Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cidades

Cidades

Novo Hamburgo tenta reverter liminar que suspendeu licitação dos ônibus

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

Após ter liminar negada pela Justiça de Novo Hamburgo no sábado, 11 de junho, a Viação Hamburguesa conseguiu ação cautelar do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre, no domingo (12), por um desembargador de plantão, suspendendo a abertura dos envelopes da licitação do transporte coletivo do município marcada para esta segunda-feira, 13. A Procuradoria-Geral do Município irá ingressar com contrarrazões nos próximos dias para derrubar a liminar.

A prefeita Fátima Daudt esteve reunida na manhã desta segunda-feira com a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, para definir estratégias que possibilitem a retomada da licitação o mais rapidamente possível. “O edital de concorrência está correto, foi construído em conjunto com o Tribunal de Contas. Esperamos reverter esta decisão da Justiça e retomar os trâmites para possibilitar um transporte coletivo de qualidade para nossa população”, enfatiza a prefeita.

Fernanda acrescenta que nenhuma empresa questionou o edital. “A liminar, que atende pedido da Viação Hamburguesa, uma das empresas que presta o serviço no município por meio de contrato emergencial, envolve dúvida sobre lei complementar do transporte coletivo da cidade”, explica a procuradora, destacando que o município entende que houve interpretação inadequada desta questão e espera esclarecer nas contrarrazões. A Prefeitura espera reverter a decisão da Justiça e realizar a abertura das propostas nas próximas semanas.

A abertura já estava marcada para dia 12 de maio, mas teve que ser adiada para esta segunda-feira por causa de movimentação da mesma empresa. Nos últimos meses, Novo Hamburgo recebeu a visita técnica de três empresas interessadas no serviço. O preço máximo da tarifa previsto no edital é de R$ 5,30. A concorrência é vencida pela empresa ou consórcio que apresentar a menor tarifa cumprindo as exigências do edital.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 869 Visualizações
Ensino

Escola municipal de Novo Hamburgo entre as melhores do mundo

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

A gestão democrática exercida na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Adolfina Diefenthäler, do bairro São José, em Novo Hamburgo, levou a instituição a ser reconhecida como uma das melhores do mundo. A escola da rede municipal de ensino está entre as 50 finalistas no World’s Best School Prizes, premiação internacional que busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto real na vida dos estudantes e da comunidade.

“Parabéns à equipe diretiva, professores, alunos e toda comunidade escolar da Adolfina pela conquista. A educação é uma das áreas prioritárias de nossa gestão. Investimentos na ampliação e construção de novas escolas e equipamentos de alta tecnologia, inclusive distribuindo chromebooks a cada um dos professores, smart board (telas interativas) nas escolas e computadores para os alunos”, destaca a prefeita Fátima Daudt, enfatizando os esforços para dar condições ao pleno desenvolvimento do ensino municipal. “Fui aluna da rede municipal de Novo Hamburgo e tenho muito orgulho de nossos profissionais”, conta.

Pela classificação, a EMEB Profª Adolfina Diefenthäler participará da Semana Mundial da Educação, que ocorrerá em outubro e reunirá escolas de todos os continentes. Além da escola hamburguense, apenas outras duas escolas brasileiras conquistaram este reconhecimento, ambas de Pernanbuco: a Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, de Recife; e Escola Primária Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó. As três instituições foram parabenizadas em rede nacional por Luciano Huck, neste domingo, durante o programa Domingão com Huck.

“Temos convicção da qualidade da educação pública de Novo Hamburgo e, por isso, recebemos esta notícia com muita satisfação e orgulho”, acrescenta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Este será o segundo ano consecutivo que o município participa da Semana Mundial de Educação. No ano passado, a EMEB Pres. Affonso Penna, do bairro Vila Nova, apresentou a experiência desenvolvida pela escola durante a pandemia.

 

Colaboração da Comunidade

As 50 escolas de todo o mundo finalistas no prêmio estão divididas em cinco diferentes áreas. A EMEB Profª Adolfina Diefenthäler está entre as dez melhores na categoria Colaboração da Comunidade, que busca reconhecer escolas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e famílias. Na escola hamburguense, os processos de decisão são coletivos, incluindo as questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação.

Anualmente, a escola realiza uma assembleia com a participação de todos. Neste encontro, são debatidas as principais demandas. Estudantes, professores e comunidade têm a oportunidade de se manifestar e votar nos temas que consideram mais relevantes. Como todos podem participar, se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da escola e aprendem a ouvir e respeitar as necessidades e opiniões dos outros.

O projeto pedagógico se chama #aprenderecompartilhar e tem sua base em três premissas: participação democrática, aprendizagem colaborativa e interação entre os pares. “Além de destacar nossa experiência a partir deste importante reconhecimento, queremos mostrar para todos que a escola pública tem qualidade e que os professores são comprometidos e qualificados”, destaca Andrea Zimmer, diretora da escola que atende 750 estudantes e conta com 40 professores.

As outras categorias do prêmio são: Ação ambiental, Inovação, Superação de adversidade e Apoio à vidas saudáveis. Durante a Semana Mundial de Educação serão conhecidos os vencedores em cada categoria. Estas escolas receberão como premiação 50 mil dólares.

 

Outros destaques

Outras iniciativas e profissionais da rede municipal de ensino também receberam destaque recentemente. A professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joaninha, do bairro Canudos, Cristiele Borges dos Santos foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, o mais importante reconhecimento da Educação Básica do Brasil. Também da EMEB Profª Adolfina Diefenthäler, a coordenadora pedagógica Lea Borges dos Santos venceu o Prêmio Conectando Boas Práticas, promovido pela Conectando Saberes. No segundo semestre, Lea participará de seminário em São Paulo para apresentar o trabalho.

Foto: Lu Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 997 Visualizações
Business

Escola do Sapato de Sapiranga está há um passo de se tornar realidade

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

A prefeita de Sapiranga Carina Nath, assinou na tarde da última quinta-feira, 9 de junho, o contrato que concede ordem de início da obra da Escola do Sapato. O espaço localizado na Rua Alagoas, no Bairro Oeste, e que hoje é um galpão industrial, será todo reformado nos próximos dias, recebendo a infraestrutura necessária para a oferta de cursos de qualificação do setor calçadista gratuitos à população.

A prefeitura está investindo mais de R$ 346 mil na reforma do espaço. Conforme a prefeita Carina Nath, a Escola do Sapato foi desenvolvida juntamente ao ramo produtivo, com empresários, entidades e também o terceiro setor, como o Senai, Sebrae, Sindicato Patronal e Acisa.

 

“Essa é uma importante conquista para a nossa gestão. Será um lugar de oportunidades, onde novos profissionais se formarão com a qualificação necessária e com a oportunidade de ter acesso as novas tecnologias para suprir as demandas atuais do mercado de trabalho, aumentando a produtividade e a eficiência das empresas sapiranguenses”, afirmou.

 

 

Cursos

No primeiro momento, será ofertado curso de corte e costura, atendendo as necessidades imediatas das empresas locais. Posteriormente, ocorrerão as formações de modelagem, corte de cabedal e montagem de calçados, os quais abordarão sobre as técnicas aplicadas no setor hoje em dia. Todo o projeto de reforma do prédio tem as adequações necessárias para receber as máquinas com NR 12.

 

Acessibilidade

O prédio passará por melhorias em toda a sua extensão, incluindo a construção de rampas de acesso às pessoas com deficiências, além de banheiros para acessibilidade universal. Entre as melhorias no prédio, ainda estão a reforma da parte elétrica, pavimentação de acesso, cercamento do terreno com tela e portões, pintura geral, divisórias de gesso acartonado para salas, instalações elétricas industriais para realização das atividades de ensino e reforma geral dos banheiros, entre outras instalações para melhor acomodar os alunos.

Conforme o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della dos Santos, a Escola do Sapato surge como uma alternativa de qualificação profissional para suprir a carência de mão de obra qualificada no setor calçadista da cidade.

“A intenção também é a de prospectar novos profissionais para essas áreas mais deficitárias da cadeia produtiva calçadista. Com isso, aumentaremos nossos índices de excelência na produção do calçado local, ampliando a oferta de emprego e renda do cidadão”, ressaltou. Ele lembra que houve um engajamento da administração municipal através das secretarias de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade e de Indústria, Comércio e Tecnologia para desenvolver esse projeto.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/06/2022 0 Comentários 662 Visualizações
Cultura

Feira Afro-hamburguense celebra a cultura negra em Novo Hamburgo

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

A primeira edição da Feira Afro-hamburguense: empreendedorismo – arte – cultura deu um novo colorido para a Praça Punta del Este, no limite dos bairros Rio Branco e Centro, neste sábado, 11 de junho. Durante todo o dia, empreendedores e artistas negros de Novo Hamburgo puderam expôr sua criatividade nas áreas do artesanato, moda, beleza, gastronomia, música, e criatividade.

A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, por meio do Coletivo de Afroempreendedoras de Novo Hamburgo, e proporcionou uma excelente oportunidade para a cidade conhecer um pouco mais sobre a cultura, produtos e gastronomia da comunidade negra hamburguense.

Para Lisiane de Souza, empreendedora e uma das organizadoras, o evento foi muito importante e significativo por ocorrer na área central da cidade. “É a primeira vez que temos uma atividade assim na cidade. Que venham muito mais”, pediu. Larissa Dutra Deles, empreendedora na área de beleza e que oferecia produtos para trança afro, elogiou a iniciativa, destacando a oportunidade para expor “nossa cultura, não apenas para o público negro, mas para toda a comunidade”.

Entre as atividades desta primeira edição, foram oferecidos workshop de tranças afro, danças afro e contação de histórias, diálogo sobre afroempreendedorismo e shows com Rodrigo Rodrigues, Grupo de Capoeira Dança do Matagal e Cláudia Quadros.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 619 Visualizações
Cidades

Albergue de Santa Cruz passa a atender 24h a partir desta segunda

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

Em um momento de descontração no espaço de convivência do Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul, o auxiliar de serviços gerais, Itamar Silva de Freitas, de 57 anos, comenta: “Este aí é nosso faixa”, diz ele, referindo-se a um dos trabalhadores que atua na casa. A expressão usada pelo morador revela o ambiente familiar que se formou no local. Mas esta harmonia não acontece da noite para o dia. Diariamente surgem novos moradores e a equipe de profissionais da assistência social realiza uma dinâmica de acolhimento para que todas sintam-se, realmente, em casa.

No caso do senhor Itamar, ele passou a residir no local em setembro do ano passado. Após a separação com a esposa, mudou-se para uma pensão, mas com a escassez de trabalho durante a pandemia, não teve mais condições de pagar aluguel e procurou por ajuda no Albergue. Desde então, trabalha durante o dia e passa a noite no local. “Aqui fui bem recebido. Tenho cama quentinha, comida, tudo o que preciso, mas logo que eu estiver numa condição melhor, quero morar no meu cantinho”, revelou.

 

“No Albergue, me senti em casa”

Quem também já precisou dos serviços oferecidos pela casa de passagem é o vigilante Leonardo Pereira da Silva, de 20 anos, que atua também como cuidador de idosos. Aos 19 anos, após exercer o serviço militar em Cachoeira do Sul, mudou-se para Santa Cruz do Sul. Na época desempregado, procurou o Albergue. “Fui bem recebido, me senti em casa lá. A alimentação é boa, os cuidadores também foram muito receptivos, só tenho a agradecer. Mas eu já sabia que é um lugar de passagem, e logo que consegui emprego, me mudei para uma pensão”, conta.

Por se tratar de um lugar de passagem, estimular para que cada morador seja reinserido em sua família ou a seu lugar de origem é um dos trabalhos realizados pela equipe técnica do local. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, ao procurar por auxílio, os profissionais da assistência social verificam o histórico de cada morador. “É um trabalho de acompanhamento que envolve, inclusive, visita às famílias dos moradores que procuram por ajuda”, explica.

Ao saírem do Albergue, os ex-moradores também são monitorados, através das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conforme explica o titular da pasta, Everson de Bello. “A equipe técnica dos Cras auxilia nos preenchimentos das fichas de empregos, e encaminha para as empresas, além de cursos e capacitações que o município constantemente oferece para este público. Nesse sentido, as empresas do município têm sido parceiras do Desenvolvimento Social na oferta de trabalho formais, pois muitos vivem na informalidade”, afirmou.

 

Motivações

De acordo com os dados da própria instituição, a maioria, cerca de 90 por cento dos moradores, acabam precisando do auxílio do Albergue por problemas com alcoolismo, mas também por outros motivos como drogadição, conflitos familiares, e até mesmo por ocasião de sinistros de incêndios. Para os casos de alcoolismo, que são os mais frequentes, há o encaminhamento para estabilizaçao junto ao Hospitalzinho, acolhimento e encaminhamento à rede de saúde mental especializada, segundo explica o assistente social, Juliano Garcêz. “O morador é levado à reflexão sobre suas escolhas, bem como estimulado a criar novos projetos de vida, como a retomada dos vínculos familiares e inclusão no mercado de trabalho, para que obtenha autonomia financeira e cidadania”, explicou.

 

“Ninguém precisa ficar na rua”

A prefeita Helena Hermany reforça a necessidade de um amparo mais ostensivo. Por conta disso, a partir desta segunda-feira, 13 de junho, o atendimento no Albergue Municipal será ampliado. A casa passa a funcionar 24h por dia. Para quem trabalha durante o dia, continua utilizando o espaço para pernoite, além de receber refeições como o jantar e café da manhã. Já para quem não dispõe de trabalho, passa a receber as refeições como café da manhã, almoço, lanche e jantar,  no local. Oficinas diversas serão oferecidas para quem permanece no local durante o dia.

“O município já investe bastante nos equipamentos sociais, com estrutura adequada para acolher, com profissionais qualificados da assistência social, e fornece alimento, roupas e acomodações para dormir. Nosso município dá todas as condições para que ninguém   precise ficar na rua“, declarou.

 

 Albergue Municipal

O Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul localiza-se na Rua São José, 2831, no Bairro Bom Jesus. Ao acessar o local, o usuário passa por avaliação, recebe roupas de uso pessoal e acomodações para pernoite, além de refeições diárias.  Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713-1942.

 

 Abordagem social

 Abordagem Social é um serviço  disponibilizado 24h por dia. Um veículo com toda a estrutura para o acolhimento, e com profissionais da assistência social, realiza a abordagem nos casos em que as pessoas se encontrem em situação de rua. Na maioria dos casos, é a própria população que informa ao próprio Albergue ou a Guarda Municipal, pelo telefone 153,  sobre casos de andarilhos que precisam de auxílio.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 1,K Visualizações
Cultura

Picada Café realiza 3ª Feira de Artesanato

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

Com entrada e estacionamento gratuitos, Picada Café prepara a 3ª Feira de Artesanato, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de julho, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.

Durante o evento você terá a oportunidade de conhecer a qualidade dos trabalhos dos artesãos de Picada Café e de outras cidades, além de conferir a apresentação de bandinhas, danças alemãs e gaúchas, shows musicais, gastronomia e cervejarias artesanais.

A 3ª Feira de Artesanato é realização da FidesArt e da Prefeitura de Picada Café, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Patrocínio: Sicredi.

 

Programação

Sábado, 9 de julho

  • 10h – Abertura Oficial
  • 13h às 15h – Bandinha típica itinerante Os Parentes
  • 14h – Demonstração de Artesanato com artesãos locais
  • 15h – Apresentação de Grupo de Danças Alemãs da EMEI Quatro Estações (Alunos de 4 e 5 anos)
  • 16h às 18h – Show Acústico com Roger Siqueira

Domingo, 10 de julho

  • 10h – Abertura da Feira de Artesanato
  • 11h às 13h – Bandinha típica itinerante Goela Seca
  • 14h – Demonstração de Artesanato com artesãos locais
  • 15h – Apresentação de Grupo de Danças Gaúchas com Invernadas Mirim e Juvenil/Adulta do CTG Encosta da Serra
  • 16h às 18h – Show com Estribo de Prata.

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 663 Visualizações
Cultura

Morro Reuter recupera atrativo turístico

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

Morro Reuter recuperou um atrativo turístico que é um resgate histórico.  A prefeitura investiu na reforma da Pinguela do Rio Loch na localidade de Walachai.

A ponte pênsil conhecida como pinguela atravessa o leito do rio que é ladeado por vasta vegetação permitindo uma imersão revigorante na natureza.

A prefeita da cidade, Carla Chamorro esteve visitando o local na companhia da artesã de Morro Reuter Maia Dieter que levou a filha Helena, 3 anos, e a sogra, Maria Elvira Dieter, 72 anos.

Foto: Daniela Moraes / Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 688 Visualizações
Cidades

Capão da Canoa lança o Programa Qualificação Cidadã

Por Ester Ellwanger 13/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária de Capão da Canoa lançou o programa Qualificação Cidadã, fruto de uma parceria firmada com o Senai/RS, Sinduscon e com apoio do Instituto Estadual Riachuelo. O programa tem como público-alvo os beneficiários integrantes do Cadastro Único, do Governo Federal.

Na primeira etapa serão ofertados dois cursos técnicos na área de construção civil (Pintor e Carpinteiro), ambos com 160h de duração, sendo disponibilizadas 25 vagas para cada função. Com início previsto para o dia 04 de julho, as aulas para pintor serão ministradas no turno da manhã, na Casa do Pescador, já as aulas de carpinteiro ocorrerão na parte da tarde, no Instituto Estadual Riachuelo.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que o executivo está trabalhando para que mais cursos sejam oferecidos à comunidade. “Investir em educação e qualificação profissional é de fundamental importância para garantir oportunidades e proporcionar mais qualidade de vida à população, principalmente quando falamos em preparar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho”, diz.

As inscrições poderão ser realizadas de 15 a 27 de junho, na Casa da Cidadania, localizada na Rua Ceci, 1687 – 3ª andar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 99992-7531.

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

13/06/2022 0 Comentários 777 Visualizações
Variedades

Nova Petrópolis espera pelos casais apaixonados 

Por Ester Ellwanger 11/06/2022
Por Ester Ellwanger

Nova Petrópolis, “A terra mais germânica da Serra Gaúcha”, se torna em junho o lugar ideal para os casais apaixonados que querem curtir uma experiência europeia, no Brasil. Com opções gastronômicas típicas da culinária alemã e suíça, o local ainda dispões de uma hospedagem aconchegante e quentinha para os dias frios do Sul do país, além de atrações turísticas e de lazer sem igual.

A cidade faz parte da Rota Romântica, que esteve por diversas vezes na lista das dez estradas mais bonitas e charmosas para se fazer de carro no Brasil. O título foi conquistado principalmente pelo zelo que todas as cidades têm pelas estradas bem cuidadas e ladeadas, em sua maioria, por plátanos. No outono, o caminho oferece um colorido especial e paisagens de tirar o fôlego, com construções no estilo enxaimel (arquitetura típica germânica). A Rota Romântica possui diversas opções de lazer para passeios de final de semana ou para os que desejam uma estadia tranquila e romântica.

Falando em estadia, os Hotéis Petrópolis e Alles Berg estarão com “minos” especiais para os casais nesse período. No Hotel Petrópolis, reservando qualquer uma das acomodações do dia 1 de junho a 12 de junho, o cliente ganha uma espumante para comemorar a data com seu amor. Além da espumante, também poderá optar pelo quarto decorado com pétalas de rosas e café da manhã na acomodação. Já o Hotel Alles Berg disponibilizará nesse final de semana um jantar de Dia dos Namorados, mediante reserva.

Na hora de saborear uma refeição especial para a data, a cidade também dispõe de restaurantes com opções para os apaixonados. O Restaurante Armazém Wazlawick servirá fondue nos dias 11 e 12, para isso basta fazer o agendamento da reserva em uma das duas opções de horários: das 18h:30min às 20h:30mim ou das 21h:00min as 23h. No Essenza Bistrô, no Dia dos Namorados, o almoço do casal que fizer reserva, ganhará uma espumante. Já no Restaurante Lindenhof, o casal poderá desfrutar de um jantar especial à luz de velas, mediante reserva.

O passeio romântico por Nova Petrópolis não poderia deixar de fora o Parque Aldeia do Imigrante. Entre os diversos atrativos do local, há o Espaço dos Namorados, planejado para reverenciar o amor, a amizade, a união e o companheirismo. Desenhado para representar os enamorados e celebrar a vida em meio à natureza, o espaço abriga o Monumento dos Corações, que eterniza o amor, além de chamar atenção para as diversas fitas coloridas deixadas por casais que enlaçam os corações como um ato simbólico. Além de enlaçar o amor, o casal deixa ali uma marca registrada da passagem pelo parque.

No site https://novapetropolisturismo.com.br, um grande portal de informações turísticas da cidade, você encontra as melhores opções gastronômicas, além de lazer e serviços especiais em hospedagem.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

11/06/2022 0 Comentários 916 Visualizações
Cidades

Fiscalização ambiental de Novo Hamburgo monitora o lançamento de efluentes em arroios

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Novo Hamburgo iniciou nesta quarta-feira, 8 de junho, a coleta de amostras de efluente tratado em empresas de acabamento de couro da ciadde. O objetivo da ação é verificar se as indústrias que geram efluentes industriais estão cumprindo com o determinado nas licenças ambientais.

“É muito importante que as empresas cumpram com as obrigações descritas na Licença Ambiental para evitar a contaminação dos arroios. Portanto, fazemos essas fiscalizações de rotina para reforçar junto às empresas a importância de manterem em bom funcionamento nas Estações de Tratamento de Efluentes”, detalha o titular da Semam, Ráfaga Fontoura.

Há dois anos a equipe vem monitorando os arroios, mas quando se constata alguma alteração na qualidade da água é muito difícil saber de qual empresa veio a contaminação. “Fomos inicialmente em empresas de couro pela representatividade do setor na região, sendo fundamental uma estação de tratamento de efluentes bem eficaz”, explica a diretora de Proteção Ambiental, Maya da Silveira Ruschel.

As amostras coletadas são enviadas ao laboratório para que seja feita a análise físico-química. Com o resultado, caso constatado o descumprimento da licença ambiental, será possível adotar as medidas necessárias para adequar a situação.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

10/06/2022 0 Comentários 875 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO