Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Projetos especiais

Prefeitos da Amlinorte percorrem roteiro em Brasília em busca de recursos para a região

Por Marcel Vogt 22/06/2023
Por Marcel Vogt

Um roteiro de visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal marcou a viagem a Brasília realizada nesta semana por 19 prefeitos do Litoral Norte do RS. Organizado pela Amlinorte, o roteiro previa a solicitação de recursos para instalação de uma unidade de Oncologia no Hospital São Vicente de Paulo, de Osório. Além disso, a região também focou esforços na solicitação de liberação de recursos para os municípios atingidos pelo ciclone extratropical, ocorrido na última semana, entre outras demandas na área de infraestrutura.

Na terça-feira (20), os prefeitos acompanharam uma reunião agendada pelos deputados federal, Alceu Moreira (MDB), e estadual, Luciano Silveira (MDB), com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que também contou com a presença de deputados federais do Estado. No encontro os prefeitos do Litoral Norte solicitaram, sobretudo, a liberação de recursos já empenhados pela Defesa Civil em situações de emergência ocorridas antes deste evento, cujas verbas ainda não foram repassadas.

“Esse valor já ajudaria para as necessidades urgentes dos municípios afetados neste momento”, explicou a presidente da Amlinorte, prefeita Márcia Tedesco, de Balneário Pinhal. Esse tema também foi apresentado na reunião com os deputados federais, realizada na Câmara Federal, no dia 21 de junho de 2023, onde obtiveram dos parlamentares apoio e deliberações imediatas, para que a bancada solicite ao Governo Federal a liberação dos recursos já empenhados. Os deputados também se manifestaram favoráveis a implantação da unidade de Oncologia, reconhecendo a necessidade deste atendimento na região.

Os prefeitos ainda foram recebidos pelo gabinete da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, onde, além de solicitar apoio para as demandas da saúde e infraestrutura da região, solicitaram apoio para implantação do curso de Medicina no Campus da UCS em Torres.  

Senadores gaúchos receberam os prefeitos do Litoral Norte

Os prefeitos do Litoral Norte que estiveram em Brasília nesta semana, realizaram audiências com os três senadores do Estado, numa agenda organizada pela Amlinorte. Eles foram recebidos pelo senador Paulo Paim (PT), onde apresentaram as demandas locais, solicitando especial atenção do mesmo, que se colocou inteiramente a disposição. No gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP) os prefeitos receberam apoio e orientações para conduzir as solicitações necessárias. O senador também se comprometeu em auxiliar na liberação das verbas emergenciais. A comitiva também esteve com a suplente do senador Hamilton Mourão, Liziane Bayer (Republicanos), já que o titular estava em sessão no plenário, que ouviu atentamente o pleito dos prefeitos gaúchos, informando que o gabinete irá se empenhar para auxiliar nas demandas solicitadas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2023 0 Comentários 597 Visualizações
Política

Prefeita de Santa Cruz leva demandas do setor fumageiro à Anvisa

Por Marina Klein Telles 22/06/2023
Por Marina Klein Telles

A prefeita Helena Hermany está fazendo de sua passagem por Brasília um intenso ato de defesa da cadeia produtiva do tabaco. No final da tarde da quarta-feira (21), ela foi recebida pelo diretor da Terceira Diretoria da Anvisa, Alex Machado Campos.

Também participaram da reunião o deputado federal Heitor Schuch e o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Dupont.

Durante o encontro, a prefeita reforçou a importância do setor fumageiro para Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo e sua contribuição para a economia nacional. Conforme Helena, defender a fumicultura não é apenas uma questão de viés econômico, mas também de forte impacto social. “Estamos trabalhando pela defesa do emprego de milhares de pessoas, da dignidade dos trabalhadores urbanos e rurais que tiram o seu sustento desta atividade e da permanência de milhares de famílias no campo”, afirmou.

Durante sua fala, a prefeita também pediu à Anvisa e à delegação oficial que representará o Brasil na 10ª Conferência das Partes (COP) e ocorre em novembro, no Panamá, sensibilidade no tratamento da questão.

Helena integra a mobilização que busca fortalecer o setor fumageiro diante dos temores relacionados à 10ª COP – instância deliberativa do tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Durante o evento, serão discutidas, em âmbito mundial, as novas regras para a produção de tabaco, com possível exigência de diminuição da área de cultivo.

Na última terça-feira, ela integrou comitiva composta por representantes do Sinditabaco, Afubra, Fetag/RS, Abifumo, Amprotabaco e Sindicato dos Trabalhadores Rurais em reunião com o presidente da República em exercício e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Durante a audiência, o grupo pediu atenção do Governo Federal às demandas do setor.

Foto: Lanna Silveira/divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2023 0 Comentários 541 Visualizações
SaúdeVariedades

Comusa participa de encontro da Assemae em Brasília

Por Marcel Vogt 30/03/2023
Por Marcel Vogt

Os desafios do saneamento no Brasil foi uma das pautas do encontro realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), nesta última semana de março, em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos. O evento contou com a participação de representantes de autarquias de todo o Brasil, de bancos públicos, além do vice-prefeito e diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, acompanhado do diretor de Atendimento ao Cliente, Silvio Klein, e da diretora Administrativo-Financeira, Andrea Braun. 

 

Em sua fala, Márcio afirmou que há escassez de recursos para financiamento de grandes obras e que isso trava o progresso para atingir as metas do Marco Regulatório do Saneamento. “É preciso deixar claro a importância da manutenção dos contratos existentes e da oportunização, por parte do Governo Federal, através dos agentes financiadores públicos, na concessão de financiamentos diretos para autarquias”, explica. Atualmente, a Comusa conta com recursos da Caixa e Banrisul para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, mas que, nos últimos anos, o governo acabou com o financiamento público para obras de saneamento, o que dificulta a obtenção de novos recursos.

 

“O que precisa ficar claro é que não queremos apenas atingir o Marco Regulatório, mas sim, trazer mais efetividade para o saneamento no Brasil.” 

A comitiva da Comusa ainda se reuniu com a Secretaria de Saneamento para apresentar projetos e definir estratégias para obtenção de recursos. 

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/03/2023 0 Comentários 501 Visualizações
Cidades

Prefeito de Dois Irmãos destaca como positiva agenda em Brasília

Por Stephany Foscarini 25/10/2021
Por Stephany Foscarini

O prefeito Jerri Meneghetti e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, estiveram em Brasília, entre terça e quinta-feira, dias 19, 20 e 21.

Em pauta, diversos assuntos relacionados às demandas do município, como a busca de recursos para a construção de uma nova ponte ligando os bairros São João, Travessão e Vila Rosa às demais localidades da cidade; uma escola de referência para os Bairros União, Floresta e Centro; cancha de tiro de laço; ciclovia, pavimentação de estradas vicinais, pavimentações em diversos bairros, entre outras. Além disso, foi buscada a aprovação do projeto de execução financeira do Natal dos Anjos, que está em análise no Ministério do Turismo.

“Fomos muito bem atendidos por todos os parlamentares e ministros; tivemos como resultados mais expressivos o acesso a dois Ministros, a um Senador e a indicação do deputado Marcel van Hattem de um grande recurso para pavimentação da Estrada Jacob Boll, a qual liga Dois Irmãos a Novo Hamburgo através da nossa Rota Colonial, no Travessão”, disse o prefeito.

Como forma de divulgar ações do Município, inclusive o Natal dos Anjos, o deputado utilizou seu espaço no plenário da Câmara Federal onde, inclusive, realizou o anúncio da destinação do recurso de mais de 2,8 milhões para o Município.

O prefeito e o secretário estiveram em diversos gabinetes reunindo-se, por exemplo, com os deputados Marcel van Hattem, Giovani Feltes, Heitor Schuch, Osmar Terra, Daniel Trzeciak, entre outros. Outros diversos gabinetes foram visitados, sendo as demandas entregues aos assessores. Houveram audiências com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e o senador Luis Carlos Heinze, onde várias demandas do Município foram encaminhadas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
25/10/2021 0 Comentários 862 Visualizações
Cidades

Prefeito de Picada Café busca recursos em Brasília

Por Stephany Foscarini 19/08/2021
Por Stephany Foscarini

Com diversas agendas em Brasília, o prefeito Luciano Klein de Picada Café, está buscando recursos para o município. Entre as pautas estavam educação e pavimentação na área rural. O apoio para a aquisição de equipamentos de robótica foi a principal pauta da reunião do prefeito Luciano Klein, secretário da Administração e Fazenda, Claus Altevogt e advogado Julio Cezar Garcia Junior com o deputado federal Marcel van Hattem.

O prefeito disse que esta é uma importante demanda na área da educação e que o objetivo é conseguir um kit para cada aluno. Durante o encontro com o deputado Marcel, que é da cidade vizinha de Dois Irmãos, também foram discutidas questões ligadas à área da saúde.

Pavimentação

O trio também teve encontro com o deputado federal Covatti Filho. Na reunião foi solicitado o apoio do Parlamentar para a liberação de recursos visando a pavimentação rural. O prefeito afirmou que a Administração Municipal pretende fomentar o turismo rural e que a pavimentação na área rural é fundamental.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

19/08/2021 0 Comentários 701 Visualizações
papai noel
Cultura

Papai Noel de Canela visita a Capital federal

Por Gabrielle Pacheco 16/12/2020
Por Gabrielle Pacheco

O Papai Noel de Canela viajou 2.100 quilômetros, nesta terça-feira (15), até Brasília/DF para levar a magia do 33° Sonho de Natal. Assim, em sua primeira visita a Capital Federal, o Papai Noel canelense chegou de forma radical. Desceu os 90 metros do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal fazendo rapel. Além disso, o Bom Velhinho visitou a Câmara dos Deputados.
A ação faz parte do projeto Descidas Itinerantes do Papai Noel. Nas edições anteriores do Sonho de Natal, ele descia da torre da Catedral de Pedra de Canela. Entretanto, neste ano as aparições deram espaço a chegadas triunfais em diferentes pontos icônicos do país por prevenção ao coronavírus.

Depois de lançar o projeto na Cascata do Caracol, em Canela, a Secretaria de Turismo e Cultura promoveu a ação no Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e agora em Brasília. O próximo destino do Noel Radical é Florianópolis. O Bom Velhinho fará sua aparição surpresa no próximo final de semana.

O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, destaca que a ação procura mostrar que Canela vive o Natal de forma lúdica. “Saímos do Rio de Janeiro e passamos por Brasília para levar a mensagem natalina para o Brasil e o mundo. Depois, vamos para Florianópolis. Queremos mostrar que Canela é um destino seguro”, afirma.

Foto: Eduardo Idalino/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2020 0 Comentários 645 Visualizações
Business

ACI e Abicalçados buscam em Brasília alternativas para dar fôlego às empresas

Por Gabrielle Pacheco 04/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), promoveram na tarde de segunda-feira, 3, uma reunião on-line com os deputados federais da região Lucas Redecker, Marcel van Hattem e Giovani Feltes. O objetivo foi propor a elaboração de um pleito que busque minimizar os prejuízos para as empresas da indústria, do comércio e de serviços, em relação a Medida Provisória 936, transformada na Lei 14.020, ampliando prazos para a redução de jornada e salário e também da suspensão de contratos.

O encontro teve a participação do diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch, do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, e do advogado Anesio Bohn, consultor da ACI nas áreas trabalhista e previdenciária. Segundo o advogado, em 14 de julho já ocorreu uma ampliação de 30 dias para redução de jornada/salário e de 60 para suspensão de contrato. “Mas este período não é suficiente para dar fôlego para as empresas, pois ninguém imaginava que a pandemia se prolongasse por tanto tempo e, com isso, as medidas também precisam ser estendidas”, analisa.

Um encontro on-line deve ser agendado para os próximos dias com o secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, onde o assunto será discutido juntamente com os deputados da região. O tema será encaminhado aos demais deputados da bancada gaúcha em Brasília e, posteriormente, à Casa Civil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/08/2020 0 Comentários 692 Visualizações
Business

Reivindicações das CDLs chegam em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 03/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

As entidades lojistas não têm medido esforços buscando ajuda para flexibilização do comércio na região. Nos últimos dias, a CDL NH realizou uma maratona de reuniões, na intenção de solicitar a retomada das empresas. A entidade hamburguense convidou as demais CDLs da região, que também vivem esse drama, para participar. Três representantes do Vale do Sinos receberam os empresários remotamente. A presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – AMVARS –  Tânia Terezinha da Silva e os Deputados Federais Marcel Van Hattem e Lucas Redecker. As autoridades ouviram os presidentes e representantes das CDLs, incluindo Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estância Velha e também empresários locais que não sabem mais o que fazer para amenizar os prejuízos provocados pela pandemia. O presidente da CDL NH, Jorge Stoffel, descreveu como se sente como empresário.

“Eu chego a me emocionar, me dá vontade de chorar. É humilhante ter que implorar para trabalhar.”

No mesmo tom de desabafo, o empresário Henrique Dienstmann, diretor da Clip, comentou das dificuldades e reforçou o pedido de empenho pela flexibilização.

Tânia Terezinha da Silva explicou que não apenas defende a troca de bandeira de vermelha para laranja, mas também uma mudança de protocolo. “Para nós todo comércio que abre é essencial. Precisamos ver a vida como ela é e não apenas através de dados científicos”, disse a presidente da AMVARS.

Ao Deputado Federal, Lucas Redecker, o diretor da CDL Jovem de NH, Diovano Klein destacou que não é possível continuar com as empresas fechadas, enquanto grandes redes atendem normalmente, como os supermercados. “Sem contar a falta de fiscalização nos bairros, onde o comércio local abre normalmente, bares e aglomerações domiciliares”, acrescentou o diretor, com o intuito é demonstrar o que está ocorrendo em NH e buscar uma aproximação com a prefeita a fim de obtermos um melhor diálogo e flexibilização do comércio já na próxima semana, que antecede o dia dos pais.

No encontro com o Deputado Federal, Marcel Van Hattem, o vice-presidente da CDL NH, Luis Paulo Kayser, mostrou sua preocupação da interferência da política no combate ao coronavírus. “As pessoas estão usando a pandemia para se promoverem”, diz o também diretor da Katy Calçados.

O Deputado Federal, Marcel Van Hattem, se comprometeu em falar pessoalmente com a prefeita Fátima Daudt, que está em Brasília e iria encaminhar a ela o documento recebido pela CDL NH, enviado também ao executivo municipal, mas que não deu retorno à entidade lojista. “Vocês estão de parabéns. Esse documento é legítimo”, afirma Marcel Van Hattem, referindo-se a carta que sugere adaptação dos decretos e viabilize o retorno à atividade econômica com urgência e sugere medidas seguras de conduta e higiene de retorno das atividades.

Foto: Divulgação | Fonte Assessoria
03/08/2020 0 Comentários 678 Visualizações
Business

Abicalçados participa de encontro com presidente Bolsonaro e ministro Dias Toffoli

Por Gabrielle Pacheco 08/05/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) esteve ontem, dia 7, em Brasília/DF para agendas com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Na pauta estava a situação atual do setor industrial, ações setoriais em prol da minimização dos impactos sociais da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, flexibilização do isolamento para a retomada gradual, e com segurança, do comércio, entre outros temas. A entidade esteve presente nos encontros, mobilizados através da Coalização Indústria, que reúne associações de setores industriais que empregam mais de 30 milhões de brasileiros.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou que o setor já perdeu 28,4 mil postos desde o início da pandemia do novo coronavírus e que a tendência é piorar o quadro, caso o comércio siga fechado, já que quase 90% das vendas da indústria calçadista são oriundas do mercado doméstico. “A previsão de crescimento da indústria, que era de 2,5% no início do ano, caiu para uma queda de quase 30%. Sem o varejo físico aberto, não existem pedidos. O quadro é muito grave”, disse, ressaltando que a Abicalçados defende o retorno seguro e gradual às atividades.

Na sequência, a mesma apresentação foi realizada para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, em agenda marcada durante o encontro com o presidente Bolsonaro. “O objetivo foi mostrar os efeitos do fechamento do comércio para o setor industrial. Tanto o presidente quanto o ministro demonstraram preocupação com a situação, sendo que o segundo sugeriu a criação de um comitê formado por empresas e trabalhadores para debater o assunto”, contou Ferreira.

Coalização

A Coalizão Indústria foi organizada antes das eleições presidenciais de 2018 para discutir os assuntos relevantes à indústria nacional. Ela reúne representantes de quinze setores produtivos, que juntos equivalem a 45% do Produto Interno Bruto da indústria brasileira (R$ 485 bilhões); 65% das exportações manufatureiras (R$ 167 bilhões); 30 milhões de empregos diretos e indiretos; e contribuem com R$ 250 bilhões em pagamento de impostos. Integram a Coalização a Abicalçados, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa Interfarma), a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a Associação Brasileira Indústria Elétrica Eletrônica (ABINEE), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Instituto Aço Brasil e o Grupo FarmaBrasil (FarmaBrasil).

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2020 0 Comentários 499 Visualizações
Cidades

Prefeita de Sapiranga se reúne com ministérios em Brasília

Por Gabrielle Pacheco 03/02/2020
Por Gabrielle Pacheco

Nesta semana, a prefeita Corinha Molling participou de reuniões nos ministérios em Brasília, onde empenhou-se para a liberação dos recursos confirmados para o município, pleiteou novos recursos para investimentos a fim de promover o desenvolvimento da cidade, além do trabalho na tentativa de destravar projetos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE. “É importante nossa mobilização em Brasília, para que possamos fortalecer o município cada vez mais. Nosso trabalho é promover melhorias que influem diretamente nas vidas dos munícipes. Os encontros nos ministérios são ótimas oportunidades para estreitar laços e mostrar a força da nossa cidade”, destacou a prefeita Corinha Molling.

A estadia de dois dias (27 e 28 de janeiro) da prefeita Corinha em Brasília, que teve como compromisso central a reunião no FNDE, rendeu encontros importantes que trataram de assuntos de interesse do município. Na capital do Distrito Federal, Corinha também compareceu a uma reunião no Ministério da Saúde. Além disso, a prefeita agendou encontros importantes na Secretaria do Tesouro Nacional e nos ministérios (onde o município tem emendas e convênios) da Agricultura, do Desenvolvimento Regional, da Cidadania, do Turismo e da Economia, onde esteve representada pelos secretários municipais Carlos Maurício Regla (Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade) e Cláudia Kichler (Educação, Cultura e Desporto).

“Como os ofícios já haviam sido encaminhados por mim anteriormente, solicitei os agendamentos para que os secretários pudessem fazer os questionamentos”, coloca Corinha. Outro encontro importante promovido pela prefeita Corinha no Ministério do Desenvolvimento Regional, ocorreu na tarde de quinta-feira (30). O secretário Regla (representando a prefeita Corinha Molling), acompanhado do senador Luis Carlos Heinze e o assessor parlamentar Renato Bonadiman, participou de reunião com o assessor especial de ministro, Marco Porto.

Este último encontro foi para tratar sobre a liberação de recursos para a construção das casas no Residencial Asa Delta, no bairro Voo Livre. “Uma das principais metas da visita na capital Federal era tratar a questão das 122 unidades habitacionais do Residencial Asa Delta, e que aguardam liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento. Desta forma, poder contar com o apoio do senador Heinze na reunião foi fundamental para fortalecer os laços com o Ministério”, finalizou a prefeita Corinha.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/02/2020 0 Comentários 633 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO