Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cidades

Cidades

Gramado recebe certificado investimento em cultura

Por Ester Ellwanger 15/06/2022
Por Ester Ellwanger

Na noite desta segunda-feira, 13 de junho, em Brasília, o prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi, e o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, receberam o Certificado de Responsabilidade Cultural, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (Ancec) às cidades que mais investem na cultura.

O certificado reconhece Gramado como uma das cidades que mais valorizou o setor cultural nos últimos cinco anos e, principalmente, durante a pandemia de Covid-19.

“Este reconhecimento comprova a responsabilidade e a preocupação da administração pública com esta área tão importante e nos incentiva a continuar trabalhando em prol dos artistas e das atividades culturais”, afirmou o prefeito em exercício, Luia Barbacovi.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

15/06/2022 0 Comentários 660 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo assina parceria com cidade na China

Por Ester Ellwanger 15/06/2022
Por Ester Ellwanger

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e o prefeito do Governo Popular Municipal de Dongguan, no sudeste da China, Lyu Chengxi, assinaram na manhã de hoje, 15 de junho, documento oficial de entendimento sobre desenvolvimento conjunto de relação amigável para cooperação e intercâmbio. A cidade chinesa conta com grande presença de brasileiros, especialmente de Novo Hamburgo. O ato foi realizado em encontro virtual. O documento foi assinado por Fátima e pelo prefeito do Governo Popular Municipal de Dongguan, Lyu Chengxi.

Participaram do ato desta quarta-feira a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Diego Leuck. Também participaram representantes do consulado brasileiro na China e, além do prefeito, várias autoridades municipais de Dongguan.

“Hoje é um dia muito especial porque estamos estreitando laços com uma cidade que tem muito em comum com a nossa. O calçado nos aproximou nos anos 90, quando muitos brasileiros de Novo Hamburgo e região foram para Dongguan.  Estamos há mais de 18 mil quilômetros de distância, mas nos sentimos muito próximos”, enfatizou a prefeita.

O prefeito chinês lembrou que Dongguan tem muitas semelhanças com Novo Hamburgo, tanto no aspecto econômico quanto na valorização da educação e do esporte. Um dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) presentes na China está em Dongguan e tem nos hamburguenses que moram na cidade muitos de seus integrantes.

“Vale a pena mencionar que atualmente estamos trabalhando arduamente para estabelecer o Centro de Transferência de Tecnologia China-América Latina e Caribe em Dongguan”, antecipou Chengxi.

Correspondências

Ano passado, as duas autoridades trocaram correspondências para intensificar a parceria, incentivadas pelo Consulado Brasileiro em Cantão, que engloba o município chinês. Em dezembro do ano passado, Fátima participou por videochamada de um evento festivo de brasileiros no Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) China Véia, que completou dez anos em janeiro passado e que tem a maioria dos integrantes oriundos de Novo Hamburgo.

 

Dongguan

Dongguan está localizada na província de Guangdong, sudeste da China, e conta com cerca de 10 milhões de habitantes. Ela caminha para ser a 15ª cidade da China, com PIB de mais de 1 trilhão de yuans (cerca de 6,2 bilhões de dólares). Com esta parceria, as duas cidades dão início à construção de uma plataforma mais ampla para futuros intercâmbios e cooperação em economia e comércio, ciência e tecnologia.

 

Foto: Lu Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2022 0 Comentários 980 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo lança o Pacto pelo Futuro III

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Mesmo tendo destaque na geração de empregos formais e no número de empresas mensalmente abertas no município em comparação com outras cidades do Estado, o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo aos empreendedores segue crescente e ganha mais um capítulo a partir desta quarta-feira, 15 de junho. A adesão ao projeto Cidade Empreendedora entre a Prefeitura e o Sebrae RS, em abril, terá a primeira ação da parceria: a terceira edição do Pacto pelo Futuro, programa de incentivo ao empreendedorismo em Novo Hamburgo.

“Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais este ambiente altamente positivo para empreender que instalamos na cidade. Queremos nossa economia forte, impulsionando os negócios locais e gerando cada vez mais empregos e renda”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, acrescenta que a nova edição do Pacto “será mais uma oportunidade para que os empreendedores hamburguenses desenvolvam a gestão dos seus negócios utilizando as melhoras práticas do mercado”.

 

Pacto pelo Futuro III

O Pacto pelo Futuro III está sendo realizado a partir do eixo de valorização das empresas locais do projeto Cidade Empreendedora e terá capacidade de atender mais 450 empreendedores, desde quem está querendo começar um negócio até atendimentos mais especializados para alavancar a empresa, a partir de sete iniciativas, distribuídas em cinco eixos. Mais informações e inscrições, que já estão abertas, devem ser feitas pelo WhatsApps do Sebrae Novo Hamburgo, pelo número 3594-2212. As consultorias em gestão possuem subsídio de 80% da Prefeitura. As demais iniciativas são gratuitas.

 

Qualificações

  • Palestra de Formalização de Negócios

Ideal para quem está pensando em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Abordará os benefícios para esse modelo de negócios e os passos para se formalizar.

50 vagas

 

  • Consultoria de Modelagem de Negócios

Tem o foco em quem ainda não possui um negócio ou tem uma ideia de negócio e não sabe muito bem como colocá-lo em prática.

30 vagas

 

  • Consultorias em Gestão

Trará soluções para os empreendedores nas áreas de finanças, processos, pessoas e marketing e vendas.

70 vagas

 

  • Programa de Agentes Locais de Inovação (Ali)

Micro, pequenas e médias empresas terão a oportunidade de buscar soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

30 vagas

 

  • Metrologia

Trará soluções para empresas que tiverem necessitando os serviços de calibração de instrumentos de medição, análises em produtos e matérias-primas e ensaios disponíveis nos diversos laboratórios reconhecidos pela Rede Metrológica do Estado.

80 vagas

 

  • Atendimento Especializado

Analista do Sebrae vai até a empresa para realizar um perfil empresarial e propor ações de melhorias.

100 vagas

 

  • Orientação para o Crédito

Ideal para quem está buscando orientação e rodadas de crédito.

100 vagas

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

14/06/2022 0 Comentários 724 Visualizações
Cidades

Conselho do Idoso de Campo Bom faz um convite pelo respeito ao idoso

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Em junho, o mundo se une para dizer não à violência contra os idosos. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, tem o objetivo de alertar as pessoas a respeito desta que é uma questão de saúde pública. O combate a este tipo de violência se dá pelo respeito, carinho, cuidado e atenção às necessidades da pessoa idosa, garantindo-lhe assim o direito à dignidade. Em caso de negligência ou abandono, os canais de denúncia são: Disque 100 (Disque Direitos Humanos), Delegacia Online da Polícia Civil e Emergência Policial – Disque 190 da Polícia Militar.

O Estatuto do Idoso, criado em 2003 para garantir os direitos da pessoa idosa, classifica como violência contra o idoso: abusos patrimoniais, violência psicológica, física e sexual, além da negligência, uma forma passiva de violência. Em 2006, a ONU definiu junho como o mês de combate a este tipo de violência, o Junho Violeta, e uniu o mundo em torno da luta pela dignidade e respeito para com a pessoa idosa. Hoje, a expectativa de vida é muito superior do que foi há algumas décadas, mas isso não garante a segurança do idoso, pelo contrário. É preciso entendimento geral a respeito de ser o envelhecimento um processo natural e que atinge, eventualmente, a todos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

14/06/2022 0 Comentários 904 Visualizações
Cidades

Novo Hamburgo lança Portal do Turismo

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Viajar é uma das melhores experiências, conhecer lugares novos, ampliar conceitos e conhecimento a partir de sensações imediatas faz uma grande diferença na vida. Comemorar o Dia Nacional do Turista, neste 13 de junho, foi uma forma de celebrar estas possibilidades e a prefeitura de Novo Hamburgo embarcou nesta data para apresentar uma nova ferramenta: o Portal do Turismo, mais uma ação promovida para desenvolver e divulgar o setor. O trabalho é organizado pela Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que destaca o importante papel do turismo no fortalecimento da economia local. Assim, o portal vem fortalecer essa visão e comprometimento.

O Portal

O Portal do Turismo, também concebido em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi construído como uma ferramenta moderna, intuitiva e de fácil acesso, onde o visitante encontra em um só lugar informações atualizadas sobre cada atrativo e sugestões de serviços relacionados a gastronomia e hospedagem; promovendo assim aqueles estabelecimentos que estão legalmente formalizados junto ao Ministério do Turismo – Cadastur e à prefeitura.

“Nossa cidade recebe mais de 100 mil hospedagens ao ano, e o uso das tecnologias está cada vez mais presente no cotidiano destes visitantes, implementá-las no setor do turismo é mais um passo para o desenvolvimento desta atividade tão importante para o município”, afirma a titular da Sedec, secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Para o diretor de Turismo, Deivid Schu, essa é uma demanda trazida pelos empreendedores do setor. “Finalmente conseguimos alcançar essa meta. Entre os 24 municípios do Rio Grande do Sul que integram as categorias A ou B no Mapa do Turismo Brasileiro, apenas 6 contam com um portal exclusivo e, Novo Hamburgo passa a ser mais um deste seleto grupo. Isso mostra o quanto estamos a frente e alinhados com as novas tendências de mercado”, considera o diretor.

 

Acessibilidade

Com um olhar atento para a promoção da acessibilidade, o Portal de Turismo contou com a colaboração da Associação dos Deficientes Visuais (Adevis), que avaliou o site por meio da associada Bianca Reis. Com essa avaliação, foi possível implementar novos recursos que facilitam o acesso e garantem que mais pessoas possam conhecer as belezas e Novo Hamburgo.

“É uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico da cidade e a tecnologia está aí para fomentar isso, de fácil acesso, com história e acessibilidade”, completa o coordenador do setor de desenvolvimento de sites e portais, Marcelo Santos.

O Portal de Turismo pode ser acessado pelo link https://turismo.novohamburgo.rs.gov.br/ e além do visitante conhecer os melhores roteiros da cidade, ele ainda é convidado a interagir na plataforma por meio da Campanha “O turismo dos Teus Olhos”, na qual é possível enviar fotografias dos locais que mais aprecia em Novo Hamburgo, para compor a galeria permanente de imagens. É o hamburguense fazendo turismo na sua cidade e indicando a sua cidade para o visitante.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

14/06/2022 0 Comentários 683 Visualizações
Cidades

Inscrições para recenseador do IBGE encerram amanhã

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Encerram amanhã, 15 de junho, as inscrições para recenseador do IBGE. Para realizar a inscrição de forma online, o candidato deverá acessar a página https://www.ibge.gov.br/acessoinformacao/institucional/trabalhe-conosco/34031-2022-10recenseador, preencher e enviar o formulário de inscrição.

Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas. Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação. Não será cobrada taxa de inscrição e o candidato deverá se inscrever para apenas uma localidade.

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de no mínimo 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Há um simulador de remuneração disponível na página de inscrição. O Processo Seletivo Complementar para vaga de recenseador não terá prova. Basta o preenchimento da formação acadêmica como caráter classificatório.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

 

14/06/2022 0 Comentários 701 Visualizações
Esporte

Alunos do Programa Acolher de Campo Bom estão  na seleção gaúcha de futsal

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Érik Vynicius e Pedro Schuh, atletas do Programa Acolher, vão até Rio Pardo no próximo domingo, 19 de junho, para vestir a camisa da Seleção Gaúcha de Futsal. Eles foram convocados pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão em função do desempenho durante o campeonato estadual sub-13 do ano passado. O jogo contra um selecionado de meninos rio-pardenses é o primeiro do grupo de 16 atletas, todos nascidos em 2008 e 2009, escolhidos para representar o Rio Grande do Sul em 2022.

Para o prefeito Luciano Orsi, a convocação é consequência do cumprimento do propósito inicial do Acolher. “O objetivo do programa é envolver os alunos campo-bonenses em atividades no contraturno escolar a fim de formar cidadãos íntegros e participativos. O comprometimento dos meninos com os treinamentos, que os levou à seleção, mostra que isso foi alcançado”, observa.

“Nosso papel é oferecer condições para que os estudantes desenvolvam seu potencial esportivo e também a cidadania, o que se dá muito pela qualificada equipe de professores do programa”, destaca a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider.

Para fazer parte das equipes de futsal do Programa Acolher, ou de qualquer outro esporte, os pais dos alunos das redes municipal, estadual ou particular devem procurar a direção da escola em que seus filhos estudam ou o professor André Leal, coordenador da modalidade, através do telefone (51) 98260-4131. Os treinos da sub-13 são nas terças e quintas-feiras, no Ginásio do CEI, das 18h às 19h30. A sub-15 treina nos mesmos dias e no mesmo local, das 19h30min às 21h.

 

Foto: Fernando Santos/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/06/2022 0 Comentários 904 Visualizações
Moda e beleza

I Tricofest em Nova Petrópolis termina no próximo final de semana

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Dos 19 dias de Tricofest em Nova Petrópolis o Domingo dos Namorados, 12 de junho, significou o 15º dia. Para selar o sucesso que já é estrondoso ainda há quatro dias pela frente. A começar na quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi, a seguir na sexta-feira, 17, sábado, 18 e domingo, 19, o encerramento. A I Tricofest Nova Petrópolis acontece no Centro de Eventos e está aberta à visitação das 10h às 19h com ingresso e estacionamento gratuitos.

E para que esses últimos dias sejam especiais a coordenação preparou atrações musicais todos os dias com a participação de bandinhas típicas, acústicos e DJ´s. As bandinhas típicas Real, Bom de Baile e América, os Djs Utzig e Mérilin e os acústicos Tine e Yuri, Leebe, Elena Pellenz e Acústica Rock farão a trilha musical para embalar a experiências de compras e entretenimento nos espaços de Malha, Mix, Food-Trucks, Kids e Gastronomia em que 60 expositores estão trazendo excelentes produtos que farão sensível diferença na vida de quem adquirir.

 “Acreditamos que vamos encerrar a Tricofest com superação de nossas expectativas, especialmente no volume de negócios que estão sendo feitos, que é de fato o que nos impacta e alavanca como setor econômico relevante na região. Devemos isso ao público visitante que acreditou na nossa ideia e proposta de oferecer uma experiência diferenciada de compras e lazer na serra gaúcha”, destaca o coordenador-geral, Márcio Kny.

O final de semana que passou foi catapultado pela maciça circulação de turistas na região em procura de opções para momentos românticos. O Dia dos Namorados ensejou hotéis e restaurantes lotados. E isso impactou no público que movimentou a Tricofest.

Pedido de casamento

O show de Tommy Wharta na praça de alimentação do Espaço Malha foi interrompido às 15h30 do domingo, 12. E o motivo, nobríssimo! No Dia dos Namorados o amor exalava por todos os espaços. E ali, em frente à centenas de pessoas, Arthur Sperafico, pegou o microfone e pediu a atenção de todos. Há poucos metros de onde estava sua namorada, Natacha Luiza Hahn, trabalhava no caixa da NLH Malhas, sua empresa.

 

Arthur, aos acordes de More Than Words da Banda Extreme, ajoelha-se. Tricolino aproxima-se com um buquê de rosas e alcança a Arthur. Da boca de Arthur a frase derradeira: “Natacha, você aceita casar comigo?” O microfone muda de mãos. Emocionada, o sim vem de Natacha. Das pessoas, aplausos. Dos agora noivos e futuros marido e mulher, abraços e beijos apaixonados.

 

Serviço

I Tricofest Nova Petrópolis
Quando: 
de 16 a 19 de junho; Sextas a domingos + 16/06 (feriado Corpus Christi), das 10h às 19h
Onde: Centro de Eventos – Avenida Padre Affonso Theobald, 1700, Nova Petrópolis
Ingresso e estacionamento: gratuitos

Foto: Marco Dieter e Marcelo Farinha /Divulgação | Fonte: Assessoria

 

14/06/2022 0 Comentários 1,1K Visualizações
Ensino

Seminário para Pais de campo Bom tem mais dois encontros esta semana

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

A primeira etapa do Seminário para Pais, voltado às escolas de Educação Infantil (Emeis), da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom, termina esta semana. Hoje, 14 de junho, o encontro será no ginásio da Escola Duque de Caxias, envolvendo as Emeis Cebolinha, Santo Antônio, Claudy Schefer e Pastor Ramão. E a última reunião ocorre amanhã, dia 15, no ginásio da Guilhermina Blos, com as Emeis Guilhermina Bols, Estrelinha Azul, Primeiros Passos e Tico-Tico. Os encontros iniciam às 18h30.

O objetivo principal do seminário é valorizar e reconhecer a importância da participação das famílias na escola. Para agilizar a ação e dar maior atenção a todos os pais, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), dividiu as Emeis em seis regiões. Os palestrantes são profissionais do Município, que atuam nas secretarias da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social.

“O Seminário para Pais é mais uma ferramenta para estreitar as relações entre a escola e a família, o que qualifica ainda mais a educação”, diz o prefeito Luciano Orsi. A titular da Smec Simone Schneider ressalta que a integração entre escola e família é contínua e necessária para o desenvolvimento integral da criança. “O Seminário para Pais é um projeto que já realizávamos antes da pandemia. Agora estamos preparando as próximas etapas, para pais do 6º ao 9º ano e de 1º ao 5º ano”.

O primeiro encontro do Seminário para Pais das Escolas de Educação Infantil ocorreu no dia 1º de junho, no ginásio da Dedinho de Ouro, com pais de alunos da própria Dedinho e das Emeis Amarelinha, Casinha da Alegria e Princesinha; dia 7 foi na Escola 25 de Julho, para pais de estudantes da Casa da Criança, Chapeuzinho Vermelho e D. Pedro I; dia 8, no ginásio da Presidente Vargas, com as Emeis Amiguinho, Aquarela, Bem-Viver e Sempre Unidos; e dia 9, na Emef D. Pedro II, com pais das Emeis Arco-Íris, Paulistinha, Pedacinho do Céu e Sempre Viva.

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/06/2022 0 Comentários 735 Visualizações
Cidades

Gramado lança Campanha do Agasalho 2022

Por Ester Ellwanger 14/06/2022
Por Ester Ellwanger

Na manhã do último sábado, 11 de junho, foi lançada oficialmente a Campanha do Agasalho 2022 de Gramado. A comunidade gramadense, servidores do administrativo público e autoridades se reuniram no Complexo Esportivo Ernesto Volk (Ernestão) para deixar suas doações. A campanha acontece até o dia 31 de julho e as doações são recebidas em diversos estabelecimentos parceiros.

“A Campanha do agasalho tem o objetivo de proporcionar mais conforto e aconchego para as pessoas que mais precisam. Contamos com a contribuição de toda a comunidade para ajudar o maior número de pessoas possíveis neste inverno”, disse o prefeito em exercício, Luia Barbacovi.

Onde deixar sua doação

  • Prefeitura de Gramado
  • Secretaria da Cidadania e Assistência Social
  • Secretaria da Cultura
  • Secretaria da Educação
  • GramadoTur
  • CRAS Varzea Grande
  • CRAS Vila Verde
  • Posto de Saúde Várzea Grande
  • Posto de Saúde do Centro
  • Posto de Saúde Floresta
  • Farmácias Líder
  • Farmácias Panvel
  • Farmácia São João
  • Mercado Stahl
  • Mercado Nacional
  • Mercado Gross
  • Mercado Berti
  • Super Rissul
  • Hospital Arcanjo São Miguel
  • Posto Alfa
  • Escola Ninho
  • Escola Cenecista Visconde de Mauá
  • Barbearia Jardel
  • Barbearia Bravo
  • Barbearia Silver Back

 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/06/2022 0 Comentários 692 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO