 90 dias, detalhando o tipo de deficiência e eventuais restrições (original e cópia);
  • Comprovante de benefício do Programa Bolsa Família (original e cópia), quando aplicável;
  • Declaração de atendimento pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quando for o caso (original e cópia).
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
14/10/2025 0 Comentários 356 Visualizações
Projetos especiais

Com foco em profissões e habilidades do futuro, Feirarte ocorre em Novo Hamburgo na terça

Por Jonathan da Silva 06/10/2025
Por Jonathan da Silva

A Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (asBem) realiza nesta terça-feira, 7 de outubro, a 20ª edição da Feirarte, em Novo Hamburgo. O evento acontece na sede da instituição, localizada na Rua Machado de Assis, 776, com atividades abertas ao público das 9h às 11h e das 14h às 16h. Neste ano, a mostra tem como tema “Profissões e Habilidades do Futuro” e apresenta trabalhos desenvolvidos pelos alunos da entidade.

A Feirarte chega à sua 20ª edição com o objetivo de valorizar o aprendizado e a criatividade dos jovens atendidos pela asBem. A iniciativa busca aproximar a comunidade do trabalho realizado pela instituição, além de incentivar os estudantes a refletirem sobre o mercado de trabalho e as competências necessárias para o futuro.

Durante o evento, os visitantes poderão conferir produções artísticas e projetos elaborados pelos participantes dos programas socioeducativos. A proposta integra arte, tecnologia e inovação, estimulando o protagonismo dos adolescentes em temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Compromisso com a formação dos jovens

A asBem atua há décadas em Novo Hamburgo com foco na formação cidadã e no bem-estar de crianças e adolescentes. Por meio de atividades educativas, culturais e de convivência, a instituição busca contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço

  • O quê: 20ª Feirarte – Profissões e Habilidades do Futuro
  • Quando: terça-feira, 7 de outubro de 2025, das 9h às 11h e das 14h às 16h
  • Onde: Rua Machado de Assis, 776, Novo Hamburgo
  • Quanto: entrada gratuita
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
06/10/2025 0 Comentários 318 Visualizações
Projetos especiais

Estância Velha lança projeto Defesa Civil na Escola

Por Jonathan da Silva 01/10/2025
Por Jonathan da Silva

O projeto “Defesa Civil na Escola: Educação Resiliente” foi lançado pela Prefeitura de Estância Velha nesta terça-feira (30), no auditório do Senai. A iniciativa, que tem como objetivo aproximar a comunidade escolar dos temas de prevenção, resposta e conscientização sobre desastres naturais e emergências, é conduzida pela Defesa Civil do município em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.

O ato oficial contou com a presença do prefeito Diego Francisco (PSD), do vice-prefeito Airton Haag, de secretários municipais e de alunos das escolas Selvino Ritter e Germano Dauernheimer. Também integrou a programação a participação do Colégio São José, de Roca Sales, que apresentou a peça teatral “Sintonia de Memórias”, criada em 2024 e coordenada pela professora Evelise Mesacasa, refletindo sobre a enchente vivida no ano passado.

Formação de cidadãos preparados

Segundo o chefe da Defesa Civil de Estância Velha, Kairo Campos, o projeto busca preparar os estudantes para lidar com adversidades. “Com este projeto, queremos formar cidadãos mais preparados e conscientes, capazes de agir com responsabilidade diante das adversidades. A educação é a base para construir comunidades mais resilientes e seguras”, afirmou Campos.

A secretária de Educação e Cultura de Estância Velha, Cristiane Spohr, reforçou, por sua vez, a relevância da proposta para o ambiente escolar. “Com certeza o projeto será de suma importância para preparar os nossos alunos para enfrentar qualquer eventual dificuldade e situações de risco, tanto na escola quanto nas suas casas”, comentou a titular da pasta.

Objetivos e próximos passos

Entre os objetivos do projeto estão a educação dos alunos para prevenção e resposta a desastres, o desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe, além da conscientização sobre o papel da defesa civil na comunidade. De acordo com Kairo Campos, já está em planejamento uma reunião pedagógica para definir o calendário de atividades nas escolas e iniciar oficialmente as ações. “Queremos que os nossos estudantes aprendam a perceber pequenos riscos e como preveni-los”, destacou o chefe da Defesa Civil.

Foto: Vitória Constante/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/10/2025 0 Comentários 272 Visualizações
Ensino

Estudantes de Morro Reuter garantem vaga em campeonato internacional de robótica

Por Jonathan da Silva 30/09/2025
Por Jonathan da Silva

Duas equipes de estudantes de Morro Reuter foram classificadas nesta semana para o Campeonato Internacional de Robótica a Distância (Cirdi), que será realizado durante a Mostratec, entre os dias 27 e 31 de outubro, em Novo Hamburgo. A conquista ocorreu após a etapa municipal do Campeonato de Robótica Educacional, que reuniu oito equipes de alunos do 4º ao 7º ano das escolas municipais, em disputas nas modalidades Sumô de Robôs e Cirdi – Cidade Leitora.

O evento local, promovido pela EJR Robótica Educacional, equipe Cirdi e Secretaria Municipal de Educação e Desporto, com apoio da RBT Internet, teve como objetivo estimular o aprendizado de programação, lógica e trabalho em equipe. As atividades foram desenvolvidas de forma colaborativa, proporcionando aos estudantes contato prático com a robótica educacional.

Classificação das equipes

A equipe Ruibot, da EMEIEF Rui Barbosa, conquistou o primeiro lugar, somando 1.210 pontos. Já a equipe 7º Ano, da EMEIEF Professor Edvino Bervian, ficou em segundo lugar, com 1.040 pontos. Ambas representarão Morro Reuter no campeonato internacional.

Próximos passos

Com a classificação, os estudantes agora se preparam para competir no Cirdi, que ocorre em paralelo à Mostratec, feira de ciência e tecnologia que reúne projetos de diversos países. A participação no evento coloca os alunos em contato com experiências internacionais e amplia as possibilidades de aprendizado na área de inovação.

Foto: Daniela Moraes/PMMR/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/09/2025 0 Comentários 287 Visualizações
Projetos especiais

Escola de Novo Hamburgo ganha minifloresta com 100 mudas

Por Jonathan da Silva 26/09/2025
Por Jonathan da Silva

Alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, realizaram o plantio de uma minifloresta urbana no pátio da instituição em atividade na manhã desta sexta-feira (26). A ação integra o projeto de sustentabilidade Ecogrintec, que busca transformar a escola em referência ambiental e fortalecer a educação ecológica na comunidade.

De acordo com o diretor da escola, Fernando Bertuzzi, o momento simboliza a concretização de uma meta construída ao longo dos anos. “Essa ação é a realização de um sonho de longo prazo, que finalmente conseguimos colocar em prática”, afirmou Bertuzzi.

O diretor explicou ainda que o Ecogrintec tem como objetivo aproximar a escola da proposta de ser uma “Escola Lixo Zero”, envolvendo professores, estudantes e famílias em atividades permanentes.

Sustentabilidade em prática

Além da minifloresta, o projeto contempla a compostagem de resíduos orgânicos trazidos pelos alunos, a manutenção de um viveiro de plantas, a instalação de um meliponário de abelhas sem ferrão e outras iniciativas de conscientização ambiental. Segundo Bertuzzi, a minifloresta representa uma das peças fundamentais para que a instituição se torne referência em sustentabilidade.

Plantio e participação

Foram plantadas 100 mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul, como araçá, pitangueira, guaramirim e cocão. A aluna do 8º ano, Isabella Moraes dos Santos Lindner, participou pela primeira vez da atividade. “Está sendo muito especial. Acho que essa floresta vai deixar a escola mais confortável, com mais sombra e um ar melhor para todo mundo”, comentou a estudante.

Apoio do município

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU). O secretário de Educação, André Luís da Silva, destacou o caráter coletivo da ação. “Estamos realizando aqui a concretização de um sonho antigo da comunidade escolar. Esse espaço simboliza o quanto a educação pode contribuir para a preservação ambiental, porque é dentro da escola que nasce a conscientização”, expressou o titular da pasta.

Quando as crianças levam esse aprendizado para casa, para suas famílias e para o bairro, nós criamos uma rede que multiplica cuidados com o meio ambiente. É assim que conseguimos pensar em um futuro sustentável para Novo Hamburgo”, afirmou André Luís da Silva.

Próximos passos

A expectativa é de que até o final de 2026 novas mudas sejam plantadas, ampliando a área verde da escola. O objetivo é que, ao crescer, a minifloresta se torne um espaço de convivência, aprendizado e contato direto com a natureza, consolidando os impactos positivos do Ecogrintec.

Foto: Adriana Seibert/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/09/2025 0 Comentários 294 Visualizações
Cidades

Semana do Trânsito mobiliza cerca de 800 estudantes em Montenegro

Por Jonathan da Silva 23/09/2025
Por Jonathan da Silva

A Semana Nacional do Trânsito está mobilizando cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino de Montenegro, com uma série de atividades educativas que iniciaram nesta terça-feira (23) e seguem até a sexta-feira, 29 de setembro. A iniciativa, promovida pela Prefeitura em parceria com o CFC Vida Segura, busca conscientizar crianças, motoristas e pedestres sobre a importância da responsabilidade nas ruas, com foco na redução de acidentes e mortes no trânsito.

Na manhã de terça-feira, as primeiras palestras foram realizadas em duas escolas da cidade. Às 9h, a equipe do CFC Vida Segura esteve na Escola Professora Maria Laurinda Leindecker, onde cerca de 100 alunos participaram da programação. Logo depois, outros 150 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Cinco de Maio acompanharam as atividades.

Na quinta-feira, dia 25, a programação chega à Escola Dr. José Flores Cruz, contemplando 326 alunos das turmas de Maternal e Jardim nos turnos da manhã e da tarde. Já na sexta-feira, 29, às 9h, será a vez da Escola Municipal Ana Beatriz Lemos, reunindo 200 estudantes do 1º ao 5º ano.

Blitze educativas

Além das atividades nas escolas, a mobilização inclui blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, com apoio da Guarda Municipal. Na terça-feira, às 15h, a ação acontece na Avenida Júlio Renner (Via II). Já na quarta-feira, a orientação a motoristas e pedestres acontece na Rua Ramiro Barcelos, em frente à Praça Rui Barbosa, às 9h e às 14h30min.

Prevenção de acidentes

As ações reforçam a necessidade de prevenção diante dos números nacionais de acidentes. Atualmente, cerca de 90 pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência de imprudência no trânsito, segundo dados utilizados pela campanha.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/09/2025 0 Comentários 273 Visualizações
Cidades

Estudantes de Novo Hamburgo vivenciam transporte coletivo em passeio de ônibus

Por Jonathan da Silva 23/09/2025
Por Jonathan da Silva

Para marcar o Dia do Transporte Coletivo, celebrado nesta segunda-feira (22), alunos de 3 a 6 anos da Escola de Educação Infantil Magia do Amor participaram de um passeio em ônibus da Viação Santa Clara (Visac), em Novo Hamburgo. A atividade, organizada pela escola em parceria com a Diretoria de Transporte Público (DTP) do município, proporcionou às crianças a experiência de embarcar em uma linha especial, passando pela roleta, percorrendo ruas da cidade e conhecendo a estrutura da empresa.

O grupo embarcou em frente à instituição, no bairro Pátria Nova, onde há um ponto de parada, e seguiu até a sede da Visac. Ao longo do caminho, os pequenos observaram locais da cidade pela primeira vez, aprenderam sobre o pagamento da tarifa e receberam orientações sobre segurança ao embarcar. Pais dos alunos também entraram no ônibus durante o percurso. A atividade contou ainda com a presença da personagem Fada Arco-íris, interpretada pela professora de educação ambiental Adriana Backes.

A diretora da escola, Lucy Silva, avaliou a importância da vivência. “Para eles foi incrível realizar o pagamento, passar pela roleta, conhecer a garagem dos ônibus. Demos uma volta no articulado, depois ele parou e as crianças puderam explorar o veículo de ponta a ponta, foi muito divertido”, comentou Lucy.

Buscamos sempre proporcionar experiências que fiquem na memória. Hoje foi uma dessas atividades marcantes que eles vão lembrar por muito tempo”, destacou a diretora Lucy Silva.

Participação dos organizadores

O diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), Eliseu Raimundo, acompanhou a ação. “Havia passageiros aguardando nos pontos e, durante o trajeto, foram dadas orientações sobre o uso adequado e o melhor posicionamento ao esperar o ônibus. Foi uma vivência enriquecedora, e acredito que educar começa com instruir”, pontuou Raimundo, lembrando também a coincidência da data com o Dia Mundial sem Carro.

O gerente da Visac, Fernando Silveira, ressaltou o impacto da iniciativa. “É essencial que as pessoas reconheçam o valor do transporte coletivo, e essa conscientização começa desde cedo, formando cidadãos mais conscientes”, afirmou Silveira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/09/2025 0 Comentários 304 Visualizações
Cultura

Festival de Música Estudantil de Nova Petrópolis acontece de 27 de setembro a 2 de outubro

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

O 25º Festival Municipal de Música Estudantil de Nova Petrópolis será realizado de 27 de setembro a 2 de outubro, no Auditório do Centro de Eventos do município. A programação contará com 190 apresentações de mais de 300 artistas, entre crianças, adolescentes e adultos. O evento, aberto ao público, tem início sempre às 19h, com exceção da abertura oficial no sábado, 27 de setembro, que ocorrerá às 18h com a presença de autoridades municipais. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade serrana.

Assim como em anos anteriores, o festival será dividido por categorias de acordo com a faixa escolar dos participantes, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. A partir do 6º ano do fundamental até o ensino médio, as apresentações terão caráter competitivo, com a avaliação de jurados.

Objetivos do evento

De acordo com a organização, o festival tem como propósito incentivar e promover o talento musical de estudantes de diferentes níveis de ensino, tanto da rede pública quanto da particular. A iniciativa também busca fomentar a cultura musical, promover o intercâmbio artístico-cultural e destacar a importância da música na formação humana dos alunos.

Programação

  • 27 de setembro (sábado), 18h – Educação Infantil
  • 28 de setembro (domingo), 19h – 1º Ano do Ensino Fundamental, Adulta e Universitários
  • 29 de setembro (segunda-feira), 19h – Educação Especial, 4º e 5º Ano
  • 30 de setembro (terça-feira), 19h – Bandas, 6º e 7º Ano
  • 1º de outubro (quarta-feira), 19h – Ensino Médio, 8º e 9º Ano
  • 2 de outubro (quinta-feira), 19h – 2º e 3º Ano

Organização e apoio

O evento é promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e do Departamento de Cultura, em parceria com a Associação Amigos da Cultura de Nova Petrópolis. Conta ainda com o patrocínio de Sicredi Pioneira e apoio de Pink Cats.

Foto: Prostooleh/Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
19/09/2025 0 Comentários 231 Visualizações
Ensino

Estudantes da Ulbra visitam cooperativa para vivência em medicina de suínos

Por Jonathan da Silva 19/09/2025
Por Jonathan da Silva

Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Ulbra participaram de uma visita técnica à Cooperativa de Produção Agropecuária de Nova Santa Rita (Coopan), nesta quarta-feira (17), com foco em Medicina de Suínos. A atividade teve como objetivo aproximar os alunos da realidade da produção suinícola, reforçando a importância da vivência prática na formação de médicos-veterinários preparados para os desafios sanitários, produtivos e econômicos da área.

Fundada em 1994 a partir da união de 29 famílias, a Coopan conta hoje com 80 associados trabalhadores internos e mais de 115 associados produtores de matéria-prima. Entre suas atividades estão a criação de suínos, abatedouro e agroindústria de embutidos cárneos, iniciativas que fortalecem a produção local e serviram de campo de aprendizado para os estudantes.

Integração de conhecimentos

O professor de Medicina Veterinária da Ulbra, Elisandro Santos, destacou que a atividade proporcionou aos alunos a possibilidade de acompanhar práticas de manejo sanitário e observar medidas de biosseguridade adotadas nas granjas. “Eles puderam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirmou Santos.

Embora diretamente relacionada à disciplina de Medicina de Suínos, a visita também integrou saberes de fisiologia, anatomia, microbiologia, parasitologia, patologia e clínica médica. Além dos aspectos técnicos, a experiência desenvolveu competências como diagnóstico, raciocínio epidemiológico, tomada de decisão, trabalho em equipe e visão crítica sobre biosseguridade e bem-estar animal.

Formação voltada ao mercado

Para Santos, a vivência prática aproxima os estudantes da realidade do campo e os prepara para diversas áreas de atuação. “Esse contato ajuda o aluno a compreender os problemas e soluções aplicáveis no dia a dia das granjas, tornando-o mais apto para atuar em produção, sanidade, gestão e pesquisa”, explicou o professor.

A experiência também trouxe percepções dos próprios alunos. “Essa aula prática foi muito boa, a gente gosta muito quando tem aula fora da universidade, assim a gente conhece na prática a profissão, as várias possibilidades que a profissão tem. É melhor conhecermos antes de sermos formadas, e até abre nossos olhos para possibilidades no futuro, para pensar no mercado de trabalho”, afirmou Paola Morez, aluna do nono semestre de Medicina Veterinária da Ulbra.

Estrutura da Ulbra

O curso de Medicina Veterinária da Ulbra combina uma base teórica sólida com atividades práticas desde os primeiros semestres. A instituição dispõe de hospital veterinário-escola, fazenda-escola, corpo docente qualificado e parcerias com propriedades rurais, garantindo uma formação alinhada às demandas do mercado.

Foto: Bruna Santos/Ulbra/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/09/2025 0 Comentários 301 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO