Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento
Fórum de Vitivinicultura encerra com debate sobre precisão e avaliação...
Construarte 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 52...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Nova fase da NR-1 amplia exigências sobre riscos psicossociais nas...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cidades

Cultura

Montenegro divulga bandas selecionadas para Festa do Rock

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

Após votação popular, iniciada na terça-feira, e análise de portfólios, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro, divulgou, nesta sexta-feira, 10 de junho, as bandas selecionadas para se apresentarem na Festa do Rock de Montenegro. Dez conjuntos buscavam as cinco vagas destinadas para grupos locais na quinta edição do projeto “Estação Cultura de Montenegro”, marcado para o dia 10 de julho.

Todos os grupos passaram por uma seleção criteriosa, que envolveu a análise de portfólio e documentação por uma comissão especializada, com integrantes do Departamento de Cultura, membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e representantes da área da música no município.

A organização do evento entrará em contato com as bandas para explicar a participação no evento. Na enquete, 2.138 votos foram contabilizados de pessoas que só podiam escolher uma banda e apenas uma vez.

“Ficamos muito felizes com a participação do público”, enfatiza a diretora de Cultura, Mara Ribeiro. Ela ainda destaca que a ideia de colocar a banda escolhida pelo público direto na programação do evento já estava definida antes da votação começar. “Queríamos que o público nos ajudasse nesta decisão”, enfatiza.

 

As bandas

As cinco bandas com a melhor pontuação e que se apresentarão na festa, são:

  • 1º – Os Lords
  • 2º – Moto Rock Band
  • 3º – BahRock
  • 4º – Os Lagranhas
  • 5º – Lucas Peyrot e Marcelo Ohlweiler
  • 6ª – Baile de Cobras: 15% (voto popular)

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2022 0 Comentários 1,1K Visualizações
Cidades

Prefeitos de Santa Cruz e Lajeado discutem mobilização dos Vales

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, recebeu o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, nesta quinta-feira, 9 de junho. Durante o encontro, os chefes de Executivo Municipal discutiram a formação de parcerias para o fortalecimento da Região dos Vales.

Helena Hermany lembrou que Santa Cruz e Lajeado são os maiores municípios dos vales do Rio Pardo e do Taquari, respectivamente. Conforme a prefeita, a construção de uma relação institucional com base em propósitos compartilhados por ambas as regiões é bastante promissora.

“Acredito que esta aproximação pode ser muito produtiva. Somos duas cidades com pautas e interesses em comum e, unindo forças, podemos tirar melhor proveito dos potenciais regionais e trazer mais desenvolvimento para nossas populações”, defendeu.

Conforme o prefeito de Lajeado, é importante observar a mobilização das lideranças municipais de outras regiões do Estado, como as da Serra e Campanha. Caumo destacou que Santa Cruz e Lajeado têm diversos pontos de convergência, como a instituição do projeto de prevenção à violência Pacto pela Paz. Ele aposta na realização de mais encontros para a construção de propostas em benefício das comunidades de ambas as localidades.

 “É importante que a Região dos Vales tenha esse posicionamento para a defesa de seus interesses e para a criação de oportunidades”, analisou.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2022 0 Comentários 747 Visualizações
Cidades

Amvars implanta Câmara Setorial de Saúde

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

Os problemas de saúde enfrentados pelos municípios da região têm pautado as últimas reuniões dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars que decidiram ontem, 9, durante assembleia ordinária da entidade,  oficializar a criação de uma câmara setorial da área. Na prática, será um fórum de discussões comprometido com reuniões regulares para discussão de assuntos de saúde, permitindo um panorama regional da área.

No encontro mensal itinerante da Amvars – que ontem foi realizado na prefeitura de Sapiranga – ficou decidido e aprovado o nome do vice-prefeito de Nova Hartz, Neri Chicatto como coordenador da câmara formada por secretários e gestores de saúde das 13 cidades que integram a associação. Ele que também responde pela secretaria de Saúde do seu município será responsável por organizar e conduzir os encontros, representando a Amvars no grupo.

“De todos os assuntos que afetam o dia a dia das prefeituras, saúde é o que mais demanda atenção e busca constante por soluções. Quem melhor que os secretários de saúde para entenderem de forma pormenorizada os problemas que cada município enfrenta. A implantação dessa câmara permitirá o constante acompanhamento em nível regional, facilitando e otimizando soluções conjuntas e, principalmente, nos fortalecendo enquanto entidade e região”, define Jerri Meneghetti, presidente da Amvars.

Embora se reúnam eventualmente para debates sobre a área, os secretários de saúde da região acabavam efetivando soluções cada um junto ao seu prefeito. “Agora, no formato de câmara, os assuntos serão discutidos e trazidos para a esfera regional, tendo a Amvars como guarda-chuvas e apoio aos  encaminhamentos necessários”, explica Jerri.

Essa é a segunda câmara temática implantada na Amvars. A primeira, que passou a atuar esse ano, é a de Tecnologia e Inovação, que vem se organizando e buscando ferramentas de integração entre municípios. Ano passado, também passou a atuar na Amvars o Departamento de Turismo e Cultura que, previsto no estatuto, é um fórum permanente de discussões sobre o tema, atuando no mesmo formato das câmaras, só que de caráter permanente.

“A implantação desses fóruns de discussão, permanentes ou não, permite conhecermos melhor o perfil regional em cada área e com base nisso, traçar metas voltadas ao desenvolvimento sob a ótica regional”, finaliza Jerri.

Além da implantação da câmara setorial a reunião de ontem teve na pauta temas ligados ao turismo, tecnologia e infra-estrutura.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2022 0 Comentários 675 Visualizações
Esporte

3ª Rústica Café da Colônia Morro Reuter está com inscrições abertas

Por Ester Ellwanger 10/06/2022
Por Ester Ellwanger

A 3ª Rústica Café da Colônia Morro Reuter ocorre na manhã do dia 10 de julho e está com inscrições abertas pelo site www.wommerrunning.net/etapa3morroreuter/ até as 14h do dia 28 de junho. O evento é a terceira etapa do circuito de inverno e é uma promoção de Corridas Wommer Running com apoio da prefeitura de Morro Reuter que visa levar os atletas a visitarem a cidade durante o 4º Café da Colônia apreciando as belezas da cidade e praticando o esporte entre amigos. Todos os inscritos ganharão medalha de participação. Não haverá inscrição na hora do evento.

A categoria infantil tem largada 8h30, inscrições gratuitas pelo site  www.wommerrunning.net/etapa3morroreuter/, e é dividida em 2 a 6 anos, 7 a 10 anos e 11 a 15 anos com provas de distância de 100 metros a 400 metros. Importante chegar com antecedência para organização e retirada dos números.  Já a rústica adulto tem largada às 9h, distância oficial de 5 km ou 2 km distribuídos pelas ruas da cidade. A saída será junto ao Ginásio Municipal de Esportes na Rua Bento Gonçalves, Centro.

Serviço

3ª Rústica Café da Colônia Morro Reuter
Quando: 10 de julho, às 8h30 – Largada infantil, às 9h – Largada adulto
Onde: saída do Ginásio Municipal de Esportes na Rua Bento Gonçalves, Centro
Inscrições: Pelo site https://www.wommerrunning.net/etapa3morroreuter/. Categoria infantil tem inscrições gratuitas e adultos pagam R$ 30 (primeiros 50 inscritos) e R$ 40 os demais.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2022 0 Comentários 844 Visualizações
Cidades

Prefeita de Santa Cruz recebe visita da Miss Latina RS

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Nesta quinta-feira, 9 de junho, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany recebeu a visita da santa-cruzense Betina Sampaio. Betina venceu o concurso Miss Latina RS, ocorrido no  último fim de semana, em Bento Gonçalves. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins,  acompanhou a visita.

 

A Miss

Aos 26 anos, é jornalista por formação, o primeiro título nas passarelas veio aos 16 anos, quando foi eleita  Embaixatriz do Turismo. Atualmente também atua no ramo de comunicação empresarial.

No próxima sábado, 11 de junho, está programada uma carreata com a soberana pela cidade.  Em 2023,  ela vai representar o Estado no Miss Latina Brasil, em local ainda não definido.

 

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 730 Visualizações
Variedades

Especialistas discutem impactos das palometas nos rios gaúchos em seminário

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

O impacto da invasão das palometas nos rios gaúchos foi o tema central do seminário realizado nesta quarta-feira, 8 de junho, em Esteio. O trabalho é liderado pelo Consórcio Pró-Sinos, com participação do Ibama, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), secretarias de Meio Ambiente dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, representantes de pescadores e de universidades. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores.

“Propusemos uma reunião de trabalho, com o objetivo de entender esse fenômeno, suas causas, implicações e eventuais maneiras de lidar e mitigar impactos negativos”, destacou o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

No primeiro bloco, destinado à discussão dos impactos ecológicos e com foco na área científica, os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Juliano Ferrer, Fernando Becker e Luiz Roberto Malabarba apresentaram a ictiofauna do RS (conjunto das espécies de peixes da região), o histórico de invasões e a caracterização da espécie. A primeira detecção de palometas (Serrasalmus maculatus) na região hidrográfica do Lago Guaíba foi registrada em 2015, por pescadores no Rio Vacacaí.

De acordo com Becker, uma hipótese para seu aparecimento está relacionada à interligação de bacias, a partir do manejo do terreno para uso da água em agricultura. “As detecções geralmente são tardias. Isso reforça a necessidade de monitorar continuamente e investigar cientificamente as vias de entrada para que se possa interromper, controlar e/ou manejar adequadamente”, observa. Em relação à caracterização da espécie, o professor Malabarba destaca que a palometa só existe nas Américas do Sul e Central. Na linhagem carnívora, são 58 espécies de piranhas e palometas, cujo hábito alimentar é mordiscar nadadeiras, além de restos de peixes, insetos e crustáceos.

No segundo momento do encontro, foram abordados os impactos econômicos da invasão. Pescadores profissionais artesanais e usuários de recursos hídricos trouxeram relatos de experiências relacionadas ao tema. Na avaliação de Gilmar Coelho, da Colônia Z5, na Ilha da Pintada, a incidência da espécie foi observada com frequência em períodos de seca, com os rios mais baixos. Paulo Denilton, que atua na Praia do Paquetá, destacou a preocupação com o registro de palometas que ingeriram ovas de outras espécies.

Cristiano da Silva Garcia compartilhou o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Cachoeira do Sul, que vem monitorando os pontos onde as palometas foram encontradas, a partir de questionários e relatos de pescadores. “Essa é uma questão da Defesa Civil, por gerar transtorno econômico, social ou físico”, observa. Já a coordenadora de extensão pesqueira da Emater, Ana Spinelli, destacou a política pesqueira e o trabalho realizado pelo Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes).

No bloco destinado às ações de monitoramento e acompanhamento da disseminação, Raquel Pretto, da Fepam, apresentou o programa Invasoras RS. Já o pesquisador do setor de Ictiologia do Museu de Ciências Naturais da SEMA, Marco Aurélio Azevedo, compartilhou um projeto em tramitação, envolvendo 13 pesquisadores de diferentes entidades. Entre os objetivos está determinar as vias de invasão, o mapeamento de potenciais conexões entre as bacias hidrográficas Uruguai e Laguna dos Patos e entre as bacias da Laguna dos Patos e do rio Tramandaí, e ter o retrato da palometa, estabelecendo o histórico da invasão.

O professor Nelson Fagundes, do Departamento de Genética da UFRGS, apresentou o trabalho de monitoramento das palometas através de DNA ambiental. “É uma ferramenta eficiente e complementar a essas técnicas tradicionais para detecção da espécie”, explica. O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS SEMA), Ivo Lessa, que sugeriu a aproximação com outros atores, como o Instituto Rio Grandense do Arroz e a Secretaria Estadual de Agricultura.

O último bloco foi reservado para perspectivas de convivência e ações para mitigação e controle de danos. A promotora Ximena Cardozo, da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, trouxe informações sobre o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados RS, uma fonte importante de recursos para direitos difusos e coletivos, além do Fundo Estadual de Meio Ambiente e dos Fundos Municipais do Meio Ambiente. Maurício Vieira de Souza, analista ambiental do IBAMA, apresentou o Plano Estadual de Combate à Invasão Biológica, que busca enfrentar a questão, mitigar danos e impedir novas ocorrências. Ao todo, são 32 ações, entre elas a inclusão das palometas na lista oficial de invasoras do Estado e a notificação da presença do animal por parte do poder público, entre outras medidas.

Na avaliação do professor Uwe Schulz, da Unisinos, não existe uma solução pronta para ser utilizada diante do problema. Há possibilidades a serem consideradas. Uma delas é o uso da eletricidade para diminuir ou impedir a entrada de peixes em bombas de água. É possível que seu uso impeça a expansão da área de ocorrência de uma espécie, a partir da aplicação de um campo elétrico. O representante do comitê de Bacia do Rio Vacacaí, Alexandre Swarowsky, também trouxe um relato a respeito da presença das palometas na região.

“Esse tema não está originalmente no escopo de atuação do Pró-Sinos, mas impacta na vida das comunidades que fazem parte da nossa bacia hidrográfica e merece a nossa atenção. Reunir especialistas no tema nos permite avançar no enfrentamento do problema”, finalizou o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

Foto: Adriano Rosa da Rocha / Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 647 Visualizações
Business

Campo Bom entrega o troféu para os ganhadores do prêmio Destaque Empresarial 2021

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

O desenvolvimento econômico em Campo Bom é trilhado com o Poder Público e as empresas locais caminhando lado a lado. Justamente por isso, a prefeitura realizou nova entrega do troféu Destaque Empresarial, agora com o propósito de reconhecer o desempenho dos negócios campo-bonenses em 2021. A cerimônia ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 8, no Teatro do CEI. Ao todo, 27 prêmios foram distribuídos em nove categorias.

Para o prefeito Luciano Orsi, o momento consolida ainda mais a integração entre Município e iniciativa privada. “As empresas são fundamentais para o desenvolvimento econômico local, portanto o reconhecimento ao trabalho realizado é necessário para que Campo Bom siga no rumo certo”, afirma.

“Temos uma série de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das empresas campo-bonenses, sendo que o Destaque Empresarial também atua neste sentido ao reconhecer e incentivar o crescimento dos negócios na cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz.

 

Os ganhadores

  • Agronegócio: Sítio Vida Nova, Solar das Orquídeas e Vanderlei Meurer (MEI).
  • Logística: Bono Express, Cargovision e Transilva.
  • Maior índice de crescimento (Campo Bom para Negócios): Brew Up, CleanUp e Reginato Metais.
  • Geração de empregos: Box Print, CB Injetados e Ticket Log.
  • Parcerias estratégicas: Clean Net, Faxon Química e Verallia.
  • Tecnologia: Easypro, Fiber e Toth Lifecare.
  • Serviços: Getnet, SX Negócios e Ticket Log.
  • Comércio: Cervejaria Imigração, Rissul e Top Diesel.
  • Indústria: FCC, Ortobom e Verallia.

 

Palestra

Antes da entrega dos prêmios, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS Joel Maraschin deu palestra aos campo-bonenses sobre a importância do Fundopem como mecanismo de promoção da atração de empresas, geração de emprego e renda no Estado. O fundo é um instrumento do governo estadual usado para, em parceria com a iniciativa privada, promover o desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável nos municípios gaúchos.

 

Além do prefeito Orsi, do secretário municipal Scholz e do secretário estadual Maraschin, estavam presentes no evento e participaram da entrega dos troféus: a primeira-dama Kátia Orsi; o vice-prefeito Paulo Gomes; Gênifer Engers, presidente da Câmara de Vereadores; os secretários municipais Eduardo Assmann (Esporte e Lazer); Emerson Edinei Lopes (Segurança e Trânsito); Fabiana Kellermann (Administração); Gabriel Colissi (Desenvolvimento Social e Habitação); Jeferson Ramos (Obras, Planejamento e Serviços Urbanos); João Flávio (Meio Ambiente); João Paulo Berkembrock (Saúde); Nilson Parnow (Finanças); e Simone Schneider (Educação e Cultura); o procurador-geral do município Pedro Azevedo; e Nei Martins, chefe de gabinete do prefeito.

 Foto: Emerson Santos/Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 898 Visualizações
Cidades

Ação na Praça abre a programação do mês do Meio Ambiente em Montenegro

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Um momento para refletir sobre o papel de todos na preservação da natureza. A programação do Mês do Meio Ambiente iniciou na manhã desta quarta-feira, 8 de junho, com diversas atividades na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. A ação visa levar para perto da comunidade a divulgação dos serviços prestados no município e a discussão de atitudes que podem ajudar no cuidado com o meio ambiente.

Dentre as atividades disponíveis no local, estão a doação de mudas de espécies nativas, distribuição de composto orgânico, informações sobre a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), distribuição de materiais de educação ambiental e da coleta de lixo e cadastramento de animais para castração. Para as castrações, é necessário levar documento do proprietário do animal ou tutor responsável e duas fotos impressas do bichinho.

O evento conta também com a participação de parceiros como Planeta Ecológico, Limitless Stand Up Paddle e Remadores Montenegro, que estão realizando a divulgação de seus trabalhos. A ação se estende até às 16h.

Segundo o chefe do serviço de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Ronei Cavalheiro, será um dia especial para alertar a população da importância do cuidado com o meio ambiente.

“É fundamental que as pessoas compreendam questões como o aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, a situação pode melhorar”, destaca. Ele ainda enfatiza que a ação também visa divulgar para a população os serviços realizados pelo município, como a coleta seletiva. “Separar o lixo é uma ação fundamental para não degradar a natureza”, explica.

A programação terá ainda, nos dias 15 e 22 de junho, uma caminhada ecológica orientada e limpeza do Morro São João. No sábado, 26 de junho, o Porto das Laranjeiras receberá uma limpeza. Quem quiser participar das atividades deve comparecer nos locais a partir das 9h no dia dos eventos. A programação completa você pode conferir no card.

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 780 Visualizações
Gastronomia

Santa Cruz realiza a 22ª Festa das Cucas neste final de semana

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Dos sabores clássicos aos mais diferenciados, as cucas fazem sucesso total em Santa Cruz do Sul. Para confirmar, um evento totalmente dedicado a elas está na sua 22ª edição. A Festa das Cucas, após o fim das restrições da pandemia, retoma às atividades presenciais nesta sexta-feira, 10 de junho, a partir do meio-dia, no Parque da Oktoberfest.

Com a temática Viva sua Festa mais Doce, a iniciativa tem entrada gratuita e acontece até domingo, 12 de junho, seguida de uma vasta programação artística e cultural. Na sexta-feira, 10, o evento acontece das 12 às 19 horas; no sábado, 11, das 10 às 20 horas; e no domingo, 12, das 9 às 19 horas.

“Esta edição promete ser muito linda e bastante nostálgica, visto que os visitantes ficaram dois anos sem o evento presencial. Teremos uma dose extra de carinho, com muita alegria e muita cuca, claro. Esperamos por todos”, salientou a responsável pelos eventos da RBS TV dos Vales, Rafaela Schneider.

 

Atividades

Os visitantes encontrarão na Festa das Cucas diversas atividades para toda a família. O Café Colonial Paragem e a Exposição O Resgate das Histórias, da João Dick Empreendimentos, funcionarão todos os dias no Pavilhão Central.

Já a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, ficará ao lado da Praça de Alimentação, próxima às casas de Vila Típica. Na programação estão previstas apresentações de artistas locais, bandas e grupos de danças folclóricas, aula de dança, Ronda Folclórica com banda itinerante, e o Show de Cozinha Benoit, com Cátia Schnorr ensinando a fazer cuca. Além disso, haverá parque de diversões.

Delícias

Além das cucas já conhecidas pelo público, os visitantes vão encontrar no evento as deliciosas vencedoras do Concurso da Melhor Cuca. A Chimarrita, da Padaria Pritsch, com hortelã natural e cascas de laranja cristalizadas; a Max e Milk, da Lisaruth, sabor tradicional de uva combinado com leite condensado, creme de leite e doce de leite; e a Doce Magia, da Cucas Haubert, que leva doce de leite caseiro, coco torrado, nozes crocantes e cereja.

A 22ª edição vai contar com a participação de 13 padarias, de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. São elas: Casa das Cucas Waechter (Domi Gastronomia), Cristal, Conffeipão, Cucas da Rosana, Cucas Gressler, Cucas Haubert, Docemania, Jamaica, Lisaruth, Nutryce, Panisul, Pritsch e Roque Schuh.

 

City Tour

No sábado e domingo, com saída às 10h30, ocorre o City Tour Panorâmico da Festa das Cucas. Com um trajeto de 3 horas, o passeio custa R$ 50,00 e será realizado com um grupo mínimo de 15 pessoas. A saída e a chegada acontecem na Rua Tenente Coronel Brito, próximo da Super Parada de Ônibus. No roteiro estão o Parque da Santa Cruz, Centro de Cultura Francisco Jose Frantz, Catedral São João Batista, Praça Getúlio Vargas, Túnel Verde, Casa das Artes Regina Simonis, Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira e Monumento ao Imigrante Alemão.

As inscrições podem ser feitas no site do evento: www.festadascucas.com.br. Os pontos de vendas são Cirass Viagens e Turismo Receptivo (51 9 8413-6818) e Pantur Turismo (51 9 9655-3712).

Serviço

22ª Festa das Cucas
Quando: 10, 11, e 12 de junho

Horário de funcionamento:

  • Sexta-Feira (10/06) das 12h às 19h
  • Sábado (11/06) das 10h às 20h
  • Domingo (12/06) das 9h às 19h

Onde: Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
Ingressos: Gratuitos

Programação

Sexta-feira – 10/06

  • 12h – Abertura da 22ª Festa das Cucas com Jornal do Almoço Ao Vivo – Em frente à Haus da RBS
  • 14h – Palco Cultural – Secretaria de Cultura – Aula de dança com Dugges Dance – Palco Principal
  • 14h30 – Transmissão do Programa Gaúcha+
  • 15h – Palco Cultural – Secretaria de Cultura – Show com Damé e John Sanfoneiro
  • 16h30 – Encerramento Palco Cultural
  • 17h – Voz e violão com Nando e Betânia
  • 19h – Encerramento da Festa

Sábado – 11/06

  • 10h – Abertura do Parque
  • 11h – Banda do 7º BIB – Em frente ao palco principal
  • 13h30 – Apresentação Grupo Edelweiss do Centro Cultural 25 de Julho – Palco Principal
  • 14h – Apresentação do Kronentanzgruppe do Centro Cultural 25 de Julho – Palco Principal
  • 14h, 16h e 18h – Show de Cozinha Benoit – aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr – Parte externa do Pavilhão Central
  • 15h – Chimarock – Ramal 314 – Palco Principal
  • 16h – Chimarock – Marta Helena e Rodrigo Jaeger – Palco Principal
  • 17h – Encerramento Chimarock – Palco Principal
  • 17h – Ronda folclórica com Banda Fest – Itinerante
  • 17h30 – Banda Nova Geração – Palco Principal
  • 20h – Encerramento da Festa

Domingo – 12/06

  • 9h – Abertura do Parque
  • 10h, 12h, 14h e 16h – Show de Cozinha Benoit – aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr – Parte externa do Pavilhão Central
  • 13h30 – Grupo Oktobertanz de Casais – Palco Principal
  • 14h – Grupo Oktobertanz Oficial – Palco Principal
  • 15h – Daiton e Cris – Palco Principal
  • 17h – Ronda folclórica com Banda Fest – Itinerante
  • 19h – Encerramento da Festa
Foto: Vanessa Paz e Carlos Nyland/ Divulgação | Fonte: Assessoria

 

09/06/2022 0 Comentários 1,6K Visualizações
Cidades

Eventos movimentam Santa Cruz do Sul no mês de junho

Por Ester Ellwanger 09/06/2022
Por Ester Ellwanger

Dois eventos devem trazer movimento adicional ao calendário de atividades de Santa Cruz do Sul durante o mês de junho. O município sediará a Festa das Cucas, de 10 a 12, e a 3ª Etapa do Endurance Brasil, no dia 18.

A 22ª edição da Festa das Cucas acontece no Parque da Oktoberfest e tem entrada gratuita. Na programação, além da tradicional iguaria que é marca do município, um leque de atrações, com a apresentação de artistas locais, bandas e grupos de danças folclóricas, entre outras atividades.

Já a 3ª Etapa do Império Endurance Brasil – Quatro Horas de Santa Cruz, será realizada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A prova automobilística deve atrair apaixonados pelas provas automobilísticas ao município, reforçando a vocação municipal em receber eventos de velocidade.

A programação diferenciada é celebrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins. “São eventos com características diferentes, mas com uma grande capacidade de atração de público. A Festa das Cucas enaltece uma das marcas gastronômicas santa-cruzenses e o Endurance reforça a presença do município do calendário de esportes automobilísticos”, avaliou.

De acordo com o secretário, os eventos movimentam a economia local, trazendo recursos para a rede hoteleira, restaurantes e bares locais. Além disso, demonstram que Santa Cruz é uma cidade acolhedora, com capacidade de sediar programações de porte.

 

Tecnologia

Martins destaca outro grande evento, ainda com data a ser definida, entre os meses de novembro e dezembro. O Município sediará a etapa estadual do First Lego League Challenge. A competição nacional é operada pelo Sesi e reúne jovens de 9 a 16 anos, das redes de ensino pública e privada, e também grupos independentes, de todo o Estado, com o objetivo de fomentar o interesse em ciência, tecnologia e inovação. Dentre os destaques da atividade, está a competição de robótica. A atividade contará com o apoio da Prefeitura.

 

Programação

22ª Festa das Cucas

  • Quando: 10, 11 e 12 de junho
  • Parque da Oktoberfest
  • Entrada franca

 

3ª etapa | Quatro Horas de Santa Cruz

  • Quando: 18 de junho, a partir das 11h30min
  • Autódromo de Santa Cruz

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2022 0 Comentários 899 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 3

    Porto Alegre recebe Semana do Centro Histórico, com programação cultural gratuita

  • 4

    Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus exclusivos e experiências românticas

  • 5

    Especialista orienta noivas sobre cuidados estéticos antes do casamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO