Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Expansão
Tag:

destaque1

Business

Sicredi Pioneira lança programa voltado à contratação de profissionais com 50 anos ou mais

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

Com foco em gerar novas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, a Sicredi Pioneira lançou o Geração Longevidade, programa voltado à contratação e ao desenvolvimento de pessoas com 50 anos ou mais. A iniciativa, que está com vagas abertas de 10 a 26 de junho, prevê a contratação de cinco novos colaboradores para o cargo de assistente de atendimento nas agências: Espaço Sicredi Nova Petrópolis, São Leopoldo Centro, e Vinte de Setembro, Rio Branco e Pio X em Caxias do Sul, visando ampliar a diversidade geracional dentro das equipes da cooperativa.

Atenta ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros e às diferentes necessidades do público, a cooperativa deu início a um movimento voltado à qualificação do atendimento nas agências, com foco em hospitalidade, acolhimento e autonomia, sempre com o apoio humano. Nesse contexto, além de disponibilizar produtos e serviços pensados para a longevidade, a iniciativa também abriu espaço para a contratação de colaboradores com mais de 50 anos, valorizando suas experiências, vivências de vida e o potencial de contribuição para o relacionamento com os associados, ao mesmo tempo em que promove ainda mais diversidade no quadro da cooperativa.

De acordo com a coordenadora de Pessoas e Cultura da Sicredi Pioneira, Queli Adriana Hansen, mais do que preencher cargos, o programa surge como resposta a um movimento que já vinha sendo construído internamente nos últimos anos. Desde 2023, a cooperativa vem ampliando a contratação de profissionais com mais de 50 anos e, a partir dessa experiência, identificou a oportunidade de estruturar uma iniciativa específica, com olhar direcionado para esse público. “Buscamos aprofundar nosso conhecimento sobre esse público e compreender melhor suas particularidades para, assim, estruturarmos o Geração Longevidade, com a proposta de proporcionar uma experiência mais completa para quem participa”, explica.

Para apoiar essa construção, a cooperativa conta com a parceria da Maturi, consultoria especializada e referência em empregabilidade e inclusão de profissionais com mais de 50 anos. Segundo a instituição, equipes formadas por pessoas com diferentes vivências e conhecimentos tendem a ser mais produtivas. A convivência entre gerações favorece a troca e a complementaridade de experiências, aprendizados e formas de lidar com os desafios do dia a dia.  “O programa reforça, na prática, que este é um espaço para todos e todas. Ele busca fortalecer o sentimento de pertencimento, mostrando que essas pessoas têm espaço para se desenvolver e crescer aqui”, destaca Queli.

O programa também dialoga com um cenário observado em todo o país: a busca crescente por recolocação de pessoas 50+ ou novos caminhos de desenvolvimento nessa fase da vida. Ao mesmo tempo, ainda persistem barreiras e estereótipos relacionados à idade no mercado de trabalho. “A melhor forma de transformar essa percepção é por meio do exemplo. Quando buscamos esses profissionais e realizamos um movimento intencional de convidá-los a fazer parte do time, contribuímos, na prática, para quebrar paradigmas e mostrar que esse espaço também é para eles”, enfatiza a coordenadora.

Como participar

Ao todo, serão ofertadas cinco vagas para o cargo de assistente de atendimento. Para participar do processo seletivo, é necessário ter 50 anos ou mais, ensino médio completo e conhecimentos básicos de pacote Office e informática. Formação superior e experiência em instituição financeira são considerados diferenciais. “A presença 50+ já vinha crescendo de forma natural dentro da cooperativa. O programa surge como resposta a essa mudança demográfica: esse público está mais ativo e participativo. A Sicredi Pioneira reconhece esse potencial e busca valorizar essa experiência como parte do seu propósito”, conta a assessora de Longevidade da cooperativa, Graziela Peres Queiroz Hencke.

Ela explica que, além de uma oportunidade profissional, a iniciativa carrega um impacto que vai além do ambiente de trabalho. “Mais do que emprego, essa oportunidade também representa propósito, pertencimento e confiança. É uma forma de mostrar que existe espaço para seguir aprendendo, contribuindo e se desenvolvendo em todas as fases da vida”, ressalta.

O programa é voltado a pessoas que estejam em busca de desenvolvimento e aprendizado, tenham paixão pelo relacionamento e se identifiquem com o propósito da cooperativa. Os benefícios oferecidos incluem remuneração aderente ao cargo, auxílio alimentação/refeição, plano de saúde, entre outros. Todos os benefícios estão especificados na página de inscrição da vaga. “A convivência gera complementaridade. Pessoas mais jovens trazem novas perspectivas e dinamismo, enquanto profissionais com mais experiência contribuem com repertório, equilíbrio e uma visão construída ao longo do tempo. Isso fortalece o time, melhora o ambiente e impacta positivamente na relação com os associados”, finaliza Graziela. As vagas estão disponíveis de 10 a 26 de junho por meio da plataforma Gupy. Para saber mais, acesse Geração Longevidade Sicredi Pioneira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 53 Visualizações
Variedades

Expofeira e Dança Bom Retiro começam nesta quinta-feira

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Expofeira – Feira do Empreendedorismo e o 11º Dança Bom Retiro terão início nesta quinta-feira, 11 de junho, em Bom Retiro do Sul, reunindo programação voltada à cultura, aos negócios, ao empreendedorismo e à integração regional. Os eventos serão realizados no Espaço Multiuso, junto à antiga Calçados Reifer, até domingo, dia 14. A expectativa da organização é receber mais de 30 mil visitantes ao longo da programação, impulsionada pela ampliação da estrutura, pela diversidade de atrações e pelo crescimento do festival de dança.

A abertura marca o início de uma programação que reunirá empresas, empreendedores, atrações culturais, praça de alimentação e iniciativas voltadas à geração de negócios. Nesta edição, o evento passa a ocupar pela primeira vez o Espaço Multiuso, ambiente adaptado para receber expositores, artistas e visitantes.

Nova estrutura

A mudança para o novo local está entre os fatores que motivam a expectativa de público recorde. A estrutura foi preparada para ampliar a capacidade de atendimento ao público e acomodar as diferentes atividades previstas na programação.

Foco em negócios

A Expofeira reúne expositores de diversos segmentos econômicos e busca fortalecer o empreendedorismo regional por meio da promoção de negócios e da aproximação entre empresas e consumidores.

Uma das novidades da edição é a participação de agroindústrias familiares. Um espaço específico foi destinado a nove agroindústrias e uma artesã dos vales do Taquari e Rio Pardo, ampliando a presença da agricultura familiar no evento.

Segundo a organização, a iniciativa busca incentivar a comercialização de produtos regionais e aproximar o público dos empreendimentos ligados ao meio rural.

Alcance do evento

O prefeito Celso Pazuch (PSD) afirmou que a edição deste ano representa uma nova etapa para os eventos promovidos pelo município de Bom Retiro do Sul. “Estamos iniciando uma programação que representa muito bem a capacidade de Bom Retiro do Sul de acolher as pessoas, valorizar seus talentos e estimular o desenvolvimento. Trabalhamos para oferecer uma experiência completa, reunindo cultura, empreendedorismo, lazer e integração regional em um único espaço”, ressaltou o chefe do executivo local.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Clóvis Santos, destacou o papel da feira na geração de oportunidades e no fortalecimento de relações entre expositores e visitantes. “A Expofeira é um ambiente de negócios, relacionamento e valorização das iniciativas locais e regionais. Queremos que visitantes e expositores encontrem aqui um espaço para criar vínculos, apresentar seus produtos e vivenciar tudo aquilo que Bom Retiro do Sul tem de melhor”, acrescentou o titular da pasta.

Festival reúne 1,5 mil bailarinos

Paralelamente à Expofeira, o 11º Dança Bom Retiro reúne números recordes nesta edição. Ao todo, serão apresentadas 376 coreografias assinadas por 83 coreógrafos e interpretadas por aproximadamente 1,5 mil bailarinos.

Os participantes integram 59 grupos oriundos de 20 municípios do Rio Grande do Sul, representando diferentes estilos de dança e escolas de diversas regiões do Estado.

De acordo com a secretária municipal de Educação e coordenadora-geral do evento, Aline Machado, o crescimento do festival é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das últimas edições. “O Dança Bom Retiro cresceu porque conquistou credibilidade junto aos grupos e aos profissionais da área. Receber representantes de 20 municípios demonstra a relevância que o festival alcançou e reforça o compromisso de Bom Retiro do Sul com a valorização da cultura e das expressões artísticas”, expressou Aline.

A coordenadora administrativa do 11º Dança Bom Retiro e do 2º Canta Bom Retiro, Maíra Lautert Scheeren, ressaltou a expectativa para a programação dos próximos dias. “Estamos preparados para viver uma edição histórica, com grandes apresentações, excelente participação dos grupos e uma programação pensada para valorizar cada artista que escolheu Bom Retiro do Sul para mostrar seu talento”, complementou Maíra.

Programação completa

Quinta-feira, 11 de junho
  • 10h – Abertura da Expofeira;
  • Brinquedos infláveis;
  • Espaço das agroindústrias familiares;
  • 19h – Início das apresentações do 11º Dança Bom Retiro.
Sexta-feira, 12 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Workshop com jurados convidados;
  • 17h – Espetáculo Viva a Dança – A História da Dança;
  • 18h – Apresentações do Dança Bom Retiro;
  • 23h – Show com Trio Som Brasil.
Sábado, 13 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Lançamento literário com autores bom-retirenses;
  • Workshop com jurados convidados;
  • Apresentações artísticas;
  • 18h – Apresentações do Dança Bom Retiro;
  • 21h – Show com Banda Boomerang;
  • 23h – Show com Cirilo Souza.
Domingo, 14 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Encontro de Carros Antigos;
  • Brinquedos infláveis;
  • 14h – Início do 2º Canta Bom Retiro;
  • 18h – Show com Banda Danúbio Azul.
Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Ensino

Pesquisadora da Feevale participa de um dos principais congressos de comunicação do país

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

A professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Saraí Patrícia Schmidt, participa do 35º Encontro Anual da Compós, que acontece de 9 a 12 de junho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Considerado um dos mais tradicionais eventos da área da Comunicação no Brasil, o congresso reúne pesquisadores de programas de pós-graduação de todo o país em 24 Grupos Temáticos (GTs).

Saraí atua como vice-coordenadora do Grupo Temático Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes, que reúne estudos teóricos e empíricos voltados à compreensão das relações entre os processos comunicacionais e as infâncias e juventudes contemporâneas. O grupo busca refletir sobre como agentes, dispositivos e sistemas comunicacionais influenciam a construção sociocultural dos modos de ser e estar de crianças e jovens, bem como sobre o impacto da atuação desses grupos sociais nas dinâmicas comunicacionais.

O encontro promovido pela Compós é reconhecido como um importante espaço de debate acadêmico, intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de redes de pesquisa em Comunicação.

Para a professora, a participação no evento representa uma oportunidade de compartilhar experiências desenvolvidas na Universidade Feevale e ampliar o diálogo com pesquisadores de diferentes regiões do país. “A Compós é um evento importante e permite um debate acadêmico altamente qualificado. A representatividade da Instituição na coordenação de um GT é um reconhecimento da nossa trajetória na pesquisa”, destaca.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 69 Visualizações
Business

DaColônia, Fida e Oderich compartilham suas trajetórias no 12° Encontro de Empreendedorismo

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

Três empresas gaúchas que se destacam nos seus respectivos segmentos de atuação – DaColônia, Fida e Oderich – vão compartilhar as suas jornadas durante o 12° Encontro de Empreendedorismo da ACI, que será realizado na próxima quarta-feira, 10, das 18h às 21h, no auditório da entidade, em Novo Hamburgo.

Com vagas esgotadas, o evento tem como objetivo inspirar empreendedores que estão iniciando a atividade empreendedora e também os que já estão consolidados no mercado através do compartilhamento de experiências de empresários bem-sucedidos.

Temas e palestrantes:

1 – Conflitos, glórias e legado: a vida real por trás de uma empresa familiar

Theodora Cioccari Camozzato, diretora comercial da Fida Calcário, Argamassas e Fertilizantes, mostrará como a ‘filha do chefe’ tornou-se executiva e constrói sua trajetória, como desenvolve as relações institucionais e como lidera veteranos através de gestão, respeito e resultado.

2 – Empreendendo numa empresa familiar geracional há 118 anos

Marcos Odorico Oderich, presidente do conselho de administração e diretor comercial da centenária Conservas Oderich S/A; Vinícius Oderich, gerente de logística e assessor geral de diretoria, e Thomas Oderich, gerente de marketing e de relações institucionais e Internacionais, vão mostrar como a centenária empresa supera desafios entre gerações, desenvolve uma gestão de responsabilidades e promove uma atualização constante, além de praticar uma gestão baseada em conhecimento e realizações ações de networking para manter e intensificar relações.

3 – De uma pequena produção à escala global: a construção da DaColônia

Willian Freitas, sócio-diretor da DaColônia Alimentos Naturais, destacará como foi feita a construção da empresa, de uma origem simples a uma operação em escala, as bases do crescimento estruturado, os procedimentos para tomada de decisão, a importância de construir um modelo de negócio sustentável e o processo de expansão nacional e internacional.

O evento ocorrerá no auditório da ACI (Rua Joaquim Pedro Soares, 540, em Novo Hamburgo). O investimento é de R$ 75,00 para sócio e de R$ 112,00 para não sócio. Os inscritos serão recepcionados a partir das 18h. Às 18h15min, terá início o evento e, às 21h, será realizado encerramento e iniciado coquetel de confraternização.

Informações podem ser obtidas pelo fone 51 2108.2108 ou e-mail [email protected].

Inscrições em https://www.acinh.com.br/evento/120-encontro-de-empreendedorismo

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Business

Milk Summit Mercosul 2026 será lançado no dia 14 de julho

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

Ampliando a discussão para o Mercosul, a segunda edição do Milk Summit será lançada no dia 14 de julho, no município de Ijuí (RS). A agenda terá início às 7h30min e contará com palestras, debates sobre competitividade do setor leiteiro frente à Argentina e ao Uruguai e Mercado Futuro do leite e derivados.

Celebrando o Dia Nacional do Produtor de Leite, comemorado em 12 de julho, o encontro vai reunir representantes da indústria, de cooperativas, do agronegócio, do comércio e da imprensa, prestigiando a cidade que sediará o Milk Summit Mercosul 2026, e que concentra o maior volume da produção de leite vendida para a indústria, com 741,9 milhões de litros anuais, movimentando mais de R$ 2 bilhões. “O produtor de leite é protagonista de um setor que movimenta a economia e gera empregos, e celebrar essa data em Ijuí é reconhecer a importância estratégica da atividade”, ressalta o coordenador do Milk Summit, Darlan Palharini.

O ponto alto será a apresentação da programação oficial do Milk Summit Mercosul 2026 e a abertura do período de inscrições para o evento que pretende superar os 800 participantes da primeira edição sediada no Parque de Exposições Wanderley Burmann. “Este ano estamos nos preparando para um evento maior do que o primeiro, quando o setor leiteiro já deu uma demonstração de força e tamanho ao juntar seus diferentes elos para discutir competitividade, consumo, sustentabilidade e inovação. Avançamos para uma proposta ainda mais abrangente que será apresentada oficialmente no dia 14 de julho”, assinala Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS.

O Milk Summit Mercosul 2026 é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), da Prefeitura de Ijuí, da Emater/RS-Ascar e do Impulsa Ijuí. A iniciativa conta com o apoio da Expofest Ijuí, Embrapa, FecoAgro/RS, Farsul, Fetag-RS, Fiergs, Sebrae e Conseleite RS.

Lançamento Milk Summit Mercosul 2026

Data: 14/07/2026

Horário: A partir das 7h30min

Local: Auditório do Sicredi. Rua São Cristóvão, número 30. Ijuí/RS

Inscrições: Até dia 07/07/2026, através do site: https://milksummit.hooks.com.br/inscricao/dia-do-produtor ou pelo telefone (55) 99696-1665.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Cidades

Assembleia pública da Consulta Popular 2026 acontece em São Leopoldo

Por Marina Klein Telles 10/06/2026
Por Marina Klein Telles

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) realizou, na noite da segunda-feira, 8, uma assembleia pública em São Leopoldo. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, reunindo autoridades como o presidente do Consinos e reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, e o prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco.

A Assembleia Pública Municipal integrou o processo da Consulta Popular 2026, que definirá prioridades para a aplicação de recursos do Orçamento Estadual de 2027. O evento contou com expressiva participação da comunidade, garantindo a eleição de 20 delegados que representarão o município na próxima etapa do processo.

Para José Paulo, a participação dos municípios é fundamental para fortalecer a representatividade regional e garantir que as prioridades locais sejam defendidas nas próximas etapas da Consulta Popular. “A definição das propostas é importante, mas a escolha dos delegados é decisiva para garantir uma representação forte do município nas próximas etapas. Quanto maior a participação do município, maior será sua capacidade de defender propostas que atendam aos seus interesses e às suas necessidades. Por isso, quero parabenizar São Leopoldo pela expressiva participação nesta assembleia e também pela condução do processo da Consulta Popular até este momento. É muito gratificante ver o município mobilizado e contribuindo ativamente para a construção das prioridades regionais”, destacou.

Franco destacou a importância da participação popular na definição das prioridades de investimento. “A Consulta Popular nos lembra algo fundamental: ninguém conhece melhor uma cidade do que quem vive nela. O desenvolvimento não se constrói apenas nos gabinetes. Ele nasce também nas comunidades, nas entidades, nas associações, nas escolas e em cada cidadão que decide participar”, afirmou.

A diretora da Consulta Popular da Prefeitura de São Leopoldo, Saméli Lima Schmidt, conduziu os trabalhos e ressaltou o papel do processo como instrumento de participação cidadã. Segundo ela, a Consulta Popular possibilita que a própria população contribua para a definição das áreas e projetos que receberão investimentos do orçamento estadual.

Durante a assembleia, foram escolhidas cinco propostas consideradas prioritárias pela população de São Leopoldo. As demandas contemplam áreas como cultura, defesa civil, proteção animal, segurança pública e políticas para mulheres.

A próxima etapa será a Assembleia Regional Ampliada, que acontecerá no dia 6 de julho, às 14h, na Universidade Feevale. Na ocasião, ocorrerá a definição dos projetos para a composição da cédula de votação, realizada com a votação pelos delegados eleitos nos municípios da região e pelo Conselho de Representantes do Consinos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Business

Associados da Piá aprovam pré-acordo com a Tirol, com previsão de compra e venda da marca Piá e suas submarcas

Por Marina Klein Telles 09/06/2026
Por Marina Klein Telles

A Lacticínios Tirol Ltda. recebeu a confirmação que, em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 8, os associados da Cooperativa Piá aprovaram pré-acordo com a Tirol, inserido em uma robusta estratégia empresarial e de continuidade dos negócios da cooperativa, que inclui, entre as medidas previstas, a venda da marca Piá e de suas submarcas.

A aprovação representa uma etapa importante dentro do processo de negociação, que ainda depende do cumprimento de fases e condições necessárias para a conclusão definitiva da operação. Para a Tirol, a negociação está alinhada à sua estratégia de crescimento sustentável, sempre com respeito à tradição, à qualidade e à relevância regional da marca Piá.

A Tirol reforça que a operação está sendo conduzida com responsabilidade, transparência e observância às etapas legais e negociais aplicáveis, permanecendo comprometida com a segurança jurídica do processo e com a continuidade das tratativas até sua conclusão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Business

Sebrae promove rodada de negócios para aproximar produtores de Indicações Geográficas de compradores de todo o país

Por Marina Klein Telles 09/06/2026
Por Marina Klein Telles

Produtos com origem certificada, identidade territorial e histórias ligadas às suas regiões de produção estarão no centro de uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae durante o Connection Terroirs do Brasil, em Gramado. A iniciativa reunirá cerca de 57 empresas detentoras de Indicações Geográficas (IGs) e aproximadamente 45 compradores convidados de diferentes estados brasileiros, criando oportunidades de conexão comercial e acesso a novos mercados.

A programação integra o Connection Terroirs do Brasil, evento realizado em parceria entre Sebrae e Rossi & Zorzanello, que ocorre entre os dias 10 e 13 de junho e reúne produtores, especialistas, chefs, empresários e representantes de territórios reconhecidos nacionalmente por produtos ligados à sua origem.

Segundo o analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, Jakson Luz, a rodada foi estruturada para aproximar pequenos produtores de compradores que atuam em nichos voltados a produtos diferenciados e de maior valor agregado: “O grande objetivo é conectar empresas que possuem Indicação Geográfica com compradores que valorizam autenticidade, procedência e produtos com características únicas. Estamos trazendo para Gramado representantes de empórios, restaurantes e mercados especializados que trabalham justamente com esse perfil de produto”.

A proposta ganha relevância especialmente pelo perfil dos empreendedores participantes. Grande parte das empresas ligadas às IGs são pequenos negócios que enfrentam dificuldades para acessar compradores de outras regiões do país e ampliar sua presença comercial. “A gente vem trabalhando fortemente na construção das Indicações Geográficas e agora também é momento de dar visibilidade a esses territórios e gerar oportunidades de mercado para os produtores”, acrescenta Luz.

As Indicações Geográficas identificam produtos ou serviços cuja reputação, qualidade ou características estão diretamente relacionadas ao território de origem. O reconhecimento protege tradições produtivas, fortalece a identidade regional e agrega valor aos produtos. Para o analista de agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon, as rodadas de negócios representam uma das principais ferramentas de acesso ao mercado para pequenos empreendedores ligados às IGs. “Conversar diretamente com compradores de diferentes nichos, apresentar os produtos e compartilhar as histórias por trás de cada território faz toda a diferença. Esses encontros contribuem tanto para geração de negócios quanto para fortalecer a notoriedade das Indicações Geográficas”, destaca.

Além da possibilidade de concretizar vendas e ampliar a rede de contatos, a experiência permite que produtores apresentem os fatores naturais, culturais e humanos que tornam seus produtos únicos. Bordignon ressalta ainda que produtos reconhecidos por Indicação Geográfica vêm conquistando espaço em nichos específicos de consumo, especialmente entre públicos que valorizam procedência, autenticidade e conexão com o território. Ele explica que “a construção de uma IG abre possibilidades que vão desde a proteção do saber fazer até conexões com o turismo e ampliação de mercado. Hoje existe uma valorização crescente de alimentos e bebidas que carregam identidade territorial”.

O evento também contará com feira aberta ao público, experiências gastronômicas, palestras, painéis e atrações culturais voltadas à valorização das Indicações Geográficas brasileiras.

Serviço

Connection Terroirs do Brasil

Data: de 10 a 13 de junho

Local: Gramado

Programação: feira de produtos com IG, rodada de negócios, palestras, experiências gastronômicas e atrações culturais

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 60 Visualizações
Gastronomia

Connection Terroirs do Brasil transforma Gramado em um mapa sensorial com Circuito Gastronômico exclusivo

Por Marina Klein Telles 09/06/2026
Por Marina Klein Telles

Conhecida internacionalmente por sua excelência turística e gastronômica, a cidade de Gramado se prepara para viver uma imersão cultural e sensorial sem precedentes. Entre os dias 8 e 22 de junho, junto à realização do Connection Terroirs do Brasil, o público local e os turistas poderão saborear o circuito gastronômico “Tem IG no Prato”. A iniciativa estende a experiência do evento para além dos ambientes de exposição e palestras, engajando os principais restaurantes da região em um movimento de celebração da identidade, da cultura e do valor dos produtos de origem brasileira.

A proposta do circuito é conectar diretamente a alta gastronomia da Serra Gaúcha com o propósito central do Connection: dar protagonismo às Indicações Geográficas (IGs). Durante as duas semanas de programação do circuito, 31 estabelecimentos parceiros servirão receitas exclusivas desenvolvidas especialmente para a ocasião. Cada prato funciona como uma narrativa comestível, traduzindo as tradições e a identidade de diferentes territórios do país.

Para enriquecer os menus, os chefs locais receberam o desafio de incorporar ingredientes brasileiros que carregam o selo de IG ou que têm forte apelo de origem. Entre os destaques nos pratos estão o queijo dos Campos de Cima da Serra, a erva-mate de Machadinho (RS) e de São Mateus (PR), a icônica linguiça de Blumenau (SC), o mel de melato de Bracatinga, a maçã Fuji de São Joaquim (SC), o vinho fino da Campanha Gaúcha, o café do Norte Pioneiro do Paraná e o arroz do Litoral Norte gaúcho.

A diversidade do circuito reflete a pluralidade do próprio evento. O público poderá experimentar desde criações sofisticadas – como o risoto de queijo regional com filé mignon ao molho agridoce de chocolate e farofa de erva-mate (Neni Restaurante), o nhoque artesanal com fonduta de queijo dos Campos de Cima da Serra e crocante de linguiça de Blumenau (Casa Di Pietro) –, até sobremesas e bebidas inovadoras, como o sorvete de café com mel de Bracatinga e farofa de pinhão (Veneta Gelateria) e o coquetel Alma da Serra, feito com gin infusionado em erva-mate, mel e bergamota (Black Lake Restobar).

Integrar a comunidade e o comércio local ao Connection é um dos pilares estratégicos da organização. “Ao levar os insumos de origem para as mesas dos restaurantes de Gramado, o evento cumpre seu papel como a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica do Brasil, promovendo a educação do consumidor final e gerando novas oportunidades de mercado para pequenos produtores rurais de várias regiões do país”, destaca a CEO da Rossi & Zorzanello e realizadora do evento, Marta Rossi.

O Circuito Gastronômico acontecerá diariamente de 8 a 22 de junho, nos horários de funcionamento de cada restaurante participante. A lista completa de estabelecimentos e os detalhes de todas as iguarias exclusivas podem ser consultados diretamente no site oficial do evento (www.connectionexperience.com.br).

Connection Terroirs do Brasil

O Connection Terroirs do Brasil, que começa nesta quarta-feira e segue com programação até sábado, é considerado a principal vitrine nacional de produtos de origem, reunindo produtores, especialistas e marcas em torno de temas como identidade, território e autenticidade. A programação inclui palestras, painéis, experiências sensoriais e uma feira com produtos de Indicação Geográfica.

A agenda de conteúdo acontece nos dias 11 e 12 de junho, no Palácio dos Festivais, com especialistas nacionais e internacionais debatendo temas como turismo de experiência e os desafios das indicações geográficas no cenário global. As inscrições para acesso às palestras podem ser realizadas pelo site do evento.

Serviço

  • O quê: Circuito Gastronômico “Tem IG no Prato” – Connection Terroirs do Brasil.

  • Quando: De 8 a 22 de junho.

  • Onde: Restaurantes parceiros em Gramado (RS).

  • Informações e Pratos: No site oficial do Connection Experience: connectionexperience.com.br

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 101 Visualizações
Projetos especiais

Reunião Pedagógica marca os 35 anos do programa Verde é Vida

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

Alunos e professores das escolas parceiras do programa Verde é Vida participarão, entre os meses de junho e julho, de uma série de reuniões pedagógicas especiais em 11 regiões de atuação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A iniciativa faz parte das comemorações pelos 35 anos do programa de educação socioambiental e rural, que serão completados em 8 de agosto, e tem como objetivo fortalecer a integração entre escolas, municípios e a entidade, além de apresentar e vivenciar ações desenvolvidas ao longo da trajetória do projeto.

Os encontros ocorrerão em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reunindo estudantes, professores e representantes das comunidades escolares em atividades voltadas à sustentabilidade, pesquisa científica, educação ambiental e protagonismo estudantil.

Atividades pedagógicas

Durante a programação, os participantes passarão por estações pedagógicas relacionadas às principais iniciativas do Verde é Vida. Entre elas estão a Coleta de Óleo Saturado, a Bolsa de Sementes, os Grupos Ambientais e a Pesquisa Científica.

Na estação da Coleta de Óleo Saturado, será abordada a destinação correta do óleo de cozinha usado. Conforme dados do programa, desde 2009 a ação possibilitou a coleta de mais de 1,7 milhão de litros de óleo. Em 2025, a iniciativa envolveu 338 escolas de 81 municípios.

A Bolsa de Sementes destacará a coleta de espécies nativas da Mata Atlântica e do Bioma Pampa, realizada em parceria entre escolas, municípios, Afubra e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao longo de 24 anos, o projeto acumulou mais de 24 mil quilos de sementes coletadas, destinadas à produção de mudas e ações de recuperação ambiental.

Grupos ambientais

Os Grupos Ambientais também farão parte da programação. Atualmente, o Verde é Vida conta com 242 grupos em atividade. Em 2025, 70 grupos realizaram 1.745 ações socioambientais em escolas e comunidades.

Pesquisa científica

Outra estação será dedicada à Pesquisa Científica. No ano passado, 2.595 estudantes de 84 escolas desenvolveram 519 trabalhos de pesquisa relacionados a demandas das escolas, famílias e comunidades.

Relacionamento com as escolas

O coordenador-geral do Verde é Vida, Adalberto Huve, destacou a importância dos encontros para o relacionamento com as escolas participantes. “A Reunião Pedagógica é uma oportunidade de estarmos próximos dos alunos, professores e municípios, compartilhando experiências e fortalecendo as ações que fazem parte da história do Verde é Vida. Ao celebrarmos 35 anos, também renovamos o compromisso de seguir construindo, junto com as escolas, uma educação voltada à vida, ao meio ambiente e ao desenvolvimento das comunidades”, afirmou Huve.

Programação comemorativa

Além das estações temáticas, os encontros contarão com palestras e uma Gincana Cooperativa. As atividades integram a programação especial alusiva aos 35 anos do programa.

Segundo a Afubra, a edição de 2026 do Verde é Vida conta com apoio das empresas Syngenta, Adama, Basf, Husqvarna e Agro-Comercial Afubra.

A programação começa em 8 de junho, em Boqueirão do Leão, na Região de Atuação Venâncio Aires. Em seguida, os encontros ocorrerão em Rio Pardo (12 de junho), Irati (16 de junho), Herval d’Oeste (17 de junho), São Miguel do Oeste (19 de junho), Salto do Jacuí (23 de junho), Candelária (24 de junho), São Lourenço do Sul (25 de junho), Camaquã (26 de junho), além das regiões de Rio do Sul e Ituporanga (7 de julho) e Rio Negro e Mafra (9 de julho).

Foto: Luciana Jost Radtke/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO