Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Expansão
Tag:

destaque1

Cidades

“O SEMAE é Nosso”: Audiência Pública mobiliza comunidade em defesa da autonomia municipal de saneamento

Por Marina Klein Telles 12/06/2026
Por Marina Klein Telles

A Câmara Municipal de São Leopoldo realizará, no dia 15 de junho de 2026, às 18 horas, no Plenário Ary Moura, a Audiência Pública de Mobilização em Defesa da Autonomia Municipal e Contra a Concessão Privada dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário no Estado do Rio Grande do Sul.

A iniciativa é de autoria do vereador Daniel Daudt Schaefer, por meio do Requerimento nº 096/2026 (Expediente nº 4866), e integra as ações da Frente Parlamentar em Defesa da Autonomia Municipal e da gestão pública dos serviços de saneamento.

Diferentemente de uma audiência de caráter meramente informativo ou deliberativo, o encontro terá como foco a mobilização da comunidade, reunindo cidadãos, entidades representativas, lideranças comunitárias, sindicatos e organizações da sociedade civil em defesa da permanência da gestão pública dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A atividade busca fortalecer o debate público sobre os impactos de uma eventual privatização do saneamento, alertando a população para possíveis reflexos nas tarifas, na qualidade dos serviços prestados, nos investimentos em infraestrutura e na autonomia dos municípios para definir políticas públicas voltadas ao setor.

Para o vereador Daniel Daudt, a participação popular é fundamental neste momento. “Esta audiência representa um grande ato de mobilização em defesa da autonomia municipal e da gestão pública da água e do saneamento. Precisamos unir a comunidade, ampliar a participação popular e reafirmar que decisões sobre serviços essenciais devem ser tomadas com transparência, responsabilidade e respeito aos interesses da população. O saneamento é um patrimônio dos municípios e sua gestão precisa permanecer próxima da comunidade que utiliza e financia esses serviços”, destaca.

A expectativa é reunir representantes de diversos setores da sociedade para construir uma manifestação coletiva em defesa da autonomia dos municípios gaúchos e da manutenção do controle público sobre os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Câmara Municipal convida toda a comunidade leopoldense a participar desta mobilização, reforçando o compromisso com a defesa do SEMAE, da autonomia municipal e da gestão pública de um serviço essencial à qualidade de vida da população.

Serviço

Audiência Pública – “O SEMAE é Nosso”

Data: 15 de junho de 2026
Horário: 18 horas
Local: Plenário Ary Moura – Câmara Municipal de São Leopoldo

Tema: Mobilização em Defesa da Autonomia Municipal e Contra a Concessão Privada dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário no Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Variedades

Decisão judicial pode gerar economia a associados e representados pelo Sindilojas Vale Germânico

Por Marina Klein Telles 12/06/2026
Por Marina Klein Telles

O Sindilojas Vale Germânico conquistou uma importante vitória judicial coletiva que pode gerar economia para empresas associadas e representadas que recolham a Contribuição Previdenciária Patronal. Decisão com trânsito em julgado assegura a não incidência da contribuição previdenciária patronal sobre o Aviso Prévio Indenizado, 1/3 de férias e sobre os primeiros 15 dias de afastamento do empregado por motivo de doença ou acidente.

Também foi reconhecido o direito à restituição dos valores recolhidos desde 2005 até janeiro de 2026  (com exceção do Terço Constitucional de Férias, limitado até  setembro de 2020).

A ação foi proposta pelo Sindilojas Vale Germânico com o objetivo de afastar a incidência da Contribuição Previdenciária Patronal sobre verbas trabalhistas de natureza indenizatória, garantindo maior segurança jurídica e reduzindo custos para as empresas abrangidas. Após anos de tramitação e diversos recursos interpostos pela União Federal, a decisão tornou-se definitiva em 2026. Com isso, as empresas abrangidas pela ação coletiva poderão recuperar valores recolhidos indevidamente mediante compensação tributária junto à Receita Federal, observados os critérios legais e contábeis aplicáveis.

Para a entidade, a decisão reforça a importância da atuação sindical patronal não apenas na representação institucional do setor, mas também na defesa jurídica dos interesses econômicos das empresas. “O papel do sindicato vai além da representação. Trabalhamos para gerar resultados concretos, defender o ambiente de negócios e fortalecer a competitividade das empresas que representamos e das empresas associadas”, destaca o presidente da entidade, Gerson Müller.

A ação judicial foi patrocinada pela Assessoria Jurídica Tributária do Sindilojas Vale Germânico, por meio dos advogados Ana Paula Pacheco e José Cacio Bortolini.
Empresas interessadas em verificar a possibilidade de recuperação dos créditos devem entrar em contato com o Sindilojas Vale Germânico para orientações.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 77 Visualizações
Variedades

Entidade que moldou o cooperativismo gaúcho é reconhecida pela Assembleia Legislativa

Por Marina Klein Telles 12/06/2026
Por Marina Klein Telles

A Casa Cooperativa de Nova Petrópolis foi homenageada, na terça-feira, 9 de junho, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante Grande Expediente proposto pelo deputado estadual Elton Weber (PSD). A solenidade reconheceu os 15 anos da instituição e destacou sua contribuição para a preservação da memória cooperativista, a formação de lideranças e a difusão dos princípios da cooperação.

O ato foi acompanhado pela presidente da Casa Cooperativa, Heloisa Helena Lopes, por uma comitiva de 28 pessoas ligadas à instituição, além do Cônsul Geral da Alemanha, Marc Bogdahn, do vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Sergio Peres, do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Adjunto, Alexandre Scheifler, do vereador de Nova Petrópolis, Artur Schumann, do Primeiro Presidente da Casa Cooperativa e atual Presidente do Conselho de Administração na Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, dos representantes da OCERGS, Tarcisio Minetto e Vergilio Perius, e de diversos membros da comunidade local, que prestigiaram a homenagem e reforçaram a importância da Casa.

A homenagem reconhece uma trajetória construída de forma coletiva. Ao longo de 15 anos, a Casa Cooperativa consolidou-se como um espaço de memória, educação e pertencimento, conectando a história do cooperativismo aos desafios e oportunidades do presente.

Para a presidente Heloísa Helena Lopes, o reconhecimento representa um marco importante para a instituição e para todas as pessoas que fazem parte dessa caminhada. “Esta homenagem é um marco muito importante para a Casa Cooperativa. Ela simboliza o reconhecimento de uma história que não foi construída por uma única pessoa, mas por muitas mãos, por uma comunidade inteira e por todos que acreditam na força da cooperação. Chegar aos 15 anos com esse olhar da Assembleia Legislativa reforça que estamos no caminho certo, disseminando a cultura cooperativista, preservando a memória, formando pessoas e mantendo vivo o legado do cooperativismo”, destaca.

Durante seu pronunciamento, o deputado Elton Weber ressaltou o papel da Casa Cooperativa ao conectar passado, presente e futuro, mantendo vivo um legado que contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul e do Brasil. O parlamentar também destacou a atuação da instituição na promoção da educação cooperativista, na realização de programas de formação e em projetos voltados ao fortalecimento da cultura da cooperação. “Ao longo desses 15 anos, a Casa se consolidou como um dos mais importantes movimentos para a história do cooperativismo, com pilares econômicos e sociais. A Casa Cooperativa aprendeu que cultivar a história não é apenas preservar o passado. Tornou-se um ambiente de aprendizado e pertencimento, conectando pessoas aos princípios do cooperativismo”, afirmou o deputado.

A homenagem também reforçou a contribuição da Casa Cooperativa para o desenvolvimento das cooperativas escolares, iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul que já oportunizou a milhares de estudantes a vivência prática dos valores cooperativistas.

Com sede em Nova Petrópolis, reconhecida como Capital Nacional do Cooperativismo, a Casa Cooperativa segue atuando como guardiã de uma história que continua inspirando novas gerações.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 70 Visualizações
Cultura

Projeto valoriza culturas indígenas do Vale do Sinos com lançamento do livro Os Ossos-e-Cinzas

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

A literatura infantojuvenil ganha uma nova obra inspirada na riqueza cultural dos povos originários do Rio Grande do Sul. No dia 17 de junho, às 15h, será lançado o livro Os Ossos-e-Cinzas, da escritora Simone Saueressig, com ilustrações do artista visual Maurício Hilgert. O evento acontece no Museu do Rio, em São Leopoldo, e contará com coquetel de recepção e sessão de autógrafos.

A obra integra o projeto Indígenas no Vale do Sinos e apresenta uma aventura que combina fantasia, história e elementos da cultura indígena. A narrativa acompanha Näfy, um jovem Kaingang que vive no Vale do Rio dos Sinos e possui um dom incomum: compreender a linguagem dos animais. Quando sua irmã mais nova, Kuadmé, é sequestrada, ele parte em uma jornada ao lado do amigo Katui para resgatá-la. A busca os leva até territórios guaranis e os coloca diante de mistérios, criaturas desconhecidas e desafios que conectam passado e presente em uma trama repleta de imaginação.

Além da história ficcional, o livro conta com a participação de importantes representantes da educação indígena. Entre eles estão Bruno Ferreira, professor e pesquisador com ampla atuação em políticas públicas de educação escolar indígena, e Joel Pereira, professor indígena Guarani com mais de duas décadas de experiência na docência e na formação educacional de seu povo.

Trajetória dos autores

Natural de Campo Bom, Simone Saueressig é uma das autoras mais reconhecidas da literatura infantojuvenil gaúcha. Sua trajetória começou em 1987, com o lançamento de O Mistério do Formigueiro. Ao longo da carreira, publicou diversos títulos voltados ao público infantil e juvenil e também atuou como editora de páginas infantis no Jornal NH, do Grupo Sinos, e no jornal Diário Ya, de Madri, na Espanha.

As ilustrações são assinadas por Maurício Hilgert, artista visual natural de Novo Hamburgo que transita entre o design, as artes plásticas e a pesquisa de materiais alternativos. Sua produção artística já foi apresentada em exposições no Brasil e em Portugal, além de ter recebido premiações na área de design gráfico.

Sobre o projeto

O projeto Os Ossos-e-Cinzas (PRONAC 223846) tem patrocínio master do Grupo Sinosserra e patrocínio da Courovale, TFL do Brasil e Unique Rubber. O planejamento cultural é da Simples Assim.

A realização é da Kunst Empresa de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Lançamento do livro Os Ossos-e-Cinzas
Data: 17 de junho
Horário: 15h
Local: Museu do Rio (Rua da Praia, 52, Rio dos Sinos, São Leopoldo)
Entrada gratuita
Programação: coquetel de recepção e sessão de autógrafos.

Foto e texto: Marina Telles/Expansão
11/06/2026 0 Comentários 70 Visualizações
Ensino

Reitor da Feevale passa a integrar diretoria do Comung

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, passou a integrar a diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), no cargo de tesoureiro. A atual gestão da entidade seguirá em atuação até dezembro de 2026.

A participação do reitor na diretoria reforça a participação da Feevale no sistema comunitário de educação superior do Rio Grande do Sul. O Comung reúne instituições que desempenham papel estratégico no desenvolvimento social, econômico e científico do Estado, representando o maior sistema de educação superior gaúcho.

Para José Paulo da Rosa, assumir a função representa uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento das universidades comunitárias e ampliar o impacto da atuação conjunta das instituições. “O Comung possui o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. Fazer parte da diretoria nos orgulha bastante, pois poderemos contribuir para fortalecer cada vez mais a entidade”, destaca.

Por meio da atuação na diretoria, a Feevale seguirá colaborando com iniciativas voltadas ao desenvolvimento da educação superior comunitária, à defesa dos interesses do setor e à promoção de ações que beneficiem estudantes, professores e a sociedade gaúcha como um todo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Variedades

Colline de France é o melhor hotel brasileiro e o segundo do mundo no Travellers’ Choice 2026, do TripAdvisor

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

O Hotel Colline de France, de Gramado, na Serra Gaúcha, é o único representante brasileiro no topo do ranking entre os melhores hotéis do mundo na edição 2026 do prêmio Travellers’ Choice: Best of the Best Hotels, anunciado na terça-feira (9) pelo TripAdvisor, maior plataforma de viagens do mundo. O hotel foi classificado como o nº 1 do Brasil, o nº 1 da América do Sul e o 2º melhor hotel do planeta.

A premiação, divulgada a partir de Needham (Massachusetts, Estados Unidos), reúne o seleto grupo formado pelo 1% mais bem avaliado entre 1,6 milhão de hotéis listados no TripAdvisor. Neste ano, a primeira posição mundial ficou com o G.H. Universal Hotel, na Indonésia, e o Colline de France aparece logo atrás, na vice-liderança global, como o nome brasileiro mais bem colocado de toda a lista.

A edição 2026 reúne algumas das hospedagens mais singulares do mundo, de um resort de luxo na Indonésia a um alojamento de aventura no Oregon e a uma suíte instalada em um guindaste suspenso sobre Amsterdã. Nesse grupo de estadas memoráveis, o Colline de France desponta como o único brasileiro, ao lado dos endereços mais celebrados do planeta.

Diferentemente de premiações decididas por júri, o Best of the Best é definido pelas experiências de quem realmente se hospedou. Os vencedores foram determinados pela qualidade e pela quantidade de avaliações e notas publicadas por viajantes no TripAdvisor entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, somadas a um processo editorial complementar. Na prática, o ranking traduz a opinião de milhões de hóspedes ao redor do mundo, e não um reconhecimento de marketing.

Segundo Laurel Greatrix, Chief Communications Officer do TripAdvisor Group, os vencedores de 2026 refletem as preferências de milhões de viajantes que se hospedaram nas propriedades e dedicaram tempo a avaliá-las, formando a base de viagens verdadeiramente inesquecíveis.

A conquista de 2026 consolida uma trajetória rara no cenário internacional. O Colline de France já foi eleito o melhor hotel do mundo em 2021 e em 2024, e figura de forma recorrente entre os dez primeiros do ranking global, posição que nenhum outro hotel brasileiro sustentou com a mesma constância. Com 33 suítes, o empreendimento acumula milhares de avaliações máximas de hóspedes de diferentes países.

Idealizado pelos empresários Ana Clara Grings Tomazi e Jonas Caliari Tomazi, o Colline de France nasceu, em 2018, com a proposta de um hotel exclusivo de inspiração francesa.“Representar o Brasil como o único hotel do país entre os melhores do mundo nos emociona profundamente. Este reconhecimento não vem de um júri, vem de pessoas reais que se hospedaram conosco e sentiram que valeu a pena contar ao mundo. Cada avaliação é um reflexo direto do que a nossa equipe entrega, com amor, todos os dias”, destacou Ana Clara Grings Tomazi.

Da hotelaria premiada a uma plataforma de negócios de luxo

A conquista projeta também o Grupo Colline de France, holding que reúne as marcas e os projetos da companhia em um momento de expansão. Para os fundadores Ana Clara Grings Tomazi e Jonas Caliari Tomazi, a reputação construída em Gramado deixou de ser o atributo de um endereço para se tornar uma chancela de excelência: um selo que o grupo passa a estender a novos territórios e segmentos, sempre com a mesma assinatura de origem francesa, cuidado em cada detalhe e atendimento que surpreende. “Essa chancela nos permite construir uma plataforma brasileira de negócios de luxo, com projetos hoteleiros e residenciais já em desenvolvimento em Miguel Pereira, São Joaquim, Balneário Camboriú e no Estado de São Paulo. Não estamos apenas expandindo uma marca, estamos levando para novos destinos um padrão de excelência reconhecido globalmente”, afirmou Jonas Caliari Tomazi.

O próximo passo dessa expansão é o Hotel Colline de France em Miguel Pereira (RJ), que será a primeira unidade hoteleira da marca fora do Rio Grande do Sul. Na mesma cidade, o grupo desenvolve o Colline Résidences Miguel Pereira, um residencial de alto padrão que leva ao mercado imobiliário os atributos da marca.

A conquista também reforça o protagonismo de Gramado e da Serra Gaúcha no mapa do turismo de luxo. Principal destino de inverno do país, a cidade ganha um novo argumento internacional ao abrigar, ao mesmo tempo, o hotel mais bem avaliado do Brasil e o vice-campeão mundial do TripAdvisor.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 78 Visualizações
Cultura

Nova Petrópolis lança 53º Festival Internacional de Folclore com atrações de oito países

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

O 53º Festival Internacional de Folclore foi oficialmente lançado nesta quarta-feira, dia 10 de junho, consolidando mais uma vez Nova Petrópolis como um dos principais destinos culturais do Brasil. Entre os dias 16 de julho e 2 de agosto de 2026, mais de dois mil bailarinos transformarão a cidade em um grande cenário multicultural, reunindo música, dança, gastronomia, tradição e intercâmbio cultural.

Com o lema “A diversidade que nos une” o festival promoverá 18 dias de programação gratuita, reunindo apresentações artísticas, desfiles culturais, oficinas, gastronomia típica, jogos germânicos, feira multicultural e atividades comunitárias em diferentes espaços da cidade. Transmitindo o acolhimento, respeito e hospitalidade de Nova Petrópolis, o Festival usará como tema “O Mundo se Encontra em Nossa Casa”.

Neste ano, o evento contará com oito grupos internacionais, seis nacionais e seis regionais, além de cerca de 20 grupos locais, que levarão ao palco mais de dois mil bailarinos. Entre os países confirmados estão México, Canadá, Letônia, Chile, Peru, Argentina e Equador, reforçando o caráter internacional do festival e o intercâmbio cultural que marca a trajetória do evento há mais de cinco décadas.

E, por isso, a expectativa também é positiva para o turismo e a economia local. Segundo o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, a projeção é de ocupação hoteleira superior a 85% durante o período do evento, além de impacto direto na gastronomia, no comércio e no turismo de compras.

“O Festival é uma demonstração de que a cultura tem o poder de aproximar pessoas, construir pontes e fortalecer valores fundamentais como a paz, o respeito às diferenças e a convivência harmoniosa entre os povos”, destacou o Prefeito Municipal Daniel Carlos Michaelsen.

A identidade visual de 2026 traz a cerejeira como símbolo oficial do festival, representando a beleza da diversidade cultural e valorizando um dos elementos mais marcantes da paisagem local durante o inverno.

As atrações de um dos maiores eventos culturais da Serra Gaúcha foram apresentadas pelas Soberanas do Folclore Alemão Rainha Jéssica Fernanda Schaab, 1ª Princesa Olívia Nienow e 2ª Princesa Ketrin Ananda Kich, que esperam um festival inovador, surpreendente e inesquecível. O trio destacou que estão de braços abertos para acolher os grupos vindos de diferentes regiões e países para celebrar a união que surge quando o mundo se encontra em Nova Petrópolis.

Durante o lançamento, o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Victor Lima Schwantes, promotora do festival, destacou o compromisso com a preservação e evolução do evento. “Seguimos honrando o legado que recebemos e, ao mesmo tempo, criando novas conexões, parcerias e possibilidades. O festival é de todos nós e é juntos que o tornamos maior, mais bonito e mais significativo a cada edição ”, afirmou.

“É um evento que vai muito além da programação cultural. Ele representa a essência da nossa cidade, a valorização das tradições e o encontro entre diferentes culturas. É o momento em que Nova Petrópolis se conecta com o mundo, ao mesmo tempo em que reafirma suas origens”, destacou o Secretário de Turismo e Cultura.

E, para chegar à 53 edições, de forma ininterrupta, muitas pessoas fazem o evento acontecer. O Vice-Prefeito, Alexandre Silva, enalteceu o trabalho de todas as pessoas, servidores, voluntários, folcloristas e as secretarias envolvidas no Festival Internacional de Folclore.

O Deputado Estadual Elton Weber, ex-integrante de grupo folclórico de Nova Petrópolis, referendou que “aqui não só se fala da cultura, do folclore, da tradição e da história, aqui se faz acontecer. E, a cada ano que passa, o Festival vem crescendo mais, e com isso, cada vez mais pessoas vem pra cá, para consumirem, sim, mas também para conhecerem a nossa história e as nossas tradições”.

A edição de 2026 também marca os 15 anos de parceria entre o Festival Internacional de Folclore e a IOV Brasil — Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para celebrar a data, Nova Petrópolis sediará a III Assembleia IOV das Américas, reunindo representantes culturais de diversos países e contando com a presença da presidente mundial da entidade, Emma Chang.

O lançamento da 53ª edição do Festival Internacional de Folclore aconteceu no Parque Aldeia do Imigrante e reuniu autoridades municipais, integrantes de grupos folclóricos, convidados e imprensa.

Mais do que um festival, o evento reafirma Nova Petrópolis como um espaço de encontro entre culturas, tradições e histórias de diferentes partes do mundo, consolidando a cidade como uma das principais referências brasileiras em intercâmbio cultural e preservação das tradições populares.

Realizado pela Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, o evento conta com apoio da IOV Brasil e financiamento do Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento conta com o patrocínio master de Dakota, Randoncorp e Sicredi Pioneira. E, ainda, o patrocínio de Banrisul, Gula Alimentos, Suibom, Padaria Petrópolis e DGT Monitoramento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 99 Visualizações
Business

CDL Convida debate impacto da IA nos negócios

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) realiza, no dia 8 de julho, mais uma edição do CDL Convida, com o tema “O poder da IA transformando negócios”. O encontro terá formato de TED Talks e vai abordar como a inteligência artificial está mudando processos, estratégias e oportunidades para o mercado.

O encontro contará com Rodrigo Castro, CTO e Head of AI na SOU, fundador e investidor em empresas de tecnologia. Com mais de 30 anos de experiência, atua em conselhos empresariais, processos de fusões e aquisições, além de apoiar organizações em iniciativas de transformação digital.

Na programação, também estará André Scheibe, gerente de TI do Grupo Carburgo, que apresentará o case da empresa, mostrando aplicações práticas da IA e os caminhos da inovação no ambiente corporativo.

A edição terá ainda um momento especial de celebração pelos 64 anos da CDL-NH, comemorados no dia 9 de julho.

Com recepção a partir das 19h e início às 19h30, o encontro será realizado no Salão Nobre da entidade (Rua Domingos de Almeida, 708, Centro). O investimento é de R$ 120 para associados e R$ 160 para não associados, incluindo alimentação e bebida.

As inscrições devem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 3582-3535.

O CDL Convida tem apresentação da Sicredi Pioneira, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e apoio de DRSUL Renault, Sebrae, Instituição de Ensino IENH, Zanu Gastronomia, GoldBag Embalagens, Sicoob e Cresol.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Variedades

Connection Terroirs do Brasil é aberto oficialmente em Gramado

Por Jonathan da Silva 11/06/2026
Por Jonathan da Silva

A edição de 2026 do Connection Terroirs do Brasil foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (10), no Palácio dos Festivais, em Gramado. O evento, que segue até sábado, dia 13, reúne produtores, especialistas, chefs e representantes de Indicações Geográficas de diversas regiões do país para promover produtos de origem, estimular negócios e valorizar territórios brasileiros por meio da cultura, do turismo e da produção regional. Durante a cerimônia de abertura, realizada em um palco com estrutura de bar montada especialmente para o evento, foram entregues homenagens a 16 Indicações Geográficas participantes pela primeira vez e certificados a duas novas IGs reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Promovido pela Rossi & Zorzanello em parceria com o Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil é considerado uma vitrine nacional voltada aos produtos de origem. A programação ocorre em diferentes espaços do centro de Gramado, incluindo o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, a Rua Pedro Benetti e a Sociedade Recreio Gramadense.

A edição deste ano tem como tema “feito com alma, a muitas mãos”, proposta que busca destacar o caráter coletivo dos processos produtivos associados às Indicações Geográficas.

Abertura destaca união e diversidade dos territórios brasileiros

Durante a cerimônia, a CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi, destacou a parceria com o Sebrae e o trabalho coletivo envolvido na realização do evento. A edição reúne representantes de 12 estados brasileiros e também conta com participação internacional. “O Connection Terroirs do Brasil realmente é feito com alma e a muitas mãos. Por isso, com quatro anos, já temos histórias de sucesso para contar”, afirmou Marta, que também ressaltou a ocupação de espaços públicos no centro de Gramado como forma de ampliar a visibilidade dos expositores e aproximar o público dos produtos apresentados.

O CEO da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello, ressaltou a expansão da estrutura do evento, que nesta edição passou a contar com ambientes voltados para vinhos, gastronomia, cafés e artesanato. Ele também enfatizou a diversidade dos produtos certificados presentes na programação. “Estamos falando da nossa identidade, falando da nossa história e da nossa gente. É para poder trazer a brasilidade de ponta a ponta e evidenciar que em cada região, que em cada lugar existe algo diferente. Existe um saber fazer íntegro, único, capaz de gerar algo agregado, totalmente diferenciado”, pontuou Zorzanello.

Reconhecimento às Indicações Geográficas

O superintendente do Sebrae/RS, Joel Vieira Dadda, ressaltou a importância das Indicações Geográficas para a valorização de produtos ligados à tradição e à história das regiões produtoras. “As indicações geográficas são o reconhecimento formal de toda essa história de gerações e gerações. O selo que diz ao mundo que esse produto é único”, afirmou Dadda.

Durante a solenidade, a organização entregou o Troféu Connection Terroirs do Brasil a 16 Indicações Geográficas que participam pela primeira vez do evento. Também receberam certificação do INPI as duas mais recentes Indicações Geográficas reconhecidas no país: o café da Serra de Baturité, no Ceará, e a Käsekuchen de Panambi, bolo tradicional de origem alemã produzido no Rio Grande do Sul.

Quais foram as 16 Indicações Geográficas homenageadas

  • Açaí de Bailique (AP)
  • Banana de Luiz Alves (SC)
  • Cachaça de Areia (PB)
  • Cachaça de Viçosa do Ceará (CE)
  • Café Conilon do Espírito Santo (ES)
  • Café Mandaguari (PR)
  • Café da Serra de Apucarana (PR)
  • Café da Serra de Baturité (CE)
  • Café Torrinha (SP)
  • Cristais de Quartzo de Cristalina (GO)
  • Goiaba de Carlópolis (PR)
  • Queijo do Cerrado Mineiro (MG)
  • Queijo Sudeste do Paraná (PR)
  • Renda de Bilro de Aquiraz (CE)
  • Renda Renascença do Cariri Paraibano (PB)
  • Uva e Manga do Vale do Submédio São Francisco (PE/BA)

Programação segue até sábado

O Connection Terroirs do Brasil ocorre entre os dias 10 e 13 de junho e conta com correalização do Sebrae e patrocínio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. A programação inclui feira de produtos com Indicação Geográfica, experiências sensoriais, palestras e painéis sobre identidade territorial, turismo de experiência e desafios das indicações geográficas no cenário global.

As atividades de conteúdo acontecem nos dias 11 e 12 de junho, no Palácio dos Festivais, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater temas relacionados ao desenvolvimento de territórios e à valorização de produtos de origem.

Foto: Anselmo Cunha/Connection Terroirs do Brasil/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 73 Visualizações
Variedades

Novo Hamburgo Feevale Summit chega à 4ª edição para fortalecer a inovação regional

Por Marina Klein Telles 11/06/2026
Por Marina Klein Telles

Diante de parceiros e imprensa no Câmpus II na quarta-feira, 10, a Universidade Feevale lançou o Novo Hamburgo Feevale Summit 2026. Gratuito, o evento tem o propósito de conectar empresas, instituições, academia, alunos e comunidade em um ambiente inspirador, com conteúdos de qualidade e conexões de valor, tornando a inovação e o empreendedorismo acessível a todos. Em sua quarta edição e com o mote Onde a inovação vira referência. Ideias, tecnologia e pessoas construindo o futuro, as atividades estão marcadas para os dias 15, 16 e 17 de setembro.

A diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel, falou sobre as atrações dessa edição. Serão dois palcos simultâneos: Conexões 360 e Negócios Conscientes Inspiram. Com previsão de mais de 100 speakers, os conteúdos abordarão temas relevantes para a inovação aplicada, como saúde, indústria e economia criativa, tecnologia e indústria 4.0, educação e futuro do trabalho. São esperados mais de três mil participantes, mais de 100 empresas, e a produção de mais de 15 podcasts, o que permitirá multiplicar os conhecimentos produzidos ao longo dos três dias de atividades.

Atrações confirmadas

Manuela confirmou atrações como a Vila de Startups, espaço dedicado para que startups de diferentes ecossistemas apresentem seus modelos de negócio, a Rodada de Negócios, momento exclusivo de networking entre empresas e startups com foco na resolução de desafios reais do mercado, e o Be International, quando universidades internacionais parceiras da Feevale compartilham experiências. “O Novo Hamburgo Feevale Summit tem como foco o fortalecimento do sistema local de inovação que está sendo estruturado, mostrando as experiências que temos aqui. A ideia é que possamos movimentar esse conteúdo, baseado na inovação de Novo Hamburgo”, disse a diretora.

Acontecerá, também, o Open Labs, abertura dos laboratórios da Universidade à visitação, a Open City, realização de roteiros turísticos especiais por Novo Hamburgo, e haverá um espaço da Sala do Empreendedor. Outras atrações incluem a Vila Gastronômica, com empreendedores locais, e apresentações culturais. Foram apresentados, ainda, os primeiros nomes de speakers confirmados. Confira:

– Arthur Diehl, líder de Marketing de Produto na Dell Technologies
– Eduardo Ogawa, professor de IA e Analytics, já foi head of Marketing Science da Meta
– Patrícia Jaczak, CEO do Ella Hub, estrategista digital e consultora de startups
– Fabio Makita, fundador da Equinox, Consultoria Estrategista de Inovação
– Felipe Paniago, cofundador e CMO do Reclame AQUI

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site nhfs.feevale.br.

Evento enfoca o desenvolvimento regional

Mais uma vez, o Novo Hamburgo Feevale Summit reforça o compromisso da Feevale, como universidade comunitária, em estar ainda mais próxima de iniciativas e projetos locais. O objetivo é garantir, à comunidade, amplo acesso ao ecossistema de inovação, promovendo conexões em atuação conjunta com seus parceiros regionais.

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, destacou que o Novo Hamburgo Feevale Summit representa a união entre academia, poder público e iniciativa privada para impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional. “Teremos um grande encontro que reúne os eixos que caracterizam um verdadeiro ecossistema de inovação. Este é o nosso principal diferencial. Não estamos promovendo apenas mais um evento sobre inovação. Estamos realizando um evento dentro de uma universidade, cercado por laboratórios, pesquisadores, estudantes, empreendedores, gestores públicos e lideranças empresariais. Aqui, a pesquisa está ao alcance das empresas. Aqui, o poder público participa ativamente das discussões. Aqui, os empreendedores encontram conhecimento, conexões e oportunidades”, ressaltou.

Na opinião da secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Novo Hamburgo, Daiana de Leonço Monzon, o resultado da parceria para a realização do evento traduz a realidade da cidade. A diversidade econômica, de empregabilidade e gastronômica reflete o potencial que se transforma no evento de sucesso. Com destaque ao empreendedorismo, a secretária reforçou que, durante a realização do Novo Hamburgo Feevale Summit, a Sala do Empreendedor estará instalada na Universidade. “Vamos reforçar essa vocação estando ainda mais perto das pessoas”, disse Daiana.

O gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae-RS, Maico Fabiano Fernandes, afirmou a importância da integração entre o movimento econômico tradicional e o fluxo de inovação. “Quero dizer, em nome do Sebrae RS, especialmente do nosso Sebrae Regional, o quanto estamos felizes em apoiar mais uma edição desse importante evento para a nossa cidade. Eu acredito muito na integração das nossas instituições. Afinal, a inovação não acontece de forma isolada. Ela acontece quando conseguimos conectar diferentes setores da economia, incluindo aqueles mais tradicionais, que continuam sendo a base do desenvolvimento econômico da nossa região”, ressaltou.

Já o gerente do Espaço Sicredi Feevale, Daniel Klein, externou a satisfação em ver como o evento, apoiado pela cooperativa desde a sua primeira edição, vem crescendo e oferece, ainda, muitas oportunidades de crescimento. “Acreditamos muito que a educação é um fator importantíssimo para o desenvolvimento, não só local, mas principalmente regional, e esse movimento se conecta com o nosso propósito, de juntos construímos comunidades melhores”, afirmou.

Saiba mais

As três primeiras edições impactaram, em um total de 122 horas de programação, cerca de oito mil participantes, contaram com 510 empresas, cerca de 276 speakers, diversas atrações culturais e desafios para incentivar a transformação de ideias em negócios e a visibilidade de startups.

O Novo Hamburgo Feevale Summit 2026 é realizado pela Universidade Feevale, com correalização de Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Sicredi Pioneira e apoio máster de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS). Conta, ainda, com os seguintes apoiadores: BCS Eventos, Dem-Bas Embalagens, InBetta, RecStream, Reverse, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), Take Films, Techdec Informática, Unimed e Vipal Borrachas.

Também terá os parceiros institucionais: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI/IV); Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH); Sindilojas Vale Germânico; Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha; Aliança para Inovação; Feevale Techpark; Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT); Sinos Valley; Sistema Fiergs; e ARP.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/06/2026 0 Comentários 72 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO